Dark Mode 93,6 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Venezuela

Venezuela

Caracas recua e não expulsa representante da UE

As autoridades venezuelanas recuaram na decisão de expulsar a representante da União Europeia na Venezuela, a diplomata portuguesa Isabel Brilhante Pedrosa, que tinha sido expulsa por Nicolás Maduro.
Nações Unidas

Venezuela ainda viola direitos, mas coopera mais

ONU sublinhou que o trabalho do Alto Comissariado no país ficou mais fácil desde que as duas partes assinaram um acordo de cooperação, que possibilitou visitas aos Estados de Zulia, Bolívar e Lara.
Venezuela

Tribunal britânico reconhece Guaidó

A justiça britânica decidiu que é o líder da oposição venezuelana, e não Madur, o quem tem autoridade sobre as reservas de ouro da Venezuela depositadas em banco inglês.
Venezuela

Portuguesa embaixadora da UE tem que sair hoje

Pouco depois de Bruxelas ter sancionado 11 funcionários de Caracas, Maduro decidiu expulsar a diplomata portuguesa Isabel Brilhante Pedrosa, em funções na Venezuela desde fevereiro de 2018.
Venezuela

"O gesto de Maduro é completamente excessivo"

A portuguesa Isabel Brilhante Pedros foi expulsa por ordem do Presidente da Venezuela. Ministro dos Negócios estrangeiros repudia a decisão e UE tomará medidas de "reciprocidade"
Venezuela

Venezuela. Media destacam expulsão de embaixadora

Os principais jornais e portais digitais venezuelanos deram destaque à decisão do Presidente Nicolás Maduro em expulsar a embaixadora da União Europeia Isabel Brilhante Pedrosa, após as sanções da UE.
Venezuela

Colômbia condena expulsão da embaixadora da UE

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, expulsou na segunda-feira a embaixadora da UE no país, horas depois de a União Europeia sancionar 11 funcionários de Caracas.
Venezuela

Presidente venezuelano acusa embaixador espanhol

Segundo o Presidente da Venezuela, o "embaixador da Espanha na Venezuela foi quem serviu de cúmplice ao criminoso e terrorista Leopoldo López" numa conspiração para um golpe de Estado.
Noticiário

Maduro expulsa portuguesa embaixadora da UE

1501
A diplomata portuguesa Isabel Brilhante Pedrosa tem 3 dias para sair da Venezuela. "Chega de colonialismo europeu e de racismo". Ouça aqui as acusações de Nicolas Maduro.
Venezuela

Maduro expulsa portuguesa embaixadora da UE

453
O Presidente venezuelano expulsou a embaixadora da União Europeia no país, a portuguesa Isabel Brilhante Pedrosa, após a UE sancionar 11 funcionários de Caracas.
Venezuela

Venezuela: 23 jornalistas detidos desde janeiro

577
Um relatório divulgado em Caracas, no Dia Nacional do Jornalista, explica que "o conflito político e a chegada da pandemia do coronavírus fez acentuar as detenções contra jornalistas, desde março.
Coronavírus

Venezuela. Situação de presos motiva apelo à ONU

Deputados do parlamento da Venezuela e familiares de detidos pediram que o estado de saúde dos presos políticos seja verificado. Sobrelotação e carências sanitárias são riscos, apontam.
Estados Unidos da América

Marinha dos EUA navega em águas venezuelanas

Um navio da Marinha de Guerra norte-americana navegou numa zona do Mar das Caraíbas que segundo Washington é reivindicada de forma abusiva pela Venezuela.
Donald Trump

Trump admite encontrar-se com Maduro 

Depois do apoio ao auto-proclamado presidente, Juan Guaidó, e de a justiça norte-americana acusar o "presidente formal", Nicolas Maduro, Trump revela agora numa entrevista que não recusa o encontro.
Coronavírus

Nicolás Maduro alerta para "surto perigoso"

Nicolás Maduro diz que o surto está relacionado com o regresso de venezuelanos da vizinha Colômbia e do Brasil, pelo que instou a população a respeitar disciplinadamente a quarentena preventiva.
Venezuela

Venezuela: Sinos tocam para assinalar beatificação

Os sinos das igrejas católicas venezuelanas repicaram na sexta-feira à noite para assinalar a beatificação de José Gregório Hernández, conhecido pelos fiéis como "médico dos pobres".
Venezuela

Popularidade de Juan Guaidó caiu de 63% para 19%

A empresa de sondagens Datanálisis diz que "a expectativa caiu" e que "19% da população acredita que a ação opositora pode afastar Nicolás Maduro do poder nos próximos três meses".
Nicolás Maduro

Cabo Verde. Alegado testa-de-ferro de Maduro preso

A detenção do empresário Alex Saab Morán, que estará em prisão preventiva, terá sido concretizada na noite de sexta-feira pela Interpol em conjunto com as autoridades policiais cabo-verdianas.
Itália

Itália. Cinco Estrelas financiado por Chávez

519
Partido no governo de Itália recebeu uma mala com 3,5 milhões de euros vindos da Venezuela em 2010. Financiamento foi intermediado por suspeitos de narcotráfico. País nunca reconheceu Guaidó.
Coronavírus

