Venezuela

Venezuela

Venezuela: salário mínimo aumenta 35 vezes

132
O Presidente da Venezuela anunciou o aumento do salário mínimo para de 1,14 euros para 39,50 euros, ou seja, 35 vezes superior ao que os venezuelanos recebem atualmente.
Dinamarca

Fox News compara Dinamarca à Venezuela

659
Trish Regan diz que ambos os países "socialistas" são responsáveis por roubarem "oportunidades" aos seus povos. Ministro das Finanças dinamarquês reagiu a desmentir os dados do emprego apresentados.
Venezuela

Venezuela. Moeda obriga a parar serviço eletrónico

De acordo com o líder venezuelano, a nova moeda vai estar indexada ao petro, a cripto moeda venezuelana, "para estabilizar e mudar a vida monetária do país de maneira mais radical".
Nicolás Maduro

Tribunal no exílio dá 18 anos de prisão a Maduro

Os magistrados do Supremo Tribunal de Justiça no exílio concluíram haver "provas suficientes para determinar a culpabilidade" de Nicolás Maduro nos crimes de "corrupção e branqueamento de capitais".
Nicolás Maduro

A Venezuela a ferro e fogo /premium

111
Maduro tentará impor a sua vontade, agora que se sente verdadeiramente ameaçado. A oposição sentirá que não tem nada a perder. O que pode, efetivamente, degenerar numa guerra civil.
Venezuela

2,3 milhões emigraram devido à falta de alimentos

218
A falta de alimentos e de medicamentos forçou 2,3 milhões de venezuelanos a abandonarem o país, segundo a ONU, que alertou para a situação de risco de dezenas de milhares de cidadãos da Venezuela.
Venezuela

Venezuela passa a ter duas unidades monetárias 

A Venezuela vai eliminar oficialmente cinco zeros da atual moeda, o bolívar forte, dando origem ao bolívar soberano, anunciou Maduro, no final de uma reunião com o gabinete económico.
Venezuela

Nicolás Maduro pede ao FBI que investigue atentado

Maduro acusa Osman Delgado Tabosky, que vive na Florida (EUA), de financiar o atentado com drones a um forte militar em Paramacay, em 2017.
Venezuela

Sócrates, Lino e o rei do pernil da Venezuela /premium

1.855
Mário Lino é chairman da Iguarivarius, que já faturou mais de 200 milhões de euros na Venezuela. O negócio começou com a diplomacia económica de José Sócrates — e continuou com a de Paulo Portas.
Nicolás Maduro

Venezuela acusa União Europeia de ingerência

O governo venezuelano diz não compreender os esforços da UE para desmentir que as explosões dos drones se trataram de um ato de terrorismo. A UE pediu uma investigação exaustiva ao alegado ataque.
Nicolás Maduro

Maduro: atentado (bem sucedido) valia 43 milhões

Venezuela acusa opositor de Maduro, que vive em Bogotá, de fazer parte do ataque feito por drones. O Governo diz que os atacantes treinaram no país vizinho e que iriam receber 43 milhões pelo "golpe".
Venezuela

EUA. Embaixadora quer Maduro tratado como ditador

A embaixadora norte-americana na ONU anunciou que os Estados Unidos vão alocar mais nove milhões de dólares para combater a crise na zona de fronteira, lamentando a situação vivida por milhares.
Venezuela

Maduro diz que vai apresentar provas contra Santos

O presidente da Venezuela diz que vai apresentar provas do envolvimento do homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, no atentado de sábado.
Venezuela

Venezuela. Hóspedes e vídeos do hotel analisados

Serviços secretos venezuelanos continuam a restringir o acesso ao Hotel Pestana Caracas. Analisam agora a lista de hóspedes e os vídeos das câmaras de segurança para apurar alegado atentado a Maduro.
Fronteiras

Brasil reabre fronteira com a Venezuela

A entrada dos venezuelanos foi reaberta às 13 horas (17 horas Lisboa), após um tribunal de segunda instância revogar uma medida adotada no domingo pelo juiz federal Helder Girão Barreto.
Refugiados

Brasil encerra fronteiras a migrantes venezuelanos

Um juiz brasileiro ordenou o encerramento da fronteira com a Venezuela a migrantes deste país. A decisão já foi indeferida pelo Supremo, mas fronteira ainda não foi reaberta.
Venezuela

Atentado a Maduro tem "conexões" internacionais

O Ministério Público venezuelano disse ter detido os autores materiais do atentado contra o Nicolás Maduro e que foram estabelecidas as "conexões" internacionais com Miami (EUA) e Bogotá (Colômbia).
Venezuela

Venezuela prolonga intervenção no banco Banesco

O Governo venezuelano decidiu prolongar por mais 90 dias a medida de intervenção administrativa no Banesco Banco Universal, um dos principais bancos privados do país.
Venezuela

Identificados os cabecilhas do ataque a Maduro

Os dois suspeitos estariam num carro nas imediações a pilotar o dispositivo que caiu no prédio, afirmou o Procurador venezuelano, Tarek William Saab.
Venezuela

"Os militares foram de uma fraqueza inacreditável" /premium

433
Em vez de serem os primeiros a defender o Presidente, os militares que assistiam ao discurso de Maduro foram os primeiros a fugir. O regime venezuelano foi atacado pelos céus e abandonado em terra?
Venezuela

Secretas evacuam hotel de portugueses em Caracas

Hotel Pestana Caracas, Propriedade do Grupo Pestana, foi evacuado pelos serviços secretos da Venezuela. Operação estará relacionada com atentado de sábado contra Nicolás Maduro.
Finanças

Países em incumprimento financeiro aumentam

O número de países em incumprimento financeiro ('default') no ano passado, entre os quais Moçambique, foi quatro vezes maior do que a média registada desde 1983.
Venezuela

Seis detidos por alegado ataque a Maduro

Nicolás Maduro prometeu "castigo máximo" aos responsáveis pelo atentado do passado fim-de-semana e já deteve seis suspeitos. Ministro da Defesa garantiu que podem fazer mais detenções.
Venezuela

FARC condenam atentado contra Nicolás Maduro

A antiga guerrilha colombiana -- agora transformada num partido -- emitiu um comunicado onde repudiava o "grotesco" ataque ao líder sul americano.
Venezuela

Forças Armadas da Venezuela leais a Maduro

As Forças Armadas da Venezuela condenaram o atentado de sábado contra o Presidente Nicolás Maduro, ao mesmo tempo que declarou "irrestrita lealdade" ao chefe de Estado.
Venezuela

Governo português condena atentado na Venezuela

268
O Governo português condenou os acontecimentos de sábado na Venezuela e reafirmou a "rejeição do uso de meios violentos para quaisquer fins políticos".
Nicolás Maduro

EUA negam envolvimento em ataque contra Maduro

Washington não está envolvido no ataque ocorrido denunciado pelo presidente venezuelano como uma tentativa de "assassinato", afirmou o conselheiro para a segurança nacional, John Bolton.
Nicolás Maduro

Drone ou explosão de gás? O que aconteceu a Maduro

261
Drones carregados com explosivos ou o rebentamento de uma botija de gás ali perto? O presidente da Colômbia ou um grupo rebelde? Pouco se sabe de certo sobre o alegado atentado contra Nicolás Maduro.
Venezuela

Maduro culpa presidente da Colômbia, que nega

142
Presidente da Venezuela acusa Juan Manuel Santos de ter ordenado o alegado atentado. Entretanto, a presidência colombiana já veio negar qualquer tipo de envolvimento na organização do ataque.
Venezuela

O ataque a Maduro em fotos. Da surpresa à confusão

141
Primeiro a surpresa, depois a confirmação de que estava algo a acontecer e, por fim, a confusão total. As fotos mostram o que se passou em Caracas depois dos estrondos durante um discurso de Maduro.
Venezuela

Os vídeos do alegado atentado contra Maduro

506
Dois drones explodiram enquanto o presidente da Venezuela discursava perante uma parada militar. Maduro escapou ileso ao que já veio classificar de tentativa de assassinato. Veja os vídeos.
Brasil

Brasil. Governo corta decreto contra venezuelanos

O Governo brasileiro pediu ao Supremo Tribunal Federal que suspenda uma medida do governo regional de Roraima, Estado fronteiriço com a Venezuela, que restringe o acesso de imigrantes e refugiados.
Venezuela

Venezuela. Encontrada vala comum com 14 crânios

As autoridades venezuelanas encontraram uma vala comum com 14 crânios humanos, numa zona mineira do Estado de Bolívar (no sul do país), nas proximidades da mina El Salto, em El Callao.
Venezuela

Maduro reconhece culpa na grave crise económica

209
O Presidente da Venezuela reconheceu ter responsabilidades na grave crise económica que o país com as maiores reservas de petróleo do mundo atravessa, prevendo dois anos para a situação se inverter.
Venezuela

55 mil pessoas com cancro não têm medicamentos

119
Na Venezuela há mais de 55 pacientes com cancro que estão sem tratamento por falta de medicamentos, denunciou segunda-feira a ONG Codevida.
Venezuela

Quase 5 mil emigrantes já regressaram à Madeira

Atualmente, 2300 emigrantes regressados da Venezuela, onde residem cerca de 300 mil madeirenses (três gerações), estão inscritos no Serviço Regional de Saúde e 2.000 no Instituto de Emprego.
Venezuela

Venezuela. Maduro elimina cinco zeros ao bolívar

O Presidente da Venezuela anunciou que vai eliminar cinco zeros ao bolívar, dois a mais do que o esperado, na sequência do processo de reconversão monetária previsto para 20 de agosto.
Venezuela

Venezuela. FMI prevê inflação de 1.000.000%

342
O FMI prevê que uma inflação de 1.000.000% até o final de 2018, "o que indica que a situação na Venezuela é semelhante à da Alemanha em 1923 e à do Zimbabué" no final da primeira década deste século.
Venezuela

Venezuela: médicos lusodescendentes criam rede

A Associação de Médicos Luso-venezuelanos vai pôr em marcha, a partir de terça-feira, uma rede médica portuguesa centrada em atender as necessidades prioritárias de saúde dos compatriotas.
Venezuela

Maduro solidário com o presidente da Nicarágua

"Estão a aplicar o método que nos aplicaram em 2014 e no ano passado", afirmou Maduro sobre a situação na Nicarágua. Desde 18 de abril morreram pelo menos 351 pessoas e 261 estão desaparecidas.
Brasil

128 mil venezuelanos entraram no Brasil desde 2017

O ministro da Casa Civil do Brasil informou que um total de 127.778 venezuelanos entraram no Brasil desde 2017 pela fronteira terrestre que divide os dois países no estado brasileiro de Roraima.
Venezuela

ONU doa 10 milhões de preservativos à Venezuela

Segundo a Unicef, em 2014 a Venezuela registou uma das taxas de fecundidade mais altas da América do Sul, entre os adolescentes. Cada ano nascem 93 bebés por cada 1000 adolescentes entre 15 e 19 anos.
Venezuela

Venezuela. Cerca de 16 mil pedem refúgio no Brasil

Cerca de 16 mil venezuelanos pediram refúgio em Roraima nos primeiros seis meses deste ano, 20% mais do que em todo o ano de 2017, segundo dados da polícia federal.
Donald Trump

Donald Trump equacionou invasão à Venezuela

O presidente dos Estados Unidos abordou durante uma reunião na Casa Branca uma possível "intervenção militar" na Venezuela, face à instabilidade política do país.
Venezuela

Caritas denuncia violações à dignidade humana

Segundo a Caritas, tem existido no país um aumento significativo de pessoas a trabalhar em minas ilegais, de forma a poderem preservar a sua qualidade de vida.
Venezuela

Venezuela. Detidos 23 procuradores por corrupção

Os procuradores estariam a converter o MP "num cartel de extorsão". Foram também detidas outras 20 pessoas pelo alegado envolvimento com máfias que desviavam dólares a preços preferenciais.
Venezuela

Venezuelanos protestam contra governo de Maduro

Uma onda de protestos fez-se sentir esta segunda-feira em várias cidades venezuelanas, contra o governo de Nicolás Maduro. A escassez de produtos essenciais é um dos motivos.
Venezuela

