Histórico de atualizações
  • Bom dia.

    Esteve liveblog termina aqui. Pode continuar a seguir todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19 no novo liveblog do Observador, que pode ler aqui.

    OMS avisa que a vacina não garante erradicação da Covid-19 e o vírus deve tornar-se endémico

  • Covid-19: Borrell acusa Rússia de desinformação para vender a sua vacina

    Josep Borrell acusa a Rússia de desinformação sobre a Covid-19 por parte de meios “controlados pelo Estado”, dirigida a países onde a Rússia tem interesse em “vender a sua vacina”.

    Covid-19: Borrell acusa Rússia de desinformação para vender a sua vacina

  • Programa Operacional do Algarve mobilizou 19,7 milhões de euros para apoiar economia

    O Programa Operacional (PO) do Algarve mobilizou até ao final de outubro 19,7 milhões de euros para a adoção de medidas destinadas a minimizar os efeitos na economia da pandemia de Covid-19, foi hoje divulgado.

    Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve refere que a maior parte deste montante (17,3 milhões de euros) provém do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), sendo 2,4 milhões do Fundo Social Europeu (FSE).

    Até esta data já foram lançados nove avisos e aprovadas 214 operações nos três avisos já concluídos, traduzindo-se num total de 7,26 milhões de euros de investimento elegível, correspondendo a 4,7 milhões de fundos europeus, somando-se a todos os apoios prestados em matéria de prestações de desemprego, rendimento social de inserção e apoio alimentar”.

  • Covid-19. Novas variantes exigem mais rapidez na sua descoberta e sequenciação, diz OMS

    A OMS considera que é necessário acelerar o processo de descoberta e de sequenciação do novo coronavírus. “Quanto mais um vírus circula, mais oportunidades tem para mudar”, diz Maria van Kerkhove.

    Covid-19. Novas variantes exigem mais rapidez na sua descoberta e sequenciação, diz OMS

  • Mar 2020 já pagou mais de 5 milhões de euros em compensações às atividades da pesca

    O programa operacional Mar 2020 já pagou mais de cinco milhões de euros em compensações, nomeadamente, pela cessação temporária das atividades da pesca, face à pandemia de Covid-19, foi hoje anunciado.

    “Já foram pagos aos beneficiários finais 5,17 milhões de euros”, lê-se numa nota publicada no site do programa.

    Estes pedidos de apoio tiveram início em maio e terminaram na passada terça-feira com 901 candidaturas do Continente e dos Açores.

    O processo de decisão está em curso, mas já foram aprovadas 522 candidaturas, “que envolvem mais de 1.500 tripulantes”, com um apoio público de 6,2 milhões de euros.

    Os períodos, durante o período de paragem da embarcação, equivalem ao salário mínimo nacional para os pescadores e, no caso do armadores, correspondem a 80% do rendimento da atividade da pesca no ano civil anterior

  • Brasil. Prefeitura de Mangaratiba não pode impedir festa de final de ano organizada por Neymar

    Para celebrar o Ano Novo, o internacional brasileiro planeou uma festa que junta cerca de 150 pessoas na sua mansão no Rio de Janeiro. Em comunicado citado na revista Veja, a Prefeitura de Mangaratiba explica que não tem autoridade para impedir que a festa se realize.

    A Prefeitura de Mangaratiba informa que não tem competência legal para limitar eventos privados realizados em residências particulares. Os decretos em vigor no município relacionados ao controle da Pandemia atingem diretamente o uso do solo público e de áreas sob concessão, a exemplo de comércios, orlas e praças”.

    Neste caso, a administração pode apenas deixar recomendações.

    Caso haja alguma celebração de fim de ano em propriedade particular, é que sejam respeitados protocolos de prevenção contra a COVID como a não realização de aglomerações, uso regular de álcool gel, higienização constante do local e uso obrigatório de máscaras, além de reforço para a proteção para pessoas com comorbidades e idosos”.

    Numa outra nota, empresa que organiza o evento garantiu que todas as normas de segurança serão cumpridas.

    Segundo o jornal O Globo, Neymar Jr. convidou cerca de 500 pessoas para esta festa, que deverá prolongar-se por cinco dias com vários espetáculos de grupos de pagode.

  • EUA atinge número máximo de internamentos por Covid-19

    Os Estados Unidos registaram esta segunda-feira 121.235 internamentos por Covid-19 — o máximo alguma vez registado desde o início da pandemia, escreve a CNN. Este é o 27.º dia consecutivo em que os EUA se mantêm acima dos 100.000 internamentos.

    Estes são os dias que tiveram os maiores números de internamentos:

    • 28 de dezembro: 121.235 pessoas internadas;
    • 24 de dezembro: 120.151 pessoas internadas;
    • 23 de dezembro: 119.463 pessoas internadas;
    • 25 de dezembro: 118.948 pessoas internadas;
    • 27 de dezembro: 118.720 pessoas internadas.

  • Cuba vai diminuir voos devido ao aumento de casos

    Cuba anunciou vai permitir menos vindos dos Estados Unidos e de vários outros países a partir de 1 de janeiro, devido ao aumento de casos do novo coronavírus desde o país abriu os seus aeroportos em novembro.

    México, Panamá, Bahamas, Haiti e República Dominicana também estão na lista de países em relação aos quais Cuba vai diminuir o número de voos, escreve o The Guardian.

    Dos 3.782 novos casos de Covid-19 registados entre 1 de novembro a 23 de dezembro, 71,5% foram de cubanos que vivem noutros países e que regressaram ou contactos diretos seus.

  • Vacina da Novavax em novos ensaios com 30.000 voluntários nos EUA e México

    Os ensaios clínicos para averiguar a eficácia e a segurança da vacina contra o SARS-CoV2-2 da biotecnológica Novavax começaram nos Estados Unidos da América (EUA) e no México, com cerca de 30.000 voluntários, foi hoje anunciado.

    Em comunicado, os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA explicitam que a terceira fase do ensaio clínico “aleatório” e “controlado com placebo” da Novavax vai ser contar com “aproximadamente 30.000 pessoas em cerca de 115 locais” nos Estados Unidos e no México.

    “[O ensaio clínico] vai avaliar a segurança e eficácia da NVX-CoV2373, a vacina candidata desenvolvida pela Novavax, de Gaithersburg, Maryland. A Novavax está a liderar o ensaio [clínico] enquanto patrocinador regulatório”, acrescenta a nota.

    Esta terceira fase da vacina contra a Covid-19 da Novavax está a ser desenvolvida em conjunto com a Operação Warp Speed, um programa que envolve várias agências e que está a ser supervisionado pelos departamentos da Saúde e dos Serviços Humanos e da Defesa

  • África do Sul declara uso obrigatório de máscara para conter aumento alarmante de casos

    O Presidente Cyril Ramaphosa declarou o uso obrigatório de máscara e um confinamento restrito de três semanas para conter uma vaga “alarmante” de novas infeções do novo coronavírus no país.

    “Cerca de 50.000 novos casos foram reportados desde a noite de Natal, nas províncias do KwaZulu-Natal, Gauteng e no Cabo Oriental e as infeções estão igualmente a aumentar a um ritmo alarmante no Limpopo”, adiantou Cyril Ramaphosa, numa comunicação feita esta noite ao país.

    Nesse sentido, o chefe de Estado sul-africano anunciou novas medidas de confinamento para conter a pandemia do novo coronavírus, salientando que a nova variante 501.V2 “parece mais contagiosa” e está “bem implantada no país”.

    Na sua comunicação ao país, Ramaphosa mostrou-se dececionado com a “falta de observação” das medidas de confinamento decretadas pelo Governo, referindo que “os sul-africanos foram irresponsáveis ao ignorarem as regras de confinamento contra a covid-19”.

  • Brasil regista 191.570 mortes e mais de 7,5 milhões de casos

    O Brasil registou 191.570 vítimas mortais e 7.504.833 infeções por Covid-19 desde fevereiro, quando o primeiro caso da doença foi confirmado no país, segundo balanço atualizado na noite de hoje pelo Ministério da Saúde.

    Nas últimas 24 horas, o maior país da América do Sul registou 431 mortes e 20.548 notificações de infeções por covid-19.

    O Governo brasileiro também destacou que 6.568.898 pessoas infetadas já recuperaram da doença, enquanto que 744.365 pacientes contaminados estão sob acompanhamento médico

  • Luxemburgo. Primeira pessoa a ser vacinada é enfermeira portuguesa

    Uma enfermeira de nacionalidade portuguesa foi a primeira a receber a vacina contra a Covid-19 no Luxemburgo.

    Catarina Martins, chefe da unidade de doenças infecciosas, foi vacinada juntamente com outro enfermeiro da unidade Kevin Nazzaro, no centro de vacinação Hall Victor Hugo.

    O plano de vacinação adotado no país dita que os profissionais de saúde sejam as primeiras pessoas a tomarem a vacina, bem como pessoal dos hospitais, tripulantes de ambulância, funcionários e residentes de lares de idosos.

  • Vacinação começa terça-feira para profissionais de saúde do Tâmega e Sousa

    A campanha de vacinação aos profissionais de saúde do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), uma das regiões mais afetadas pela pandemia de Covid-19, começa na terça-feira de manhã, adiantou à Lusa fonte da instituição.

