Hospitais
Saúde

Garcia de Orta. Urgência pediátrica volta a fechar

867
O hospital encerrou a urgência pediátrica durante duas noites por falta de médicos e vai voltar a fazê-lo este fim de semana. Serviços fecham esta sexta-feira, às 20h30, e só reabrem segunda às 8h30.
Hospitais

Garcia de Orta tenta protocolo com Misericórdias

A ideia é ter uma parceria "protocolada com a União das Misericórdias que trará médicos do norte do país, que é onde há mais pediatras, que trabalharão essencialmente ao fim de semana".
Hospitais

Garcia de Orta: "É preciso reorganizar estrutura"

O presidente do conselho de administração do Hospital Garcia de Orta defendeu esta quarta-feira que é preciso “reorganizar a estrutura interna” da instituição.
IPO

Novo edifício do IPO deve ser realidade em 2023

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa, o Governo e a Câmara de Lisboa manifestaram o desejo de que o novo edifício do instituto seja uma realidade em 2023, ano do centenário da instituição.
Hospitais

Contar /premium

A dificuldade de contar era directamente proporcional à incredulidade que suscitaria, mas não tinha eu “visto”? E o desafio não era afinal a descoberta de que “ali” também podia escorrer o talento?
Saúde

Explicador. O que se passa no Garcia de Orta? /premium

A urgência pediátrica do Garcia de Orta fechou duas vezes em três dias. O que se passa neste hospital? Quais as consequências para as crianças? Pode voltar a acontecer? Há outras urgências em risco?
Urgências

Garcia de Orta. Urgência pediátrica já reabriu

263
Depois de mais uma noite encerrada, urgência pediátrica do Garcia de Orta já reabriu. Presidente do CA diz que o problema está resolvido mas só até sexta-feira: "Não há pediatras em Portugal".
Crime Organizado

Presa suspeita de furto de equipamento hospitalar

A arguida é suspeita, em coautoria com outros cinco suspeitos, de ter furtado nove equipamentos topo de gama de endoscopia e colonoscopia, avaliados em 200 mil euros.
Urgências

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerrada

10906
LA urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai encerrar entre as 20:00 e as 08:00 de domingo, por falta de médicos para cumprir a escala noturna.
Música

Rapper ProfJam internado após ataque de psicose

188
O ataque poderá estar relacionado com o consumo de drogas em excesso, diz o Correio da Manhã. Profjam tinha cancelado concertos — que a agência tinha justificado com um acidente de carro.
Hospital de São João

Porto. Hospital de São João investe 1,8 milhões

O Hospital de São João, no Porto, anunciou um investimento de 1,8 milhões de euros proveniente de um protocolo com a empresa Medtronic.
Médicos

1.830 vagas para formação de novos médicos

É o maior número de vagas para formar novos médicos especialistas de sempre. Entre as vagas há 1.297 para especialidades hospitalares, 491 para medicina geral e familiar e 36 para saúde pública.
Hospitais

Garcia de Orta. Médicos e direção procuram solução

Administração do hospital diz que houve um "princípio de entendimento" para ultrapassar os problemas. Sociedade Portuguesa de Medicina Interna afirma que "principal questão está resolvida".
Legislativas 2019

PS mostra obra (mesmo a que começou há um dia)

878
Candidato do PS foi à obra da ala pediátrica do S. João. Uma visita marcada à última, um dia depois de instalado o estaleiro de obra. Em Coimbra distribuiu rosas com a candidata que é ministra.
Hospital de São João

S. João. Estaleiro montado para ala pediátrica

A montagem do estaleiro para a construção da ala pediátrica do Hospital São João avançou esta terça-feira, “antecipando o início efetivo da empreitada”, avança o centro hospitalar em comunicado.
Hospitais

Coimbra. Hospitais aumentaram investimento em 100%

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra aumentou este ano o investimento em mais de 100% relativamente a 2018, passando de 4,1 para 9,5 milhões de euros.
Hospitais

Coimbra. Bastonária denuncia doentes sem comer

580
Ana Rita Cavaco alertou para a existência de doentes que passam mais de 24 horas nas urgências do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra a serem alimentados apenas com bolachas e chá.
Saúde

Porque é que faltam anestesistas no SNS? /premium

103
Encerram maternidades e paralisam blocos operatórios quando não estão. Os casos são cada vez mais frequentes. O problema estará na saída para os privados, mas há poucos incentivos para ficar no SNS.
Hospitais

Aveiro. Retirada cobertura de amianto de hospital

As obras de retirada das coberturas com amianto do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, que tiveram início em maio foram concluidas esta segunda-feira.
Hospitais

Cobradores de fraque recuperam taxas moderadoras

487
Há hospitais, incluindo públicos, que estão a recorrer a empresas de recuperação de dívidas para cobrar despesas que ficaram por pagar, desde taxas moderadoras até custos de consultas, noticia a RR.
Medicamentos

Há portugueses sem acesso a medicamentos

356
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos alertou que há portugueses sem acesso a medicamentos de dispensa exclusiva hospitalar, porque não conseguem ir buscá-los. É preciso "não criar desigualdades".
Urgências

Sem alternativa, urgências batem centros de saúde 

Só entre janeiro e junho deste ano houve quase 1,1 milhões de episódios de urgência nos hospitais do SNS. Doentes consideram que hospital tem "melhores condições para efetuar tratamento".
Bebés

Porto. Maternidade ensina bebés prematuros a mamar

795
Bebés prematuros não conseguem combinar a sucção, deglutição e respiração. Cecília Mendes, enfermeira, conta que mães ficam assustadas. "O que aqui fazemos é dar muito apoio", diz.
Saúde

Médicos jovens menos dispostos a fazer abortos

522
Médicos mais jovens declaram-se objetores de consciência, mas não há números oficiais sobre quantos são. Especialistas dizem que falta de recursos humanos e valorização dificulta processo.
Hospital de Santa Maria

Ruben de Carvalho. Hospital rejeita culpa na morte

Ruben de Carvalho morreu depois de uma queda no Hospital de Santa Maria onde estava internado. O Ministério Público e a Entidade Reguladora da Saúde continuam a investigação.
Hospitais

Urgência da MAC condicionada 

1025
Havia apenas um anestesista de serviço das urgências da Maternidade Alfredo da Costa. Expresso diz que o serviço deixou de receber novas grávida domingo de manhã. Urgências já reabriram entretanto.
Urgências

Garcia de Orta. Escala de cirurgia sem cirurgiões /premium

1343
Nenhum cirurgião geral estava escalado na urgência de Cirurgia Geral esta sexta-feira. Internistas das urgências demitiram-se por causa disso. Escala de setembro estará sempre incompleta.
Ordem dos Médicos

Garcia de Orta. Bastonário não recebeu carta

O dirigente frisou que a questão da carta pode parecer um “pormenor irrelevante”, mas é “muito importante” porque se existem problemas no hospital é importante que a Ordem seja informada.
Hospitais

Ministra: caso Garcia de Orta “ultrapassado”

250
Marta Temido leu a carta de demissão dos médicos do hospital Garcia de Horta e diz que o caso está “ultrapassado”. Sobre o limite a medicamentos por parte da ADSE, diz que houve "ruído infundado".
Hospitais

Garcia de Orta. "Absurdo" retirar cirurgia

155
Ministra da Saúde disse que “nunca esteve em causa” retirar cirurgia geral da presença física no serviço de urgência do Hospital Garcia de Orta, em Almada, acrescentando que ideia seria "um absurdo".
Hospitais

Garcia de Orta garante escala de urgência completa

2490
Além de dez chefes de equipa, dez internistas terão apresentado demissão devido à decisão da administração de retirar a Cirurgia Geral do serviço de urgência. Hospital nega demissões.
Saúde

80 pessoas recusaram doar medula em 2018

832
Mitos sobre o processo de colheita dificultam a concretização dos tratamentos. IPO do Porto organiza evento para esclarecer preconceitos e sensibilizar para a importância da dádiva.
Obesidade

Há cada vez mais obesos à procura de cirurgia

253
Maior facilidade de acesso à primeira consulta e maior financiamento dos hospitais justificam aumento da procura. Nos primeiros seis meses do ano já foram realizadas mais de mil operações.
Hospitais

Mello sai do Hospital de Vila Franca de Xira

A José de Mello Saúde vai deixar a gestão do Hospital de Vila Franca de Xira em 2021, quando terminar o contrato. O grupo não vai aceder ao pedido de ficar mais tempo além desse prazo.
Serviço Nacional de Saúde

Grupo criado para iniciar hospital no Oeste

283
Administração Regional de Saúde e a Comunidade Intermunicipal e o Centro Hospitalar do Oeste criaram nas Caldas da Rainha um grupo para começar a trabalhar no novo hospital para a região.
Algarve

Isilda Gomes quer novo hospital central no Algarve

A presidente do Conselho Consultivo do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve defendeu o avanço de um novo hospital central na região, projeto com quase 2 décadas mas que nunca se concretizou.
Hospitais

Hospitais: 3 meses para plano de humanização 

686
Entre as medidas do plano constam a criação de estruturas orgânicas próprias e autónomas destinadas ao projeto de humanização dos cuidados de saúde. "Saibamos todos inconformarmo-nos", apelou Temido.
Hospitais

Secretária de Estado: quedas são algo "mau"

"Para mim sete mil quedas, oito mil quedas é mau, qualquer caso de incidente adverso é mau", disse Raquel Duarte. A secretária de Estado afirma que esta é uma preocupação que existe há muito.
Hospitais

8 mil doentes por ano sofrem quedas em hospitais 

309
Dados são de 2017 e 2018. Houve uma redução face a 2016, ano em que se registaram nove mil quedas. Números não permitem aferir os contextos concretos em que ocorreram as quedas, diz DGS.
Serviço Nacional de Saúde

Meio milhão acompanhado fora da área de residência

Desde o início do sistema de Livre Acesso e Circulação de utentes, a junho de 2016, e até final 2018, 513.463 utentes escolheram um hospital fora da sua área de residência para serem acompanhados.
Saúde

Número de cirurgias aumentou em 2018 

Número de doentes operados em 2018 cresceu para 594.978. Aumento deve-se sobretudo aos hospitais convencionados e aos protocolados, que inclui o setor social e os privados.
Organizações de Saúde

Associação pede mais acompanhamento de desnutridos

172
O presidente da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica advertiu também para a falta de nutricionistas a trabalhar nos hospitais e nos centros de saúde.
Hospital de São João

Ala Pediátrica do S. João vai custar 25 milhões

234
Ministra não anunciou data para o início das obras da Ala Pediátrica do São João mas diretor do hospital fala num prazo de dois anos para a conclusão das novas instalações.
Faro

Avaria na ventilação obriga a adiar operações

395
O bloco operatório do Hospital de Faro está a funcionar a 50% devido a uma avaria no sistema de ventilação. Quatro cirurgias tiveram de ser adiadas. Administração garante que não haverá mais atrasos.
Coimbra

Urgência de maternidade em Coimbra já não fecha

Devido à falta de obstetras, estava previsto o encerramento do serviço de urgência durante o dia de sábado, mas o Centro Hospitalar conseguiu assegurar as condições para o seu funcionamento,
Serviço Nacional de Saúde

Baixas dificultam escalas nas urgências do Algarve

Preenchimento das escalas noturnas na Urgência de Neonatologia do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, a partir de setembro, está a ser dificultado por estarem vários médicos de baixa.
Médicos

Obstetrícia: mais de metade das vagas por ocupar

197
Nas especialidades de ginecologia/obstetrícia, abriram 31 vagas e só 14 foram ocupadas. E sobraram 350 vagas para médicos recém-especializados em medicina geral e familiar, saúde pública e hospitalar.
Hospitais

Coimbra. Maternidade já não encerra segunda-feira

Fonte do gabinete de comunicação disse que uma médica obstetra se disponibilizou para substituir uma colega que se encontra de baixa, evitando o encerramento da Maternidade de Coimbra.
Saúde

Maternidade em Coimbra encerra por dois dias

1617
Entre as 21h de segunda-feira e as 09h de terça-feira, e o dia 31, a urgência da Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, estará fechada. Cidadãos terão que recorrer à Maternidade Dr. Daniel de Matos.
Combustível

O mundo ao contrário

614
Se o seu depósito é mais importante do que aquilo que os pais deste bebé sentiram quando lhes disseram que o filho deles morreu instantes depois do nascimento, é porque tem o mundo ao contrário.
Hospitais

Hospital de Braga garante segurança dos doentes

O Hospital de Braga garantiu a segurança de todos os utentes, apesar de a Ordem dos Enfermeiros ter apontado "situações de indignidade e clara insegurança" e pedido medidas "urgentes" ao Governo.
Pediatria

S.João: 22,5 milhões para ala pediátrica

Para 2019, o hospital fica autorizado a assumir um encargo até 3,7 milhões de euros, o mesmo que em 2021, sendo 2020 o ano relativo ao montante mais elevado: 15 milhões de euros.
Hospitais

Beja e Portalegre sem urgências de obstetrícia

1352
Os hospitais de Beja e Portalegre não têm urgências de Ginecologia e Obstetrícia desde esta sexta-feira e no fim de semana e, no Hospital do Litoral Alentejano não se vão realizar cirurgias.
Greve

Greve. Porque precisam os hospitais dos motoristas

138
Não é só o combustível. Os hospitais precisam de produtos cujo transporte é ainda mais exigente, como o oxigénio para estabilizar os doentes e os gases para as anestesias gerais.
Obras Públicas

Concurso para construção do Hospital do Alentejo

O novo Hospital Central do Alentejo, a construir na periferia da cidade de Évora, deverá entrar em funcionamento até dezembro de 2023, e atendimento pode chegar a abranger cerca de 500 mil pessoas.
Hospitais

Maternidades de Lisboa fazem 30 partos por dia

As quatro maternidades de Lisboa realizaram na 1.ª semana de agosto uma média diária de 30 partos, menos 3 partos por dia em relação ao período homólogo, embora o número de urgências seja superior.
Serviço Nacional de Saúde

150 milhões para construir Hospital do Alentejo

Administração Regional de Saúde do Alentejo indicou que o novo Hospital Central do Alentejo, a construir em Évora, entrará em funcionamento até dezembro de 2023. 40 milhões são de fundos europeus.
Hospitais

Sindicato: "tempestade perfeita" nas maternidades

252
Sindicato Independente dos Médicos afirma que quase todas as maternidades da região de Lisboa estão a funcionar com escalas “abaixo dos mínimos admissíveis” e reprovou atitude do Ministério da Saúde.
Hospital Amadora-Sintra

Escalas ilegais na obstetrícia do Amadora-Sintra

230
O representante da Ordem dos Médicos avisa que as maternidades estão já a ultrapassar a situação limite, com profissionais a fazerem num mês mais de 100 horas de serviço de urgência além do habitual.
Medicamentos

Porto. Hospital sem dinheiro para medicamento caro

347
Daniela Braga sofre de paramiloidose e é acompanhada no Hospital de Santo António, no Porto, que diz não ter verbas para assumir os custos do medicamento que estagna a doença.
Saúde da Mulher

Amadora-Sintra: PGR abre inquérito à morte de bebé

103
Procuradoria-geral da República anunciou a abertura de inquérito sobre a morte do bebé cuja mãe foi transferida por falta de incubadoras. Hospitais de Faro e Amadora-Sintra anunciaram o mesmo.
Serviço Nacional de Saúde

