Ficção

A Bertrand Editora vai começar o mês com o lançamento de O Advogado Mafioso, de John Grisham, um dos mais populares autores norte-americanos. O Advogado Mafioso é um thriller judicial no qual o protagonista, Sebastian Rudd, defende que “a única alternativa honrosa para um advogado empenhado em salvar um cliente inocente é enganar na defesa”. Chega às livrarias logo no dia 1 de julho.

No dia 8 de julho, sairá pela Quetzal Macaco Infinito, de Manuel Jorge Marmelo, considerado um dos autores portugueses mais versáteis da atualidade. O livro parte de uma máxima simples: a de que se sentarmos um macaco à frente de uma máquina de escrever, ele consegue escrever uma obra-prima à altura de Shakespeare ou de Cervantes. É a partir desta, que Marmelo constrói Macaco Infinito, que não é nada mais nada menos do que uma metáfora sobre a criação.

Para julho, a Relógio d’Água programou a publicação de O Homem do Castelo Alto, de Philip K. Dick, romance vencedor de um Hugo Award, em 1963, e de Obra Aberta, de Umberto Eco. Pela mesma editora, sairá ainda A Salvação do Belo, de Byung-Chul Han, e O Sino, de Iris Murdoch.

1

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A 12 de julho, a Oficina do Livro irá publicar As Histórias Que não Se Contam, de Susana Piedade, romance finalista do Prémio Leya 2015. No mesmo dia, irá sair pela Dom Quixote Fechada Para o Inverno, do norueguês Jørn Lier Horst, pela primeira vez traduzido em Portugal. O livro valeu-lhe o Prémio dos Livreiros da Noruega. E porque um policial nunca vem sozinho, a editora irá ainda lançar, a 19 de julho, A Quinta Estação, de Mons Kallentoft.

No ano em que se assinalam os 50 anos da publicação da primeira edição de A Sangue Frio, a Dom Quixote reedita o clássico de Truman Capote, inspirado em eventos verídicos. E por falar em clássicos, a editora irá lançar também em julho novas edições de Luz em Agosto, um romance de natureza polifónica de William Faulkner, e Um Traidor dos Nossos, do mestre da literatura de espionagem John le Carré.

Na Asa, o mês ficará marcado pelo lançamento de duas obras de Agatha Christie. No ano em que se assinala os 40 anos da morte da rainha do crime, a editora decidiu lançar Jogo Macabro e O Enigma do Sapato, numa edição graficamente direcionada para o público mais jovem. Os dois livros chegam às livrarias a 12 de julho. A Guerra & Paz, por outro lado, vai adicionar mais um volume à coleção “Grandes Clássicos” — Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco.

Já na Antígona, julho chegará com muito calor e com um único lançamento — o romance satírico Oreo, do jornalista e comediante norte-americano Fran Ross. Considerado demasiado avançado para o seu tempo, Oreo conta a história de uma mulher, Oreo, filha de mãe negra, que parte em busca do pai, judeu, em Nova Iorque. “A insólita linguagem, a corrosiva crítica social e o humor picaresco fazem de Oreo uma obra surpreendente”, garante a editora.

2

No Grupo Penguin Random House, o mês vai começar com o lançamento de A factura, do sueco Jonas Karlsson, pela editora Alfaguara. No final do mês, a 26 de julho, sairá pela Suma de Letras O diário secreto de Laura Palmer, de Jennifer Lynch, sobre os anos que antecedem a morte da personagem de Twin Peaks.

Na Livros do Brasil, a coleção “Vampiro” vai continuar a crescer com O Imenso Adeus, um clássico incontestável da literatura policial da autoria de Raymond Chandler. Pela Porto Editora, irá sair no dia 7 de julho o romance de estreia da brasileira Martha Batalha, A vida invisível de Eurídice Gusmão, uma viagem ao Rio de Janeiro dos anos 40. A vida invisível de Eurídice Gusmão aborda temas como a violência, o machismo, a marginalização, os sonhos adiados e a condição da mulher.

Não-Ficção

Quais são os empregos do futuro? Quantos haverá? E quem vai consegui-los? Estas são algumas das questões que o norte-americano Martin Ford procura responder em Robôs: A Ameaça de um Futuro Sem Emprego, o seu mais recente livro que será publicado este mês pela Bertrand Editora.

Fundador de uma empresa de desenvolvimento de software sedeada em Silicon Valley, na Califórnia, Ford tem mais de 25 anos de experiência na área. Robôs: A Ameaça de um Futuro Sem Emprego não é apenas uma tentativa de prever o futuro, é também uma exploração das possíveis consequências sociais de um futuro onde a tecnologia estará mais presente do que nunca. Chega às livrarias a 1 de julho.

Também pela Bertrand, sairá no dia 15 de julho Crónicas de uma Pequena Ilha, uma reedição de um dos livros de maior sucesso de Bill Bryson, autor de Shakespeare: O mundo, um palco, a aclamada biografia de William Shakespeare que foi também reeditada este ano a propósito dos 400 anos da morte do autor de Romeu e Julieta. Crónicas de uma Pequena Ilha, o resultado de uma viagem que Bryson fez pela Grã-Bretanha, reúne, de acordo com a editora, as “inteligentes e perspicazes impressões do autor sobre a região e o povo” britânico.

3

No mesmo dia, será ainda publicado Segurança Social, de Francisco Louçã, José Luís Albuquerque, Vítor Junqueira e João Ramos de Almeida. O livro procura responder a várias questões relacionadas sobre o futuro da Segurança Social em Portugal.

Para os apaixonados pela História de Portugal, pela Temas e Debates, sairá Leonor de Lencastre: De Princesa a Rainha-Velha, uma biografia de Isabel dos Guimarães Sá, professora de História Moderna da Universidade do Minho. Leonor de Lencastre, mulher do rei D. João II, é uma figura fundamental no contexto histórico português. Criadora do primeiro hospital termal do mundo, instalado nas Caldas da Rainha, e fundadora das Misericórdias, foi ainda protetora de Gil Vicente. A biografia foi distinguida pelo Prémio A. de Almeida Fernandes de História Medieval e chega às livrarias a 1 de julho.

Este mês, a Temas e Debates irá ainda publicar TED Talks: O guia oficial TED para falar em público, de Chris Andersen. Neste livro, Andersen, que trabalhou nos bastidores com os melhores (e mais inspirados) oradores TED, partilha o que aprendeu com nomes como Ken Robinson, Amy Cuddy, Elizabeth Gilbert, Salman Khan ou Monica Lewinsky. Desde os métodos de organização de um discurso até à forma mais eficaz de se apresentar em palco, TED Talks é um guia completo que ensina a criar conferências inesquecíveis.