Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui. Continue a acompanhar-nos aqui:

    Covid-19. Jogos Olímpicos de Tóquio proíbem venda de bebidas alcoólicas nos estádios

  • Bastonária dos Enfermeiros apela ao aproveitamento de recém-licenciados para vacinação

    No ano 2020, mesmo com a pandemia de Covid-19, saíram 1.230 enfermeiros para o estrangeiro, diz Ana Rita Cavaco, que defende a contratação dos recém-licenciados para ajudar no processo de vacinação.

    Bastonária dos Enfermeiros apela ao aproveitamento de recém-licenciados para vacinação

  • Desigualdade de género foi das que mais aumentou com a pandemia, diz Francisco Assis

    Presidente do Conselho Económico e Social sublinhou que pandemia exacerbou desigualdades que já existiam antes, nomeadamente a entre homens e mulheres, com efeitos mais negativos nestas últimas.

    Desigualdade de género foi das que mais aumentou com a pandemia, diz Francisco Assis

  • Centro de vacinação de “atendimento livre” abre segunda-feira em Lisboa

    Lisboa vai ter, a partir de segunda-feira, um centro de vacinação contra a Covid-19 em Alcântara que vai funcionar em regime de “atendimento livre”, sem marcação, anunciou hoje o presidente Fernando Medina.

    “Vamos ter, já a partir de segunda-feira, um centro em Alcântara que vai funcionar no formato de atendimento livre para todas as pessoas que estejam nas faixas etárias abrangidas no plano de vacinação, para que se possam ir vacinar sem pré-marcação”, disse o autarca socialista no seu espaço de comentário na TVI24.

    De acordo com o presidente da Câmara de Lisboa, este centro vai funcionar entre as 7h00 e as 21h00.

    Esta é uma das medidas tomadas pela autarquia lisboeta para acelerar a vacinação em Lisboa, região onde se têm registado nos últimos dias os maiores casos de infeção diários por Covid-19.

  • Ana Catarina Mendes devolve ataque a Rui Rio: "Não há limites para a incoerência"


    O PS já veio responder a Rui Rio, que voltou a atacar o Governo pela forma como o país recebeu os adeptos britânicos para a final da Liga dos Campeões, no Porto, depois de também Angela Merkel ter hoje criticado a atitude de Portugal.

    Para Ana Catarina Mendes, líder parlamentar do PS, as declarações de Rio — que acusou o Governo de fazer o país passar uma “vergonha” e provocar a “justa” indignação” de Merkel — a atitude do PSD é “incoerente”.

    “Não há, de facto, limites para a incoerência quando agora se reclama contra uma medida que antes se reivindicava”, diz a líder parlamentar, numa pequena declaração publicada nas suas redes. E recorda: “Em maio, o PSD criticava o governo por não ter ainda anunciado a abertura aos voos do Reino Unido, que vaticinava de trágico para o turismo nacional”.

  • Rio considera críticas de Merkel "indignação justa" e condena Governo "por vergonha desnecessária"

    Rui Rio disse que Portugal foi tratado como uma “vexatória desconsideração pelo Reino Unido” e agora tem de “ouvir a justa indignação da chanceler alemã”.

    Rio considera críticas de Merkel “indignação justa” e condena Governo “por vergonha desnecessária”

  • "Delta plus": Índia alerta para nova variante

    A Índia lançou esta terça-feira o alerta para a disseminação de uma nova variante do coronavírus – designada “Delta plus”, detetada em 16 casos de Covid-19 em três estados.

    As autoridades sanitárias do país, citadas pela Reuters, afirmam que se trata de uma variante de elevada transmissibilidade e apelam à testagem em massa.

  • Pandemia “devastadora” para cerca de 14 milhões de refugiados no Corno de África

    A pandemia de Covid-19 está a ser “devastadora” para cerca de 14 milhões de refugiados e deslocados internos no leste e Corno de África, segundo um relatório hoje divulgado pelas Nações Unidas.

    “A Covid-19 apenas acrescentou aos desafios já enfrentados por estas comunidades vulneráveis”, afirmou o diretor regional do Programa Alimentar Mundial (PAM) para a África Oriental, Michael Dunford, cuja organização produziu um relatório com a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

    No portal da OIM, o relatório aponta que “quase nove milhões de deslocados internos, 4,7 milhões de refugiados e requerentes de asilo e centenas de milhares de migrantes” estão entre os mais afetados.

