270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Venezuela

Venezuela

Venezuela. Proteção para 5 milhões de refugiados

Mais de 5,36 milhões de venezuelanos abandonaram o país nos últimos anos, fugindo da crise política, económica e social, "que merecem proteção, educação, acesso a vacinas e integração", diz oposição.
Refugiados

O mundo precisa fazer mais pelos venezuelanos

O êxodo venezuelano é equivalente à deslocação da população dinamarquesa para o resto da Europa. No entanto, esta crise tem passado em grande medida despercebida.
Coronavírus

Covid-19 "fora de controlo" na Venezuela, diz ONG

"Não há controlo da informação, dos óbitos, do que acontece nos hospitais e da vacinação. Este é um alerta: A pandemia na Venezuela está fora de controlo", diz a ONG Médicos Unidos da Venezuela (MUV).
Câmara Municipal Lisboa

Venezuelanos vão pedir esclarecimentos a Medina /premium

424
Pedido de autorização para protesto contra Maduro, em 2017, foi assinado por ativistas que têm família na Venezuela e estão preocupados. Ativistas pelo Tibete já pediram esclarecimentos à autarquia.
Coronavírus

Venezuela.Centenas esperam horas em vão por vacina

Várias centenas de pessoas esperaram este sábado em Caracas, durante horas e em vão, em filas para receber vacina contra a Covid-19. Doses acabaram à hora de almoço e pessoas foram mandadas para casa.
Futebol

Copa América: Brasil a abrir, final no Maracanã

O Maracanã vai receber a final da Copa América de futebol, tansferida para o Brasil, com o jogo entre o anfitrião e a Venezuela a servir de abertura, anunciou a confederação sul-americana.
Venezuela

Maduro elogia Giordano no diálogo com a oposição

O Presidente da Venezuela destacou, na quarta-feira, o papel de "equilibro e seriedade diplomática" de Aldo Giordano, no processo de diálogo com a oposição venezuelana, em 2014.
Venezuela

Lojas saqueadas na Venezuela por causa de notas

Os incidentes ocorreram uma semana depois de a população de San Félix e Puerto Ordáz ter protestado por os comerciantes e condutores de autocarros deixarem de aceitar as notas de 50.000 bolívares.
FARC

Ex-líder das FARC morto na Venezuela

151
Jesus Santrich foi detido por tráfico de droga em 2018, mas foi libertado um ano depois por falta de provas. Serviços secretos desconfiavam que estava na Venezuela — o que agora se confirma.
Venezuela

Venezuela. Crise agrava falhas em serviços básicos

O país tem sofrido, durante os últimos anos, "uma crise multidimensional que afeta à escala a população" e que tem agudizado as falhas de serviços como água potável, eletricidade e gás doméstico.
Resposta Pronta

Leopoldo Lopéz: UE deve impor mais sanções

Leopoldo López é um dos principais rostos da oposição a Nicolás Maduro. Esteve detido numa prisão militar. Em outubro de 2020, fugiu para a Colômbia, de onde voou para Madrid, onde está exilado.
Venezuela

Nicolás Maduro vai dialogar com Juan Guaidó

O Presidente da Venezuela frisou ainda que se Juan Guaidó "quer dialogar, quer recapacitar" será "bem-vindo", "mas, tem que incorporar-se aos diálogos que já estão em curso".
Venezuela

“Tenho o sonho de ver a Venezuela livre” /premium

Leopoldo López pede a Portugal uma posição "firme e determinada" na defesa da democracia na Venezuela e defende que a UE deve impor mais sanções. "É a liberdade contra a tirania" de Maduro, garante.
Venezuela

Venezuela: Guaidó propõe levantamento de sanções

"A gravidade da crise, os nossos aliados, a comunidade internacional e o que construímos ao longo dos anos dizem-nos que devemos chegar a acordo para salvar a Venezuela", afirma opositor venezuelano.
Nicolás Maduro

O vídeo de Maduro com espada de samurai

Nas imagens do encontro entre o Presidente venezuelano e o ator Steven Seagal é possível ver a exibição de Nicolás Maduro a manobrar uma espada oferecida pelo também mestre de artes marciais.
Centenário

Vasco Gonçalves: centenário com sessão evocativa

584
Na Voz do Operário, em Lisboa, haverá uma sessão comemorativa, que incluirá um espetáculo musical, e que conta com as intervenções de Manuel Begonha e de Batista Alves sobre Vasco Gonçalves.
Venezuela

Venezuela prepara nova reconversão da moeda

A Venezuela vai fazer uma nova reconversão do bolívar soberano, moeda utilizada no país. Apesar disso, especialistas acreditam ser necessário encontrar outras soluções para problema da hiperinflação.
Venezuela

Português promove ações para retribuir acolhimento

135
Emigrado há 41 anos na Venezuela, Ricardo Martins dedica 18 das 24 horas do seu dia a distribuir comidas a crianças carenciadas. O objetivo é retribuir o acolhimento que sentiu quando chegou ao país.
Venezuela

Venezuela. Oposição pede "espaços de pressão"

Para que o país "saia da ditadura" do Governo chavista presidido por Nicolás Maduro, o líder da oposição considera que a "única alternativa" é "criar espaços de pressão para solucionar este conflito".
Fact Check

Venezuelanos lançaram notas no chão?

