Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Hospitais
Coronavírus

Portugueses repatriados da China saem do hospital

Cidadãos chegaram a Portugal no dia 3 de fevereiro e foram colocados em isolamento, de forma voluntária. As análises repetidas mostraram que nenhum deles estava infetado com o coronavírus.
Urgências

S. João informa via SMS sobre doentes na urgência

17048
O Hospital de São João começou a informar os acompanhantes da evolução dos doentes na urgência. A medida “em prol da humanização” é inovadora no setor público de saúde.
Eutanásia

CUF e Luz Saúde recusam aplicar eutanásia

17646
Os grupos José de Mello Saúde, que gere as unidades de saúde CUF, e Luz Saúde recusam que seja praticada a eutanásia nos seus estabelecimentos de saúde, caso a prática seja despenalizada.
Hospitais

"Falha de comunicação" atrasa tratamento a doente

Homem de 67 anos está há alguns meses com uma infeção e os hospitais não se entendem sobre qual deles deve seguir a situação. Hospital de Santo António já confirmou marcação de consulta.
Urgências

S. João encaminha doentes para centros de saúde

2849
Hospital de S. João começou a encaminhar doentes com pulseiras verdes e azuis para centros de saúde próximos. A medida teve bons resultados em Barcelos, por exemplo, na redução de falsas urgências.
Hospitais

Hospitais do Oeste querem reter doentes mentais

172
O Centro Hospitalar do Oeste quer evitar que os doentes mentais sejam transferidos para Lisboa e vai realizar obras na unidade de Peninche, para criar uma ala de internamento.
Hospitais

CHUC reestrutura sistemas de informação

239
Este "choque tecnológico" permite que as instituições partilhem informação sobre os utentes e agilizem os processos de trabalho, para reduzir as horas de trabalho médicas em registos documentais.
IPO

IPO promove recolha de sangue 

102
O IPO de Lisboa associa-se à campanha do Dia Mundial do Cancro com uma recolha de sangue que será usado no tratamento dos seus utentes. A campanha tem como lema: "Eu vou, eu sou".
Coronavírus

Português relata primeiro dia de isolamento

Miguel Matos, um dos 20 repatriados que chegou ontem vindo da China, conta como passou o 1.º dia no Hospital Pulido Valente, onde está em isolamento, depois da viagem de regresso ao país.
IPO

Utentes do IPO à frente da Provedoria do Doente

3519
Duas paciente do Instituto Português de Oncologia do Porto vão ser as primeiras provedoras do doente da instituição com a missão de apoiar os doentes. O novo órgão inicia funções na terça-feira.
Orçamento do Estado

25 intérpretes de língua gestual para os hospitais

Pela segunda vez, deverá ser aprovada a contratação de 25 intérpretes de língua gestual para o SNS. Também estiveram previstos no OE de 2019, mas não houve contratações na maioria dos hospitais.
Pediatria

Garcia de Orta. Ministério contrata 5 pediatras

"Concurso que foi aberto para mais 5 vagas ficou deserto", segundo a Comissão de Utentes da Saúde de Almada. Dependendo do ritmo, poderá "haver a hipótese" de reabrir a urgência pediátrica.
Função Pública

Greve da função pública tem primeiros impactos 

A greve dos funcionários públicos começou às 0h desta sexta-feira, mas os seus primeiros impactos notaram-se ainda na noite de quinta-feira, sobretudo nos hospitais e nos serviços de recolha de lixo.
Coronavírus

O que acontece a um doente suspeito de coronavírus /premium

115
Ter só febre não é sinal de alerta. Nem ter estado na China é sinónimo de isolamento. Mas, se o caso é suspeito, o doente fica isolado num quarto de pressão negativa. Curry Cabral já reservou alguns.
Medicina

Médico premiado por proposta de cuidados a idosos

4326
O Centro Hospitalar Universitário de São João atribui um prémio monetário a uma proposta sobre avaliação geriátrica perioperatória a partir dos 70 anos. A ideia vai ser implementada "no imediato".
Hospitais

Compra de medicamentos recusada por saldo negativo

245
Lei prevê que nenhum hospital possa firmar um contrato com farmacêuticas se não o puder saldar em três meses. Entre 2017 e 2019, Tribunal de Contas recusou vistos a mais de 30 contratos.
Coronavírus

Ministra. Hospitais estão preparados para epidemia

11604
Ministra da Saúde garantiu que a evolução do coronavírus está a ser acompanhada com "tranquilidade, mas com grande rigor" e que os hospitais têm dispositivos para responder a eventual epidemia.
Hospital de Santa Maria

Tribunal trava compra de medicamentos para cancro

3343
O Centro Hospitalar Lisboa Norte (que inclui o Santa Maria e o Pulido Valente) tem um saldo negativo de 54 milhões de euros, pelo que, segundo a Lei dos Compromissos, não pode contratar.
Coronavírus

Coronavírus. Como Portugal está a preparar-se 

No Hospital de São João, os doentes suspeitos serão imediatamente isolados. Especialista admite que se deveria pensar, com alguma urgência, uma estrutura mais profissionalizada para estes riscos.
Hospitais

Garcia de Orta. Utentes pedem abertura de urgência

138
As Comissões de Utentes da Saúde de Almada e do Seixal exigem a reabertura da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, que estava prevista para o início deste ano.
Urgências

