Venezuela

Venezuela

Incêndio em plataforma de gás faz sete feridos

O incêndio deflagrou quando a empresa fazia reparações numa plataforma de fornecimento de gás, tendo causado pelo menos sete feridos. Vários ficaram em estado grave.
Venezuela

Maduro acusa Trump e Bolsonaro de o quererem matar

291
Presidente da Venezuela acusa conselheiro John Bolton de preparar plano com a ajuda de Jair Bolsonaro, no Brasil, e Iván Duque, na Colômbia. Objetivo seria impor "regime ditatorial" no país.
Venezuela

Maduro convoca adido de negócios dos EUA

Maduro convocou o adido de negócios da Embaixada dos EUA em Caracas para lhe expressar o descontento do Governo pela alegada ingerência daquela representação diplomática nos assuntos internos do país.
Parlamento

Venezuela. Eleições de domingo são inexistentes

As eleições locais venezuelanas de domingo não se vão realizar por violarem a Constituição. As eleições de dia 9 de dezembro não respeitou as garantias eleitorais reconhecidas nos tratados.
Venezuela

EUA consideram eleições venezuelanas irregulares

A representação diplomática sublinhou que os EUA apoiam "quem está comprometido com a democracia" e pediu ao Governo para que restabeleça "a democracia a Venezuela".
Madeira

400 famílias vindas da Venezuela aguardam casa 

162
A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais da Madeira informou que há 400 famílias vindas da Venezuela à espera de casa na ilha e acrescenta que "os pedidos de ajuda não param de aumentar".
União Europeia

UE toma posição comum sobre posse de Maduro

Os ministros de Negócios Estrangeiros da UE admitiram tomar uma posição comum para a tomada de posse do presidente venezuelano Nicolás Maduro, a 10 de janeiro, mas recusaram emitir mais detalhes.
Governo

Governo assina protocolo de realojamento

Na cerimónia de assinatura do protocolo estarão presentes a secretária de Estado da Habitação, a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais e o vice-presidente do Governo Regional da Madeira.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo preocupado com portugueses na Venezuela

Após a morte de 2 portugueses na Venezuela, o Presidente da República vem esclarecer que está a acompanhar com preocupação a violência que atinge a comunidade portuguesa e apresentou as condolências.
Venezuela

Comerciante português assassinado na Venezuela

173
É o segundo português assassinado esta semana na Venezuela, depois de, na manhã de sábado, um comerciante de 58 anos ter sido assassinado quando se preparava para abrir a sua frutaria.
Venezuela

Venezuela e Rússia assinam novos acordos

Segundo Nicolás Maduro, estes acordos dão prioridade aos investimentos na área de produção de petróleo e minaria, assim como à assistência e reparação de armas na Venezuela.
INTERPOL

Interpol nega investigação a Venezuela

A Interpol nega investigação ao alegado financiamento do regime venezuelano a partidos europeus, entre eles o partido espanhol Podemos. Em causa estão as declarações do juíz do STJ da Venezuelo.
Venezuela

Conferência da OPEP será presidida pela Venezuela

A Venezuela assumirá a presidência da Conferência da OPEP a partir de janeiro de 2019, que abrirá com um debate sobre um novo corte da produção de petróleo.
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan condena sanções dos EUA

Recep Tayyip Erdogan falava durante um fórum de negócios bilaterais, em Caracas, durante o qual se prevê venham a ser assinados acordos superiores a por mais de 4 mil milhões de euros.
Podemos

Chávez financiou partido espanhol, garante juiz

1.976
A ligação da Venezuela ao Podemos foi feita assim: "Todos víamos na televisão o sr. Pablo Iglesias e o sr. Juan Carlos Monedero. Chávez gostava de se gabar deles". A Interpol já terá documentos.
Venezuela

Venezuela. Comerciante português assassinado

Um comerciante português, de 58 anos, foi intercetado por homens armados na manhã de sábado, na ilha de Margarita, quando abria a sua frutaria e acabou por morrer. O caso está a ser investigado.
Nicolás Maduro

