Tem apenas 23 anos e conseguiu o papel principal num dos filmes mais aguardados do ano — há quem escreva até do “milénio” –, que já bateu recordes de bilheteira desde a sua estreia mundial, a 17 de dezembro. O nome Daisy Ridley dizia muito pouco a muito pouca gente, mas isso mudou assim Star Wars: O Despertar da Força chegou à grande tela: a partir de meados de dezembro, o mundo passou a conhecê-la como a misteriosa Rey, uma personagem que ainda agora começou a dar que falar.

Mas quem é esta jovem mulher? Daisy nasceu e cresceu em Westminster, em Londres, no seio de uma família numerosa, sendo a mais nova de cinco irmãs. O pai é fotógrafo e a mãe trabalha num banco, no entanto, a queda para o mundo da sétima arte não deixa de ser influência de família: o seu tio-avô é Arnold Ridley, um ator conhecido pelo seu papel na sictom britânica Dad’s Army (1968-1977). Daisy frequentou a escola Tring Park, onde se especializou em teatro musical, e tinha apenas 18 anos quando terminou a formação.

https://www.instagram.com/p/_ZehN4FE8H/?taken-by=daisyridley

Antes de se juntar aos restantes membros do cast da saga intergaláctica, do currículo de Ridley constavam pequenas participações em séries — os papéis mais antigos datam de 2013, ano em que também entrou nas curtas-metragens Lifesaver e Blue Season, tendo ainda participado num videoclip para o tema musical Lights On. Até ao momento, a única participação numa longa-metragem além de Star Wars é o filme indie de horror Scrawl, de 2015.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Falta de projetos é coisa que não lhe deverá faltar num futuro próximo, até porque O Despertar da Força é apenas a primeira película de uma trilogia que, a julgar pelo sucesso até agora, promete contagiar muitos fãs. Na crítica de Eurico de Barros, publicada no Observador há poucos dias, há elogios à jovem atriz: “deixa uma marca e promete fazer estragos nos próximos dois filmes”, além de ser considerada uma das “boas notícias” no sétimo filme da saga.

https://www.instagram.com/p/_TwdSQFE3M/

Rey, a personagem de uma vida

Uma personagem misteriosa e que, vendo os trailers do novo filme, mais curiosidade desperta. Não é muito o que se sabe sobre Rey, sobretudo para quem ainda não viu o filme. A jovem de pais desconhecidos cresceu no planeta desértico de Jakku, como já antes tínhamos aqui referido — o planeta é tido como uma grande lixeira, repleta de escombros que ali ficaram resultantes da Batalha de Jakku, entre o Império e a Aliança Rebelde. É ao longo do filme que a personagem deixa de lado a recolha e venda de peças de ferro-velho — que faz para sobreviver –, de modo a dedicar-se à resistência. O resto é ver para crer.

https://www.instagram.com/p/6bLRpyFE3N/?taken-by=daisyridley

E como conseguiu Daisy o papel que, certamente, tantas jovens mulheres ambicionavam? Segundo consta, foi tudo uma questão de “chatear” o agente no sentido de obter uma audição: “Mandei um e-mail ao meu agente a dizer que tinha um feeling estranho de que deveria mesmo ir à audição”, disse citada pelo Tech Insider. Daisy tanto incomodou que lá conseguiu a oportunidade de uma vida, embora as primeiras audições não tenham corrido da melhor forma — a derradeira performance, essa, ficou reservada para o último frente a frente com as pessoas que haveriam de convidá-la a fazer parte da família de estrelas. Depois do feito indiscutivelmente memorável, a atriz ficou proibida, durante três meses, de contar a novidade a quem quer que fosse, à exceção dos membros da família.

https://www.instagram.com/p/6nIbLCFEzp/?taken-by=daisyridley

Foi também ao longo de três meses que Ridley treinou intensivamente de modo a ficar em forma. Chegava a passar cinco horas por dia, durante cinco dias por semana, no ginásio. Como isso não bastasse, ainda houve tempo para aulas de vários estilos de exercício de modo deixá-la preparada para as muitas cenas de ação. E se a forma física foi trabalhada, o mesmo se pode dizer do regime alimentar, com a atriz a submeter-se a uma deita rica em proteína.

https://www.instagram.com/p/-t8yPYFE_f/?taken-by=daisyridley

Acrescente-se que, por estes dias, é também notícia o facto de o papel de Rey ter valido a Daisy uma conta recheada, com um salário na ordem das 300 mil libras (cerca de 400 mil euros). O valor pode ser vistoso para uma recém-chegada, mas não deixa de ser surpreendente que Harrison Ford, que recupera a personagem de Han Solo na película em questão, tenha ganho 76 vezes mais do que uma das atrizes principais de O Despertar da Força.