Venezuela

Venezuela

Governo da Venezuela prolonga horário especial 

O Governo venezuelano decidiu prolongar até sexta-feira o horário especial laboral e escolar, devido às falhas elétricas que se registam em vários estados.
Venezuela

Guterres fala com governo venezuelano

O ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano, Jorge Arreaza, reuniu-se com o secretário-geral da ONU, António Guterres, com quem conversou sobre "temas essenciais" para a Venezuela.
Venezuela

Venezuela. Povo exige distribuição da ajuda 

Dezenas de manifestantes exigiram celeridade na distribuição de medicamentos "às pessoas que realmente precisam" e lamentam que médicos e enfermeiros não estejam envolvidos no processo.
Estados Unidos da América

Banco Central da Venezuela novamente sancionado 

Segundo Bolton, o Banco Central da Venezuela está a contribuir para a manutenção de Maduro no poder. Restrições entre transições visam negar o acesso da Venezuela ao dólar.
Venezuela

Venezuela. Ajuda da Cruz Vermelha chega a Caracas 

Geradores, medicamentos e equipamento médico serão distribuídos por 28 hospitais e 8 centros de primários de saúde. Cerca de 30 milhões de venezuelanos necessitam de cuidados na saúde e alimentação.
Venezuela

Venezuela. 6.211 protestos desde o inicio do ano

A emergência humanitária na Venezuela acelera todos os dias, os venezuelanos exigem direitos económicos, sociais, culturais e ambientais. Desde o inicio de 2019 houve em media 69 protestos diários.
Venezuela

EUA invocam Reagan para apelar a Maduro

Ao lado do Presidente colombiano junto à fronteira com a Venezuela, Pompeo lembrou as palavras de Ronald Reagan quando em 1987 pediu a Gorbachev que derrubasse o muro de Berlim.
Venezuela

Venezuela. Guaidó descarta intervenção militar 

Autoproclamado Presidente interino garantiu em entrevista que nunca colocou "opção militar em cima da mesa". Quem o fez, afirma, foi Nicolás Maduro, ao falar com a Síria e com o Irão.
Venezuela

Maduro demonstra força em Caracas

310
O evento, que reuniu milhares simpatizantes de Nicolás Maduro em Caracas, teve como pretexto a comemoração dos 17 anos do regresso ao poder de Hugo Chavez, depois de ter sido deposto em 2002.
Venezuela

EUA criam fundo para ajudar Governo na Venezuela

Os EUA estão a trabalhar, com outros países, para a criação de um fundo de 8,85 mil milhões de euros para ajudar um futuro novo Governo na Venezuela a reconstruir a sua capacidade comercial.
Venezuela

Maduro: Bolsonaro está "mais louco do que nunca"

802
Depois de Jair Bolsonaro ter discutido a possibilidade de uma invasão militar sobre a Venezuela, Nicolás Maduro acusou o presidente brasileiro de ter vindo dos EUA "mais louco do que nunca".
Nicolás Maduro

Venezuela. Forças dos EUA preparadas para intervir

149
As forças norte-americanas mantêm-se em "alerta" enquanto esperam uma decisão de Donald Trump em relação à Venezuela. Chefe do comando do sul defende que situação pode ficar tão má quanto a da Síria.
Venezuela

ONU pede apoio para a Venezuela

A ONU pede apoio da comunidade internacional para dar resposta ao "problema humanitário muito real" que existe na Venezuela, onde cerca de um quarto da população precisa de ajuda.
Venezuela

Pedidos de nacionalidade portuguesa disparam

O cônsul português em Caracas diz que as pessoas estão a pedir "documentos de identificação, cartão do cidadão e passaporte" e " que aumentaram muitíssimo os pedidos de nacionalidade".
Venezuela

Novo apagão na Venezuela 

Os apagões elétricos estão a tornar-se cada vez mais frequentes no país: na noite de terça-feira deu-se uma nova falha no fornecimento da eletricidade que afetou quase todos os estados venezuelanos.
Venezuela

