Morte

Marcelo Rebelo de Sousa

Arnaldo Matos foi "defensor ardente da liberdade"

3.235
O Presidente da República diz que o fundador do PCTP-MRPP, pela "sua intransigente independência, contribuiu decisivamente para enriquecer o debate democrático no seio da sociedade portuguesa".
Doenças

AVC foi uma das principais causas de morte em 2017

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o número de anos potenciais de vida perdidos devido às doenças do aparelho circulatório foi de 49.864, mais 4,1% do que em 2016.
Música

Morreu o pianista Sequeira Costa

762
O pianista morreu aos 89 anos, nos Estados Unidos. Foi um dos nomes mais significativos do piano português no século XX, tendo fundado o Concurso Internacional Vianna da Motta.
Arábia Saudita

Khashoggi. Noiva pede defesa dos valores humanos

A noiva do jornalista assassinado considerou insuficientes as sanções impostas ao reino saudita pela morte do seu namorado. Cengiz pede diálogo entre UE e países árabes.
Direitos Humanos

Índia. Dezenas de mortos na "proteção às vacas"

Os ataques foram liderados pelos designados grupos de "proteção às vacas", muitos dos quais afirmam estar ligados "a grupos militantes hindus", para quem as vacas é um animal sagrado.
Brasil

Brasil. Número de mortes aumenta para 169

A tragédia ocorreu no dia 25 de janeiro, uma equipa de resgate continua com as buscas para localizar 141 desaparecidos. Escavadoras gigantes que ajudam a remover a lama, que atingiu 20 m de altura.
Moçambique

Moçambique. Nove mortos em acidente com barco 

O motor do barco incendiou e devido à agitação, a embarcação, com capacidade para 73 pessoas, virou-se antes de partir.
Malária

Luanda. Governo lança campanha para travar malária

A campanha "Operação Malária" durará seis meses em toda a extensão de Luanda e foi lançada no distrito do Rangel, que regista um elevado índice da doença. Só em 2018, contaram-se 1.179.415 casos.
Moçambique

Moçambique. Capturados 3 suspeitos de assassinato 

As vítimas, uma das quais professor e diretor da Escola Primária de Nangade, foram atingidas no dia 30 de janeiro, quando seguiam de motorizada por um caminho em terra batida.
Estados Unidos da América

Washington garante que não abafa caso Khashoggi

O secretário de estado de EUA, Mike Pompeo, afirma que a administração "trabalha com diligência" e "continuará a pedir contas a todos os responsáveis".
País

Houve 117 mortes por afogamento em 2018

Em 27 destes casos, ainda houve uma tentativa de salvamento, sem sucesso, de acordo com dados do Relatório Nacional de Afogamento de 2018. No total, houve uma queda de 4% face ao ano anterior.
Incêndios

Coimbra. Incêndio numa habitação faz um morto

Uma octogenária morreu na sequência de um incêndio numa habitação em Castelo Viegas, concelho de Coimbra. A vítima mortal movia-se com muita dificuldade e não conseguiu escapar às chamas.
Futebol

Morreu o fundador da Taça dos Campeões

Jornalista do jornal L'Equipe e da revista France Football, fundador da Taça dos Campeões Europeus e do prémio 'Bola de Ouro'. Jacques Ferran "foi um homem influente do futebol francês".
Morte

Cadáver deixado nove horas em restaurante lisboeta

215
Homem de 47 anos morreu na manhã de quarta-feira no restaurante 'Minha Anita', em Lisboa. O seu corpo apenas foi retirado do local mais de nove horas depois, às 20h.
Crime

14 anos de prisão para mulher que matou marido

O tribunal determinou que a arguida agiu por ciúme. Segundo os juízes, a mulher achava que o marido tinha uma relação extraconjugal com a sua melhor amiga.
Cascais

Trânsito parado na Marginal sentido Cascais-Lisboa

210
A Polícia de Segurança Pública informa que aconteceram cinco acidentes na zona entre o Estoril e Parede, durante as últimas horas. Uma pessoa morreu na sequência do capotamento do automóvel.
Acidentes e Desastres

