458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

França

Voos

Paris: Greves cancelam e atrasam centenas de voos

As greves do principal aeroporto de Paris estão relacionadas com os salários e condições de trabalho. Em Madrid foram cancelados quinze voos das companhias low cost easyJet e Ryanair.
Noticiário

10h. Dezenas de voos cancelados em França

Em causa uma greve de bombeiros no principal aeroporto de Paris, o que vai afetar um em cada cinco voos. Ainda neste jornal, a despedida de Rui Rio da liderança social democrata.
Relações Internacionais

França e Austrália recuperam relação após polémica

A França e Austrália reconstruíram relações bilaterais após a polémica da compra dos submarinos que prejudicou a confiança dos países. "Vamos falar do futuro, não do passado", diz Macron.
França

França. Greve afeta aeroportos nos próximos dias

Vários aeroportos franceses serão afetados por novas greves no setor da aviação. Segundo a DGAC, "17% dos voos com partida ou chegada ao aeroporto Charles-de-Gaull" estão cancelados.
Atentados de Paris

Pena suspensa para cúmplices de atentados em Paris

O tribunal penal de Bruxelas absolveu quatro suspeitos de cúmplices nos atentados de Paris que provocaram 130 mortes. O MP tinha pedido até 5 anos de prisão para os 14 suspeitos.
Guiné-Bissau

PJ guineense deteve suspeitos de falsificar vistos

A Polícia Judiciária da Guiné-Bissau deteve dois cidadãos estrangeiros suspeitos de falsificarem vistos para entrar em França com passaportes ordinários e de serviço.
Emmanuel Macron

Macron: os apelos ambientais e selfies com Marcelo

Macron disse, durante um passeio com Marcelo em que tirou selfies com populares, que estava "muito contente" por estar em Portugal. Na conferência dos Oceanos, deixou apelos à proteção do ambiente.
Oceanos

Oceanos. França recebe a conferência de 2025

França será palco da próxima Conferência dos Oceanos organizada em conjunto com a Costa Rica, em 2025. Anúncio feito por Macron em sessão plenária presidida por Macron.
Futebol

Lille anuncia contratação de Paulo Fonseca

Os franceses do Lille anunciaram a contratação do treinador português Paulo Fonseca. O técnico português diz-se ciente da responsabilidade que é ser escolhido para treinar um clube como o Lille.
União Europeia

Defesa europeia com melhor reputação, diz Arnould 

Setor da defesa vive "grande evolução na Europa", afirma Claude-France Arnould, para quem guerra na Ucrânia veio mostrar a importância do investimento a longo prazo na área.
Fact Check

Foto mostra “Comboio da Liberdade” em França?

Fotografia tem sido usada em publicações sobre a adesão dos camionistas franceses ao protesto "Comboio da Liberdade", que surgiu no início de 2022 no Canadá. Foi captada na véspera de natal de 2020.
Noticiário

7h. Zelensky vai falar na cimeira da NATO

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai falar esta quarta-feira no arranque da cimeira que reúne na capital espanhola mais de quarenta chefes de Estado e de Governo.
França

Yaël Braun-Pivet preside ao Parlamento francês

Yaël Braun-Pivet é a primeira mulher eleita presidente da Assembleia Nacional francesa, com 238 votos após duas votações. A quarta figura do estado francês já viveu em Portugal.
Amnistia Internacional

AI pede a França que mude lei

A Amnistia Internacional pediu a França a alteração da lei sobre os crimes contra a humanidade. Assim, criminosos de guerra da Ucrânia, Síria e outros seriam levados à justiça francesa.
Guerra na Ucrânia

Boris: "Resolver conflito agora" não traria paz 

Boris Johnson avisou Emmanuel Macron que terminar agora o conflito daria a "Vladimir Putin licença para manipular quer os países soberanos, quer os mercados internacionais perpetuamente".
França

