Atualizações em direto
  • Centenas de mulheres bloqueiam rua em Telavive exigindo acordo para libertação de reféns

    Na manhã desta sexta-feira, centenas de pessoas, maioritariamente mulheres, bloquearam uma rua de Telavive, numa manifestação silenciosa para exigir um acordo de libertação de reféns detidos pelo Hamas.

    Os manifestantes estavam vestidos de branco e sentaram-se na rua King George, no centro de Telavive, bloqueando a passagem de carros. Este foi um protesto silencioso, organizado por um grupo criado por familiares de reféns que promove protestos sem recurso à violência, segundo o Haaretz.

  • IDF proíbem libaneses de voltarem para aldeias no sul do país

    Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel emitiu um aviso, no X, a proibir cidadãos de se deslocarem para aldeias do sul do Líbano, avisando quem não o fizer “está a pôr-se em perigo”.

    Na publicação, Avichay Adraee pede a residentes para não voltarem para mais de 60 aldeias a sul de uma linha traçada no mapa do país.

    Ontem, o Hezbollah acusou Israel de atacar libaneses que procuravam retornar às suas habitações nas zonas fronteiriças do sul do Líbano. “Ocorreram violações perpetradas por Israel” ao acordo do cessar-fogo, disse Hassan Fadlallah, membro do movimento xiita.

  • AIEA confirma projeto iraniano de instalar milhares de novas centrifugadoras

    A Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) confirmou o projeto iraniano de instalar cerca de 6.000 novas centrifugadoras para enriquecer urânio, indica um relatório confidencial obtido hoje pela agência de notícias France-Presse.

    O Irão “informou a agência” da intenção de colocar estas máquinas em funcionamento nas instalações de Fordo e Natanz para uma taxa de enriquecimento até 5%, ligeiramente acima dos 3,67% autorizados pelo acordo internacional de 2015, refere-se.

    Esta medida foi tomada em resposta à adoção, a 21 de Novembro, pela AIEA de uma resolução a criticar o programa nuclear do país.

    Um diplomata da União Europeia garantiu na quinta-feira que manteve uma “discussão franca” com importantes diplomatas iranianos sobre o programa nuclear de Teerão, na véspera das negociações entre o Irão e três países europeus em Genebra.

  • No total, pelo menos oito pessoas morrera e cinco ficaram feridas nos mais recentes ataques em Gaza

    No total, pelo menos oito pessoas morreram e cinco ficaram feridas nos últimos ataques israelitas na Faixa de Gaza, disseram esta sexta-feira fontes palestinianas e meios de comunicação locais.

    O Governo israelita disse que estas operações militares iam continuar até que 101 reféns detidos pelo movimento islamita Hamas fossem libertados.

    O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, disse na quinta-feira que pelo menos 48 pessoas foram mortas num dia, elevando o número total de mortos na guerra israelita na Faixa de Gaza para mais de 44.300 e o número de feridos para mais de 104.900.

    A maioria dos ataques de quinta-feira teve como alvo o histórico campo de refugiados de Nuseirat.

  • Cinco mortos em ataque israelita a Nuseirat

    Pelo menos cinco pessoas morreram num ataque israelita a uma casa no campo de refugiados de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza, avançou a Al Jazeera.

    O número de mortos, vítimas dos ataques contra este campo de refugiados desde quinta-feira de manhã, sobe assim para 29.

  • Bom dia,

    Iniciamos aqui um novo dia de cobertura jornalística da guerra no Médio Oriente. Pode ver o que se passou ontem neste artigo em direto.

    Netanyahu: “Estou disponível para um cessar-fogo em Gaza em qualquer altura”

1 de 1