Histórico de atualizações
  • Encerramos aqui este liveblog. Richard Branson, que aos 70 anos se tornou astronauta, e a Virgin Galactic abriram um novo capítulo no futuro do turismo espacial. Um marco histórico, acompanhado em direto em todo o mundo.

    Obrigado por nos ter acompanhado durante o dia. Até breve!

  • Richard Branson inaugurou o turismo especial. Uma viagem histórica em cinco momentos, com uma homenagem à mãe e a Stephen Hawking

    Uma viagem de uma hora transformou Richard Branson num astronauta e abriu a porta ao turismo espacial. Começou há 17 anos, já custou 900 milhões, mas pode valer milhões de milhões. Eis o que fica.

    Richard Branson inaugurou o turismo espacial. Uma viagem histórica em cinco momentos, com uma homenagem à mãe e a Stephen Hawking

  • As imagens da viagem de Richard Branson e da Virgin Galactic ao espaço

    Desde o momento de descolagem da nave-mãe até à aterragem do VSS Unity, passou cerca de uma hora. Uma viagem histórica que abre as portas ao turismo espacial. Veja as imagens.

    As imagens da viagem de Richard Branson e da Virgin Galactic ao espaço

  • Evento chegou ao fim. Em breve, as fotografias e um resumo dos acontecimentos que marcaram o dia

    O evento da Virgin Galactic já chegou ao fim. Em breve, iremos pôr as fotografias que marcaram o dia e um resumo de um evento histórico que pode ter marcado o início do turismo espacial.

    Até já!

  • Branson anuncia parceria com a Omaze para dar viagens ao espaço em 2022

    No final do seu discurso, Richard Branson anunciou uma parceria com a Omaze, uma organização de angariação de fundos, para dar viagens ao espaço em 2022.

    Para tal, basta inscrever-se aqui, e poderá doar dinheiro para organizações de caridade e sem fins lucrativos. Ao inscrever-se, pode ganhar dois bilhetes para ir ao espaço no início de 2022.

    As inscrições acabam a 1 de setembro e o vencedor será anunciado no final do mesmo mês.

  • Richard Branson quer "tornar o espaço mais acessível para todos"

    Richard Branson reiterou que ao viajar até ao espaço pretende “tornar o sonho de viajar ao espaço numa realidade para os meus netos, que estão aqui, e para vossos netos, e para toda a gente”.

    “Ao ter voado para o espaço consegui ver mais claramente que a Virgin Galactic é a linha espacial para tornar o espaço mais acessível para todos e para transformar a próxima geração de sonhadores em astronautas de hoje e de amanhã”, sublinhou.

  • Branson: "Nada nos pode preparar para a vista do espaço. Foi mágico"

    Richard Branson subiu ao palco na pista do SpacePort America e disse que aguardava pelo momento de ir ao espaço desde criança. “Que dia, que dia”, começou por dizer.

    “Penso que como a maioria das crianças, esperava por este momento desde que era um miúdo. Honestamente, nada nos pode preparar para a vista do espaço. Foi mágico”, afirmou Branson.

    “Estou muito honrado por testar a experiência do consumidor”, acrescentou, entre agradecimentos efusivos à sua equipa e família, com um grande entusiasmo pela experiência que viveu.

  • Branson partilha imagem no interior da nave: "Bem-vindos ao despontar de uma nova era espacial"

    Já em terra, Richard Branson partilhou uma fotografia do momento de gravidade zero no interior da nave.

    “Bem-vindos ao despontar de uma nova era espacial”, escreveu.

  • Richard Branson celebra com a família

    Richard Branson já saiu da nave e abraçou família e amigos, celebrando perante o entusiasmo dos netos, Etta e Artie.

  • Enquanto decorria o concerto, nave de Richard Branson era rebocada para os hangares

    Enquanto a equipa da Virgin Galactic celebrava a viagem de Richard Branson até ao espaço ao som de Khalid, o SpaceShipTwo era rebocado até aos hangares.

    É expectável que o bilionário fale sobre a viagem em breve.

  • Após aterragem, Khalid apresenta nova música

    Para assinalar a viagem histórica, o músico Khalid deu um min-concerto no SpacePort America, perto da pista.

    Durante o concerto, Khalid tocou três músicas: além dos êxitos “Better” e “Talk”, o músico apresentou um tema inédito, “New Normal”.

    Em declarações à Rolling Stone, Khalid disse que escrever “New Normal” foi uma “terapia pessoal” e que o ajudou a lidar com a “ansiedade” da pandemia de Covid-19. “No ano passado, eu estava super fascinado e gravitei em direção ao espaço”, afirmou Khalid, garantindo que sempre foi teve interesse em viagens espaciais.

