Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia.

    Este liveblog fica por aqui. Pode continuar a acompanhar as principais notícias desta sexta-feira sobre a guerra na Ucrânia neste outro liveblog.

    Após baixas pesadas, norte-coreanos estão a afastar-se da frente de batalha na Ucrânia

    Obrigado por nos ter acompanhado.

  • Zelensky insiste que Rússia "tem de ser forçada à paz"

    Depois do ataque russo a um prédio na cidade ucraniana de Sumy, Volodymyr Zelensky insistiu que a Rússia “tem de ser forçada à paz”. “Esta é já a imagem de marca da Rússia — destruir a vida de muitas famílias, a casa inteira. Cada ataque deste género exige uma resposta do mundo — o terror não pode ficar impune. A resposta mais eficaz é apoiar o nosso povo, o nosso Estado, manter a pressão sobre a Rússia e resistir às manipulações de Moscovo — sejam elas políticas ou nos meios de comunicação social”, afirmou num vídeo publicado no X.

  • 50% dos polacos opõem-se à adesão da Ucrânia à UE e à NATO

    Metade dos polacos considera que a Ucrânia não deve aderir à NATO ou à UE enquanto não for resolvida a questão da exumação das vítimas do massacre de Volinia, de acordo com uma nova sondagem publicada esta quinta-feira, citada pelo The Kyiv Independent.

    Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, as forças ultranacionalistas ucranianas lançaram um ataque combinado contra mais de 100 cidades habitadas por uma minoria de polacos em localidades como Kowel, Horochow e Wlodzimierz Wolynski, como forma de garantir estes territórios enquanto parte da Ucrânia após o conflito. Milhares de polacos foram mortos.

    Presidentes ucraniano e polaco assinalam 80 anos do massacre de Volinia

    Os apoiantes da oposição polaca são o principal grupo que insiste na condição de exumar as vítimas do massacre de Volinia.

  • Abramovich pode ter escondido até 1,2 mil milhões de euros do fisco britânico

    Roman Abramovich poderá ter fugido ao fisco britânico num valor até mil milhões de libras (cerca de 1,2 mil milhões de euros), de acordo com uma investigação da BBC.

    O oligarca russo terá montado um esquema de desvio de fundos para empresas que detinha com sede nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal. Contudo, na verdade, estas companhias eram geridas a partir do Reino Unido, ou seja, deviam ser tributadas pelo sistema de impostos britânico.

    Parte dos fundos que o cidadão com passaporte português utilizou para financiar o Chelsea FC, enquanto era o dono do clube de futebol inglês, terá passado pelas empresas que eram utilizadas no esquema de fuga ao fisco.

    Os advogados de Abramovich disseram que este “obteve sempre conselhos de profissionais especialistas sobre impostos e questões legais” e terá agido em conformidade com estes juízos.

  • Subiu para seis o número de vítimas mortais no ataque a prédio em Sumy

    São afora seis as vítimas mortais do ataque russo com drone a um prédio na cidade ucraniana de Sumy, de acordo com o gabinete do procurador da região.

    Foi anunciado que as mortes agora conhecidas correspondem a um terceiro casal, depois de ter sido divulgado que as primeiras quatro vítimas do ataque constituíam dois casais. Os corpos foram recuperados dos escombros do prédio de 10 andares, do qual 462 janelas terão sido destruídas.

  • Lituânia recetiva a enviar tropas para a Ucrânia em missão de paz, em nome da "estabilidade europeia"

    A Lituânia está recetiva em relação à hipótese de mobilizar militares para a Ucrânia, numa potencial missão de paz, afirmou o Chefe do Estado-Maior do exército lituano, segundo o The Kyiv Independent.

    “Vai haver uma discussão. Eu acho que nós devemos assumir responsabilidade pela estabilidade europeia”, disse Raimundas Vaiksnoras hoje à imprensa.

  • Kremlin pode levantar restrições a programa nuclear em reação a novo sistema de defesa aérea prometido por Trump

    A Rússia considera que o investimento num novo sistema de defesa aéreo norte-americano, anunciado recentemente por Donald Trump, torna “vazias” as discussões de sensibilização sobre riscos nucleares e pode levar o Kremlin a levantar restrições ao desenvolvimento de armamento nuclear.

    Trump deverá aprovar a criação de um “escudo de defesa anti-míssil” nos EUA, inspirado no “Iron Dome” israelita

    O embaixador especial do ministério dos Negócios Estrangeiros russo escreveu num artigo para imprensa russa, consultado pela TASS, que a “corrida ao armamento míssil está a todo o vapor”. Grigory Mashkov afirmou que a estratégia de controlo de armamento da Rússia deve “estar mais bem alinhada com as ambições de domínio global dos EUA”.

