Venezuela

Venezuela

Ajuda humanitária. Os vídeos do Venezuela Live Aid

O objetivo era angariar fundos para comprar alimentos e medicamentos para serem enviados ao povo da Venezuela. Momento alto do concerto foi a chegada de Juan Guaidó.
Venezuela

Rangel relata situação junto à Venezuela

171
Eurodeputado português conta o "desespero" que encontrou junto à fronteira da Colômbia com a Venezuela. Fala em clima "militarizado", mas não "intimidatório" e num Guaidó sem medo.
Venezuela

Quanto tempo aguenta um Presidente que não manda? /premium

121
Juan Guaidó é Presidente autoproclamado da Venezuela há quase um mês. Desde então, nomeou ministros e embaixadores, com a aprovação de meio mundo. Mas, na prática, não manda em nada. Até quando?
Venezuela

Veja aqui em direto o "Venezuela Live Aid"

675
Já começou o concerto que Richard Branson organizou para enviar ajuda humanitária para a Venezuela. Há 100 mil pessoas na plateia para ver artistas como Alesso e Luis Fonsi. Veja em direto.
Venezuela

Venezuela. Concertos pró e anti Maduro

O concerto Venezuela Aid Live está a decorrer, em Cucutá, na vizinha Colômbia, para apoiar a entrada de ajuda humanitária na Venezuela e o autoproclamado Presidente Juan Guaidó.
Venezuela

Venezuela. Dois indígenas baleados pelo exército

762
Confrontos entre soldados venezuelanos e civis levaram a 13 feridos e um morto. Lutavam para manter aberta a fronteira com o Brasil e permitir a entrada de ajuda humanitária.
Venezuela

EUA e NATO acusadas de querer dar armas à oposição

146
Maria Zakharova disse que os EUA têm planos para deslocar forças especiais para junto de território venezuelano, ao mesmo tempo que procuram introduzir armas no país para distribuir pela oposição.
Venezuela

Em direto/ Confrontos intensificam-se junto à fronteira

Em atualização 6.638
Caravana humanitária tentou atravessar a fronteira a partir da Colômbia, mas ainda não conseguiu. Nas localidades de Ureña e San Antonio os confrontos entre militares e manifestantes sobe de tom.
Venezuela

Venezuela. Fronteira com Brasil continua fechada

Passagem entre Venezuela e Brasil é normalmente fechada à noite e reabre por volta das 7h em Roraima, mas isso não aconteceu esta sexta-feira de manhã. Fronteira está fechada por tempo indeterminado.
Venezuela

Venezuela. Crise fez sair 3,4 milhões de pessoas

197
Em média, em 2018, cerca de 5 mil pessoas deixaram a Venezuela todos os dias. Cerca de 2,7 milhões procuraram refúgio em países como a Colômbia, o Peru e o Brasil. Os restantes deixaram o continente.
Venezuela

Atacado autocarro de deputados venezuelanos

292
A denúncia partiu da deputada Mariela Magallanes na rede social Twitter. Caravana sofreu um ataque, quando se dirigia para a cidade de San Cristobal, junto à fronteira com a Colômbia.
Venezuela

Pompeo e Guterres discutem situação na Venezuela

Os dois responsáveis reúnem-se numa altura de crescente tensão devido à entrega de ajuda humanitária na Venezuela prevista para o fim de semana. Pompeo garante que EUA estão decididos a ajudar.
Brasil

Venezuelanos procuram comida no Brasil 

Apesar de Maduro ter anunciado que iria fechar a fronteira da Venezuela com o Brasil, vários venezuelanos estão a entrar no Brasil por Roraima, nomeadamente para comprar mantimentos.
Colômbia

Guarda Nacional bloqueia caravana de deputados

Pelo menos três autocarros com deputados opositores do regime de Maduro estão a viajar de Caracas para a fronteira com a Colômbia para preparar a entrada de ajuda humanitária vinda dos EUA no país.
Venezuela

Maduro manda fechar fronteira com Brasil

474
A fronteira da Venezuela com Brasil vai encerrar a partir da meia noite desta sexta-feira (hora de Lisboa), até "nova ordem", anunciou Maduro. O presidente pondera fazer o mesmo com a da Colômbia.
Venezuela

