683kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Estreia da Semana

Cinema

"Dumb Money": a revolta dos pequenos investidores

Em "Dumb Money", Craig Gillespie conta a história real do fenómeno da GameStop, o movimento de investidores populares que enfrentou e venceu Wall Street. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Mais um atentado a Poirot e Agatha Christie

Kenneth Branagh adapta ao cinema um livro de Agatha Christie pela terceira vez em "Mistério em Veneza". Pela terceira vez o resultado é totalmente deplorável. Eurico de Barros dá-lhe uma estrela.
Cinema

A biblioteca de Eco e a memória da humanidade

Em “Umberto Eco — A Biblioteca do Mundo”, Davide Ferrario visita a colossal biblioteca do falecido autor para falar sobre livros, conhecimento e memória. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

Assassínio e comédia na Paris dos anos 30

François Ozon cruza a comédia de "boulevard" francesa e a "screwball comedy" americana em "O Crime é Meu", adaptação de uma peça de teatro dos anos 30. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

Luta pelo poder num bastião do mundo islâmico

Em "A Conspiração do Cairo", o realizador Tarik Saleh põe um caloiro de teologia no meio de uma batalha entre as elites político-militares e religiosas egípcias. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

Um regresso falhado ao Afeganistão dos talibãs

Em “Operação Kandahar”, Ric Roman Waugh quer fazer mais do que um filme de acção pura e dura passado no Afeganistão após a debandada dos EUA, mas não consegue. Eurico de Barros dá-lhe uma estrela.
Cinema

Um vampiro à solta num barco que foge ao rumo

Em "Drácula: O Despertar do Mal", o norueguês André Ovredal recria a viagem do barco que transporta o vampiro no livro de Bram Stoker, mas abusa das liberdades. Eurico de Barros dá-lhe uma estrela.
Cinema

Os Bourbon de Linhaça deviam ter ficado na TV

Depois da série, eis “Pôr do Sol — O Mistério do Colar de São Cajó”, o filme, e que é, basicamente, um episódio especial daquela metido à força no cinema. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

A repetição em “A Viagem do Papa Francisco”

O documentário de Gianfranco Rosi é composto por uma montagem de imagens das viagens do Sumo Pontífice nos últimos 10 anos. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

"Barbie": filmar para a boneca

Em "Barbie", Greta Gerwig começa por brincar com ironia com o mundo das Barbies, mas o filme perde graça e foco quando se torna "relevante" e sentencioso. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Estreia da Semana

"Oppenheimer": um filme de baixa potência

"Oppenheimer", de Christopher Nolan, é a história do Projecto Manhattan, que deu origem à bomba atómica, e do seu "pai", o físico J. Robert Oppenheimer. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Tom Cruise contra a morte, a gravidade e o absurdo

Em "Missão: Impossível — Ajuste de Contas-Parte Um", Tom Cruise e a sua equipa oferecem-nos mais um filme fulgurante, vertiginoso e indutor de taquicardia. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Em busca de perdão na era do terror vermelho

Em "A Fuga do Capitão Volkonogov", Natasha Merkulova e Aleksey Chupov assinam um filme tremendo sobre o terror totalitário comunista, e a expiação da culpa. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Indiana Jones sai de cena pela porta de trás

Realizado por James Mangold, "Indiana Jones e o Marcador do Destino" não está à altura do carisma, do lustro de lenda e do capital de aventura do herói. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

"Asteroid City": só conceito e estilo

Em "Asteroid City", passado nos EUA dos anos 50, Wes Anderson leva mais longe do que nunca as suas idiossincrasias estéticas, visuais e referenciais. Eurico de Barro dá-lhe duas estrelas.
Cinema

“The Flash”: um enorme espalhafato para nada

O novo filme de super-heróis da DC duplica algumas das personagens, incluindo a principal, mas soçobra numa espalhafatosa orgia de efeitos digitais. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Um Philip Marlowe fatigado num policial modorrento

Falta convicção e estaleca ao Philip Marlowe de Liam Neeson em “Marlowe: O Caso da Loira Misteriosa”, diligente mas maquinalmente realizado por Neil Jordan. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

O pior caminho possível para a fama

Em "Farta de Mim Mesma", o norueguês Kristoffer Borgli assina uma sátira negra e gráfica sobre uma rapariga que leva longe demais o seu esforço para ser famosa. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

A caldeirada digital e multicultural da Disney

A versão com actores e efeitos digitais de "A Pequena Sereia", a animação da Disney de 1989, é um filme visualmente híbrido e aconchegado à agenda da moda. Eurico de Barros dá-lhe uma estrela.
Cinema

"A Sindicalista": Isabelle Huppert contra o poder

"A Sindicalista", de Jean-Paul Salomé, é a história real de Maureen Kearney, que denunciou um contrato secreto no seio da indústria nuclear francesa. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

