Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Vamos encerrar por aqui este artigo liveblog, que acompanhou a atualidade relacionada com a pandemia de Covid-19 ao longo deste domingo.

    Continue a seguir-nos nesta nova ligação. Muito obrigado!

    Arranca vacinação a pessoas com mais de 50 anos e comorbilidades

  • Covid-19. Farmácia do Hospital Central do Funchal recebe 2.ª feira segundo lote de vacinas

    A farmácia do Hospital Dr. Nélio Mendonça recebe segunda-feira as 17.500 vacinas da BioNTech/Pfizer contra a covid-19 que chegaram à Madeira num voo regular da TAP.

    Covid-19. Farmácia do Hospital Central do Funchal recebe 2.ª feira segundo lote de vacinas

  • Covid-19. Hospital Garcia de Orta tem 242 internados, 27 em cuidados intensivos

    O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, tem 242 doentes infetados por SARS-CoV-2, dos quais 204 internados em enfermaria, 27 doentes em Unidade de Cuidados Intensivos.

    Covid-19. Hospital Garcia de Orta tem 242 internados, 27 em cuidados intensivos

  • Covid-19. Merkel reúne-se com farmacêuticas para discutir fornecimento de vacinas

    A chanceler da Alemanha reúne-se com empresas farmacêuticas para discutir os problemas de fornecimento das vacinas contra a covid-19 para combater ambiente de tensão e desconfiança.

    Covid-19. Merkel reúne-se com farmacêuticas para discutir fornecimento de vacinas

  • Covid-19. Protestos contra as restrições nos Países Baixos resultam em 34 detidos

    A polícia holandesa deteve hoje pelo menos 34 pessoas em duas manifestações contra as restrições impostas pela pandemia de covid-19, em Amesterdão e Apeldoorn.

    Covid-19. Protestos contra as restrições nos Países Baixos resultam em 34 detidos

  • Covid-19: Alemanha decide apoio a Portugal "no início da semana"

    O Ministério da Defesa da Alemanha vai decidir, no início da semana, o apoio que será enviado a Portugal para ajudar no combate à covid-19. Alemães já estão no país a estudar possível cooperação.

    Covid-19: Alemanha decide apoio a Portugal “no início da semana”

  • Reino Unido bate recorde de vacinação num só dia: quase 600 mil pessoas receberam primeira dose este sábado

    O Reino Unido, que assumiu como meta a vacinação de todos os cidadãos adultos até ao outono, bateu este sábado mais um recorde ao inocular um total de 598.389 pessoas em apenas 24 horas. “Cada vacina administrada deixa-nos um passo mais perto da normalidade”, congratulou-se no Twitter o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock.

    Desde que a campanha de vacinação em massa no território começou, em dezembro, 8.977.329 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, sendo que outras 491.053 já receberam também a segunda.

    Com uma população de 66,7 milhões, significa que 13% dos britânicos já receberam a primeira dose da vacina e que 0,7% já estão devidamente inoculados contra a Covid-19.

    O sábado passado detinha, até agora, o recorde diário de vacinados: 491.970 em 24 horas.

  • Portugueses voltaram a sair mais de casa. Mobilidade da população aumentou na passada sexta-feira

    Depois de terem voltado a confinar em massa a 22 de janeiro, dia em que encerraram as escolas, os portugueses voltaram a sair mais de casa no final da semana que passou, com o índice de mobilidade da população a aumentar consideravelmente esta sexta-feira, dia 29.

    “Aproximadamente 72% da população que circulava no período pré-pandemia esteve em circulação”, revelou este domingo a consultora PSE.

    Se nos dias a seguir ao encerramento das escolas o valor de
    portugueses confinados foi sempre superior a 50%, acrescenta ainda a PSE, a partir da passada quinta-feira a população voltou a sair mais de casa — tendência que se acentuou no dia seguinte, em que só 46,4% se manteve no lar.

  • Países Baixos. Creches e escolas primárias reabrem a 8 de fevereiro

    Depois de este domingo ter sido registado o número mais baixo de novas infeções em três meses — 3.700 —, o governo dos Países Baixos anunciou que as creches e as escolas primárias vão voltar a abrir dentro de uma semana, no próximo dia 8 de fevereiro.

    Desde meio de dezembro que todas as escolas e comércio não essencial estão encerrados. Já os bares e os restaurantes não funcionam desde outubro.

    Na semana passada foi instituído um recolher obrigatório noturno no país, numa tentativa de resposta às variantes mais contagiosas do novo coronavírus que foram detetadas entretanto.

  • Estados Unidos ultrapassam barreira das 440 mil mortes por Covid-19

    Desde o início da pandemia, de acordo com aos dados compilados pela Universidade Johns Hopkins, já morreram nos Estados Unidos 440.652 pessoas.

    A barreira dos 400 mil óbitos foi quebrada este domingo à tarde.

  • França. Desde 1 de dezembro que não havia tantos internados

    Nas últimas 24 horas foram internadas mais 331 pessoas com Covid-19 nos hospitais franceses, o que faz com que neste momento sejam 27.613 os infetados a necessitar de cuidados diferenciados naquele país, 3.158 deles em unidades de cuidados intensivos — desde 1 de dezembro que não eram tantos.

    De acordo com o boletim deste domingo, nas 24 horas que passaram morreram mais 195 pessoas e foram registados 19.235 novos casos de infeção.

  • PS quer vacinação imediata de Ferro e vices. Restantes deputados podem ficar para "as semanas e meses seguintes"

    O PS propôs este domingo que seja dada prioridade imediata à vacinação contra a covid-19 do presidente, vice-presidentes do parlamento e que os restantes deputados sejam vacinados em fase posterior, “nas semanas e meses seguintes”.

    A proposta consta de uma carta, a que a Lusa teve acesso, enviada ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, pela líder do grupo parlamentar dos socialistas, Ana Catarina Mendes.

    O presidente e vice-presidentes “devem constar do grupo a ser vacinado de imediato, como primeira prioridade na Assembleia da República, evoluindo-se para os restantes grupos nas semanas e meses seguintes, de forma articulada com o ritmo do plano nacional e como já resultava do pedido do primeiro-ministro”, pode ler-se no documento.

    A ser seguida esta proposta, apenas seriam vacinados, na próxima semana, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e dois vice-presidentes, Edite Estrela (PS) e António Filipe (PCP). Os outros dois vices, Fernando Negrão (PSD) e José Manuel Pureza (BE), recusaram ser vacinados nesta fase.

  • Covid-19. Polícia belga deteve cerca de 350 manifestantes anti-confinamento

    A polícia belga deteve cerca de 350 pessoas em vários locais de Bruxelas por estas participarem em manifestações convocadas pelas redes sociais contra as medidas para travar a pandemia.

    Covid-19. Polícia belga deteve cerca de 350 manifestantes anti-confinamento

  • AstraZeneca antecipa entrega de vacinas e disponibiliza 9 milhões de doses adicionais à UE

    A presidente da Comissão Europeia acaba de revelar no Twitter que a farmacêutica britânica AstraZeneca, que durante esta semana afirmou não estar em condições de cumprir o contrato assinado com a UE, vai afinal antecipar em uma semana a entrega das próximas doses da vacina contra a Covid-19.

    De acordo com Ursula von der Leyen, o laboratório concordou ainda em disponibilizar à UE, até ao final do primeiro trimestre do ano, 9 milhões de doses adicionais da vacina.

    Significa que até ao final de março vão chegar à Europa 40 milhões de doses da vacina desenvolvida em colaboração com a Universidade de Oxford.

  • Bastonária dos enfermeiros acusa secretário de Estado de "fazer de fura filas" para receber vacina. "Informação é falsa", diz governante

    Ana Rita Cavaco acusou secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, de tomar vacina para a Covid-19 de forma indevida, favorecendo ainda amigos e família. “É falso”, diz governante.

    Bastonária dos enfermeiros acusa secretário de Estado de “fazer de fura filas” para receber vacina. “Informação é falsa”, diz governante

  • Covid-19. Sindicato lamenta que "só hoje" Governo tenha pedido lista de suplentes para vacinação

    Sindicato de médicos lamenta que “só hoje” o Ministério da Saúde tenha mandado realizar uma lista de “suplentes” prioritários para evitar a má utilização das vacinas contra o coronavírus.

    Covid-19. Sindicato lamenta que “só hoje” Governo tenha pedido lista de suplentes para vacinação

  • Covid-19. China deteta novamente coronavírus em carne importada do Brasil

    Uma análise realizada a carne suína congelada importada do Brasil deu positivo para o novo coronavírus responsável pela covid-19 em Zhejiang, uma província do leste da China.

    Covid-19. China deteta novamente coronavírus em carne importada do Brasil

  • Itália com mais 237 mortos — o número mais baixo desde que o ano começou

    Itália contabilizou este domingo mais 237 mortes associadas à pandemia — o número mais baixo desde que o ano de 2021 começou —; e 11.252 novos casos de infeção pelo novo coronavírus (este sábado tinham sido 12.715, sendo que 421 pessoas perderam a vida).

    Neste momento há 453.968 infetados em todo o país — desde o início da pandemia já foram registados 2.553.032 casos positivos. Itália é o sexto país do mundo com mais mortes associadas à Covid-19: 88.516.

  • Liberais responsabilizam Costa pela "gestão calamitosa da vacinação"

    A Iniciativa Liberal diz que a “gestão calamitosa do plano de vacinação” contra a covid-19 está a “minar a confiança” dos portugueses no “combate à pandemia”.

    Liberais responsabilizam Costa pela “gestão calamitosa da vacinação”

  • Covid-19. Chega quer explicações de Francisco Ramos no parlamento

    O Chega pediu a audição parlamentar de Francisco Ramos, coordenador do plano de vacinação contra a covid-19, para dar explicações sobre “a total desorganização” em que diz estar a decorrer.

    Covid-19. Chega quer explicações de Francisco Ramos no parlamento

1 de 3