Governo admite morte de portugueses na Venezuela 

238
"Certamente que haverá entre os óbitos alguns que poderiam ter sido evitados se as condições de saúde fossem melhores", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva.
Venezuela

EUA pedem "mais urgência" de Portugal na Venezuela

210
O representante especial dos EUA para a Venezuela, Elliott Abrams, esteve em Portugal para exigir "urgência" a Portugal contra Maduro. Ao Observador, diz que a opção militar continua a estar na mesa.
Venezuela

Venezuela: racionamento elétrico pode durar um ano

Falhas no sistema elétrico da Venezuela são cada vez mais frequentes e deixam o território às escuras. O novo ministro de Energia Elétrica quer atuar na recuperação do sistema de eletricidade do país.
União Europeia

MNE da UE discutem situação da Venezuela

A discussão focar-se-á nos resultados da 2ª reunião do Grupo de Contacto Internacional para a Venezuela, bem como nos últimos "episódios" de uma crise para a qual a UE pede uma solução pacífica.
Podemos

Polícia espanhola fabricou provas contra o Podemos

339
Uma divisão da polícia espanhola criada nos anos de Rajoy reuniu provas falsas para implicar o Podemos com a Venezuela de Chávez. No final, fizeram relatório que o Ministério Público não aceitou.
Venezuela

Guaidó: missões militares são prematuras

O autoproclamado Presidente interino da Venezuela disse que "é prematura" uma eventual autorização a missões militares estrangeiras no país, para acelerar uma mudança de regime.
Venezuela

Venezuela: militares reprimem protesto da oposição

Militares da Guarda Nacional Bolivariana reprimiram uma manifestação da oposição na cidade de Maracaibo com gás lacrimogéneo e balas de borracha, provocando 30 feridos.
Venezuela

G7 exige eleições livres na Venezuela

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 defenderam que é "urgente restaurar o respeito total" à ordem democrática e constitucional na Venezuela.
Venezuela

Ruas de Caracas voltam a ser palco de protestos

Em reação aos protestos da oposição, o regime de Maduro convocou também para sábado, a partir das 09h00 locais, uma manifestação com três pontos de concentração em Caracas.
Venezuela

Maduro expulsa ex-chefe das secretas de Chávez

139
Dois dos 13 oficiais expulsos trabalharam com Hugo Chávez. O major Hugo Carvajal dirigiu os serviços secretos e Carlos Rotondaro foi ministro da Saúde.
Venezuela

1,1 milhões de crianças em risco na América Latina

O alerta é da UNICEF, face à crise migratória venezuelana, que tem condicionado a prestação de cuidados básicos na América Latina e nas Caraíbas .
Venezuela

Venezuela vive "pior crise da história moderna"

260
O Banco Mundial (BM) considerou que a Venezuela vive a "pior crise da história moderna" da América Latina. Prevê-se que o Produto Interno Bruto vá contrair 25%.
Venezuela

UE condena levantamento de imunidade a Guaidó

Federica Mogherini aponta que a "decisão constitui uma grave violação da Constituição venezuelana, assim como do Estado de Direito", já que a instituição autorizada a fazê-lo é a Assembleia Nacional.
Venezuela

MNE venezuelano. "Guaidó é assunto de justiça"

Juan Guidó perdeu a imunidade parlamentar, tornando-se mais vulnerável. A Assembleia Nacional Constituinte é constituída apenas por apoiantes de Maduro.
Venezuela

Assembleia Constituinte levanta imunidade a Guaidó

O decreto aprovado pela Assembleia Constituinte venezuelana autoriza ainda o STJ a continuar o julgamento contra Guaidó, por alegadamente violar a Constituição e a proibição de saída do país.
Venezuela

Forças pró-Maduro disparam contra manifestantes

220
Manifestantes protestaram contra cortes de energia na Venezuela. Relatos dão conta de disparos feitos pelas forças afetas ao governo de Maduro contra manifestantes apoiantes de Juan Guaidó.
Venezuela

