Momentos-chave
- Pico de doentes nos cuidados intensivos deverá ocorrer "nos últimos dias de novembro"
- Hospitais do Reino Unido preparam-se para receber vacina dentro de 10 dias
- Canadá espera que mais de metade da população esteja vacina em setembro
- Regras para o Natal devem ser conhecidas "na próxima semana", diz Marcelo
- Número de mortes em França quase triplica num dia
- Itália regista hoje o segundo mais alto de óbitos na segunda vaga
- Açores sem tolerância de ponto nas próximas vésperas de feriado
- Reino Unido regista 16.022 casos e 521 mortes
- Boletim DGS. Norte ultrapassa os 2 mil mortos
- Boletim DGS. Norte acumula 58,1% dos novos casos
- Boletim. Há 526 pessoas em cuidados intensivos
- Boletim DGS. Mais 5.444 novos casos e mais 67 mortes nas últimas 24 horas
- Marcelo diz que é “uma ideia tonta” que vacinação não priorize os mais idosos
- Surto no INEM é "controlado". Há 16 casos positivos
- Portugal tem "condições" para armazenar vacinas a -75ºC
- Vacinas. Portugal tem seis contratos aprovados e quatro fechados — o que equivale a 16 milhões de doses
- "Queremos fazer uma grande campanha de vacinação"
- "O ruído não faz bem a ninguém", diz Sales sobre vacinas
- Sales: "Garantidamente, para este Governo, não há nenhuma limitação da idade"
- António Costa rejeita excluir idosos do acesso prioritário às vacinas
- Governo garante que estratégia de vacinação "ainda não foi discutida com o Ministério da Saúde nem validada politicamente"
- CDS pede audição urgente de antigo secretário de Estado da Saúde por causa de processo de vacinação
- Quem teve melhor resposta à Covid? Portugal fica em 33º lugar em 53 países
- Novas restrições em Inglaterra poderão afetar 99% da população
Histórico de atualizações
-
Bom dia,
Este liveblog fica por aqui, mas vamos continuar a acompanhar todas as notícias da pandemia em Portugal e no mundo que pode continuar a seguir aqui.
Mais de 150 detidos em Londres nos protestos contra restrições
-
Covid-19: Surto com 16 infetados no Centro de Orientação de Doentes Urgentes de Lisboa
Segundo o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, o surto está controlado, aguardando-se ainda os resultados dos testes a cinco técnicos de emergência pré-hospitalar.
Covid-19: Surto com 16 infetados no Centro de Orientação de Doentes Urgentes de Lisboa
-
United Airlines começa a operar voos fretados para distribuir vacina da Pfizer
A United Airlines começou esta sexta-feira a operar voos fretados para transportar doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer e da BioNTech para uma distribuição rápida, assim que os reguladores consigam aprovar o fármaco.
A notícia é avançada pelo The Wall Street Journal, que cita pessoas “familiarizadas com matéria”. De acordo com a publicação norte-americana, a terceira maior companhia aérea dos Estados Unidos “começou na sexta-feira a operar voos fretados para posicionar doses da vacina Covid-19 da Pfizer para distribuição rápida, se as injeções foram aprovadas pelos reguladores” do país, nomeadamente, a Food and Drug Administration (FDA).
A intenção da United Airlines é fazer voos entre Bruxelas, na Bélgica, e Chicago, nos Estados Unidos da América (EUA), para apoiar a distribuição deste fármaco, que está a ser produzida, em particular, em Kalamazoo, no Michigan, e na cidade belga de Puurs.
-
Número de mortos do lar de Minde, Alcanena, sobe para 10
O número de mortos por Covid-19 do Centro de Bem Estar Social de Minde subiu para 10, havendo 102 utentes e 47 funcionários infetados, disse hoje a presidente da Câmara de Alcanena, distrito de Santarém.
Numa mensagem vídeo, Fernanda Asseiceira (PS) lamenta o número de mortes registadas até ao momento, manifestando a sua solidariedade para com as famílias, instituição e funcionários e apelando a todos os munícipes para que cumpram estritamente as recomendações da Direção Geral da Saúde.
