Venezuela

Venezuela

Venuzela "preparada" para se defender 

"Não permitiremos que ninguém pise o solo sagrado venezuelano, responderíamos, e esperemos que isso nunca aconteça", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Jorge Arreaza.
Venezuela

ONU. Maduro não vai participar na Assembleia-Geral

Maduro indicou a vice-presidente e o ministro das Relações Exteriores para representarem o país durante a Assembleia-Geral da ONU, cuja abertura está prevista para o próximo dia 17, em Nova Iorque.
Venezuela

Venezuela critica países que apoiam sanções

Venezuela pediu ao Conselho de Direitos Humanos da ONU que se rejeite a candidatura para fazer parte deste órgão de qualquer país que aplique sanções internacionais contra outro.
Venezuela

Venezuela. Oposição agradece reunião de países

Oposição venezuelana agradeceu a decisão da Organização de Estados Americanos de convocar uma reunião dos Estados que integram o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca para debater a crise.
Nações Unidas

Venezuela. Colômbia aberta ao diálogo com Guaidó

O Presidente da Colômbia assegurou que o seu governo só irá dialogar com o líder do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, em resposta à ONU, que apelou ao diálogo para aliviar a tensão entre países.
Venezuela

Venezuela. Falhas de eletricidade afetam Caracas

Várias zonas da cidade de Caracas, na capital da Venezuela, estão a registar falhas no abastecimento de eletricidade pelo terceiro dia, situação que se estende aos estados de Miranda e Vargas.
Venezuela

12 países debatem crise na Venezuela

Uma dúzia de países americanos convocou os ministros das Relações Externas dos Estados que integram o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca para uma reunião onde será discutida a crise.
Venezuela

Venezuela faz exercício militar perto da Colômbia

Mais de 150 mil militares das Forças Armadas Venezuelanas (FAV) iniciaram na terça-feira os exercícios militares "Venezuela, soberania e paz 2019", determinados por Nicolás Maduro.
Nações Unidas

ONU. Caracas minimiza relatório de Bachelet

Bachelet voltou a manifestar preocupação com o aumento das denúncias de atentados contra os Direitos Humanos, enquanto Juan Guaidó pediu "mais ações" de parte da ONU contra "a ditadura".
Nicolás Maduro

EUA consideram UE "estância" para regime de Maduro

O enviado especial dos Estados Unidos para a Venezuela acusou a Europa de ser uma "espécie de estância turística" para várias personalidades do regime de Maduro.
Venezuela

Venezuela condena manifestações em Hong Kong

Venezuela classificou protestos como "acontecimentos abertamente promovidos por interesses estrangeiros, com o objetivo de lesar a ordem interna, a segurança pública e a integridade territorial".
Fact Check

Helicóptero colombiano abatido pela Venezuela?

Utilizadores do Facebook e outras redes sociais partilharam vídeo de helicóptero das forças armadas da Colômbia como se tivesse sido abatido pela Venezuela. As imagens são de 2017 e a história é falsa
Mundo

Guiné e Venezuela: 9 novas áreas de cooperação

As nove áreas de cooperação incluem formação, segurança, agricultura, energia e saúde. Resta agora "identificar projetos específicos para avançar", disse Yuri Pimentel Moura.
Venezuela

Venezuela usará mísseis para defender fronteira

176
Sistema de mísseis é voltado para a defesa antiaérea nas fronteiras com a vizinha Colômbia, país que acusa a Venezuela de propiciar um "conflito armado" por supostamente abrigar grupo das FARC.
Venezuela

Venezuela. UE e ONU defendem mais recursos

A crise política, económica e social na Venezuela agravou-se desde janeiro último, depois de o presidente do parlamento, Juan Guaidó, jurar assumir as funções de presidente interino do país.
Colômbia

ONU. Colômbia denuncia Venezuela

O Presidente colombiano, Iván Duque, disse que vai denunciar na ONU e na Organização de Estados Americanos (OEA) o regime de Nicolás Maduro por apoiar e proteger terroristas.
Venezuela

Venezuela ameaça Colômbia por violação territorial

Ministro venezuelano da Defesa admite resposta militar caso Bogotá tente violar soberania. "Fá-lo-emos de maneira contundente, em legítima defesa. Não se equivoquem", escreveu ministro no Twitter.
Venezuela

Localizados explosivos na Venezuela

De acordo com o Governo de Caracas, os explosivos seriam detonados em duas sedes das Forças Ações Especiais (FAES), no Palácio de Justiça e no bloco 40 do populoso bairro de 23 de Janeiro.
Venezuela

Maduro diz ainda estar de pé, mesmo com EUA

275
Nicolás Maduro descreveu 2019 como um ano de assédio e de agressão dos Estados Unidos, mas garantiu que o país sul-americano "está de pé" apesar do bloqueio económico, comercial e financeiro.
Incêndios

Maduro responsabiliza Bolsonaro pelos incêndios

1.195
Nicolás Maduro acusou Bolsonaro de entregar a Amazónia aos latifundiários, o que chamou de "seus amigalhaços", considerando que "estão a destruir" a maior floresta tropical do mundo.
Argentina

Milhares de argentinos contra regresso de Kirchner

109
Milhares de argentinos manifestaram-se a favor da continuidade do atual Presidente Mauricio Macri. A ex-Presidente Cristina Kirchner, com possibilidade de voltar ao poder, é aliada de Maduro.
Venezuela

Oposição venezuelana lança nova fase contra Maduro

O presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, disse que a oposição tem mantido conversações com o governo dos Estados Unidos da América.
Venezuela

Maduro confirma diálogo com os EUA

Nicolás Maduro quer que Donald Trump, "com respeito, oiça a verdade" que os "seus funcionários lhe escondem". "Vendem-lhe uma Venezuela de mentira e, sobre essa base, conspiram, ameaçam, agridem".
Venezuela

Venezuela. Salário mínimo mensal é de 2,46 euros

2.494
Na Venezuela, o salário mínimo mensal é de 40 mil bolívares soberanos, o equivalente a 2,46 euros. Morador revela que um quilograma de fiambre custa dois salários mensais.
Socialismo

Má-fé socialista /premium

780
Não é a situação social em Portugal muito melhor que na Venezuela — e que nos outros países socialistas? Sim, mas quem está mais avançado na implantação do socialismo, Portugal ou Venezuela?
Venezuela

"Rambo" luso vive na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima. É conhecido como o 'Rambo' lusitano.
Venezuela

ACNUR pede apoios para a crise venezuelana

O alto-comissário da ONU para os Refugiados (ACNUR), Filippo Grandi, afirmou que a América Latina não deve lidar sozinha com a crise venezuelana, apelando ao apoio da Europa e da América do Norte.
Banca

Principal banco turco corta relações com Caracas

Decisão surge depois de a Venezuela ter descoberto que o banco turco era usado para "mobilizar dinheiro e importar produtos em liras turcas". Objetivo é ainda evitar sanções dos EUA.
Venezuela

Noruega promove diálogo entre Maduro e oposição

Uma delegação da Noruega chegou na quarta-feira a Caracas para tentar restabelecer o diálogo entre o Governo do Presidente Nicolás Maduro e a oposição.
Nações Unidas

ONU pede ajuda urgente para povo venezuelano

O apelo destina-se aos países doadores e é para ser concretizado até ao final do ano. "Plano visa mitigar significativamente o impacto da crise nas populações mais vulneráveis do país", escreve a ONU.
Venezuela

Regime de Maduro tortura militares dissidentes

2.009
Capitão Rafael Acosta terá sido eletrocutado e espancado e morreu no dia em que apareceu numa cadeira de rodas num tribunal militar. ONU já denunciou vários tipos de tortura do regime de Maduro.
Venezuela

Venezuela. UE critica fim da imunidade a deputados

A União Europeia acusou o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela de atuar com "motivos políticos" ao levantar a imunidade de quatro parlamentares opositores e voltou a pedir eleições livres.
Venezuela

