Venezuela

Venezuela

Maduro apela à união entre civis e militares

Na cerimónia de celebração dos 198 anos da Batalha de Carabobo, Nicolás Maduro disse que para a Venezuela existir como "república independente e soberana" é necessária a coesão das forças armadas.
Venezuela

Venezuela. Militares detidos durante visita da ONU

No último dia da visita da comissária da ONU para os direitos humanos, os serviços secretos venezuelanos detiveram quatro militares. Famílias denunciaram raptos e agressões.
Venezuela

"A Venezuela está num processo de enlouquecimento" /premium

269
Karina Sainz Borgo conta no livro "Cai a noite em Caracas" a história de uma mulher que vai para lá dos seus limites para fugir da Venezuela. Quando sai, é atravessada pela "culpa do sobrevivente".
Venezuela

Portugueses na Venezuela reconhecem José Carneiro

"O mérito foi-me reconhecido por estar no desempenho destas funções, mas julgo o que estes portugueses tiveram em vista foi o de reconhecerem o esforço do Estado português", disse José Carneiro
Venezuela

Venezuela. Guaidó investigado por corrupção

169
O procurador-geral designado pela Assembleia Constituinte explicou que Guaidó é o "autor moral" do alegado desvio de dinheiro de empresas venezuelanas no estrangeiro para contas pessoais.
Nicolás Maduro

Maduro é devoto de guru indiano e tem um bruxo

480
Um novo livro de um jornalista venezuelano revela que Maduro (quem em 2013 disse ter visto Chávez reencarnado num pássaro) consulta frequentemente um bruxo e é devoto de um guru espiritual.
Venezuela

Venezuela confia em "diálogo construtivo" com ONU

O Governo venezuelano mostrou-se determinado em estabelecer um "diálogo construtivo" com a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos que visita Caracas na próxima semana.
Venezuela

Lusodescendente preso precisa de operação urgente

Ana Maria da Costa disse que o irmão "está em perigo de perder o olho esquerdo ou de morrer" e apelou à intervenção do secretário-geral da Organização das Nações Unidas.
Venezuela

ONG diz que há 773 presos políticos na Venezuela

A Foro Penal Venezuelano (PFV) denunciou que 773 cidadãos estão detidos por motivos políticos na Venezuela, enquanto outros 8.615 estão submetidos a "processos injustos".
Venezuela

Venezuela. Nova nota vale mais que salário mínimo

O Banco Central da Venezuela anunciou na quarta-feira a ampliação do atual cone monetário, com três novas notas de bolívares, a moeda local, uma delas com valor superior ao salário mínimo.
Partidos e Movimentos

Dois vereadores chavistas assassinados numa semana

358
Michael Padrón, da Frente Francisco de Miranda, e Milagros Bedoya,do PSUV, foram assassinados no Estado venezuelano de Zúli. Polícia suspeita de morte por encomenda.
Venezuela

Guaidó. Pressão dos cidadãos reabriu fronteira

Nicolás Maduro ordenou a reabertura da fronteira com a Colômbia. Juan Guaidó, presidente autoproclamado, diz que isso só aconteceu por causa da pressão dos cidadãos.
Venezuela

Venezuela assina acordo com Cruz Vermelha

Maduro anunciou que a Venezuela vai assinar, esta sexta-feira, o acordo entre o Ministério da Saúde e o Movimento Internacional da Cruz Vermelha para acelerar a entrada de ajuda humanitária no país.
Venezuela

Putin a apoiantes de Guaidó: "São malucos ou quê?"