“Mal Viver”, ”Viver Mal” e uma herança invisível

Realizados por João Canijo, "Mal Viver" e "Viver Mal" passam-se no mesmo local e no mesmo espaço de tempo e tratam de mães e filhos. Eurico de Barros dá-lhes duas e três estrelas, respetivamente.
Cinema

A mãe tirânica e o filho aterrorizado de Ari Aster

Ari Aster, o autor dos fiilme de terror “Hereditário” e “Midsomar — O Ritual”, descarrila aparatosamente com o grotesco, disforme e ininteligível "Beau Tem Medo". Eurico de Barros dá-lhe uma estrela.
Estreia da Semana

Drácula e servo numa relação laboral sangrenta

Em "Renfield", de Chris McKay, Nicolas Cage interpreta um Drácula maléfico e prepotente, e Nicholas Hoult é o seu servo farto de humilhações e tirania. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

"Suzume": entre sismos, portais e gatos mágicos  

Makoto Shinkai, o realizador de deslumbrantes animações como "Viagem a Agartha" e "O Tempo Contigo", apresenta agora "Suzume", mais uma história fantástica. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

A história dos Air Jordan em jeito de telefilme

Ben Affleck realiza e é um dos intérpretes de "Air", que recria tepidamente o negócio da Nike com Michael Jordan e a criação dos Air Jordan nos anos 80. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Astérix e Obélix perdem-se na China

O realizador e actor Guillaume Canet leva os heróis de Goscinny e Uderzo à China em “Astérix e Obélix: O Império do Meio”, com resultados atrozes. Eurico de Barros dá-lhe uma estrela.
Cinema

“Emily”: a vida breve e intensa de Emily Brontë 

A actriz australiana Frances O'Connor estreia-se a realizar com "Emily", um retrato da escritora Emily Brontë, poderosamente interpretada por Emma Mackey. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

"As Bestas": guerra entre vizinhos na Galiza

Rodado na Galiza a partir de um facto real, "As Bestas", de Rodrigo Sorogoyen, retrata um conflito entre homens de origens e mentalidades muito diferentes. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

"Great Yarmouth" e a transfiguração de Batarda

Marco Martins filmou, em "Great Yarmouth: Provisional Figures", uma história crua, sombria e fria sobre trabalhadores migrantes portugueses em Inglaterra. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

"A Voz das Mulheres": a causa não faz o filme

Em "A Voz das Mulheres", a atriz e realizadora Sarah Polley adapta um livro baseado em factos reais. A indignação e as boas intenções não fazem os bons filmes. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

"A Baleia": entre o insólito e a narrativa forçada

Em "A Baleia", de Darren Aronofsky, Brendan Fraser é um professor obesíssimo e desesperado. Sob a gordura disforme está um melodrama sobre uma família alienada. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Estreia da Semana

"Nostalgia": o passado não perdoa em Nápoles

Mario Martone assina "Nostalgia", a história de um homem que regressa a Nápoles, a sua cidade natal, após 40 anos de ausência, escondendo um terrível segredo. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

"Tár": #MeToo às avessas, genial Cate Blanchett

Em "Tár", de Todd Field, Cate Blanchett interpreta uma talentosa, carismática e poderosa maestro que é acusada de prepotência e de predação sexual. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

A pérola rara que é “Os Espíritos de Inisherin”

Nomeado para nove Óscares, "Os Espíritos de Inisherin", de Martin McDonagh, junta o drama de fundo existencial e a comédia muito negra na Irlanda dos anos 20. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Do Irão, com desalento, frustração e brilhantismo

"Ursos Não Há" é o último dos filmes que Jafar Panahi rodou clandestinamente, antes de ser enviado para a cadeia por seis anos pelo regime teocrático do Irão. Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas.
Cinema

"Amadeo": um pintor à procura de uma interpretação

Em "Amadeo", Vicente Alves do Ó vira a sua câmara para o pintor Amadeo de Souza-Cardoso. Mas falta ao filme um ponto de vista e uma decifração do biografado. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cultura

"Babylon": Excesso, alarvidade e gigantismo

Damien Chazelle quer evocar em "Babylon" a Hollywood dos loucos anos 20 e 30, mas o filme perde-se entre o excesso, o frenesim e a inverosimilhança. Eurico de Barros dá-lhe uma estrela.
Cinema

Tom Hanks encalhado num "remake" lacrimejante

Tom Hanks interpreta "Um Homem Chamado Otto", de Marc Forster, a redundante e sentimentalona versão americana do original sueco "Um Homem Chamado Ove". Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Depardieu: um impressionante Comissário Maigret

Gérard Depardieu personifica magnificamente o Comissário Maigret de Georges Simenon em "Maigret e a Rapariga Morta", realizado por Patrice Leconte. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Cotillard e Poupaud, irmãos e inimigos

Em "Irmão e Irmã", em vez de rodar um drama ácido sobre irmãos que se odeiam, Arnaud Desplechin roça a paródia involuntária de um filme de "autor" à francesa. Eurico de Barros dá-lhe uma estrela.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.