Publicação apoia-se em foto de 2019, tirada após roubo de um banco. Notas estão no chão porque são da série de bolívar que já não estava em circulação no país.
Coronavírus

Venezuela. Crematórios com espera de uma semana

A ONG Médicos Unidos da Venezuela denuncia o congestionamento dos crematórios de Caracas que recebem os corpos das vítimas mortais da pandemia, que chegam a ter listas de espera de até uma semana.
Venezuela

Projeto Portugalidade em Caracas: reafirmar raízes

Estão a ser a programadas atividades culturais para motivar os jovens a que conheçam a terra dos avós e dos pais, e os aspetos culturais como o fado, a gastronomia, a geografia e história de Portugal.
Coronavírus

Cartazes identificam casas de pessoas com Covid-19

O Ministério Público venezuelano vai investigar a denúncia feita pela oposição de que o autarca de Sucre mandou afixar cartazes a identificar casas de infetados com Covid-19.
Venezuela

Aliança pró-Guaidó. Mudanças para derrotar Maduro

O anúncio de que vão efetuar novos esforços para convocar e incluir todas as partes que desejem fazer parte da aliança chega em ano de eleições, quando se planeia convocar as regionais.
Coronavírus

Covid-19. Venezuela "chegou ao pico"

As autoridades venezuelanas afirmaram no sábado que o país "chegou ao pico" da pandemia por causa da variante vinda do Brasil. A Venezuela registou novos máximos de infeções e mortes.
Venezuela

Venezuela com novo máximo de casos

A região "com maior número de novos casos comunitários nas últimas 24 horas" é o estado venezuelano de Miranda, vizinho da capital Caracas, anunciou a vice-presidente do país.
Coronavírus

Venezuela quer trocar petróleo por vacinas

Nicolás Maduro diz estar disponível para trocar parte da produção petrolífera por vacinas contra a Covid-19, num momento em que o país regista uma nova vaga de contágios.
Venezuela

Venezuela acusa o Facebook de silenciar Maduro

198
Segundo Caracas "são inúmeras as medidas unilaterais que o Facebook tem tomado contra a liberdade de expressão do dignitário venezuelano". Página foi bloqueada por 30 dias.
Venezuela

Venezuela. Encerrada investigação sobre Alex Saab

Alex Saab, considerado testa-de-ferro do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, encontra-se detido em Cabo Verde e enfrenta uma possível extradição para os Estados Unidos, onde está a ser processado.
Nações Unidas

ONU contra bloqueio dos EUA à Venezuela

O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou uma resolução proposta pela Venezuela que condena o "bloqueio internacional" contra o país. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores.
Venezuela

Defesa de Alex Saab desmente acusações

A oposição venezuelana denunciou no domingo o Governo venezuelano por ter gastado 170 milhões de dólares (143 milhões de euros) na defesa do empresário Alex Saab, considerado testa-de-ferro de Maduro.
União Europeia

Venezuela. UE espera coordenar ações com EUA

Com a nova administração dos EUA, a União Europeia espera poder coordenar ações relativas à Venezuela, que enfrenta atualmente uma instabilidade política. Com Donald Trump foi mais difícil.
Cabo Verde

Cabo Verde autoriza extradição de Saab para os EUA

O Supremo Tribunal de Justiça cabo-verdiano autorizou a extradição para os EUA de Alex Saab, considerado testa-de-ferro do Presidente venezuelano, disse fonte da defesa, que vai recorrer da decisão.
Venezuela

Advogado de Saab detido por injúrias e ameaças 

O principal advogado cabo-verdiano do colombiano Alex Saab foi detido por ter desrespeitado o agente e ter agido de forma agressiva. Ainda proferiu uma ameaça ao subchefe principal de serviço.
Venezuela

Forças de Maduro terão assassinado 2.853 pessoas 

2520
A denúncia é feita pela ONG Provea, que investiga casos de violência policial na Venezuela. Autoridades “agem com total liberdade, por terem a certeza de que a sua conduta não será investigada".
Nicolás Maduro

Maduro recebe vacina e goza com sotaque russo 

O momento insólito foi captado pelas câmaras que filmavam o Presidente a receber a vacina. Após a inoculação, Maduro surpreendeu os presentes ao imitar o sotaque russo.
Venezuela

Grupo NOV conclui 4.000 casas na Venezeula

O grupo português NOV (antigo grupo Lena) concluiu a construção de 4.000 casas na Venezuela, projeto que o administrador considera exemplo do trabalho das empresas nacionais.
Coronavírus

Maduro recebeu primeira dose de vacina russa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a sua mulher, Cília Flores, receberam a primeira dose da vacina russa, a Sputnik V, contra o novo coronavírus.
Venezuela

Venezuela insta Cabo Verde a libertar Alex Saab

A Venezuela pediu ao Governo cabo-verdiano que "liberte imediatamente" o empresário Alex Saab, o considerado "testa-de-ferro" de Nicolás Maduro, detido desde junho de 2020.
Coronavírus

