Atualizações em direto
  • Irão os Trabalhistas conseguir uma "super-maioria" nestas eleições?

    O Partido Trabalhista pode alcançar um resultado histórico nestas eleições, colocando um ponto final a 14 anos de domínio conservador no parlamento britânico.

    Na generalidade das sondagens feitas até agora, os trabalhistas mantiveram uma vantagem de cerca de 20 pontos percentuais nas intenções de voto – parece estar ao alcance de Keir Starmer uma maioria absoluta.

    Rishi Sunak de saída? Conservadores preparam-se para derrota pesada — e nem o círculo eleitoral de Thatcher escapa

    Os conservadores, liderados pelo atual primeiro-ministro, Rishi Sunak, arriscam sofrer uma derrota pesada, da qual os Liberais Democratas (Lib Dems) também esperam beneficiar.

    De acordo com as sondagens, o Partido Reformista (Reform UK), liderado por Nigel Farage, poderá ser outro dos vencedores deste escrutínio se conseguir eleger Farage, e garantir, pela primeira vez, vários assentos no parlamento.

    Porém, apesar de as projeções serem bastante consensuais, a abstenção e os votos dos indecisos deixam espaço para potenciais surpresas.

    As mesas eleitorais abriram às 7h00 e encerram às 22h00 em Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, mas entretanto muitos eleitores já votaram por correspondência. Em Portugal e noutros países estrangeiros, os cidadãos registados podem optar por votar por correspondência ou por procuração, não existindo a possibilidade de voto presencial nas embaixadas ou consulados britânicos.

    A legislação foi alterada em janeiro de 2024, permitindo que todos os britânicos que tenham estado fora do Reino Unido durante mais de 15 anos possam votar. Ao todo vão ser eleitos 650 deputados para a Câmara dos Comuns, a câmara baixa do parlamento, através de um sistema de maioria simples (“first-past-the-post”) em círculos uninominais.

    Um partido pode formar governo se conseguir uma maioria absoluta de 326 assentos, e se ficar aquém terá de negociar com outros partidos um acordo de apoio parlamentar ou formar uma coligação. No caso de haver uma maioria absoluta, o líder do respetivo partido será encarregado pelo Rei, Carlos III, de formar governo, já na sexta-feira.

    *Com Lusa

  • Urnas já estão abertas no Reino Unido

    Bom dia,

    Abrimos este artigo liveblog para acompanhar, ao minuto, as eleições que acontecem nesta quinta-feira no Reino Unido.

    As urnas de voto abriram às 7h00 e os britânicos podem votar até às 22h00, para escolher o próximo inquilino do número 10 de Downing Street. O Partido Trabalhista, liderado por Keir Starmer, tem uma vantagem folgada nas sondagens, à frente da recandidatura do conservador Rishi Sunak.

    Obrigado por acompanhar o dia eleitoral no Observador.

1 de 1