Momentos-chave
- Maior parte dos utentes de lar em Rio Maior infetada
- Publicada portaria que cria Plano Nacional de Vacinação
- Pfizer antecipa entrega de vacinas. Portugal recebe mais 70.200 doses de vacina até ao fim do ano
- "As coisas não estão a evoluir bem", avisa o ministro da Saúde espanhol
- Espanha regista mais de 12 mil novos casos
- Resposta imunitária de pessoas infetadas mantém-se seis a nove meses
- Madeira. Primeira fase da vacinação com cinco grupos
- Diretor-geral da saúde da Madeira anuncia plano de vacinação
- Mais 39.237 novos casos no Reino Unido e mais 744 mortos, o número mais alto desde abril
- Reino Unido. Nova variante do vírus detetada em dois pacientes veio de África do Sul e transmite-se "muito rapidamente"
- "É absolutamente vital que atuemos". Governo britânico aumenta grupo de zonas de risco. Nova estirpe veio da África do Sul
- Boletim. Há 2.990 pessoas internadas (a 2.ª vez este mês que o valor fica abaixo dos 3.000)
- Boletim. 89 mortes e 4.602 novos casos nas últimas 24 horas. Portugal ultrapassa os 380 mil casos
- Suécia. 112 mortes e 6.609 novos casos
- Reino Unido. A fronteira está a reabrir, diz secretária de Estado para os Assuntos Internos
- "Um erro estúpido" ter tirado a máscara, diz a primeira-ministra escocesa
- Estudo revela três novas variantes do coronavírus a circular em Portugal
- Nova variante deve estar "na maioria, se não em todos" os países europeus
- Marcelo muda planos para o Natal e só fará uma refeição
- Descoberta nova linhagem do vírus no Rio de Janeiro
- Reino Unido. Confrontos entre polícia e camionistas na fronteira
- Reino Unido a caminho de medidas mais apertadas
- Rússia. Casos descem pelo segundo dia consecutivo
- Trump rejeita pacote de estímulo económico e mantém que pode continuar Presidente
- O dia mais "negro" na Alemanha. Quase mil mortos em 24h
Histórico de atualizações
-
Obrigado por ter estado connosco ao longo desta quinta-feira. Daqui em diante, vamos seguir todos os desenvolvimentos sobre a evolução da Covid-19 em Portugal e no mundo aqui. Mantenha-se com o Observador.
-
Para Bolsonaro, a melhor vacina contra a Covid-19 é o próprio vírus
O presidente do Brasil, que já esteve infetado com o novo coronavírus, afirmou esta quarta-feira que teve “a melhor vacina: foi o vírus. E sem efeitos colaterais”.
Jair Bolsonaro prestou estas declarações após uma visita à cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, onde, à semelhança dos últimos dias, voltou a encontrar-se com alguns dos seus apoiantes sem recorrer ao uso de máscara.
O presidente brasileiro é um dos líderes mundiais mais céticos em relação ao novo coronavírus, opondo-se à obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19, decretada pelo Supremo Tribunal do Brasil na passada quinta-feira.
O Brasil já registou mais de sete milhões de casos e 189 mil mortes desde o início da pandemia, de acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde do país.
-
Regia Douro Park vai acolher centro de vacinação Covid-19 em Vila Real
O centro de vacinação Covid-19 do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Marão — Douro Norte vai ficar instalado no Regia Douro Park, após terem sido disponibilizados meios pela autarquia, anunciou na quarta-feira a Câmara de Vila Real.
Numa nota publicada na rede social Facebook, a Câmara de Vila Real frisou que a oferta para a criação de um centro de vacinação Covid-19 e armazenamento refrigerado foi aceite pelas autoridades de saúde.
https://www.facebook.com/municipiovilareal/posts/3720622464665438
-
Maia disponibiliza hotel para idosos em lares que passem Natal em família
A Câmara da Maia disponibilizou um hotel, em Pedras Rubras, para o isolamento de idosos residentes em lares que não tenham sido infetados nos últimos 90 dias e que passem o Natal em família, foi anunciado esta quarta-feira.
A medida, sustenta a autarquia em comunicado, visa permitir aos idosos, num máximo de 45, “fazer os 14 dias de isolamento” após estarem com as respetivas famílias até regressarem aos lares.
