Atualizações em direto
-
“Rússia só quer ganhar na mesa de negociações”
Jorge Rodrigues garante que a Rússia quer continuar a ganhar terreno para ter favorecimento na mesa de negociações. O oficial das Forças Armadas acredita que a China precisa da Rússia.
-
Região russa debaixo de fogo durante a noite
A região russa de Krasnodar foi alvo de um “ataque de drones massivo” durante a noite, avançou o governador Veniamin Kondratiev. No Telegram, disse que as forças russas intercetaram 36 drones conta dois municípios da região.
“Em Krymsk, os destroços do drone caíram no território de quatro famílias. Não houve vítimas. O telhado de uma casa e um carro ficaram danificados. No distrito de Krasnoarmeysky, na aldeia de Poltavskaya, os destroços de um drone danificaram o telhado de uma casa particular. Foram partidas janelas noutra casa. Não se registaram vítimas”, lê-se na publicação.
-
UE apela à retirada das tropas norte-coreanas da Rússia
A União Europeia apelou à imediata retirada das tropas norte-coreanas da Rússia, que, desde outubro, têm estado a ser treinados para, entre outras coisas, saberem como usar equipamentos militares e como dirigir drones.
“Tendo em conta a perigosa escalada com o destacamento de tropas da Coreia do Norte para a Rússia, estamos a coordenar com os parceiros internacionais sobre essa questão, incluindo as respostas”, lê-se no comunicado citado na Ukrinform.
“Estas ações desestabilizadoras e ilegais põem em perigo a paz e a segurança regionais e internacionais. Apelamos veementemente à Rússia e à Coreia do Norte para que cessem imediatamente a sua cooperação militar ilegal e retirem as tropas da Rússia”.
-
Sobe para 10 o número de feridos em ataque russo a Odessa
Subiu para 10 o número de feridos no ataque russo desta noite contra Odessa, avançaram os Serviços de Emergência, citado no The Kyiv Independent. Entre as vítimas estão um rapaz de nove anos e um jovem de 22. Ambos foram transportados para o hospital em estado grave.
-
Ataque russo faz um morto e dois feridos em Odesa
Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas num ataque russo com recurso a drones contra a cidade de Odesa, avançou o governador da Administração Militar da região no Telegram.
“Os terroristas russos voltaram a lançar um ataque massivo contra Odesa e contra a região. Infraestruturas civis ficaram danificadas. Um mulher foi morta num ataque de drones a Odesa”, escreveu Oleh Kiper.
O ataque surgiu depois de ontem à noite a Força Aérea ucraniana ter alertado que as forças russas estavam a lançar uma série de drones, lançados a partir do Mar Negro, contra o sul da Ucrânia.
-
Bom dia,
Iniciamos aqui um novo dia de cobertura jornalística da guerra na Ucrânia. Pode ver o que se passou ontem neste artigo em direto.
Promessa de Trump de acabar a guerra num dia “nunca vai acontecer”, diz embaixador russo na ONU