Venezuela é exceção à limitação no tráfego aéreo

"Estando já ultrapassadas as restrições impostas à TAP pelo Governo venezuelano", o executivo português "espera que brevemente possa ser retomada a realização de voos regulares entre os dois países".
Coronavírus

Portugal repatriou 181 portugueses da Venezuela 

Portugal repatriou este  181 portugueses, entre eles 68 nacionais oriundos da Madeira, que ficaram retidos na Venezuela devido à quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Coronavírus

Repatriados 184 portugueses da Venezuela no sábado

Portugal tem um voo previsto para sábado, no qual 184 portugueses e 183 outros cidadãos europeus vão ser repatriados da Venezuela, onde ficaram retidos devido à quarentena para prevenir a Covid-19.
Venezuela

Consulado de Valência reduziu tempos de espera

O Consulado Geral de Portugal em Valência, na Venezuela, reduziu para menos da metade o tempo de espera na área de registo civil, que em novembro de 2018 era de mais de um ano.
10 de junho

"O orgulho de ser português é o mesmo de sempre"

O embaixador de Portugal na Venezuela lamentou que a pandemia da Covid-19 o tenha impedido de celebrar o Dia de Portugal junto da comunidade portuguesa que vive distante da cidade de Caracas.
TAP

Governo conta que TAP retome voos com a Venezuela

O Governo conta que a TAP retome as ligações para a Venezuela logo que o espaço aéreo reabra ao tráfego normal. As ligações foram suspensas após acusações de transporte de explosivos num voo.
Coronavírus

Venezuela. Maduro quer ir ao Irão agradecer apoio

O anúncio foi feito por Ricardo Menéndez, após receber, segunda-feira, um carregamento de ajuda técnica humanitária com ‘kits’ de testes da Covid-19, num voo proveniente da República Islâmica do Irão.
Venezuela

Dirigentes de televisão detidos na Venezuela

Três dirigentes da empresa de televisão paga DirecTV, que encerrou atividade na Venezuela no contexto das sanções impostas pelos Estados Unidos, foram detidos na sexta-feira.
Coronavírus

EUA acusam Venezuela de impedir voos humanitários

Os EUA estão a "trabalhar arduamente para repatriar os cidadãos norte-americanos e os que têm residência permanente da Venezuela”, acusando o governo venezuelano de impedir voos humanitários.
Coronavírus

Maduro e Guaidó juntos na luta contra a Covid-19

Um acordo entre o governo de Nicolás Maduro e o líder da oposição Juan Guaidó prevê que sejam procurados conjuntamente fundos para combater a pandemia da Covid-19 na Venezuela.
Venezuela

Venezuela. Detidos suspeitos de matar português

Dois homens e uma mulher foram detidos por suspeitas de terem sequestrado e assassinado um padeiro português, Carlos Fernandes Leça, de 60 anos, em Turmero, Arágua, quando este regressava a casa.
Venezuela

Venezuela oposição apela a protestos

A oposição venezuelana condenou a decisão do Presidente Nicolás Maduro de aumentar o preço da gasolina e apelou à população para "levantar a voz de protesto" com "manifestações pacíficas nas ruas".
Coronavírus

Venezuela. Previsto voo para repatriar portugueses

Portugal prevê realizar, a 13 de junho, um voo para repatriar portugueses e outros europeus que ficaram retidos na Venezuela, após o encerramento, a 15 de março, do espaço aéreo venezuelano.
Nicolás Maduro

EUA podem vir a acusar mulher de Maduro 

Reuters avança que ex-guarda-costas de Cilia Flores a implicou nos crimes que levaram à prisão dos seus dois sobrinhos, que cumprem uma pena de 18 anos nos EUA. Maduro diz que é tudo "fabricação".
Coronavírus

Guaidó agradece apoio internacional a migrantes

O líder da oposição na Venezuela agradeceu os 2,5 mil milhões de euros para apoiar os migrantes venezuelanos e defendeu que a "solução real" para o país sul-americano passa pela saída do Presidente.
Coronavírus

Venezuela precisa de ajuda humanitária, avisam ONG

As ONG propõem pressionar as autoridades venezuelanas sob Nicolás Maduro a abrir o país imediatamente para receber uma resposta humanitária e impedir a disseminação catastrófica da doença.
Coronavírus

Equador pede "soluções globais" para migração

Apesar de considerar que o problema da migração venezuelana precisa de "soluções globais", o Equador reconhece que neste momento é mais urgente garantir a "subsistência" de milhares de migrantes.
Coronavírus

Venezuela. ONU alerta para crise no país 

O país está desde 13 de março em estado de alerta, o que permite ao executivo decretar “decisões drásticas” para combater a pandemia. Desde 16 de março que os venezuelanos estão em quarentena.
Coronavírus

Maduro acusa Colômbia de querer infetar Venezuela

O Presidente da Venezuela acusou o seu homólogo colombiano de ter dado "uma ordem para fazer tudo o que se possa fazer para contaminar a Venezuela" para levar venezuelanos de volta para o seu pais.
Combustível

Venezuela. Militares vão escoltar barcos iranianos

O ministro da Defesa venezuelano revelou que todos os barcos vão ser escoltados por naves, barcos e aviões para dar as "boas-vindas e dizer, ao povo iraniano, obrigado por tanta solidariedade".
Venezuela

