902kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Estreia da Semana

Cinema

Almodóvar e um melodrama requintado mas demagógico

Julianne Moore e Tilda Swinton interpretam, em "O Quarto ao Lado", de Pedro Almodóvar, duas amigas. Uma dela tem cancro e quer suicidar-se com a ajuda da outra. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

O Feiticeiro de Oz tornou-se no Feiticeiro woke

"Wicked", o livro revisionista de "O Feiticeiro de Oz" de 1995, originou o musical homónimo da Broadway em 2003, que gerou agora o filme em duas partes. Eurico de Barros dá uma estrela à primeira.
Cinema

“Vaiana 2”: a Disney aguenta-se à tona

Oito anos após a longa-metragem animada original, os Estúdios Walt Disney procuram contrariar os insucessos dos últimos anos com uma continuação, "Vaiana 2". Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

"Herege": Hugh Grant cordialmente monstruoso

Em "Herege", o terror nasce de um inofensivo debate sobre história das religiões e Hugh Grant interpreta um monstro de intelecto sólido e modos afáveis. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

O pouco feliz regresso de Ridley Scott a Roma

"Gladiador II" parece menos uma continuação do que um decalque do filme original, passado 20 anos mais tarde. E Russell Crowe faz mesmo muita falta. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

"Conclave": intrigas, política e um Papa absurdo

O filme de Edward Berger decorre durante a eleição de um novo Papa. Tem um enredo cheio de facilidades e clichés, um forte viés político e um final delirante. Eurico de Barros dá-lhe uma estrela.
Cinema

"Anora": sexo, comédia e amargura em Brooklyn

"Anora" é o filme mais coerente, homogéneo e conseguido de Sean Baker até agora, levado a reboque do princípio ao fim pela espalha-brasas Mikey Madison. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

A sexta mulher de Henrique VIII merecia melhor

O brasileiro Karim Aïnouz filmou em Inglaterra "O Jogo da Rainha", com base num romance sobre Catherine Parr, a sexta e última mulher de Henrique VIII. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

"Megalopolis": Coppola tão arrojado como pomposo

Francis Ford Coppola centra "Megalopolis" numa Nova Iorque alternativa e retro-futurista, Nova Roma, e confronta arte e visionarismo com política e pragmatismo. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Pregar aos convertidos sem cativar os descrentes

‘The Apprentice: A História de Trump’, de Ali Abbasi, não traz nada de novo ao que já se sabe sobre Donald Trump e consta na Wikipedia e em vários documentários. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

"Joker: Loucura a Dois": musicais e psicopatas

Em "Joker: Loucura a Dois", com Joaquin Phoenix e Lady Gaga, o realizador Todd Phillips roda um musical mutante com uma história de amor no meio. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Super-Homem no cinema, herói no mundo real

O documentário "Super/Homem: A História de Christopher Reeve" mostra a vida do intérprete de Super-Homem após o acidente que o deixou tetraplégico em 1995. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Um hábil "pastiche" que acaba a rodar no vazio

Em "Grand Tour", Miguel Gomes junta uma ficção passada na Ásia de 1917 e imagens documentais feitas hoje, nos países por onde passam os protagonistas. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

"Reality": um filme fiel, mas irrelevante

A dramaturga Tina Satter adapta, em "Reality", a peça sobre a detenção, em 2017, da tradutora Reality Winner, acusada de divulgar um documento secreto. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

"Beetlejuice Beetlejuice": deste mundo e do outro

Mais de 30 anos depois de "Os Fantasmas Divertem-se", Tim Burton revisita o nosso defunto repugnante, chaga, vigarista e favorito em "Beetlejuice Beetlejuice". Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

‘O Monge e a Espingarda’: era uma vez… no Butão

Depois de 'Um Iaque na Sala de Aula', o butanês Pawo Choyning Dorji traz-nos agora 'O Monge e a Espingarda', passado numa altura recente de mudança do seu país. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

Cai a noite sobre Berlim e o crime não descansa

Assinado por Thomas Arslan, 'Terra Queimada', segundo título de uma trilogia sobre Trojan, um ladrão profissional, é um policial parcimonioso e sombrio. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

'Alien: Romulus': cansados de gritos no espaço

'Alien: Romulus', de Fede Álvarez, retoma as formas, o espírito e o medo do original de Ridley Scott e da continuação de James Cameron, mas sem o mesmo impacto. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

"Borderlands": sucata vinda do cosmos

Realizado por Eli Roth, "Borderlands" adapta o jogo de vídeo do mesmo título e tem Cate Blanchett no papel de uma implacável caçadora de prémios intergalática. Eurico de Barros dá-lhe uma estrela.
Cinema

"A Sereia da Noite": bruxas, traumas e Eslováquia

Vencedor do Méliès de Prata de Melhor Longa-Metragem Fantástica Europeia, "A Sereia da Noite", da checa Tereza Nvotová, move-se na fronteira com o sobrenatural. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

"Deadpool & Wolverine": super-heróis desirmanados

Interpretado por Ryan Reynolds e Hugh Jackman, "Deadpool & Wolverine", de Shawn Levy, junta o anti-(super) herói desbocado e o mais carismático dos X-Men. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

"Memória": anti-melodrama longe de ser memorável

O talento de Jessica Chastain e Peter Sarsgaard, os intérpretes de "Memória", de Michel Franco, não está em causa, mas este filme bisonho e forçado não convence. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

"Divertida-Mente 2": a emoção do melhor da Pixar

A animação "Divertida-Mente 2" retorna ao interior da cabeça da agora adolescente Riley e põe as emoções da jovem umas contra as outras. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Kevin Costner dá novo fôlego ao velho "western"

Em “Horizon: Uma Saga Americana-Capítulo 1”, o primeiro de quatro ambiciosos e épicos filmes, Kevin Costner celebra e dá continuidade à tradição do "western". Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Estreia da Semana

Gru, os Mega Mínimos e a (boa) confusão habitual

"Gru — O Maldisposto 4" mantém a qualidade formal, a comicidade e a capacidade de entretenimento desta série de animação e tem os incríveis Mega Minions. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Nicolas Cage invade os sonhos do mundo inteiro

Em 'O Homem dos Teus Sonhos', do norueguês Kristoffer Brogli, Nicolas Cage é um anónimo professor que se torna famoso por aparecer nos sonhos das pessoas. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

Os esfarrapados salteadores dos túmulos perdidos

Alice Rohrwacher situa "A Quimera" nos anos 80, entre os ladrões de tumbas da Toscânia. O filme quer ser naturalista e "mágico", áspero e poético, mas debalde. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Uma irresistível comédia romântica e policial

Richard Linklater realiza 'Assassino Profissional', uma comédia romântica e policial inteligente, engenhosa, desenvolta e muito divertida. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

"Furiosa": falta combustível ao pós-apocalipse

Quinto filme da série iniciada em 1979 por George Miller com "Mad Max: As Motos da Morte", "Furiosa: Uma Saga Mad Max" tem Anya Taylor-Joy no papel principal. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

"Abigail": vampiro infantil numa mansão sinistra

No filme de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillet, uma menina que é um vampiro e os bandidos que a raptaram sem o saber, ficam presos numa casa tenebrosa. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

"Dupla Obsessão": um "thriller" em lume brando

Versão americana do filme belga "Duelles", "Dupla Obsessão" junta Jessica Chastain e Anne Hathaway, mas não funciona nem como psicodrama, nem como policial. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Um triângulo amoroso em pleno court de ténis

Em "Challengers", um filme em que amor e ténis se confundem, Luca Guadagnino segue a relação entre um trio de jovens e talentosos jogadores ao longo de 15 anos. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

"O Rapto": Marco Bellochio contra a Igreja

Em 1858, em Bolonha, o Vaticano tirou uma criança judia à família. Marco Bellochio recria a história em "O Rapto", entre a objetividade e o libelo anticlerical. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Uma Amy Winehouse convincente num filme limitado

A interpretação certeira de Marisa Abela como Amy Winehouse é o melhor do sincero, empático mas limitado "Back to Black", realizado por Sam Taylor-Johnson. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

A comédia negra falhada de Roman Polanski

Roman Polanski situa "O Hotel Palace" num hotel de luxo no último dia de 1999, mas a fita não está à altura das intenções satíricas e anarquizantes do cineasta. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Ryûsuke Hamaguchi perdeu-se na natureza

Após o merecido sucesso de "Drive My Car", o cineasta japonês quis, compreensivelmente, fazer um filme muito diferente, mas "O Mal Não Está Aqui" é uma deceção. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

"Caça-Fantasmas" com o termómetro abaixo de zero 

Os novos voltam a juntar-se aos originais em "Caça-Fantasmas: O Império do Gelo" para salvar Nova Iorque — e o mundo, claro está — de um demónio do frio. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Um euro-western que vale por Madds Mikkelsen

"A Terra Prometida" passa-se na Dinamarca do século XVIII e é uma co-produção europeia feita sobre uma matriz narrativa americana. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas, que são para o protagonista.
Cinema

A "Priscilla" de Sofia: uma ave na gaiola dourada

Sofia Coppola adapta o livro de Priscilla Presley sobre a vida com Elvis, filmando o desabrochar e o definhar de um insólito romance. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

"Duna" e a segunda parte de qualidades e defeitos

A parte 2 da adaptação do livro de Frank Herbert por Denis Villeneuve reitera o que a primeira tem de bom, mas insiste nos mesmos defeitos e junta-lhes outros. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.