Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Venezuela
Venezuela

TAP. Guaidó recusa ter viajado com nome falso

285
O presidente do parlamento da Venezuela, o opositor Juan Guaidó, atribuiu as acusações do Governo venezuelano contra a TAP ao desprezo pelas companhias aéreas e por Portugal.
Venezuela

Venezuela. 2,3 milhões em exercícios militares

Exercícios militares prolongam-se até domingo para assegurar a "defesa das cidades" e a operacionalidade das autoridades.os exercícios e decorrem em diversos órgãos do Estado.
TAP

Voo de Guaidó. Caracas exige explicações a Lisboa

605
O governo venezuelano acusa a TAP de facilitar a entrada com "identidade falsa" de Juan Guaidó e de um familiar que transportava "materiais proibidos e substâncias explosivas".
TAP

Cabrita: não se pode ignorar o que foi dito 

Ministro da Administração Interna afirmou que "não há nenhuma indicação de qualquer indício, até ao momento, de qualquer fundamento para o que foi dito", mas que não se pode ignorar o que foi dito.
Venezuela

Venezuela acusa TAP de deixar entrar explosivos

890
Os aliados de Maduro dizem que a TAP "violou padrões internacionais" para permitir ao tio de Guaidó viajar com explosivos. Ministro dos Negócios Estrangeiros nega. Marcelo não comenta.
Venezuela

Venezuela confirma detenção do tio de Guaidó

"Tenho uma notícia: foi detido um senhor, que trazia material muito perigoso dentro do avião", acrescentou o presidente da Assembleia Constituinte, Diosdado Caballo, referindo-se ao tio de Guaidó.
Venezuela

Guaidó anuncia escalada de pressões contra governo

Guaidó afirmou que "a escalada de pressão vai chegar até ao nível que tiver de ser", "não apenas com protestos", sublinhando que as pressões contra os "criminosos financeiros" de Maduro vão aumentar.
Venezuela

Guaidó denuncia desaparecimento de tio

O Centro Nacional de Comunicação de Guaidó denunciou, no Twitter, “o desaparecimento de Juan José Márquez”, tio de Juan Guaidó, que acompanhava o opositor “no momento da chegada à Venezuela".
Venezuela

Guaidó reafirma que tentará derrubar a ditadura

244
No primeiro discurso depois de voltar à Venezuela, Guaidó avisou que "os mecanismos de pressão contra a ditadura vão aumentar (...) por muito polémicos que sejam". E apelou à continuação de protestos.
Protestos

Juan Guaidó foi agredido à chegada a Caracas

168
O presidente do parlamento da Venezuela, o opositor Juan Guaidó, chegou esta terça-feira à Venezuela, tendo sido agredido por simpatizantes do regime venezuelano.
Venezuela

Regresso de Guaidó tem de ser seguro, diz EUA

181
Os Estados Unidos advertiram que Guaidó deve poder regressar de forma segura à Venezuela depois de visitar Washington. O líder opositor venezuelano desafiou uma proibição de saída do país.
Nicolás Maduro

Maduro acusa Colômbia de enviar mercenários

Num discurso no "Dia da Dignidade Nacional", o Presidente da Venezuela garantiu ainda que um navio de guerra dos Estados Unidos tentou entrar no mar territorial venezuelano.
Futebol

José Peseiro é o novo treinador da Venezuela

O português José Peseiro vai substituir, a partir desta terça-feira, Rafael Dudamel na rota do Mundial2020. Apresentação oficial será feita na quarta-feira em conferência de imprensa.
Venezuela

Aumentam pedidos de nacionalidade portuguesa

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesa considera que estes pedidos são "um porto de abrigo" para a comunidade portuguesa na Venezuela, por lhes dar acesso a apoios sociais e à rede médica.
Venezuela

Venezuela. Portugueses ainda precisam de apoio

"Não nos vamos esquecer e vamos continuar a vir, a estar atentos e a continuar a acompanhar", garantiu a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, que frisa a necessidade de sensibilização.
Venezuela

Guaidó desculpa Sánchez e sublinha apoio espanhol

Em Madrid, o líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, desculpou o presidente do Governo espanhol por não o ter recebido, lembrando que Pedro Sánchez foi o primeiro a reconhecê-lo como Presidente.
Venezuela

Governo de Sanchéz violou sanções europeias

904
Vice-presidente da Venezuela aterrou no aeroporto de Madrid, apesar de fazer parte da lista de personalidades ligadas a Maduro que não podem sequer sobrevoar a UE. Foi recebida por ministro espanhol.
Venezuela

Venezuela. 67 mortos durante protestos em 2019

165
Os vários protestos na Venezuela em 2019 resultaram na morte de 59 pessoas por polícias e grupos civis armados que apoiavam o governo de Maduro e de seis pessoas por "execuções extrajudiciais".
Venezuela

Presidente francês recebe Guaidó /premium

O Presidente francês, Emmanuel Macron, vai encontrar-se com o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e principal opositor ao regime de Nicolas Maduro, Juan Guaidó, no Palácio do Eliseu.
Venezuela