Venezuela confirma 10 casos da variante brasileira

Nicolas Maduro confirmou os casos da variante "mais contagiosa e mais grave", concebendo uma resposta: a ativação de uma brigada de 16.000 pessoas, a vacinação da população e uma quarentena de 7 dias.
Moçambique

Venezuela condecora antigo Presidente moçambicano 

Maduro decidiu distinguir Joaquim Chissano pelo seu papel na "luta pela liberdade, independência e soberania". Ex-presidente de Moçambique destaca a "forte relação de irmandade" entre os dois países.
União Europeia

Embaixadora da União Europeia deixou Caracas

A portuguesa Isabel Brilhante Pedrosa, embaixadora da União Europeia na Venezuela deixou esta terça-feira Caracas, despedindo-se na rede social Twitter, onde agradeceu "o carinho" dos venezuelanos.
Coronavírus

Venezuela recebe meio milhão de doses da Sinopharm

Nicolás Maduro agradeceu "em nome do povo da Venezuela", ao Presidente chinês. A Venezuela mantém uma ponte aérea com a China desde o início da pandemia.
Venezuela

Pressões calam vozes da denúncia, diz instituto

Instituto de Imprensa e Sociedade da Venezuela alerta que "o jornalismo venezuelano enfrenta riscos cada vez mais notáveis", e que a "liberdade de expressão e de informação" está mais fragilizada.
Venezuela

Venezuela. Oposição denuncia tortura de militares 

A oposição venezuelana liderada por Juan Guaidó denunciou casos de tortura de militares detidos nos últimos anos. "São torturados e submetidos às piores condições na prisão."
União Europeia

Embaixadora da UE vai sair da Venezuela na terça

Isabel Brilhante Pedrosa não vai sair da Venezuela este sábado, que era data limite fixada pelo Governo venezuelano para a saída da embaixadora da União Europeia.
Venezuela

Caracas pede reversão das sanções da UE

Caracas afirmou ser necessário que a União Europeia reverta as sanções contra as 55 personagens do governo do Presidente Nicolás Maduro, para que seja possível reatar o diálogo.
Venezuela

Direitos humanos. Agentes venezuelanos acusados

Entre 2017 e 2020 "imputámos a 677 funcionários de segurança do Estado e 39 civis alegados crimes de violações dos direitos humanos", disse o procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab.
Venezuela

Baltazar Garzón acusa EUA e defende Venezuela

O antigo juiz espanhol acusou esta quinta-feira os Estados Unidos da América de prometerem contrapartidas pela extradição do testa-de-ferro de Maduro.
União Europeia

Chefe da missão venezuelana é persona non grata

207
O Conselho Europeu decidiu esta quinta-feira o mesmo em relação ao chefe da missão da República Bolivariana da Venezuela junto da União Europeia, que é agora persona non grata.
Coronavírus

Venezuela: deputados vacinados antes dos idosos

395
Apesar de mais de 90% do pessoal de saúde ainda estar por vacinar, já começa a haver políticos e deputados vacinados na Venezuela. Idosos ficaram de fora da lista de prioritários.
Venezuela

Venezuela expulsa embaixadora da UE

1293
A embaixadora da União Europeia Isabel Brilhante Pedrosa foi declarada persona non grata pelo governo venezuelano e deverá abandonar o país. A UE diz que expulsão aumentará o isolamento da Venezuela.
União Europeia

Venezuela. Parlamento pede expulsão de diplomata

118
Em resposta às sanções impostas pela UE a 19 deputados venezuelanos, parlamento aprovou um “acordo de repúdio” e pede a Maduro que expulse a diplomata da UE em Caracas, noticiou a agência EFE.
Venezuela

Emmy para reportagem sobre corrupção na Venezuela

"O Ouro de Sangue de Maduro" contou com dois jornalistas portugueses e denunciou o esquema de Maduro de troca de ouro por divisas. O recurso é extraído em violação dos direitos humanos e ambientais.
Venezuela

329 detidos na Venezuela por motivos políticos

Mais de 300 pessoas estão atualmente presas na Venezuela por motivos políticos, segundo dados divulgados pelo Foro Penal Venezuelano (FPV), uma organização não-governamental (ONG) local.
Papa Francisco

Papa elogia Colômbia por proteger migrantes

"Uno-me aos bispos da Colômbia para expressar o meu apreço pela decisão das autoridades colombianas de implementar o Estatuto de Proteção Temporária para os migrantes venezuelanos presentes no país".
Venezuela

Venezuela. Guterres aplaude gesto da Colômbia 

António Guterres, sublinhou o "importante ato de solidariedade" da Colômbia ao regularizar provisoriamente os processos de quase um milhão de venezuelanos que vivem no país.
Venezuela

Venezuela. Oposição convoca marcha contra Maduro

O líder opositor Juan Guaidó desafiou os venezuelanos para saírem às ruas no próximo dia 12, para assinalar o Dia da Juventude e para exigir condições para a realização de eleições presidenciais.
Venezuela

Venezuela. Agressões contra ativistas sobem 157% 

Relatório de uma ONG indica que no primeiro semestre de 2020 houve em média 25 protestos diários. Vários manifestantes foram assediados, agredidos e julgados, mas apenas 20% conseguiu uma defesa.
Venezuela