Apagão deixa metade da Venezuela às escuras

Pelo menos 14 dos 23 estados do país estão sem eletricidade desde a meia-noite de domingo. Empresa estatal culpa "condições meteorológicas adversas".
Nicolás Maduro

Maduro acusa UE de "ajoelhar-se" perante os EUA

O presidente da Venezuela disse que a UE "ajoelha-se perante Donald Trump", com a intenção de "deitar as mãos" às riquezas naturais do país, que detém das mais importantes reservas petrolíferas.
Emigrantes

Portugal reforça apoios a emigrantes na Venezuela

Portugal está a reforçar o apoio social a idosos, a emigrantes portugueses carenciados e a insituições luso-venezuelanas, disse esta quarta à Lusa o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
Democracia

Mike Pence quer restaurar democracia na Venezuela

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, disse ao Presidente do Brasil, Michel Temer, que "é hora de pressionar" e "agir com mais firmeza" para "restaurar a democracia " na Venezuela.
Diplomacia

Governo português vai reforçar serviços consulares

O Governo português vai enviar uma missão de dois funcionários à Venezuela, para acelerar o despacho relativos a centenas de pedidos de nacionalidade que estão atrasados.
Venezuela

UE impõe sanções a vice-Presidente da Venezuela 

A União Europeia (UE) impôs sanções à vice-Presidente da Venezuela e outras 11 pessoas por violações dos direitos humanos e atividades contrárias à democracia e ao Estado de direito.
Venezuela

ONU acusa regime venezuelano de centenas de mortes

139
Relatório do alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos acusa o regime de matar, torturar e deixar à fome os seus cidadãos. Estado de direito é "virtualmente inexistente".
Venezuela

ONU pede que se investiguem abusos na Venezuela

O alto comissário da ONU para os direitos humanos pediu esta sexta-feira ao Tribunal Internacional que investigue homicídios, execuções sumárias, tortura e uso excessivo de força pelas autoridades.
Venezuela

Maduro anuncia aumento de 103,7% do salário mínimo

Nicolás Maduro vai aumentar o salário mínimo em 103,7%. Os venezuelanos passam assim a receber o equivalente a 56,7 euros, contudo, os preços dos produtos aumentam cerca de 2,4% diariamente.
Venezuela

Zapatero em Caracas para promover "reconciliação"

O ex-chefe de Governo espanhol está em Caracas e reuniu-se com oposição da Venezuela e assinalou que vai manter o Seu apoio à reconciliação dos venezuelanos porque se "comprometeu com a tarefa".
Venezuela

17 mortos, 8 menores, em discoteca venezuelana

Uma bomba de gás lacrimogéneo foi detonada no interior de uma discoteca de Caracas, na madrugada deste sábado. Oito mortos eram menores de idade.
Venezuela

Venezuela acusa Colômbia de "provocações"

O presidente venezuelano acusou o homólogo colombiano de "provocações" militares para arrastar os dois países para um conflito que justifique a intervenção americana.
Venezuela

Venezuela. Governo acusado de intimidar oposição

O governo de Maduro é acusado de intimidar a líder da oposição por 35 Estados americanos. Relatório sublinha que novos atos contra uma figura opositora reforçam a perseguição política no país.
Venezuela

Venezuela. Presidente designa ministros no Twitter

As alterações no gabinete venezuelano ocorrem depois das eleições presidenciais antecipadas de 20 de maio passado, em que Nicolás Maduro foi reeleito para um novo mandado de seis anos (2019-2025).
Venezuela

Igreja venezuelana quer presos políticos livres

A Igreja católica da Venezuela exigiu que sejam libertados os presos políticos e encontradas soluções para a crise humanitária no país, como condições para aceitar reunir-se com Nicolás Maduro.
Venezuela

Inflação na Venezuela foi de 110,1% em maio

A Venezuela registou uma inflação de 110,1% de durante o mês de maio, segundo a Comissão de Finanças (CF) da Assembleia Nacional (parlamento), onde a oposição detém a maioria.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)