EUA e Colômbia vão continuar a pressionar Maduro

O EUA e a Colômbia consideram que é necessário manter as pressões sobre o presidente venezuelano para "restaurar o Governo democrático" e pretende encontrar estratégias para os migrantes do país.
Venezuela

Maduro aumenta 2,5 vezes salário mínimo e pensões

156
Relativamente às pensões dos venezuelanos, o aumento passou de 1.800 para 4.500 bolívares soberanos (de 18,58 para 46,46 euros à taxa de câmbio oficial Dicom).
Venezuela

Venezuelano fez 176 milhões com subornos chineses

106
O empresário Diego Salazar terá recebido milhões em troca de adjudicações de contratos a empresas chinesas no setor energético venezuelano. O primo de Diego Salazar era ministro da Energia à altura.
Venezuela

Venezuela. Há 190 novos casos de tortura

Segundo dados revelados pela advogada especialista em Direitos Humanos Tamara Suju há 190 novos casos de tortura na Venezuela e 11 pessoas "torturadas em centros clandestinos" estão desaparecidas.
Venezuela

Unicef doa à Venezuela 130 toneladas de ajuda

Desde agosto que a Unicef fez chegar 130 toneladas de ajuda, para minimizar os efeitos da crise económica existente no país. A ajuda já beneficiou 350 mil mulheres e crianças.
Venezuela

Portugal já recebeu mais de três mil venezuelanos

321
Os cidadãos venezuelanos residentes em Portugal superaram os três mil no ano passado, de acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Números estão a crescer desde 2015.
Migrantes

Venezuelanos expulsos de campo na Colômbia

As autoridades colombianas anunciaram a expulsão de 16 migrantes venezuelanos de um campo humanitário em Bogotá, na sequência de um protesto por comida. Quinze vão ser deportados.
Venezuela

EUA. Venezuela na lista dos que apoiam terrorismo?

A Casa Branca está a equacionar a hipótese de colocar a Venezuela na lista de países que apoiam atos terroristas a nível internacional. Na lista estão já Irão, Coreia do Norte, Sudão e Síria.
Venezuela

Morreu o embaixador da Venezuela em Cuba 

Alí Rodríguez Araque foi um antigo líder guerrilheiro dos comunistas venezuelanos e secretário-geral da União de Nações da América do Sul, faleceu aos 81 anos em Havana, Cuba, onde era embaixador.
Colômbia

Colômbia ameaça cortar relações com Venezuela

523
Se Nicolás Maduro iniciar um novo mandato como Presidente, a Colômbia rompe relações diplomáticas. "Não vamos premiar um criminoso que sistematicamente massacra o seu povo", diz Iván Duque
Coreia do Norte

Coreia do Norte vai visitar países sul-americanos

Uma delegação da Coreia do Norte encabeçada pelo presidente da Assembleia Popular Suprema, Kim Yong-nam, vai deslocar-se numa visita oficial ao México, Cuba e Venezuela.
Venezuela

Venezuela em "colapso democrático e institucional"

Várias organizações não-governamentais defensoras dos direitos humanos denunciam que a Venezuela vive um "colapso democrático e institucional",
Fundo Monetário Internacional

FMI dialoga com Venezuela para ter dados oficiais

A Venezuela é membro do FMI desde 1946. No entanto, desde 2004 que não permite visitas técnicas daquele organismo para verificação dos relatórios e contas.
Venezuela

Mais de 100 polícias detidos por tráfico de droga

Mais de uma centena de elementos das forças de segurança da Venezuela foram detidos, desde agosto de 2017, por alegado envolvimento no tráfico de substâncias psicotrópicas e de droga.
Venezuela

Novo mandato de Maduro declarado inconstitucional

226
A declaração da Assembleia Nacional baseou-se num projeto de acordo para uma solução política à crise venezuelana. Os parlamentares pedem eleições democráticas e com o apoio internacional.
Refugiados

