Migrantes

Itália

450 migrantes desembarcaram em Pozallo, Itália

A decisão do governo italiano segue o compromisso de cinco países da União Europeia - França, Espanha, Portugal, Malta e Alemanha - para cada um deles acolher 50 migrantes.
Imigração Ilegal

Presidente mexicano contra separação das famílias

O ainda Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, pediuà delegação norte-americana, liderada pelo secretário de Estado que reúna rapidamente as famílias migrantes separadas na fronteira.
Migrantes

Itália. Ministro proíbe desembarque de migrantes

"Não autorizo que nenhuma pessoa desembarque do Diciotti. Se alguém o fizer deve assumir a responsabilidade", afirmou Matteo Salvini à margem de um encontro informal com os seus homólogos europeus.
Europa

Traficantes oferecem viagens a quase 13 mil euros

845
Os serviços de transporte de migrantes para a Europa são cada vez mais. As ofertas são feitas através do Facebook e os preços praticados são exorbitantes: podem chegar a quase 13 mil euros.
Crise dos Refugiados

ONG critica criminalização de resgate de migrantes

A organização não-governamental alemã Sea Watch, que desenvolve operações de resgate no Mediterrâneo, lamentou que a União Europeia esteja a tentar criminalizar os migrantes.
Migrantes

Capitão do Lifeline libertado sob fiança

A acusação insiste que o navio Lifeline, de pavilhão holandês, não consta do registo marítimo da Holanda, o que foi confirmado pelas autoridades holandesas.
Migrantes

Áustria. Kurz contra plataformas de desembarque

O chanceler austríaco considera que seria "mais inteligente ir procurar diretamente as pessoas em zonas de guerra, em vez de criar um incentivo para empreender a perigosa travessia do Mediterrâneo".
Migrantes

Noruega também vai receber migrantes do Lifeline

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro maltês, Joseh Muscat, alargando para nove o total de países dispostos a receber uma quota de refugiados do Lifeline.
Migrantes

Medos e mitos na origem da resistência a migrantes

114
O Alto Comissariado para as Migrações diz que são os países com menos estrangeiros que estão a "levantar mais barreiras" em receber imigrantes. "Aquilo que prevalece são os medos e os mitos".
Mediterrâneo

Navio Lifeline chegou ao porto de La Valeta

O barco da organização não-governamental alemã Lifeline, com cerca de 230 migrantes, chegou ao porto maltês de La Valeta, depois de permanecer seis dias no Mediterrâneo à espera de uma autorização.
Crise dos Refugiados

Lifeline. Migrantes recebidos em oito países 

O primeiro-ministro maltês, Joseph Muscat, disse esta quarta-feira que oito países europeus, e não sete como afirmara pouco antes, vão receber migrantes do navio humanitário Lifeline.
Migrantes

Lifeline continua a aguardar ordem de desembarque

As autoridades maltesas ainda não concederam a autorização para o desembarque do Lifeline, por estarem a aguardar reação dos países europeus disponíveis para recolher os 230 migrantes.
Migrantes

Itália vai receber alguns migrantes do Lifeline

"Itália fará a sua parte e acolherá uma quota dos imigrantes que estão no Lifeline, com a esperança de que outros países europeus façam o mesmo", sublinhou Giuseppe Conte.
Migrantes

Mau tempo agrava situação do navio Lifeline

Segundo o fundador do Lifeline, os cooperantes a bordo do navio informaram que a situação meteorológica na zona onde se encontra piorou, deteriorando-se a situação dos doentes e das crianças.
Refugiados

Milhares de migrantes são abandonados no Saara

120
A Argélia está a expulsar milhares de migrantes para o Níger, abandonando-os no meio do deserto do Saara. OIM estima que 30 mil morreram na travessia desde 2014.
Migrantes

Salvini insiste: Lifeline não aportará em Itália

Lifeline leva 234 migrantes a bordo. Ministro do Interior reafirma que não será autorizado a entrar num porto italiano.
Emmanuel Macron

Macron a favor de sancionar quem recusar migrantes

508
O Presidente francês mostrou-se a favor de sanções económicas contra os países da União Europeia que se recusam receber os migrantes, numa conferência com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez.
Migrantes

EUA recuam na separação de pais e filhos

232
Donald Trump assinou esta quarta-feira uma ordem do executivo que permite que as famílias de imigrantes ilegais se mantenham juntas na fronteira entre os Estados Unidos e o México.
Migrantes

Benetton provoca polémica com navio Aquarius 

A Benetton, na sua mais recente campanha publicitária, voltou a gerar controvérsia com uma fotografia, onde se pode ver um grupo de migrantes resgatados pelo Aquarius, perto da Costa da Líbia.
Migrantes

Fluxo migratório recua mais de metade em maio

Segundo a Frontex em maio, foram detetadas cerca de 12.100 travessias irregulares das fronteiras nas principais rotas migratórias para a UE, menos 56% do que no mesmo mês do ano passado.
Migrantes

Aquarius. Metade dos migrantes quer ir para França

Quase metade dos 629 migrantes que chegaram a Valência no domingo desejam pedir asilo a França, que se ofereceu para receber algumas das pessoas que estavam a bordo do Aquarius.
Migrantes

Manifestação em Paris de apoio a migrantes

Milhares de pessoas desfilaram este domingo em Paris para receber uma "marcha solidária" que partiu de Itália para apoiar os migrantes e protestar contra o bloqueio de fronteiras.
Ceuta

250 migrantes impedidos de atravessar fronteira

Mais de 250 migrantes foram impedidos pela forças de segurança de Marrocos de atravessar a fronteira de Ceuta, levando a Guardia Civil de Espanha a instalar um dispositivo especial no lado espanhol.
Médicos sem Fronteiras

MSF pedem à Europa para dar prioridade à vida

A propósito da embarcação "Aquarius", com 629 migrantes a bordo e que Itália se recusou a acolher, os Médicos Sem Fronteiras pedi aos Governos europeus para darem prioridade às pessoas face à política
Migrantes

Aquarius: ACNUR agradece decisão de Espanha

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados congratulou-se com a decisão de Espanha de acolher a embarcação "Aquarius", em que viajavam 629 migrantes sem documentos.
Migrantes

Itália volta a interditar acesso de ONG aos portos

136
O ministro do Interior de Itália voltou a avisar as organizações não governamentais que resgatam imigrantes no Mediterrâneo de que devem "procurar outros portos" para desembarcar essas pessoas.
Migrantes

55 migrantes resgatados no sul de Espanha

A Guarda Civil resgatou 55 migrantes, entre os quais sete mulheres e sete menores, perto de uma praia de Almuñécar, no sul de Espanha, que viajavam numa embarcação vinda do norte de Marrocos.
França

Oxfam denuncia tratamento indigno de migrantes

Segundo um relatório divulgado pela Oxfam, a polícia francesa não está a facilitar a vida dos migrantes na fronteira com Itália. A organização denunciou situações de tratamento indigno dos migrantes.
Migrantes

França pode acolher migrantes do Aquarius

O governo francês referiu que a proposta foi "acolhida favoravelmente por Espanha", país onde o navio deverá atracar no sábado com 629 migrantes a bordo.
Migrantes

Costa apela a solidariedade em todos os momentos

Depois de questionado sobre os episódios em torno do navio "Aurora", o primeiro-ministro afirmou que "a política de encerramento de fronteiras é contrária aos valores da União Europeia".
Migrantes

O Aquarius não consegue chegar a Espanha 

Responsáveis por navio que acolheu mais de 600 migrantes resgatados no Mediterrâneo dizem que o Aquarius não tem condições para chegar a Valência. Viagem ia pôr em risco segurança das pessoas.
Itália

Navio com 629 migrantes vai para Espanha

308
Depois de Itália e Malta se terem recusado a receber o navio com 629 migrantes, Espanha disse que irá receber a embarcação. "É nossa obrigação ajudar a evitar uma catástrofe humanitária"
Migrantes

Itália pede a Malta que acolha 629 migrantes

107
O ministro do Interior de Itália pediu a Malta que receba o barco da ONG SOS Mediterrâneo, com 629 migrantes a bordo, que o novo Governo italiano não autoriza que desembarquem em Reggio Calabria.
Migrantes

150 migrantes resgatados no Mediterrâneo

Mais de 150 migrantes foram no sábado resgatados pela Marinha líbia, ao largo da costa do país, quando tentavam fazer a travessia do Mediterrâneo em direção à Europa.
Espanha

Resgatados 180 migrantes de várias embarcações

Os serviços de salvamento marítimo de Espanha resgataram 180 migrantes de cinco embarcações ao largo da costa da Andaluzia, no sul do país, noticia a agência Efe.
Migrantes

Polícia Marítima resgata 33 migrantes na Grécia

A equipa da Polícia Marítima, que se encontra na ilha grega de Lesbos, resgatou na noite de sexta-feira 33 migrantes do Irão, da Eritreia, do Togo e do Afeganistão.
Migrantes

Migrantes. Turquia suspende acordo com a Grécia

O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlüt Çavusoglu, anunciou a suspensão do acordo bilateral num encontro com os jornalistas na cidade de Antália, sul da Turquia.
Itália

Conte quer sistema de repartição de migrantes

O primeiro-ministro indigitado de Itália, Giuseppe Conte, afirmou que vai exigir a criação de um sistema "automático" e "obrigatório" de distribuição de refugiados na União Europeia.
Migrantes

Tunísia. 46 migrantes morrem em naufrágio

117
Pelo menos 46 migrantes morreram num naufrágio ocorrido no sul da Tunísia na noite de sábado para domingo, onde seguiam cerca de 180 pessoas, segundo novo balanço avançado pelas autoridades tunisinas.
Tunísia

Naufrágio na Tunísia faz pelo menos 35 mortos

Foram recuperados 35 corpos de migrantes foram e resgatadas 68 pessoas do naufrágio que ocorreu no sul da Tunísia na noite de sábado para domingo. Anterior balanço dava conta de 11 mortos.
Migrantes

Marinha resgata quase 300 migrantes de embarcações

Três operações realizadas pela Marinha Portuguesa permitiram o resgate de 296 migrantes irregulares, que foram esta sexta-feira entregues às autoridades italianas no porto Pozzallo.
Migrantes

Grécia. Polícia Marítima resgata 43 migrantes 

A Polícia Marítima resgatou 43 migrantes de dois grupos distintos que navegavam ao largo da Grécia. Entre os resgatados estavam 13 crianças, 13 mulheres e 17 homens.
Crise dos Refugiados

Fragata portuguesa resgata migrantes em Lampedusa

A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta segunda-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés.
Líbia

Pelo menos 11 migrantes morreram ao largo da Líbia

Pelo menos 11 migrantes morreram e 263 foram socorridos este domingo, no âmbito de duas operações de resgate, ao largo da Líbia, segundo um porta-voz da marinha líbia.
Estados Unidos da América

EUA. Guarda Nacional começa a chegar à fronteira

Os governadores republicanos do Texas, Arizona e Novo México enviaram 1.600 membros para a fronteira com o México. O único estado fronteiriço a ficar excluído foi o da Califórnia.
Migrantes

PM israelita anula acordo com ONU sobre migrantes

Depois de analisar "as vantagens e os inconvenientes", Benjamin Netanyahu anulou o acordo que tinha com a ONU para regularizar migrantes africanos em Israel e a reinstalação em países ocidentais.
Tráfico Humano

Bulgária. Desmantelada rede de tráfico humano

Membros da polícia especializados em crime organizado detiveram 18 pessoas e desmantelaram uma rede de tráfico de migrantes que operava desde a Turquia com destino à União Europeia.
Migrantes

