Em 2016, fará meio século que os Beatles deram o derradeiro concerto com entrada paga. É apenas um dos eventos relevantes de 1966 na música popular porque há muitos mais. A começar pelos álbuns e canções que foram editados naquele ano. Os 12 meses anteriores tinham ficado assinalados pela rutura definitiva com a influência dos anos 1950 e do rock’n’roll. As letras deixaram de ser dominadas pelo amor e pelos desencontros juvenis para passarem a centrar-se noutros temas. Questões sociais, drogas, guerra e política substituíram as festas, a dança e os namoros.

O período em causa, a segunda metade dos anos 1960, foi dos mais criativos de sempre. E 1966 é um ano de consolidação das mudanças que tinham começado a ficar visíveis nos meses precedentes. A música sofisticou-se e não admira que, na lista dos 500 melhores álbuns de sempre, elaborada pela revista Rolling Stone, o ano esteja bem representado. Pelos Beatles, claro, mas também através de Bob Dylan ou dos Beach Boys, com obras que são das mais celebradas de toda a carreira destes nomes que figuram entre os mais influentes de sempre nos terrenos da pop e do rock.

Aqui fica uma canção por cada álbum que celebra agora 50 anos desde a edição original, entre aqueles que têm lugar na lista do melhor meio milhar da História.

God Only Knows, “Pet Sounds”, The Beach Boys

Eleanor Rigby, “Revolver”, The Beatles

Visions of Johanna, “Blonde on Blonde”, Bob Dylan

Monday Monday, “If You Can Believe Your Eyes and Ears”, The Mammas and The Pappas

Paint it Black, “Aftermath”, The Rolling Stones

Spoonful, “Fresh Cream”, Cream

https://www.youtube.com/watch?v=ZREFKl20y-4

All Your Love, “Bluesbreakers with Eric Clapton”, John Mayall & the Bluesbreakers

Homeward Bound, “Parsley, Sage, Rosemary and Thyme”, Simon and Garfunkel

Boris, The Spider, A Quick One, The Who

Any Way the Wind Blows, “Freak Out!”, The Mothers of Invention

Over, Under, Sideways, Down, “Roger The Engineer”, The Yardbirds

E, já agora, acrescentam-se cinco canções editadas em 1966, que ficaram no ouvido para sempre, mas que não fazem parte de qualquer um dos álbuns citados.

I Got You (I Feel Good), James Brown

Sunny, Bobby Hebb

Fever, The McCoys

https://www.youtube.com/watch?v=_G90MrE0-_M

(I Know) I’m Losing You, The Temptations

Good Lovin’, The Young Rascals

https://www.youtube.com/watch?v=g55XaECGBN0

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR