Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

Jornal das cinco, com o José Rafael Lopes. Começamos por fazer um ponto de situação sobre os incêndios em Portugal. Nesta altura, há mais de 1200 operacionais no terreno, que combatem três grandes incêndios. O fogo em Arouca, Zé, continua a ser o que causa mais preocupações.

E mobiliza, por isso, o maior dispositivo de combate às chamas desta tarde. São cerca de 520 operacionais, oito meios aéreos no terreno, além de uma centena e meia de veículos. O fogo segue com três frentes ativas, uma na zona de Telhe e Covelo de Paivó, outra junto ao Rio de Frades e uma terceira no Candal, já no concelho vizinho de São Pedro do Sul, no distrito de Viseu. As condições atmosféricas estão a dar algumas tréguas. As temperaturas desceram, o céu está nublado em Arouca. Já arderam mais de 700 hectares. Esta noite, quatro bombeiros ficaram feridos num despiste com um veículo de combate a incêndios, três em estado grave, um é ferido leve. Foram todos transportados para o Hospital de Santa Maria da Feira.

O dispositivo também, podemos dizer, está musculado no combate ao incêndio em Torre de Moncorvo. O fogo alastrou-se, entretanto, ao concelho de Carrazeda de Ansiães, mas aí grande parte do perímetro está a ser dado como consolidado.

E em Rescaldo, apesar do incêndio ainda estar em curso, há uma frente ativa. O prognóstico continua favorável, mas o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Douro, Luís Miguel Fonseca, diz que ainda não é tempo de baixar os braços.

Nós, neste momento, temos grande parte do perímetro em trabalhos já de consolidação, em Rescaldo. Temos aqui isto que, no âmbito da distribuição do teatro de operações do setor norte, nesta linha que vai entre a aldeia de Vilarinho da Castanheira e Seixo de Ansiães, que ainda tem uma frente ativa com cerca de 400, 500 metros, mas já não continua. E onde estamos a apostar neste momento, tudo que é o empenhamento operacional, seja com os elementos no terreno, a trabalhar com linha de mangueira, seja com o apoio de máquinas de rasto e com o apoio dos meios aéreos. Os trabalhos estão a evoluir favoravelmente, mas efetivamente temos que ter algum cuidado, não entrar em excesso de otimismo.

Sem excessos de otimismo, é o que diz Luís Miguel Fonseca, comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Douro. Aqui um registo da RTP. Empenhados no combate às chamas, estão mais de 500 operacionais, apoiados por 170 veículos e seis meios aéreos.

Importa também olhar para Santo Tirso. A situação, Zé, também está mais calma.

E é esperado que o incêndio entre em resolução ainda hoje. Disso mesmo dá conta o comandante de bombeiros de Moreira, Cristiano Moreira, que alerta, ainda assim, para um cenário de alta imprevisibilidade.

Eu espero, durante a tarde do dia de hoje, podermos fazer uma atualização do ponto de situação e passar, efetivamente, então, para a fase de resolução. Mas, como digo, isto aqui é sempre uma incógnita. Depende também muito da condição meteorológica, se mantém assim ou não, mas, efetivamente, a dar continuidade aos trabalhos que estão a ser desenvolvidos, sim, a expectativa é mesmo que se entre na fase de resolução.

As palavras à RTP do comandante dos bombeiros de Moreira, que adenta ainda que as duas frentes estão a ceder de forma favorável aos meios de combate. A esta hora, em Santo Tirso, mobilizados mais de 200 operacionais, quase 70 veículos e ainda um meio aéreo.

As queimas e as queimadas são a principal causa dos incêndios florestais em Portugal, isto tendo em conta os dados entre janeiro e 15 de agosto, dados divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

As queimas e queimadas representam 37% das causas dos fogos investigados. Em segundo lugar, surge os incendiários, responsáveis por 17% dos fogos analisados. Segundo este estudo, conhecido hoje, desde o início do ano, foram registados quase 6400 incêndios rurais. A área ardida já supera os 56 mil hectares. Até 15 de agosto, o distrito com mais incêndios rurais foi o do Porto, com mais de 950 fogos. Seguem-se os distritos de Braga, com 610, e de Vila Real, com quase 560. O distrito com maior área ardida, ainda assim, é Vila Real, que concentra cerca de 24% da área ardida total. São mais de 13.500 hectares consumidos pelas chamas.