Juan Guaidó pede mais sanções contra Maduro

108
O presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, pediu às instâncias europeias mais sanções internacionais para enfraquecer o regime chavista de Nicolas Maduro e "parar a tragédia do povo".
Venezuela

Venezuela: Falta de água, eletricidade e segurança

3634
"O salário mínimo é de 450 mil bolívares (5,47 euros) e um quilo de cebola custa 90 mil (1,09 euros). Em dezembro pediam quase o dobro por um quilograma de tomate" conta uma venezuelana à Lusa.
Violência

Grupos armados usam violência nas fronteiras

Relatório da Human Rights Watch, diz que os grupos usam o trabalho forçado, o recrutamento de crianças e os abusos para controlar a vida das pessoas que vivem na fronteira entre Colômbia e Venezuela.
Venezuela

Rusga ilegal aos escritórios de Juan Guaidó

A oposição venezuelana denunciou uma rusga ilegal nos escritórios do presidente do parlamento, o opositor Juan Guaidó. A situação ocorreu durante a viagem de Guaidó ao estrangeiro.
Venezuela

PR colombiano diz que Hezbollah está na Venezuela

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, denunciou a presença na Venezuela de células do grupo terrorista libanês Hezbollah e garantiu que é apoiado pelo regime de Nicolás Maduro.
Venezuela

Juan Guaidó reúne-se com chefe da diplomacia da UE

O Presidente interino da Venezuela, Juan Gaidó, vai reunir-se com o chefe da diplomacia europeia, Josep Bprrell, em Bruxelas. Juan Guaidó deslocou-se à Colômbia e virá depois à Europa.
Corrupção

António Vitorino nega caso de corrupção

888
Jornal espanhol El Mundo revelou um esquema de corrupção do embaixador espanhol na Venezuela com a petrolífera pública. A empresa de António Vitorino é uma das envolvidas. Ex-ministro nega.
Venezuela

Gaidó viaja para a Colômbia para reunir com Pompeu

O autoproclamado Presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, foi à Colômbia para participar com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, numa reunião sobre o combate ao terrorismo
Venezuela

Venezuela. Oposição acusa Maduro de suborno

O Presidente venezuelano foi acusado pela oposição de tentar diminuir o apoio a Juan Guaidó com recurso a uma operação de subornos a deputados do parlamento.
Venezuela

MNE venezuelano diz que "houve mão" dos EUA

O ministro venezuelano dos Negócios Estrangeiros acredita que houve influência dos Estados Unidos nas manifestações que ocorreram em Caracas e em Hong Kong.
Guatemala

Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

Presidente da Guatemala ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada. Após vencer eleições tentou entrar na Venezuela, mas só o conseguiu por ter passaporte italiano.
Venezuela

Venezuela. Oposição barrada na Assembleia

248
Deputados da oposição venezuelana foram impedidos de entrar na Assembleia Nacional, onde se iria realizar a sessão plenária convocada pelo autoproclamado Presidente, por grupos de civis armados.
Nicolás Maduro

Maduro ordena venda de petróleo em criptomoeda 

Nicolás Maduro ordenou a venda de 4,5 milhões de barris de petróleo da reserva da petrolífera estatal. A venda deve ser feita em petro, a moeda virtual da Venezuela.
Venezuela

Venezuela. Oposição quer restruturar televisão

Juan Guaidó criou uma comissão para reestruturar a estação de televisão multi-estatal Telesur, de forma a garantir que as emissões estejam "ao serviço da verdade, da pluralidade e da democracia".
Venezuela

Brasil: 3.000 venezuelanos em prédios abandonados

Mais de 220.000 venezuelanos residem atualmente no Brasil e cerca de 500 entram no país todos os dias, a maioria através do estado de Roraima. Aqui, na Boa Vista, 3100 ocupam prédios abandonados.
Venezuela

Venezuela. Oposição volta a investir Guaidó

Maioria opositora no parlamento voltou a investir Guaidó como Presidente interino da Venezuela. Proposta partiu do deputado Carlos Berrizbeitia e foi apoiada por mais de 100 parlamentares opositores.
Venezuela

Venezuela. Guaidó rompe barreira militar na AR

155
O líder da oposição venezuelana foi bloqueado pelas forças de segurança em frente à Assembleia Nacional, mas acabou por conseguir entrar. A eletricidade foi cortada e a sessão não continuou.
Venezuela

Venezuela. Guaidó força entrada na Assembleia

304
O líder da oposição venezuelana juntou-se aos cerca de 100 deputados para conseguir entrar à força na Assembleia Nacional, protegida pela Guarda Nacional, onde entoou o hino nacional.
Venezuela

Venezuela: eleição de Parra é "inaceitável"

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português considera que não é possível encenar uma eleição impedindo deputados de entrar na Assembleia Nacional.
Venezuela

Guaidó reeleito presidente em sessão paralela

Foi barrado à entrada do parlamento, mas Maduro diz que não quis dar a cara. Num círculo paralelo, realizado na sede de um jornal, Guaidó foi reeleito presidente do parlamento Venezuelano.
Venezuela

UE: Guaidó é o presidente do parlamento Venezuela

304
Juan Gaidó deveria ter sido reeleito como presidente do parlamento venezuelano, este domingo, mas foi retido pelas forças policiais e agredido. Na ausência de Guaidó, Luís parra foi eleito.
Venezuela

Venezuela: Luis Parra eleito líder da Assembleia 

Luis Parra, antigo elemento do partido Primeiro Justiça (opositor de Maduro e rival de Guaidó) foi hoje escolhido presidente da Assembleia Nacional.
Venezuela

Guaidó impedido de entrar na Assembleia Nacional

145
O líder da oposição a Nicolás Maduro e presidente da Assembleia Nacional ia ser reeleito para o cargo que ocupa. O comandante da polícia explicou que a medida foi tomada para "garantir a ordem"
Futebol

Rafael Dudamel renuncia à seleção da Venezuela

O selecionador venezuelano criticou a relação com a direção, que se tem vindo a deteriorar. Vários media nacionais avançam que o treinador estará perto de assinar pelo Atlético Mineiro.
Nicolás Maduro

Maduro pede ao Brasil para entregar militares

A Venezuela afirmou que os militares são "desertores" das Forças Armadas e que são responsáveis pelo ataque em 22 de dezembro a uma instalação militar em Gran Sabana.
Venezuela

Homicídios na Venezuela decrescem pelo 3º ano

Pelo menos 16.506 mortes violentas ocorreram este ano na Venezuela, tendo sido registada uma redução do número de homicídios pelo terceiro ano consecutivo. País é "talvez" o mais violento do mundo.
Brasil

Militares venezuelanos detidos em reserva indígena

Os cinco militares venezuelanos foram detidos Exército na reserva de São Marcos e transportados para interrogatório, em Boa Vista, com o objetivo de determinar as razões da sua presença no país
Venezuela

Maduro paga bónus de Natal com moeda virtual 

168
Na última sexta-feira, Maduro anunciou que funcionários públicos, reformados e militares irão receber uma recompensa de 0,5 petro (que equivale a 27 euros). Mas precisam de ter a app.
Venezuela

Pernil russo substitui o português na Venezuela

Agora que a portuguesa Iguarivarius está sob investigação, este ano Maduro importou maioria do pernil de Natal da Rússia. "Plano Manjedoura" abrange praticamente apenas militantes do partido.
Venezuela

Portugueses na Venezuela estão alarmados 

O deputado do PSD e antigo secretário de Estado das Comunidades terminou uma visita de 3 dias à Venezuela onde contactou com a comunidade portuguesa. "A situação é muitíssimo complicada", diz.
Venezuela

Venezuela. Governo condena comissão da ONU

"O Governo da República Bolivariana da Venezuela rejeita a formação de uma suposta Missão [Comissão] de Apuramento de Factos para a Venezuela, no Conselho de Direitos Humanos da ONU", diz Caracas.
Brasil

Brasil não protege crianças venezuelanas, diz ONG 

Human Rights Watch acusou as autoridades brasileiras de falharem na proteção de jovens que fogem da Venezuela. Crianças e adolescentes ficam vulneráveis ao recrutamento de fações criminosas.
Venezuela

Jurista portuguesa preside comissão da ONU

487
A jurista portuguesa e especialista em direitos humanos Marta Valiñas foi nomeada para presidir a Comissão de Apuramento de Factos, que vai investigar abusos ocorridos desde 2014 na Venezuela.
Justiça

Como o rei do pernil foi apanhado pela Justiça /premium

809
Contrato de 30 milhões de euros garantido à cabeça explica sucesso da Iguarivarius na Venezuela. Transferências de milhões para a Suíça terão levado ao pagamento de luvas a políticos venezuelanos.
Justiça

Alexandre Cavalleri. De porteiro a rei do pernil /premium

167
Perfil. Do "Maria Bolachas" até aos negócios milionários com a Venezuela, o líder da Iguarivarius cultivou a sua paixão por carros desportivos, lutou contra Bruno de Carvalho e ficou cheio de dívidas.
Instituto Camões

Meio milhão para ensino do português na Venezuela

O investimento vem do Camões — Instituto da Cooperação e da Língua. Na Venezuela é possível aprender português no currículo público, e a disciplina conta com cerca de 2.500 alunos.
Venezuela

Venezuela com curso de português para 10 mil

A Universidade Católica Andrés Bello prevê disponibilizar, a partir de 2020, um curso de Língua Portuguesa para 10 mil alunos e pessoas externas e avançar com parcerias com outras instituições.
Venezuela

Venezuela. 10 milhões podem tornar-se deslocados 

"Perante essa dura realidade económica e condições de vida precárias, os migrantes estão a deixar a Venezuela", refere o FMI, prevendo que o número poderá atingir os dez milhões até 2023.
Venezuela

Guerrilha colombiana recruta crianças venezuelanas

A Federação de Associações de Professores Universitários da Venezuela denunciou que estão a ser recrutadas crianças em idade escolar para a guerrilha colombiana.
Venezuela

Não há solução sem a saída do "ditador"

Presidente do parlamento venezuelano, o opositor Juan Guaidó, insistiu que a solução para a crise passa por cumprir os objetivos que propôs quando jurou assumir as funções de presidente interino.
Venezuela

Venezuelanos pedem mais apoio de Portugal

183
Críticos de Nicolás Maduro apelam aos portugueses para promoverem, juntamente com a comunidade internacional, uma mudança no regime político que governa a Venezuela.
Venezuela

Oposição e apoiantes de Maduro em dois protestos

A oposição venezuelana e apoiantes do Governo voltam a sair à rua, os primeiros para exigir que Nicolás Maduro abandone o poder e outros em apoio ao chefe de Estado e ao ex-Presidente da Bolívia.
Estados Unidos da América

Venezuela. EUA violaram espaço aéreo... outra vez

A Venezuela denunciou mais uma violação do seu espaço aéreo por um "avião espião" americano. Um Boeing RC135 da Força aérea americana terá sobrevoado Maiquetía sem pedir autorização. Já lá vão 56.
Fact Check

Maduro derramou petróleo no Brasil?

Site Direita Política responsabiliza Nicólas Maduro por derrame de petróleo no Brasil, o que é falso. Venezuela foi país onde produto foi recolhido, mas suspeitas recaem sobre empresas gregas.
Venezuela

Novo governo da Bolívia reconhece Guaidó 

A nova Presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, reconheceu Juan Guaidó como Presidente da Venezuela. O líder da oposição venezuelana já foi reconhecido como tal por mais de 50 países.
Brasília

Terminou a ocupação da embaixada Venezuelana

Cerca de 12 horas depois, os ocupantes da embaixada da Venezuela no Brasil libertaram o espaço por ação das autoridades, mas de forma pacífica.
Brasil

Brasil nega ter incentivado invasão de embaixada

"O Presidente da República jamais tomou conhecimento e, muito menos, incentivou a invasão da embaixada da Venezuela, por partidários do Sr. Juan Guaidó", diz comunicado do governo brasileiro.
Brasil

Apoiantes de Guaidó entram em embaixada no Brasil

Uma milícia de apoiantes de Juan Guaidó terá alegadamente forçado a entrada na embaixada venezuelana em Brasília. A polícia foi chamada ao local e está a investigar.
Donald Trump

Trump adverte Venezuela e Nicarágua

100
Donald Trump dirigiu-se aos chefes de estado de Nicarágua e Venezuela relativamente à renúncia de Evo Morales e lançou-lhes um aviso: "A democracia e a vontade do povo prevalecem sempre".
Venezuela

"Novo Banco aproveita-se dos venezuelanos"

Deputado do partido no poder na Venezuela disse que a crise política no país está a permitir que pessoas e empresas no exterior façam negócios que prejudicam a Venezuela.
Tortura

Casos de tortura aumentaram na Venezuela em 2019

Entre janeiro e setembro foram denunciados 34 casos de tortura e registaram-se 554 vítimas individualizadas desse crime, o que representa um aumento de 508,25% em relação a 2018.
Assassinato

Comerciante português morto a tiro na Venezuela

O português circulava numa viatura em Girardot quando foi atingido por vários disparos na cabeça, peito e estômago. Foi transportado para o hospital onde chegou já sem vida.
Moçambique

Maduro felicita Nyusi pela "contundente vitória" 

"Perante esta contundente vitória que lhe concedeu o povo moçambicano, quero desejar o maior sucesso para enfrentar os desafios que surgem neste novo período", felicitou Nicolás Maduro.
Venezuela

Maduro retalia e expulsa diplomatas salvadorenhos 

Nicolás Maduro respondeu à letra ao presidente de El Salvador, depois de este ter ordenado a expulsão de todos os diplomatas venezuelanos do seu país no prazo de 48 horas.
Diplomacia

Diplomatas venezuelanos expulsos de El Salvador

153
Nayib Bukele, o Presidente de El Salvador, não reconhece legitimidade a Nicolás Maduro. Ordenou este domingo a expulsão de todos os diplomatas venezuelanos do país no prazo de 48 horas.
Venezuela

Já é Natal na Venezuela de Maduro

316
Foi em 2013, ano em que substituiu Chávez na presidência da Venezuela, que Nicolás Maduro decretou o início da época natalícia em novembro. "Adiantamos o Natal porque queremos ser felizes", explicou.
Venezuela

Venezuela: 71 presos políticos libertados num mês

Durante o passado mês de outubro foram libertados 71 presos políticos na Venezuela, segundo dados atualizados, continuando a contar-se entre eles um luso-venezuelano.
Nicolás Maduro

Venezuela: Maduro denuncia "agressões económicas"

Nicolás Maduro afirmou que novas estratégias de guerra internacional de algumas potências são "agressões económicas" contra os "setores mais vulneráveis".
Venezuela

Economia da Venezuela caiu 26,8% no 1.º trimestre

1574
A economia venezuelana contraiu-se 26,8% no primeiro trimestre de 2019, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados oficiais do Banco Central da Venezuela.
Nações Unidas

A ONU e o legado hipócrita da ética camarada

477
A Venezuela, que foi sovietizada por Chávez e que, após uma eleição viciada, passou a ser desgovernada por Maduro, foi eleita como membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU.
Venezuela