Venezuela. Portugal à espera de novo embaixador

Augusto Santos Silva sublinhou que compete ao MNE "instruir os processos" relativos às representações diplomáticas, mas as decisões "envolvem vários órgãos de soberania".
Venezuela

Rangel a caminho da fronteira com a Venezuela

O eurodeputado e cabeça de lista do PSD insiste em chegar perto da Venezuela e está a caminho da fronteira do país com a Colômbia. Dia 22 estará em Cucutá, onde se realiza o "Live Aid Venezuela".
Venezuela

Guaidó pede apoio ao povo venezuelano

O autoproclamado Presidente interino da Venezuela pede aos voluntários para estarem prontos para a mobilização: "Precisamos de abrir um corredor humanitário, aconteça o que acontecer".
Venezuela

Maduro antecipa Carnaval para 28 de fevereiro

2.058
O Presidente de facto anunciou ainda o pagamento de um bónus económico carnavalesco aos titulares do "cartão da pátria". Festividades celebram-se de 28 de fevereiro a 2 de março no país.
Amnistia Internacional

Venezuela. Amnistia Internacional denuncia abusos 

A Amnistia Internacional afirmou esta quarta-feira que "autoridades de Nicolás Maduro estão a tentar usar o medo e a punição para impor uma estratégia repulsiva de controlo social" .
Rússia

Rússia apela a Guaidó para negociar com Maduro

O chefe da diplomacia russa apelou esta quarta-feira a um "diálogo inclusivo e de compromissos" entre Guaidó e Nicolás Maduro e defende que "qualquer uso da força apenas vai agravar o problema".
Ministério da Defesa

Não há plano para retirar portugueses da Venezuela

Ministro da Defesa não vê necessidade em criar plano operacional para retirar portugueses da Venezuela. Pelo contrário, espera que haja condições para continuar a viver no país.
Venezuela

Ajuda humanitária russa deverá chegar a Caracas

Rússia enviou 300 toneladas de ajuda humanitária para os venezuelanos. Contam-se medicamentos de alto custo, que Maduro diz já ter pago com a ajuda da Rússia, da Turquia, da China e da ONU.
Venezuela

Maduro pede a Guaidó que convoque eleições

Nicolás Maduro falou em Caracas, durante um ato de graduação de médicos, e comunicou que "a primeira coisa que deve fazer um Presidente interino é convocar eleições".
Venezuela

Um objeto imóvel encontra uma força imparável

Num dos restaurantes mais trendy de Madrid ouve-se o ranger de um Ferrari que para à porta. Dele sai um rapaz novo, vestido com a última moda. Pergunta-se quem é. “É filho de um general venezuelano”.
Venezuela

José Rafael Cotte é o novo embaixador da Venezuela

147
Do grupo de representantes para 15 países europeus anunciado esta terça-feira, destaque para a escolha de Antonio Ecarri, vice-presidente do partido Ação Democrática, como embaixador em Espanha.
Venezuela

Exército venezuelano jura lealdade a Maduro

229
O exército venezuelano garantiu que continuará "instalado e alerta ao longo das fronteiras" e reafirmou "obediência, submissão e firme lealdade" a Nicolás Maduro, após as ameaças de Donald Trump.
Japão

Japão também manifesta apoio a Juan Guaidó

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão afirma que apoia "claramente" o Presidente interino Guaidó e apela ao país "para que realize eleições livres e justas".
Donald Trump

Trump ameaça militares venezuelanos

248
O Presidente disse os militares "não vão ter locais para se refugiarem" se apoiarem Maduro. O líder venezuelano respondeu que Trump tem "estilo nazi" e que ajuda humanitária dos EUA está "podre".
Venezuela

Venezuela anuncia ajuda humanitária para  Cútua

120
O governo de Nicolás Maduro vai enviar "mais de 20 mil caixas" de alimentos subsidiados a 22 e 23 de fevereiro para a cidade de Cúcuta, Colômbia, onde estão milhares de venezuelanos refugiados.
Venezuela

