O ofício do historiador é, por excelência, uma vigília sobre as intrincadas vicissitudes da memória. Vive do rigor, da dúvida permanente e inquietação diante das múltiplas fontes, na busca paciente para compreender não apenas os factos, mas os ecos ancestrais, culturais e sociais que pairam sobre eles.

Nestes tempos de vertigem, o historiador permanece o guardião de uma lentidão temporal que permite distinguir as complexidades enjeitando os simplismos. É simultaneamente um artesão e intérprete que recupera os esquecidos, revelando, por vezes com brutal clareza, as fragilidades humanas nas margens das narrativas oficiais.

António Borges Coelho, intelectual, comunista militante e dissidente, resistente ao Estado Novo e espírito insubmisso, morreu aos 97 anos quase despercebido, sendo um dos mais fiéis teóricos de uma historiografia que não se limitou à narrativa, mas fez da interrogação do poder e da compreensão moral das épocas o verdadeiro cerne do conhecimento histórico. A coerência do seu percurso político reforça o peso da sua obra.

Preso em Peniche por resistir à ditadura, foi militante do PCP, mas crítico das suas ortodoxias, encarnou um espírito herético que sobreviveu tanto à censura como às fidelidades cegas do pós-Revolução. Filho de Trás-os-Montes, dedicou-se sem concessões à dignidade dos vencidos e dos oprimidos, investigando a História portuguesa em todas as suas feridas e ressurgimentos, muitas vezes com viés ideológico, mas sempre com novidade de análise.

Sendo eu de Évora, li de fio a pavio a sua obra sobre a Inquisição de Évora e, considero um monumento literário e informativo raro. Naquelas páginas cruzam-se erudição e desassombro.​

Borges Coelho, com Inquisição de Évora (1533-1668), franqueou a porta das consciências soterradas pela máquina do Santo Ofício. Identificou vítimas e carrascos, expôs nomes e destinos, recolheu “estórias” de grandeza e abjeção, de coragem e sobretudo de dor. Tentou restituir dignidade àqueles que, calados pela violência institucional, sobreviveram apenas nas páginas dos escrivães. Trouxe à superfície os dramas urbanos, sociais, económicos e legais, contemplados na cidade de Évora.

A sua investigação reconfigurou o entendimento da Inquisição não só como instrumento de repressão, mas como fenómeno de mentalidades e mecanismo de intolerância.

Para quem, como eu, admira profundamente aqueles que consagraram a vida a interpretar o passado para nos dar a todos mais vagar para viver no presente, escrever esta homenagem a Borges Coelho era um gesto inevitável.

O legado que deixou à História portuguesa revelou o que o tempo e os homens quiseram esconder ou deformar, mantendo viva a convicção de que cada documento é um fragmento de humanidade, e que reconstituir o passado é uma forma de resistir à amnésia, esse grande inimigo dos povos.

Nestes tempos de pressa e esquecimento seletivo, celebrar o ofício do historiador é também reafirmar que a História é um elo de ligação entre o intrínseco dos povos e a tendência que nos impede de cair no vazio do presente perpétuo.

Borges Coelho não deixa apenas obra, deixa um método e uma atitude. Acreditou que escrever História é um acto de cidadania e que cada documento resgatado é uma forma de reparação. No seu legado, coexistem o resistente e o erudito. A sua historiografia é uma moral da memória e como tal, inscreve-se no território maior da consciência portuguesa.

O historiador, guardião das memórias da humanidade, é um servidor da liberdade, que nos acende as luzes necessárias para que a sociedade possa iluminar os lugares de trevas.