Venezuela

Venezuela

Venezuela. Maduro acusa EUA e Colômbia

O Presidente da Venezuela denunciou que os Estados Unidos e a Colômbia estavam a financiar ações para desestabilizar o Governo e impedir as eleições presidenciais antecipadas.
Venezuela

Henri Falcón vai impugnar eleições na Venezuela

O político venezuelano Henri Falcón vai impugnar os resultados das eleições presidenciais antecipadas de domingo, em que Nicolás Maduro foi reeleito para um mandato entre 2019 e 2025.
Venezuela

Padarias de Caracas não têm farinha para fazer pão

Várias padarias de Caracas estão há mais de uma semana sem farinha de trigo, dificultando a vida dos venezuelanos que recorrem ao pão para se alimentarem diariamente.
Venezuela

11 dias só para comprar um frango (isto quando há)

104
Em 2014, oito em cada dez famílias compravam frango semanalmente na Venezuela. Agora, somente três em cada dez o faz. A inflação fez com que o preço dos alimentos disparasse.
Diplomacia

Venezuela expulsa dois responsáveis dos EUA

Nicolás Maduro anunciou que ordenou a expulsão do encarregado de negócios e do chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos. Diplomtas têm 48 horas para abandonar o país.
Comissão Europeia

Bruxelas criticas eleições na Venezuela

A Comissão Europeia lamentou que as eleições presidenciais na Venezuela tenham tido lugar sem que fosse acautelada a transparência e liberdade do ato eleitoral.
Venezuela

Venezuela: OEA critica "eleições sobre democracia"

"Uma farsa" -- é assim que a Organização de Estados Americanos descreve o ato eleitoral que reforçou a posição de Nicolas Maduro enquanto líder da nação sul-americana
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo solidário com portugueses na Venezuela

Marcelo Rebelo de Sousa disse que não comenta as eleições na Venezuela mas admite que acompanha "com preocupação tudo o que se passa" e mostra solidariedade para com os portugueses que lá vivem.
Augusto Santos Silva

Santos Silva. Situação na Venezuela é "lamentável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou "lamentável" a forma como decorreram as eleições presidenciais na Venezuela.
Venezuela

Maduro foi reeleito com queixas de irregularidades

212
O chefe de Estado venezuelano, Nicolas Maduro, foi declarado vencedor das presidenciais de domingo, com perto de 70% dos votos. Só 46% dos eleitores votaram numas eleições marcadas por irregularidades
Venezuela

Mesas de voto já abriram na Venezuela

Foram instaladas 34.143 mesas eleitorais em 14 mil centros de votação, que vão encerrar pelas 18:00 locais (mais cinco horas em Lisboa). Nicolás Maduro deverá ser reeleito.
Venezuela

Mais de 20,5 milhões elegem Presidente venezuelano

Além do atual Presidente Nicolás Maduro, candidatam-se também Henri Falcón (dissidente do chavismo), o pastor evangélico Javier Bertucci e o engenheiro Reinaldo Quijad.
Venezuela

Conselho Eleitoral proíbe Maduro de pagar bónus

O anúncio surge depois de, ao longo da campanha eleitoral, o Presidente venezuelano ter oferecido aos seus apoiantes bónus em bolívares (moeda local) a quem fosse fosse votar "livremente".
Venezuela

A votos e com fome, graças à "dieta de Maduro" /premium

812
Em média, os venezuelanos perderam 11,2 kg em 2017. O peso dos bebés recém-nascidos também está a diminuir, com grávidas que comem duas vezes ao dia. Com fome, a Venezuela vai a votos este domingo.
Venezuela

EUA anunciam sanções contra Diosdado Cabello

O Departamento do Tesouro dos EUA adicionou o vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela, Diosdado Cabello, na lista de funcionários do Governo venezuelano sancionados.
Venezuela

Maduro diz que FMI são os "assassinos do mundo"

132
O Presidente da Venezuela acusou os responsáveis pelo Fundo Monetário Internacional de serem "os assassinos do mundo". FMI fez "declaração de censura" por Venezuela não publicar dados económicos.
Diplomacia

