França

História

Maio de 68: um nada que gerou alguma coisa /premium

O efeito mais expressivo de Maio de 68, tão contestário do legado da “civilização ocidental”, foi a radicalização do projecto moderno dessa mesma “civilização ocidental”. Um ensaio de Miguel Morgado.
França

Manifestações contra Macron juntam 250 mil pessoas

As manifestações contra a política do presidente francês, Emmanuel Macron, juntaram 250 mil pessoas em todo o país, informou a confederação sindical CGT.
História

Estivemos lá, mas esse mundo está a desaparecer /premium

Maio de 68 é muito mais do que memória romântica e inconsequente – ele representa a ascensão do “Eu” e antecipa a imposição da ditadura de um subjectivismo radical. Ensaio de Maria de Fátima Bonifácio
Acordo Nuclear

Putin e Macron encontram-se em São Petersburgo

Vladimir Putin recebe Emmanuel Macron num clima de tensão motivado pela saída dos EUA do acordo nuclear iraniano e o impasse na resolução dos conflitos na Síria e no leste da Ucrânia.
França

França sai do Procedimento por Défice Excessivo

A Comissão Europeia recomendou o encerramento do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) a França, deixando apenas um país, Espanha, sob o braço corretivo do pacto de estabilidade e crescimento.
Aviação

Greve em França afeta voos em Portugal

A greve dos controladores aéreos em França cancelou esta terça-feira 44 voos de e para Portugal até às 18h30. Dias 26 e 27 de maio há nova greve.
Europa

Falta de confiança   /premium

Por todo o lado são cada vez mais os eleitores que se abstêm ou que se viram para os «populistas» que tudo prometem e, até agora, não conseguem mais do que piorar as coisas, aumentando a instabilidade
França

Greve de controladores franceses afeta 500 voos

A associação de companhias de aviação Airlines For Europe (AFE) divulgou que a greve dos controladores aéreos em França fez cancelar mais de 500 voos e afetou cerca de 70 mil passageiros e carga.
Campeonato do Mundo

Platini admite "pequena aldrabice" no Mundial 1998

273
O antigo internacional francês revelou que o calendário do Mundial 1998 foi feito de maneira a que França e Brasil só se encontrassem na final. Platini era copresidente do Comité de Organização.
Arte

Vhils inaugura exposições em Paris

118
O artista português Vhils vai inaugurar, este sábado, duas exposições em Paris que apresentam "fragmentos" de uma reflexão sobre a "condição humana na cidade".
Agricultura

Espanha chama Portugal e França para negociar PAC

O Governo espanhol vai reunir-se com os ministros da Agricultura de França e Portugal, a 31 de maio, com o objetivo de "selar a primeira aliança".
Conversas à Quinta

Maio de 1968, a revolução que não foi, mas venceu /premium

Maio de 1968 não chegou a ser uma revolução, até porque não tinha revolucionários, tinha contestatários. Talvez por isso mesmo ainda seja o ícone de uma geração saudosista dos tempos em que era jovem.
Acordo Nuclear

Europa e Irão querem manter acordo nuclear

Federica Mogherini, a responsável pela política externa da UE, e os MNE da Grã-Bretanha, Alemanha e França garantiram a Teerão que se vão "esforçar" para manter o acordo.
Terrorismo

Marcelo envia mensagem de solidariedade a França

O Presidente da República transmitiu "fraternal solidariedade" a França, depois de "mais um inqualificável ataque", no sábado, que fez um morto e quatro feridos, reivindicado pelo Estado Islâmico.
Paris

Atacante de Paris estava no radar das autoridades

820
Polícia abateu homem que matou uma pessoa e feriu quatro em Paris. O Estado islâmico reivindicou o atentado e falou em retaliação pelas ações da coligação na Síria. Atacante nasceu na Tchetchénia.
Nutrição

Rótulos franceses classificam alimentos em 5 cores

187
O sistema de cores pretende ajudar os consumidores a escolherem os alimentos com melhor qualidade, mas nem todas as marcas gostam da ideia.
História

Maio de 68. Memórias de uma revolução em cartazes

Os franceses estão a celebrar 50 anos do maio de 1968, um movimento estudantil que resultou numa das maiores ondas de protesto de sempre. A história pode explicar-se através destes cartazes.
França

Paulo Branco contesta estreia de filme de Gilliam

Depois de ter tentado impedir judicialmente a exibição do filme "O homem que matou D. Quixote" em Cannes, a produtora de Paulo Branco contesta a intenção de estreia nas salas de cinema francesas.
Europa

Empresas. Sanções dos EUA são "inaceitáveis"

"Os europeus não têm de pagar pela retirada dos Estados Unidos de um acordo, para o qual eles próprios contribuíram", insistiu o ministro dos Negócios Estrangeiros de França.
Emmanuel Macron

"Segurança? Europa deve decidir por si própria"

Fazendo alusão à saída dos EUA do acordo nuclear, o presidente francês disse que se a Europa deixar que outros decidam as políticas de segurança corre o risco de deixar de ser soberana.
Acordo Nuclear

Acordo nucleal. Paris e Teerão combinam cooperação

Macron e Rohani mantiveram uma conversa telefónica na qual "acordaram prosseguir o trabalho comum com todos os Estados interessados com vista à aplicação contínua do acordo nuclear.
Paris

Maio de 68 foi um "período deslumbrante"

O cartoonista português Vasco de Castro recorda que o Maio de 68 "foi um período deslumbrante", um período "de tensão permanente, de felicidade" do qual ia resultar alguma coisa.
Exposições

"Lusoscopie" promove 20 artistas portugueses

375
"Lusoscopie" é uma iniciativa é de João Pinharanda e pretende promover cerca de 20 artistas portugueses. O objetivo "é mostrar em Paris uma série de artistas" com presença regular e até comercial.
Emmanuel Macron

Milhares manifestam-se em Paris contra Macron

Milhares de pessoas desfilaram hoje debaixo do sol para, de uma forma irónica, "festejar Macron", criticando as diferentes reformas conduzidas pelo Presidente francês.
França

Um ano depois, Emmanuel Macron divide os franceses

Um ano depois de ter chegado à presidência de França, Emmanuel Macron divide os franceses entre os que aprovam o seu dinamismo e vontade reformista e os que o acusam de ser o "presidente dos ricos".
Arbitragem

França. Polémico Chapron eleito melhor árbitro

O Sindicato de Árbitros de Futebol de Elit nomeou Tony Chapron, envolvido na expulsão polémica de um futebolista do Nantes, melhor árbitro do ano. Recebe o galardão a 13 de maio.
Caixa Geral de Depósitos

Grevistas não podem entrar na CGD Paris

Sindicato denuncia proibição do acesso dos grevistas à sucursal francesa da CGD. É para evitar assembleias gerais diárias com sistemas de som que dificultam trabalho de quem não faz greve, diz Caixa.
História

Maio de 1968 - uma crónica sentimental /premium

A retórica espontaneísta do «contra» dos acontecimentos de Maio de 1968 deixou marcas profundas e a paisagem humana e social de hoje seria bem diferente e bem mais baça sem elas.
CPLP

França candidata-se a Observador Associado da CPLP

França formalizou esta quarta-feira o pedido para aceder ao estatuto de Observador Associado da CPLP e apresentou um plano de atividades e de ação para a promoção do ensino do português em França.
União Europeia

A macronização da política europeia ou talvez não /premium

A um ano das eleições europeias de Maio de 2019 e com 4 anos de governação do diretório franco-alemão à nossa frente, tudo, ou quase tudo, continua em aberto: macronização ou talvez não, eis a questão
França

1.º de Maio em Paris marcado pela violência

109
Centenas de manifestantes ligados a grupos anarquistas destruíram montras e incendiaram veículos na capital francesa. A polícia recorreu a canhões de água e gás lacrimogéneo para dispersá-los.
Armamento Nuclear

Programa Nuclear. França pede cooperação ao Irão

A França pediu ao Irão "cooperação total" e transparência após as revelações do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, sobre o alegado programa nuclear secreto.
Museus

Museu francês expôs obras falsificadas

Museu não sabia que cerca de 60% das pinturas expostas eram falsificações. Alerta foi dado por um historiador de arte. Presidente da câmara diz que caso "é uma catástrofe".
Donald Trump

Árvore que Trump e Macron plantaram... desapareceu

314
O momento ficou marcado: Trump, Macron, Brigitte e Melania a plantarem uma árvore, prenda do casal presidencial francês para os norte-americanos. Agora, a árvore desapareceu. Mas por bons motivos.
Conversas à Quinta

Que vale Macron um ano depois? E Trump aguenta-se?