Este é o tema do Explicador. Daqui a pouco, na tarde política da Rádio Observador, vamos receber o coronel Pedro Teixeira, chefe de divisão da Natureza e do Ambiente da Direção de Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR. Vamos tentar perceber melhor estes números e o que é que estes números nos dizem. Em Setúbal, foi encontrado sem vida um mergulhador que desapareceu hoje de manhã enquanto trabalhava num navio.

O jovem de 28 anos foi encontrado morto no fundo do navio mercante. Estaria a trabalhar numa equipa composta por outros três mergulhadores e um supervisor. Terá dito que se estava a sentir mal enquanto reparava a caixa de mar do navio. Foi nessa altura que os colegas o perderam de vista e alertaram a Autoridade Marítima Nacional. O mergulhador foi encontrado cinco horas depois, morto, sem o equipamento. Ao que tudo indica, terá retirado as botijas de oxigênio, a cinta de peso e o chamado cabo de linha, que liga os mergulhadores à superfície. O capitão do Porto de Setúbal, Gomes Agostinho, diz que desconhece a razão pelo qual o mergulhador não teria naquele momento o equipamento.

Não é um comportamento habitual e é um comportamento que não deve ocorrer. Agora, terá necessariamente ser apurada a razão pela qual ele tirou o equipamento.

São declarações à RTP do capitão do Porto de Setúbal, ainda antes do corpo do mergulhador ter sido encontrado. O comandante Gomes Agostinho adiantou ainda que estiveram envolvidos dezenas de operacionais nas buscas.

A mãe da criança de três anos que foi encontrada sozinha na madrugada, nas escadas de um prédio em Braga, foi constituída arguida.

A informação é avançada pela PSP de Braga. Em cima da mesa podem estar acusações de abandono. Esta criança, um rapaz de três anos, estaria ao cuidado da irmã de 15 desde o fim de semana. Ambas as crianças foram levadas para o hospital para averiguar o estado de saúde. Os dois menores viviam apenas com a mãe. A Agência Lusa avança que o pai das crianças esteve envolvido em casos de violência doméstica, tendo estado também detido no estabelecimento prisional de Braga, onde foi encontrado morto recentemente. Em declarações aos jornalistas, o comissário da PSP, Tiago Silva, da PSP de Braga, diz que a mãe foi constituída argúida, já interceptada pela polícia e já prestou mesmo declarações.

Depois de as crianças estarem completamente entregues ao hospital, as diligências foram tentar encontrar a progenitora. Pela hora de almoço, foi possível identificá-la e interceptá-la, que foi constituída argúida. Por isso, já se encontra conosco. Está indiciada pela suspeita do crime de exposição ao abandono. Posteriormente, irá se confirmar isso ou não.

O comissário Tiago Silva, da PSP de Braga, sobre a criança que foi encontrada sozinha esta madrugada à porta de casa em Braga. Aqui um registo da CNN Portugal. Ambos os menores estão bem. Decorrem agora diligências para definir o destino imediato das crianças.

No setor da saúde, há uma nova queixa de dezenas de casos, chamados casos sociais, que estarão a bloquear a capacidade de internamento no Hospital de São José, em Lisboa.

São doentes que estiveram internados, que já tiveram alta clínica, mas que continuam no hospital porque não têm para onde ir. Estes casos sociais no Hospital de São João estão a bloquear a capacidade de internamento da unidade hospitalar e a aumentar a pressão sobre as urgências. O presidente da Unidade Local de Saúde de São José, Miguel Paiva, diz que há atualmente mais de 50 doentes com alta clínica que continuam internados por falta de resposta social. Ao mesmo tempo, há um número semelhante de doentes nas urgências à espera de uma cama.