Sublinhando que o concelho se encontra entre os classificados como de risco extremamente elevado, devido ao número de infetados no lar de Minde, a autarca disse esperar que os testes que serão realizados na próxima quarta-feira na instituição venham a permitir “contabilizar todos como recuperados”.
De acordo com a autarca, há ainda 14 pessoas internadas.
-
Pico de doentes nos cuidados intensivos deverá ocorrer "nos últimos dias de novembro"
O número de doentes internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) devido ao novo coronavírus deverá atingir o seu pico nos próximos dias.
Segundo João Gouveia, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Intensiva, “o pico [de doentes] nos cuidados intensivos ainda vai ocorrer nos últimos dias de novembro e nos primeiros de dezembro“. Ao Diário de Notícias, o médico intensivista explica que o internamento em UCI “ocorre entre entre sete a dez dias dos primeiros sintomas, e ainda não sentimos o efeito do acréscimo de casos da semana passada”.
As próximas três semanas ou um mês serão extraordinariamente difíceis em termos de medicina intensiva. Por duas razões, porque a pandemia vai continuar e a procura de doentes Covid vai aumentar. E porque, e se olharmos para esta semana, há chuva e frio, o inverno está aí e vamos ter provavelmente um acréscimo de outras patologias”, disse ao jornal.
Hoje, de acordo com o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, o número de doentes internados em UCI voltou a atingir um novo máximo: no total há 526 internados. Anteriormente, o número mais alto tinha sido atingido na passada quarta-feira (dia 25) com 517 internados.
-
Brasil regista 34.130 novos casos e 514 mortes
O Brasil registou hoje 34.130 casos do novo coronavírus e 514 mortes, de acordo com dados do Ministério da Saúde brasileiro.
Em relação ao dia de ontem, há uma descida tanto no número de novos casos como no número de mortes por complicações associadas à Covid-19. Ontem foram registadas 37.614 infeções e 691 vítimas mortais.
Desde o início da pandemia, as autoridades brasileiras já deram conta de 6.238.250 casos e 171.974 mortes.
-
Hospitais do Reino Unido preparam-se para receber vacina dentro de 10 dias
Os hospitais do Reino Unido receberam indicações para se preparem para receber a vacina da Pfizer dentro de 10 dias, avança o The Guardian.
Disseram-nos para estarmos à espera da vacina a 7 de dezembro e para planearmos vacinar a nossa equipa durante essa semana”, explicou uma fonte ao jornal britânico.
A vacina deverá ser administrada inicialmente a profissionais de saúde do National Health Service. Os restantes profissionais de saúde, bem como pessoas que trabalham em lares e idosos com mais de 80 anos, são a segunda prioridade na lista de quem receberá a vacina.
-
Covid-19. Movimento “A Pão e Água” pede apoio ao Presidente da República e alguns membros iniciam greve de fome
A partir desta sexta-feira, alguns membros do movimento estarão em greve de fome, “como forma de protesto e em solidariedade por todos aqueles que, neste momento, não têm já o que comer”.
-
Candidato a prefeito de São Paulo e líder do Movimento dos Sem Teto testa positivo
O candidato à prefeitura da maior cidade do Brasil, São Paulo, e líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, testou hoje positivo à Covid-19, a dois dias de disputar a segunda volta das eleições municipais.
A informação foi confirmada pela assessoria do candidato, que esclareceu que Boulos não apresenta qualquer sintoma da doença e que ficará de quarentena pelo período necessário.
O ativista e professor de Filosofia, que concorre à prefeitura de São Paulo pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), já tinha suspendido a sua campanha de rua na segunda-feira, quando a sua aliada e deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL) anunciou que testou positivo ao novo coronavírus, após ambos terem estado juntos num evento político.
Diante do resultado positivo, (…) toda a equipa que trabalha na campanha e que tem contacto próximo com o Boulos será testado a partir de agora. A campanha seguirá atuante nesta reta final para apresentar o projeto de mudança que São Paulo precisa e fazer a esperança que vemos nas ruas desaguar numa vitória no próximo domingo”, referiu o comunicado da equipa do candidato.
