Donald Trump deverá aprovar já esta segunda-feira uma ordem executiva que dará início ao processo de criação de um novo sistema de defesa anti-míssil para os Estados Unidos da América. De acordo com a CNN Internacional, o sistema de “próxima geração” será inspirado no “Iron Dome” de Israel, cuja construção foi também financiada pelo governo norte-americano.

“O decreto ordena a implementação de um escudo de defesa anti-míssil de próxima geração para os Estados Unidos contra mísseis balísticos, hipersónicos, mísseis cruzeiro avançados e outros ataques aéreos da próxima geração”, lê-se no comunicado. Estes exemplos de potenciais ataques contra solo norte-americano são classificados como uma “ameaça catastrófica” pelas autoridades dos EUA.

O exército norte-americano já tem um sistema semelhante ao israelita, composto por várias estações móveis que transportam, cada um, “três a quatro” plataformas de mísseis dirigidos. Esta nova ordem, porém, exige a criação de “uma série de sistemas avançados” no espaço, com o objetivo de “detetar e abater ataques aéreos contra os Estados Unidos”. O decreto não menciona o custo do seu desenvolvimento nem um prazo para a sua conclusão.

[Já saiu o sexto e último episódio de “A Caça ao Estripador de Lisboa”, o novo Podcast Plus do Observador que conta a conturbada investigação ao assassino em série que há 30 anos aterrorizou o país e desafiou a PJ. Uma história de pistas falsas, escutas surpreendentes e armadilhas perigosas. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio, aqui o segundo, aqui o terceiro, aqui o quarto e aqui o quinto episódio]