Madeira. Aumentam os repatriados da Venezuela

Em 2018 foram repatriados sete portugueses e, em 2019 o número subiu para 11. O governo regional estima que morem na região cerca de 7.000 pessoas provenientes da Venezuela nos últimos três anos.
Venezuela

O mentor de Guaidó que quer ser Presidente

Leopoldo López é um dos principais rostos da oposição venezuelana e tido com um dos responsáveis pela ascensão de Guaidó. Esta segunda-feira faz cinco anos que está preso mas não desiste de um sonho.
Venezuela

Eurodeputados expulsos acusados de conspiração

Delegação do Parlamento Europeu que ia visitar o autoproclamado Presidente interino viu os seus passaportes serem confiscados. MNE venezuelano acusa eurodeputados de terem "fins conspirativos".
PSD

Rangel perde avião e já não vai estar com Guaidó

1.836
O eurodeputado do PSD perdeu o avião em Madrid que permitia fazer a ligação a Caracas e já não vai conseguir chegar à Venezuela a tempo dos contactos com Guaidó e com a comunidade portuguesa.
Venezuela

Governo de Maduro teve duas reuniões com os EUA

O Governo de Maduro informou que manteve duas reuniões com Elliot Abrams, enviado especial dos Estados Unidos à Venezuela, que tiveram "momentos de tensão" mas também "preocupações partilhadas".
Venezuela

EUA pedem à UE que reconheça Guaidó

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, pediu este sábado à União Europeia para reconhecer Juan Guaidó como o "único presidente legítimo" da Venezuela.
Venezuela

Guaidó quer vender mais petróleo aos EUA

231
Autoproclamado Presidente defendeu que Venezuela deveria intensificar a sua relação comercial com os EUA, sobretudo ao nível da venda do crude pesado venezuelano.
Venezuela

Maduro pede ajuda à ONU para comprar medicamentos

449
Presidente da Venezuela recusa ajuda humanitária promovida por Juan Guaidó, mas garante que pediu para ter acesso a medicamentos às Nações Unidas.
Venezuela

Reunião via Instagram com Juan Guaidó e Iván Duque

A reunião "Encontro Binacional" foi convocada pelo autoproclamado Presidente interino da Venezuela com o Presidente colombiano, Iván Duque.
Venezuela

Branson patrocina 'Live Aid' para ajudar Venezuela

2.170
O empresário britânico critica o governo de Maduro e responde ao pedido de ajuda de Juan Guaidó e de Leopolpo López. Pretende angariar 100 milhões de dólares em 60 dias. Alejandro Sanz está confirmado
Saúde

Venezuela. Garantidos medicamentos a portugueses

Portugal continua com a rede atualmente existente a apoiar cerca de 40 mil portugueses na Venezuela, que desde 2017 receberam mais de 500 quilos de medicamentos via mala diplomática.
Venezuela

Guaidó não pode concorrer nas próximas eleições

Um acordo entre todos os partidos da Assembleia Nacional estabelece que o presidente interino não se pode candidatar. Guaidó entende ainda que Nicolás Maduro se poderá recandidatar como ex-presidente.
Colômbia

Colômbia aconselha China a apoiar Guaidó

O Presidente da Colômbia aconselhou "a China a tomar essa decisão" e instou a comunidade internacional a cooperar para que a ajuda humanitária possa ser levada ao país vizinho.
Venezuela

Maduro convida enviado de Trump a ir à Venezuela

Nicolás Maduro disse ainda que mantém a esperança num encontro com Donald Trump para resolver o impasse relacionado com o facto de este ter reconhecido Guaidó como líder legítimo da Venezuela.
Nações Unidas

ONU defende o diálogo para a crise da Venezuela

A presidente da Assembleia-geral da ONU acredita numa negociação e defende uma "saída política, negociada e pacífica".
Nações Unidas

Rússia e China defendem governo de Maduro na ONU

110
O chefe da diplomacia venezuelana denuncia a violação dos princípios básicos da ONU, como o respeito pela soberania nacional, e criticou as sanções e ameaças vindas de Washington.
Venezuela

Venezuela. Novo bloqueio ou o mesmo desde 2017?

Os contentores foram colocados este ano na ponte Tienditas para impedir ajuda humanitária vinda dos EUA. No entanto, há um blogger que alega que a ponte já se encontra fechada desde 2017.
Venezuela

Caracas critica países que apoiam o "bloqueio" 

O ministro venezuelano das Relações Exteriores acha "inacreditável que governos da nossa América aplaudam o bloqueio norte-americano que afeta e gera sofrimento ao povo venezuelano".
Venezuela

Papa critica Maduro por não cumprir acordos

152
O Papa escreveu uma carta ao "Excelentíssimo Senhor" Nicólas Maduro depois de este ter enviado um pedido de mediação à Santa Sé. Francisco reiterou "a necessidade de se evitar" derramamento de sangue.
Venezuela

Venezuela. Guaidó anuncia nova direção na CITGO

A CITGO, a filial norte-americana da petrolífera venezuelana PDVSA, vai ter um novo conselho de direção composto por "venezuelanos capazes, livres de corrupção e sem filiação partidária".
Venezuela

Uruguai também pede eleições livres na Venezuela

Tanto Argentina como Uruguai apelam para que se encontre "uma solução democrática com eleições livres e com controlos internacionais confiáveis".
Venezuela

Venezuela. Bulgária bloqueia conta de petrolífera

Sófia anulou uma conta num banco através da qual o dinheiro foi transferido da empresa de petróleo estatal da Venezuela para outros países. Caracas estaria a tentar furar as sanções dos EUA.
Venezuela

Quando o café levou a um ultimato a Caracas

Foi há um século, mas o paralelismo faz-se a vários níveis. Em 1902, a Venezuela esteve isolada das principais potências mundiais quando decidiu suspender o pagamento da dívida externa.
Venezuela

Antigos trabalhadores da Exxon reclamam pensão 

Os trabalhadores protestaram junto à Provedoria de Justiça e vão dormir nas ruas de Caracas. Os manifestantes alegam que apenas os "amigos da PDVSA" e os "corruptos" chegaram a receber.
Venezuela

Brasil mantém militares na fronteira da Venezuela

O governo brasileiro justifica a presença de militares com a instabilidade na segurança pública de Roraima, que tem sido porta de entrada no país a milhares de venezuelanos que fogem da crise.
Venezuela

Venezuela. Rússia adverte EUA sobre uso da força

259
O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, advertiu o seu homólogo norte-americano, Mike Pompeo contra qualquer "recurso à força" na Venezuela, indicou a diplomacia russa.
Venezuela

Guaidó garante entrada da ajuda humanitária

162
O autoproclamado presidente interino da Venezuela proclama que ajuda humanitária vai entrar de qualquer maneira e que o Nicolás Maduro terá que se ir embora de qualquer forma.
Venezuela

Maduro diz não haver fome na Venezuela

15.073
Nicolas Maduro diz que o seu país não precisa de ajuda humanitária e garantiu que milhões de imigrantes procuram anualmente o país, numa entrevista hoje divulgada pela BBC.
Moscovo

Rússia acusa EUA de encobrir ação na Venezuela

Rússia recusa proposta dos Estados Unidos acusando-os de encobrir provocações com o envio de ajuda humanitária como meio de desestabilizar a situação no país, em crise política, financeira e social.
Venezuela

Venezuela. "Che bolivariano" apoia Maduro

1.912
Humberto Lopes apoia Nicolás Maduro e faz parte de um grupo paramilitar armado. Revolucionário, não apoia o comunismo nem o socialismo. A culpa da crise? O dólar.
Venezuela

Venezuela. Opositores e apoiantes de Maduro na rua

Guaidó apelou a protestos em todo o país para "obter ajuda humanitária que permitirá responder à crise". Movimentos próximos ao regime também vão realizar manifestações de apoio a Maduro.
Venezuela

Ordenada auditoria ao património de Juan Guaidó

153
A Controladoria Geral da Venezuela ordenou uma auditoria ao património do autoproclamado Presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, por suspeitas de falsificação de dados.
Nações Unidas

EUA e Rússia preparam resoluções sobre Venezuela

Os americanos apoiam a oposição e os russos apoiam Maduro, considerando que a situação na Venezuela representa um assunto interno e criticam qualquer interesse em intervir.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)