Venezuela. Dez milhões sem televisão por cabo

197
Mais de 2,5 milhões de famílias venezuelanas viram suspenso o serviço de televisão por satélite da Directv, devido a uma decisão da norte-americana AT&T de suspender esse serviço no país.
Mundo

Irão ameaça EUA. Motivo: combustíveis e Venezuela

Tensão entre os dois países aumentou depois de terem sido divulgados relatórios sobre a intenção dos EUA de impedir o transporte de combustível iraniano para a Venezuela.
Venezuela

Campeonato venezuelano dado como terminado

A temporada 2020 do campeonato venezuelano foi dada como terminada devido à pandemia de covid-19, com apenas seis jornadas realizadas, anunciou a Federação Venezuelana de Futebol (FVF).
Diplomacia

Venezuela. França condena tratamento da diplomacia

A França convocou o embaixador da Venezuela em Paris para protestar contra o tratamento infligido à representação diplomática francesa em Caracas.
Coronavírus

Organizações pedem apoio a migrantes venezuelanos

A Agência da ONU para Refugiados e a Organização Internacional para as Migrações avançam que “os migrantes enfrentam fome, falta de acesso a assistência médica, falta de moradia e xenofobia".
Venezuela

Secretas russas analisam golpe contra Maduro

Rússia não descarta a possibilidade de ajudar a Venezuela nas investigações ao ataque contra o regime de Maduro no início de maio. Presidente venezuelano colocou a hipótese do envolvimento dos EUA.
Coronavírus

A Covid-19 deu a Maduro a Venezuela com que sonhou /premium

Maduro usa o vírus para ganhar força e "disciplinar a sociedade". A tentativa de golpe de 3 de maio é mais uma desculpa para fazê-lo — apesar de a crise de saúde colocar o país à beira do precipício.
Venezuela

Venezuela. Guaidó denuncia execuções em Caracas

160
Vídeos publicados nas redes sociais mostram longos e intensos tiroteios ocorridos à noite no bairro de Petare, em plena quarentena da Covid-19. Oposição responsabiliza Maduro.
Venezuela

Venezuela. Norte-americanos acusados de terrorismo

Um total de 31 pessoas, entre elas dois norte-americanos, foram acusadas de terrorismo e tráfico ilícito de armas de guerra, no envolvimento na frustrada tentativa de invasão marítima na Venezuela.
Venezuela

Maduro acusa Guaidó de preparar o seu assassínio

"É um fracassado", disse Maduro, numa entrevista em que voltou a acusar o homólogo colombiano, Iván Duque, e o os EUA de estarem envolvidos na tentativa de golpe de Estado contra o regime venezuelano.
Coronavírus

Nicolás Maduro propõe OMS para Nobel da Paz

O Presidente da Venezuela propôs que a Organização Mundial de Saúde seja nomeada para o Prémio Nobel da Paz, um “reconhecimento necessário nesta luta pela saúde e pela vida”.
Venezuela

Venezuela. Maduro refere tentativa de assassinato

"O objetivo era assissinar-me (...) Um ataque terrorista contra a tranquilidade e a paz da Venezuela”, disse o Presidente da Venezuela. Governo venezuelano responsabilizou os EUA e a Colômbia.
Venezuela

Guaidó nega envolvimento em invasão marítima

Guaidó nega envolvimento na invasão marítima, durante o fim de semana, do qual resultaram oito mortos e que Nicolás Maduro disse que ocorreu com o intuito de o matar.
Venezuela

Oito mortos e dois detidos na Venezuela

"Uma ação de mercenários, um golpe contra as instituições do nosso país, uma incursão em que a ala direita certamente justificará o que aconteceu", disse Cabello.
Brasil

Supremo trava expulsão de diplomatas venezuelanos

367
No dia em que acabava o prazo dado por Jair Bolsonaro aos diplomatas venezuelanos para abandonarem o país, o Supremo Tribunal Federal do Brasil suspendeu a ordem do presidente com "caráter urgente".
Coronavírus

Lusodescendente detido por participar em festa

Pelo menos dez pessoas, entre elas um lusodescendente, foram detidas pelas autoridades venezuelanas por participar numa festa no pátio de uma casa, violando a quarentena preventiva da covid-19.
Venezuela

Venezuela. Acordo para preços de produtos básicos

Este acordo surge depois de, em pelo menos 10 dos 24 Estados do país, ocorrerem protestos pelo aumento dos preços, dificuldades na obtenção e distribuição de produtos, e escassez de combustível.
Venezuela

Venezuela. Salário mínimo aumenta para 4,33 euros

1051
O salário mínimo integral na Venezuela vai aumentar 77,77% a partir de 1 de maio de 2020, passando de 450.000 bolívares soberanos (BsS, 2,43 euros) para 800.000 BsS. (4,33 euros).
Coronavírus

28 jornalistas agredidos na Venezuela

Na primeira quinzena de abril, registaram-se 28 agressões a jornalistas na Venezuela, maioritariamente pelas forças de segurança. O número sobe para 62 quando contabilizado desde janeiro.
Coronavírus

Maduro. Eleições podem ser adiadas devido à Covid

181
As eleições legislativas, previstas este ano na Venezuela, podem ser adiadas devido à pandemia da covid-19, declarou, no sábado, o Presidente Nicolás Maduro.
Venezuela