A estrutura de retaguarda, precisa o comunicado, “está preparada para assegurar o isolamento dos idosos que não tenham tido contacto com o vírus nos últimos 90 dias e a quem os responsáveis clínicos das instituições permitam o convívio com familiares nesta quadra festiva”
-
Assistentes operacionais da urgência de Évora indignados com falta de prémio
Os assistentes operacionais do serviço de urgência geral do hospital de Évora manifestaram esta quarta-feira “indignação e sentimento de injustiça” por não terem sido contemplados com o prémio de compensação pelo combate à pandemia da Covid-19.
A posição foi assumida por 44 assistentes operacionais deste serviço do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), numa carta enviada ao conselho de administração da unidade hospitalar e que a agência Lusa teve acesso.
Uma das subscritora da carta, que pediu para não ser identificada, disse à Lusa que apenas um dos 44 assistentes operacionais do serviços de urgência geral do HESE “recebeu o prémio de compensação”.
Esta auxiliar de ação médica referiu que os 44 assistentes operacionais da urgência geral “cumpriram turno na urgência Covid-19”, pelo que todos “tinham direito a receber” o prémio pelo combate à pandemia da Covid-19.
Segundo a subscritora da carta, os assistentes operacionais da urgência pediátrica do hospital de Évora e os das urgências gerais de outros hospitais do Alentejo também receberam a retribuição
-
Um milhão de norte-americanos já recebeu a primeira dose da vacina
Um milhão de norte-americanos já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, dez dias após o início da campanha de vacinação, anunciou esta quarta-feira o diretor da principal agência federal de saúde pública dos EUA.
“Os Estados Unidos alcançaram uma marca preliminar mas crucial hoje. As autoridades locais já relataram que mais de um milhão de pessoas receberam a sua primeira dose da vacina contra a Covid-19”, destacou Robert Redfield, após terem sido entregues três milhões de doses na semana passada.
No entanto, segundo o conselheiro do programa de imunização do Governo, Moncef Slaoui, a meta de vacinar 20 milhões de pessoas até ao final do ano “não será provavelmente alcançada”, realçou em declarações à imprensa
-
Governo holandês exige teste para passageiros de avião a partir de dia 29
O Governo holandês anunciou esta quarta-feira que todos os passageiros que cheguem ao país por via aérea provenientes de uma “zona de risco”, incluindo da União Europeia, terão de apresentar, a partir de dia 29, um teste negativo à Covid-19.
Hoje, todos os países do mundo estavam referenciados como potenciais “zonas de risco” segundo o mapa do Ministério dos Negócios Estrangeiros holandês sobre a pandemia de Covid-19.
“A medida estava já em vigor desde 15 de dezembro para os nacionais dos chamados países terceiros”, afirma o Governo no comunicado divulgado, no qual acrescenta: “o Governo está agora a estende-la a todos os voos para a Holanda”.
-
Brasil ultrapassa 189 mil mortes após somar 961 óbitos em 24 horas
O Brasil ultrapassou esta quarta-feira a barreira das 189 mil mortes devido à covid-19 (189.220), após somar 961 óbitos nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde no seu último boletim epidemiológico.
Em relação aos casos de infeção, o país sul-americano totaliza 7.365.517 pessoas diagnosticadas, sendo que 46.696 desse total foram contabilizadas entre terça-feira e hoje.
No momento, a taxa de letalidade da Covid-19 no Brasil está em 2,6% e a taxa de incidência em 90 mortes e 3.504,9 casos por cada 100 mil habitantes.
A nível estadual, São Paulo (1.409.140), Minas Gerais (510.219), Bahia (476.955) e Rio de Janeiro (414.344) são as unidades federativas com mais casos de infeção.
-
Maior parte dos utentes de lar em Rio Maior infetada
A maior parte dos utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, Santarém, está infetada com Covid-19, com a doença a ter infetado também um terço dos funcionários, disse hoje o presidente da Câmara.
Filipe Santana disse à agência Lusa que o Lar da Santa Casa conta com cerca de 75 pessoas, entre trabalhadores e utentes, e que cerca de 50 estão infetados com o novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19.
Filipe Santana disse não ter os números precisos mas avançou que de 37 utentes apenas cinco não estão positivos e que entre as quatro dezenas de funcionários e prestadores de serviços há 18 pessoas infetadas.
Hoje mesmo, disse à Lusa, foi feita uma visita técnica de elementos da saúde pública, do município e da segurança social e “tecnicamente a situação está a ser acompanhada”.