Relatora especial da ONU visita a Venezuela 

A relatora especial da Organização das Nações Unidas iniciou a visita de 12 dias a Caracas com o intuito de avaliar impacto das sanções internacionais no cumprimentos dos direitos humanos.
Coronavírus

Maduro: Bolsonaro é "mesquinho"

Nicolás Maduro anunciou o envio permanente de oxigénio para Manaus, no Brasil. Diz que é um "gesto de amor" e acusa Bolsonaro de ser o "Trump do Brasil" e de ser "mesquinho".
Venezuela

Centro Português de Caracas tem nova direção

O Centro Português de Caracas tem nova direção, encabeçada por Sérgio Nunes, um licenciado em gestão de empresas que que vincar o "portuguesismo" da comunidade local.
Venezuela

Chile e Argentina querem solução para Venezuela

O Chile a Argentina vão colaborar para lançar uma "estratégia comum" para encontrarem uma "saída política" para a situação da Venezuela, que opõe Nicolás Maduro a Juan Guaidó.
Fact Check

Venezuela não doou oxigénio a Manaus?

Post alega que não foi o Governo da Venezuela a doar oxigénio a Manaus, mas sim a empresa White Martins, a partir da filial venezuelana. É falso que Venezuela não tenha enviado a própria ajuda.
Venezuela

Ministério Público pede libertação de Alex Saab

O Ministério Público de Cabo Verde promoveu junto do Tribunal da Relação de Barlavento a libertação do empresário Alex Saab, detido desde junho e considerado pelos Estados Unidos como testa-de-ferro.
Jair Bolsonaro

Bolsonaro diz que Forças Armadas decidem ditadura

485
Presidente brasileiro afirmou que quem garante democracia ou ditadura são as Forças Armadas e ironizou com o envio de oxigénio da Venezuela para Manaus, num momento de colapso dos hospitais locais.
GNR

GNR apreende 500 mil cigarros de contrabando

191
A GNR apreendeu 500 mil cigarros de contrabando em Chaves, que detinham um valor superior a 185 mil euros. Um homem de 58 anos também foi detido.
Nicolás Maduro

Venezuela. Maduro fecha 7 meios de imprensa livre

1622
O ano de 2021 arrancou com um ataque do regime de Maduro a meios de comunicação independentes, incluindo o jornal Panorama, fundado em 1914 e considerado uma referência no país.
Venezuela

Venezuela. Confiscado equipamento em TV americana

110
Equipamentos de transmissão, câmaras e computadores da televisão americana VPITV foram confiscados pelas autoridades venezuelanas, impedindo o canal de continuar a funcionar.
Venezuela

Venezuela acusa Londres de "grosseira ingerência"

A Venezuela acusou o Reino Unido de estar "grosseira ingerência" nos assuntos internos venezuelanos. Ministro diz que o país europeu tem dois planos para desestabilizar o Governo de Nicolás Maduro.
Cabo Verde

Alex Saab diz-se inocente e recusa extradição

111
Empresário ligado a Maduro foi detido em Cabo Verde com passaporte diplomático. Saab está acusado pela justiça norte-americana de branqueamento de capitas mas recusa extradição devido a parcialidades.
Corrupção

EUA. Ex-gestor do GES prestes a ser extraditado /premium

273
Esquema de corrupção e branqueamento de capitais relacionado com o BES vai ser julgado no estado do Texas. Relação de Lisboa autoriza extradição de arguido do caso Universo Espírito Santo.
Venezuela

EUA continuam a reconhecer Guiadó como presidente

Os Estados Unidos vão continuar a reconhecer Juan Guaidó como presidente interino e legítimo da Venezuela e acusam o regime "ilegítimo" de Maduro de "encenar" eleições legislativas "fraudulentas".
Venezuela

Autoridades venezuelanas culpam ataque por apagão 

Um apagão deixou a cidade de Caracas e pelo menos dez estados da Venezuela parcialmente às escuras. Vice-presidente da Venezuela atribui falhas no fornecimento de eletricidade a ataque ao sistema
Cabo Verde

Tribunal decide a favor da extradição de Alex Saab

Após bastante polémica, o tribunal cabo verdiano decide a favor da extradição de Alex Saab, que foi considerado pelos EUA um testa-de-ferro de Nicolás Maduro.
Venezuela

Associação portuguesa distribui sopa em Caracas

400
A "sopa sorriso" é um projeto de origem portuguesa que alimenta os pobres do centro da capital venezuelana, vocacionado para sem-abrigo e idosos que vivem na solidão.
Venezuela

Venezuela: explosão fere mais de 40 pessoas 

Veículo que transportava botijas de gás foi cercado por populares que exigiam a sua distribuição, originando uma explosão que causou mais de 40 feridos, incluindo pelo menos 12 menores.
Venezuela

Venezuela pede trato humanitário para Alex Saab

A Venezuela instou as autoridades cabo-verdianas a darem um trato humanitário ao empresário colombo-venezuelano Alex Saab. O documento diz que o empresário foi injustamente detido.
Venezuela