Eu tenho 51 doentes sociais neste momento no hospital que estão internados e não deviam estar cá. E o número de doentes na urgência, à espera de cama, que é sensivelmente da mesma dimensão e, portanto, esse é o nosso problema. O que estamos a procurar é encontrar, enquanto não houver esta solução estrutural no SNS para este problema, é encontrar dentro da nossa instituição uma solução alternativa para que os doentes não fiquem na urgência, porque nós precisamos do espaço da urgência para os doentes agudos que todos os dias nos entram. Na semana passada, a média foram 460 doentes por dia.

A situação agrava-se com a elevada procura das urgências. É o que diz Miguel Paiva, presidente da Unidade Local de Saúde de São José. Aqui um registo da Agência Lusa. O presidente da Unidade de Saúde explica ainda que 42% dos doentes que chegam às urgências vêm de fora da área de influência do hospital.

E no desporto, pela primeira vez, Portugal consegue dois tenistas nos oitavos de final de um Masters 1000, Nuno Borges e Jaime Faria. O presidente da Federação Portuguesa de Tênis acredita que ambos ainda podem continuar a fazer história.

Para já, a participação portuguesa neste torneio está a decorrer da melhor forma no Masters 1000 de Cincinnati, o que leva João Pedro Santos, o presidente da Federação Portuguesa de Tênis, a dizer que esta pode ser uma das melhores épocas de sempre do tênis em Portugal. O presidente da Federação Portuguesa de Tênis reforça que, apesar de os dois tenistas portugueses, Nuno Borges e Jaime Faria, irem enfrentar adversários complicados, nem sempre no tênis vence o jogador com o melhor ranking.

Podem perfeitamente qualquer dos dois ganhar hoje. São jogadores muito conceituados, quer o Nakajima, quer o Musetti, mas neste momento, qualquer dos dois jogadores portugueses atravessaram um bom momento e no tênis não ganham sempre os que estão melhores ranqueados. E por isso eu estou convicto e convencido que podemos continuar com este brilharete que tem sido estas vitórias realmente de grande monta.

Um brilharete, é o que diz João Pedro Santos, presidente da Federação Portuguesa de Tênis, sobre os jogos de hoje dos portugueses em Cincinnati para os oitavos de final. Borges vai defrontar o norte-americano Brandon Nakashima. Jaime Faria joga com o italiano Lorenzo Musetti para tentar continuar esta história rumo aos quartos de final do Masters 1000 de Cincinnati. Jogos que vão acontecer esta noite.

No futebol, amanhã jogam Benfica e Braga nas competições europeias. Vamos começar pelo Benfica e com Marco Silva, que pretende o que o treinador pretende sempre pra equipe: que esteja ao melhor nível.

O Benfica joga com o Aarhus, da Dinamarca. É o último obstáculo antes da entrada na fase de liga da Liga Europa. A primeira mão joga-se amanhã no Estádio da Luz, começa às 8 da noite. Em conferência de imprensa, Marco Silva diz que a equipe adversária vai tentar levar o jogo para um lado mais físico, mas sublinha o treinador do Benfica que os encarnados têm de assumir o controle da partida.

É uma equipe que nos espera que nos irá causar dificuldades, certeza absoluta. É uma equipe que nos vai obrigar a estar ao nosso melhor nível, de certeza também. É uma equipe que tem capacidade, que gosta de levar o jogo para o lado mais físico. É uma equipe que tem esse carimbo e essa característica intrínseca e para nós é muito importante estarmos a um nível que nos permita ter um controle do jogo, que nos permita saber que são dois jogos que vão se decidir e não só um, mas queremos que o impacto do jogar em casa com os nossos adeptos no jogo que nós vamos precisar para que possamos ter o resultado que nós queremos, que é ganhar.

Declarações do treinador do Benfica em conferência de imprensa, onde diz que compete à equipe do Benfica dar o melhor para conseguir chegar o mais longe possível na Liga Europa, apesar dos encarnados terem um calendário apertado.

O Braga recebe o Austria de Viena.

Também em playoff de uma prova europeia, mas neste caso da Liga Conferência, os bracarenses recebem o adversário austríaco em casa. Em conferência de imprensa, o treinador da equipe, Carlos Vinicius, diz que o Sporting Braga tem a consciência de que é preciso elevar o nível para conseguir a vitória.

