455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Hospitais

Hospitais

Picar o ponto. Médicos falsificaram entradas 

Ministério Público investiga a burla — crime de que podem vir a ser acusados os médicos em causa — depois da denúncia de um colega. A situação passou-se no Centro Hospitalar de Lisboa Central.
Hospitais

Pedido de escusa sobe entre médicos e enfermeiros

Em 2020, até novembro, tinham chegado à Ordem dos Enfermeiros 1.300 pedidos. Em fevereiro, o número subiu para 4.475 e, agora, já passa dos 5 mil.
Portalegre

Portalegre. Ordem alerta para falta de clínicos

O presidente da sub-região de Portalegre da Ordem dos Médicos alertou para a falta de clínicos de Medicina Interna no hospital da cidade e avisou que as carências afetam também outras especialidades.
Loures

Urgências de Obstetrícia de Loures reabrem

As urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hosptal Beatriz Ângelo, encerradas desde sexta-feira, reabriram às 15h00 e encontram-se a funcionar normalmente, informou a Administração Regional.
Lisboa

Hospital a funcionar normalmente após incêndio

O Hospital de S. Francisco Xavier, em Lisboa, "está a funcionar normalmente", depois de um incêndio que se registou ao início da tarde, afirmou a porta-voz hospitalar, Alexandra Flores.
Portalegre

Portalegre. Médicos falam em rutura das urgências

O Sindicato Independente dos Médicos disse que as urgências do hospital de Portalegre estão "em rutura completa", mas a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano refutou a situação.
Braga

Braga encerra urgência de Obstetrícia no domingo

O Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga estará encerrado entre as 08h00 de domingo e as 08h00 de segunda-feira, anunciou a unidade de saúde.
Noticiário

13h. Guerra. 4 pessoas feridas em Yavoriv

Seis mísseis foram lançados desde o mar Negro, quatro atingiram a base militar e dois foram intercetados. Ainda neste jornal, o suspeito do tiroteio em Oslo foi acusado de homicídio e terrorismo.
Loures

Bloco de partos de Portimão encerrado

As urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, que inicialmente fora anunciado a abertura às 08h00 de sábado, permanecerá encerrada até às 08h00 de domingo.
IPO

"Urgências” do IPO Lisboa estiveram em risco

Em atualização
Serviço de atendimento não programado do IPO Lisboa esteve para encerrar à noite por falta de enfermeiros. Presidência quis manter serviço para casos agudos e escalas foram preenchidas.
Hospitais

Rotura "iminente" na Obstetrícia em Lisboa

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul considera que o Ministério da Saúde "continua a ignorar os sinais de alarme", alertando que a prestação de cuidados à saúde das grávidas está em risco.
Urgências

Loures: obstetrícia encerra até às 8h de sábado

As urgências de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures vão estar encerradas das 14h00 desta sexta-feira até às 8h de sábado. Utentes têm de procurar outras regiões de Lisboa.
Noticiário

14h. PJ. Diretor revoltado por morte de criança

Luís Neves fala num crime hediondo e afirma que as autoridades trabalharam em contra relógio. Ainda neste jornal, o encerramento das urgências de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Loures.
Noticiário

8h. Hospital de Loures volta a receber grávidas

Nesta edição, depois de novos constrangimentos, o hospital Beatriz Ângelo, Loures, deve voltar a receber grávidas vindas de ambulância. E o Tribunal de Contas deteta falhas nos apoios dados aos lares.
Noticiário

7h. Partos no privado aumentaram 10%

Neste jornal, a Associação de Hospitalização Privada diz estar disponível para ajudar a resolver as falhas nas urgências. E os suspeitos da morte de criança em Setúbal são hoje presentes a tribunal.
A História do Dia

Quem é Marta Temido, a ministra que Costa segura?

Ganhou protagonismo no combate à pandemia mas foi alvo de todas as críticas nas últimas semanas por causa das carências no Serviço Nacional de Saúde. Quem é a ministra da saúde e qual o seu futuro?
Setúbal

Câmaras pedem solução rápida no Centro Hospitalar

Num comunicado conjunto, os três autarcas pedem uma resposta permanente para impedir o agravamento da qualidade dos serviços prestados nos hospitais de São Bernardo e do Outão.
E o vencedor é...

Graça Freitas deixou a boca fugir para a verdade?

A Diretora-Geral da Saúde mostrou que nem ela própria confia no SNS. Costa foi mesmo historiador: refugiou-se no passado e contou-nos uma bela história. Carris Metropolitana, o espelho das prioridades
Noticiário

5h. Saúde. Sindicatos rejeitam proposta do Governo

Executivo propôs pagamento de 50€ para horas suplementares, além das 150 horas que constituem limite legal em serviço de urgência externa. Ainda, nunca houve tantos cidadãos estrangeiros em Portugal.
Noticiário

23h. Horas suplementares. Falham negociações

Proposta de 50 euros para horas suplementares, além das horas que constituem um limite legal em serviço de urgência externa não foi “suficiente” para sindicatos. E ainda, Zelensky pede mais armamento.
Emissão Especial

PAN. "SNS fica como as obras de Sta. Engrácia?"

Inês Sousa Real questiona governo sobre as falhas no SNS e fala em "concursos que ficam com vagas desertas". Líder do PAN admite ainda que o fim dos debates quinzenais "foi um erro".
Noticiário

17h. Costa reconhece falhas mas segura Temido

António Costa diz que falhas do SNS "são inaceitáveis", mas afirma: "a responsabilidade do que aconteceu é do primeiro-ministro". PSD fala em "gestão danosa".
Incêndios

Matosinhos. Mulher inconsciente em incêndio 

Uma mulher com cerca de 65 anos foi encontrada inconsciente na sequência de um incêndio num prédio em Matosinhos. A mulher foi transportada para o Hospital São João, no Porto.
Emissão Especial

Falhas "inaceitáveis", mas Costa segura Temido

PM desafiado pelo líder parlamentar do PSD, Paulo Mota Pinto, a assumir responsabilidade pelos problemas ou a substituir a ministra. Assume-a mas ironiza com a sondagem de 30 de janeiro - as eleições.
Noticiário

13h. Mais de 1.000 mortos no sismo no Afeganistão

O último balanço do sismo, que registou 6.1 na escala de Richter, dá conta de mais de 1.500 feridos. Ainda neste jornal, o alerta da Entidade Reguladora da Saúde sobre a capacidade de resposta do IPO.
E o vencedor é...

Manuel Pinho e um capítulo dos Escritos de Braga

Manuel Pinho diz que foi sondado por Sócrates para ser governador do BdP. Há que dar pontos pela riqueza narrativa. Portugal, o país dos comissários. E que tal outra comissão para a descentralização? 
Noticiário

20h. Ivo Rosa terá violado Estatuto de Magistrados

Juiz desembargador Vítor Ribeiro terá proposto uma sanção disciplinar que implica a suspensão de funções de Ivo Rosa por determinado tempo. E, Sindicato desmente INEM sobre operacionalidade das VMER.
Serviço Nacional de Saúde

Hospitais. Queixas de utentes disparam 33%

Portal da Queixa analisou reclamações contra hospitais e maternidades: 70% referem-se à falta de qualidade no atendimento e há várias queixas sobre serviços de obstetrícia e ginecologia.
Hospitais

Braga volta a fechar urgência de obstetrícia

Entre as 08h00 de quarta-feira e as 08h00 de quinta-feira, o serviço de urgência de obstetrícia do Hospital de Braga está encerrado "pela impossibilidade de se completarem as escalas".
Castelo Branco

Cova da Beira. Hospital com limitações na VMER

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira confirmou que tem registado "constrangimentos pontuais" nas escalas da Viatura Médica de Emergência e Reanimação.
Doenças Cardiovasculares

Sociedade pede Via Verde do AVC em hospitais

O AVC é a principal causa de morte e incapacidade em adultos portugueses. O apelo da Sociedade Portuguesa do AVC surge perante o "encerramento da Via Verde em alguns hospitais".
Resposta Pronta

"Falta de médicos". Veículos de emergência parados

Na Guarda e na Covilhã, as viaturas médicas de emergência estão paradas. Na Covilhã chega a um terço. "Escala não tem médicos", alerta Ordem dos Médicos. Responsabilidade é da "ministra da saúde".
Explicador

SNS. "Não vamos a tempo de resolver"

"Problemas no verão são inevitáveis". Coordenador da comissão para as urgências de obstetrícia, Diogo Ayres de Campos, explica que um dos objetivos é acabar com "leilão dos preços/hora dos tarefeiros"
Noticiário

10h. Urgências. Comissão não "vai resolver" verão

Comissão de acompanhamento das urgências de obstetrícia sugere tabelar valores de tarefeiros, mas admite "não vai a tempo de resolver" problemas no verão. Nove detidos em operação da GNR em Palmela.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

A comunicação do Governo funciona?

O diretor de comunicação do Governo já veio defender a Ministra da Saúde. Marcelo Rebelo de Sousa disse que mudar ministros não significa melhorar as coisas. Costa, assim, fica mais descansado.
Resposta Pronta

SNS. "Acessibilidade aos seguros afastou grávidas"

Em Lisboa, quase 30% dos partos o ano passado foram fora do SNS. Nuno Clode, presidente da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia, explica a influência das mudanças na sociedade e as condições do privado
Noticiário

7h. 30% dos partos em Lisboa realizados em privado

No ano passado, três grandes grupos de saúde privados em Lisboa realizaram 28% dos partos. Comissão sugere o fim de leilão de preços no SNS. Rui Moreira quer "salvar a descentralização", com nova lei.
Resposta Pronta

SNS. "Não basta contratar para ter produtividade"

Manuel Lopes, um dos autores do Relatório de Primavera 2022 do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, defende necessidade de reforma profunda na gestão de recursos no Serviço Nacional de Saúde.
Noticiário

00h. Tarefeiros. Comissão pede "harmonização"

Comissão de acompanhamento criada em resposta à crise nos serviços de urgência considera que atualmente existe “um leilão de preços”. E, Kiev diz que Rússia estava "nervosa" com possível adesão à UE.
Noticiário

21h. Sócrates vai explicar viagens em tribunal

Sócrates vai ser ouvido sobre deslocações ao estrangeiro que não comunicou, apesar de estar sujeito ao Termo de Identidade e Residência. E, Marcelo Rebelo de Sousa pede soluções de fundo para o SNS.
Noticiário

20h. Urgências. PR pede "soluções de fundo"

Presidente da República sublinha que problema vem de trás e recusa culpar Marta Temido e o Governo socialista. E ainda, Ministério Público quer José Sócrates com medidas de coação mais apertadas.
Santarém

Santarém. Ortopedia com limitações até 3.ª feira

O hospital esclarece que as limitações na urgência se devem à falta de ortopedistas e que todos os doentes que se deslocarem à unidade por sua iniciativa "serão atendidos pela equipa de cirurgia.
Urgências

PR aponta problema “antigo e estrutural" na saúde

Marcelo Rebelo de Sousa aponta que os constrangimentos nas urgências são um “problema de fundo que é estrutural” e que não é da responsabilidade “sequer de um governo, nem de dois ou três”.
Hospitais

Ponta Delgada contrata 59 médicos especialistas

Entre as especialidades contempladas neste processo de admissão destacam-se a Anestesiologia, a Pediatria e a Medicina Intensiva com o maior número de vagas disponíveis.
Noticiário

12h. Ministro admite: falta competitividade fiscal

Costa e Silva destaca a inovação tecnológica, mas admite que Portugal não é fiscalmente competitivo. Cada vez mais pedidos chegam ao Banco Alimentar. Ex-ministro da saúde fala em má gestão hospitalar
Contra-Corrente

Isto não é um problema Temido, é um problema Costa

Há cada vez mais gente a pedir a demissão da ministra da Saúde, até porque ela sabe que caminhamos para o abismo e insiste em dar passos em frente. Mas não nos esqueçamos da responsabilidade de Costa.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Até quando Marta Temido?

Costa não gosta de deixar cair ministros que lhe são próximos, mas no PS são cada vez mais as vozes críticas. Até quando se vai segurar a ministra da Saúde? Uma questão que começa a ganhar forma.
contra-corrente

Temido tem condições para ficar? Ligue 9100241185

Depois de mais um fim de semana de constrangimentos nos serviços de urgência, há cada vez mais pessoas a questionar a continuidade de Marta Temido. Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.