A bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Ana Rita Cavaco, salientou esta terça-feira a importância de serem aproveitados ao máximo os profissionais recém-licenciados que estão a entrar no mercado para aumentar o ritmo de vacinação contra a Covid-19.

Em declarações à margem de uma visita ao centro de comando da task force para a vacinação, em Oeiras, a líder da OE destacou a colaboração com a equipa liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo neste processo e enfatizou que a perspetiva do Ministério da Saúde de ter 130 mil pessoas vacinadas por dia em julho, como veiculado na segunda-feira pela ministra Marta Temido, representa uma “oportunidade” de recrutamento de jovens licenciados.

Ninguém é de ferro, não somos super-heróis e notamos que os enfermeiros estão muito desgastados. Não nos podemos esquecer que muitos não tiveram férias no ano passado. Portanto, eles precisam objetivamente de ter esse período de descanso e temos aqui uma oportunidade que são os mais de três mil recém-licenciados que estão a sair para o mercado de trabalho e que a única coisa que o Ministério da Saúde tem que fazer é contratá-los”, disse.

Segundo Ana Rita Cavaco, no ano 2020, mesmo com a pandemia de Covid-19, saíram 1.230 enfermeiros para o estrangeiro. Por isso, frisa, a solução passa pela criação de condições para a permanência dos enfermeiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A minha resposta: é vamos embora vacinar. Contratem estes recém-licenciados e estamos aptos a fazer isso”, frisou, deixando o repto ao Governo: “Seguramente que se o objetivo é aumentar o ritmo de vacinação, então vou contratar estes enfermeiros que saíram e que estão a sair para o mercado de trabalho”. Paralelamente, a bastonária da OE manifestou a expectativa de que os eventuais contratos que venham a ser estabelecidos com os enfermeiros não sejam de natureza precária.

“Quando os outros países vêm a Portugal contratar os enfermeiros portugueses oferecem condições maravilhosas, não só em termos de vínculo duradouro como em termos de ordenado e da sua especialidade, que é uma coisa que nós estamos ansiosamente a aguardar pela negociação com o Ministério: o internato da especialidade, porque os enfermeiros ainda pagam do seu bolso”, observou.

Questionada sobre o aumento do número de casos de Covid-19 na área metropolitana de Lisboa, Ana Rita Cavaco vincou serem situações que “precisam de resposta” e que, pelo timing, coincidir com o período de férias, há a “possibilidade de contratar os recursos humanos, os enfermeiros, e alargar o espaço em termos de internamento”.

Finalmente, a líder da OE adiantou que há “ainda muitos enfermeiros por vacinar“, por terem estado infetados recentemente com Covid-19 e terem de cumprir a norma de seis meses da Direção-Geral da Saúde, embora não tenha revelado números absolutos nesta fase.