Venezuela. Criticada eleição para Direitos Humanos

425
A oposição venezuelana considerou "incoerente" que a Venezuela tenha sido eleita para o Conselho de Direitos Humanos da ONU, uma vez que o regime "está a ser investigado por violar direitos humanos".
Venezuela

Maduro entregará minas de ouro a 17 regiões fiéis

103
O anúncio foi feito por Nicolás Maduro e a entrega servirá para que as 17 regiões afetas ao regime possam obter os recursos orçamentais para enfrentar os efeitos das sanções impostas pelos EUA.
Venezuela

A filha de Chávez a passar cartão /premium

289
Já começo a ficar enfastiado com estas notícias de filhos de ditadores que gostam de esbanjar. Furo jornalístico seria informar que um destes delfins não vive à custa do dinheiro que o papá furtou.
Argentina

Argentina formaliza corte diplomático com Maduro

A 16 dias das eleições, o presidente Mauricio Macri decidiu romper diplomaticamente com o regime de Nicolás Maduro, que já não reconhece desde janeiro, quando aceitou a proclamação de Juan Guaidó.
Venezuela

Venezuela. Inflação cai para 23,5% em setembro

Na Venezuela, a taxa de inflação desceu para 23,5%. A inflação acumulada em 2019 situa-se nos 3.326%. "A hiperinflação persiste", alerta Alfonso Marquina, da comissão de finanças da AN.
Venezuela

Venezuela. Presos torturados com lutas de galo

7088
Vídeo filmado em centro de detenção venezuelano, denunciado por ONG, mostra dezenas de presos completamente nus, deitados de bruços e os braços a cobrirem a nuca. Servem de palco a uma luta de galos.
Venezuela

Detidos funcionários de petrolífera Sinovensa

As autoridades da Venezuela detiveram três funcionários da Sinovensa, uma empresa petrolífera composta por capitais venezuelanos e chineses, por suspeitas de corrupção.
Venezuela

43 procuradores venezuelanos detidos desde 2017

As autoridades venezuelanas anunciaram que desde agosto de 2017 foram detidos 43 procuradores do Ministério Público, alegadamente por corrupção.
Venezuela

Venezuela. Banco contorna sanções da Mastercard

O estatal Banco das Forças Armadas Bolivarianas da Venezuela anunciou que conseguiu restaurar a conexão interbancária e que emitiu os seus próprios cartões de crédito, após sanções da Mastercard.
Rússia

Rússia diz que Venezuela tem pago dívida

Vladimir Putin e Nicolás Maduro abordaram numa reunião a dívida da Venezuela à Rússia. O ministério russo das Finanças confirmou que a Venezuela tem cumprido o pagamento das parcelas em dívida.
Venezuela

Maduro pede 200 milhões à ONU para repatriamento

510
O Presidente da Venezuela pediu à ONU 200 milhões de dólares para repatriar os venezuelanos que emigraram para o Peru nos últimos anos devido à crise económica no país.
Vaticano

Vaticano pede solução negociada para a Venezuela

O Vaticano pediu aos países presentes na Assembleia Geral da ONU que procurem "soluções negociadas" para as crises da Venezuela e da Nicarágua, com vista a melhorar a situação das populações.
Venezuela

Rússia. Nicolás Maduro diz ter mapa de cooperação 

Maduro regressou esta quinta-feira a Caracas de uma viagem oficial à Rússia, na qual foi assinado um novo mapa de cooperação para o desenvolvimento económico entre os países.
Venezuela

Venezuela bloqueia transações de Juan Guaidó

O Controlador-Geral da República da Venezuela ordenou ao supervisor do setor financeiro que bloqueasse todas as transações do presidente do parlamento, Juan Guaidó.
Diplomacia

Putin reitera apoio a Maduro 

"A Rússia apoia consistentemente todos os órgãos de poder legítimo da Venezuela", afirmou Putin. Já Madurogarantiu que Moscovo e Caracas "mostraram que podem superar qualquer dificuldade juntos".
Diplomacia

Maduro reunido com Putin na Venezuela 

Kremlin informou que presidentes reúnem-se para "abordar assuntos regionais e a ingerência direta de países terceiros nos assuntos ibero-americanos". Maduro chama "amigo e camarada" a Putin.
Madeira

Madeira. Olhar luso-venezuelano sobre as regionais /premium

Estima-se que haja oito mil luso-venezuelanos na Madeira. Talvez mais. O número não tem parado de crescer e esta comunidade pode ser decisiva nas eleições. O Observador foi conhecer as suas histórias.
Novo Banco

NB. 400 milhões da Venezuela continuam congelados

Venezuela queria desbloquear o mais rapidamente possível dezenas de ordens de pagamento, na ordem dos 400 milhões de euros, mas Tribunal da Relação rejeitou a providência cautelar.
Venezuela

Guaidó cria Conselho de Estado para lançar eleição

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, anunciou a criação de um Conselho de Estado Plural, para convocar eleições presidenciais no país e impulsionar uma mudança de regime.
Venezuela

Venezuela liberta o deputado Edgar Zambrano

Juan Guaidó considera a libertação de Zambrano "uma vitória da pressão internacional" e não uma "gentileza" da ditadura. O deputado foi detido em maio por acusações de "traição à pátria".
Venezuela

Venuzela "preparada" para se defender 

"Não permitiremos que ninguém pise o solo sagrado venezuelano, responderíamos, e esperemos que isso nunca aconteça", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Jorge Arreaza.
Venezuela

ONU. Maduro não vai participar na Assembleia-Geral

Maduro indicou a vice-presidente e o ministro das Relações Exteriores para representarem o país durante a Assembleia-Geral da ONU, cuja abertura está prevista para o próximo dia 17, em Nova Iorque.
Venezuela

Venezuela critica países que apoiam sanções

Venezuela pediu ao Conselho de Direitos Humanos da ONU que se rejeite a candidatura para fazer parte deste órgão de qualquer país que aplique sanções internacionais contra outro.
Venezuela

Venezuela. Oposição agradece reunião de países

Oposição venezuelana agradeceu a decisão da Organização de Estados Americanos de convocar uma reunião dos Estados que integram o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca para debater a crise.
Nações Unidas

Venezuela. Colômbia aberta ao diálogo com Guaidó

O Presidente da Colômbia assegurou que o seu governo só irá dialogar com o líder do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, em resposta à ONU, que apelou ao diálogo para aliviar a tensão entre países.
Venezuela

Venezuela. Falhas de eletricidade afetam Caracas

Várias zonas da cidade de Caracas, na capital da Venezuela, estão a registar falhas no abastecimento de eletricidade pelo terceiro dia, situação que se estende aos estados de Miranda e Vargas.
Venezuela

12 países debatem crise na Venezuela

Uma dúzia de países americanos convocou os ministros das Relações Externas dos Estados que integram o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca para uma reunião onde será discutida a crise.
Venezuela

Venezuela faz exercício militar perto da Colômbia

Mais de 150 mil militares das Forças Armadas Venezuelanas (FAV) iniciaram na terça-feira os exercícios militares "Venezuela, soberania e paz 2019", determinados por Nicolás Maduro.
Nações Unidas

ONU. Caracas minimiza relatório de Bachelet

Bachelet voltou a manifestar preocupação com o aumento das denúncias de atentados contra os Direitos Humanos, enquanto Juan Guaidó pediu "mais ações" de parte da ONU contra "a ditadura".
Nicolás Maduro

EUA consideram UE "estância" para regime de Maduro

O enviado especial dos Estados Unidos para a Venezuela acusou a Europa de ser uma "espécie de estância turística" para várias personalidades do regime de Maduro.
Venezuela

Venezuela condena manifestações em Hong Kong

Venezuela classificou protestos como "acontecimentos abertamente promovidos por interesses estrangeiros, com o objetivo de lesar a ordem interna, a segurança pública e a integridade territorial".
Fact Check

Helicóptero colombiano abatido pela Venezuela?

Utilizadores do Facebook e outras redes sociais partilharam vídeo de helicóptero das forças armadas da Colômbia como se tivesse sido abatido pela Venezuela. As imagens são de 2017 e a história é falsa
Mundo

Guiné e Venezuela: 9 novas áreas de cooperação

As nove áreas de cooperação incluem formação, segurança, agricultura, energia e saúde. Resta agora "identificar projetos específicos para avançar", disse Yuri Pimentel Moura.
Venezuela

Venezuela usará mísseis para defender fronteira

176
Sistema de mísseis é voltado para a defesa antiaérea nas fronteiras com a vizinha Colômbia, país que acusa a Venezuela de propiciar um "conflito armado" por supostamente abrigar grupo das FARC.
Venezuela

Venezuela. UE e ONU defendem mais recursos

A crise política, económica e social na Venezuela agravou-se desde janeiro último, depois de o presidente do parlamento, Juan Guaidó, jurar assumir as funções de presidente interino do país.
Colômbia

ONU. Colômbia denuncia Venezuela

O Presidente colombiano, Iván Duque, disse que vai denunciar na ONU e na Organização de Estados Americanos (OEA) o regime de Nicolás Maduro por apoiar e proteger terroristas.
Venezuela

Venezuela ameaça Colômbia por violação territorial

Ministro venezuelano da Defesa admite resposta militar caso Bogotá tente violar soberania. "Fá-lo-emos de maneira contundente, em legítima defesa. Não se equivoquem", escreveu ministro no Twitter.
Venezuela

Localizados explosivos na Venezuela

De acordo com o Governo de Caracas, os explosivos seriam detonados em duas sedes das Forças Ações Especiais (FAES), no Palácio de Justiça e no bloco 40 do populoso bairro de 23 de Janeiro.
Venezuela

Maduro diz ainda estar de pé, mesmo com EUA

275
Nicolás Maduro descreveu 2019 como um ano de assédio e de agressão dos Estados Unidos, mas garantiu que o país sul-americano "está de pé" apesar do bloqueio económico, comercial e financeiro.
Incêndios

Maduro responsabiliza Bolsonaro pelos incêndios

1195
Nicolás Maduro acusou Bolsonaro de entregar a Amazónia aos latifundiários, o que chamou de "seus amigalhaços", considerando que "estão a destruir" a maior floresta tropical do mundo.
Argentina