Filipe Santana disse que sobre o caso “a câmara agiu em conformidade” e remeteu informações mais precisas para quinta-feira.
-
Madeira regista 54 novos casos e mais uma morte
A Madeira registou hoje 54 casos de Covid-19 e mais uma morte, elevando o número de óbitos associados à doença para 11, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo também dez recuperações e 208 situações suspeitas em estudo.
“Hoje há 54 novos casos positivos a reportar, pelo que a região autónoma passa a contabilizar 1.343 casos confirmados de covid-19”, refere em comunicado, sublinhando que se trata de quatro casos importados – dois provenientes do Reino Unido, um da Suíça e um da região Norte de Portugal – e 50 de transmissão local.
Com os novos casos, o arquipélago totaliza agora 391 casos ativos, dos quais 110 são importados e 281 de transmissão local.
Três dos casos identificados hoje são profissionais de saúde do Serviço de Saúde da Madeira, um deles com contacto com um caso positivo fora do contexto laboral.
-
Publicada portaria que cria Plano Nacional de Vacinação
A portaria que cria o Plano Nacional de Vacinação (PNV) contra a Covid-19 foi hoje publicada e entra em vigor na quinta-feira.
Segundo o diploma, publicado em Diário da República, compete à Direção-Geral da Saúde executar o PNV Covid-19 através da emissão de uma norma.
Em Portugal, onde a campanha de vacinação contra a Covid-19 arranca no domingo, à semelhança de outros países da União Europeia, a vacina é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde.
O PNV Covid-19 visa reduzir a mortalidade e os internamentos, controlar os surtos, sobretudo nas populações mais vulneráveis, e minimizar o impacto da doença no “sistema de saúde e na sociedade”, refere a portaria assinada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.
-
Covid-19. Com 962 óbitos, Alemanha regista novo máximo diário de mortes
A Alemanha reportou esta quarta-feira mais 962 óbitos resultantes da Covid-19, um novo máximo diário de mortes. O país registou ainda 24.740 casos diários da doença.
Covid-19. Com 962 óbitos, Alemanha regista novo máximo diário de mortes
-
Angola com mais 129 infeções e uma morte nas últimas 24 horas
Angola registou esta quarta-feira 129 casos de infeção pelo novo coronavírus, uma morte e 78 pessoas recuperadas, totalizando 16.931 casos, 394 óbitos e 9.807 doentes recuperados, informou a ministra da Saúde angolana.
Sílvia Lutucuta começou a apresentação diária da situação epidemiológica do país com um apelo à população, no sentido de “não baixar a guarda” nesta altura de quadra festiva atípica, que marcará a vida de todos para sempre devido à Covid-19.
A ministra afirmou que a pandemia de Covid-19 “desafiou o mundo inteiro do ponto de vista social, económico”, lembrando que se está “em plena batalha contra um inimigo invisível”.
-
Cabo Verde regista mais 33 casos nas últimas 24 horas
Cabo Verde registou mais 33 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado para 11.669 infeções desde 19 de março, informou esta quarta-feira o Ministério da Saúde.
Em comunicado, aquele ministério cabo-verdiano adiantou que foram analisadas 385 amostras nos laboratórios de virologia, dos quais 33 deram resultado positivo para o novo coronavírus.
Os novos casos foram diagnosticados nas ilhas de Santiago (6), distribuídos pelos concelhos da Praia (5) e Ribeira Grande (1), e no Fogo (9), repartidos pelos municípios de São Filipe (3) e Mosteiros (6).
-
França com 14.929 novos casos e 276 óbitos nas últimas 24 horas
A França registou 14.929 novas infeções de Covid-19 nas últimas 24 horas, uma ligeira subida em relação aos 11.795 casos de ontem.
Segundo as autoridades de saúde francesas, foram ainda contabilizadas 276 mortes, uma diminuição significativa face a terça-feira, quando 802 pessoas foram vítimas mortais do vírus.
Os números de hoje elevam o total de casos para 2.505.875 e o de óbitos para 61.978, sendo que a região de Paris é a mais afetada pelo novo coronavírus.
-
Marta Temido espera que todos os hospitais do SNS recebam vacina na primeira fase
Sobre a antecipação do calendário de entrega de vacinas, Marta Temido diz que espera com isto que todos os hospitais do SNS fiquem abrangidos na primeira fase.