Hospitais de Lisboa recusam consultas a grávidas

195
Associação Portuguesa dos Direitos da Mulher na Gravidez e no Parto denuncia casos de consultas recusadas e acompanhamento insuficiente no Serviço Nacional de Saúde.
Greve

Pediatras de Coimbra aderem em 70% à greve 

As principais reivindicações dos trabalhadores passam pela falta de recursos humanos, o que os obriga a um esforço suplementar, e trabalhos aos fins de semanas, que não estão a serem pagos como tal.
Hospital de São José

Misérias e grandezas /premium

691
Aqueles corredores [de São José] são habitados por pessoas desfiguradas por acidentes e doenças. À primeira vista é tudo muito feio, mas olhando com atenção conseguimos ver muita beleza.
Trabalho

SNS. Contratação de mais 1.400 profissionais

158
Com a contratação de 1.442 profissionais, "fica definitivamente reposta a capacidade que tinha sido afetada com a passagem para as 35 horas", disse o secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos.
Serviço Nacional de Saúde

Há mais doentes em hospitais longe de casa

Pedidos de utentes para consultas em hospitais fora da área de residência aumentaram 20%, segundo dados revelados pelo JN. Objetivo é evitar listas de espera, mas já há hospitais mais pressionados.
Hospitais

Leiria. Doentes não urgentes nos centros de saúde

Objetivo da medida é diminuir as falsas urgências. Doentes passam a ser atendidos no próprio dia e pelo médico de família. Sistema conta com a colaboração de 13 médicos de família.
Hospital de São João

Escolhida construtora da pediatria do São Joao

A empresa Casais – Engenharia e Construção, S. A. vai ser responsável pela construção da ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário São João. O projeto existe há 10 anos.
Hospitais

Criados mais 19 hospitais privados em Portugal

1364
Dos 19 hospitais, 6 já abriram portas em 2018. Os restantes, ou abriram este ano ou irão fazê-lo até 2020, e há mais três projetos na calha. O investimento total é superior a 750 milhões de euros.
Hospitais

Médicos obstetras pedem escusa de responsabilidade

257
Seguindo as recomendações da Ordem dos Médicos e do Sindicato Independente dos Médicos, vários obstetras de Lisboa entregaram o pedido de escusa de responsabilidade, passando-a para a tutela.
Bactérias

Bactéria resistente desenvolve-se em hospitais 

813
A Klebsiella pneumoniae é resistente a um antibiótico fundamental. Já provocou mais de 2.000 mortes num só ano. Cientistas dizem que higiene nos hospitais é essencial para travar a sua disseminação.
Enfermeiros

Enfermeiros querem parlamento a discutir carreiras

O sindicato quer obrigar a AR a discutir o descongelamento das progressões e a carreira. Para tal, enfermeiros fazem circular duas petições. Exigem "a justa contagem de pontos" a todos os enfermeiros.
Hospital de São João

Mulher que sequestrou bebé viu processos clínicos

A mulher "foi ao balcão do secretariado e aí consultou alguns processos", refere a acusação do caso, acrescentando que entrou “de forma não autorizada” na obstetrícia, disfarçada de médica.
IPO

IPO Lisboa fecha bloco de braquiterapia

133
Decisão foi tomada depois de três profissionais de saúde terem manifestado queixas respiratórias, na unidade que faz tratamentos com recurso a radiações. Atividade será retomada na próxima semana.
Hospitais

Governo poderá obrigar médicos a ficar no SNS

4357
Ideia é compensar o Estado pelo investimento na sua educação e faz parte do conjunto de medidas que o Estado está a estudar para reter médicos durante mais tempo nos hospitais públicos.
Hospitais

Governo autoriza despesa para hospital do Alentejo

Foi autorizada esta quinta-feira em Conselho de Ministros a realização de despesa para a celebração do contrato da construção do novo Hospital Central do Alentejo, até 150 milhões de euros.
Hospitais

150 milhões para novo Hospital Central do Alentejo

A verba foi anunciada pela ministra da Saúde, Marta Temido. Encargos da despesa serão divididos até 2023. Verbas serão ainda inscritas no orçamento Administração Regional de Saúde do Alentejo.
Voluntariado

Leiria. Voluntários leem para bebés dormirem

1768
Crianças e adolescentes internados na unidade pediátrica do Centro Hospitalar de Leiria recebem a visita de voluntários da Associação Nuvem Vitória, os "nuvens", que contam histórias para adormecer.
Serviço Nacional de Saúde

Hospital de Serpa. 3,7 milhões para unidade médica

Hospital de Serpa, gerido pela Misericórdia, vai ter unidade médico-cirúrgica, num investimento de 3,7 milhões de euros, para substituir bloco operatório desativado há 14 anos e reduzir listas do SNS.
Urgências

Afluência às urgências aumentou em 2018

De acordo com dados do Portal do SNS, entre 2017 e 2018 registaram-se mais 47 mil idas às urgências que no ano anterior. Ministério da Saúde continua sem alcançar a redução de 3,5%
Greve

Greve. Técnicos de diagnóstico com 85% de adesão

148
Dirigentes de quatro sindicatos deslocaram-se à Assembleia da República para "avisar" os partidos políticos que vão continuar a lutar por condições mais justas de exercício da profissão.
Forças Armadas

Forças Armadas. Ministro quer gestão civil

1241
Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas deve, no prazo de 90 dias, apresentar uma proposta de legislação com um novo modelo de gestão, orientado pelos "princípios de profissionalização".
Obras Públicas

Hospital de Torres Vedras recebe 1,3 milhões

744
Projeto contempla remodelação da urgência, onde há “muitas deficiências e o espaço é desadequado”, criando “melhores condições para os utentes e para os profissionais”, disse a presidente do conselho.
Ministério da Saúde

Ministra analisa proposta para tarefeiros na MAC

A Maternidade Alfredo da Costa pode prestar "serviços mínimos" no verão por falta de anestesistas. A ministra está a analisar propostas de prestadores de serviços para colmatar esta ausência.
Saúde

Seis hospitais de Lisboa com novo balcão virtual 

Vai passar a ser possível marcar exames, pagar taxas moderadoras e obter declarações através de um portal online. Centro Hospitalar diz que é o balcão virtual "mais desenvolvido do país".
Saúde

Hospital de Évora cria centros inovadores 

613
Os Centros de Responsabilidade Integrada Cardiovascular e Onco-Cirúrgico são inovadores no país e um deles é mesmo único. Centro de Responsabilidade Integrada Cardiovascular é mesmo o primeiro.
Hospitais

Anestesistas. Alfredo da Costa suspende cirurgias

Durante o verão, só uma das duas salas de operação da MAC estará a aberta e metade das cirurgias foi adiada por falta de anestesistas. Solução para por contratar médicos, mas situação pode agravar-se.
Serviço Nacional de Saúde

Problemas na pediatria do Algarve serão resolvidos

"A nossa expectativa é de que a partir do final de julho consigamos responder à escala sem dificuldades", admitiu a ministra da Saúde. Marta Temido desvaloriza um cenário demasiado pessimista.
Ordem dos Médicos

Médicos alertam para degradação do SNS

"Nós queremos um SNS para todos os portugueses e não para meia dúzia de portugueses”, declarou Miguel Guimarães. O bastonário queixa-se de falta de recursos nos hospitais e fala em degradação do SNS.
Religião

Religião na saúde. O manual que (quase) ninguém lê /premium

773
Em 2009 foi regulamentada a assistência religiosa nos hospitais. Há um manual sobre alimentação, nascimento, sofrimento e morte por cada crença. Mas ninguém pergunta qual a religião dos doentes.
Psiquiatria

Coimbra. Doentes psiquiátricos a sopa e bolachas

540
Retidos nas urgências, os doentes psiquiátricos não têm acesso à higiene básica, a alimentação conveniente ou a tratamentos adequados. A opção é serem internados em serviços não especializados.
Hospitais

Maternidade de Faro sem capacidade para prematuros

1005
A maternidade do Hospital de Faro “entrou em rutura e está sem capacidade” para receber prematuros transferidos de Portimão, onde o serviço se encontra fechado temporariamente por falta de médicos.
Obras Públicas

São João. Pais querem arranque da ala pedriátrica

Associação que representa pais das crianças internadas no Hospital São João dizem esperar arrancar com a construção de uma nova ala pediátrica até ao final do ano.
Hospitais

Hospitais terão mais autonomia de gestão este ano

125
O projeto de reforço da autonomia de gestão abrange todos os hospitais, centros hospitalares, institutos portugueses de oncologia e unidades locais de saúde (ULS) EPE do SNS.
Parcerias Público Privadas

Hospitais em PPP têm tempos de espera maiores

Os hospitais de Braga e Vila Franca de Xira têm menos gastos do que os hospitais públicos de dimensões semelhantes mas a resposta é mais lenta. Em certos serviços o tempo de espera duplica.
Enfermeiros

Enfermeiros. Greve com adesão nos 80%

É já o terceiro dia de greve. Certos serviços registaram 100% de adesão. Presidente do Sindepor fala em adesão "fortíssima". Exigem descongelamento das progressões e melhores condições laborais.
Hospitais

Maternidades não vão encerrar, garante ARS

Presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo confirma ao Observador que serviços não vão ser encerrados. Hospitais vão ainda receber especialistas durante o verão.
Doenças raras

Bebé Matilde. Donativos não vão ser tributados

1312
A família conseguiu angariar os dois milhões de euros necessários para adquirir o remédio mais caro do mundo. António Mendes Mendonça assegura ao Eco que esse valor não vai ser tributado.
Rendas

Ex-hospital psiquiátrico disponível para arrendar

291
Vários imóveis públicos estão a ser reabilitados em todo o país para poderem ser arrendados. Dirigem-se à classe média e terão rendas acessíveis. Ainda não há prazo para medida entrar em vigor.
Saúde

Despesa corrente em saúde aumentou 5,1% em 2018

Os resultados preliminares da despesa corrente em saúde de 2018 mostram um aumento da despesa pública de 5,3% e privada de 4,6%.
Ministério da Saúde

Governo: menos 10 mil doentes em lista de espera

Marta Temido citou dados de maio indicando que diminuiu em dez mil o número de utentes em espera há mais de um ano. A ministra disse ainda que há agora mais utentes a utilizarem o SNS.
Saúde

Lei de Bases da Saúde está concluída e sem PPP

A proposta de Lei de Bases da Saúde foi concluída pelo grupo de trabalho respetivo e vai começar a ser debatida na Comissão Parlamentar de Saúde. Não há qualquer referência a PPP.
ASAE

Santo Tirso. Cozinha do hospital fechada pela ASAE

A ASAE exigiu que a cozinha fosse pintada e diz que “não são confecionadas refeições” naquele espaço, mas apenas empratadas. Fornecimento de refeições aos doentes não será afetado.
Enfermeiros

Reportagem. Oito horas na pele de um enfermeiro

26315
"Trocar uma fralda ou dar antibióticos a horas?" Alexandra Deus lida com estes dilemas diariamente. Acompanhámos um turno da enfermeira no Hospital Amadora-Sintra, onde trabalha há 10 anos.
Prisão

Capturado recluso que se evadiu do Egas Moniz

Foi capturado na tarde desta terça-feira pela PSP de Santarém e segundo adianta a DGRSP será agora conduzido ao Hospital Prisional de São João de Deus, em Caxias, para avaliação clínica.
Parcerias Público Privadas

Saúde. PPP lideram lista de Excelência Clínica

1558
O Hospital de Vila Franca de Xira, o Hospital de Cascais e o Hospital de Braga conseguiram os três primeiros lugares em Excelência Clínica, baseado no maior número de áreas com classificação 3+.
Saúde

Tempos de espera são o que motiva mais queixas

Os tempos de espera no local de atendimento representaram um quarto das queixas dos utentes no setor na saúde no ano passado, sendo o tema mais mencionado nas reclamações.
Profissionais de Saúde

67% das queixas da saúde são no setor público

104
Das mais de 84 mil reclamações na saúde registadas pelo regulador, 67% dizem respeito a unidades públicas. As quatro unidades geridas em parceria público-privada tiveram sete mil queixas.
Doenças raras

Bebé Matilde. Remédio pode chegar à Europa em 2019

951
O Zolgensma é o medicamento mais caro do mundo. O laboratório que o produz já pediu autorização para o comercializar na Europa. O remédio que pode curar Matilde pode chegar a Portugal este ano.
Greve

Greve. Médicos escrevem carta "anticalúnia"

133
O Sindicato explica que convocou a greve porque “o rol de queixas” destes profissionais “é vasto”. Dizem ainda que os responsáveis governamentais “tudo farão para intoxicarem a opinião pública".
Cancro

Nova consulta ajuda doentes oncológicos e família

Dezasseis familiares de doentes oncológicos são seguidos na nova consulta de apoio do luto do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. Equipa ajuda a lidar com a morte e a retomar rotinas.
Hospitais

Alfredo da Costa fecha blocos de ginecologia 

1735
A falta de médicos anestesistas vai levar ao encerramento, a partir de 15 de julho, de dois blocos operatórios de ginecologia da maternidade "por tempo indeterminado", avança a Rádio Renascença.
Saúde

SNS perdeu 6 mil assistentes operacionais 

1900
A contratação de mais profissionais de saúde é, aliás, a principal reivindicação dos profissionais do setor que à meia-noite desta sexta-feira iniciaram uma greve nacional de 24 horas.
Hospitais

PPP no Hospital de Braga poupou 300 a 400 milhões

879
O Hospital de Braga assume-se como "um dos melhores e mais eficientes" do Serviço Nacional de Saúde, diz o líder do Grupo Melo. A PPP dura desde setembro de 2009 e chegará ao fim em 31 de agosto.
Ministério da Saúde

Maternidades. Ministra chamada ao parlamento

A audição de Marta Temido foi aprovada esta quarta-feira por unanimidade pela comissão parlamentar de Saúde. Bastonário da Ordem dos Médicos também vai ser ouvido.
Serviço Nacional de Saúde

Atendimento a grávidas em Lisboa vai ser reforçado

As urgências de obstetrícia de quatro hospitais de Lisboa vão ser reforçadas, já em julho, com cinco ginecologistas-obstetras que terminam a especialização e assumem funções.
Ordem dos Médicos

Bastonário quer contratação imediata de médicos

101
Miguel Guimarães voltou a frisar que é preciso contratar médicos externos para manter maternidades abertas durante o verão. O bastonário defende ainda uma política de contratação semelhante à privada.
Médicos De Família

Lezíria. 10 novos médicos de família cobrem região

Cerca de 20.000 dos 200.000 utentes da região não tinham médico de família atribuído. Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria diz que falta de cobertura da população deixa assim de ser problema.
Pediatria

Hospital da Luz limita urgência de pediatria

O acesso dos clientes ao Atendimento Urgente de Pediatria "será limitado temporariamente" devido a obras de expansão do hospital. Condicionamento vai durar de 1 de julho a 15 de setembro.
Hospitais

TAC sem espera no Centro Hospitalar do Médio Tejo

O Centro Hospitalar frisa que não existe lista de espera para estes exames pois são um serviço de apoio à atividade programada do centro. Doentes só são deslocados em casos específicos, diz o centro.
Hospital de Santa Maria

Doente morre após queda da cama em Santa Maria

401
Poucos dias depois da morte de Ruben de Carvalho, um doente do Hospital de Santa Maria voltou a cair e morreu. Centro Hospitalar Lisboa Norte diz que caso está a ser analisado internamente.
Hospitais

Governo leva 1 ano a autorizar novos médicos

603
O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares diz ao Público que os hospitais podem ter de esperar mais de um ano para que o Governo autorize a contratação de um especialista.
Urgências

Urgências de grávidas: CDS-PP pede solução rápida

Para a deputada do CDS-PP, Ana Rita Bessa, a solução de encerramento rotativo das urgências de obstetrícia “é inaceitável” e exorta o Governo a dar uma resposta rápida definitiva a este problema.
Hospitais

Grávidas com menos urgências durante o verão

1986
Quatro hospitais da grande Lisboa não têm pessoal suficiente para estarem abertos todo o verão. Solução rotativa em estudo. Grávidas não irão de ambulância de unidade para outra, garante ARS.
Hospital de Santa Maria

MP investiga morte de Ruben de Carvalho

918
O histórico dirigente do PCP Ruben de Carvalho entrou em coma após uma queda quando estava internado no Hospital de Santa Maria. Depois da notícia, hospital decidiu investigar.
Serviço Nacional de Saúde

Hospital Pulido Valente sem anestesistas na escala

2424
Médicos do Hospital Pulido Valente, em Lisboa, foram surpreendidos com a falta de anestesistas na escala deste fim de semana e manifestam preocupação com o impacto da decisão nos doentes internados.
Hospitais

Dívidas a privados próximo de zero, no fim do ano

190
Francisco Ramos garantiu que as dívidas não aumentaram e que ao contrário “tem havido um reforço de financiamento”, pelo que até ao final do ano "os pagamentos em atraso estarão próximo do zero".
Hospitais

Hospital de Tondela-Viseu com reforço na oncologia

112
Os cerca de 1.400 doentes oncológicos do distrito de Viseu não vão precisar de se deslocar a Coimbra para receber tratamento, como foi anunciado na quinta-feira.
Urgências

Ginecologia/Obstetrícia de Beja fecha pela 5.ª vez

348
A urgência de Ginecologia/Obstetrícia do hospital de Beja vai fechar pela quinta vez este ano, entre as 18h desta sexta e as 8h de sábado. Não existe um segundo médico especialista disponível.
IPO

Doentes oncológicos de Viseu tratados em Coimbra

159
Os doentes oncológicos da região de Viseu vão passar a receber tratamento em Coimbra e em julho será contratado um médico, em regime de prestação de serviços, para o Centro Hospitalar Tondela-Viseu.
Hospital de São João

São João. Concurso levanta "sérias dúvidas"

Associação Pediátrica Oncológica do Hospital São João diz que a decisão de convidar 14 empresas de construção a apresentarem candidaturas à empreitada da nova ala pediátrica "levanta sérias dúvidas".
Médicos

Médicos alertam para rutura da oncologia em Viseu

Três estruturas representativas dos médicos referem que "os colegas oncologistas assumem a incapacidade de garantir a consulta e tratamentos de quimioterapia para novos doentes."
Hospital de São João

S. João desafia 14 empresas a criar ala pediátrica

O Centro Hospitalar São João, no Porto, convidou 14 empresas de construção a apresentarem candidaturas à empreitada da nova ala pediátrica. No fim de junho o processo será remetido aos selecionados.
IPO

IPO preocupado com falta de profissionais

O IPO de Lisboa lamenta que as contratações de profissionais sejam demoradas e que não acompanhem os investimentos do hospital, tornando os recursos humanos a maior preocupação do IPO.
IPO

Rui Henrique é novo presidente do IPO/Porto

357
O professor e investigador Rui Manuel Ferreira Henrique foi designado pelo Governo para o cargo de presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto.
Neymar

Neymar. Há um exame médico e novas imagens

295
Um relatório realizado seis dias depois da alegada violação mostra hematomas, perda de peso e stress pós-traumático na suposta vítima. A polícia quer interrogar Neymar pela divulgação das mensagens.
Vila Franca de Xira

Governo não prolonga PPP de Vila Franca de Xira

José de Mello Saúde, acionista da gestora do Hospital de Vila Franca de Xira, vai avaliar proposta para prolongar até 3 anos o contrato da parceria público-privada. Governo não quer manter PPP.
Hospitais

Loures. Hospital fala em 2 milhões em consultas

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul acusa o hospital de bloquear a marcação de segundas consultas. O hospital reitera que suporta um número de consultas muito superior ao previsto.
Médicos

Medicina Legal em greve a 26 e 27 de junho

Os médicos já tinham avisado para a possibilidade de fazerem greve. Denunciam a falta de meios no Instituto de Medicina Legal e acusam Francisca de Van Dunem de os desrespeitar.
Hospitais

Hospital bloqueia consultas por causa de multas

É o Sindicato dos Médicos da Zona Sul que denuncia a prática do hospital Beatriz Ângelo, que está obrigado a que um terço das consultas sejam primeiras.
Hospitais

Contentores pediátricos acabam a 30 de junho

Foi hoje aberto o novo serviço de oncologia pediátrica com capacidade para oito crianças, mas os contentores exteriores permanecem até dia 30 de junho, garantiu a enfermeira diretora do S. João.
Hospitais

V. F. Xira. Caso é "inaceitável", diz ministra

A ministra da Saúde foi desafiada no parlamento a acabar com a PPP de V. F. de Xira. Marta Temido diz que a situação terá de ser avaliada e esclarecida antes de serem tomadas decisões.
Hospital de São João

Crianças do S. João deixam contentores na sexta

Avista-se o fim dos contentores do hospital de São João, no Porto. As crianças em tratamento na ala pediátrica portuense serão transferidas para o edifício principal já esta sexta-feira.
Hospitais

V. F. Xira. ARS "desconhece" internamentos em WC

178
A ARSLVT afirmou não ter conhecimento da ocorrência de doentes internados em casas de banho do hospital em causa. O hospital já tinha negado estes internamentos.
Hospital de São João

São João desconhece doentes afetados por avaria

Entidade Reguladora da Saúde recebeu queixa de paciente que esperou meses por um tratamento. Hospital de São João admitiu "claro prejuízo para os doentes", mas garantiu que problema foi resolvido.
Hospitais

Bloco quer ouvir ministra da Saúde no Parlamento

O Bloco de Esquerda pediu que Marta Temido vá à Assembleia da República explicar as irregularidades detetadas no Hospital de Vila Franca de Xira. Requerimento tem caráter de urgência.
Hospitais

Hospital da Cruz Vermelha abre Centro do Coração

308
O Centro apostou em sistemas que permitem fazer o acompanhamento de doentes em casa e possibilitam ao próprio doente fazer um controlo constante dos seus indicadores e do estado de saúde.
Hospital Amadora-Sintra

Grávida sem vaga teve de procurar outro hospital

489
A grávida de 39 semanas dirigiu-se ao São Francisco Xavier, em Lisboa, onde o bebé nasceu sem problemas. O Amadora-Sintra também não terá fornecido transporte adequado para a utente.
Hospitais

V. F. Xira. Doentes internados em refeitórios e WC

1539
A Entidade Reguladora da Saúde diz que "centenas de doentes" de serviços de cirurgia e ortopedia estiveram internados nestes espaços. Um dos refeitórios não tinha portas nem cortinas separadoras.
Hospital de São João

Obras na pediatria do S. João arrancam este ano

"Tudo indica que durante este ano possamos iniciar a obra no terreno" garantiu o ex-secretário de Estado Adjunto e da Saúde e atual presidente do Conselho de Administração do Hospital do São João.
Saúde

Estado gastou 473M com exames clínicos em privados

102
Este valor refere-se a 2018 e representa um aumento de 5,3% em relação ao ano anterior. Nos primeiros meses de 2019 já foram gastos 84 milhões.
Legionela

Suspeita de legionella no Hospital de Évora

O doente em causa "é uma senhora", que foi levada para o hospital de uma outra região. Apesar de a doença ainda não ter sido confirmada, o Hospital de Évora está a efetuar trabalhos de limpeza.
Hospital de São João

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João

Trabalhadores da limpeza do hospital iniciaram greve de três dias com uma adesão "próxima dos 70 por cento". Instituição "para completamente" na segunda-feira, diz sindicato.
Hospital Amadora-Sintra

Cerca de 300 cirurgias adiadas no Amadora-Sintra

215
Esta sexta-feira chega ao fim a greve levada a cabo pelos médicos anestesistas do Hospital Amadora-Sintra. Ao fim de cinco dias de paralisação, os "serviços mínimos" adiaram cerca de 300 cirugias.
Porto

Porto. Incêndio no IPO faz 2 feridos

Incêndio ocorreu num laboratório e foi descrito como "um pequeno acidente". Os feridos são um médico e uma assistente operacional e na origem das queimaduras esteve um "líquido inflamável".
Hospitais

Hospitais do Oeste com 18 vagas para médicos

Os hospitais de Torres Vedras, Peniche e das Caldas da Rainha têm lugares para médicos de 13 especialidades, reforçando assim serviços onde se quer diminuir listas de espera.
Serviço Nacional de Saúde

600 mil doentes pouco ou nada urgentes atendidos

Quase 600 mil dos 1,6 milhões de atendimentos receberam pulseira verde, azul ou branca, sendo considerados pouco ou não urgentes, de acordo com dados disponíveis no portal da Transparência do SNS.
Ministério da Saúde

Falta de especialidade médica em urgência

Perito da OMS entende que a criação de uma especialidade de medicina de urgência iria "melhorar a qualidade do serviço prestado" mas que também é necessário descentralizar os serviços de urgência.
Cancro

Cancro do pulmão diagnosticado com novo sistema

929
A partir de um TAC computorizado, um algoritmo deteta nódulos pulmonares malignos. O sistema de inteligência artificial detetou nódulos com uma precisão de 94% em mais de seis mil testes.
Hospitais

Corrupção investigada no Hospital de Cascais

Na sequência das buscas realizadas esta segunda-feira pela Policia Judiciária no Hospital de Cascais, a procuradoria revela também que foram inquiridas três testemunhas e não há arguidos constituídos.
Hospital de São João

Inquérito aos contentores do S. João

133
A Entidade Reguladora da Saúde adiantou à Lusa que tem em curso "um processo de inquérito" aos contentores de internamento pediátrico do Hospital de São João, no Porto.
Greve

Greve de anestesistas mantém adesão de 100%

Os anestesistas do Hospital Fernando Fonseca iniciaram na segunda-feira uma greve para exigir a contratação de mais especialistas e condições de segurança e esta terça-feira mantém uma adesão total.
A página está a demorar muito tempo.