Venezuela

Venezuela

Venezuela fixa preço de 56 remédios por 90 dias

O Governo venezuelano decidiu fixar, por 90 dias, o preço de 56 princípios ativos de medicamentos, que correspondem a 172 duas apresentações, segundo resolução publicada na Gazeta Oficial.
Venezuela

Venezuela. Governo disposto a falar com oposição

O Governo venezuelano anunciou quarta-feira que está disposto a iniciar uma nova fase de diálogo com a oposição, incluindo receber uma missão da União Europeia para tentar resolver a crise no país.
Imigrantes

Aproximação do Governo para com os imigrantes

A comunidade portuguesa radicada na Venezuela tem a perceção de que nos últimos tempos tem havido uma mudança e uma aproximação nas políticas do Governo português para com os imigrantes.
Venezuela

Venezuela. Ex-dirigente Lorent Saleh libertado

O preso político e ex-dirigente estudantil Lorent Enrique Gómez Saleh foi libertado e enviado para a Espanha, depois de mostrar tendências suicidas. Saleh estava detido desde 2014.
Colômbia

Colômbia dá estatuto de refugiado a Julio Borges

A Colômbia anunciou esta sexta que decidiu conceder o estatuto de refugiado ao político opositor venezuelano Julio Borges, líder do partido Vontade Popular e ex-presidente do parlamento da Venezuela.
Venezuela

Espanha e Brasil pedem explicações à Venezuela

Além do pedido de investigação da morte do vereador da oposição da Venezuela Fernando Albán, foi feita uma análise sobre a situação no país e a necessidade de se encontrar soluções.
Venezuela

Suicídio? Opositor a Maduro teria água nos pulmões

3.967
Tese da oposição é que autópsia detetou água nos pulmões, mas que os resultados foram alterados a pedido do governo de Nicólas Maduro. Tese oficial é que opositor se suicidou nos serviços secretos.
Venezuela

Opositor de Maduro "suicida-se" na polícia

7.496
Fernando Alban foi acusado de ter participado no ataque com drones contra Maduro em agosto. Autoridades dizem que saltou do 10.º andar do edifício quando foi à casa de banho.
Venezuela

18 mil empregos para quem deixar a Venezuela

567
O secretário de Estado das Comunidades disse que existem 18 mil empregos para portugueses que queiram sair da Venezuela e regressar a Portugal. José Luís Carneiro está novamente de visita ao país.
Venezuela

Assassinato de engenheiro português em Caracas

817
Um engenheiro português de 36 anos foi assassinado em Caracas por vários homens armados e por motivos ainda desconhecidos, noticiou a imprensa local.
Venezuela

Portugal deixa de cobrar emolumentos na Venezuela

"É uma medida nova que tem uma duração de três meses e será avaliada a cada três meses", disse José Luís Carneiro, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
Venezuela

Peru volta a permitir entrada de venezuelanos

O Governo do Peru voltou a permitir a entrada de imigrantes venezuelanos sem passaporte desde a noite de sexta-feira, cumprindo uma ordem judicial que eliminou esta restrição.
Venezuela

Secretários de Estado visitam Venezuela em crise

Os secretários de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, e da Saúde, Rosa Valente de Matos, iniciam uma visita de seis dias à Venezuela. Vão visitar comunidades lusas em quatro cidades.
Venezuela

Regime venezuelana cria polícia migratória

O Governo da Venezuela anunciou que vai criar uma polícia administrativa migratória para controlo nas fronteiras, portos e aeroportos do país.
Venezuela

Governo apoia portugueses na Venezuela

O apoio médico e social prestado por Portugal será coordenado por uma associação de médicos na Venezuela. Uma linha de crédito vai apoiar empresários lesados com os distúrbios nas eleições de 2017.
Venezuela

Venezuela. A cada 8 horas um menor é assassinado

216
A cada oito horas um menor é assassinado na Venezuela, segundo dados divulgados na terça-feira pelo Observatório Venezuelano de Violência e a Cecodap, uma ONG de defesa dos direitos humanos.
Nicolás Maduro