“É um facto muito significativo e muito encorajador, que nos permite alargar o universo de profissionais a vacinar, concretamente os hospitais abrangidos, esperando nós atingir todos os hospitais do SNS com esta primeira entrega de vacinas”, diz a ministra Marta Temido.
“Espera-nos um Natal e uns dias a seguir ao Natal de muito trabalho, mas também de grande satisfação por esta oportunidade que se abre depois de um ano tão difícil onde os portugueses foram obrigados a prescindir de tanta coisa”, diz ainda.
A vacinação começa já este domingo em Portugal e em toda a União Europeia.
-
Pfizer antecipa entrega de vacinas. Portugal recebe mais 70.200 doses de vacina até ao fim do ano
A ministra da Saúde, Marta Temido, dá agora uma conferência de imprensa a fazer o ponto da situação sobre o plano de vacinação. Lembra que as primeiras 9.750 doses de vacina vão ser entregues no dia 26, como estava previsto, mas há uma novidade: a Pfizer fez uma antecipação do calendário de entregas e vai entregar no dia 28 de dezembro mais 70.200. Ou seja, Portugal recebe até ao fim do ano um total de 79.950 doses. Isto não altera, contudo, as várias fases de administração das vacinas, diz a ministra.
“Isto significa que neste mês de dezembro teremos uma chegada de vacinas que atinge as 70.950 doses divididas nestas duas entregas, a primeira já prevista para o dia 26 de dezembro, e a segunda que agora acaba de ser anunciada para o dia 28 de dezembro”, diz a ministra.
Marta Temida esclarece que, apesar da antecipação do calendário de entregas, “o número total de vacinas no primeiro trimestre não se irá alterar”. Trata-se apenas de uma antecipação do calendário.
“É muito importante porque daqui decorrerá a possibilidade de alocar já 9.750 vacinas também à região autónoma da Madeira e dos Açores, por um lado, e, por outro lado, continuar a expandir a vacinação dos profissionais de saúde e prestadores de cuidados diretos de pessoas suspeitas ou de doentes Covid, de acordo com uma proporção que temos considerado constante e que permitirá vacinar 60% dos profissionais que foram identificados já neste momento”, diz.
-
Covid-19. Infarmed disponibiliza informação atualizada sobre vacinas
O Infarmed disponibilizou informação sobre a vacina e o seu processo de aprovação, o resumo das características do medicamento e uma listagem com ligações úteis a várias entidades.
Covid-19. Infarmed disponibiliza informação atualizada sobre vacinas
-
Sobe para 14 o total de mortes no surto no lar da Misericórdia de Serpa
O total de mortes provocadas pelo surto de Covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, no Alentejo, subiu para 14, com a morte de mais três idosos, disse hoje à agência Lusa o provedor.
Os idosos, utente do Lar de S. Francisco, morreram no hospital de Beja, onde estavam internados, precisou António Sargento, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Serpa (SCMS), no distrito de Beja.
Devido ao surto no lar, propriedade da SCMS, já foram infetadas 92 pessoas com o vírus que provoca a doença Covid-19, nomeadamente 75 utentes – 14 dos quais morreram – e 17 funcionários, precisou.
Atualmente, referiu, há 61 idosos com infeções ativas, sendo que seis estão internados no hospital de Beja e os restantes no lar.
O primeiro caso de infeção confirmado no Lar de S. Francisco foi o de um funcionário, que, após começar a ter sintomas, fez um teste de despiste do vírus da Covid-19, cujo resultado positivo foi conhecido no passado dia 24 de novembro.
-
Surto em lar de Mora já fez três mortos e número de infetados subiu para 70
O surto de Covid-19 no lar da vila de Cabeção, concelho de Mora, já provocou três mortos, disse hoje à Lusa o presidente do município, que revelou ainda que subiu para 70 o número de pessoas infetadas.
As vítimas mortais são um homem de 87 anos que morreu no final da semana passada no Hospital do Espírito Santo de Évora, ao qual se juntaram nos últimos dias outro homem e uma mulher, “ambos nas casa dos 80 anos”, referiu Luís Simão.
Entretanto, foram feitos novos testes a esses utentes e, na terça-feira, foram detetados mais 18 infetados, que começaram a regressar ao lar no próprio dia.
Desta forma, além das três mortes confirmadas, encontram-se atualmente infetados 47 utentes e 23 funcionários do lar da ACSTI, no distrito de Évora.