Brasil encerra missão diplomática na Venezuela

Depois de em março já ter mandado regressar toda a equipa diplomática, o Brasil decidiu retirar de vez da Venezuela. Diplomatas, adiados militares, funcionários e familiares já regressaram ao país.
Coronavírus

Mais 30 portugueses repatriados da Venezuela

Mais trinta portugueses partiram esta quinta-feira do Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía, a norte de Caracas. São agora 48 os lusos repatriados da Venezuela.
Coronavírus

Cruz Vermelha distribui 46 toneladas de material

O apoio inclui "kits" de esterilização e de higiene, geradores elétricos, bidões e pastilhas para purificação de água, que vão ser distribuídos pelos diferentes hospitais venezuelanos.
Coronavírus

Venezuela prolonga quarentena por mais 30 dias

101
Este sábado, dia em que pela primeira vez no país o número de pacientes recuperados foi superior ao de infetados, Nicolás Maduro decidiu prolongar o estado de alarme por mais 30 dias.
Coronavírus

Portugueses na Venezuela enfrentam desafios

Inflação, menos vendas, falta de gasolina, diminuição do trabalho ou até mesmo deixar de o ter. Os comerciantes portugueses na Venezuela e seus clientes enfrentam novos desafios em tempo de pandemia.
Coronavírus

Sacerdote português na Venezuela preocupado

O diretor da Missão Católica Portuguesa de Caracas avisa que pandemia está a ser "uma desgraça maior para a Venezuela", uma vez que agrava a situação social e económica do país.
Venezuela

Maduro pede a americanos que impeçam novo Vietname

599
O Presidente da Venezuela incitou os norte-americanos a travarem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado: "Não permitam que o vosso país seja arrastado para outro Vietname".
Venezuela

Venezuela. Imagens editadas do choque com Resolute

294
Vídeo de dois planos foi divulgado pelo comandante-geral da Marinha venezuelana e contém conversas entre tripulantes da lancha afundada a 30 de março e do navio de cruzeiros com bandeira portuguesa.
Venezuela

UE apoia EUA em governo de transição na Venezuela

326
A proposta dos Estados Unidos foi "acolhida positivamente, num quadro de transição democrática na Venezuela", numa declaração conjunta dos 27 países que constituem a União Europeia.
Venezuela

Guaidó fala de sequestro de elementos da equipa

A opressão anuncia que o sequestro foi levado a cabo pela Direção de Contrainteligência Militar, o "organismo repressivo do regime narcoterrorista de Maduro, como uma retaliação política do regime.
Venezuela

Venezuela. Navio português diz ter sido atacado

132
A empresa Columbian Cruise Services garante que o cruzeiro português foi "objeto de um ato de agressão" enquanto fazia a manutenção do motor e que esteve pronto a apoiar a embarcação que o atacou.
Venezuela

Venezuela. UE vai analisar propostas de Washington

A União Europeia está a acompanhar "com muita atenção" as propostas de Washington de "uma via para o fim da crise na Venezuela", com recurso a novas eleições e afastamento dos principais atores.
PCP

PCP contra apoio ao plano de transição democrática

1480
Comunistas contra apoio português ao "plano de transição democrática para a Venezuela" criado pelos norte-americanos exigem que o Governo "respeite a Constituição da República Portuguesa".
Venezuela

Venezuela. "Navio assombrado" esteve meses parado /premium

138
O RCGS Resolut, o navio com bandeira portuguesa que colidiu com uma lancha venezuelana, esteve parado durante meses na Argentina devido a uma dívida. A operadora faliu e existem milhares de lesados.
Venezuela

Santos Silva não descarta portugueses no cruzeiro

Em declarações à Rádio Observador, o ministro garante que ainda não foi requerido apoio consular no navio que afundou uma lancha venezuelana mas informação pode estar pendente por diferença horária.
Venezuela

Caso na Venezuela não é incidente entre estados

Augusto Santos Silva rejeita acusações das autoridades venezuelanas no caso do paquete 'Resolute', nega que estejamos perante um incidente diplomático e diz que quer colaborar com a Venezuela.
Venezuela

Maduro acusa navio português de terrorismo

670
O Presidente da Venezuela instou as autoridades do Curaçau, onde o barco português está ancorado, a investigar este "ato de pirataria internacional" contra um barco da Marinha venezuelana.
Venezuela

Marinha venezuelana embate em cruzeiro português

180
A colisão ocorreu quando a embarcação da Marinha Venezuelana “efetuava um procedimento de controlo de tráfego marítimo". A embarcação da Venezuela acabou por se afundar.
Venezuela

Maduro recusa proposta dos EUA para governo

O governo venezuelano recusou o pedido dos Estados Unidos para formar um governo de transição. Caracas considera "curioso" que proposta exija libertação de Juan Guaidó.
Venezuela

Maduro acusa EUA de causarem tensão no continente

104
A carta enviada aos governantes internacionais refere um atentado contra a paz e a estabilidade na Venezuela, quando os EUA deviam preocupar-se com "a proteção da vida e da saúde dos seus habitantes".
Venezuela

Maduro apela à denúncia de mercenários

Acusado de narcoterrorismo pelos Estados Unidos, o presidente venezuelano questionou "loucura e obsessão" de Trump e apelou à denúncia de mercenários e paramilitares no país.
Venezuela

