Histórico de atualizações
  • Obrigada por nos ter acompanhado. Pode continuar a seguir as novidades de sexta-feira aqui.

  • Francisco Assis diz que coligação de esquerda é "completamente impensável"

    No programa da TVI, Prova dos Nove, o eurodeputado Francisco Assis falou sobre a possibilidade de um entendimento entre PS, Bloco de Esquerda e PCP com vista à formação de um governo: “Eu entendo que subsistem divergências de tal modo insanáveis [entre PS e Bloco e PCP] que não vislumbro a possibilidade, não apenas de se constituir um governo de coligação, que me parece, do ponto de vista pessoal, completamente impensável, como também julgo que não é pensável um governo monopartidário do PS com apoio parlamentar do BE e do PCP”.

    Mas Francisco Assis não defende por isso um apoio do PS a um governo liderado por PSD/ CDS: “Não havendo maioria absoluta, o que me parece a solução mais adequada, era que se constituísse governo da coligação que ganhou e houvesse por parte do PS a assunção clara do papel de um partido de oposição.”

  • Um governo liderado por quem perdeu (PS) seria uma obscenidade política, diz Pires de Lima

    O ministro da Economia veio esta quinta-feira defender que “seria algo impossível de explicar” uma coligação de governo (constituída pelo PS, PCP e Bloco de Esquerda) construída como oposição à coligação que ganhou as eleições”. Para Pires de Lima, “seria uma obscenidade política se o próximo Governo viesse, por absurdo, a ser liderado por quem perdeu as eleições. Quem perde as eleições não pode governar o país”, afirmou Pires de Lima, quando questionado pelos jornalistas sobre como via as aproximações entre PS e PCP, depois dos resultados das legislativas de domingo.

    Nas contas de Pires de Lima, “houve 60% das pessoas que não votaram na coligação. Houve quase 70% das pessoas que não votaram no PS. Há mais pessoas a não querer o PS, do que aquelas que não votaram na coligação”, disse o ministro. Pires de Lima faz ainda cálculos à votação obtida pelos outros partidos de esquerda.

    “E mais do que isso: houve 90% das pessoas que não votaram no Bloco de Esquerda. Houve também 90% que não votaram no PCP, que não quiseram os dois partidos no Governo. “Só faltava que como consequência destas eleições, formássemos no Governo em que estivessem no Governo aqueles em que 90% dos portugueses não votaram”, afirmou citado pela Lusa.

  • Costa recebe Os Verdes amanhã às 16h00

    Nova reunião. Depois de ouvir o PCP, na quarta-feira, de se preparar para se encontrar amanhã com Pedro Passos Coelho e com o BE na segunda-feira, a delegação do PS vai encontrar-se com os Verdes às 16h00 de amanhã.

    Liliana Valente

  • Parlamento faz obras para receber deputado paraplégico

    Novo deputado bloquista que é paraplégico esteve esta tarde no Parlamento para testar os acessos ao seu novo local de trabalho. É preciso “pequenas obras” no plenário e no acesso à tribuna.

  • Prioridade do PAN no Parlamento: “É preciso acabar já com o abate nos canis”

    Não se posiciona à esquerda, à direita nem ao centro, e ainda não escolheu o assento parlamentar. O líder do PAN, em entrevista ao Observador, fala das primeiras medidas que vai propor. Com o cão, Nilo, a acompanhar, claro.

  • Nóvoa mantém-se na corrida. “Não estou dependente de nada, nem de ninguém”

    António Sampaio da Nóvoa não desiste da corrida presidencial e garante que não está “dependente de nada, nem de ninguém”. Para o ex-reitor, a sua candidatura faz agora mais sentido do que nunca.

  • Luís Fazenda não quer BE no governo

    Luís Fazenda, membro da corrente Esquerda Alternativa do BE e ex-dirigente da UDP, defende, em declarações ao Observador, que o Bloco de Esquerda pode viabilizar um Governo do PS, mas nunca aceitar negociar Governo de coligação.

    “A posição do BE é muito clara desde a campanha, tudo faremos para impedir a continuidade do Governo PSD/CDS, que causou um empobrecimento terrível no país. Nada impede o PS de formar Governo, não será pelos partidos à sua esquerda que isso não acontece“, afirma o ex-líder parlamentar do BE, acrescentando: “Resta saber o que o PS está disposto a rever em nome da estabilização da capacidade governativa”.

  • Ferro: "Os socialistas não devem ficar atemorizados por teorias de conspirações PRECianas"

    “Os socialistas não devem ficar atemorizados por estas novas teorias de conspirações PRECianas porque esse tempo já lá vai há muitos anos e não tem nada a ver com o que se passa hoje”. A frase é do líder parlamentar do PS, Ferro Rodrigues, que em entrevista à Antena 1 defende que “o PS não pode ficar uma espécie de partido colonizável pela direita”.

    Ferro elogia a posição de diálogo do PCP (“extraordinário do ponto de vista pensamento do PCP tático”), convicto que os comunistas estão neste processo “com a mesma seriedade que o PS”.