Maduro ordena que pagamentos sejam em criptomoeda

O Presidente da Venezuela ordenou esta segunda-feira que o pagamento da gasolina, do petróleo e das taxas aeroportuárias para viajantes passe a ser feito através da criptomoeda petro.
Venezuela

Venezuela. 1,9 milhões deixaram o país em 3 anos

Cerca de 1,9 milhões de pessoas saíram da Venezuela desde 2015 para fugir à crise económica e política que o país atravessa, anunciou esta segunda-feira a ONU.
Emigrantes

Dificuldades na nacionalização de emigrantes

Emigrantes da Venezuela que regressaram à Madeira apresentam "algumas dificuldades" no processo de nacionalização, alertou um responsável do PSD da região.
Venezuela

Venezuela. Maduro afirma que país é vítima dos EUA

O presidente venezuelano afirmou na quarta-feira que a crise humanitária que o seu país está a sofrer está a ser usada como desculpa pelos EUA para justificar uma intervenção militar internacional.
Tribunal Penal Internacional

TPI pode vir a investigar crimes de Maduro

Seis países do continente americano solicitaram na quarta-feira ao Tribunal Penal Internacional (TPI) que investigue alegados crimes contra a humanidade cometidos pelo Governo venezuelano.
Venezuela

Venezuela. Santos Silva destaca "gesto positivo"

O Ministro dos Negócios Estrangeiros falou no "gesto positivo" das autoridades venezuelanas na libertação dos gerentes de supermercado, mas alertou para a continuação do processo.
Venezuela

Portugueses detidos na Venezuela foram libertados

235
SIC Notícias avança que os gerentes de supermercados portugueses e lusodescendentes foram libertados, ficando sujeitos a apresentações periódicas.
Donald Trump

Trump. Maduro pode ser "derrubado" pelo exército

195
"É um regime que poderia ser rapidamente derrubado pelo exército caso os militares decidissem fazê-lo", disse o chefe de Estado norte-americano sobre o regime de Nicolás Maduro na Venezuela.
Refugiados

Venezuela no 3.º lugar dos pedidos de asilo

O número de novos pedidos de asilo aumentou 4% na União Europeia no segundo trimestre do ano, face aos primeiros três meses, mas recuou 12% na comparação homóloga, com a Venezuela em terceiro lugar.
Venezuela

Colômbia não extradita político contra Maduro

A Colômbia anunciou que não vai extraditar o político da oposição venezuelana Júlio Borges, ex-presidente do parlamento, acusado de alegado envolvimento no atentado contra o Presidente Nicolás Maduro.
Venezuela

Santos Silva avisa Venezuela para "linha vermelha"

"Eu disse ao meu colega que para nós havia uma linha vermelha e que, evidentemente, não haver progressos na superação deste problema teria consequências nas relações bilaterais", afirmou Santos Silva.
Madeira

Madeira pede corredor humanitário para emigrantes

163
O presidente do Governo Regional da Madeira defendeu, esta segunda-feira, a criação de um corredor humanitário para fazer chegar ajuda aos emigrantes portugueses na Venezuela.
Venezuela

Oposição venezuelana unida para lançar greve geral

A oposição venezuelana anunciou que vai lançar uma plataforma unitária de protestos, que passa por fazer uma "declaração de conflito" em todos os setores políticos e sociais da Venezuela.
Venezuela

Imigrantes venezuelanos queixam-se de ameaças

Muitos dos venezuelanos em fogem para o Brasil queixam-se de ameaças por parte de brasileiros, um sinal da tensão existente nas regiões entre os dois países.
Venezuela

Venezuela "valoriza" portugueses, mas lei é lei

277
O Governo venezuelano respondeu ao governo de Portugal garantindo que valoriza os portugueses na Venezuela, mas salientou que ali impera o Estado de Direito e a Justiça.
Venezuela