Urgência de Caldas da Rainha a funcionar em pleno

A urgência de Caldas da Rainha está a funcionar normalmente, depois de ambulâncias terem reencaminhado utentes para outros hospitais devido à sobrelotação. O plano de contingência foi ativado.
Hospital de São João

Parkinson. São João usa dispositivo inovador

784
O Centro Hospitalar Universitário de São João foi o terceiro hospital, a nível mundial, a implantar este dispositivo médico, sendo que, até ao momento, apenas dois hospitais alemães também o fizeram.
Hospitais

Santa Maria "interna" doentes em casa

1398
Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte vai passar a "internar" doentes em casa, arrancando com seis camas e uma equipa de 10 profissionais. Objetivo é criar o maior serviço deste género no país.
Violência

S.João. Penas suspensas para agressores

361
Quatro homens foram condenados a penas suspensas na sequência da agressão de um enfermeiro do serviço de triagem do Hospital de São João, no Porto.
Hospital de São João

Hospital de São João. Julgadas agressões

Em causa estão ameaças e agressões a um enfermeiro, um assistente operacional, um vigilante e um polícia, no Hospital de São João, em 2018, confessadas pelos quatro autores.
PSD

PSD de Loures quer demissão da ministra da Saúde

264
Concelhia do PSD de Loures diz que medidas como esta resultam da "deriva ideológica e cedência do governo PS à extrema-esquerda radical" e que ministra devia tomar "atitude responsável", demitindo-se.
Saúde

Amadora-Sintra. Urgência sem constrangimentos

O serviço de urgência do Hospital Amadora-Sintra encontra-se normalizado, depois de ter registado constrangimentos devido a "um pico de afluência que chegou aos 480 doentes" na sexta-feira à noite.
Parcerias Público Privadas

Governo não renova PPP do Hospital de Loures 

1233
O Executivo decidiu que não vai renovar a PPP do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures. O grupo Luz Saúde confirmou, mas não quis fazer comentários. O contrato de gestão termina a 18 de janeiro de 2022.
Hospital Amadora-Sintra

Urgência do Amadora-Sintra com constrangimentos

Doentes urgentes estão a ser desviados para os hospitais Santa Maria e São Francisco Xavier, em Lisboa, devido a um "pico de afluência que chegou aos 480 doentes" no serviço de urgência.
Coimbra

Coimbra. Setor de alimentação hospitalar em greve

Trabalhadores do setor de alimentação dos Hospitais da Universidade de Coimbra reivindicam aumento salarial de 90 euros e a redução do horário de trabalho de 40 para 35 horas semanais.
Hospitais

121 hospitais obtiveram excelência clínica

121 hospitais avaliados pelo regulador da saúde em Portugal obtiveram classificação de excelência clínica. O universo analisado é de 158 hospitais públicos, privados e do setor social.
Hospital de São João

São João apoia doentes respiratórios crónicos

O projecto CAI_Vent — que está ser desenvolvido por unidades de saúde do distrito do Porto — pretende melhorar a qualidade de vida dos doentes respiratórios crónicos dependentes de ventilação.
Saúde

Irmão da menina que morreu é tratado para gripe B

O irmão da menina de oito anos que morreu numa unidade hospitalar do Funchal está a ser medicado contra a Gripe B, que pode ter estado na origem da morte da irmã.
Santarém

Urgência do Hospital de Santarém sem água quente

2516
Serviço de urgência do Hospital de Santarém está sem água quente "pelo menos há sete meses", segundo uma denúncia. Administração admite existência de problemas e garante que reparação está agendada.
Hospitais

Guarda abre recrutamento para hospitais

A Unidade Local de Saúde da Guarda está a recrutar diretores de serviço das áreas não médicas, depois da comunicação social ter denunciado irregularidades nas anteriores nomeações.
Saúde

Menina de 8 anos morreu depois de ter alta

234
Na véspera de morrer os pais da criança levaram-na às urgências do hospital no Funchal. Fez exames, foi medicada e teve alta. No dia seguinte voltou e entrou em paragem cardiorrespiratória na triagem.
Lisboa

Olivais. Hospital do SAMS já funciona normalmente

499
Dois pisos do hospital do SAMS, nos Olivais, foram evacuados devido a um incidente na zona de despejos de um laboratório que não provocou vítimas. Normalidade hospitalar reposta.
Urgências

Viseu. Governo aprova revisão de obras na Urgência

Reprogramação dos encargos relativos ao alargamento e remodelação das Urgências de Viseu foi aprovada. Questão tem sido tratada "de uma forma vergonhosa", lamenta o presidente da Assembleia Municipal.
Saúde

Hospital de Braga. Ala para 16 doentes com 40

5205
A sobrelotação no hospital de Braga fez com que uma ala para um máximo de 16 doentes chegasse a ter 40. Hospital confirma e diz que problema é "sazonal", Ordem dos Enfermeiros diz que é "constante".
Hospitais

Governo apela a vítimas que participem agressões

Secretário de Estado da Saúde condenou "todas as formas de violência" e apelou aos profissionais de saúde que participem estas situações. Apelo acontece depois de mais uma agressão a uma enfermeira.
Hospitais

Enfermeira agredida no Hospital Santa Maria

10725
A enfermeira do Hospital de Santa Maria terá sofrido ferimentos que a impediram de seguir a trabalhar. A Ordem dos Enfermeiros pede "medidas concretas" para impedir agressões a profissionais de saúde.
Saúde

Saúde. Gabinete de segurança contra a violência

2955
Ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou a criação de um Gabinete de Segurança para prevenir e gerir situações de violência contra profissionais de saúde nos seus serviços.
Hospitais

Morte de criança. CUF aguarda resultados inquérito

A CUF de Almada informou que está a aguarda resultados do inquérito sobre a morte de uma criança, que ocorreu depois de ter alta naquela clínica, adiantando que ainda "não há nenhuma novidade".
Pediatria

Torres Vedras: petição pela pediatria do Hospital

O documento tem já 2.750 subscritores e apela à resolução dos problemas na urgência pediátrica no Hospital de Torres Vedras. Lembra que em 2013 o hospital já tinha perdido a maternidade.
Hospitais

Utentes de Torres Vedras organizam vigília

509
A iniciativa foi criada depois de constrangimentos nos serviços de urgência pediátrica. "Perdemos a nossa maternidade para as Caldas e não se justifica que as nossas crianças fiquem sem pediatria".
Hospitais

Hospitais não cumprem lei dos tempos de espera /premium

A lei diz que cada hospital tem 5 dias para definir se uma consulta é prioritária ou normal e para a marcar. Tempo de triagem melhorou, mas há casos em que a marcação demora meses ou até anos.
Saúde

Médicos só no SNS? Ministra quer "dedicação plena"

186
Tutela da saúde ainda está a avaliar a hipótese de dedicação exclusiva ao SNS. Ministra "não crê" que sejam necessários mais 20 mil enfermeiros no SNS, mas assume necessidade de reforço.
Hospitais

Urgências no Litoral Alentejano sem clínica geral

501
A denúncia de escalas em branco foi feita pelo Sindicato Independente dos Médicos: até às 8h de domingo não há clínica geral nas urgências. Serviço está a ser assegurado por médicos especialistas.
Gripe

Amadora-Sintra desvia pacientes para outra unidade

419
Um aumento de casos de gripe e infeções respiratórias levou o Amadora-Sintra a aconselhar pacientes a procurar outros hospitais. Ambulâncias estão a ser desviadas.
Hospitais

Menina de 12 anos morre após ter alta na CUF

18729
Leonor foi duas vezes à urgência da CUF Almada com dores fortes e febre após dar "um jeito nas costas". Na última, médica achou que era "chamada de atenção". Morreu horas depois.
Hospitais

Urgência pediátrica funciona sem pediatras

246
A urgência pediátrica de Torres Vedras está desde as 21h de quinta-feira até às 9h de sábado a funcionar apenas com médicos de clínica geral por falta de pediatras na escala do hospital.
Urgências

Urgências do Litoral Alentejano normalizadas

Depois de ter estado encerrado durante 48 horas "devido à falta de médicos", tendo sido atendidas 20 crianças nas urgências gerais, o serviço já está a funcionar dentro da normalidade.
Alentejo

Alentejo. Urgências sem pediatras no Ano Novo

331
As urgências do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, vão estar sem atendimento a crianças, entre as 20h de terça-feira e as 8h de quinta-feira, devido à falta de médicos.
Redes Sociais

Margarida: "Isto parece um cadeado que me prende"

986
Margarida, 7 anos, sofre de uma doença crónica respiratória. A TVI contou a sua história e como encara a vida de forma positiva, gerando uma onda solidária nas redes sociais. Médico pede bom senso.
País

"Continuamos a ser excessivamente investigadores"

"Continuamos a ter muitos papers e poucas patentes. Não é uma coisa sui generis, é Portugal", defendeu o cientista lamentando a falta de transferência do conhecimento para as empresas e hospitais.
Pediatria

Hospital no Alentejo com urgência pediátrica

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos garantiu que o Hospital Litoral Alentejano estava sem urgência pediátrica. Agora, o presidente do conselho de administração nega as declarações
Hospitais

Médica agredida por utente em hospital de Setúbal

1719
Uma médica foi esta sexta-feira agredida por uma utente que esperava pela sua vez no Serviço de Urgência do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, tendo sido sujeita a uma pequena cirurgia.
Moçambique

Moçambique. 6 detidos por desvio em hospital

Seis funcionários do Hospital Central da Beira, incluindo o administrador do hospital e um agente de execução orçamental, estão detidos por suspeita do desvio de 130 mil euros entre abril e setembro.
Hospitais

Surdos. Como é estar doente e não ouvir os médicos /premium

1533
Ter uma dor, estar à frente do médico e não conseguir ouvi-lo. O Orçamento de 2019 previa uma verba para a contratação de 25 intérpretes de língua gestual. A maioria dos hospitais não a usou.
Hospital de São João

Condenada mulher que tentou raptar bebé

Laura Argentina simulou uma gravidez para reatar relação com ex-companheiro. Fingiu ser médica e entrou no Hospital de S. João para tentar raptar uma recém-nascida. Pai desconfiou e deu o alerta.
Greve

Greve. Trabalhadores de hospitais aderem a 90%

A greve dos trabalhadores dos hospitais das Entidades Públicas Empresariais tem adesão entre os 80 e os 95%, segundo os sindicatos. São números bastante encorajadores para a SINTAP e FNSTFPS.
Greve

Trabalhadores dos hospitais EPE em greve nacional

Os trabalhadores dos hospitais de Entidas Públicas Empresariais reivindicam progressões na carreira, contagem do tempo de serviço e contratações. A greve, que dura 24h, foi convocada pela CGTP e UGT.
Açores

Vale Saúde pode motivar comissão de inquérito

106
Em causa está uma reportagem da RTP Açores. Alegadamente, uma clínica de Ponta Delgada recebe a totalidade do "Vale Saúde" sem executar processos cirúrgicos completos.
Évora

Urgência pediátrica de Évora reabre ampliada

A unidade de urgência pediátrica do Hospital de Évora foi objeto de obras de ampliação. Atualmente recebe cerca de 20 mil utentes por ano e viu a sua capacidade de atendimento duplicada.
Saúde

Garcia de Orta. Pediatria reabre no início do ano

Serviço de urgência pediátrica tem funcionado apenas durante o dia por falta de especialistas. Novo concurso é lançado na sexta-feira e autarca de Almada espera retoma do serviço a partir de janeiro.
Orçamento do Estado

Doentes com alta nos hospitais. Quem cobre custos?

Ministério da Saúde quer um "modelo de responsabilidade financeira" para os utentes que ficam nos hospitais depois de terem alta. Há mais de mil pessoas diariamente nesta situação.
Vila Franca de Xira

Tribunal faz alertas ao Governo sobre fim da PPP /premium

2161
PPP do Hospital de Vila Franca de Xira poupou 30 milhões de euros e melhorou acesso à saúde, mas vai acabar. O Tribunal de Contas diz que o Governo tem de fundamentar escolha do novo modelo de gestão.
Madeira

Madeira satisfeita com cofinanciamento do hospital

Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira considera-se "muito satisfeito" por ver o cofinanciamento da construção do novo hospital da Madeira figurar no OE 2020.
Crime

Caso de corrupção em morgue do Hospital de Aveiro

Dois funcionários de casa mortuária e nove funerárias estão acusados de recebimento indevido de vantagem. Em causa estão gorjetas e refeições oferecidas para acelerar processos ou alterar dados.
Reportagem

Bebés abandonados com dias de vida. Como C. /premium

556
Abandonado pouco depois de nascer, com problemas graves de saúde, C. viveu no hospital até fazer um ano. Casos como o dele são cada vez mais raros, mas em 2018 o número de bebés abandonados aumentou.
Saúde

Mais de 20 hospitais dão consultas ao sábado

114
A realização de consultas de especialidade ao fim de semana já é uma realidade. Há pelo menos 24 unidades hospitalares no país a dar consultas ao sábado. Objetivo é reduzir listas de espera.
Saúde

Quase 1800 médicos podem reformar-se em 2 anos

1771 médicos poderão reformar-se em 2020 e 2021, dizem as estimativas do Governo. Será preciso contratar uma média de 500 médicos de família por ano até 2023, diz presidente da associação.
Saúde

Saúde. Autonomia continua a depender das Finanças

167
O Governo tem falado em "autonomia total" para os hospitais, nomeadamente nas contratações. Mas essa autonomia vai depender da aprovação de um plano de gestão — que também depende das Finanças.
Urgências

Faro e Portimão. Urgência de Cirurgia assegurada

Em resposta a uma publicação do Sindicato Independente dos Médicos, a administração do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve garantiu que a "resposta em urgência" de Cirurgia está assegurada.
Hospitais

Teve alta há 9 meses, mas continua no hospital

2907
Utente do hospital S. José teve alta há 265 dias, mas precisa de um lar que o acolha porque não tem família e não pode viver sozinho. Casos sociais ocupam 30 camas do Centro Hospitalar Lisboa Central.
Hospitais

"Capuchos e S. José não aguentam muito mais tempo"

1674
A instalar em Marvila numa área de 180.000 m2, o novo hospital de Lisboa poderá estar construído em 2023 e terá uma capacidade mínima de 875 camas. Concurso público internacional está a decorrer.
Saúde

Hospital S. José cria consulta pós-urgência

244
Medida garante garante a observação de doentes em 24 a 72 horas e pretende evitar internamentos desnecessários e reduzir o afluxo de utentes que são utilizadores frequentes das urgências.
Psiquiatria

Ministra diz que não há falta de médicos

3643
Marta Temido visitou o norte do país esta sexta-feira, onde afirmou não existir falta de médicos em Coimbra e no Algarve, sendo a saúde mental uma "prioridade" no próximo Orçamento do Estado.
Évora

Évora. Hospital aumenta cirurgias e diminui espera

O Hospital de Évora apresentou resultados "muito positivos" com um aumento de 25% nas cirurgias realizadas nos primeiros 10 meses de 2019 e um decréscimo das listas de espera na ordem dos 19%.
Saúde

Homem passou 6 anos com pinça no interior do corpo

390
Durante a operação para retirar o objeto esquecido numa cirurgia anterior, o homem morreu com uma hemorragia. Agora, o filho vai receber 32.500 euros do Estado português.
Parcerias Público Privadas

PPP. 10 perguntas e respostas sobre nova lei /premium

Governo fez aprovar nova lei para regular parcerias público privadas (PPP). Não explicou a mudança, mas os partidos vão exigir respostas no Parlamento. Dez respostas sobre esta polémica.
Hospitais

Faro. Urgências sem chefes de cirurgia no dia 1

744
Os chefes de equipa de Cirurgia do Hospital de Faro estão indisponíveis para fazer urgências a partir de 1 de janeiro. A administração diz que o serviço será garantido com médicos externos.
Hospitais

Injeções em hospitais geram "desresponsabilização"

É este o parecer do Conselho das Finanças Públicas que chama às injeções financeiras de "discricionárias". O conselho acha que um dos problemas é o cada vez mais complexo sistema de planeamento.
Porto

Porto. Trabalhador soterrado levado ao hospital

Um trabalhador que ficou parcialmente soterrado após ter caído numa obra na Avenida da Boavista, no Porto, já foi retirado e transportado para o Hospital de Santo António.
Acidente Rodoviário

Lisboa. Um morto em acidente junto ao Santa Maria

Uma pessoa morreu num aparatoso acidente de viação que ocorreu esta noite, em frente ao Hospital Santa Maria, em Lisboa. O alerta foi dado pelas 00h30 e a vítima mortal era um homem de 39 anos.
França

Greve. França sem transportes, escolas e hospitais

As grandes associações sindicais em França convocaram para esta quinta-feira uma greve geral contra a alteração do sistema de reformas, em mais de 250 manifestações declaradas em todo o país.
Universidade Católica

Medicina. Católica questiona legalidade do chumbo

299
"Além de violar o princípio leal da concorrência, a agência extravasa as suas competências de avaliação", afirmou a Universidade Católica em relação à agência que chumbou o curso de Medicina proposto.
Coimbra

Hospital de Coimbra com falta de médicos no Natal 

1667
Unidade terá apenas dois médicos internistas nas urgências a partir de 14 de dezembro. Ordem dos Médicos diz que é menos de metade do que deveria ter numa altura de grande afluência.
Cancro

Falta de equipas para seguir cancro hereditário

Quase metade dos hospitais públicos não têm “uma estrutura multidisciplinar organizada para o seguimento das famílias com cancro hereditário, sendo necessário recorrer à referenciação".
Serviço Nacional de Saúde

Urgências são "terra de ninguém"

Apenas cerca de 50% dos episódios observados nos serviços de urgência hospitalares correspondem a doentes tidos como urgentes, diz grupo de trabalho nomeado pelo Governo. São o "parente pobre".
Saúde

Dois pediatras reforçam equipa do Garcia de Orta

103
Os dois pediatras terminaram agora a formação especializada e aceitaram ficar no Garcia de Orta. Marta Temido diz que ainda não são suficientes para reabrir a urgência pediátrica no período noturno.
Hospitais

ERS. Falhas na assistência a doentes que morreram

Uma mulher morreu após ser transferida do Hospital de Gaia para a Feira. ERS enviou o resultado deste inquérito ao MP e apontou ainda falhas no caso de um doente oncológico morreu à espera de exame.
Câmara Municipal Lisboa

Hospital da Marinha. Câmara analisa ação judicial

O vereador do Urbanismo na Câmara de Lisboa confirmou ter tomado conhecimento da providência cautelar, desconhecendo os seus fundamentos, e informou que vai analisar o que está "em dúvida".
Aveiro

Hospital abre inquérito a morte de feto em Aveiro

A administração hospitalar do Baixo Vouga vai abrir um inquérito após a morte de um feto, com 40 semanas de gestação. Os pais acusam o hospital de negligência médica.
Hospital de Santa Maria

Ar limpo no Santa Maria apesar de amianto 

“Apesar de se ter confirmado a existência de amianto, as concentrações obtidas de fibras respiráveis no ar foram inferiores a 0,01 fibra/cm3, ou seja, o ar é considerado limpo”, informou o hospital.
Hospitais

Futuro hospital do Seixal deve abrir em 2023

228
O Governo apresentou esta sexta-feira à autarquia uma estimativa de que o futuro hospital do Seixal estará construído em 2023, com uma verba de 50 milhões do orçamento de Estado para 2020.
Hospitais

Almada-Seixal: médicos intimados a horas extra

1222
Os médicos foram intimados a fazer horas extra nos centros de saúde de Almada-Seixal. Medida tenta colmatar os efeitos do fecho da urgência noturna do Garcia da Orta. Sindicato e federação queixam-se.
Hospital de Santa Maria

Hospitais fazem levantamento de locais com amianto

O Centro Hospitalar Lisboa Norte está a averiguar que salas e locais no Hospital de Santa Maria precisão de intervenções por terem amianto nas suas estruturas.
Urgências

Idosos nas urgências por acidentes domésticos

Entre janeiro e junho deste ano foram registados mais de 60.000 acidentes domésticos e de lazer. Os idosos acima dos 75 anos os que vão mais às urgências.
INEM

Homem com queimaduras faz 100 km de ambulância

Um octogenário foi esta terça-feira transportado para a urgência do Hospital de Chaves com queimaduras em “cerca de 30% do corpo”, tendo sido mais tarde helitransportado para Coimbra através de Lamego
Manifestações

Ministra da Saúde: fecho de urgência é temporário

390
Cerca de 200 utentes estão concentrados à porta do Hospital Garcia de Orta, exigindo que a urgência pediátrica volte a estar aberta de noite. Ministra da Saúde assegura que situação é temporária.
País

Portugal diminui infeções em cirurgias

Os números de infeções em cirurgias diminuíram de forma geral, mas foi também registado um leve aumento destas na área de neonatologia, em 2018.
País

Utentes e sindicato em vigília pelo Garcia de Orta

Os utentes do Hospital Garcia de Orta com o apoio dos sindicatos vão efetuar uma vigília contra o encerramento dos serviços de urgência do Hospital Garcia de Orta.
Cardiologia

Santa Marta trata os corações dos bebés há 50 anos

111
Cerca de 900 bebés nascem anualmente em Portugal com problemas cardíacos. Muitos são acompanhados no Hospital de Santa Marta, onde agora os doentes chegam a pesar pouco mais de meio quilograma.
Medicamentos

Medicamentos. "Hospitais não medem os resultados"

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos mostrou-se preocupada com o facto de 70% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde não medir os resultados dos medicamentos inovadores que são aplicados.
Saúde

Garcia de Orta procura novo diretor para Pediatria

O Garcia de Orta abriu um concurso após a demissão da diretora do serviço de Pediatria. A abertura do processo de recrutamento deu-se no final de outubro e foi publicitada esta sexta-feira.
Urgências

Anterior administração do Garcia da Orta criticada

O presidente da FNAM denunciou a situação como sendo "uma vergonha", afirmando que "conselho de administração anterior devia ser responsabilizado" e o anterior presidente despedido.
Medicamentos

40% dos hospitais têm ruturas diárias medicamentos

221
Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento, muitas vezes resolvidas com recurso à importação.
Saúde

Sarna atinge nove pessoas no hospital de Elvas

270
Três enfermeiros e seis assistentes operacionais foram afetados por um surto de sarna detetado naquele hospital na quarta-feira. A situação está controlada e os profissionais monitorizados.
Hospitais

Hospitais não podem contratar sem visto da tutela

Os hospitais vão continuar em 2020 impedidos de aumentar o número de trabalhadores sem a autorização prévia do Ministério da Saúde, estipula um despacho do secretário de Estado da Saúde.
Hospital de Santa Maria

Bastonário quer solução rápida das urgências

Miguel Guimarães declarou que tem de ser ouvido o "grito de alerta" dos chefes de serviço que assinaram documento escusando-se de responsabilidades em caso de incidentes nas urgências do Santa Maria.
Hospital de São João

Mulher que tentou raptar bebé vai a julgamento

A mulher de 48 anos que em fevereiro entrou "de forma não apurada e não autorizada" na Obstetrícia do Hospital de São João e tentou sequestrar uma recém-nascida vai a julgamento esta terça-feira.
Saúde

Garcia de Orta não confirma fecho de urgência

O Conselho de Administração do hospital de Almada diz que "estão a ser trabalhadas várias hipóteses" e que está em conversações com a ARSLVT e o Ministério da Saúde.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo impressionado com primeiro robô do SNS

"Fiquei muito impressionado. Sua alteza, o príncipe Aga Khan, ele próprio experimentou e eu experimentei, e é de facto outro mundo, um salto em frente", afirmou o Presidente da República.
Cabo Verde

Cabo Verde. Hospitais recrutam 95 trabalhadores

Hospitais centrais cabo-verdianos vão poder contratar 95 técnicos operacionais devido à "escassez do pessoal de apoio operacional em diferentes serviços que compõem o Sistema Nacional de Saúde".
Hospital de Santa Maria

Santa Maria. Médicos pedem escusa nas urgências

1450
Mais de duas dezenas de médicos alegam que há falta de condições nas urgências do hospital Santa Maria e por isso pedem escusa de responsabilidade.
Lisboa

Fidelidade. Concorrência encerra investigação

O Conselho da AdC declarou "extinto o procedimento correspondente à análise da operação" de concentração. Fidelidade abstém-se "de exercer o controlo sobre o Fundo Saudeinveste.
País

Catarina Martins quer pediatras no Garcia de Orta

A coordenadora do Bloco de Esquerda quer que se abram vagas e concursos o quanto antes para resolver a situação de falta de pediatras que tem encerrado esta urgência todos os fins de semana.
Hospital de Santa Maria

Santa Maria vai ter espaço para doentes com alta

1496
"Não é uma enfermaria nem um lar, é algo intermédio", explicou o diretor clínico do Hospital Santa Maria, que vai arrancar com um processo que passa ainda pela hospitalização domiciliária.
Hospital de São João

Ala pediátrica do São João com relatório semanal

Apostado em promover a transparência e o escrutínio da obra da ala pediátrica, o hospital de São João, no Porto, anunciou que vai divulgar pontos de situação semanais sobre o progresso da construção.
Serviço Nacional de Saúde

Beveridge, Bismarck e a urgência do Garcia de Orta

266
Em Portugal temos infelizmente o pior de dois mundos: por um lado pagamos cada vez mais impostos e por outro o serviço que é prestado é cada vez pior. Exemplo disto é o que se passa no Garcia de Orta.
Moçambique

Hospital da Beira reabre cirurgia e serviços

285
A reconstrução do bloco cirúrgico custou 400 mil euros e os municípios do Porto e Coimbra contribuíram com 100 mil euros cada, sendo o restante valor doado pela Health4MOZ.
Hospitais

Almada. Urgência pediátrica fecha 3 fins de semana

678
A urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta vai fechar todos os fins de semana até dia 18 de novembro. Este fim de semana, encerra mais cedo: entre as 9h de sexta e as 8h30 de segunda-feira.
Hospitais

Garcia de Orta. Utentes admitem recorrer à UE

399
A Comissão de Utentes de Saúde do Seixal considerou inaceitável a falta de profissionais no Garcia de Orta e defende que solução passa pela denúncia ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.
Médicos

Garcia de Orta: médicos acumularam 300 horas extra

Os médicos da urgência do Garcia da Orta já acumularam mais de 300 horas extra. “Os próprios profissionais mostram-se conscientes do risco que esta situação representa para a população”, diz a Ordem.
Saúde

Urgência do Garcia de Orta em risco

496
Cerca de 20 especialistas de Medicina Interna do hospital Garcia de Orta dizem estar indisponíveis para fazer horas extraordinárias, o que põe em risco o funcionamento da urgência deste hospital.
Hospital de São João

DIAP abre inquérito à construção da ala pediátrica

571
O Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto abriu um inquérito a propósito das doações para a construção da ala pediátrica do hospital de São João, estando o mesmo em segredo de justiça.
Ministério Público

MP acusa médicos e enfermeira de negligência

Caso remonta a fevereiro de 2017, quando uma mulher, grávida de 37 semanas, teve de esperar quase hora e meia no Hospital da Guarda para ser observada, acabando por perder a bebé.
Saúde

Garcia de Orta. Urgência pediátrica volta a fechar

1786
O serviço vai fechar às 20h30 desta sexta-feira até às 8h30 de segunda-feira. O serviço de neonatologia e a urgência interna de pediatria funcionarão regularmente.
Évora

Diretores do hospital de Évora demitem-se

Os diretores e chefes de serviço do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) apresentaram a demissão em bloco, na sequência da auditoria do Tribunal de Contas.
Serviço Nacional de Saúde

Bebé sem rosto. Ordem dos Médicos criticada

A atuação do conselho disciplinar regional do Sul da Ordem dos Médicos tem sido questionada desde o nascimento de Rodrigo, o bebé sem parte do rosto em Setúbal.
Bebés

Médico de Setúbal não viu que bebé só tinha um rim /premium

5219
A mãe de Diana fez duas ecografias com o médico Artur Carvalho: "Tudo perfeito". A menina nasceu com duas vaginas, dois retos, dois úteros, espinha bífida e só um rim. Já vai para a sexta cirurgia.
Hospitais

Guarda. PSD questiona Governo sobre saúde

127
Carlos Peixoto, deputado do PSD, questionou a ministra da Saúde, através da Assembleia da República, sobre vários problemas de uma área que "está moribunda".
Saúde

Garcia de Orta. Urgência pediátrica volta a fechar

871
O hospital encerrou a urgência pediátrica durante duas noites por falta de médicos e vai voltar a fazê-lo este fim de semana. Serviços fecham esta sexta-feira, às 20h30, e só reabrem segunda às 8h30.
Hospitais

Garcia de Orta tenta protocolo com Misericórdias

A ideia é ter uma parceria "protocolada com a União das Misericórdias que trará médicos do norte do país, que é onde há mais pediatras, que trabalharão essencialmente ao fim de semana".
Hospitais

Garcia de Orta: "É preciso reorganizar estrutura"

O presidente do conselho de administração do Hospital Garcia de Orta defendeu esta quarta-feira que é preciso “reorganizar a estrutura interna” da instituição.
IPO

Novo edifício do IPO deve ser realidade em 2023

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa, o Governo e a Câmara de Lisboa manifestaram o desejo de que o novo edifício do instituto seja uma realidade em 2023, ano do centenário da instituição.
Hospitais

Contar /premium

A dificuldade de contar era directamente proporcional à incredulidade que suscitaria, mas não tinha eu “visto”? E o desafio não era afinal a descoberta de que “ali” também podia escorrer o talento?
Saúde

Explicador. O que se passa no Garcia de Orta? /premium

A urgência pediátrica do Garcia de Orta fechou duas vezes em três dias. O que se passa neste hospital? Quais as consequências para as crianças? Pode voltar a acontecer? Há outras urgências em risco?
Urgências

Garcia de Orta. Urgência pediátrica já reabriu

263
Depois de mais uma noite encerrada, urgência pediátrica do Garcia de Orta já reabriu. Presidente do CA diz que o problema está resolvido mas só até sexta-feira: "Não há pediatras em Portugal".
Crime Organizado

Presa suspeita de furto de equipamento hospitalar

A arguida é suspeita, em coautoria com outros cinco suspeitos, de ter furtado nove equipamentos topo de gama de endoscopia e colonoscopia, avaliados em 200 mil euros.
Urgências

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerrada

10906
A urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai encerrar entre as 20:00 e as 08:00 de domingo, por falta de médicos para cumprir a escala noturna.
Música

Rapper ProfJam internado após ataque de psicose

188
O ataque poderá estar relacionado com o consumo de drogas em excesso, diz o Correio da Manhã. Profjam tinha cancelado concertos — que a agência tinha justificado com um acidente de carro.
Hospital de São João

Porto. Hospital de São João investe 1,8 milhões

O Hospital de São João, no Porto, anunciou um investimento de 1,8 milhões de euros proveniente de um protocolo com a empresa Medtronic.
Médicos

1.830 vagas para formação de novos médicos

É o maior número de vagas para formar novos médicos especialistas de sempre. Entre as vagas há 1.297 para especialidades hospitalares, 491 para medicina geral e familiar e 36 para saúde pública.
Hospitais

Garcia de Orta. Médicos e direção procuram solução

Administração do hospital diz que houve um "princípio de entendimento" para ultrapassar os problemas. Sociedade Portuguesa de Medicina Interna afirma que "principal questão está resolvida".
Legislativas 2019

PS mostra obra (mesmo a que começou há um dia)

878
Candidato do PS foi à obra da ala pediátrica do S. João. Uma visita marcada à última, um dia depois de instalado o estaleiro de obra. Em Coimbra distribuiu rosas com a candidata que é ministra.
Hospital de São João

S. João. Estaleiro montado para ala pediátrica

A montagem do estaleiro para a construção da ala pediátrica do Hospital São João avançou esta terça-feira, “antecipando o início efetivo da empreitada”, avança o centro hospitalar em comunicado.
Hospitais

Coimbra. Hospitais aumentaram investimento em 100%

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra aumentou este ano o investimento em mais de 100% relativamente a 2018, passando de 4,1 para 9,5 milhões de euros.
Hospitais

Coimbra. Bastonária denuncia doentes sem comer

580
Ana Rita Cavaco alertou para a existência de doentes que passam mais de 24 horas nas urgências do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra a serem alimentados apenas com bolachas e chá.
Saúde

Porque é que faltam anestesistas no SNS? /premium

103
Encerram maternidades e paralisam blocos operatórios quando não estão. Os casos são cada vez mais frequentes. O problema estará na saída para os privados, mas há poucos incentivos para ficar no SNS.
Hospitais

Aveiro. Retirada cobertura de amianto de hospital

As obras de retirada das coberturas com amianto do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, que tiveram início em maio foram concluidas esta segunda-feira.
Hospitais

Cobradores de fraque recuperam taxas moderadoras

487
Há hospitais, incluindo públicos, que estão a recorrer a empresas de recuperação de dívidas para cobrar despesas que ficaram por pagar, desde taxas moderadoras até custos de consultas, noticia a RR.
Medicamentos

Há portugueses sem acesso a medicamentos

356
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos alertou que há portugueses sem acesso a medicamentos de dispensa exclusiva hospitalar, porque não conseguem ir buscá-los. É preciso "não criar desigualdades".
Urgências

Sem alternativa, urgências batem centros de saúde 

Só entre janeiro e junho deste ano houve quase 1,1 milhões de episódios de urgência nos hospitais do SNS. Doentes consideram que hospital tem "melhores condições para efetuar tratamento".
Bebés

Porto. Maternidade ensina bebés prematuros a mamar

795
Bebés prematuros não conseguem combinar a sucção, deglutição e respiração. Cecília Mendes, enfermeira, conta que mães ficam assustadas. "O que aqui fazemos é dar muito apoio", diz.
Saúde

Médicos jovens menos dispostos a fazer abortos

522
Médicos mais jovens declaram-se objetores de consciência, mas não há números oficiais sobre quantos são. Especialistas dizem que falta de recursos humanos e valorização dificulta processo.
Hospital de Santa Maria

Ruben de Carvalho. Hospital rejeita culpa na morte

Ruben de Carvalho morreu depois de uma queda no Hospital de Santa Maria onde estava internado. O Ministério Público e a Entidade Reguladora da Saúde continuam a investigação.
Hospitais

Urgência da MAC condicionada 

1025
Havia apenas um anestesista de serviço das urgências da Maternidade Alfredo da Costa. Expresso diz que o serviço deixou de receber novas grávida domingo de manhã. Urgências já reabriram entretanto.
Urgências

Garcia de Orta. Escala de cirurgia sem cirurgiões /premium

1343
Nenhum cirurgião geral estava escalado na urgência de Cirurgia Geral esta sexta-feira. Internistas das urgências demitiram-se por causa disso. Escala de setembro estará sempre incompleta.
Ordem dos Médicos

Garcia de Orta. Bastonário não recebeu carta

O dirigente frisou que a questão da carta pode parecer um “pormenor irrelevante”, mas é “muito importante” porque se existem problemas no hospital é importante que a Ordem seja informada.
Hospitais

Ministra: caso Garcia de Orta “ultrapassado”

250
Marta Temido leu a carta de demissão dos médicos do hospital Garcia de Horta e diz que o caso está “ultrapassado”. Sobre o limite a medicamentos por parte da ADSE, diz que houve "ruído infundado".
Hospitais

Garcia de Orta. "Absurdo" retirar cirurgia

155
Ministra da Saúde disse que “nunca esteve em causa” retirar cirurgia geral da presença física no serviço de urgência do Hospital Garcia de Orta, em Almada, acrescentando que ideia seria "um absurdo".
A página está a demorar muito tempo.