Andaram de mão dada nos terraços da Casa Branca, mas é difícil imaginar políticos tão diferentes como Emmanuel Macron e Donald Trump. É boa altura para fazer um balanço de como ambos estão a governar
Futebol

França. Portugueses nomeados para melhores do ano

O treinador Leonardo Jardim está nomeado, pela segunda vez consecutiva, para o prémio de melhor treinador e Anthony Lopes está nomeado pela primeira vez para melhor guarda-redes em França.
França

Portugal pode integrar força de intervenção comum

Se entrar, Portugal designa militar das Forças Armadas para integrar rede de oficiais. Ainda não há "nenhuma vinculação", a hipótese que está a ser discutida é a assinatura de carta de intenções.
Síria

Síria. França junta-se aos EUA para combater EI

Forças especiais francesas foram enviadas nas duas últimas semanas para reforçar o contingente da coligação liderada pelos EUA na luta contra o grupo 'jihadista' Estado Islâmico na Síria.
Terrorismo

Português baleado no ataque em França teve alta

O português baleado na cabeça nos atentados terroristas de Carcassonne e Trèbes, no sul de França, em 23 de março, teve alta esta quinta-feira do centro hospitalar de Perpignan.
Estados Unidos da América

Melania e Brigitte: o estilo das primeiras damas

1.330
As mulheres de Donald Trump e Emmanuel Macron deram as notas de estilo nos três dias da visita do Presidente francês aos EUA. Ao lado de política e economia, a moda também marcou a agenda.
NATO

Acordo iraniano é para ser respeitado, diz NATO

NATO diz que é importante respeitar o acordo nuclear iraniano porque ajuda a distanciar o Irão do desenvolvimento de armamento nuclear, algo que é "importante para a segurança dos aliados da NATO".
Síria

França protegeu empresa que financiava ISIS

886
A embaixada francesa tentou assegurar a proteção da fábrica que a Lafarge tinha na Síria. A empresa já confessou ter pago milhões a grupos armados do país. Os serviços secretos saberiam de tudo.
França

Macron reclama para si "relação especial" com EUA

Críticas ao "nacionalismo" e ao "isolacionismo" dos EUA fizeram parte do discurso do Presidente francês no Congresso. Mas também o lugar de França como parceira preferencial dos norte-americanos.
Diplomacia

Trump avisa Irão: "Se nos ameaçarem vão pagar"

O Presidente norte-americano e o francês, Emmanuel Macron, encontraram-se na Casa Branca e discutiram a situação na Síria, o acordo nuclear com o Irão e a desnuclearização da Coreia do Norte.
Presidente Trump

Macron nos EUA: imagens do primeiro dia de visita

Plantaram um carvalho no relvado da Casa Branca, visitaram a antiga residência presidencial de Mount Vernon, jantaram em Washington. Imagens das primeiras horas do encontro entre Trump e Macron.
Relações Internacionais

Macron nos EUA. Discute Síria e Irão com Trump

Espera-se que os dois presidentes falem sobre os planos de Washington quanto ao acordo nuclear com o Irão, a situação na Síria e a relação comercial entre os Estados Unidos e a União Europeia.
Emmanuel Macron

Macron: "Não podes fazer guerra com toda a gente"

O presidente francês deu uma entrevista à Fox News onde parece enviar um recado a Donald Trump. Emmanuel Macron inicia esta segunda-feira uma visita oficial de três dias aos Estados Unidos.
Paris

Maio de 68. Carlos Saboga foi "soldado raso"

O argumentista e realizador Carlos Saboga viveu o Maio de 68, participando num comité de ação português de trabalhadores-estudantes. Depois foi obrigado a fugir para Itália.
Efeméride

