A história do sistema do metropolitano começa em Londres, quando a “Metropolitan Railway” transportava os clientes entre Paddington e Farringdon ao longo de seis estações intermediárias. É por isso que, em 1863, nasce o London Undeground, que tinha sido batizado pelos londrinos simplesmente como o “O Tubo”. Mas o tubo cresceu. E muito, com 270 estações e 11 linhas diferentes no coração da capital britânica e nas periferias.

Entretanto, outras grandes cidades pelo mundo fora começaram a aderir aos comboios rápidos e subterrâneos, muitos metros abaixo da superfície. O sistema metropolitano chegou a Portugal em 1959: Lisboa começou por ter quatro linhas subterrâneas, mas a cidade do Porto ainda teve de esperar 42 anos para poder circular nas profundezas: a invicta só recebeu este sistema em 2001.

Fica em Lisboa uma das estações metropolitanas mais bonitas do mundo: a colorida estação das Olaias. Mas há muitas outras pelo mundo que o vão maravilhar. Passe o bilhete e entre em 25 delas na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR