Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
O Observador. Este é o Jornal das 11, em edição da Diana Rosa. Diana, começamos com esse novo apoio à candidatura presidencial de Henrique Gouveia e Melo, vem da esfera socialista. Falamos de Manuel Pizarro, ex-ministro da Saúde.
É até agora o apoio mais mediático de membros do PS. Manuel Pizarro marcou hoje presença ao lado de Gouveia e Melo, num ciclo de conferências que decorreu no Porto. O socialista entende que o apoio ao almirante não deve ser entendido como uma crítica a nenhum outro candidato.
Eu não estou a comparar uns com os outros. Eu apoio o almirante, porque apoio o almirante Gouveia e Melo. Acho que ele é a pessoa mais bem qualificada. Não estou a dizer que não haja outras pessoas qualificadas. Ele é aquele que eu entendo que está mais qualificado e que já deu mais provas de capacidade de dedicação ao serviço público e aos portugueses.
As razões de Manuel Pizarro, num registo da CNN Portugal, o ex-ministro da Saúde torna assim público o apoio a Henrique Gouveia e Melo, poucas semanas depois de a Comissão Nacional do PS aprovar o apoio formal do partido a António José Seguro.
Vai iniciar funções amanhã o terceiro presidente do INEM, nomeado pelo governo de Luís Montenegro.
Luís Mendes Cabral substitui Sérgio Dias Janeiro, que estava no cargo desde julho do ano passado, anúncio feito hoje pelo Ministério da Saúde. Ao longo da carreira, o médico chegou a fazer parte do serviço de teletransporte do INEM. Foi também regulador do Centro de Orientação de Doentes Urgentes do instituto.
E precisamente o INEM admite que o helicóptero baseado em Loulé, no Algarve, está avariado desde sábado.
Mesmo que estivesse em condições, não poderia ter transportado utentes, dadas as condições climatéricas que se registaram no fim de semana, é o que garante o instituto. Falamos em particular da situação de um bebê nascido no Algarve, que precisou de assistência na sequência de um derrame cerebral e teve de ser transportado de ambulância para Lisboa. O INEM diz que a situação teria tido o mesmo desfecho se o helicóptero estivesse operacional. Espera ainda o instituto que o equipamento esteja a funcionar amanhã.
Com as múltiplas falhas na assistência médica que se têm registado, o governo estabelece dezembro como prazo para decidir se a ministra da Saúde continua no cargo ou é substituída.
Para já, Luís Montenegro vai segurar Ana Paula Martins em funções, ainda que a ministra esteja a ser alvo de críticas, desde os partidos da oposição a vários representantes do setor da saúde. Ao Observador, há fontes próximas do governo que dizem que Ana Paula Martins está cansada e farta da situação em que se encontra. Ainda assim, o PSD descarta uma saída forçada. Mais tarde, em dezembro, depois da votação do Orçamento do Estado e de lançada a nova lei de bases, a ministra vai ter a oportunidade de decidir se tem ou não condições para continuar no cargo.
Ana Paula Martins não é a única a ser criticada pelos problemas no setor da saúde. Henrique Gouveia e Melo diz que o primeiro-ministro também tem culpas.
E vai ser responsabilizado no limite, quando os portugueses forem às urnas. Para o candidato à Presidência, a culpa dos problemas na saúde não morre solteira.
Se a ministra da Saúde fica ou deixa de ficar, isso é uma responsabilidade do primeiro-ministro e o primeiro-ministro é corresponsável, necessariamente, enquanto chefe de governo, pela forma como a saúde tem respondido ou não aos anseios dos portugueses.
Gouveia e Melo considera ainda que os problemas que têm sido relatados no setor da saúde têm aumentado o alarme social.
Na mesma linha, António José Seguro diz que os erros sucessivos na resposta aos utentes não devem ser normalizados.
Apela, por isso, a que seja feito um pacto de regime para a saúde. O candidato ao Belém pega no exemplo do bebê que teve de ser transportado do Algarve para Lisboa de ambulância para qualificar a situação nos serviços como inaceitável.
Eu hoje vi uma notícia, que se a ser verdade, de um helicóptero que estava no Algarve e que mesmo que as condições meteorológicas fossem favoráveis, não podia levantar voo. Ora, isto é uma coisa inaceitável, isto é típico de um país de pés de barro e nós não podemos transformar-nos num país de pés de barro.
Problemas de gravidade muito grande é o diagnóstico traçado por António José Seguro. Pede que sejam resolvidos estes problemas na origem e não depois de causarem consequências.
Vamos ao desporto. O árbitro Fábio Veríssimo afirma que foi alvo de uma tentativa de pressão por parte do Futebol Clube do Porto.
Denúncia feita pelo árbitro no relatório de jogo entre o Porto e o Sporting Braga, que apitou no passado domingo no Estádio do Dragão. De acordo com Fábio Veríssimo, os azuis e brancos colocaram uma televisão que não podia ser desligada no balneário do árbitro, a transmitir os lances em que, no entender do clube, teriam sido prejudicados durante os primeiros 45 minutos da partida com os minhotos. Na primeira parte, o Futebol Clube do Porto teve um gol anulado a Viktor Klaesson pelo VAR, por falta de Bednarek sobre Horníček na pequena área. Além destas imagens, também foi mostrado na mesma televisão um lance semelhante, neste caso, o gol do Benfica na final do Torneio da Pontinha do ano passado, entre Águias e Dragões, que foi validado na altura por Fábio Veríssimo. O árbitro considera o ato como uma tentativa de pressão e intimidação.
E o Benfica já reagiu em comunicado.
As Águias exigem que a Liga, o Conselho de Arbitragem e o Conselho de Disciplina atuem com urgência face às informações tornadas públicas. No comunicado, os encarnados consideram que o episódio em nada dignifica ou credibiliza o futebol português. Pede consequências exemplares.
Terminou há instantes o jogo entre o Gil Vicente e o Santa Clara. Os gilistas venceram por 1 x 0 em Barcelos.
A fechar a décima jornada do campeonato. O gol do Gil Vicente foi marcado por Pablo Felipe aos nove minutos de jogo. O avançado brasileiro faz assim o sétimo gol da época e iguala Pedro Gonçalves no segundo lugar na corrida a melhor marcador do campeonato. Com esta vitória, o Gil Vicente cimenta a quarta posição do campeonato, fica a dois pontos do terceiro lugar, o Benfica.
Entretanto, Diana, o treinador do Casa Pia foi demitido.
João Pereira deixou o clube depois da derrota por 5 a 3 frente ao Estrela da Amadora, em Rio Maior. No ano passado, João Pereira bateu recordes com o clube, tornou-se o treinador mais jovem de sempre a chegar ao top seis da Primeira Liga Portuguesa. Abandona agora o cargo com o Casa Pia na zona de playoff de descida, em antepenúltimo lugar, com oito pontos.
Temos agora as notícias de âmbito local.
Começamos em Almada. A Transtejo retomou hoje os horários dos barcos nos dias úteis em Cacilhas, que coincide com o dia em que chegou uma frota de navios totalmente elétricos a esta ligação fluvial entre a margem sul e o Cais do Sodré em Lisboa. O regresso destes horários reflete-se em mais de 38 carreiras, ou seja, um terço do serviço que tinha sido suprimido há mais de dois anos por falta de barcos. No Norte, a Maia vai ter mais radares de trânsito. A Polícia de Segurança Pública vai reforçar a fiscalização em várias ruas na quinta-feira. O objetivo é alertar os condutores para o perigo do excesso de velocidade. Matosinhos, Póvoa de Varzim e Santo Tirso também estão incluídos nesta operação. Em Leiria, estão abertas as inscrições para o curso de árbitro de futebol e também de futsal. A Associação de Futebol, assim como o Conselho de Arbitragem, anunciaram que a formação arranca para o início de carreira da Federação Portuguesa de Futebol. Os cursos arrancam ainda este mês. São João da Madeira, na próxima quinta-feira, o Auditório Passos da Cultura vai transmitir o filme "Sonhar com Leões", uma longa-metragem que foi filmada em Portugal e também em Espanha. É uma sessão que vai contar com a presença do cineasta espanhol Nani Matos. A entrada é gratuita. Seguimos até Oeiras. Estão de regresso as festas de São Martinho, um convívio que vai ter cerca de 12 toneladas de castanhas disponíveis. O tradicional magusto vai acontecer em dois sítios diferentes. Na quarta-feira é no Largo 5 de Outubro, localizado no centro histórico de Oeiras. No domingo é no Parque dos Anjos, em Algés. O horário é das 11h às 22h. As Câmaras Municipais do Cartaxo e da Azambuja estão a trabalhar na criação de um novo evento dedicado à tradição vinícula da região. O evento Vinho Novo, Saberes Antigos convida o público a descobrir três produtores locais e a provar o vinho diretamente da cuba. É uma iniciativa que está marcada para o dia nove, próximo domingo. Inclui visitas às adegas Quinta da Lapa e Casal da Fonte, no Conselho da Azambuja, mas também às adegas de Vinhos Franco, no Conselho do Cartaxo.