  • Kremlin: Mais de 56 mil baixas ucranianas em Kursk

    Já são mais de 56 mil as baixas ucranianas na frente de Kursk, de acordo com o ministério da Defesa Russo, noticia a TASS.

    A contraofensiva ucraniana nesta região fronteiriça russa já vai no seu sexto mês e as conquistas registadas durante o verão têm sido paulatinamente revertidas pela Rússia, com a ajuda das tropas norte-coreanas.

  • Ucrânia acusa Robert Fico de ser "boquilha" do Kremlin

    O ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia convocou hoje o embaixador eslovaco no país Pavel Vizdal para negar os recentes comentários de Robert Fico, que acusa Kiev de interferir nos assuntos internos da Eslováquia, noticia o The Kyiv Independent.

    Na terça-feira, Robert Fico chamou a Volodymyr Zelensky “o inimigo” da Eslováquia. Hoje, o ministério ucraniano respondeu, afirmando num comunicado que sentiam “um grande desapontamento” com a retórica adotada pelo primeiro-ministro eslovaco, que apelidaram de “boquilha do Kremlin”.

  • Soldado britânico capturado em Kursk acusado de terrorismo

    Um soldado britânico a combater ao lado das tropas ucranianas em Kursk que foi capturado pela Rússia é acusado de terrorismo e poderá ter de enfrentar uma pesada pena de prisão, noticia a Reuters.

    James Anderson foi capturado em novembro, mas apenas agora se sabe que será julgado por ter participado “num conflito armado no território da Federação Russa como um mercenário em troca de compensação financeira”. Na altura da sua detenção Londres terá dito que faria tudo que tivesse ao alcance para oferecer assistência.

    Ainda não é sabido se Anderson se declarou inocente ou culpado das acusações que lhe são imputadas, algumas com penas previstas até 20 anos de prisão.

  • Suécia envia pacote de 1,2 mil milhões de euros de ajuda à Ucrânia

    A Suécia vai enviar à Ucrânia um pacote de ajuda no valor de cerca de 1,2 mil milhões de euros, noticia a Reuters. Este é o maior pacote de ajuda do país nórdico desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.

    O governo sueco está de momento a negociar com fornecedores nacionais e europeus para definir uma estratégia que priorize equipamento mais necessário na linha da frente como artilharia e drones, anunciou o ministro da Defesa Pal Jonson.

  • Ucrânia acusa candidato presidencial da Roménia de dar voz a propaganda russa

    O ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano acusou Calin Georgescu, candidato à presidência da Roménia, de repetir retórica russa e ter ligações ao Kremlin, segundo o The Kyiv Independent.

    “As tentativas de se posicionar como um político independente parecem absurdas. A retórica que ele defende é idêntica à propaganda russa, mostrando a sua dependência para com os seus mestres em Moscovo”, disse Heorhii Tykhyi o porta-voz do ministérios.

    Os comentários surgem depois de Georgescu ter dito hoje que a Ucrânia é um “estado ficcional” e que uma redefinição do seu território no fim da guerra com a Rússia é “inevitável”.

  • 13 feridos em ataque a edifício residencial em Donetsk

    Um ataque aéreo russo a um edifício residencial em Kramatorsk, na região ucraniana de Donetsk, causou ferimentos a 13 pessoas, de acordo com as autoridades regionais consultadas pela Ukinform. Entre os feridos estão duas crianças, de 7 e 8 anos.

    Os serviços de emergência ucranianos trabalham ainda no local do ataque que atingiu, às 11h locais da manhã de hoje, o centro histórico da cidade. A dimensão dos danos está a ser averiguada pelos profissionais no terreno.

  • Parlamento russo envia apelo ao congresso dos EUA sobre planeamento do assassinato de Putin pela administração Biden

    O presidente do parlamento russo Vyacheslav Volodin enviou um apelo ao congresso norte-americano relacionado com um eventual plano da administração Biden para assassinar Vladimir Putin, noticia a TASS. A existência de um tal plano foi avançada pelo jornalista norte-americano Tucker Carlson que é próximo do Kremlin.

    No documento enviado, lê-se que o “planeamento do assassinato a um Chefe de Estado é um crime” e “uma ameaça séria da segurança global que pode levar à guerra nuclear”. Este apelo também enviado à ONU pode ser lido no site da Duma Estatal, o parlamento russo.

    “A falta de uma reação de Biden e Blinken [ex-secretário de Estado norte-americano] à acusação feita por Carlson” foi considerada pela Duma como uma prova da culpa dos democratas. Numa recente entrevista, o jornalista norte-americano, antigo âncora da Fox News, afirmou que, a mando da anterior administração dos EUA, as autoridades do país terão mesmo tentado matar Putin.

