Segundo avançou a câmara, em comunicado, o trânsito passa a circular, a partir de 19 de março, em sentido único desde o entroncamento da Avenida Visconde de Monserrate com a Volta do Duche até à Praça da República, junto ao Palácio Nacional de Sintra.

mapa

“Esta primeira intervenção visa reduzir pontos de conflito, esperando-se que melhore a fluidez e a segurança de circulação, de veículos e de peões”, comentou à Lusa o vereador do Trânsito e Mobilidade Urbana, Luís Patrício (PSD).

O autarca acrescentou que, “em simultâneo, criam-se também melhores corredores pedonais e otimiza-se a localização das paragens de transportes”, enquanto é elaborado o estudo para uma intervenção “mais profunda, que se prevê implementar até ao 1º trimestre de 2016”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A medida visa a “melhoria da mobilidade e aumento da área disponível para circulação pedonal com mais conforto e segurança dos peões”, com criação de uma paragem de transportes públicos e ordenamento do estacionamento junto ao pelourinho, explicou a nota camarária.

A intervenção inserida no plano de revitalização do espaço público teve início com a recuperação do pavimento junto ao pelourinho e ao antigo hospital, seguido do “reordenamento da interseção da Rua Visconde de Monserrate com a Volta do Duche”.

Os automobilistas passam a ter de circular em sentido único no Largo Gregório de Almeida (pelourinho) e na Praça da República (palácio e igreja de São Martinho).

Para regressar da vila pela Volta do Duche, que mantém os dois sentidos só até ao antigo Museu do Brinquedo, será preciso seguir pela Rua Consiglieri Pedroso (junto ao posto de turismo) e percorrer o caminho para São Pedro, com inversão de marcha no Largo Sousa Brandão (contornando o centro de informação da Parques de Sintra-Monte da Lua) e descida pela Av. Visconde de Monserrate (em frente ao Palácio Valenças).

Em alternativa será possível tomar a direção do Hotel Tivoli, contornar o Palácio Nacional, descer pela Calçada Rio do Porto (passando pelo parque de estacionamento) e seguir até ao Largo Virgílio Horta (junto à câmara).

A alteração rodoviária vai ser complementada com o reforço da oferta de transportes públicos, pela Scotturb, a partir de 29 de março, através da carreira 434 (Circuito da Pena), com uma frequência de autocarros de 15 minutos entre as 09:15 e as 19:50.

A carreira 435 (Villa Express 4 Palácios) vai circular entre as 09:45 e as 18:45 com uma frequência de 25 minutos, enquanto a carreira 403 (Cascais Terminal-Sintra Estação) vai ter “um aumento de dez circulações por dia”, adiantou o comunicado da Câmara de Sintra.