851
Numa reunião com diretores de agências noticiosas russas, Putin criticou Guaidó e aos seus apoiantes. "Um homem chega a uma praça, olha para o céu e declara-se Presidente", disse. "Isto é normal?"
Vladimir Putin

Venezuela. Putin não vai aumentar preseça militar 

Putin disse que os especialistas russos estão na Venezuela em cooperação técnica devido às armas de fabrico russo compradas por Caracas e que não tem intenção de aumentar presença militar.
Crise no GES

BES recusa reembolsar petrolífera venezuelana

Comissão liquidatária do BES argumenta que os quase dois milhões de euros aplicados pela PDVSA não são créditos mas, sim, investimentos em papel comercial de empresas do Grupo Espírito Santo.
Venezuela

Venezuela teve 425 toneladas de ajuda humanitária

O ministro da Saúde da Venezuela disse que o país recebeu 425 toneladas de medicamentos e materiais de saúde este ano e sublinhou que têm sido "muito úteis para superar o bloqueio do governo dos EUA".
Venezuela

Fundos retidos em Portugal financiaram repressão

O autoproclamado Presidente da Venezuela denunciou que há fundos retidos em bancos de Portugal e de Espanha porque o governo venezuelano os usava para financiar repressão no país.
Venezuela

Governo da Venezuela agradece mediação da Noruega

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, agradeceu a disponibilidade da Noruega em mediar o diálogo entre o Governo e a oposição e assegurou a ida de uma delegação a Oslo.
Eleições Europeias

Venezuela. Distância impede portugueses de votar

Falta de informação, por desmotivação dos eleitores e, em particular, pelas grandes distâncias que alguns eleitores teriam de fazer para votar são as principais causas para a falta de adesão ao voto.
Venezuela

Militares pró-Guaidó dizem-se "largados como cães"

452
Os 700 militares que desertaram para a Colômbia em demonstração de apoio a Juan Guaidó sentem-se abandonados. Ainda sem uso para o autoproclamado Presidente, ali permanecem sem funções.
Venezuela

Venezuela. Vários mortos em motim numa prisão

Os mortos são reclusos e os 19 feridos são polícias de Acarigua. Confrontos terão começado numa cela sobrelotada de uma prisão venezuelana que fica a 350 quilómetros de Caracas.
Huawei

Maduro reforça investimentos na Huawei  

357
O Chefe de Estado da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou um reforço de investimento tecnológico nos "irmãos chineses" da Huawei para "tornar real o sistema 4G a nível nacional".
Nicolás Maduro

Maduro: EUA não afetam alimentos subsidiados

O Chefe de Estado Venezuelano admite continuar com o programa de entrega de alimentos a preços subsidiados, conhecido como CLAP. Estados Unidos falam num programa "corrompido".
Venezuela

Guaidó quer mais pressão democrática contra Maduro

O líder da oposição venezuelana pediu aos países que o apoiam para que façam mais pressão democrática contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro, para que decida abandonar o poder.
País

Filha de Loureiro desmente ter sido detida

16.516
Catarina Loureiro será suspeita de ter ajudado o pai do marido, ex-embaixador espanhol na Venezuela, num esquema de alegada corrupção em transações comerciais internacionais.
Venezuela

Como um amigo de Guaidó conseguiu fugir

Federico Pérez está fugido da Venezuela desde março. Esteve seis dias escondido num apartamentos, uma noite num avião e cruzou a fronteira a pé. Agora em Madrid, acredita na vitória de Juan Guaidó.
Venezuela

Ex-líder metropolitano compara oposição a Maduro

O antigo presidente da Câmara Metropolitana de Caracas considerou que a solução que a oposição propõe para a crise venezuelana é "tão autoritária" como a proposta de Maduro.
Venezuela

Três milhões de pessoas deixaram a Venezuela

O ACNUR estima que 3,7 milhões de venezuelanos foram registados no exterior, dos quais 700.000 migraram antes de 2015 até o final do ano passado. Cerca de 460 mil solicitaram asilo.
Venezuela

Maduro vai dialogar com a oposição, o "diabo"

Apesar de acreditar "na paz e no diálogo", Nicolás Maduro frisou que está a preparar o povo para "defender a pátria, como for, onde for e quando for".
Venezuela

Venezuela. Maduro quer ir a eleições com oposição

"Vamos avaliar-nos eleitoralmente, vamos a eleições antecipadas da Assembleia Nacional para ver quem tem os votos e ver quem ganha", propôs o presidente. Guaidó já tinha prometido eleições.
Venezuela

Venezuela. Um dia na fila para abastecer o carro

110
A capital da Venezuela juntou-se à lista de estados do país que têm os stocks de gasolina na reserva. Já são 12 dos 24. Há quem chegue a esperar um dia para abastecer os carros nas bombas.
Venezuela