    O lançamento oficial de “New Normal” está marcado para 21 de julho.

  • Richard Branson já aterrou no Novo México. Viagem ao espaço bem sucedida

    O avião foguete de Richard Branson já aterrou no SpacePort America, no Novo México, culminando assim uma viagem histórica bem sucedida.

    No interior do avião foguete, viu-se Richard Branson a sorrir e a aplaudir.

    Depois de atingir o espaço sideral, o avião foguete começou a descer, num efeito de descida semelhante à queda de uma pena de badminton. Depois, aterrou com sucesso, na pista.

    Desde que largou a nave mãe até chegar ao chão, passaram pouco mais de 15 minutos.

  • Richard Branson e a tripulação já voltaram às cadeiras

    Depois dos cerca de quatro minutos de gravidade zero, em que puderam sair dos lugares para olhar pela janela, Branson e a sua tripulação já regressaram aos seus lugares, cumprimentando-se.

  • Avião foguete deixa a nave mãe e descola rumo ao espaço

    O SpaceShipTwo da Virgin Galactic já largou a nave mãe e está a caminho do espaço.

    Depois de ter acelerado durante uns segundos, o motor foi desligado (a nave continua a subir) até atingir o limiar do espaço.

  • Viagem da nave-mãe dura cerca de 45 minutos. Depois, avião foguete descola rumo ao espaço

    A nave-mãe, o WhiteKnightTwo, ou VMS Eve (nomeado em homenagem à mãe de Richard Branson, que se chamava Eve) descolou do SpacePort America, no Novo México, deverá fazer uma viagem de cerca de 45 minutos.

    Depois, o avião foguete liga os motores e descola sozinho, podendo atingir uma velocidade três vezes superior à do som, até atingir os 80 quilómetros de altitude, ultrapassando a marca do espaço sideral.

    Durante quatro minutos, os passageiros terão gravidade zero, poderão sair dos seus lugares, e olhar pela janela para ver a curvatura da Terra.

    No regresso, o avião vai ao queda livre, até planar e aterrar como um avião normal.

    No total, a viagem não deverá ter mais do que uma hora.

  • Pode ouvir na emissão da Rádio Observador

    A Rádio Observador também está a acompanhar esta odisseia espacial de Richard Branson, com a ajuda do astrónomo José Augusto Matos. Pode ouvir em direto aqui.

  • Nave mãe que transporta avião foguete com Richard Branson e a sua equipa já descolou

    A nave-mãe que transporta o SpaceShipTwo da Virgin Galactic com Richard Branson e cinco membros da equipa já descolou do SpacePort America, no Novo México. Começou a viagem e o início do que poderá ser o turismo espacial.

  • Branson está prestes a vencer a corrida dos bilionários ao espaço... mas Bezos deverá ir mais longe

    Jeff Bezos foi o primeiro a anunciar a viagem ao espaço, marcada para 20 de julho, mas Richard Branson antecipou-se e agendou a sua para nove dias antes. No entanto, a nave do Blue Origin vai mais longe do que a da Virgin Galactic.

    O SpaceShipTwo, conhecido como V.S.S. Unity, vai atingir uma altitude um pouco superior a 80 quilómetros, chegando assim à marca do espaço sideral, de acordo com o governo norte-americano.

    Já o foguetão New Shepard, da Blue Origin, deverá atingir uma altitude de 100 quilómetros, ultrapassando, assim a chamada linha de Kármán, que é aceite pela Federação Aeronáutica Internacional.

  • “Não estou nervoso”, garante Branson. “Vou aproveitar cada minuto”

    Richard Branson garante que não está nervoso e que prometeu que aproveitar “cada minuto” da viagem deste domingo.

    “Não estou nervoso. Obviamente, estou sempre nervoso de deixar a equipa ficar mal. Vou como alguém que está ali para testar a experiência do consumidor. E vou aproveitar cada minuto disto”, garantiu Branson em entrevista à CNN, dois dias antes da viagem.

    O bilionário que chefia a Virgin Galactic mostrou-se ainda confiante que esta viagem até ao espaço pode ser o “início para milhares de pessoas que se poderão tornar astronautas nos próximos anos”. “Acho que milhões e milhões de pessoas gostariam de sentar-se no meu lugar”, sublinhou.

  • Branson estreia este domingo as viagens turísticas ao espaço. É mais um passo na história, mas com muitos riscos

    Richard Branson prepara-se para fazer história ao ir passear ao espaço este domingo. Perda de pressão na cabine ou até mesmo a explosão da aeronave são alguns dos riscos desta viagem espacial.

    Branson estreia este domingo as viagens turísticas ao espaço. É mais um passo na história, mas com muitos riscos

1 de 2