Histórico de atualizações
  • Vamos arquivar este liveblog para continuar a atualizar as notícias sobre a guerra na Ucrânia neste novo link.

    Putin substitui ministro da Defesa porque quer Ministério “aberto à inovação e a novas ideias”

  • Ucrânia fica em terceiro lugar na Eurovisão

    A Ucrânia ficou em terceiro lugar na final do Festival Eurovisão da Canção, com 453 pontos. O público português deu 10 pontos à canção ucraniana.

  • Rússia diz que cinco pessoas morreram em ataques ucranianos

    Cinco pessoas morreram e nove ficaram feridas em três ataques ucranianos com drones e artilharia nas regiões de Belgorod e Kursk, junto da fronteira com a Rússia, e na cidade de Donetsk, segundo disseram as autoridades locais russas.

    Num comunicado publicado no Telegram, Denis Pushilin, nomeado pelo Kremlin governador de Donetsk, disse que três pessoas morreram e oito ficaram feridas quando um míssil ucraniano atingiu um restaurante.

    No mesmo dia, Vyacheslav Gladkov, governador de Belgorod, recorreu ao Telegram para denunciar que uma pessoa morreu e outra ficou ferido num ataque ucraniano com drones que atingiu a localidade de Novostroyevka-Pervaya.

    Na vizianha Kursk, o governador russo Roman Starovoit disse que um civil morreu num hospital depois de ferimentos sofridos num ataque ucraniano com drones numa zona próxima da fronteira.

  • Putin assinala 10 anos dos referendos no Donbass e promete "devolver a paz" à região

    Assinalando os 10 anos dos referendos no Donbasse, o Presidente russo promete devolver a paz à região. “Juntos venceremos”, declarou.

    Putin assinala 10 anos dos referendos no Donbass e promete “devolver a paz” à região

  • Rússia diz ter tomado cinco aldeias na região de Kharkiv e uma em Donetsk

    O ministro da Defesa russo garantiu este sábado que o Exército da Rússia tomou cinco aldeias ucranianas na região de Kharkiv, avança a imprensa internacional.

    O ministro, citado pela Sky News, nomeou as localidades de Pletenivka, Ohirtseve, Borysivka, Pylna e Strilechna como tendo sido tomadas pela Rússia.

    Indicou, ainda, que as tropas russas tomaram a aldeia de Keramik na região de Donetsk.

  • Ucrânia diz ter detido agentes russos que preparavam ataque terrorista em Kiev

    O Serviços de Segurança da Ucrânia deteve vários agentes russos que estavam a preparar um ataque terrorista em Kiev. A informação foi avançada por Artem Dekhtiarenko, porta-voz desta força, em declarações ao jornal Ukrainska Pravda.

    O porta-voz não indicou mais detalhes sobre os planos dos agentes, apenas que o ataque estava planeado para 9 de maio e não chegou a concretizar-se.

    “O Serviço de Segurança da Ucrânia foi proativo, os perpetradores do ataque terrorista foram apanhados em flagrante e detidos”, revelou, acrescentando que recolheram provas que “confirmam de forma inequívoca” o envolvimento russo.

  • Bom dia. O Observador continua a acompanhar todas as notícias relacionadas com a guerra na Ucrânia este sábado. Para recordar os acontecimentos da véspera, pode consultar este liveblog que agora arquivamos.

    https://observador.pt/liveblogs/refinaria-russa-em-kaluga-atingida-por-drone-outro-teria-como-destino-a-cidade-de-moscovo/

1 de 1