    “Temos de chegar a um acordo para que os necessitados não sejam esquecidos e recebam assistência humanitária vital”, sublinhou Dunford, citado pela agência noticiosa Efe.

  • Cabo Verde com mais 72 infetados e uma morte em 24 horas

    Cabo Verde registou mais 72 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, e uma morte, elevando para 32.111 o acumulado de casos desde março de 2020, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

    Em comunicado, o ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 810 amostras desde segunda-feira, com uma taxa de positividade global de 8,9%.

    No concelho da Praia, capital e principal foco da pandemia de covid-19 no país, voltou a não ser registado qualquer caso pela segunda vez na última semana (em 234 amostras), contando agora com 251 casos ativos.

    Desde 31 de março que Cabo Verde estava a registar valores máximos de novos infetados consecutivos, quase todos os dias acima de 200, tendo registado 417 casos, em 05 de maio, quando o máximo anterior a este período foi de 159, em 11 de outubro de 2020.

  • Há 306 surtos ativos em Portugal continental. Mais de metade na região de Lisboa

    Mais de metade dos surtos de Covid-19 ativos concentra-se na região de Lisboa e Vale do Tejo (203) mais 35 do que os registados em 14 de junho. A região Norte regista 49 surtos, mais 19.

    Há 306 surtos ativos em Portugal continental. Mais de metade na região de Lisboa

  • Angola registou 126 novos casos e sete óbitos nas últimas 24 horas

    Angola registou 126 novas infeções pelo novo coronavírus, sete mortes e 221 recuperações da doença, nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

    O boletim epidemiológico dá conta de que foram reportados 84 casos em Luanda, 16 no Huambo, 15 na Huíla, três em Benguela, três no Zaire, dois em Malanje, um em Cabinda, um no Cuando Cubango e igual número no Uíje, sendo 66 do sexo masculino e 60 do sexo feminino, com idades entre 7 dias e 72 anos.

    No que diz respeito aos óbitos, quatro são do sexo masculino e três do sexo feminino, com idades que vão dos 14 meses aos 68 anos, distribuídos pelas províncias da Huíla (2), Luanda (1), Huambo (1), Cuando Cubango (1), Cunene (1) e Malanje (1).

    As recuperações da doença foram notificadas em Luanda (201), Huambo (18), Cunene (1) e Lunda Sul (1), em pacientes entre 1 e 90 anos.

  • Agendamento para quem tem 35 anos ou mais disponível esta semana

    O autoagendamento da vacina para pessoas com idade igual ou superior a 35 anos vai ficar disponível ainda esta semana, assegurou fonte da task force ao Obseravdor.

    Atualmente a imunização contra a Covid-19 está disponível para pessoas a partir dos 37 anos, através da plataforma da Direção-Geral da Saúde (DGS).

  • Câmara do Funchal apoia lojas históricas com 260 mil euros

    A Câmara do Funchal decidiu hoje atribuiu um apoio extraordinário, no total de 260 mil euros, para ajudar as lojas históricas da cidade a ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de Covid-19, anunciou o presidente da autarquia.

    Esta foi uma das três decisões aprovadas na reunião semanal do executivo do município do Funchal, que é governado pela coligação Confiança (PS, BE, PDR e Nós, Cidadãos!).

    Miguel Silva Gouveia adiantou que foi decidido atribuir um “apoio extraordinário às lojas históricas do Funchal”, destinado às que “têm 25 ou mais anos de laboração contínua, que de alguma forma representam a identidade da cidade face à crise que a pandemia tem provocado”.

    O autarca explicou que as lojas com 25 ou mais anos no Funchal vão receber 3.000 euros cada, enquanto as que têm o reconhecimento municipal de ‘lojas com história” vão auferir de 5.000 euros.

    “É uma forma de a Câmara contribuir para ultrapassar esta fase económica menos positiva que a pandemia acabou por provocar e representa um investimento de 260 mil euros que o município vai por ao dispor do tecido comercial e empresarial do Funchal”, salientou.

  • Objetivo de vacinação fixado por Biden aquém do anunciado

    O objetivo fixado por Joe Biden de garantir 70% da população adulta com pelo menos uma dose da vacina anti-Covid até 4 de julho, dia da festa nacional, não será alcançado, declarou hoje um responsável da Casa Branca.

    Este é o primeiro objetivo não garantido em termos de vacinação para o Presidente norte-americano, que no início do mandato elegeu como prioridade o aumento exponencial da campanha de imunização.

