818kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Prisões

Prisões

Linhó: guardas em greve de 2 a 31 de julho

Em causa está a "contínua falta de condições de segurança no Estabelecimento Prisional do Linhó". A greve vai decorrer a partir das 0h00 de 2 de julho e termina às 23h59 de 31 de julho.
Prisões

Sindicato processa líder de apoio aos reclusos

Sindicato considera que o secretário-geral da Associação Portuguesa de Apoio aos Reclusos difamou os guardas prisionais, sustentado-se em informações motivadas por "vingança pessoal" dos reclusos.
Porto

Fogo em cadeia obriga a deslocação de 27 reclusos

Mais de 25 reclusos "que ocupavam celas do piso térreo" de Santa Cruz do Bispo, onde o cheiro a fumo predominava, foram transferidos. Um prisioneiro terá posto "fogo à cela que ocupava".
Porto

Incêndio na prisão de Santa Cruz do Bispo dominado

O incêndio foi dominado pelas 21h30 tendo sido mobilizados para o local 24 operacionais, com suporte de 11 viaturas. O alerta foi acionado pelas 20h44, não havendo no momento informação sobre vítimas.
Noticiário

3h. Prisões. 10 mil reclusos vivem sem condições

Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos devido às más condições de uma prisão. Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso fala num problema global.
Prisões

Guarda agredido na cadeia de Monsanto

O dirigente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP), Frederico Morais, disse que o recluso deu um soco na cara a um guarda enquanto era encaminhado para o pátio.
Prisões

Reunião com ministra leva a desconvocação de greve

Os guardas prisionais anunciaram que a greve de 29 de abril foi "desmarcada, pois o principal motivo da mesma foi concretizado", ou seja serem recebidos pela ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice.
Justiça

Guardas prisionais exigem reunir com nova ministra

Frederico Morais, dirigente do sindicato que representa os guardas, diz que a pouca atratividade é o problema que tem de ser resolvido com maior urgência, tendo em conta a "enorme falta de guardas".
Tunísia

4 condenados à morte por homicídio de opositor

Sentença, que culmina 11 anos de investigações, condenou não só à morte quatro dos réus, como outros dois a prisão perpétua pela morte do ativista e crítico do partido islamita.
Prisões

Greve. Guardas da prisão de Lisboa em protesto

Guardas profissionais reivindicam melhores condições e criticam Ministério da Justiça por encerramento do EPL. Greve durará pelo menos até abril.
Prisões

Guarda prisional agredido por recluso em Coimbra

Agressor encontra-se a cumprir pena por ofensa à integridade física e violência doméstica. Recluso colocado em confinamento enquanto decorre processo disciplinar. Fatos comunidados ao MP.
Prisões

Guardas ameaçam parar sistema prisional com greves

Os guardas prisionais ameaçam parar as prisões portuguesas com novas greves, depois de uma paralisação às diligências ter registado 95% de adesão.
Relações Internacionais

Governo preocupado com entraves à extradição

Secretário de Estado-adjunto e da Justiça alertou para a possibilidade de alguns países poderem não querer extraditar condenados para Portugal devido à falta de condições em algumas prisões nacionais.
Prisões

Guardas e chefias prisionais concertam ações

O Sindicato Nacional do Corpo de Guarda Prisional (SNCGP) e a Associação Sindical de Chefias do setor vão articular ações de luta para contestar o que consideram ser o "total abandono da tutela".
Prisões

Portugal condenado por más condições prisionais

"Falta de ar fresco, infestação da cela com insetos e roedores", são algumas das más condições nas prisões que levou o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos a condenar Portugal uma vez mais.
Forças de Segurança

Guardas prisionais em vigília junto ao EPL

Durante a iniciativa, que começa às 14h00de quinta-feira, os profissionais vão entregar um caixão para simbolizar o "enterro" dos guardas prisionais. Guardas exigem subsídio equiparado ao da PJ.
Forças de Segurança

Guardas prisionais convocam nova greve

Greve tem como objetivos a "valorização e dignificação dos profissionais", a "reestruturação de suplementos remuneratórios" e a "aprovação do sistema de avaliação de desempenho".
Justiça

Reforma do Sistema Judicial e Prisional

A resolução dos desafios enfrentados pelo sistema judicial e prisional em Portugal exige um compromisso duradouro e uma abordagem multifacetada.
Justiça

Portugal condenado por violar direitos humanos

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou Portugal em mais de 36 mil euros por condições inadequadas na Cadeia de Lisboa e duração "excessiva", excedendo "prazo razoável", de processo judicial.
Noticiário

11h. Faltam psicólogos nas prisões

O secretário geral da Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso afirma que os números de jovens presos é preocupante. Ainda nesta jornal, Rafael Nadal não vai participar no Open da Austrália.
Noticiário