Venezuela. Regime quer dissolver parlamento

"Pretendem dissolver o parlamento e convocar ilegalmente eleições parlamentares e inclusive perseguir deputados maciçamente" garante o líder da oposição Juan Guaidó sobre o regime de Maduro.
Venezuela

Maduro com milhões de assinaturas contra bloqueio

Mais de treze milhões de venezuelanos assinaram um manifesto que será levado ao secretário-geral da ONU, António Guterres, contra as sanções e o bloqueio dos Estados Unidos contra o país.
Conflitos

ONG denuncia abusos a colombianos e venezuelanos

Desaparecimentos, assassínios, violência sexual, recrutamento de crianças e deslocamento forçado são denunciados num relatório da Human Rights Watch.
Venezuela

Venezuela suspende negociações com oposição 

Suspensão foi anunciada poucas horas antes da nova ronda de negociações, que estava agendada para quarta-feira. Decisão é protesto contra os Estados Unidos, que congelaram os ativos da Venezuela.
Colômbia

Colômbia nacionaliza 24 mil crianças venezuelanas

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, assinou uma resolução que concede a nacionalidade colombiana a 24.000 crianças. São beneficiárias da medida as crianças nascidas desde 19 de agosto de 2015.
Donald Trump

Estados Unidos congelam ativos venezuelanos

242
Os Estados Unidos congelaram todos os ativos do Governo venezuelano. Trump fez referência à "usurpação" do poder de Maduro e abusos dos direitos humanos.
Estados Unidos da América

Ministro venezuelano na lista de fugitivos dos EUA

Ministro da Indústria venezuelano, Tareck El Aissami, é suspeito de tráfico de drogas e integra lista dos fugitivos mais procurados do EUA. O também ex-vice-presidente pode ter uma pena de até 30 anos
Rússia

Rússia não assiste a conferência sobre Venezuela

Moscovo diz que "não é acertado" discutir sobre a Venezuela sem a presença dos "venezuelanos, representantes do Governo e outras forças políticas". Santos Silva afirma que Portugal vai participar.
Venezuela

Venezuela libertou 64 presos políticos em 20 dias

Um total de 64 presos políticos foram libertados na Venezuela no espaço de 20 dias, anunciou esta terça-feira em Caracas a organização não-governamental Forum Penal Venezuelano.
Diplomacia

Portugal presente em reunião sobre Venezuela

O ministro dos Negócios Estrangeiros português confirmou em Bissau que Portugal estará na reunião de Lima, sobre a crise na Venezuela, "ao nível que seja adequado e possível".
Brasil

Brasil pede: ouçam o grito da Venezuela

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, pediu aos seus homólogos do grupo BRICS (Rússia, Índia, África do Sul e China) que escutem o grito do povo venezuelano por liberdade.
Festivais

Mais de mil participantes no Foro de São Paulo

Mais de 1100 dirigentes, ativistas políticos e delegados de movimentos sociais e partidos de esquerda debate o avanço do neoliberalismo e do imperialismo, em Caracas.
Mundo

Venezuela. "Ataque eletromagnético" causa apagão

Nova falha no sistema elétrico deixa Venezuela às escuras. Apagões começam a ser constantes e prolongadas. Metade dos 24 estados federais venezuelanos foram afetados.
Venezuela

Venezuela acusa EUA de pressionar Não-Alinhados

A Venezuela denunciou que os Estados Unidos pressionaram vários membros do Movimento de Países Não Alinhados (MNOAL) para persuadi-los a não participarem na reunião ministerial em Caracas.
Venezuela

Igreja pede fim do sofrimento do povo venezuelano

O arcebispo Baltazar Enrique Porras Cardozo advertiu que se não houver um acordo entre Governo e oposição, "não haverá solução para a crise" que se vive na Venezuela.
Nicolás Maduro