Milhares de argentinos contra regresso de Kirchner

109
Milhares de argentinos manifestaram-se a favor da continuidade do atual Presidente Mauricio Macri. A ex-Presidente Cristina Kirchner, com possibilidade de voltar ao poder, é aliada de Maduro.
Venezuela

Oposição venezuelana lança nova fase contra Maduro

O presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, disse que a oposição tem mantido conversações com o governo dos Estados Unidos da América.
Venezuela

Maduro confirma diálogo com os EUA

Nicolás Maduro quer que Donald Trump, "com respeito, oiça a verdade" que os "seus funcionários lhe escondem". "Vendem-lhe uma Venezuela de mentira e, sobre essa base, conspiram, ameaçam, agridem".
Venezuela

Venezuela. Salário mínimo mensal é de 2,46 euros

2494
Na Venezuela, o salário mínimo mensal é de 40 mil bolívares soberanos, o equivalente a 2,46 euros. Morador revela que um quilograma de fiambre custa dois salários mensais.
Socialismo

Má-fé socialista /premium

780
Não é a situação social em Portugal muito melhor que na Venezuela — e que nos outros países socialistas? Sim, mas quem está mais avançado na implantação do socialismo, Portugal ou Venezuela?
Venezuela

"Rambo" luso vive na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima. É conhecido como o 'Rambo' lusitano.
Venezuela

ACNUR pede apoios para a crise venezuelana

O alto-comissário da ONU para os Refugiados (ACNUR), Filippo Grandi, afirmou que a América Latina não deve lidar sozinha com a crise venezuelana, apelando ao apoio da Europa e da América do Norte.
Banca

Principal banco turco corta relações com Caracas

Decisão surge depois de a Venezuela ter descoberto que o banco turco era usado para "mobilizar dinheiro e importar produtos em liras turcas". Objetivo é ainda evitar sanções dos EUA.
Venezuela

Noruega promove diálogo entre Maduro e oposição

Uma delegação da Noruega chegou na quarta-feira a Caracas para tentar restabelecer o diálogo entre o Governo do Presidente Nicolás Maduro e a oposição.
Nações Unidas

ONU pede ajuda urgente para povo venezuelano

O apelo destina-se aos países doadores e é para ser concretizado até ao final do ano. "Plano visa mitigar significativamente o impacto da crise nas populações mais vulneráveis do país", escreve a ONU.
Venezuela

Regime de Maduro tortura militares dissidentes

2009
Capitão Rafael Acosta terá sido eletrocutado e espancado e morreu no dia em que apareceu numa cadeira de rodas num tribunal militar. ONU já denunciou vários tipos de tortura do regime de Maduro.
Venezuela

Venezuela. UE critica fim da imunidade a deputados

A União Europeia acusou o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela de atuar com "motivos políticos" ao levantar a imunidade de quatro parlamentares opositores e voltou a pedir eleições livres.
Venezuela

Venezuela. Regime quer dissolver parlamento

"Pretendem dissolver o parlamento e convocar ilegalmente eleições parlamentares e inclusive perseguir deputados maciçamente" garante o líder da oposição Juan Guaidó sobre o regime de Maduro.
Venezuela

Maduro com milhões de assinaturas contra bloqueio

Mais de treze milhões de venezuelanos assinaram um manifesto que será levado ao secretário-geral da ONU, António Guterres, contra as sanções e o bloqueio dos Estados Unidos contra o país.
Conflitos

ONG denuncia abusos a colombianos e venezuelanos

Desaparecimentos, assassínios, violência sexual, recrutamento de crianças e deslocamento forçado são denunciados num relatório da Human Rights Watch.
Venezuela

Venezuela suspende negociações com oposição 

Suspensão foi anunciada poucas horas antes da nova ronda de negociações, que estava agendada para quarta-feira. Decisão é protesto contra os Estados Unidos, que congelaram os ativos da Venezuela.
Colômbia

Colômbia nacionaliza 24 mil crianças venezuelanas

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, assinou uma resolução que concede a nacionalidade colombiana a 24.000 crianças. São beneficiárias da medida as crianças nascidas desde 19 de agosto de 2015.
Donald Trump

Estados Unidos congelam ativos venezuelanos

242
Os Estados Unidos congelaram todos os ativos do Governo venezuelano. Trump fez referência à "usurpação" do poder de Maduro e abusos dos direitos humanos.
Estados Unidos da América

Ministro venezuelano na lista de fugitivos dos EUA

Ministro da Indústria venezuelano, Tareck El Aissami, é suspeito de tráfico de drogas e integra lista dos fugitivos mais procurados do EUA. O também ex-vice-presidente pode ter uma pena de até 30 anos
Rússia

Rússia não assiste a conferência sobre Venezuela

Moscovo diz que "não é acertado" discutir sobre a Venezuela sem a presença dos "venezuelanos, representantes do Governo e outras forças políticas". Santos Silva afirma que Portugal vai participar.
Venezuela