Portugueses acreditam no potencial da Venezuela

Comunidade portuguesa na Venezuela diz que a pandemia ainda dificultou mais a já difícil situação económica e social na Venezuela, mas acreditam que país vai dar a volta.
Venezuela

Morreu antigo vice-Presidente da Venezuela

Vicente Rangel integrou o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, o partido do governo de Chávez e Maduro). Como jornalista, dirigiu os diários La Razón e El Clarín. Morreu aos 91 anos.
Tribunal Penal Internacional

Venezuela. Denúncia por crimes contra a humanidade

O TPI divulgou um relatório em que diz acreditar que na Venezuela se cometeram "crimes que lesam a humanidade". Tortura, estupro e ou outras formas de violência sexual são algumas das suspeitas.
Venezuela

Julgamento de controlo de ouro da Venezuela adiado

O julgamento sobre quem controla as reservas de ouro venezuelanas que estão no Banco de Inglaterra foi adiado, devido a não existir informação se é Maduro ou Guaidó a controlar as reservas de ouro.
Venezuela

ONU pede 1,19 mil milhões para apoiar Venezuela

A ONU pede a ajuda de 1,440 mil milhões de dólares para apoiar os migrantes e refugiados venezuelanos e as comunidades de acolhimento de outros países sul-americanos.
Venezuela

Guaidó quer rever mecanismos contra Maduro

O líder da oposição da Venezuela, Juan Guaidó, insistiu que as pressões internacionais devem fortalecer a luta por um país livre e democrático
Venezuela

Venezuela. Guaidó rejeita oferta de diálogo

O líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, disse que Maduro faz ofertas de diálogo "infelizmente, para ganhar tempo e não apresentar soluções".
Venezuela

PSD/Madeira lamenta "oportunidade perdida"

O PSD/Madeira manifestou a "sua total solidariedade" com o povo venezuelano, depois das últimas eleições. Segundo a direção do partido, as eleições não foram "legítimas, livres e democráticas".
Venezuela

Maduro acusa Duque de planear o seu assassinato

O Presidente da Venezuela acusou Iván Duque de ter planeado o seu assassinato durante as eleições parlamentares de domingo. Maduro diz que o homólogo colombiano tem "uma obsessão contra a Venezuela".
Venezuela

Venezuela. Encontro une escritores lusófonos

Grande comunidade portuguesa no país leva a que cada vez mais escolas e estudantes estejam dispostos a aprender português. Pessoa será o homenageado deste 1º encontro de escritores radicados no país.
Venezuela

Venezuela. Eleições foram "farsa", diz ministro

"Com uma participação muito baixa, [o povo] mostrou que as eleições legislativas não representam a sua vontade", disse ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo.
Venezuela

Venezuela. PCP contra "deslegitimação" de eleições

974
O PCP fala em ingerência e reafirma solidariedade com a Venezuela bolivariana. Nicolas Maduro tinha 67,6% dos votos, com 82% dos boletins contados, mas a comunidade internacional rejeita resultados.
União Europeia

UE. "Progressos" no Brexit e crise venezuelana 

Como Santos Silva, os chefes de diplomacia da UE consideraram que existiu "falta de transparência" nas eleições venezuelana e conseguiram pequenos "progressos" no acordo a celebrar com o Reino Unido.
União Europeia

UE não reconhece processo eleitoral na Venezuela

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, afirma que "a Venezuela necessita urgentemente de uma solução política para pôr fim ao atual impasse".
Venezuela

Venezuela. Maduro vai à frente com 67,6% dos votos

Com cerca de 82% dos votos contados até ao momento, a aliança de partidos que apoia Nicolás Maduro está a vencer com 67,6% dos votos. As eleições são ainda marcadas pela abstenção, que ronda os 69%.
Venezuela

Venezuela. Guaidó diz que fraude foi "consumada"

O líder opositor da Venezuela considera que as eleições legislativas de domingo foram uma "fraude" e afirma que "os resultados foram preparados com dias de antecedência".
Venezuela

Pompeo: Eleições na Venezuela são um "embuste"

Mike Pompeo diz os resultados que serão anunciados pelo "regime ilegítimo de Nicolás Maduro" não vão "refletir a vontade do povo venezuelano".
Venezuela

Venezuela. Poucos eleitores nas ruas 

Mais de 20,7 milhões de venezuelanos foram este domingo chamados às urnas para eleger os 277 deputados que vão compor a nova Assembleia Nacional, mas participação está a ser baixa.
Venezuela

Maduro vota e apela ao debate

469
Nicólas Maduro destacou que este domingo "nasce uma nova Assembleia Nacional", depois deste órgão ter sido dominado pela oposição desde 2015. Presidente venezuelano apela ao debate
Venezuela

Oposição fala em participação de 3% nas eleições

Oposição venezuelana decidiu boicotar eleições para a Assembleia Legislativa, o único órgão que é dominado pela oposição desde 2015. Taxa de participação está a ser reduzida.
Venezuela

Venezuelanos votam para renovar o parlamento

As mesas de voto abriram na Venezuela às 06:00 horas locais (10:00 GMT) para as eleições legislativas, nas quais os cidadãos irão escolher os deputados que vão formar a Assembleia Nacional.
Coronavírus