Maduro acusa EUA de usar sanções para ter petróleo

257
O ainda líder do país sul-americano afirmou no passado sábado que as sanções são a forma dissimulada que Trump arranjou para conseguir dominar a Venezuela e apoderar-se do seu petróleo.
Venezuela

Crise na Venezuela debatida na cimeira do Mercosul

O anfitrião da cimeira, o Presidente argentino Maurício Macri, e brasileiro, Jair Bolsonaro, foram alguns dos intervenientes a mostrar solidariedade com o país. Posição do bloco não é uniforme.
Venezuela

Guaidó diz que solução para Venezuela está próxima

Juan Guaidó disse que estão "a trabalhar em todos os tabuleiros" internacionais com o objetivo de "gerar a pressão necessária para pôr fim ao sofrimento dos venezuelanos".
Venezuela

Mais de 250 presos foram torturados na Venezuela

Ativistas pediram às Nações Unidas para verificarem situação em que se encontram os "presos políticos" e anunciaram campanha de informação para a sociedade saber "a realidade".
Venezuela

Costa solidário com portugueses na Venezuela

O primeiro-ministro lembrou como as "convulsões políticas" têm perturbado a segurança na Venezuela e manifestou a sua solidariedade à comunidade portuguesa, pelas dificuldades que tem passado.
Venezuela

Venezuela. Maduro ataca relatório de Bachelet

A ex-Presidente chilena Michelle Bachelet, no âmbito do Conselho de Direitos Humanos da ONU, redigiu carta em que criticava posicionamento do governo venezuelano acerca dos direitos humanos.
Venezuela

Juristas pedem fim da Assembleia venezuelana

A Assembleia Constituinte foi "criada unilateralmente" pelo Presidente Nicolás Maduro, sem submissão a referendo popular, e pretendia inicialmente redigir uma nova Constituição.
Venezuela

Guaidó vai pedir assistência militar estrangeira

117
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela anunciou que este órgão vau aprovar o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca.
Venezuela

Opositor de Maduro morreu com 38 lesões no corpo

8.409
A informação relativa às lesões — "escoriações, queimaduras, fraturas", entre outras — apareceu na autópsia, revelada por um jornalista venezuelano. Arévalo era considerado um preso político.
Diplomacia

Peru debate crise na Venezuela com cem países

O Peru convidou cerca de cem países para falar sobre "a melhor maneira de recuperar a democracia na Venezuela" e examinar o impacto da migração massiva de venezuelanos para os países vizinhos.
Venezuela

Venezuela. Países apelam a mudanças políticas

Um total de 52 países, representados pelo Peru, pediu ao Conselho dos Direitos Humanos da ONU mudanças políticas na Venezuela. Objetivo é que Venezuela "desfrute dos direitos humanos e liberdades".
Venezuela

50 países pedem mudanças políticas na Venezuela

Um total de 52 países, representados pelo Peru, pediu ao Conselho dos Direitos Humanos da ONU que o país "recupere e desfrute de direitos humanos e liberdades fundamentais".
Donald Trump

Trump não quer envolver-se demasiado na Venezuela

A falar uma conferência de imprensa no encerramento da Cimeira do G20, Donald Trump disse que tinha "cinco estratégias diferentes" tendo em conta a situação vivida na Venezuela.
Estados Unidos da América

"Portugal deve pressionar UE sobre Venezuela"

Estados Unidos querem que Portugal pressione a UE a adotar ações assertivas que levem à mudança do regime na Venezuela.
Venezuela

Filho de Nicolás Maduro alvo de sanções dos EUA

"Nicolasito" é o nome mais recente na lista de figuras do regime venezuelano a serem visadas pelas sanções dos EUA. Medida surge em véspera da cimeira do G20, onde Trump procurará falar da Venezuela.
Migrações

Crise leva 43 mil médicos a sair da Venezuela

Parlamento Venezuelano considera a situação alarmante. Apenas 22.500 dos 66.138 médicos registados de diferentes especialidades ficaram no país. Mais de uma centena emigraram para Portugal.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)