Venezuela rejeita saída dos EUA de acordo nuclear

Nicolás Maduro diz que a Venezuela "rejeita a decisão unilateral do Presidente norte-americano" de se retirar do acordo nuclear, acordo que foi o resultado "de 12 anos de negociações e diplomacia".
Colômbia

Cruz Vermelha preocupada com saúde de venezuelanos

A Cruz Vermelha está preocupada com o estado de saúde dos venezuelanos que fogem para a Colômbia devido aos elevados níveis de malnutrição, diarreia e aumento de casos de doenças transmissíveis.
Venezuela

Presidente do Supremo pede detenção de Maduro

Miguel Angel Martin enviou cartas ao comando militar e policial da Venezuela pedindo a detenção de Maduro por alegado envolvimento num caso de corrupção, relacionado com a Odebrecht.
Venezuela

Um milhão de venezuelanos fugiu para a Colômbia

Cidadãos venezuelanos cruzam a fronteira para tentar fugir à crise que afeta a Venezuela. O Norte de Santander e a Guajira são as regiões colombianas que têm maior número de venezuelanos registados.
Venezuela

Fugir do país para dar à luz: o êxodo das grávidas

Partir da Venezuela em situação de emergência para dar à luz na Colômbia é mais um reflexo da deterioração grave, terminal e irresponsável dos serviços de saúde venezuelanos.
Venezuela

Venezuela chama a EUA "império racista" e mafioso

A Venezuela condenou esta terça-feira as declarações do vice-Presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, que pediu à Organização de Estados Americanos que suspenda a Venezuela.
Caso BES

Salgado ligado a esquema de corrupção na Venezuela /premium

2.984
Investigações nos Estados Unidos, Espanha e Venezuela solicitaram a cooperação de Portugal no alegado desfalque da Petróleos da Venezuela. Baltazar Garzón e norte-americanos já estiveram em Lisboa.
Brasil

Autoridades instalam 800 emigrantes venezuelanos

As autoridades brasileiras iniciaram uma operação, na cidade de Boa Vista, para transferir mais de 800 venezuelanos, que dormiam na rua, para centros de abrigo na capital estadual de Roraima.
Venezuela

Venezuela. Brasil abrirá 2 abrigos para refugiados

Os novos centros de apoio vão nascer em Rureima, estado brasileiro que desde 2017 tem recebido milhares de venezuelanos em fuga do seu país de origem.
Venezuela

Detidos 11 altos dirigentes do banco Banesco

Dirigentes do banco privado foram detidos por ordem do Ministério Público por alegadamente "encobrirem irregularidades que atentaram contra a moeda" na Venezuela.
Venezuela

Deputados europeus pedem suspensão das eleições

Numa resolução aprovada no parlamento, os eurodeputados pedem a "suspensão imediata" do processo eleitoral até que estejam reunidas "as condições necessárias para a realização de eleições credíveis.
Venezuela

Venezuela. Médicos denunciam crise na saúde

Médicos e funcionários de um hospital em Puerto La Cruz, a 350 quilómetros a leste de Caracas, içaram na quarta-feira uma bandeira da Cruz Vermelha, para denunciar uma crise na saúde.
Brasil

Brasil quer 308 milhões para cobrir dívidas

Michel Temer pediu esta quinta-feira que o Congresso autorize 308 milhões de euros para pagar dívidas contraídas para financiar contratos de empresas brasileiras em Moçambique e na Venezuela.
Venezuela

Senador quer que EUA acelerem saída de Maduro

Político do Partido Republicano apela a que países da região "acelerem" a saída de Nicolás Maduro da presidência da Venezuela. Rubio acusa Governo do país de "ameaçar interesses dos EUA".
Malária

Venezuela com o maior aumento de casos de malária

A Venezuela registou o maior aumento de casos de malária no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde, que teme pelas consequências no país e também pela expansão da doença nos países limítrofes.
Cuba

Novo Presidente cubano recebeu Maduro em Havana

Presidente da Venezuela foi recebido pelo seu homólogo cubano, no Palácio da Revolução, em Havana. Maduro foi o primeiro chefe de Estado a estar em Cuba depois da eleição de Miguel Díaz-Canel.
Política

Politólogo luso-venezuelano acusado de rebelião

Sete venezuelanos, entre os quais o politólogo luso-descendente Vasco da Costa, foram acusados, por um tribunal militar de Caracas, pelos delitos de rebelião e traição à pátria.
Venezuela

Democracia deteriorou-se na Venezuela

Relatório anual publicado esta sexta-feira pelo Departamento de Estado dos EUA destaca que desde há mais de uma década que o poder político se concentrou num único partido.
Venezuela

Venezuela pede que UE desbloqueie fundos do Estado

Federica Mogherini disse que a UE vê com preocupação o "impacto social da crise económica" na Venezuela. Venezuela condena declarações e pede que desbloqueiem os fundos e transações do Estado.
Venezuela

Brasil. Imigrantes venezuelanos vão ter abrigos

Abrigos serão construídos no Estado de Roraima e estarão a funcionar até ao final de maio. Vão acolher imigrantes venezuelanos que cruzam a fronteira para escapar à crise económica e política no país.
Venezuela

Venezuela. FMI prevê queda de 15% do PIB

De acordo com o FMI, a economia venezuelana está em queda, fator de redução do crescimento da região, que se mantém "em recuperação económica". PIB deverá cair 15% este ano.
Venezuela

Parlamento autoriza julgamento de Maduro

239
Supremo Tribunal de Justiça no exílio vai julgar o Presidente Nicolás Maduro pelos crimes de corrupção e branqueamento de capitais, num caso que envolve a construtora brasileira Odebrecht.
Venezuela

Inflação na Venezuela deve crescer quase 14.000%

O Fundo Monetário Internacional espera um futuro ainda mais negro, com a economia a cair mais 15%, o desemprego a atingir um terço da população e os preços a subirem a um ritmo sem precedentes.
Nicolás Maduro

Maduro dúvida de resultado da Cimeira das Américas

O Presidente da Venezuela não assistiu à Cimeira das Américas porque lhe foi retirado um convite feito anteriormente. Mesmo assim defende que foi "um fracasso total".
Venezuela

16 países pedem assistência para os venezuelanos

106
Dezasseis países do continente americano manifestaram preocupação pela Venezuela e pediram aos organismos internacionais que avancem com assistência humanitária para os venezuelanos.
Imprensa

Venezuela e Cuba são países americanos com menos l

104
A degradação da liberdade de imprensa na Venezuela e a sua ausência em Cuba são os grandes motivos de preocupação nos países do continente americano para a Sociedade Interamericana de Imprensa.
Brasil

Governadora pede que fronteira com Venezuela feche

Brasil quer fechar fronteira com a Venezuela temporariamente. "Como podemos deixar entrar mais venezuelanos se não conseguimos ainda organizar os que estão aqui?", disse a governadora de Roraima.
Mundo

Cimeira das Américas começa sem Trump e Maduro

A VIII Cimeira das Américas começa esta sexta-feira em Lima, evento em que os líderes dos países do continente americano vão tentar, entre outros temas, definir uma agenda para combater a corrupção.
Lula da Silva

Venezuela aprova moção de apoio a Lula da Silva

Autor da proposta diz que Venezuela está "a apoiar a defesa da Constituição". Vice-presidente da Assembleia Constituinte disse que "Lula da Silva está sequestrado pelas elites corruptas do Brasil".
Fotografia

Venezuela em chamas vence World Press Photo

520
A fotografia que Ronaldo Schmidt, da Agence France-Presse, tirou ao manifestante José Víctor Salazar Balza, em chamas em Caracas, venceu o World Press Photo 2018. Veja todas as imagens premiadas.
Mundo

Venezuela congela contas relacionadas com o Panamá

Decisão de Nicolás Maduro surge em resposta à decisão do Panamá de suspender os voos de sete companhias aéreas venezuelanas. Suspensão é válida por 90 dias.
Venezuela