Ex-general de Chávez vai entregar-se aos EUA

172
Hugo Carvajal estaria em Espanha, embora não se conheça o seu paradeiro. A Reuters garante que o ex-general venezuelano, acusado de narcotráfico em conjunto com Maduro, vai entregar-se às autoridades
Nicolás Maduro

EUA oferecem 15 milhões pela detenção de Maduro

3341
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, está a ser acusado de tráfico de droga e lavagem de dinheiro nos Estados Unidos da América, na sequência de uma investigação federal.
Coronavírus

Venezuela. Jornalistas denunciam intimidação

127
Vários jornalistas têm sido intimidados pelas forças de segurança do regime de Maduro após terem divulgado informações relacionadas com a Covid-19 no país, denunciou o Sindicato da Imprensa.
Coronavírus

Regime de Maduro acusado de esconder números reais

628
Oposição a Maduro denuncia "desinformação" e publica "Boletim da Verdade" sobre Covid-19. Amnistia Internacional denuncia detenções de médicos e jornalistas que contrariaram informação oficial.
Coronavírus

Filhos de 'chavistas' infetados após festa

513
O líder dos 'chavistas' divulgou que todos os presentes numa festa em La Rosques acusaram positivo para o Covid-19. Maduro pediu aos participantes que se isolassem para "cortar a cadeia de contágio".
Venezuela

Oposição venezuelana convoca nova manifestação

A convocatória foi feita pelo líder opositor, após a polícia venezuelana ter reprimido uma manifestação. A oposição é "uma poderosa maioria que pode mudar" a Venezuela, disse Juan Guaidó.
Lesados do BES

Lesados da Venezuela "impacientes" 

Os lesados têm enviado e-mails para o Governo a pedir reuniões, mas não têm obtido qualquer resposta. Os emigrantes da Venezuela querem solução similar à encontrada para os lesados do papel comercial.
TAP

Governo espera retirada de suspensão da Venezuela

O chefe da diplomacia portuguesa garantiu estar a "fazer tudo para que esse levantamento seja possível e o mais brevemente possível". Mas não aceita "mudar a política externa portuguesa".
Venezuela

Venezuela. Apagão deixa Caracas às escura

Grande parte da cidade de Caracas ficou esta quinta-feira às escuras devido a uma falha elétrica. "Grande parte da cidade está às escuras. As falhas persistem, o progresso é pouco", disse um cidadão.
Nicolás Maduro

Maduro quer as venezuelanas todas a ter 6 filhos

811
As palavras do presidente a apelar às venezuelanas que tivessem pelo menos seis filhos para que o país pudesse crescer já receberam inúmeras críticas
Venezuela

Forças de segurança assassinaram 121 pessoas

As Forças de Ações Especiais da Venezuela "começaram o 2020 matando quase quatro vezes mais que em dezembro", refere o jornal Tal e Qual. Maior número de "execuções" teve lugar no estado de Zúlia.
Venezuela

Juan Guaidó: "Assassinar-me não vai deter a luta"

124
O líder da oposição e presidente do parlamento da Venezuela disse que a sua morte não vai deter a luta pela democracia, após homens armados atacarem manifestantes, provocando pelo menos seis feridos.
Venezuela

Maduro: Coronavírus criado em guerra contra China

5010
Nicolás Maduro acredita que o surto do coronavírus Covid-19 foi uma "cepa criada para a guerra biológica contra a China" e anunciou que vai criar uma comissão presidencial contra a epidemia.
Direitos das Mulheres

Direitos da mulher são tema na Venezuela

A embaixadora da União Europeia na Venezuela afirmou que "a luta pelos direitos das mulheres não é uma campanha exclusiva das mulheres, é algo que nos deve implicar a todos".
Espanha

O caso Delcy Rodríguez

114
Enquanto decorriam as conversações entre a vice-presidente venezue­lana e o ministro espanhol foram descarregadas do avião que aterrou em Madrid cerca de 40 malas, cujo conteúdo ainda não foi revelado
Venezuela

Um terço da população não tem dieta equilibrada

535
Cerca de um terço da população da Venezuela tem dificuldade em obter alimentos em quantidade suficiente e 60% dos venezuelanos foram obrigados a reduzir as porções diárias de comida.
Caso BES

Aliança com Chávez rendeu ao BES 6,4 mil milhões 

3147
Ricardo Salgado terá proposto em 2010 uma aliança estratégica ao então presidente Hugo Chávez. BES e GES terão recebido 6,4 mil milhões de euros de várias empresas públicas venezuelanas.
Venezuela

Venezuela. Guaidó convoca marcha até ao parlamento

Juan Guaidó convocou uma marcha de protesto. "Se tivermos de pular os muros, pularemos", adiantou o líder da oposição venezuelana, que está disposto a "aceitar o sacrifício que for necessário".
Venezuela

Justiça é "independente do poder político"

A Venezuela pediu às autoridades portuguesas para investigarem uma alegada "cumplicidade interna" no aeroporto de Lisboa com tráfico de droga. A investigação cabe agora às autoridades competentes.
Venezuela

Droga. Aeroporto de Lisboa é cúmplice, diz Caracas

169
Em causa estão duas detenções em Caracas por envio de drogas para Portugal "quinzenalmente". O transporte era feito em voos da TAP. O aeroporto de Lisboa é agora acusado de cumplicidade interna.
TAP