Maio de 68: 50 anos depois

Contra os anseios revolucionários de Maio de 68, a França permaneceu “burguesa”, isto é, livre e democrática. Pôde assim absorver ideias de Maio de 68, que teriam sido esmagadas pelos comunistas.
França

Governo francês reforça patrulhamento nos Alpes

O governo francês vai enviar reforços "importantes" para "assegurar o respeito absoluto do controlo das fronteiras" no sul dos Alpes, palco de confrontos entre extrema-direita e 'pró-migrantes'.
Polícia

Monte Saint-Michel evacuado "por precaução"

203
O monumento do Monte Saint-Michel, no oeste de França, foi evacuado "por precaução", tendo sido retirados os turistas e habitantes devido à presença de um suspeito que ameaçou as forças da ordem.
Salários

Presidente da Air France ameaça demitir-se

Resultado da consulta aos funcionários sobre os aumentos salariais pode decidir o futuro de Jean-Marc Janaillac. Administração propôs aumento gradual de 7%. Sindicatos querem 6% no imediato.
Neymar

Neymar e a vontade de sair, PSG e o desespero

114
O jogador brasileiro já não esconde que não tem qualquer vontade de regressar a Paris - durante ou depois da lesão. O presidente do PSG viajou até ao Brasil para o convencer a voltar.
Paris

Maio de 68. Português recorda "delírio coletivo"

Em 1968, com 25 anos, Fernando Medeiros viveu, em Paris, "uma experiência absolutamente empolgante" não só em termos da "perspetiva histórica" mas pelo "prazer de participar" nesse "movimento social".
Paris

Português em Paris viveu Maio de 68 de longe

O músico e ator português Luís Rego estava em Paris durante os protestos do Maio de 68, mas teve medo de participar porque em Portugal já tinha sido preso pela PIDE.
Pintura

Pintor José Loureiro expõe na Galerie Maubert

"Isótopo" é a mostra do pintor português José Loureiro que está patente na Galerie Maubert, em Paris, de 26 de abril a 16 de junho. Conta com 30 peças, principalmente óleos sobre papel e sobre tela.
Leiria

Município francês doa árvores ao Pinhal de Leiria

3.082
Município francês Fontenay-sous-Bois doou 53 mil árvores ao Pinhal de Leiria, o número dos seus habitantes. Presidente da autarquia da Marinha Grande, Cidália Ferreira, destacou gesto solidário.
Cinema

"A Batalha do Côa - Uma lição portuguesa" em Paris

A longa-metragem "A Batalha do Côa - Uma lição portuguesa", que vai ser projetada até 5 de junho nesta sala parisiense, descreve a luta pela salvaguarda das gravuras rupestres do Vale do Côa.
Síria

O antes e o depois dos bombardeamentos na Síria

Os três alvos dos aliados ocidentais acabaram destruídos, depois de mais de 100 mísseis lançados. As imagens mostram como os ataques transformaram os locais, com um único resultado: ruínas.
Caixa Geral de Depósitos

Greve da CGD em França com adesão de 63%

A adesão à greve na Caixa Geral de Depósitos (CGD) em França é de 62,8%, de acordo com a porta-voz da intersindical FO-CFTC, Cristina Semblano, que considera uma "ótima mobilização"
Festivais de Música

Portugal destaca-se no Festival Chantiers d'Europe

No festival de dança, teatro e música vai juntar artistas da Europa, como Espanha, Itália, Grécia e Alemanha, Portugal será novamente convidado. Realiza-se de 14 a 30 de maio.
Jean-Claude Juncker

UE não é só eixo franco-alemão, lembra Juncker

Jean-Claude Juncker lembrou Emmanuel Macron de "que a Europa não é só franco-alemã" e que é necessário "o contributo dos outros para que o motor possa funcionar".
Emmanuel Macron

Macron. "Guerra civil" entre liberais e autocratas

289
A Europa arrisca cair numa "espécie de guerra civil" entre os países liberais e os regimes autocráticos, avisou Emmanuel Macron, presidente francês, num discurso em Estrasburgo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)