Maduro demite ministro de Energia Elétrica 

Nicolás Maduro demitiu esta segunda-feira o ministro da Energia Elétrica, o general Luis Motta Domínguez, e nomeou para o seu lugar o engenheiro Igor Gaviria.
Venezuela

Juan Guaidó desvaloriza levantamento de imunidade

O autoproclamado Presidente interino do país desvalorizou a decisão do STJ de ordenar à Assembleia Constituinte o levantamento da sua imunidade parlamentar, referindo que se trata de uma perseguição.
Venezuela

Levantada imunidade parlamentar de Guaidó

O Supremo Tribunal de Justiça venezuelano acusou o autoproclamado presidente interino do país, Juan Guaidó, de "desacato" e ordenou à Assembleia Constituinte o levantamento da imunidade parlamentar.
Venezuela

Selecionador da Venezuela mantém-se na equipa

"Continuarei à frente da seleção nacional", escreveu o técnico de 46 anos, Rafael Dudamel, numa carta à federação venezuelana de futebol (FVF) que esta tornou pública.
Turquia

Turquia garante continuação do apoio a Maduro

O MNE turco disse que Turquia e a Venezuela vão "trabalhar continuamente" para encontrar formas alternativas de aumentar o comércio bilateral e condenou as sanções norte-americanas contra a Venezuela.
Venezuela

Maduro anuncia plano de racionamento de energia

O regime de Nicolás Maduro disse que que o plano ajudará a lidar com os 'apagões' que causaram falhas no abastecimento de água e cortes nas comunicações. A medida vai durar 30 dias.
Venezuela

Venezuela. Gás lacrimogéneo trava manifestações

Venezuelanos protestavam contra os cortes de eletricidade que estão a afetar o país desde o início de março. Manifestações aconteceram em vários locais da capital, convocadas por Guiadó.
Venezuela

Rússia insiste em ter militares na Venezuela

218
O Kremlin recomendou, ainda, aos Estados Unidos que parem de "ameaçar" o país sul-americano e de "sufocar a economia", que atravessa uma profunda crise política e social.
Venezuela

Novo apagão na Venezuela afeta 15 dos 24 Estados

Um novo apagão, o terceiro de grande impacto em março, voltou a afetar na sexta-feira pelo menos 15 dos 24 Estados da Venezuela.
Nicolás Maduro

Maduro aceita deixar entrar ajuda da Cruz Vermelha

358
O anúncio foi feito esta sexta-feira pela Federação Internacional da Cruz Vermelha. É a primeira vez que Nicolás Maduro assume que há uma crise humanitária na Venezuela.
União Europeia

UE condena afastamento de Guaidó da política

107
Guaidó foi interditado de exercer cargos políticos durante 15 anos. Para a diplomacia europeia, estas decisões "minam os esforços para promover uma solução pacífica e democrática" no país.
Venezuela

Governo venezuelano ordena regresso ao trabalho

O governo venezuelano anunciou que na sexta-feira serão retomadas "as atividades laborais em todo o país". Irá manter-se, contudo, a suspensão das atividades educativas "a todos os níveis".
Venezuela

Guaidó impedido de exercer cargos políticos

848
O autoproclamado presidente interino da Venezuela foi interditado de exercer cargos políticos durante 15 anos. Ministério dos Negócios Estrangeiros português condenou decisão Controloria Geral.
Venezuela

Parlamento Europeu defende sanções contra Maduro

O Parlamento Europeu refere ainda que "uma solução política pacífica e democrática é a única forma sustentável de sair da crise", voltando por isso a reclamar "eleições presidenciais livres".
Diplomacia

Trump diz que Rússia tem de sair da Venezuela

"A Rússia tem de sair [da Venezuela]", disse esta quarta-feira Donald Trump. O Presidente dos EUA recebia Fabiana Rosales, mulher de Juan Guaidó, quando se referiu aos aviões enviados pelos russos.
Venezuela

Apagão na Venezuela. Escolas e trabalho suspensos

O governo venezuelano "decidiu suspender as atividades laborais e educativas" por 24 horas, devido ao apagão que está a deixar a Venezuela às escuras desde segunda-feira.
Venezuela

Juan Guaidó convoca manifestação contra apagões 

O autoproclamado Presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, convocou uma manifestação para este sábado contra os apagões recorrentes no país. A manifestação foi apelidada de Operação Liberdade.
Venezuela

Apagão. 91% da Venezuela sem ligação à Internet

Pelo menos 91% da Venezuela está sem Internet, na sequência do apagão que desde a última segunda-feira mantém pelo menos 18 Estados do país total ou parcialmente às escuras.
Venezuela

Venezuela. Apagão dá lucro em aluguer de geradores

Milhares de venezuelanos acordaram para um segundo dia sem eletricidade, no meio de mais um apagão que voltou a afetar quase todo o país e que está a tornar lucrativo o aluguer de geradores.
Venezuela

Venezuela. UE doa mais de 50 milhões de euros

A União Europeia reforçou o apoio à Venezuela em mais de 50 milhões de euros. Ao todo, segundo Bruxelas, esta ajuda ascende a 117,6 milhões desde 2018.
Venezuela

Grupo armado afeto a Maduro atacou carro de Guaidó

496
Um grupo de motociclistas armados afetos ao regime intercetou o carro onde ia Juan Guaidó e atacaram-no com golpes, paus, pedras e engenhos explosivos, como se vê neste curtíssimo video.
Brasil

Brasil. Ministro rejeita intervenção na Venezuela

O ministro da Defesa brasileiro afirmou que o seu país" está a procurar uma solução pacífica e rápida para a crise na Venezuela", rejeitando uma possível intervenção militar.
Venezuela

Venezuela. Vinda de soldados é "incursão militar"

Trujillo expressou, em nome da Colômbia, a "mais profunda preocupação e rejeição" à chegada das duas aeronaves militares russas num momento "em que o país atravessa uma grave crise multidimensional".
Venezuela

Mais da metade da Venezuela de novo às escuras 

São cada vez mais frequentes e prolongados as falhas de fornecimento de eletricidade, afetando parcialmente e inclusive na totalidade o território.
Rússia

Venezuela. Aviões russos aterram com 99 militares

1.319
O primeiro avião que aterrou em Caracas transportava o responsável pela defesa da Rússia e 99 militares. Pouco minutos depois, chegou um avião de carga com 35 toneladas de material.
Venezuela

"Coloco o lixo na rua e alguém vai lá e come-o"

406
Luso-venezuelana relatou à Lusa que a crise naquele país é tanta que o lixo que coloca na rua ao final do dia é devorado em minutos.
Venezuela

Maduro acusa Guaidó de financiar paramilitares

122
Ministro venezuelano da comunicação mostrou "chat" para acusar Juan Guaidó ter financiar um grupo de 60 paramilitares. Governo de Maduro diz ter detetado "atividades estranhas".
Venezuela

Treinador critica "politização" da seleção

Rafael Dudamel anunciou na sexta-feira que colocou o seu lugar à disposição dos dirigentes, referindo que existe uma politização da situação que rodeia a sua equipa, que venceu a Argentina.
Venezuela

Maduro ordena a criação de "quadrilhas de paz"

966
O presidente da Venezuela ordenou sexta-feira a criação de "quadrilhas de paz" compostas por militantes do partido do Governo, por milícias e pela polícia militar.
Relações Internacionais

País sul-americanos lançam novo bloco regional

Apenas 7 dos 12 países sul-americanos aderiram imediatamente ao projeto. A Venezuela ficou de fora por não respeitar o princípio da plena democracia do Estado de Direito.
Venezuela

Maduro. Vítimas denunciam nomes de torturadores

211
Foram divulgados os nomes de pelo menos 3 responsáveis pelos episódios de tortura de presos venezuelanos detidos pelos serviços de informação do regime de Nicolás Maduro.
Venezuela

Grupo de Lima condena detenção de Roberto Marrero

O Grupo de Lima, que integra vários países latino-americanos e o Canadá, condenou em comunicado a "detenção ilegal" do chefe de gabinete de Juan Guaidó, Roberto Marrero.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)