Esquerda só percebeu golpe por causa de Lula

O ministro venezuelano, Jorge Arreaza, afirmou esta terça-feira que "alguma esquerda" só percebeu que houve "um golpe de Estado no Brasil" depois de Lula da Silva ter sido preso.
Venezuela

Supremo Tribunal no exílio ordena prisão de Maduro

3.664
Nicolás Maduro foi acusado de corrupção e branqueamento de capitais pelo Supremo Tribunal de Justiça no exílio, que ordenou a sua prisão preventiva.
Lula da Silva

Venezuela repete "absoluta solidariedade" com Lula

Governo da Venezuela fala em "golpe de Estado", através "uma inquisição judicial instrumentalizada". "O companheiro Lula", dizem, "é o maior dirigente popular na história do Brasil".
Brasil

800 venezuelanos entram por dia no Brasil

Cerca de 52 mil venezuelanos chegaram ao Brasil desde 2017 para fugirem à crise que assola a Venezuela. A instabilidade, falta de alimentos e medicamentos são algumas das causas.
Mundo

UE. Há mais venezuelanos a pedir asilo

O número de venezuelanos que pediu asilo à União Europeia cresceu quase 800% nos últimos dois anos, sendo a décima nacionalidade com o maior número de solicitações naquele período.
Brasil

Venezuela solidariza-se com Lula da Silva

113
O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, manifestou esta quinta-feira a sua solidariedade com Lula da Silva pelo que classificou de "injusta" depois da recusa do habeas corpus
Venezuela

TAP. Balcão de vendas fechado devido a assalto

O balcão da TAP em Caracas está temporariamente fechado devido a um assalto. Os ladrões levaram computadores e telemóveis. Os funcionários continuam a trabalhar no escritório.
Venezuela

Venezuela. 728 protestos só em março

Os venezuelanos realizaram 728 protestos durante o mês de março, pela falta de dinheiro em notas nos bancos, eletricidade, gás, água, transporte e pela escassez de alimentos e medicamentos
Venezuela

Venezuela. Tribunal confirma prisão para polícias

Um tribunal venezuelano aceitou a acusação e confirmou a prisão de cinco funcionários da Polícia de Carabobo, responsbailizando-os pelos acontecimentos que levaram à morte de 68 presos.
Venezuela

Tribunal realiza pré-julgamento contra Maduro

O Supremo Tribunal de Justiça no exílio realizou uma audiência de "pré-julgamento de mérito" contra Nicolás Maduro pelo alegado envolvimento em corrupção relacionada com a empresa brasileira Odebrecht
Venezuela

Mais de 100 mil doentes com sida sem medicação

Um médico do Hospital José Gregório Hernández, em Caracas, denunciou a falta de medicamentos para doentes com sida. Médicos e doentes vão protestar a 18 de abril frente ao Ministério da Saúde.
Venezuela

ONG diz que Venezuela tem 234 presos políticos

O Fórum Penal Venezuelano denunciou esta segunda-feira que tem registos da existência de 234 presos políticos e 7.210 pessoas submetidas a processos judiciais por motivos políticos, na Venezuela.
Beleza e Bem Estar

Prostituição e corrupção no Miss Venezuela

Um mês depois de o presidente se ter despedido, o concurso Miss Venezuela foi suspenso. Há acusações de redes de prostituição e de corrupção. O ex-presidente nega, mas há modelos a desmenti-lo.
Venezuela

Cinco polícias detidos pela morte de 68 pessoas

Cinco polícias foram detidos por alegadamente terem responsabilidade no incêndio em que morreram 68 pessoas, numa prisão do Estado venezuelano de Carabobo, 150 quilómetros a oeste de Caracas.
Venezuela

ONU diz que Venezuela tem que investigar incêndio

A ONU instou esta quinta-feira as autoridades da Venezuela a investigarem um incêndio ocorrido quarta-feira, que provocou a morte de pelo menos 68 pessoas numa prisão e Carabobo.
Venezuela

Rebelião e incêndio em prisão causa 68 mortos

Um motim na prisão do estado venezuelano de Caraboba seguido de um incêndio provocou a morte de, pelo menos, 68 pessoas. Mas número de vítimas pode ser superior.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)