Venezuela. Dez portugueses em prisão preventiva

Um tribunal da Venezuela decidiu manter em prisão preventiva pelo menos dez portugueses e luso-descendentes acusados de impedir o abastecimento de produtos e de violarem as leis que regulam os preços
Venezuela

Portugal garante apoio a detidos na Venezuela

José Luís Carneiro garante que estão a ser feitas "todas as diligências" para apoiar a defesa dos portugueses detidos na Venezuela.
Venezuela

Marcelo preocupado com portugueses detidos

329
O Presidente da República manifestou-se preocupado com a detenção de gerentes portugueses e lusodescendentes na Venezuela e disse estar a acompanhar as diligências realizadas pelo Governo português.
Venezuela

Governo preocupado com portugueses na Venezuela

173
O Ministério dos Negócios Estrangeiros convocou o embaixador venezuelano em Lisboa para lhe transmitir "a grande preocupação" pela detenção de 38 gerentes de duas cadeias de supermercados portuguesas.
Direitos Humanos

Países querem investigação à Venezuela

Cinco países da América Latina vão pedir ao Tribunal Penal Internacional que sejam investigadas alegadas "violações sistemáticas de Direitos Humanos" na Venezuela.
Venezuela

Venezuela vai pedir 500 milhões de dólares à ONU

335
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que vai pedir 500 milhões de dólares de apoio financeiro às Nações Unidas para repatriar os venezuelanos que desejem regressar ao seu país.
Nicolás Maduro

Maduro. 34 gerentes de supermercados form detidos

169
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou quinta-feira que 34 gerentes de "grandes supermercados" foram detidos por "violar a lei".
Venezuela

Venezuela acusa EUA de financiar atentado

A Venezuela condenou o relatório divulgado pelos Estados Unidos da América sobre terrorismo, acusando os norte-americanos de terem "planeado e financiado" o atentado falhado contra Nicolás Maduro.
Venezuela

Venezuela. Foram executadas mais de 8.200 pessoas

2.303
O Estado venezuelano terá usado força letal contra as populações mais pobres e vulneráveis, o que resultou em mais de 8.200 alegadas execuções extrajudiciais em dois anos.
Nações Unidas

ONU. Eduardo Stein nomeado representante especial

O antigo vice-presidente da Guatemala, Eduardo Stein, foi nomeado representante especial da ONU para os refugiados e migrantes venezuelanos que abandonam o seu país para fugirem da crise.
Venezuela

Venezuelanos protestam contra medidas económicas

Centenas de pessoas protestaram em várias zonas de Caracas contra a unificação do salário mínimo de milhões de venezuelanos e para reclamar o pagamento incompleto das pensões.
Madeira

Madeira quer 4,6 milhões para integrar emigrantes

O governo da Região Autónoma da Madeira pretende que as despesas relacionadas com a integração de portugueses e luso-descendentes seja incluída no Orçamento do Estado do próximo ano.
Venezuela

OEA pede para Venezuela se tornar num "Ruanda"

Luís Almagro sublinhou que "já são milhões de pessoas assassinadas, torturadas, deslocadas na Venezuela" e que "a responsabilidade é proteger, não é contar mortos".
Nicolás Maduro

Maduro em restaurante de luxo: "Uma vez na vida!"

5.213
Durante uma "paragem técnica" em Istambul, Nicolás Maduro foi filmado a jantar num dos restaurantes mais famosos e caros daquela cidade turca. "Isto é só uma vez na vida!", disse à mulher.
Venezuela

Venezuela. Lusodescendente morre em confrontos

Os residentes em El Castaño e outras localidades próximas responsabilizam o grupo criminoso do "El Portuguesito" de vários assaltos a residências e por extorquir dinheiro a troco de segurança.
Venezuela

Venezuela: OEA está a promover intervenção militar

Caracas vai recorrer à ONU e a outras instâncias internacionais para denunciar a Organização de Estados Americanos (OEA), que acusa de promover uma intervenção militar na Venezuela.
Venezuela

Estados americanos não descartam ação na Venezuela

"Quanto a uma intervenção militar para derrubar o Governo de Nicolás Maduro, acho que não devemos descartar nenhuma opção", disse Luís Almagro, secretário-geral da Organização de Estados Americanos.
Venezuela

Nova Constituição da Venezuela vai ser mais severa

265
A nova constituição está a ser redigida pela Assembleia Constituinte, composta unicamente por simpatizantes do regime do Presidente, Nicolás Maduro. A oposição não reconhece este organismo.
Pobreza

Pobreza extrema atinge 61% da população

127
Na Venezuela, 87% da população é pobre e 61% vive em pobreza extrema, segundo dados divulgados na quinta-feira pela Coligação de Organizações pelo Direito à Saúde e à Vida (Codevida).
Venezuela

Economia venezuelana contraiu 25% em 6 meses

A economia venezuelana contraiu 25% no primeiro semestre de 2018 e 50,61% desde 2013, ano em que Nicolás Maduro assumiu pela primeira vez a presidência do país.
Venezuela

Venezuela: 4 milhões podem deixar o país

Três milhões de venezuelanos já terão deixado o país, dos quais quase dois milhões estão na Colômbia, 430 mil no Peru, quase 500 mil no Equador, 120 mil na Argentina e 30 mil na República Dominicana.
Venezuela

Maduro quer indemnização por colombianos no país

126
O presidente venezuelano exige uma indemnização pelos 5,6 milhões de colombianos que vivem no país. Anúncio será reação ao comentário do seu homólogo que o critica por uma "ditadura desprezível".
Nações Unidas

Michelle Bachelet reune com ministro venezuelano

"A Venezuela pediu um encontro e a alta comissária aceitou encontrar-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros", disse um porta-voz da alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
Brasil

O voluntário que mata a fome dos venezuelanos 

148
Quando a noite cai, Samuel parte na sua carrinha branca para distribuir comida aos imigrantes venezuelanos que vivem nas ruas da cidade brasileira de Boa Vista, perto da fronteira com a Venezuela.
Brasil

Protesto em Roraima exige expulsão de venezuelanos

Protesto organizado no sábado por brasileiros em Boa Vista, capital de Roraima, pediu o fecho da fronteira e a expulsão dos venezuelanos após a morte de duas pessoas na última quinta-feira.
Venezuela

Venezuela. Administração Trump reuniu com rebeldes

294
Segundo o The New York Times, elementos da administração de Donald Trump reuniram-se no último ano com rebeldes venezuelanos para planear golpe contra Maduro. Mas o plano não avançou.
Venezuela

Bancos autorizados e comprar e vender divisas

Os bancos privados e públicos da Venezuela foram autorizados pelo Banco Central da Venezuela a comprar e vender divisas (moeda estrangeira) desde hoje no país.
Venezuela

Temer considera limitar entrada de venezuelanos

O Presidente do Brasil quer limitar a tensão causada pela imigração em massa na fronteira com a Venezuela. Dos 800 imigrantes que entram diariamente, Temer quer deixar entrar por dia entre 100 e 200.
Crónica

Venezuela e alterações climáticas /premium

142
A abjecção política pode sempre encontrar avenidas para se espraiar. A actual situação da Venezuela (incluindo certas reacções a ela) é apenas o mais recente dos exemplos.
Venezuela

Maduro faz pedido a empresários e lembra Ronaldo

O Presidente da Venezuela pediu aos empresários do país que respeitem as leis fiscais para evitarem cometer crimes, dando como exemplo o processo seguido pelo fisco espanhol contra Cristiano Ronaldo.
Venezuela

Os partidos portugueses alimentaram o chavismo /premium

377
Durante anos, da esquerda à direita, os nossos políticos patrocinaram um desfile de falsidades, falácias e hipocrisias em defesa do regime venezuelano. Quem acreditou neles está agora numa armadilha.
Venezuela

Venezuela pede declaração de "crise de refugiados"

A Assembleia Nacional da Venezuela, onde a oposição detém a maioria, pediu na quarta-feira aos países membros da Organização de Estados Americanos que declarem uma "crise refugiados".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)