Beyond Store

Rua de Ponta Delgada, 48A (Arroios). De segunda à sábado das 10h às 19h.

A Morena Jambo tem uma nova morada em Lisboa. A marca portuguesa de biquínis, triquínis e fatos de banho fundada por Azenida Tenório acaba de se mudar do Lumiar para Arroios. Consigo trouxe Yasmine Santana, designer gráfica/criativa da marca, e a fábrica onde produz toda a criação, modelagem, corte e costura da linha de praia (e desporto) da marca. A loja chama-se Beyond Store e, para além da própria coleção Morena Jambo, vai vender outras etiquetas made in Portugal de marcas nacionais em ascensão. A grande novidade está escondida no segundo piso da loja: o Beyond Design Atelier onde se lecionam cursos de design e produção de biquínis e ainda se comercializam marcas que estejam à procura de uma fábrica para se lançarem no mundo do swimwear — ou até de um estúdio profissional onde possam fotografar as peças que nasceram dos esboços.

A Morena Jambo é uma marca 100% nacional fundada por Azenida Tenório que trabalha desde os oito anos na produção de biquínis e veio do Brasil em 2007. (foto: Henrique Casinhas/Observador)

O novo espaço, com aproximadamente 850 metros quadrados, celebra o lançamento da coleção Exotic Globalization que vai deixar a Amazônia: The Green Gold com dor de cotovelo. No total, são 50 modelos (e 30 padrões) que celebram as culturas, viagens e destinos exóticos de cinco continentes diferentes. “Inspirei-me nos cantos, aromas, paisagens e padrões de diversas culturas”, explica Yasmine Santana ao Observador. “No fundo, explorei padrões de tesouros históricos perdidos, ornamentos e azulejos antigos ilustrados com uma vivaz paleta de cores. Defendemos que mundo está cada vez mais globalizado, em vez de ocidentalizado, com influência de todos os continentes”. Uma perspetiva que influenciou as silhuetas desconstruídas com desenhos ora boémios, ora fora da caixa.

Na fábrica do Beyond Design Atelier comercializam-se marcas de “swimwear” e lecionam-se cursos de design e produção de biquínis, triquínis e fatos de banho. (foto: Henrique Casinhas/Observador)

A par dos biquínis e fatos de banho, a novíssima Beyond Store vende também acessórios como colares e pulseiras para usar na praia. Tanto a loja, como o atelier, estão abertos de segunda a sábado (das 10h às 19h) e contam com estacionamento privativo para aproximadamente oito carros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Morena Jambo: biquínis “made in” Lisboa com sotaque brasileiro

Fora

Rua da Misericórdia, 90 (Chiado). De segunda a domingo das 12h às 20h.

Atenção: um talho com mais de 60 anos deu lugar à marca de óculos de sol feitos em Portugal, fundada por Miguel Barral, em pleno Chiado. Chama-se Fora Sunglasses e acaba de chegar à Rua da Misericórdia para expor os nove modelos da marca e todas as edições limitadas, dos acetatos vintage às lentes coloridas, com tudo aquilo a que têm direito — jardim vertical incluído. “A loja de aproximadamente 70 metros quadrados tem uma oficina onde fazemos graduações e personalizamos lentes na hora, sem ser necessário reencaminhar para a fábrica”, explica Miguel Alves, diretor criativo da marca. Basta entregar a receita ao balcão, escolher um dos óculos expostos na estante de madeira e aguardar no sofá com vista para as edições especiais de colecionador.

A Fora conta atualmente com nove modelos de óculos, completamente personalizáveis na oficina que fica no fundo da loja. (foto: Henrique Casinhas/Observador).

“Depois do encerramento do Entre Tanto no Príncipe Real, a Fora só estava aberta ao público na Avenida Álvares Cabral mas já estávamos à procura de um espaço maior”, explica Miguel Barral em visita guiada ao Observador. Espaço, esse, que guarda um segredo escondido ao fundo da sala: os escritórios da marca onde o creative director desenha os esboços das próximas coleções. “A nível de futuro o nosso objetivo será abrir uma loja própria no Porto e iremos, em breve, avançar com a expansão da marca através da presença em alguns mercados internacionais”, confessa a dupla. “Desde o início sempre tivemos o site com entregas para todo o mundo mas este ano iremos fazer uma aposta ainda mais forte na expansão da marca fora de Portugal.”

O objetivo da Fora é, em breve, abrir uma loja própria no Porto. (foto: Henrique Casinhas/Observador)

Os preços dos óculos vão dos 98€ aos 160€ (no caso colaboração com o designer de moda Luís Carvalho) mas há ainda à venda tote bags que prometem manter os raios de sol bem longe. Para honrar o “handmade in Portugal” gravado na haste, no balcão há um vídeo que explica o processo de produção passo a passo. “É um processo minucioso, feito à mão, que pode levar dias e diferencia o nosso produto”, conclui Miguel Barral enquanto vagueia de um lado para o outro à espera do próximo cliente que venha descobrir o mundo da Fora cá dentro.

Fora: seja bem-vindo à marca de óculos de sol feitos em Portugal

MOB Vista Alegre Hotelware

Avenida da República, 18 (Saldanha). De segunda a sábado das 10h às 13h e as 14h às 19h.

Quando um reputado fabricante português de cozinhas se junta à empresa que parte a loiça toda em alguns dos melhores hotéis e restaurantes do mundo, nasce a MOB Vista Alegre Hotelware. Uma nova loja no Saldanha, que junta as cozinhas compactas da MOB e as coleções Vista Alegre. Necessidades específicas do sector da hotelaria e restauração que respondem à demanda contínua pelo empratamento requintado e pelas cozinhas moduláveis. À venda encontra uma linha com conjuntos de alta gastronomia e que conta, pontualmente, com a colaboração de chefes como Joachim Koerper (Eleven), Vítor Matos (Antiqvvm) e Rui Paula (DOP).

A nova loja MOB Vista Alegre Hotelware é um moderno e amplo espaço de 500 metros quadrados situado no número 18 da Avenida da República. (foto: divulgação)

“A megastore reúne, num único espaço, todos os modelos de cozinhas MOB, fabricadas em Portugal de acordo com as mais recentes soluções tecnológicas, bem como os exclusivos e diferenciadores artigos da Vista Alegre Hotelware, que combinam design contemporâneo, inovação técnica e as propriedades funcionais exigidas pelos melhores profissionais de cozinha”, explicam as próprias marcas em comunicado, ambas detidas pelo Grupo Visabeira. Lá estão os conjuntos de pratos, iguais aos que são servidos em restaurantes com estrela Michelin, prontos a levar para casa.

A MOB Vista Alegre Hotelware vai contar mensalmente com a participação de chefes nacionais e internacionais, em show cookings. (foto: divulgação)

O horário ao público da loja é de segunda a sábado, entre as 10h00 e as 19h00 (encerrando para o almoço das 13h00 às 14h00). A inauguração do espaço foi aprovada pelo chefe Ljubomir Stanisic ao qual se vão juntar, em breve, outros chefes nacionais e internacionais para organizar showcookings e eventos nos 500 metros quadrados.

No novo hotel da Vista Alegre eles penduram a loiça toda