Venezuela suspende voos. TAP perde 10 milhões  

Presidente executivo da TAP diz que a suspensão de voos na Venezuela vai ter um impacto direto negativo de 10 milhões de euros, para além de danos na marca por quantificar. "É cómico, mas é trágico".
Venezuela

Portugal mantém linha de política externa

484
O ministro dos Negócios Estrangeiros afirma que Portugal reconhece Maduro como Presidente da Venezuela e reitera que Guaidó pode ser o desencadeador de eleições livres e transparentes.
Venezuela

Venezuela: 5.076 jovens assassinados em 2019

Dados de organização não-governamental venezuelana denunciam que pelo menos 5.076 crianças, adolescentes e jovens com menos de 30 anos foram assassinados no país, no ano passado.
França

Paris rejeita acusações de ingerência na Venezuela

França refuta acusação de ingerência feita por Caracas. O embaixador francês diz ter recebido Guaidó para "evitar a violência e promover a solução política defendida por França para a Venezuela".
Venezuela

Marcelo repudia suspensão de voos da TAP 

248
Presidente da República considerou que a decisão das autoridades venezuelanas de suspender por 90 dias as operações da TAP no país é incompreensível e "tem efeitos reputacionais para Portugal".
TAP

TAP. MNE fala de "inamistosa" decisão da Venezuela

O ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva já reagiu às acusações de Caracas sobre o alegado transporte de explosivos feito pela transportadora portuguesa
Venezuela

Maduro anuncia exercícios militares permanentes

O Presidente venezuelano anunciou que o país fará exercícios militares "de surpresa", em manobras que podem incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana.
Venezuela

Caracas recomenda diplomacia nas sanções à TAP

Diosdado Cabello, o segundo representante mais importante a seguir ao presidente venezuelando, aconselhou a transportadora portuguesa a falar com o MNE Jorge Arreaza por causa das sanções
Venezuela

Venezuela suspende voos da TAP para o país

1332
Em causa, justifica o ministro dos Transportes da Venezuela, estão "graves irregularidades" que diz terem acontecido no voo que transportava tio de Guaidó. TAP diz "não compreender".
Venezuela

Venezuela. MNE fala em "manobras de diversão"

O ministro dos Negócios Estrangeiros classificou de "manobras de diversão" as acusações das autoridades venezuelanas a Portugal, apontando que graves foram as agressões de que Juan Guaidó foi alvo.
Venezuela

TAP. Guaidó recusa ter viajado com nome falso

317
O presidente do parlamento da Venezuela, o opositor Juan Guaidó, atribuiu as acusações do Governo venezuelano contra a TAP ao desprezo pelas companhias aéreas e por Portugal.
Venezuela

Venezuela. 2,3 milhões em exercícios militares

Exercícios militares prolongam-se até domingo para assegurar a "defesa das cidades" e a operacionalidade das autoridades.os exercícios e decorrem em diversos órgãos do Estado.
TAP

Voo de Guaidó. Caracas exige explicações a Lisboa

618
O governo venezuelano acusa a TAP de facilitar a entrada com "identidade falsa" de Juan Guaidó e de um familiar que transportava "materiais proibidos e substâncias explosivas".
TAP

Cabrita: não se pode ignorar o que foi dito 

Ministro da Administração Interna afirmou que "não há nenhuma indicação de qualquer indício, até ao momento, de qualquer fundamento para o que foi dito", mas que não se pode ignorar o que foi dito.
Venezuela

Venezuela acusa TAP de deixar entrar explosivos

891
Os aliados de Maduro dizem que a TAP "violou padrões internacionais" para permitir ao tio de Guaidó viajar com explosivos. Ministro dos Negócios Estrangeiros nega. Marcelo não comenta.
Venezuela

Venezuela confirma detenção do tio de Guaidó

"Tenho uma notícia: foi detido um senhor, que trazia material muito perigoso dentro do avião", acrescentou o presidente da Assembleia Constituinte, Diosdado Caballo, referindo-se ao tio de Guaidó.
Venezuela

Guaidó anuncia escalada de pressões contra governo

Guaidó afirmou que "a escalada de pressão vai chegar até ao nível que tiver de ser", "não apenas com protestos", sublinhando que as pressões contra os "criminosos financeiros" de Maduro vão aumentar.
Venezuela

Guaidó denuncia desaparecimento de tio

O Centro Nacional de Comunicação de Guaidó denunciou, no Twitter, “o desaparecimento de Juan José Márquez”, tio de Juan Guaidó, que acompanhava o opositor “no momento da chegada à Venezuela".
Venezuela

Guaidó reafirma que tentará derrubar a ditadura

244
No primeiro discurso depois de voltar à Venezuela, Guaidó avisou que "os mecanismos de pressão contra a ditadura vão aumentar (...) por muito polémicos que sejam". E apelou à continuação de protestos.
Protestos

Juan Guaidó foi agredido à chegada a Caracas

168
O presidente do parlamento da Venezuela, o opositor Juan Guaidó, chegou esta terça-feira à Venezuela, tendo sido agredido por simpatizantes do regime venezuelano.
Venezuela