Polícia marítima portuguesa resgata 34 migrantes

A Polícia Marítima portuguesa, em missão na ilha grega de Lesbos, resgatou 34 migrantes, entre os quais 12 crianças. Integrada na operação POSEIDON, a polícia já resgatou 1.042 migrantes do mar Egeu.
Migrantes

10 mortos e 90 desaparecidos em naufrágio na Líbia

Um naufrágio na costa da Líbia fez pelo menos dez mortos e outras 90 pessoas estão ainda desaparecidas. A ONU acredita que oito das vítimas mortais são paquistanesas.
Refugiados

Amnistia denuncia acordo entre Itália e Líbia

A Amnistia Internacional denunciou as consequências desumanas do acordo assinado há um ano entre Itália e Líbia para impedir refugiados e migrantes de entrarem na Europa.
Nações Unidas

Número de migrantes atinge 258 milhões em 2017

O número de pessoas que saíram dos países onde nasceram e vivem em outros Estados chegou aos 258 milhões em 2017, um aumento de 49% desde 2000. Os números são avançados pela ONU.
Imigrantes

Mais de 225 mil tornaram-se portugueses em 8 anos

182
Mais de 225 mil estrangeiros adquiriram a nacionalidade portuguesa entre 2008 e 2016, uma média anual de quase 25 mil, revelam dados do INE.
Refugiados

ONU pede acolhimento urgente para 1300 migrantes

As Nações Unidas lançaram um apelo urgente para o acolhimento de 1.300 refugiados "extremamente vulneráveis". Os migrantes estão bloqueados na Líbia.
Migrantes

Alemanha paga a quem volte ao seu país

146
Desde 2014 que os pedidos de asilo dos refugiados têm vindo a aumentar na Alemanha. A campanha "Your country. Your future. Now!" pretende dar ajuda monetária a quem queira regressar ao país de origem.
África

700 mil migrantes estão a viver em campos na Líbia

O presidente da União Africana alertou para a existência de 700 mil migrantes a viver em campos de refugiados na Líbia. A Guiné-Bissau acredita que existem guineenses e está a tratar do repatriamento.
Refugiados

Papua Nova Guiné. Refugiados barricados retirados

Os últimos refugiados que recusavam abandonar o centro de detenção de migrantes em Manus foram retirados. Os 378 homens foram levados para residências.
Migrantes

Europa. Número de migrantes vindos da Líbia desce

No terceiro trimestre do ano registou-se uma descida no número de migrantes que chegam à Europa vindos da Líbia. A travessia feita a partir da costa marroquina foi a que registou menos pessoas.
Oceania

Polícia intervém em acampamento de Manus

A polícia da Papua Nova Guiné entrou num acampamento de migrantes de Manus, desencadeando receios de uma evacuação forçada. Centenas de migrantes recusam "passar de uma prisão para outra".
Migrantes

Salvamento Marítimo espanhol resgata 67 migrantes

O Salvamento Marítimo espanhol resgatou 67 migrantes, entre os quais uma mulher grávida, em duas embarcações no Mar de Alborão, no Mediterrâneo, anunciaram as autoridades.
África

Mediterrâneo. Espanha resgata 500 migrantes

Autoridades espanholas referem ter resgatado cerca de 500 migrantes que tentavam atravessar o Mar Mediterrâneo a partir da costa norte-africana em direção à Europa a bordo de 46 pequenas embarcações.
Migrantes

ONU considera que cooperação UE/Líbia é desumana

O Alto-Comissário da ONU para os Direitos Humanos criticou a deterioração das condições de detenção dos migrantes na Líbia, considerando desumana a cooperação da UE com este país.
Migrantes

Navio português entrega 20 migrantes a Itália

O navio "Viana do Castelo" resgatou um navio de 20 migrantes que navegavam em direção a Lampedusa. O grupo viajava em dois pequenos barcos de madeira.
Migrantes

Espanha resgata 73 migrantes oriundos de Marrocos

As autoridades marítimas espanholas resgataram hoje 73 pessoas, entre as quais nove mulheres, de dois barcos localizados ao largo da ilha de Alborão, situada entre Espanha e Marrocos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)