Venezuela libertou 64 presos políticos em 20 dias

Um total de 64 presos políticos foram libertados na Venezuela no espaço de 20 dias, anunciou esta terça-feira em Caracas a organização não-governamental Forum Penal Venezuelano.
Diplomacia

Portugal presente em reunião sobre Venezuela

O ministro dos Negócios Estrangeiros português confirmou em Bissau que Portugal estará na reunião de Lima, sobre a crise na Venezuela, "ao nível que seja adequado e possível".
Brasil

Brasil pede: ouçam o grito da Venezuela

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, pediu aos seus homólogos do grupo BRICS (Rússia, Índia, África do Sul e China) que escutem o grito do povo venezuelano por liberdade.
Festivais

Mais de mil participantes no Foro de São Paulo

Mais de 1100 dirigentes, ativistas políticos e delegados de movimentos sociais e partidos de esquerda debate o avanço do neoliberalismo e do imperialismo, em Caracas.
Mundo

Venezuela. "Ataque eletromagnético" causa apagão

Nova falha no sistema elétrico deixa Venezuela às escuras. Apagões começam a ser constantes e prolongadas. Metade dos 24 estados federais venezuelanos foram afetados.
Venezuela

Venezuela acusa EUA de pressionar Não-Alinhados

A Venezuela denunciou que os Estados Unidos pressionaram vários membros do Movimento de Países Não Alinhados (MNOAL) para persuadi-los a não participarem na reunião ministerial em Caracas.
Venezuela

Igreja pede fim do sofrimento do povo venezuelano

O arcebispo Baltazar Enrique Porras Cardozo advertiu que se não houver um acordo entre Governo e oposição, "não haverá solução para a crise" que se vive na Venezuela.
Nicolás Maduro

Maduro acusa EUA de usar sanções para ter petróleo

257
O ainda líder do país sul-americano afirmou no passado sábado que as sanções são a forma dissimulada que Trump arranjou para conseguir dominar a Venezuela e apoderar-se do seu petróleo.
Venezuela

Crise na Venezuela debatida na cimeira do Mercosul

O anfitrião da cimeira, o Presidente argentino Maurício Macri, e brasileiro, Jair Bolsonaro, foram alguns dos intervenientes a mostrar solidariedade com o país. Posição do bloco não é uniforme.
Venezuela

Guaidó diz que solução para Venezuela está próxima

Juan Guaidó disse que estão "a trabalhar em todos os tabuleiros" internacionais com o objetivo de "gerar a pressão necessária para pôr fim ao sofrimento dos venezuelanos".
Venezuela

Mais de 250 presos foram torturados na Venezuela

Ativistas pediram às Nações Unidas para verificarem situação em que se encontram os "presos políticos" e anunciaram campanha de informação para a sociedade saber "a realidade".
Venezuela

Costa solidário com portugueses na Venezuela

O primeiro-ministro lembrou como as "convulsões políticas" têm perturbado a segurança na Venezuela e manifestou a sua solidariedade à comunidade portuguesa, pelas dificuldades que tem passado.
Venezuela

Venezuela. Maduro ataca relatório de Bachelet

A ex-Presidente chilena Michelle Bachelet, no âmbito do Conselho de Direitos Humanos da ONU, redigiu carta em que criticava posicionamento do governo venezuelano acerca dos direitos humanos.
Venezuela

Juristas pedem fim da Assembleia venezuelana

A Assembleia Constituinte foi "criada unilateralmente" pelo Presidente Nicolás Maduro, sem submissão a referendo popular, e pretendia inicialmente redigir uma nova Constituição.
Venezuela

Guaidó vai pedir assistência militar estrangeira

117
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela anunciou que este órgão vau aprovar o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca.
Venezuela

Opositor de Maduro morreu com 38 lesões no corpo

8409
A informação relativa às lesões — "escoriações, queimaduras, fraturas", entre outras — apareceu na autópsia, revelada por um jornalista venezuelano. Arévalo era considerado um preso político.
Diplomacia

Peru debate crise na Venezuela com cem países

O Peru convidou cerca de cem países para falar sobre "a melhor maneira de recuperar a democracia na Venezuela" e examinar o impacto da migração massiva de venezuelanos para os países vizinhos.
Venezuela

Venezuela. Países apelam a mudanças políticas

Um total de 52 países, representados pelo Peru, pediu ao Conselho dos Direitos Humanos da ONU mudanças políticas na Venezuela. Objetivo é que Venezuela "desfrute dos direitos humanos e liberdades".
Venezuela

50 países pedem mudanças políticas na Venezuela

Um total de 52 países, representados pelo Peru, pediu ao Conselho dos Direitos Humanos da ONU que o país "recupere e desfrute de direitos humanos e liberdades fundamentais".
Donald Trump

Trump não quer envolver-se demasiado na Venezuela

A falar uma conferência de imprensa no encerramento da Cimeira do G20, Donald Trump disse que tinha "cinco estratégias diferentes" tendo em conta a situação vivida na Venezuela.
Estados Unidos da América

"Portugal deve pressionar UE sobre Venezuela"

Estados Unidos querem que Portugal pressione a UE a adotar ações assertivas que levem à mudança do regime na Venezuela.
A página está a demorar muito tempo.