Cem refugiados venezuelanos formam-se no Brasil

Cem refugiados provenientes da Venezuela receberam na segunda-feira um certificado de conclusão de cursos de qualificação profissional no município brasileiro de Manaus, no estado do Amazonas.
Venezuela

20 mil trabalhadores abandonam empresa estatal

Os trabalhadores da empresa Corporação Elétrica Nacional da Venezuela abandonaram o trabalho devido a desmotivação profissional, baixas condições salariais, falta de uniformes e de equipamentos.
Chile

Mais de 200 chilenos vão ser repatriados

O Governo do Chile vai repatriar mais de 200 chilenos que vivem em Caracas em situação de "vulnerabilidade" devido à crise político-económica e social que afeta a Venezuela.
Venezuela

Venezuela: jornalistas proibidos em conferência

378
Vários jornalistas de meios de comunicação social privados da Venezuela foram impedidos de cobrir uma conferência de imprensa do chefe do Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas.
Venezuela

Migrantes venezuelanos atingem três milhões

O número de refugiados e migrantes venezuelanos atingiu três milhões de pessoas, sendo a Brasil o sexto destino, escolhido por 85 mil pessoas, anunciou a Organização Internacional para as Migrações.
Futebol

Nakajima convocado para particulares da seleção

O avançado do Portimonense Shoya Nakajima foi convocado para os jogos particulares da seleção japonesa de futebol frente a Venezuela e Quirguistão, anunciou a federação.
Venezuela

Protestos da oposição venezuelana saem hoje à rua

A oposição venezuelana sai esta quinta-feira à rua para protestar contra a crise política, económica e social. Entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro registaram-se 163 protestos no país.
Caso BES

O "carrossel" de Ricardo Salgado com a Venezuela /premium

1.296
Um emigrante português na Suíça transformado em gestor de alta finança mediava negócios com venezuelanos ligados a Chávez e Maduro. Mais de 120 milhões giraram entre o Dubai, o Texas e a Madeira.
Venezuela

Forças Armadas defendem soberania nacional

As Forças Armadas da Venezuela estão preparadas para defender a soberania nacional de ataques de grupos "guerrilheiros, dissidentes, paramilitares, criminosos ou de narcotraficantes" colombianos.
Podemos

Podemos elogia Maduro, entrevistador indigna-se

8.411
Dirigente do partido espanhol Podemos defende, em entrevista a um jornal chileno, que o governo venezuelano fez "avanços". O jornalista não o largou: "Então por que há tanta gente a fugir do país?"
Venezuela

Venezuela. Oposição anuncia protestos

A oposição venezuelana anunciou que vai intensificar os protestos contra a crise política, económica e social na Venezuela, tendo programado para a próxima quinta-feira os protestos.
Viagens

20 maravilhas demasiado perigosas para visitarmos

126
O The Telegraph fez uma lista de 20 lugares maravilhosos do mundo que não devem ser visitados por serem perigosos. Entre elas, estão locais no Afeganistão, na Síria, no Egito, na Rússia e no Congo.
Governo

Governo diz que apoio a venezuelanos é prioridade

O ministro dos Negócios Estrangeiros assegurou esta segunda-feira no Parlamento que o apoio aos luso-venezuelanos continua a ser uma prioridade do Governo português.
Venezuela

Maduro. EUA dificultam importação de alimentos

754
O Presidente Nicolás Maduro denunciou sexta-feira que os Estados Unidos têm imposto "sanções loucas" contra a Venezuela, que dificultam a importação de alimentos e medicamentos essenciais.
Venezuela

Faltam livros e professores de português

A procura de aulas de português no interior da Venezuela está a ser de tal modo elevada que não há professores ou materiais de apoio suficientes, alertam docentes.
Venezuela

Caracas e outras cidades venezuelanas sem gasolina

1.142
Na capital, há longas filas de viaturas com os motoristas à espera para pôr gasolina nos tanques, nas poucas estações de serviço que ainda têm combustível.
Venezuela