    Segundo o líder parlamentar do PS, “há legitimidade constitucional se PR empossar Passos mas também se for aprovada uma moção de rejeição do programa do Governo”. “Tudo isto é normal e constitucional”, diz. “Um governo do PS apoiado pela esquerda pode ser uma solução mais estável do que a viabilização de um governo da Coligação?”, esta é a interrogação que deixa.

    Ferro Rodrigues acusa ainda o PR de pretender condicionar a formação do novo governo, depois das eleições, ao pedir a Pedro Passos Coelho para tentar formar um governo. Em entrevista à editora politica da Antena1, MFP, Ferro Rodrigues defende que o PS não pode ficar refém de uma decisão por parte do PSD e do CDS, considerando que o PS está obrigado a negociar, mantendo uma posição ao central.

  • António Costa faz lembrar jogador que rouba bola e falha o golo

    O recém-eleito deputado do PSD, Duarte Marques, escreveu na sua página de Facebook “que António Costa tenta ‘fugir para a frente’ mas vai acabar ‘encurralado'”, afirmando ainda que o secretário-geral socialista vai falhar o golo.

    Captura de ecrã 2015-10-8, às 15.16.39

  • O que a esquerda quer reverter se chegar no Parlamento

    Após quatro anos de maioria, quais as medidas que serão revertidas pela esquerda? Lei das rendas, baixar o IVA da restauração, repor as 35 horas de trabalho e dois feriados são algumas das medidas. Descubra aqui o que pode vir a mudar no país.

  • PCP apresenta candidato presidencial

    No meio da resolução das legislativas, os partidos já estão a programar as presidenciais. O PCP apresentou esta quinta-feira o seu candidato: Edgar Silva, antigo padre e deputado na Assembleia Legislativa da Madeira. Leia mais sobre o candidato aqui.

  • PSD, CDS-PP e PS encontram-se às 9h

    A reunião entre PSD, CDS-PP e PS foi antecipada para as 09:00 da amanhã, na sexta-feira. O encontro vai decorrer na sede do PSD (Rua de S. Caetano à Lapa, n.º 9, em Lisboa). Estarão presentes Pedro Passos Coelho, Paulo Portas e António Costa, assim como as suas delegações.

  • Desafios económicos: o que espera o próximo Governo?

    Independentemente do alinhamento ideológico do próximo Governo, a realidade económica vai bater à porta do executivo. O Observador analisou desafios e oportunidades que podem ajudar ou dificultar a vida do próximo Governo. Saiba tudo aqui.

  • Francisco Assis diz que a social-democracia precisa de renovação programática

    Ainda no seu artigo de opinião no Público, o eurodeputado socialista Francisco Assis, considera que há necessidade de ” prossecução de um amplo trabalho teórico tendo em vista a renovação programática da oferta social-democrata”. “Sem isso estaremos condenados a um estatuto de subalternidade que em nada beneficiará o interesse das nossas sociedades democráticas. Sejamos capazes aqui em Portugal e a partir do Partido Socialista levar a cabo tão importante reflexão“, afirma o socialista.

  • Boaventura Sousa Santos considera que Livre se deveria dissolver

    Boaventura Sousa Santos, mandatário do Livre por Coimbra, disse à TSF que o partido se devia dissolver após o Bloco abrir conversações com o PS, já que esse era o grande tabu à esquerda. O sociólogo adianta ainda que o Livre pode ter contribuído para essa abertura de Catarina Martins.

  • Jorge Coelho e Francisco Assis apoiam candidatura de Maria de Belém

    Assis diz de “viva voz”, Jorge Coelho sabe-se por fontes de campanha, mas ambos apoiam Maria de Belém que oficializará a sua campanha no dia 13 de outubro. “Maria de Belém Roseira tem todas as condições para vir a desempenhar de forma exemplar as funções de Presidente da República a que se candidata. Contará, por isso, com o meu apoio”, escreveu Francisco Assis no seu artigo de opinião no Público, enquanto o DN avança que Jorge Coelho não só apoia a socialista, como se vai juntar à sua campanha.

  • Governo à esquerda é solução do PREC

    O eurodeputado do CDS, Nuno Melo, considera em entrevista ao DN que António Costa fechou as portas a qualquer entendimento para um Governo à direita, mas que há ainda possibilidade para um acordo parlamentar em matérias definitivas para o país. Uma coligação com o Bloco de Esquerda ou com o PCP, segundo o centrista, significa “uma ruptura absoluta com o papel histórico do PS”. “Isso seria uma espécie de golpe de Estado PRECiano”, afirmou Nuno Melo.

  • Bom dia. A reunião marcada para esta quinta-feira entre PS e Bloco de Esquerda foi adiada, mas as presidenciais estão a arder. Apoios e estratégias estão a delinear-se tanto à esquerda como à direita. Acompanhe tudo aqui, ao minuto.

1 de 1