Covid-19. Venezuela pede o fim das sanções

O Presidente Nicolás Maduro, pediu na ONU, que cessem as sanções internacionais contra a Venezuela, para fortalecer o combate à Covid-19 no seu país.
Venezuela

Vezenuela. 18 mil assassínios por forças do Estado

Desde janeiro, o número de mortes devido a operações de segurança do Estado superou as 2.000. As estimativas apontam para 15.501 detenções arbitrárias e 724 desaparecimentos, entre 2018 e 2019.
Venezuela

Tribunal quer aliado de Maduro em domiciliária

O Tribunal da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, da qual Cabo Verde é membro, pediu o fim do atual regime de encarceramento de Alex Saab, alegado testa de ferro de Maduro.
Venezuela

UE não vai observar eleições venezuelanas

Parlamento europeu não vai observar eleições, nas quais a oposição participará, porque "não há condições" de que elas sejam parte de um processo "justo e transparente".
Venezuela

Maduro "quer aniquilar" alternativas democráticas

Juan Guaidó disse que o regime de Nicolas Maduro "quer aniquilar" as alternativas democráticas na Venezuela e insistiu que a votação de domingo vai decorrer na "ausência de de condições democráticas".
Venezuela

Cabello pede a eleitores que não se confundam 

O vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela instou os partidos aliados a se organizarem para ganhar a batalha eleitoral, para governar unidos e avançar pela pátria em todas as áreas.
Venezuela

Venezuela. "Não há comida para quem não votar"

3351
O vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela afirmou que "quem não votar, não come". "Aplicamos uma quarentena aí, sem comer", disse o segundo homem mais forte do chavismo.
Venezuela

Venezuela. Mulheres mais vulneráveis à violência

A embaixadora da União Europeia no país alerta para um fenómeno amplo em que mulheres são vítimas em casa, trabalho, escolas e Internet. Para Isabel Pedrosa, as estatísticas são assustadoras.
Cabo Verde

Venezuela. Cabo Verde rejeita libertar Alex Saab

A defesa sustenta que o "período máximo de prisão preventiva" permitido pela lei cabo-verdiana é de 80 dias e que o empresário está detido "há mais de 100 dias", pelo que "a sua detenção é ilegal".
Venezuela

Venezuela. Igreja diz que vem aí "tempos escuros" 

A Igreja Católica alertou que se "avizinham tempos mais escuros" para a Venezuela em 2021, ano no qual se vai consolidar a revolução e se poderá assistir à "islamização" do país.
Venezuela

Venezuela. Crise da moeda afeta portugueses

429
Moeda venezuelana perdeu numa semana 20,24% do seu valor face ao dólar norte-americano, o que fez disparar o preço dos produtos. Portugueses e lusodescendentes estão preocupados.
União Europeia

UE volta a prolongar sanções à Venezuela

Sanções até 14 de novembro de 2021 "incluem um embargo de armas e de equipamento utilizados para repressão interna, assim como a proibição de viajar e o congelamento de bens de 25 pessoas".
Venezuela

Defesa de Alex Saab pede habeas corpus

Segundo o comunicado emitido pela defesa de Alex Saab é referido que o período máximo de privação de liberdade são 80 dias e que já passaram 89.
Venezuela

Venezuela acumulou 1.798% de inflação em dez meses

1453
Na Venezuela, onde o salário mínimo é de 400 mil bolívares, ou seja, menos de um dólar, a inflação acumulou 1.798% desde o início do ano. No terceiro trimestre, atividade económica caiu 50.44%.
Venezuela

Venezuela. Presos políticos com problemas de saúde

52 dos 370 presos políticos venezuelanos padecem de doenças "leves a graves", afirma o Foro Penal. O tratamento não está a ser disponibilizado e há também "risco de morte" por insalubridade.
Futebol

Sá Pinto nos oitavos da Taça sul-americana

A equipa do treinador português Ricardo Sá Pinto enfrentou o Caracas e qualificou-se para os oitavos de final da Taça sul-americana, num jogo sem golos.
Venezuela

295 repatriados de Caracas chegam a Portugal

Há 118 estrangeiros que têm como destino final países da Europa e da União Europeia, como Espanha, França, Alemanha, Finlândia, Grécia e Reino Unido. Os restantes são portugueses.
Venezuela

Venezuela. Arrancou campanha para legislativas

Nicolás Maduro espera retomar a Assembleia Nacional, sob controlo da maioria opositora liderada por Juan Guaidó desde 6 de dezembro de 2015.
Venezuela

Maduro acusa EUA e Europa de ataque a refinaria

108
Na Venezuela são frequentes as queixas da população sobre dificuldades para conseguir combustível, uma situação que o Governo atribui a sabotagem e a oposição diz ser o resultado de más políticas.
Venezuela

Venezuela. Opositor admite que nunca quis fugir

Leopoldo López chegou a Madrid no último domingo, depois de deixar a residência do embaixador de Espanha em Caracas, onde estava como "convidado" desde 30 de abril de 2019.
Coronavírus