Regresso de Guaidó tem de ser seguro, diz EUA

181
Os Estados Unidos advertiram que Guaidó deve poder regressar de forma segura à Venezuela depois de visitar Washington. O líder opositor venezuelano desafiou uma proibição de saída do país.
Nicolás Maduro

Maduro acusa Colômbia de enviar mercenários

Num discurso no "Dia da Dignidade Nacional", o Presidente da Venezuela garantiu ainda que um navio de guerra dos Estados Unidos tentou entrar no mar territorial venezuelano.
Futebol

José Peseiro é o novo treinador da Venezuela

O português José Peseiro vai substituir, a partir desta terça-feira, Rafael Dudamel na rota do Mundial2020. Apresentação oficial será feita na quarta-feira em conferência de imprensa.
Venezuela

Aumentam pedidos de nacionalidade portuguesa

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesa considera que estes pedidos são "um porto de abrigo" para a comunidade portuguesa na Venezuela, por lhes dar acesso a apoios sociais e à rede médica.
Venezuela

Venezuela. Portugueses ainda precisam de apoio

"Não nos vamos esquecer e vamos continuar a vir, a estar atentos e a continuar a acompanhar", garantiu a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, que frisa a necessidade de sensibilização.
Venezuela

Guaidó desculpa Sánchez e sublinha apoio espanhol

Em Madrid, o líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, desculpou o presidente do Governo espanhol por não o ter recebido, lembrando que Pedro Sánchez foi o primeiro a reconhecê-lo como Presidente.
Venezuela

Governo de Sanchéz violou sanções europeias

904
Vice-presidente da Venezuela aterrou no aeroporto de Madrid, apesar de fazer parte da lista de personalidades ligadas a Maduro que não podem sequer sobrevoar a UE. Foi recebida por ministro espanhol.
Venezuela

Venezuela. 67 mortos durante protestos em 2019

165
Os vários protestos na Venezuela em 2019 resultaram na morte de 59 pessoas por polícias e grupos civis armados que apoiavam o governo de Maduro e de seis pessoas por "execuções extrajudiciais".
Venezuela

Presidente francês recebe Guaidó /premium

O Presidente francês, Emmanuel Macron, vai encontrar-se com o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e principal opositor ao regime de Nicolas Maduro, Juan Guaidó, no Palácio do Eliseu.
Venezuela

Juan Guaidó pede mais sanções contra Maduro

108
O presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, pediu às instâncias europeias mais sanções internacionais para enfraquecer o regime chavista de Nicolas Maduro e "parar a tragédia do povo".
Venezuela

Venezuela: Falta de água, eletricidade e segurança

3634
"O salário mínimo é de 450 mil bolívares (5,47 euros) e um quilo de cebola custa 90 mil (1,09 euros). Em dezembro pediam quase o dobro por um quilograma de tomate" conta uma venezuelana à Lusa.
Violência

Grupos armados usam violência nas fronteiras

Relatório da Human Rights Watch, diz que os grupos usam o trabalho forçado, o recrutamento de crianças e os abusos para controlar a vida das pessoas que vivem na fronteira entre Colômbia e Venezuela.
Venezuela

Rusga ilegal aos escritórios de Juan Guaidó

A oposição venezuelana denunciou uma rusga ilegal nos escritórios do presidente do parlamento, o opositor Juan Guaidó. A situação ocorreu durante a viagem de Guaidó ao estrangeiro.
Venezuela

PR colombiano diz que Hezbollah está na Venezuela

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, denunciou a presença na Venezuela de células do grupo terrorista libanês Hezbollah e garantiu que é apoiado pelo regime de Nicolás Maduro.
Venezuela

Juan Guaidó reúne-se com chefe da diplomacia da UE

O Presidente interino da Venezuela, Juan Gaidó, vai reunir-se com o chefe da diplomacia europeia, Josep Bprrell, em Bruxelas. Juan Guaidó deslocou-se à Colômbia e virá depois à Europa.
Corrupção

António Vitorino nega caso de corrupção

888
Jornal espanhol El Mundo revelou um esquema de corrupção do embaixador espanhol na Venezuela com a petrolífera pública. A empresa de António Vitorino é uma das envolvidas. Ex-ministro nega.
Venezuela

Gaidó viaja para a Colômbia para reunir com Pompeu

O autoproclamado Presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, foi à Colômbia para participar com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, numa reunião sobre o combate ao terrorismo
Venezuela

Venezuela. Oposição acusa Maduro de suborno

O Presidente venezuelano foi acusado pela oposição de tentar diminuir o apoio a Juan Guaidó com recurso a uma operação de subornos a deputados do parlamento.
Venezuela

MNE venezuelano diz que "houve mão" dos EUA

O ministro venezuelano dos Negócios Estrangeiros acredita que houve influência dos Estados Unidos nas manifestações que ocorreram em Caracas e em Hong Kong.
Guatemala

Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

Presidente da Guatemala ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada. Após vencer eleições tentou entrar na Venezuela, mas só o conseguiu por ter passaporte italiano.
Venezuela

Venezuela. Oposição barrada na Assembleia

248
Deputados da oposição venezuelana foram impedidos de entrar na Assembleia Nacional, onde se iria realizar a sessão plenária convocada pelo autoproclamado Presidente, por grupos de civis armados.
Nicolás Maduro