    Este objetivo será alcançado “para os adultos a partir dos 27 anos” até 4 de julho, declarou Jeff Zients, coordenador da luta contra o Covid-19 para a Casa Branca.

    “Pensamos que vão ser necessárias mais algumas semanas para chegar a 70% de todos os adultos com pelo menos uma dose” recebida, acrescentou em conferência de imprensa.

    Até ao momento, 65,4% das pessoas com 18 ou mais anos receberam pelo menos uma dose de uma das três vacinas autorizadas no país.

  • Moscovo cria passe sanitário obrigatório para frequentar restaurantes

    Os moscovitas terão de aceder ao portal com um código QR confirmando que já foram vacinados, que foram infetados nos últimos seis meses ou que têm um teste de PCR com menos de três dias.

    Moscovo cria passe sanitário obrigatório para frequentar restaurantes

  • Marcelo Rebelo de Sousa pede a jovens que facilitem vacinação em "corrida contrarrelógio"

    Marcelo Rebelo de Sousa faz um apelo ao jovens: “vacinem-se, facilitem a vacinação”. O Presidente da República lembrou que os jovens “se movimentam muito, no período do verão ainda mais”.

    Marcelo Rebelo de Sousa pede a jovens que facilitem vacinação em “corrida contrarrelógio”

  • Depois de Inglaterra, Escócia também adia desconfinamento para julho

    Inicialmente prevista para 28 de junho, a próxima flexibilização das restrições na Escócia será adiada até 19 de julho devido ao aumento das infeções, anunciou primeira-ministra escocesa.

    Depois de Inglaterra, Escócia também adia desconfinamento para julho

  • Luvas, máscaras e plásticos aumentaram emissões e prejudicaram ambiente

    A Covid-19 provocou aumentos substanciais de consumo de produtos como luvas, máscaras e algumas embalagens, aumentando emissões de gases com efeito de estufa e prejudicando o ambiente terrestre e marinho na Europa, alertou hoje a Agência Europeia do Ambiente.

    A Agência Europeia do Ambiente (AEA) salienta que é necessário repensar as práticas de produção, consumo e gestão de resíduos de plástico de utilização única na Europa, para tornar a sociedade mais bem preparada para os impactos contínuos da pandemia de Covid-19 e impactos potenciais de futuras pandemias.

    Em informação divulgada hoje na página oficial da AEA é analisado o impacto das máscaras, luvas e alguns tipos de embalagens feitas de plástico de utilização única, centrado em dados do ano passado.

    Ainda que nos primeiros meses da pandemia de Covid-19 a produção de embalagens de plástico tenha baixado na União Europeia, devido à desaceleração das economias, essas mesmas restrições levaram ao aumento das compras “online”, e consequente aumento de embalagens, e ao aumento de recipientes de plástico para take-away.

  • Euro2020. OMS preocupada com relaxamento nas restrições e aumento de casos

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou hoje a sua preocupação com o afrouxamento das restrições verificadas em alguns dos países anfitriões do Euro2020 de futebol, pedindo rápidas reações após verificar surtos de Covid-19 em torno de vários estádios.

    “Em algumas das cidades-sede, os casos de covid-19 já estão a aumentar em áreas onde as partidas estão a ser disputadas”, denunciou o diretor-executivo da OMS na Europa, Robb Butler.

    A maior crítica do organismo da ONU, que se recusou identificar as cidades ou países a que se refere, dirige-se aos “estádios que estão a aumentar o número de espetadores autorizados a ver um jogo”, violando os compromissos, mais prudentes, anteriormente assumidos.

    Por exemplo, as meias-finais e final da competição, a disputar no estádio de Wembley, em Londres, estavam previstas receber 40.000 espetadores, porem as autoridades britânicas anunciaram na terça-feira que vão permitir mais de 60.000 adeptos nas bancadas, que numa primeira fase de planeamento só iam receber 22.500.

  • Cérebro. Covid provoca "grande redução" da massa cinzenta e pode contribuir para o aparecimento de Alzheimer

    Estudo revela que uma das sequelas da Covid-19 é a perda da massa cinzenta no cérebro, nas áreas associadas ao olfato e ao paladar. Memória olfativa emocional é a mais comprometida.

    Cérebro. Covid provoca “grande redução” da massa cinzenta e pode contribuir para o aparecimento de Alzheimer

1 de 4