-
Canadá espera que mais de metade da população esteja vacina em setembro
Justin Trudeau anunciou hoje que espera que mais de metade dos canadianos estejam vacinados à Covid-19 em setembro, ao aponta o The Guardian.
O primeiro-ministro canadiano garantiu que tem acordos com empresas farmacêuticas e que poderá dar ao Canadá a maior taxa de vacinação per capita no mundo. Trudeau garante: “Vai ser a maior imunização da história deste país”.
Apesar dos planos ambiciosos, o Canadá não deverá dos primeiros países a receber a vacina para a Covid-19. O país tem um contrato com a Pfizer para adqurir 20 milhões de doses da vacina.
-
Pandemia desacelerou em todo o mundo
A pandemia de Covid-19 está a desacelarar em todo o mundo. A transmissão da doença, que já afetou mais de 61 milhões de pessoas em todo o mundo, tem estado a diminuir desde a semana passada, diz a SIC.
A Europa continua a ser o continente mais afetado, onde cerca de 40% dos contágios ocorreram. No entanto, os EUA permaneceram como o país mais afetado.
-
Câmara da Guarda distribui 1.500 testes a instituições do concelho
O município da Guarda anunciou hoje que vai distribuir 1.500 testes para diagnóstico do novo coronavírus às instituições sociais do concelho.
A Câmara Municipal] vai distribuir 1.500 testes a 44 instituições particulares de solidariedade social, centros de dia, lares e organismos do concelho da Guarda que prestem serviços e cuidados individualizados e personalizados a pessoas que, por motivos de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar, temporaria ou permanentemente, a satisfação das necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária”, refere a autarquia em comunicado.
Com a iniciativa, a autarquia da cidade mais alta do país, presidida por Carlos Chaves Monteiro, pretende “potenciar o rastreio das equipas de funcionários(as), nos próximos três meses, procurando, assim, mitigar a propagação do vírus nessas instituições e proteger a comunidade residente”.
-
Regras para o Natal devem ser conhecidas "na próxima semana", diz Marcelo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que as medidas de restrição a aplicar durante a época natalícia deverão ser conhecidas durante “a próxima semana”.
“Para a semana haverá notícias sobre isso”, garantiu o Presidente, considerando que não “parece muito lógico” que os portugueses tenham de esperar até à véspera de Natal para saberem o que podem fazer.
Em declarações aos jornalistas, Marcelo lembrou que o atual estado de emergência termina às 23h59 do dia 8 de dezembro e, caso seja renovado, estará em vigor até às 23h59 do dia 23 de dezembro.
-
Rei de Espanha testa negativo ao novo coronavírus
Felipe VI, rei de Espanha, testou hoje negativo ao novo coronavírus mas “por questões de segurança” irá continuar em quarentena.
Temos tranquilidade, mas [o monarca] continuará com a quarentena de acordo com o protocolo estabelecido, que indica que a quarentena deve ser mantida por dez dias após o contacto”, disse a Casa Real à AFP.
O Palácio da Zarzuela, em Madrid, anunciou na segunda-feira que o monarca iria ficar em isolamento profilático após ter estado em contacto com uma pessoa infetada no domingo.
-
Cabo Verde regista 56 novos casos e mais 132 doentes recuperados
Cabo Verde reportou mais 56 novos casos de Covid-19, elevando a 10.626 infeções acumuladas desde 19 de março, e mais 132 novos casos considerados recuperados da doença, informou hoje o Ministério da Saúde.
A maioria dos casos foi registado no concelho de São Filipe (19), na ilha do Fogo, cujos outros dois municípios também tiveram novos casos, nomeadamente Mosteiros (4) e Santa Catarina (2).
Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde deram alta a mais 132 pessoas, aumentando para 10.088 casos considerados recuperados da doença.
Com os novos dados, o país aumentou para 10.626 casos positivos acumulados desde 19 de março, mantém 105 óbitos, dois transferidos e reduziu os casos ativos para 430.