Caracas está sem gasolina

144
A falta de gasolina intensificou-se nos estados de Anzoátegui, Arágua, Barinas, Bolívar, Carabobo, Cojedes, Lara, Mérida, Táchira, Trujill e Zúlia.
Venezuela

Maduro recebeu Grupo de Contacto Internacional

O Presidente Nicolás Maduro, recebeu, na noite de quinta-feira, os representantes do Grupo de Contacto Internacional (GCI) no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas.
Venezuela

Venezuela. Comunidade internacional busca solução 

Vários países reconhecem que a situação na Venezuela está estagnada, não tem evoluído nem nenhuma das partes tem prevalecido. Por todo o mundo, nações procuram uma solução.
Washington

EUA. Ocupantes da embaixada venezuelana detidos

Os manifestantes eram apoiantes de Maduro. O grupo começou com cerca de 30 ativistas e a ocupação durava há mais de um mês. As autoridades cortaram a água e eletricidade ao edifício na semana passada.
Venezuela

Governo e oposição venezuelanos na Noruega

Altos membros do governo e da oposição venezuelana vão estar envolvidos em discussões exploratórias, em Oslo, na Noruega, sobre uma solução para a crise política no país.
Venezuela

Venezuela. Grupo de Contacto reúne-se em Caracas

A missão que chega esta quarta-feira a Caracas tem como "objetivo fundamental apresentar a todas as partes da Venezuela o trabalho feito pelo Serviço Europeu de Ação Externa".
Estados Unidos da América

EUA suspendem voos com Venezuela

A suspensão abrange voos comercias de passageiros e de mercadorias. O Governo norte-americano justifica a medida devido à falta de segurança no país.
Venezuela

Militares ameaçam jornalistas na Venezuela

Membros da Guarda Nacional Bolivariana (GNB, polícia militar) impediram, pelo segundo dia consecutivo, o acesso de jornalistas ao Parlamento da Venezuela, constatou a agência Lusa no local.
Venezuela

Pompeo pede à Rússia para retirar apoio a Maduro

O secretário de Estado norte-americano pediu ao homólogo russo para retirar o apoio ao líder venezuelano, pedido feito durante uma reunião em que o Irão e as eleições americanas foram temas abordados.
Venezuela

Maduro acusado de execuções sumárias e detenções

As execuções, detenções e mortes por uso excessivo da força pelos agentes do Governo venezuelano podem constituir crimes contra a humanidade, segundo um relatório sobre a violência de janeiro.
Venezuela

Serviços Secretos invadem gabinete de Guaidó

257
Forças de segurança dos serviços secretos venezuelanos cercaram o parlamento e 15 agentes entraram nos gabinetes dos opositores do regime. Juan Guaidó já discursou ao lado dos deputados.
Venezuela

Venezuela. Maduro dá armas mas não medicamentos 

101
Os enfermeiros venezuelanos alertam para a falta de ajuda humanitária no país e dizem que a incapacidade política do regime de Nicolás Maduro é a causa da "morte de doentes por falta de medicamentos".
Venezuela

Venezuela. Portugal junta-se a missão política 

O ministro dos Negócios Estrangeiros português quer fazer todos os possíveis para evitar agravar a situação na Venezuela. Propõe a "convocação de eleições democráticas, livres e justas".
Venezuela

Venezuela. Jovens da Disobey defendem educação

Jovens da Disobey Venezuela que defendem a educação como base para uma transformação política, económica, social e política, têm marcado para sábado uma ação de protestos junto à embaixada russa.
Venezuela

Mulher de Guaidó admite ajuda militar externa

143
Em entrevista ao El Español, Fabiana Rosales cita a Wikipédia para se assumir como primeira-dama, revela que já se encontrou com Ivanka e Bolton. E garante não ter medo: "Estamos com Deus".
Venezuela

Venezuela. Oposição pede prova de vida de Zambrano

Edgar Zambrano está desaparecido desde 10 de maio, quando foi detido pelo seu envolvimento na falhada "Operação Liberdade". Portugal já pediu a libertação do vice-presidente da Assembleia Nacional.
Venezuela

Em Fátima pela Venezuela: "Falta luz, água, tudo"

531
Alguns luso-venezuelanos que vieram para Portugal face à situação do país de Maduro foram a Fátima pedir "à Nossa Senhora para ajudar a Venezuela" porque a situação está insustentável.
Venezuela

Ação "cirúrgica" para tirar Maduro em preparação

1.769
Há cerca de uma semana que o Departamento de Estado dos EUA, a OEA e a oposição exilada estão a preparar uma operação de extração que se pretende ser "limpa e curta, como a de Bin Laden".
Venezuela

Concentração promovida por Guaidó não encheu praça

386
A concentração marcada pela oposição para uma praça na zona leste de Caracas não conseguiu encher totalmente a zona, mas os que responderam ao apelo falam do medo que existe nas famílias.
Venezuela

Guaidó fala em "ajuda" militar de "aliados"

114
Para haver uma ação militar contra Maduro no país, é preciso que "os aliados" estejam "dispostos a dar esse tipo de ajuda". Será aceitável como "última opção — ou única", diz Guaidó à RTP.
Venezuela

Manifestações anti-Maduro em Caracas este sábado

Juan Guaidó convidou a população a sair à rua. "Se governasse, procurava resolver os problemas da falta de eletricidade, alimentos, medicamentos e transportes", em vez de perseguir deputados, disse.
Venezuela

Venezuela. Embaixador italiano acolhe De Grazia

O Governo italiano disse que, ao receber o deputado venezuelano na sua residência em Caracas, a Itália estava a agir de acordo com as convenções diplomáticas.
Venezuela

Maduro quer 28,35 mil milhões de Portugal e EUA

335
Num discurso proferido no Forte de Tiuna, a principal base militar de Caracas, Nicolás Maduro voltou a fazer referência aos valores alegadamente retidos pelos Estados Unidos e por Portugal.
Venezuela

Venezuela. Guaidó pede à população novos protestos

O Presidente interino venezuelano afirmou que Maduro já não governa e refere que o Parlamento é o único organismo respeitado no país. Os novos protestos contra o regime vão ocorrer já este sábado.
Venezuela

Venezuela. Detenções atrasam solução, diz Guterres

137
O secretário-geral das Nações Unidas apela à Venezuela para adoptar medidas que evitem o agravamento da situação. Para Guterres, as recentes detenções prejudicam a resolução pacífica do conflito.
Venezuela

Venezuela. Portugal pede libertação de Zambrano

Para o Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros, a detenção de Zambrano é uma estratégia de intimidação e Augusto Santos Silva pede a libertação de todos os presos políticos na Venezuela.
Venezuela

Venezuela. Detenção de Zambrano "é uma afronta"

O vice-presidente do Parlamento venezuelano foi acusado de crimes de traição à pátria e conspiração, depois de apoiar Guaidó. O Grupo de Lima fala em medida "inconstitucional" e "afronta".
Venezuela

Venezuela. Embaixadas acolhem deputados opositores

O Supremo Tribunal de Justiça venezuelano acusou dez parlamentares de traição e rebelião. Mariela Magallanes foi recebida pelo embaixador italiano e Richard Blanco refugiou-se na embaixada argentina.
Venezuela

EUA ameaçam Maduro se não libertar Zambrano

226
Além dos Estados Unidos, também a União Europeia já veio pedir que as autoridades venezuelanas libertem o vice-presidente do parlamento detido com um reboque de carros.
Venezuela

Parlamento. Vice-presidente detido com reboque  

371
Edgar Zambrano recusou-se a sair do carro onde estava. E o Serviço Bolivariano de Inteligência da Venezuela não esteve com meias medidas: utilizou um reboque de automóveis e levou-a para a cadeia.
Venezuela

Maduro reforça segurança na fronteira com Colômbia

Maduro acusou o Presidente colombiano, Iván Duque, de "estar ao serviço" da Administração norte-americana de Donald Trump e de "estar a preparar uma agressão" contra a Venezuela.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)