  • Rússia atinge instalações militares da Ucrânia, incluindo oficinas de montagem de drones

    A Rússia atingiu infraestruturas militares, incluindo oficinas de montagem de drones, em ataques nas últimas 24 horas, de acordo com o ministério da Defesa russo, citado pela TASS.

    Num comunicado, o ministério dá conta de ter reunido equipamento e capturado tropas inimigas em 142 locais, depois de ter atingido a Ucrânia com ataques de mísseis, drones e artilharia.

  • Rússia continua ativa em Povrovsk recorrendo a ataques de infantaria

    Forças russas continuam ativas na Frente de Povrovsk, onde se registaram 11 confrontos militares desde o início do dia, de acordo com informação avançada pelo porta-voz da Guarda Nacional ucraniana Ruslan Muzychuk à imprensa.

    Nos últimos dias, o exército russo nesta frente terá realizado maioritariamente ataques de infantaria, não recorrendo a veículos armados, utilizando veículos ligeiros como carros e motas.

  • Vítimas mortais de ataque a Sumy eram dois casais

    As quatro vítimas mortais do ataque russo a um prédio de 10 andares na cidade ucraniana de Sumy eram dois casais, de acordo com uma publicação nas redes sociais do gabinete do procurador da região.

    O ataque às 11 horas locais da manhã de hoje vitimou um homem de 74 anos e a mulher de 69 anos, tal como um homem de 65 anos e a companheira de 64 anos. O corpo de um dos homens mortos ainda está a ser retirado de entre os escombros do edifício.

    O gabinete do procurador de Sumy avança que dois apartamentos e 23 carros ficaram danificados com consequência do ataque, que está a ser investigado por constituir possíveis crimes de guerra.

    Escombros de ataque a prédio de 10 andares em Sumy 30/1/25
    Escombros de ataque a prédio de 10 andares em Sumy 30/1/25 Serviços de Emergência Ucranianos/Telegram

  • Reservas de equipamento militar russo da era soviética estão quase vazias

    As reservas russas de equipamento militar fabricado durante a era soviética estão quase vazias, o que poderá levar a uma perda de intensidade nos ataques à Ucrânia, a partir do fim de 2025 e início de 2026, de acordo com o The Insider.

    A Rússia terá perdido mais de metade do total do seu equipamento militar disponível, sendo que é o armamento produzido durante a era da URSS que tem sido principalmente afetado, tal como acontece no caso ucraniano. Há muito armamento deste tipo que não será utilizado na linha da frente de combate, devido às más condições em que se encontra, não havendo perspetiva da sua reparação.

  • Rejeitada proposta para chamar terrorista a Putin em documento do parlamento do Conselho Europeu

    O gabinete da Assembleia Parlamentar do Conselho Europeu (PACE, na sigla anglófona) recusou-se a registar uma proposta para considerar Vladimir Putin como terrorista, noticia o The Kyiv Independent.

    A proposta apresentada por cinco representantes ucranianos e um deputado sueco era uma emenda à resolução da PACE intitulada “Comprometimento Europeu com uma Paz Justa e Duradoura na Ucrânia”. Entretanto, foram conhecidas as propostas de alteração do documento que serão consideradas e aquela que visa a designação do Presidente russo não se encontra entre elas.

    “Chamar terrorista a Putin é contra as regras do procedimento, porque insulta a sua dignidade”, terá justificado desta maneira o gabinete da PACE a decisão, de acordo com Oleksandr Merezhko, um dos legisladores ucranianos que entregou a proposta.

  • Favorito às presidenciais na Roménia diz que Ucrânia é um "estado ficcional" cujo território inevitavelmente será repartido

    Calin Gorgescu, favorito para ser o próximo Presidente da Roménia, disse que a Ucrânia é um “estado ficcional” e que uma eventual divisão dos seus territórios é “inevitável”, noticia o The Kyiv Independent.

    Quando ontem, numa entrevista, lhe foi perguntado se as fronteiras da Ucrânia seriam redesenhadas como consequência da guerra com a Rússia, Gorgescu disse que tal cenário acontecerá com “100% de certeza”.

    O político, conotado com a extrema-direita, ganhou uma primeira volta das presidenciais em novembro do ano passado e era o favorito para a segunda volta. Entretanto, a votação foi anulada pelo tribunal constitucional do país, devido a alegações de interferência russa na eleição. Ainda assim, continua a liderar as sondagens para a nova votação marcada para maio, com 38% das intenções de voto.

1 de 2