Partido de Macron quer aborto na Constituição

O partido Renascimento, do Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que vai apresentar uma proposta de lei para integrar o direito à interrupção voluntária da gravidez na Constituição francesa.
Eleições

França, Colômbia e Andaluzia – sinais dos tempos

Ficou claro, na Colômbia e em França, que o centro e os partidos sistémicos continuam a perder terreno e que o chamado “populismo” está em marcha. A Andaluzia é a ambígua excepção que confirma a regra
Paris

Paris. Oito condenados por roubo de obra de Banksy

Oito homens foram condenados pelo envolvimento no roubo da obra pintada em porta do teatro Bataclan, atribuída a Banksy, em homenagem às vítimas dos atentados terroristas de novembro de 2015.
França

Éric Zemmour banido de usar piscina do Ritz Paris

Cidadã norte-americana queixou-se do "comportamento inapropriado" do dirigente da extrema-direita. Zemmour terá “repreendido rudemente” a mulher por usar a mesma pista que ele.
Coronavírus

Nova vaga de Ómicron também cresce na Europa

Portugal continua a ser o país da Europa com mais casos de infeção por milhão de habitantes, mas os casos e internamentos também começam a crescer noutros países. Ciclo de 3 meses parece ser o padrão.
Crimes Sexuais

Violência sexual. Governante francesa investigada

Chrysoula Zacharopoulou, ex-eurodeputada e atual secretária de Estado francesa, investigada pela justiça francesa por alegados crimes de violência sexual cometidos enquanto era ginecologista.
Contra-Corrente

França de Macron, entre a paralisia e a decadência

Macron perdeu a maioria nas eleições de domingo e, com dois partidos extremistas fortes no parlamento, qualquer agenda reformista está bloqueada, agravando as condições da longa decadência da França.
França

Palácio dos Festivais de Cannes vendido como NFT

Dez lugares emblemáticos da cidade de Cannes foram vendidos sob a forma de NFT, num leilão que arrecadou mais de 330 mil euros. O Palais des Festivals foi adquirido por 65 mil euros.
Emmanuel Macron

Macron sem maioria. França está em declínio?

Sem a maioria nas eleições de domingo e com dois partidos extremistas fortes no parlamento, a França de Macron está entre a paralisia e a decadência. Ligue 910024185 e participe no Contra-Corrente.
União Europeia

Costa assumiu as suas ambições europeias

Não sabemos se Costa será perdoado pelos seus pares do Conselho Europeu. Mas já não temos dúvidas que quer ir para Bruxelas em 2024. Caso contrário, não teria sido tão rápido a tentar corrigir o erro.
França

França. Christian Jacob recusa pacto com Macron

Macron iniciou uma série de reuniões com os líderes dos principais partidos para procurar uma solução para o problema criado pelos resultados das legislativas do passado domingo. Jacob já deu o "não".
Emmanuel Macron

Primeira-ministra francesa pede demissão

A primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, apresentou a demissão, mas o Presidente Emmanuel Macron não aceitou o pedido, que ocorre na sequência das eleições legislativas francesas de domingo.
França

Coligação de esquerda anuncia moção de censura

Esta segunda-feira, horas depois do resultado das eleições, a coligação de esquerda anunciou que vai avançar com uma moção de censura contra o governo. E já tem data marcada.
França

França. Deputados franco-portugueses nas eleições

Nathalie da Conceição Carvalho a representar a extrema-direita e Emmanuel Fernandes a esquerda são algumas das novas caras portuguesas na Assembleia Nacional francesa, após as eleições de domingo.
Gabinete de Guerra

"Poderá haver mais ataques cibernéticos na Europa"

O major-general Isidro Morais Pereira admite retaliação através do cibercrime caso seja atribuído estatuto de candidato à UE. Bruno Cardoso Reis nega um grande impacto da guerra nas eleições francesas
França

O tempo das maiorias absolutas acabou

Mélenchon e Le Pen conseguiram resultados históricos, enquanto o Presidente perdeu a maioria absoluta. Macronistas invocam exemplo de Mitterrand — mas Republicanos não estão garantidos.
Guerra na Ucrânia

«Para lá das emoções»?

Não creio que a imediata viragem dos três grandes países europeus tenha sido determinada pela UE mas sim pela NATO, isto é, pelos Estados Unidos e a Grã-Bretanha.
França

La geringonce?

Por muito que o futuro das democracias ocidentais pareça declinar entre a guerra na Europa e os Estados Unidos à beira da guerra civil, há solução: reforçar a democracia e os mecanismos que a garantem
Café Europa

Como governar França depois das legislativas?

Emmanuel Macron vence as eleições, mas perde a maioria de deputados na Assembleia Nacional. Emissão especial de análise às legislativas francesas
Emissão Especial

"É evidente que republicanos podem ajudar Macron"

A economista considera que os republicanos são a solução para o presidente francês pôr em prática o seu programa. Ainda assim, Susana Peralta deixa claro "não era isso que estava no plano de Macron".
Emissão Especial

Eleições francesas. "Resultados eram expectáveis"

O politólogo considera previsível o desfecho da segunda volta das legislativas francesas. O especialista em movimentos populistas salienta que "os extremos não estão disponíveis para o compromisso".
França

Chega felicita Le Pen por ser 3ª força política 

O presidente do Chega, André Ventura, felicitou os partidos de extrema-direita Vox, em Espanha, e União Nacional, em França, pelos resultados que os converteram na "terceira força política".
Emissão Especial

O debate dos eurodeputados às eleições francesas

Paulo Rangel, Manuel Pizarro, Marisa Matias, Nuno Melo e Sandra Pereira analisam os resultados das legislativas francesas. O futuro do país e a relação com a União Europeia foram temas em destaque.
Emissão Especial

"Não vamos ter PM em França na terça-feira"

Nathalie de Oliveira, deputada eleita pelo circulo da Europa alerta para a hipótese de Macron procurar deputados na "direita radical". A socialista considera que este será um "resultado histórico".
Emissão Especial

"Franceses preferem revoluções a reformas"

As primeiras projeções apontam para que o partido do Presidente perca a maioria absoluta. Em análise, Paulo Sande considera que um acordo com os republicanos "é a única solução que resta a Macron".
Emissão Especial

"A presidência de Macron acaba hoje"

Jorge Fernandes acredita que depois desta noite eleitoral, a "assembleia francesa vai ficar dividida". O politólogo alerta ainda para o futuro do mandato de Macron, que pode não ser "sossegado". 
Noticiário

17h. Embaixada francesa. Votaram 27% dos inscritos

Responsáveis preveem uma afluência inferior à que foi registada nas eleições presidenciais. Ainda neste jornal, O Benfica venceu o FC Porto no segundo jogo da final do campeonato de hóquei em patins.
Noticiário

14h. Eleições Francesas. Emmanuel Macron já votou

Estas eleições vão definir a composição da Assembleia Nacional francesa. Nas últimas legislativas o partido de Macron obteve maioria absoluta. Ainda, registo de novos bombardeamentos em Kiev.
França

Eleições França. Ouça aqui a emissão especial

Emissão especial da Rádio Observador começa às 18h30 com análise de vários especialistas, um debate com eurodeputados de todos os partidos e uma edição especial do Café Europa
Noticiário

6H. Legislativas. Franceses votam na segunda volta

Empate técnico há uma semana entre a coligação presidencial e a esquerda levaram a uma segunda volta. Ainda, Tribunal de Contas pode vir a fazer uma auditoria aos serviços de urgência dos hospitais.
Noticiário

4h. Futsal. Sporting vence Benfica

Águias estiveram quase sempre em vantagem mas Sporting levou jogo a prolongamento e venceu por 5-4. Ainda, este domingo, os franceses são chamados à urnas para a segunda volta das legislativas.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.