O escritor sueco Henning Mankell, mais conhecido pelos seus romances policiais, morreu na noite de domingo para segunda-feira, aos 67 anos, devido a um cancro, anunciou o seu editor em Estocolmo.

Henning Mankell, que sofria de cancro há vários anos, “morreu tranquilamente esta noite em Goteborg”, no sudoeste da Suécia, anunciou o seu editor sueco, Leopard, no seu ‘site’ na Internet.

A criação mais famosa de Mankell foi o detetive Kurt Wallander, cujas aventuras, passadas no sul da Suécia, foram transformadas numa série televisiva pela BBC, com o polícia a ser interpretado por Kenneth Branagh.

Mankel publicou mais de 40 obras, 12 das quais da série Wallander – várias estão editadas em Portugal -, e uma dezena para crianças. Vendeu mais de 40 milhões de exemplares em todo o mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Era também dramaturgo e estava ligado ao Teatro Avenida, na capital moçambicana, Maputo, desde 1986, ocupando atualmente as funções de diretor artístico, segundo o ‘site’ do teatro.

Vivia metade do ano na Suécia e metade em Maputo “trabalhando com o teatro e escrevendo”, indica a mesma fonte.

“A solidariedade com os fracos e os oprimidos atravessa a sua obra como um fio vermelho”, escreveu a editora Leopard, que fundou em 2001 com o editor Dan Israel.

Henning Mankell era casado com Eva Bergman, de 70 anos, filha do cineasta Ingmar Bergman.