Maduro ordena venda de petróleo em criptomoeda 

Nicolás Maduro ordenou a venda de 4,5 milhões de barris de petróleo da reserva da petrolífera estatal. A venda deve ser feita em petro, a moeda virtual da Venezuela.
Venezuela

Venezuela. Oposição quer restruturar televisão

Juan Guaidó criou uma comissão para reestruturar a estação de televisão multi-estatal Telesur, de forma a garantir que as emissões estejam "ao serviço da verdade, da pluralidade e da democracia".
Venezuela

Brasil: 3.000 venezuelanos em prédios abandonados

Mais de 220.000 venezuelanos residem atualmente no Brasil e cerca de 500 entram no país todos os dias, a maioria através do estado de Roraima. Aqui, na Boa Vista, 3100 ocupam prédios abandonados.
Venezuela

Venezuela. Oposição volta a investir Guaidó

Maioria opositora no parlamento voltou a investir Guaidó como Presidente interino da Venezuela. Proposta partiu do deputado Carlos Berrizbeitia e foi apoiada por mais de 100 parlamentares opositores.
Atualidade

Venezuela. Guaidó rompe barreira militar na AR

155
O líder da oposição venezuelana foi bloqueado pelas forças de segurança em frente à Assembleia Nacional, mas acabou por conseguir entrar. A eletricidade foi cortada e a sessão não continuou.
Venezuela

Venezuela. Guaidó força entrada na Assembleia

304
O líder da oposição venezuelana juntou-se aos cerca de 100 deputados para conseguir entrar à força na Assembleia Nacional, protegida pela Guarda Nacional, onde entoou o hino nacional.
Venezuela

Venezuela: eleição de Parra é "inaceitável"

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português considera que não é possível encenar uma eleição impedindo deputados de entrar na Assembleia Nacional.
Venezuela

Guaidó reeleito presidente em sessão paralela

Foi barrado à entrada do parlamento, mas Maduro diz que não quis dar a cara. Num círculo paralelo, realizado na sede de um jornal, Guaidó foi reeleito presidente do parlamento Venezuelano.
Venezuela

UE: Guaidó é o presidente do parlamento Venezuela

304
Juan Gaidó deveria ter sido reeleito como presidente do parlamento venezuelano, este domingo, mas foi retido pelas forças policiais e agredido. Na ausência de Guaidó, Luís parra foi eleito.
Venezuela

Venezuela: Luis Parra eleito líder da Assembleia 

Luis Parra, antigo elemento do partido Primeiro Justiça (opositor de Maduro e rival de Guaidó) foi hoje escolhido presidente da Assembleia Nacional.
Venezuela

Guaidó impedido de entrar na Assembleia Nacional

145
O líder da oposição a Nicolás Maduro e presidente da Assembleia Nacional ia ser reeleito para o cargo que ocupa. O comandante da polícia explicou que a medida foi tomada para "garantir a ordem"
Futebol

Rafael Dudamel renuncia à seleção da Venezuela

O selecionador venezuelano criticou a relação com a direção, que se tem vindo a deteriorar. Vários media nacionais avançam que o treinador estará perto de assinar pelo Atlético Mineiro.
Nicolás Maduro

Maduro pede ao Brasil para entregar militares

A Venezuela afirmou que os militares são "desertores" das Forças Armadas e que são responsáveis pelo ataque em 22 de dezembro a uma instalação militar em Gran Sabana.
Venezuela

Homicídios na Venezuela decrescem pelo 3º ano

Pelo menos 16.506 mortes violentas ocorreram este ano na Venezuela, tendo sido registada uma redução do número de homicídios pelo terceiro ano consecutivo. País é "talvez" o mais violento do mundo.
Brasil

Militares venezuelanos detidos em reserva indígena

Os cinco militares venezuelanos foram detidos Exército na reserva de São Marcos e transportados para interrogatório, em Boa Vista, com o objetivo de determinar as razões da sua presença no país
Venezuela

Maduro paga bónus de Natal com moeda virtual 

168
Na última sexta-feira, Maduro anunciou que funcionários públicos, reformados e militares irão receber uma recompensa de 0,5 petro (que equivale a 27 euros). Mas precisam de ter a app.
Venezuela

Pernil russo substitui o português na Venezuela

Agora que a portuguesa Iguarivarius está sob investigação, este ano Maduro importou maioria do pernil de Natal da Rússia. "Plano Manjedoura" abrange praticamente apenas militantes do partido.
Venezuela

Portugueses na Venezuela estão alarmados 

O deputado do PSD e antigo secretário de Estado das Comunidades terminou uma visita de 3 dias à Venezuela onde contactou com a comunidade portuguesa. "A situação é muitíssimo complicada", diz.
Venezuela

Venezuela. Governo condena comissão da ONU

"O Governo da República Bolivariana da Venezuela rejeita a formação de uma suposta Missão [Comissão] de Apuramento de Factos para a Venezuela, no Conselho de Direitos Humanos da ONU", diz Caracas.
Brasil

Brasil não protege crianças venezuelanas, diz ONG 

Human Rights Watch acusou as autoridades brasileiras de falharem na proteção de jovens que fogem da Venezuela. Crianças e adolescentes ficam vulneráveis ao recrutamento de fações criminosas.
A página está a demorar muito tempo.