Maduro diz que testou molécula que anula Covid-19

441
O Presidente da Venezuela anunciou a testagem com sucesso de uma molécula que trata a Hepatite C e que Nicolás Maduro garante que "anula a 100%" o novo coronavírus.
Venezuela

Opositor venezuelano deixa embaixada em Caracas

O opositor venezuelano, Leopoldo López, deixou Embaixada de Espanha em Caracas, onde estava refugiado desde 2019, encontrando-se a caminho de Bogotá, na Colômbia, disseram fontes diplomáticas à Lusa.
Música

Guitarra portuguesa em festival na Venezuela

150
A guitarra portuguesa marcou presença no Festival Europeu de Jovens Solistas, na Venezuela, organizado pela União Europeia e que reuniu, além de Portugal, músicos de vários países europeus.
Venezuela

Venezuela. Grupo que matou padre desmantelado 

A Guarda Nacional da Bolívia anunciou que foi desmantelado um grupo criminoso alegadamente envolvido no homicídio de um padre luso-venezuelano na passada quarta-feira.
Venezuela

Venezuela. Padre lusodescendente assassinado

O padre, de cerca de 40 anos, foi assassinado "nas proximidades da Igreja São João Baptista, em São Carlos", no Estado de Cojedes e terá sido baleado depois de resistir a um assalto.
Venezuela

Decisão sobre Alex Saab volta à Relação

Alex Saab foi detido em junho com base num mandado de captura internacional emitido pelos Estados Unidos da América, que o consideram um testa-de-ferro do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
Venezuela

Venezuela altera normas para favorecer Maduro

A Acesso à Justiça afirma que o Supremo Tribunal venezuelano tem tentado deixar sem efeito "a sua própria jurisprudência e decisões de constitucionalidade, desde o chavismo [1999] até agora"
Coronavírus

Venezuela anuncia ampla reabertura do comércio

Apesar da ampla reabertura do comércio, que inclui lojas, restaurantes e eventos públicos, o Presidente da Venezuela pede que "ninguém baixe a guarda" e apela ao uso da máscara e distanciamento.
Venezuela

Venezuela tem rede de túneis para proteger Maduro 

226
A rede de túneis terá sido iniciada ainda durante o tempo de Hugo Chávez, denuncia a advogada de direitos humanos Tamara Suju. Muitos estarão abandonados porque os militares roubaram o dinheiro.
INTERPOL

Defesa leva detenção de Alex Saab à ONU

O recurso a este órgão do Conselho de Direitos Humanos da ONU pretende "solicitar uma comunicação urgente ao Governo da República de Cabo Verde".
Venezuela

Venezuela. Maduro antecipa Natal

111
Nicólas Maduro antecipou as celebrações natalícias. O presidente venezuelano diz que "nada nem ninguém" tira a "felicidade do povo" no Natal e que o país se prepara "para ter um ano de prosperidade".
Coronavírus

Venezuela: centros para migrantes sem condições

ONG Human Rights Watch alertou para as condições de sobrelotação e falta de higiene nos centros de quarentena, a que a Venezuela submete cerca de 130 mil migrantes.
Venezuela

Covid-19. Crise humanitária na Venezuela está pior

200
Vários bispos da Venezuela denunciam as condições de pobreza no país sul-americano e realçaram que a pandemia de Covid-19 veio agravar a situação. A fome continua a ser principal problema.
Coronavírus

Venezuela recebeu 1.º lote da Sputnik V

As vacinas chegaram a Caracas, ao abrigo de um acordo entre o ministério da Saúde venezuelano e o Centro de Investigação de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya da Rússia.
Venezuela

Profissionais de saúde têm de comprar máscaras

922
Maioria dos hospitais venezuelanos não tem água corrente. Profissionais de saúde que se despediram foram obrigados a voltar a trabalhar. Um terço dos óbitos no país são profissionais de saúde.
União Europeia

Missão da UE na Venezuela "não é clandestina"

A Comissão Europeia esclareceu que a missão diplomática para avaliar se há condições mínimas para a realização de eleições legislativas democráticas na Venezuela "não é clandestina".
Venezuela

Venezuela. Guaidó pede apoio internacional

O líder da oposição na Venezuela pediu apoio internacional para que se julguem os responsáveis pelas graves violações dos direitos humanos e denunciou as condições em que a população vive.
Venezuela

Há zonas de Caracas sem luz desde quarta-feira

Várias zonas da cidade de Caracas estão há mais de 30 horas sem eletricidade, depois de na quarta-feira falhas no abastecimento de energia terem afetado pelo menos 17 dos 24 estados da Venezuela.
Venezuela

Venezuela quer fundo para alimentos e medicamentos

Nicolás Maduro sugeriu na comemoração do 75º aniversário da ONU a criação de "um fundo rotatitvo de compras públicas" que "permitirá enfrentar o bloqueio económico".
Venezuela

Venezuela afetada por falhas de eletricidade 

Quase todos os estados da Venezuela estão esta quarta-feira afetados por falhas de eletricidade. No país são frequentes as queixas dos consumidores sobre os apagões elétricos durante várias horas.
Corrupção

Empresa norte-americana admite corrupção no Brasil

146
A Sargeant Marine aceitou pagar 16,6 milhões de dólares em multas num processo em que era acusada de pagar subornos em países sul-americanos para obter contratos.
Venezuela

Venezuela. Apelo à denúncia de estrangeiros

O vice-presidente do partido de Nicolás Maduro apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença de pessoas com sotaque estrangeiro no país.
Venezuela

Maduro quer que Londres lhe dê controlo de ouro

A justiça britânica dá ao líder da oposição, Juan Guaidó, autoridade sobre as reservas de ouro do Banco Central da Venezuela. Advogados de Maduro pedem o controlo das 31 toneladas de ouro.
Venezuela

Venezuela. Falta de água afeta dez cidades

A escassez e o abastecimento descontínuo de água afeta a população das 10 principais cidades da Venezuela, segundo um relatório. Há regiões do país que estão até há mais de 45 dias sem receber água.
Venezuela

Venezuela: Supremo condena relatório da ONU

Supremo venezuelano diz que relatório da ONU "viola os princípios do Direito Internacional expressos no respeito pela soberania e no direito à autodeterminação dos povos".
Corrupção

BES Miami usado por oligarca venezuelano

458
Empresários ligados ao regime de Chavéz e Maduro transferiram mais de 4,8 mil milhões de dólares para o exterior entre 2009 e 2017, revela a investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas.
Estados Unidos da América

EUA retomam sanções contra Irão

111
Trump assinou um decreto que autoriza "severas sanções económicas contra qualquer país, empresa ou pessoa que contribua com o fornecimento, venda ou transferência de armas convencionais" ao Irão.
Eleições EUA

Maduro. Pompeo fracassou em "viagem de guerra"

Presidente da Venezuela diz que secretário de Estado norte-americano fracassou na "viagem de guerra" pela América do Sul, após Mike Pompeo insistir que Nicolás Maduro "deve sair" da cena política.
Venezuela

ONU acusa Venezuela de crimes contra humanidade

1363
Novo relatório das Nações Unidos, dirigido por jurista portuguesa, acusa o regime de Maduro de crimes como violência sexual, tortura e execuções extrajudiciais. É "sistémico", nota o documento.
Venezuela

Relatório da ONU está "infestado de falsidades"

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela disse que o relatório que acusa o país de crimes contra a humanidade está "infestado de falsidades" e foi elaborado por uma "missão fantasma".
Coronavírus

Covid-19. Venezuela suspende reabertura de escolas

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, suspendeu a reabertura das escolas, quando o país regista mais de 60.000 casos confirmados de Covid-19. País está em estado de alerta desde março.
Venezuela

Barco do Irão chega à Venezuela, apesar de sanções

Um barco proveniente do Irão chegou à Venezuela com gás condensado para produzir gasolina, contornando as sanções impostas pelos Estados Unidos contra ambos países.
Venezuela

O revolucionário bolivariano de Coimbra

547
Conhecemos o modelo venezuelano da “democracia bolivariana” que Boaventura Sousa Santos tanto defende: um país estatizado, minado pela fome e do qual quase um terço da população fugiu.
Venezuela

Venezuela. Policias e militares assassinaram 1.611

1639
Organização Não-Governamental Programa Venezuelano de Ação Educativa em Direitos Humanos acusou polícias e militares da Venezuela de terem assassinado 1.611 pessoas nos primeiros seis meses de 2020.
Venezuela

Combustível. Venezuela ativa plano de contingência

As filas para obter combustível multiplicaram-se em várias regiões da Venezuela com a população a queixar-se de que há cada vez mais dificuldades para abastecer.
Coronavírus

Maduro quer vacinar candidatos a legislativas

O Presidente da Venezuela precisou que para outubro está prevista a chegada de um novo lote da vacina Sputnik V, insistindo que "seria uma boa ideia" que todos os candidatos fossem vacinados.
Venezuela

Garzón diz que Cabo Verde está a ceder aos EUA

O antigo juiz espanhol Baltasar Garzón considera que Cabo Verde mostra ceder às pressões dos Estados Unidos, acusando os norte-americanos de promoverem a "detenção ilegal" de Alex Saab.
Venezuela

Venezuela voa até à China apesar de sanções

A Conviasa, companhia aérea estatal da Venezuela, violou as sanções impostas pelos EUA que a impedem de voar, e foi à China buscar um carregamento de ajuda humanitária para responder à pandemia.
Cabo Verde

Cabo Verde. Saab apresenta denúncia contra polícia

O empresário colombiano Alex Saab apresentou queixa contra polícias cabo-verdianos, acusando-os de terem confiscado e ocultado documentos oficiais na prisão no aeroporto da ilha do Sal.
Venezuela

Venezuela. Oposição une-se contra eleições

Dezenas de partidos opositores venezuelanos reiteraram que não vão participar nas eleições parlamentares e comprometeram-se em organizar uma consulta paralela proposta pelo líder opositor Juan Guaidó.
Venezuela

Venezuela. 333 pessoas continuam detidas 

Mais de 300 pessoas continuam presas na Venezuela por razões políticas, depois de na semana passada outros 50 presos políticos terem sido indultados pelo presidente Maduro e libertados.
A página está a demorar muito tempo.