10h. Congresso do PS. Já arrancaram votações

Alexandra Leitão e José Luís Carneiro são segundo e terceiro lugares na lista única liderada por Francisco Assis. E, número de jovens presos atingiu no ano passado o valor mais alto numa década.
Noticiário

8h. 6 pessoas morreram num ataque em Jenin 

O ataque aconteceu durante a madrugada. As 6 mortes foram anunciadas pelo ministério da saúde palestiniano. Antony Blinken visita hoje o Qatar, país mediador entre o Governo de Israel e o Hamas.
Justiça

No portal eletrónico ao serviço de reclusos

O Ministério da Justiça anunciou a criação de um portal na Internet que visa a inclusão de reclusos. Numa primeira fase, este novo serviço vai abranger 1.700 reclusos.
Prisões

Reclusos vivem em condições degradantes no EPL

Relatório denuncia que reclusos do EPL "vivem em circunstâncias degradantes em celas de ocupação dupla com paredes sujas e dilapidadas, janelas partidas e casas de banho sem divisórias".
Prisões

Presos transexuais: Portugal tem medidas positivas

Relatório do Conselho da Europa diz que é preciso garantir que as pessoas transgénero nas prisões tenham acesso a avaliação e tratamento nas mesmas condições que na comunidade.
Prisões

Guarda prisional contesta alegações de tortura

relatório do Comité Anti-Tortura do Conselho da Europa alerta para os casos de maus-tratos a pessoas detidas pela PSP e GNR. "Não há qualquer queixa no MP. Não existe nada", diz direção do SNCGP.
Fact Check

Em Portugal, maioria dos reclusos é estrangeira?

Nas redes sociais, usando um print de uma busca do Google, lê-se a informação de que mais de metade da população de reclusos em Portugal é estrangeira. Informação foi retirada do contexto.
Resposta Pronta

"São aplicadas demasiadas prisões preventivas"

Paulo Saragoça da Matta alerta que "muitas vezes o MP invoca o perigo de fuga ou perturbação do inquérito sem que este se verifique". Cabe aos juízes de instrução "serem exigentes na verificação".
Prisões

Monsanto: 30 reclusos apresentam abaixo-assinado

Subscritores apontam, entre outras, queixas com a aplicação do regime de segurança especial, que "limita a liberdade dos reclusos em meio prisional" e que os obriga a permanência de 22 horas diárias.
Prisões

Pressão para retirar inimputáveis das prisões

"Um inimputável não deve estar preso nas cadeias. Defendemos que os inimputáveis devem estar em internamento hospitalar. Não na cadeia", defende a Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso.
Noticiário

17h. Amnistia. Processo "natural", diz ministra

É a reação de Catarina Sarmento e Castro ao número de reclusos libertados ao abrigo da lei. Ainda neste jornal, o caso de duas mães cujos filhos não têm professor a várias disciplinas.
Resposta Pronta

"Como é que doentes são tratados como criminosos?"

Entra hoje em vigor a nova lei da saúde mental que vai permitir a libertação de 46 inimputáveis. Para o secretário-geral da Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso esta lei "não resolve o problema".
Noticiário

10h. Inimputáveis. "Medida insuficiente"

O presidente da Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso defende que "não se deve tratar um doente como um criminoso" e que não há razão para manter um doente mental detido.
Noticiário

8h. Mundiais atletismo. Cabecinha termina em nono

Aleta portuguesa ficou a 2 minutos da vencedora da prova, a espanhola Maria Pérez. E, já está em vigor nova lei da saúde mental que vai permitir a reintegração de doentes mentais presos na sociedade.
Direto ao Assunto

Detidos inimputáveis. "Governo lava as mãos"

Manuel Ramos Soares sublinha que "não estão acauteladas soluções" para os inimputáveis perigosos e que "quando correr mal vão culpar os tribunais", numa altura em que "estão a trabalhar a meio gás".
Semáforo Político

PR e prisões. O país de "adiantados legislativos"

Vermelho para a libertação dos inimputáveis "que não protege a comunidade em que se vão inserir". Vermelho, ainda, para Marcelo. Sugerir um veto é "contraproducente para a dignidade das instituições".
Prisões

Libertação de inimputáveis depende de tribunais

O fim de internamentos, bem como "a decisão de retorno à sociedade destes cidadãos", são "da competência dos tribunais", aponta a DGRSP, relativamente às implicações da nova lei de saúde mental.
JMJ 2023

Ámen-istia

Este é o aspecto mais grave: as leituras possíveis com estas clemências cedidas pelo Estado. Lê-se a influência que o catolicismo tem na decisão política; lê-se ‘crime’ como sinónimo de ‘pecado’.
Prisões

Portugal condenado a pagar 11 mil euros pelo TEDH

Cidadão queixou-se da "sobrelotação, má qualidade da alimentação, quantidade insuficiente de comida, temperatura, falta de ar fresco, falta de privacidade" do Estabelecimento Prisional de Coimbra.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos