438kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Winston Churchill

Winston Churchill

Defendendo a Ucrânia. Evocando Churchill

A ‘hora mais negra’ regressou à Europa com a infame invasão da Ucrânia pelo banditismo político-militar do czar soviético Vladimir Putin. É altura de evocar Winston Churchill.
Fact Check

Saramago escreveu sobre "fascistas do futuro"?

Não. Fundação José Saramago já desmentiu publicação no Twitter. Citação semelhante também já foi erradamente atribuída a Winston Churchill.
Comunismo

O regresso da causa democrática e euro-atlântica

75 Anos depois do discurso de Churchill contra a “Cortina de Ferro”; 80 anos depois da “Carta do Atlântico” anunciada por Churchill e Roosevelt; 83 anos depois do discurso de Churchill em Paris.
Winston Churchill

Angelina Jolie vende óleo de Churchill pelo triplo

O único quadro pintado pelo antigo líder britânico durante a II Guerra Mundial tinha sido colocado à venda pela atriz norte-americana em leilão entre os 1,7 e os 2,8 milhões. Rendeu 8,1 milhões.
Democracia

O Atlântico, 79 anos depois

Os líderes políticos deveriam preocupar-se menos com a futilidade do seu mediatismo e pensar no mundo que querem construir amanhã. O que Roosevelt e Churchill nos deixaram durou quase um século.
Fact Check

Churchill disse frase sobre "fascistas do futuro"?

Não há registos de tal afirmação em nenhum discurso, artigo ou livro da autoria do antigo primeiro-ministro britânico. Informação que já circula desde 2010 e voltou a ser partilhada em 2020 é falsa.
Manifestações

Não te deixarei morrer, Winston

Os antifas (anti-fascistas?!) vandalizaram em Londres a estátua de Churchill e ameaçam agora derrubá-la. Os estúpidos e os bárbaros podem ser educados e punidos, mas não poderão vencer.
Democracia

8, 9 e 10 de Maio: Três aniversários felizes

Os 75 anos do VE Day, os 70 anos da Declaração Schuman e os 80 anos da chegada de Churchill a primeiro-ministro são aniversários felizes da civilização europeia e ocidental.
Brexit

Brexit: Winston, Boris e o dilema escocês

Ainda que o Parlamento Britânico autorize novo referendo e desse referendo saia a decisão de abandonar o Reino Unido, não se vê como possa a Escócia integrar a União Europeia. A Espanha nunca aceitará
Winston Churchill

Churchill, o aristocrata defensor da liberdade

Numa época de doentio culto da igualdade, é oportuno recordar a paixão aristocrática de Churchill pela liberdade.
Winston Churchill

De Londres a Hong Kong (via Hillsdale College USA)

Qual foi o maior símbolo desfraldado nas ruas de Hong Kong pelos manifestantes que desafiavam a ditadura comunista? A bandeira britânica.
Winston Churchill

A arrogância da ignorância

Como devemos interpretar que um dirigente do segundo maior partido britânico venha dizer em público que o líder do mundo livre durante a II Guerra, Winston Churchill, foi um “vilão”?
Estados Unidos da América

Carta da América: Um debate ao centro

Quem ganhou as eleições intercalares de terça-feira nos Estados Unidos? A resposta foi unânime: a democracia americana. Porque nenhum partido ganhou absolutamente.
Winston Churchill

Rivalidade e Civilidade

Os regimes democráticos, sendo obra comum de partidos rivais, assentam simultaneamente na rivalidade e na civilidade.
Polémica

A polémica imagem de Trump na cadeira de Churchill

Donald Trump tirou uma fotografia sentado na poltrona que pertenceu ao antigo primeiro-ministro britânico Winston Churchill, mas houve quem não achasse uma boa ideia.
Atualidade

Churchill foi infiel? A polémica, 80 anos depois

Quatro Verões na Riviera Francesa, cartas trocadas, dois retratos. Um documentário britânico do Channel 4 assegura que Churchill teve um caso com uma antiga companheira do filho, entre 1933 e 1937.
II Guerra Mundial

A hora mais trágica

Ao contrário do que sugere o filme A Hora Mais Negra, a decisão britânica de continuar a guerra em 1940 não foi o resultado de sondagens de opinião, mas de uma liderança que "caminhava com o destino".
Winston Churchill

‘Nunca nos renderemos!’

Aos amantes da liberdade, orgulhosamente patriotas, europeus e euro-atlânticos, Churchill disse em 1940: ‘Nunca nos renderemos!’
Winston Churchill

Como era Churchill nas War Rooms subterrâneas?

Tomava o pequeno almoço na cama, usava sempre um fato de macaco e era "impaciente e exigente". Documentos e fotografias raras revelam agora como era a vida de Churchill nas War Rooms.
II Guerra Mundial

O que foi "o milagre de Dunquerque"?

Foi uma das batalhas mais relevantes da II Guerra Mundial e chega agora aos cinemas pelas mãos do realizador Christopher Nolan. Mas o que aconteceu em Dunquerque em 1940?
Winston Churchill

Churchill acreditava em vida extraterrestre

Winston Churchill escreveu um ensaio sobre a possibilidade de existir vida noutros planetas. O artigo foi agora resgatado pela revista Nature e revela que Churchill acreditava em vida extraterrestre.
Presidente Trump

Sobre a “relação especial” anglo-americana

Ao citarem Churchill e a “relação especial” anglo-americana, May e Trump forneceram o padrão pelo qual serão avaliados. Tal avaliação vai incidir sobre os seus actos, não apenas sobre as suas palavras
Reino Unido

Recordando Winston Churchill

Churchill era defensor da tradição europeia e ocidental da liberdade sob a lei, para a qual acreditava que os povos de língua inglesa tinham dado uma significativa contribuição.
Legislativas 2015

Os líderes estrangeiros que os inspiram

Quer saber quem são as referências internacionais dos nossos políticos? Passos, Portas, Jerónimo e Catarina Martins confessam os modelos em que se inspiram.
Conversas à Quinta

O último dia da II Guerra. Ainda nos lembramos?

7 de Maio de 1945. A Alemanha assina a rendição incondicional. Olhando para trás, o que podemos aprender com os líderes desses tempo? E o que sabemos sobre os crimes que os aliados também cometeram?
Reino Unido

Quadros de Churchill servem para pagar impostos

Coleção de 37 quadros pintados pelo antigo primeiro-ministro britânico serviram de dação em pagamento para dívida de mais de 13 milhões de euros dos seus herdeiros.
Winston Churchill

Churchill por Paulo Portas: "Um leopardo"

Nos 50 anos sobre a morte de Winston Churchill, Paulo Portas escreve no Observador sobre "Um leopardo" - um político "que talvez não sobrevivesse aos tempos e aos modos da política contemporânea".
Mundo

Quer conhecer o testamento de Churchill?

Um novo arquivo digital disponibiliza 41 milhões de testamentos desde 1858. Nesta base de dados governamental britânica basta colocar o nome e a data de morte.
Óbito

Morreu Mary Soames, a filha mais nova de Churchill

Mary Soames morreu aos 91 anos.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.