Aumenta para 84 o número de mortos em Brumadinho

Os corpos encontrados estavam na zona do refeitório da empresa e dentro de um autocarro soterrado. A possibilidade de encontrar pessoas com vida nos próximos dias é muito pequena.
Combustível

México. Sobe para 117 número de mortos em explosão

Balanço anterior apontava para 107 mortos e 40 feridos. O incidente deu-se quando a 18 de janeiro residentes de Tlahuelilpan perfuraram um oleoduto, que acabou por explodir mais tarde.
Protestos

Venezuela. Semana de protestos causa 35 mortos

Dados indicam que Caracas é o local com maior número de vítimas mortais, seguido do estado de Bolívar e do estado Portuguesa. Diretor do Foro Penal diz que detenções correspondem a ordem de Maduro.
Turquia

Turquia. ONU investiga morte de Khashoggi

A equipa da ONU está no terreno até ao dia 3 de fevereiro. O objetivo também é “identificar como os Estados podem fortalecer os seus compromissos internacionais para proteger o direito à vida".
Música

Morreu compositor português José Lopes e Silva

O compositor era membro do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e pioneiro da música contemporânea em Portugal, morreu aos 81 anos.
Alimentação

Produção industrial alimentar vai matar 5 milhões

8.617
Novo estudo avança um sistema alimentar circular para resolver o problema, onde o cultivo de alimentos é regenerativo e local, e defende que o poder para uma revolução alimentar está nas cidades.
Terrorismo

Mortos por terrorismo baixa para níveis de 2009

As perdas territoriais sofridas pelo Estado Islâmico na Síria e no Iraque até 2017 explicam os números, uma vez que reduziram a capacidade de o grupo operar. EI foi responsável por 1.327 ataques.
Protestos

Zimbabué. 12 mortos em repressão dos protestos

Pelo menos 12 pessoas foram mortas e 78 baleadas no Zimbabué, na sequência da repressão dos protestos contra o aumento do preço dos combustíveis, que começaram na segunda-feira.
Morte

Casal de idosos encontrado morto em casa em Oeiras

O casal de idosos foi encontrado morto em casa esta quinta-feira à tarde. Ambos tinham ferimentos provocados por uma arma de fogo. Fonte diz que pode tratar-se de um homicídio seguido de suicídio.
Beja

Homem de 65 anos encontrado morto em Moura

O homem foi encontrado com uma faca junto ao corpo num terreno nas imediações do Monte Grande dos Machados, no concelho de Moura, Beja. A GNR adiantou que há suspeitas de homicídio.
Acidente Rodoviário

Acidente provoca três mortos em Rio Maior

Três pessoas morreram na sequência de um despiste, seguido de colisão contra um depósito de água de abastecimento público, na quinta-feira, em Rio Maior. O acidente deu-se na estrada municipal 515.
Espanha

Ganhou 400 mil euros e morreu três dias depois

491
José Luis Rodrigo López, de 84 anos, morreu repentinamente três dias depois de ganhar 400 mil euros na lotaria de Natal em Espanha, conhecida por "El Gordo".
Acidentes de Aviação

INEM. Costa designa juiz jubilado para inquérito

A designação por parte de António Costa do juiz conselheiro jubilado Paulo Armínio de Oliveira e Sá no inquérito surge na sequência de uma indicação pelo Conselho Superior da Magistratura.
Moçambique

Ataque em aldeia faz um morto e cinco feridos

Os atacantes, munidos de armas de fogo e catanas, incendiaram cinco casas durante a ação, abandonando depois a aldeia de Mwangaza, distrito de Mocímboa da Praia, norte de Moçambique.
Hospital de Santa Maria

Feto morre por falha de enfermeira e médicos

1.270
Exame a grávida que podia ter evitado a morte de feto não foi feito. Enfermeira em greve e médicos foram responsabilizados. O caso aconteceu o ano passado, no hospital de Santa Maria, Lisboa.
Crime

Suspeito de homicídio de Marielle Franco preso

A polícia do Rio de Janeiro prendeu o ex-polícia militar Renato Nascimento Santos, suspeito de estar no carro que transportava o assassino da vereadora e ativista dos direitos humanos Marielle Franco.
Morte

Morreu o co-fundador da HQ Trivia e da Vine

Colin Krol, 35 anos, foi encontrado morto no seu apartamento em Nova Iorque. As autoridades americanas apontam para que a morte do empresário possa estar relacionada com o consumo abusivo de drogas.
Crime

Foz Côa. Idosa morta durante roubo 

Uma mulher de 80 anos foi morta e o marido ficou ferido durante um alegado roubo ocorrido durante a noite, dentro da casa do casal. A investigação está a cargo da Polícia Judiciária.
França

Jovem morre em bloqueio dos coletes amarelos

Um jovem de 23 anos morreu atropelado por um camião na noite passada, à saída de uma autoestrada, perto da cidade de Avignon. O motorista foi detido e está a ser interrogado pelas autoridades.
Rep Democrática do Congo

Surto de ébola é o mais mortífero com 283 mortos

Na República Democrática do Congo, 235 mortes foram confirmadas em testes de laboratório e as restantes 48 "são prováveis", tendo sido contabilizados 494 casos, dos quais 446 estão confirmados.
Brasil

Tentativa de assalto com reféns faz 11 mortos

A tentativa de assalto a bancos com reféns causou 11 mortos. A polícia militar ainda não identificou todas as vítimas, mas pelo menos cinco reféns, entre eles duas crianças, estão entre as vítimas.
Acidentes e Desastres

Jovem de 22 anos morre colhido por comboio

190
Um jovem de 22 anos morreu colhido por um comboio na estação da CP de Cruz Quebrada-Dafundo, quando atravessava a via com 'fones' nos ouvidos. O acidente causou atrasos na linha durante 30 minutos.
Incêndios

Dois idosos morrem devido a incêndio na Moita

Dois idosos morreram na sequência de um incêndio num 3.º andar de um prédio na Estrada Nacional 11, na Baixa da Banheira, concelho da Moita.
Índia

O homem que melhor conheceu a ilha Sentinela

216
Os nativos da Baía de Bengala mataram um missionário dos EUA e tudo acerca deles parece estar envolto em mistério. Mas um explorador da Índia já esteve com eles. Esta é a sua história.
Rep Democrática do Congo

Ébola provoca 219 mortes e 386 casos de contágio

A epidemia deste ano já ultrapassou em casos de contágio e mortos a primeira no país, registada em 1976. Dados da OMS indicam que 10 pessoas morreram entre 13 e 20 de novembro.
Futebol

Soube da morte da mãe, mas arbitrou até ao fim

811
"Coragem" e "futebol é mais do que um jogo"? Ovidiu Hațegan recolheu aos balneários e ouviu a notícia da morte da mãe. Podia ter dado lugar ao quarto árbitro, mas quis apitar até ao fim.
Tráfico de Droga

Morreu Hector Leyva antigo barão da droga mexicano

De acordo com o Ministério do Interior, Beltran Leyva, de 56 anos, foi transportado para um hospital na cidade central de Toluca, depois de se queixar de dores no peito, mas não resistiu.
Óbito

Morreu o general Loureiro dos Santos, aos 82 anos

891
Antigo ministro da Defesa e ex-Chefe do Estado-Maior do Exército morreu em Lisboa. Marcelo destaca "reconhecida participação na vida pública". Ramalho Eanes destaca "personalidade de excelência".
Morte

Homem morre em acidente em Valença

Um homem de 42 anos morreu na sequência de um acidente no itinerário principal 1, em Valença, que envolveu três veículos e que obrigou ao corte de trânsito naquela via, segundo a Proteção Civil.
Morte

Etiópia. Cerca de 200 corpos em vala comum

As autoridades da Etiópia descobriram na quinta-feira uma vala comum com pelo menos 200 corpos, perto da fronteira nas regiões de Oromia e Somali, onde persiste um conflito armado.
Austrália

Austrália. Estado Islâmico reivindica ataque

Um homem esfaqueou três pessoas e fez incendiar o próprio carro, tendo sido depois abatido pela polícia em Melbourne. O Estado Islâmico reivindicou este ataque, que foi parcialmente filmado.
Morte

Guarda prisional morre baleada em formação de tiro

687
Uma guarda prisional morreu na carreira de tiro da cadeia de Paços de Ferreira, aparentemente atingida por um projétil, esta terça-feira de manhã. Estava em formação de tiro.
Morte

Campeão de Muay Thai morre após KO dramático

476
O italiano Christian Daghio, sete vezes campeão mundial de Muay Thai, disputava o seu décimo primeiro combate quando sofreu um knock out dramático, que levou à sua morte.
Acidente Rodoviário

Acidentes aumentaram e já fizeram 422 mortos

Lisboa, Braga, Faro, Aveiro e Setúbal foram os distritos que registaram o maior número de acidentes, sendo que houve mais vítimas mortais em Setúbal, seguindo-se o Porto, Lisboa e Leiria.
Força Aérea

Pastor encontrado morto em campo de tiro

159
A Polícia Judiciária Militar (PJM) já tomou conta da ocorrência. Segundo fonte ligada à Defesa, foi um militar que se dirigia para o posto de trabalho que encontrou o corpo do pastor.
Nicarágua

Chuvas fortes causam 14 mortos na Nicarágua

As mais recentes vítimas são quatro homens e uma mulher, que morreram a tentar atravessar rios. O Governo da Nicarágua anunciou também vários danos materiais a registar.
Inundações

Sobe para 14 o número de mortos em França

Após a descoberta de um corpo na localidade de Villaliers, as autoridades subiram o número de mortos para 14 e há um desaparecido. É o novo balanço das inundações na região de Aude, no sul da França.
Comboios

Circulação ferroviária reposta após atropelamento

A circulação ferroviária tinha sido interrompida no local depois de um atropelamento mortal na noite de segunda-feira, no concelho de Sintra.
Venezuela

Espanha e Brasil pedem explicações à Venezuela

Além do pedido de investigação da morte do vereador da oposição da Venezuela Fernando Albán, foi feita uma análise sobre a situação no país e a necessidade de se encontrar soluções.
Liberdade de Imprensa

Jornalista búlgara violada e morta

7.469
Viktoria Marinova, de 30 anos, investigava casos de corrupção que envolviam fundos da União Europeia. A morte da jornalista está a causar vaga de indignação na Europa.
Naufrágios

A mulher que dá nome aos mortos do Mediterrâneo

A investigadora siciliana Giorgia Mirto recorre aos cemitérios do sul de Itália para contar e identificar os falecidos no mar Mediterrâneo que querem entrar na Europa, vítimas dos naufrágios.
Morte

Morreu a artista Helena Almeida 

911
Helena Almeida morreu aos 84 anos na sua casa, em Sintra. A artista plástica era considerada uma das mais importantes artistas do século XX.
Morte

Criança morre ao bater com a cabeça em tablet

Uma criança de 3 anos morreu no Hospital Clínico de Santiago de Compostela, em Espanha, após ter batido fortemente com a cabeça num tablet, após um acidente de automóvel.
Cabo Verde

Cabo Verde com formação para parar mortes infantis

Com esta formação, os responsáveis pretendem dar ferramentas para atingirem o objetivo de criarem "condições especiais para proteger as crianças, dada a sua grande vulnerabilidade aos acidentes".
Costa da Caparica

Corpo encontrado no mar em Monte de Caparica

O corpo de um homem em estado de decomposição foi encontrado hoje no mar, junto ao cais da Banática, no Monte de Caparica, concelho de Almada, distrito de Setúbal.
País

Homem de 53 anos encontrado morto no seu carro

Um homem de 53 anos foi encontrado morto e com o corpo em avançado estado de decomposição no seu carro, na sexta-feira, na vila alentejana de Arronches, no distrito de Portalegre.
Crimes Quase Perfeitos

Os pastéis do cego mataram o guloso errado /premium

Uma encomenda chega a um asilo cegos de Gaia numa tarde de Março de 1948. Lá dentro estavam cincos pastéis. À hora do lanche os pastéis vêm à mesa. A morte também.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)