-
Número de mortes em França quase triplica num dia
França registou hoje 957 mortes devido ao novo coronavírus — mais 618 do que ontem, de acordo com dados do governo francês. Do total de mortes, 396 foram em meio hospitalar e 564 foram registadas em lares, sendo que este número é atualizado apenas duas vezes por semana.
Foram ainda contabilizadas 12.459 infeções nas últimas 24 horas, uma descida de 1.104 casos em relação ao dia anterior.
Desde o início da pandemia, já foram contabilizados 2.196.119 casos e 51.914 pessoas morreram devido a complicações associadas à doença.
-
Município de Leiria disponibiliza testes gratuitos no Natal aos emigrantes do concelho
O Município de Leiria anunciou hoje que vai disponibilizar testes gratuitos ao novo coronavírus a emigrantes do concelho que se desloquem no Natal a Leiria, a partir de 1 de dezembro.
A chegada dos nossos emigrantes é um momento de celebração. Este ano, queremos que todos vivam o Natal com muita saúde e segurança”, afirmou o presidente do Município de Leiria, Gonçalo Lopes, citado numa nota de imprensa.
Segundo o comunicado da autarquia, esta ação é destinada a emigrantes que regressem ao concelho de Leiria entre os dias 1 e 23 de dezembro, tendo como objetivo garantir um “Natal em segurança”.
A medida pretende sensibilizar os emigrantes para a “importância de se protegerem a si e aos outros nesta época natalícia, em que muitos regressam a Leiria para passar a quadra festiva junto das suas famílias”.
-
Açores com 28 novos casos e 29 cadeias ativas
Os Açores registaram nas últimas 24 horas 28 novos casos de Covid-19 e a região tem atualmente 29 cadeias de transmissão ativas, adiantou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
Segundo o boletim diário daquela entidade, nas últimas 24 horas foram realizadas 1.466 análises nos dois laboratórios de referência da região e diagnosticados 14 casos positivos de Covid-19 em São Miguel e 14 na Terceira.
Os Açores contam agora com 29 cadeias de transmissão ativas, sendo 20 na ilha de São Miguel, sete na ilha Terceira, uma partilhada entre a ilha de São Miguel e a ilha de São Jorge e uma na ilha de São Jorge.
Foram detetados até hoje na região 930 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19.
Há atualmente 490 casos recuperados e 344 casos positivos ativos, dos quais um na ilha de Santa Maria, 231 na ilha de São Miguel, 106 na ilha Terceira, um na ilha de São Jorge, um na ilha do Pico, dois na ilha do Faial e dois na ilha das Flores.
Os Açores contabilizam 17 mortes associadas à Covid-19, todas registadas em São Miguel.
-
Menos novos casos e menos mortes nas últimas 24 horas em Espanha
Espanha registou hoje 10.853 casos de Covid-19 diários, uma descida de 1436 contágios em relação a ontem, de acordo com o El Pais.
O país reportou ainda 294 óbitos pelo novo coronavírus, o menor número desde 19 de novembro.
Desde o início da pandemia, as autoridades de saúde espanholas contabilizaram 1.648.697 casos de Covid-19 e 44668 óbitos resultantes da doença.
-
Hospital de Santarém com 14 profissionais infetados
O Hospital Distrital de Santarém (HDS) tem atualmente 14 profissionais infetados, entre os quais três médicos e seis enfermeiros, de acordo com informação hoje divulgada pela unidade de saúde.
Na nota, o HDS atualizou os dados divulgados na quinta-feira no boletim diário do município.
“Ao dia de hoje temos 42 doentes internados, dos quais seis em Unidade de Cuidados Intensivos. Relativamente a profissionais, há 14 infetados, dos quais três médicos, seis enfermeiros, três assistentes operacionais e dois outros profissionais, número que tem vindo a baixar progressivamente”, revela o hospital.
Em outubro, a unidade chegou a ter mais de 40 profissionais infetados e mais de 60 em isolamento.