Queremos ser e apresentar a nossa melhor versão amanhã, pois sabemos que a ocasião exige isso. É um confronto de dois jogos, mas amanhã temos a chance de jogar em casa e queremos ter um desempenho melhor do que tivemos, por exemplo, na semana passada na Bulgária. Acredito que a equipe tem consciência de que precisamos de elevar o nível. A qualidade do adversário exige isso, já que estamos enfrentando um oponente de alto nível.

Carlos Vinicius em conferência de imprensa. O jogo do Sporting Braga com o Austria de Viena joga-se amanhã no Estádio Municipal de Braga. Tem início também às 20h.

E há outras notícias a marcar esta quarta-feira.

O presidente da Junta Lisboeta de Marvila formalizou a renúncia ao cargo. José António Videira já tinha suspendido funções em fevereiro por motivos de saúde. Na altura, foi substituído pelo socialista Joaquim Cerqueira de Brito. Hoje, em comunicado nas redes sociais, a Junta de Freguesia de Marvila agradece o trabalho e a dedicação de José António Videira ao serviço da freguesia e da população ao longo dos anos. A presidência da Junta vai ser assumida por Joaquim Cerqueira de Brito, que era presidente em exercício desde fevereiro. O Ministério da Educação confirmou que há 38 crianças sem colocação numa escola no Seixal para o próximo ano letivo. Entre os casos estão nove alunos abrangidos pela escolaridade obrigatória, que devem frequentar o sétimo ano no próximo ano letivo. As restantes crianças, neste caso 29 alunos, são do pré-escolar, 21 das quais têm três anos de idade. O Ministério da Educação diz ter pedido a colaboração das escolas do Conselho para encontrar uma solução para estas crianças. Paulo Rangel agradece o apoio de Timor-Leste à candidatura de Portugal a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. O ministro dos Negócios Estrangeiros falou aos jornalistas no final de um encontro com o primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, depois de ter participado numa reunião ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Paulo Rangel destaca o papel das autoridades timorenses na divulgação da candidatura junto de outros países da região e sublinha que este agradecimento é de todos os portugueses. As farmacêuticas Merck e Moderna anunciaram hoje resultados positivos na última fase de ensaios clínicos para uma vacina experimental dirigida a doentes com melanoma, um tipo de cancro da pele em estado avançado. Em comunicado, estas duas farmacêuticas explicam que este teste envolveu mais de mil participantes. A vacina experimental permitiu melhorar de forma significativa e sem recaídas os doentes com melanoma em estado avançado e que já tenham sido operados previamente. E a fechar este jornal das 17h, Ricardo, és um bom detetive?

Então, não. Sou um grande detetive. Já resolvi muitos crimes.

Com provas dadas?

Com provas dadas e com registo dos meus resultados.

Então melhor aqui é fazermos o chamado teste do algodão e a verdade é que não precisas ir muito longe. Podes fazê-lo aqui precisamente no Observador, porque o Observador tem um novo jogo disponível no nosso site, o Sudocrime, a pensar nos fãs de mistérios e polícias, e aqui como o Ricardo Conceição, detetives de bancada, digamos assim. A proposta é simples: há um crime, uma planta do local e uma série de suspeitos. Cada pista elimina hipóteses. A ideia é cruzar todas as pistas para descobrir quem estava onde, a fazer o quê e quem é que ficou a sós com a vítima. Por agora, está apenas disponível online, mas em breve, Ricardo, para aqueles que não são grandes amantes de tecnologia, vai haver uma versão física.

Isto é uma espécie de Sudoku em crime. Tem sido um sucesso também e vemos muitas pessoas na praia com o livrinho do Murdoku, aqui é o Sudocrime. E vamos ter então o livro com mais 100 casos inéditos para resolver a lápis, sem pressa.

Sabes o porquê do lápis.

Sim, quando a pessoa se engana é uma chatice. É possível já reservar a versão em livro em observador.pt. Para quem está a pensar ir espreitar hoje o caso do Sudocrime, é daqueles mais desafiantes nível a nível.

Nível difícil.

Chama-se Loja dos Sofás e a vítima é o Vicente. Não é o Vicente Figueira, que é o animador da Rádio Observador, é o Vicente. É espreitar o Sudocrime do Observador.