    Segundo o centro hospitalar, começa às 09h00 a vacinação aos profissionais de saúde das unidades hospitalares de Amarante e Penafiel, no distrito do Porto, onde foram estabelecidos locais específicos para serem administradas as doses.

    O CHTS recebeu 600 doses da vacina contra a covid-19 para o arranque da vacinação.

  • Vacinação no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental arranca terça-feira

    O Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) inicia na terça-feira a vacinação dos profissionais de saúde contra a Covid-19, disponibilizando 10 postos no Hospital São Francisco Xavier, anunciou hoje a instituição.

    Segundo a mesma fonte, o início da vacinação no CHLO, que integra os hospitais São Francisco Xavier, Egas Moniz e de Santa Cruz, está prevista para as 09h00, sendo a primeira vacina administrada ao médico infeciologista e diretor do serviço de doenças infecciosas, Kamal Mansinho.

    No âmbito do plano nacional de vacinação contra a pandemia, os “grupos de risco na linha da frente do combate à Covid-19 terão prioridade” em receber a vacina, adiantou ainda o CHLO, que disponibilizou para isso as instalações do serviço de medicina física e de reabilitação do Hospital São Francisco Xavier.

  • MAI abre inquérito urgente após desentendimentos da PSP e da GNR sobre a escolta às vacinas

    Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, solicitou a abertura de um inquérito urgente à Inspeção-Geral da Administração Internacional (IGAI), após desentendimentos sobre a escolta às vacinas da Covid-19 entre a PSP e a GNR, em Évora.

    O ministro requereu ainda “informação sobre quais as regras de acompanhamento e desembaraçamento do trânsito definidas para concretizar essa distribuição”, lê-se em comunicado.

  • Covid-19. Madeira cria "bolsas" com limite de cinco pessoas para assistir ao fogo de artifício

    O Governo apela aos madeirenses para que vejam o espetáculo em casa, mas, nessa impossibilidade, definiu 2.060 “bolsas” onde poderão estar um máximo de cinco pessoas, de preferência familiares.

    Covid-19. Madeira cria “bolsas” com limite de cinco pessoas para assistir ao fogo de artifício

  • Surto em lar de Chaves com 32 utentes e 12 funcionárias infetadas

    A estrutura residencial para idosos Casa de Santa Marta, em Chaves, tem 44 infetados com Covid-19, 12 funcionárias e 32 utentes, adiantou à Lusa fonte da instituição.

    Segundo explicou Laurentina Alonso a responsável pela Casa de Santa Marta, em Chaves, distrito de Vila Real, que é gerida por religiosas, todos os utentes infetados estão numa só ala, separados dos restantes, e encontram-se “estáveis”.

    As famílias estão a par da situação e temos seguido todas as orientações por parte da saúde pública, cumprindo com as normas sanitárias, arejando os espaços e procedendo às desinfeções”.

    Após detetado o surto, todo o universo da instituição, que tem no total 128 residentes, já foi alvo de testes, que tiveram resultado negativo, acrescentou.

  • PSP bloqueia transporte de vacinas à saída do Hospital de Évora

    A PSP e a GNR desentenderam-se quanto à escolta do transporte de vacinas que partia do Hospital de Évora com destino ao Algarve, avançou a TVI há minutos.

    A carrinha que transportava as vacinas contra a Covid-19 vinha desde Coimbra acompanhada pela GNR, tendo ficado bloqueada depois de descarregar a primeira remessa do medicamento no Hospital de Évora, que arranca a vacinação na terça-feira.

    Na origem deste bloqueio estará uma questão de conflito de interesses: por um lado, a Guarda Nacional Republicana é quem está encarregue da distribuição das vacinas a nível nacional. Por outro, a partir do momento em que o veículo entrou em Évora, a jurisdição passou a ser da Polícia de Segurança Pública.

    A viatura ficou então parada no hospital durante cerca de meia hora, quando chegou a decisão por parte das hierarquias de que a escolta a partir dali seria mútua.

    Perante o bloqueio da PSP, os militares da GNR ficaram indignados, não podendo seguir o percurso que termina no Algarve, passando por hospitais do baixo Alentejo.

  • Covid-19: Hospital de Gaia começa na terça-feira a vacinar profissionais

    Serão profissionais de saúde os primeiros a receberem a vacina contra a Covid-19 no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. A chegada está prevista para terça-feira 29 de dezembro.

    Covid-19: Hospital de Gaia começa na terça-feira a vacinar profissionais

  • Covid-19. Madeira não sabe ainda quando irá receber vacinas

    Até agora está prevista a chegada das vacinas nos dias 30 ou 31 de dezembro, no entanto, “não há data exata para receber o primeiro lote”, explica o presidente Madeirense.

    Covid-19. Madeira não sabe ainda quando irá receber vacinas

1 de 4