Atualizações em direto
  • Marcelo Rebelo de Sousa recebido pelo chefe de Estado eslovaco com honras militares

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi hoje recebido com honras militares pelo homólogo eslovaco, Peter Pellegrini, em Bratislava, com quem esteve reunido cerca de meia hora antes de visitar os militares portugueses naquele país.

    O chefe de Estado português chegou ao Palácio Grassalkovich, em Bratislava, capital da Eslováquia, pelas 10h30 locais (mais uma hora do que em Portugal continental), local onde já o aguardava uma Guarda de Honra composta por militares eslovacos.

    A acompanhar Marcelo Rebelo de Sousa estiveram também o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, general Nunes da Fonseca, o Chefe do Estado-Maior do Exército, general Mendes Ferrão, e a Embaixadora de Portugal na Eslováquia, Maria João Lopes Cardoso.

    No exterior do palácio, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pelo chefe de Estado da Eslováquia, Peter Pellegrini, e por um casal vestido com uma indumentária tradicional eslovaca que o aguardava para lhe oferecer pão e sal, um gesto simbólico de hospitalidade naquele país.

    Ouviu-se “A Portuguesa”, seguida do hino nacional da Eslováquia, e os dois chefes de Estado fizeram a tradicional inspeção da Guarda de Honra.

    Já no interior, Marcelo Rebelo de Sousa e Peter Pellegrini tiraram a fotografia oficial, altura em que o Presidente português deu um aperto de mão vigoroso ao seu homólogo, antes de assinar o livro de honra.

    Os dois tiveram de seguida um encontro privado, fechado à comunicação social, que durou cerca de meia hora, antes de a comitiva portuguesa deixar o palácio para se deslocar à zona de treino militar de Lest, situada a cerca de duas horas e meia da capital eslovaca.

  • Dois aeroportos russos suspendem voos depois de ataque ucraniano

    Dois aeroportos russos, um na cidade de Kazan e outro na cidade de Izhevsk, suspenderam os voos depois de um ataque ucraniano com drones ter atingido vários edifícios residenciais em Kazan.

    Segundo o Kyiv Independent, no início da manhã, oito drones atacaram aquela cidade russa, com cinco a caírem sobre zonas residenciais. Não há feridos a reportar.

  • Rússia conquista aldeia na região de Donetsk

    O Ministério da Defesa da Rússia avançou que as suas tropas conquistaram a aldeia ucraniana de Kostiantynopolske , na região de Donetsk. A notícia avançada pela RIA e citada na CNN não foi ainda confirmada de forma independente pela Reuters.

  • Presidente da República visita militares portugueses em missão na Eslováquia

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita hoje os militares portugueses da primeira força nacional destacada na Eslováquia, que se encontram naquele país no âmbito de uma missão da NATO.

    Esta deslocação do Comandante Supremo das Forças Armadas decorre um dia depois de também o primeiro-ministro, Luís Montenegro, ter visitado tropas portuguesas na Roménia.

    O chefe de Estado português será acompanhado pelo ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, pelo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, general José Nunes da Fonseca, o chefe do Estado-Maior do Exército, general Mendes Ferrão, e pela embaixadora de Portugal na Eslováquia, Maria João Lopes Cardoso.

    Pelas 10h30 locais (mais uma do que em Portugal continental), Marcelo Rebelo de Sousa tem agendado um encontro com o chefe de Estado eslovaco, Peter Pellegrini, no Palácio Grassalkovich, em Bratislava, onde será recebido com uma cerimónia de boas-vindas tradicional eslovaca, com oferta de pão e sal (um símbolo de hospitalidade daquele país).

    De seguida, o Presidente da República vai deslocar-se até à base militar de Lest, situada a cerca de duas horas e meia da capital da Eslováquia, onde será recebido com honras militares, antes do almoço, seguido de uma visita às instalações do contingente português.

    É nesta base que está a 1ª Força Nacional Destacada na Eslováquia, que partiu de Portugal em julho deste ano e é composta por 26 militares do Exército português (23 homens e três mulheres), integrados num batalhão espanhol.

    De acordo com dados do Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA), Portugal contribui ainda para esta força da NATO com cinco carros de combate Leopard 2A6.

    Esta missão da Aliança Atlântica na Eslováquia – país fronteiriço com a Ucrânia – tem como objetivo reforçar a presença de forças militares na fronteira leste da NATO, “contribuindo para a dissuasão e defesa”, à semelhança das missões na Roménia.

  • Ataque com mais de cem drones e um míssil

    A Rússia fez um novo ataque a territórios ucranianos esta madrugada, incluindo a Kharkiv, segunda maior cidade do país.

    Segundo as autoridades de Kiev, o ataque foi feito com recurso a 113 drones e um míssil S-400. A defesa anti-aérea conseguiu intercetar 57 drones, mas mais de 50 estão em parte incerta.

    O jornal Ukrainska Pravda avança que foram atingidos edifícios residenciais — como se pode ver pelas fotografias captadas em Kharkiv — e que há “vítimas”, mas não especifica quantas, nem se são feridos ou mortos.

  • Bom dia.

    Vamos continuar a acompanhar todos os acontecimentos relacionados com a guerra na Ucrânia neste liveblog.

    Para recordar o que aconteceu ontem — dia em que a Embaixada de Portugal em Kiev foi atingida — pode ler aqui.

1 de 1