Venezuela: aumento dos casos de pobreza extrema

850
Os dados mais recentes da ONU mostram um aumento de 40% da pobreza extrema no país, resultado da grave crise humanitária que a Venezuela está a atravessar.
Estados Unidos da América

EUA impõe novas sanções à Venezuela

A administração norte-americana impôs novas e "pesadas" sanções contra a Venezuela, acusada de fazer parte, com Cuba e Nicarágua, de uma "troika da tirania" na América Latina.
Venezuela

Novo diretor nos serviços secretos venezuelanos

O Governo venezuelano nomeou o general Manuel Ricardo Cristopher Figuera diretor do Serviço Bolivariano de Inteligência. A oposição acusa-o de ter sido responsável por torturas.
Venezuela

Angelina Jolie foi acusada de ser espia de Trump

2.681
Diosdado Cabello, líder chavista, acusou a atriz de trabalhar para a CIA e para Donald Trump. Angelina Jolie visitou o Peru na semana passada para se reunir com refugiados venezuelanos.
Venezuela

80% das estações de serviço encerradas em Carabobo

221
Pelo menos 80% das estações de abastecimento de combustível estão encerradas no estado venezuelano de Carabobo devido à escassez de gasolina.
Venezuela

STJ venezuelano condena Maduro por corrupção

5.471
O Supremo Tribunal de Justiça venezuelano, no exílio, condenou esta segunda-feira o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, à pena de 18 anos e três meses de prisão, por corrupção.
Venezuela

Venezuela condena apoio da UE a políticas dos EUA

A Venezuela condenou em comunicado o alegado apoio da UE a "teses desestabilizadoras" contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro.
Parlamento Europeu

PE defende autópsia a opositor Fernando Albán

O Parlamento Europeu defendeu a realização de uma autópsia sob supervisão internacional ao opositor venezuelano Fernando Albán e denunciou a deterioração da situação em matéria de direitos humanos
Venezuela

Crise levou à paralisação de 80% dos autocarros

A crise económica venezuelana, a hiperinflação e dificuldades para importar peças de reposição levaram à paralisação de mais de 80% dos autocarros de passageiros na Venezuela.
Migrantes

Maduro pede a Trump para abrir fronteira

736
O Presidente da Venezuela pediu ao homólogo norte-americano que abra as fronteiras para receber os milhares de migrantes que estão na fronteira entre a Guatemala e o México.
Venezuela

Internet restringida na Venezuela há já nove meses

113
Desde há nove meses que o acesso à Internet está restringido na Venezuela, com provedores públicos e estatais a censurar seletivamente portais, impedindo a consulta de conteúdos jornalísticos.
Venezuela

Venezuela. 85% dos medicamentos estão em falta

715
A Federação Farmacêutica Venezuelana, a Fefarven, informou esta quinta-feira que estão em falta 85% dos medicamentos que se comercializam no país.
Venezuela

Venezuela fixa preço de 56 remédios por 90 dias

O Governo venezuelano decidiu fixar, por 90 dias, o preço de 56 princípios ativos de medicamentos, que correspondem a 172 duas apresentações, segundo resolução publicada na Gazeta Oficial.
Venezuela

Venezuela. Governo disposto a falar com oposição

O Governo venezuelano anunciou quarta-feira que está disposto a iniciar uma nova fase de diálogo com a oposição, incluindo receber uma missão da União Europeia para tentar resolver a crise no país.
Imigrantes

Aproximação do Governo para com os imigrantes

A comunidade portuguesa radicada na Venezuela tem a perceção de que nos últimos tempos tem havido uma mudança e uma aproximação nas políticas do Governo português para com os imigrantes.
Venezuela

Venezuela. Ex-dirigente Lorent Saleh libertado

O preso político e ex-dirigente estudantil Lorent Enrique Gómez Saleh foi libertado e enviado para a Espanha, depois de mostrar tendências suicidas. Saleh estava detido desde 2014.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)