A Ryanair vai cancelar mais 400 mil reservas de voos entre novembro e março do próximo ano, anunciou a empresa. Esta medida vai afetar os voos da companhia para Portugal e vários passageiros foram já avisados destes cancelamentos. As companhias de aviação têm de avisar do cancelamento de voos com, pelo menos, 14 dias de antecedência.

Aos passageiros, que estão a ser contactados por mail, é dada a escolha entre o reembolso do bilhete e a marcação de um voo alternativo. Vão também ter direito a receber vouchers de viagem que podem ser usados para reservar voos em viagens a realizar pela Ryanair entre outubro e março do próximo ano. Os passageiros lesados vão receber vouchers de 40 euros para um trajeto e de 80 euros para ida e volta.

A mensagem aos passageiros explica os passos possíveis com links para ativar as opções possíveis, remarcação de voo ou reembolso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O plano vai afetar 18 mil voos e suprimir 34 rotas durante aqueles cinco meses. Uma delas é Newcastle/Faro, mas Itália, Grécia, Alemanha e Bulgária são os destinos mais afetados. Há ainda muitas reservas canceladas em rotas que se vão manter. A companhia low-cost vai retirar 25 dos seus 400 aviões durante este período e anunciou que vai desistir da oferta pela Alitalia, transportadora italiana que está em processo de insolvência, para evitar distrações do foco principal da operação.

Esta é a mais recente resposta da companhia à recusa dos pilotos em abdicar de uma semana de férias e folgas em troca de um pagamento extraordinário de 12 mil libras (cerca de 13,6 mil euros).

A Ryanair explica, num comunicado, que estes cancelamentos incidem num voo por dia durante um período de cinco meses, para a maioria dos quais ainda não foi registada qualquer reserva. Os passageiros afetados pela nova vaga de voos cancelados representam menos de 1% do tráfego total da Ryanair, segundo um comunicado da companhia

O presidente executivo, Michael O’Leary pediu desculpa, pela segunda vez, aos passageiros, reconhecendo que o corte de voos agora anunciado é significativo. Mas prometeu que não haverá novas listas de cancelamentos este inverno ou no verão de 2018.

“Um crescimento mais lento este inverno vai gerar capacidade adicional, de aviões e de equipas de voo, que permitirá gerir o volume excecional de férias que nos comprometemos a dar nos nove meses que terminam em dezembro de 2017. Vamos começar um novo período de férias para 12 meses em janeiro, em total cumprimento das regras da União Europeia e das exigências da autoridade da aviação irlandesa.”

A medida radical agora anunciada visa evitar novos cancelamentos desordenados nos próximos meses. A Ryanair já tinha suspendido até 50 voos por dia até 31 de outubro, afetando mais de 300 mil passageiros. Os cancelamentos foram justificados com uma falha na marcação de férias e folgas dos pilotos da companhia.

A lista das rotas canceladas que vão ser temporariamente canceladas no Inverno.

  1. Bucareste (Roménia) – Palermo (Itália)
  2. Chania (Grécia) – Atenas (Grécia)
  3. Chania (Grécia) – Pafos (Chipre)
  4. Colónia (Alemanha) – Berlim (Alemanha)
  5. Chania (Creta) – Salónica (Grécia)
  6. Edimburgo (Escócia)- Estetino (Polónia)
  7. Glasgow (Escócia) – Las Palmas (Gran Canaria)
  8. Hamburgo (Alemanha) – Edimburgo (Escócia)
  9. Hamburgo (Alemanha) – Katowice (Polónia)
  10. Hamburgo (Alemanha) – Oslo (Noruega)
  11. Hamburgo (Alemanha) – Salónica (Grécia)
  12. Hamburgo (Alemanha) – Veneza (Itália)
  13. Londres, Gatwick (Inglaterra) – Belfast (Irlanda do Norte)
  14. Londres, Stansted (Inglaterra) – Edimburgo (Escócia)
  15. Londres, Stansted (Inglaterra) – Glasgow (Escócia)
  16. Newcastle (Inglaterra) – Faro (Portugal)
  17. Newcastle (Inglaterra) – Gdańsk (Polónia)
  18. Sofia (Bulgária) – Castellon (Espanha)
  19. Sofia (Bulgária) – Memmingen (Alemanha)
  20. Sofia (Bulgária) – Pisa (Itália)
  21. Sofia (Bulgária) – Estocolmo (Suécia)
  22. Sofia (Bulgária) – Veneza (Itália)
  23. Salónica (Grécia) – Bratislava (Eslováquia)
  24. Salónica (Grécia) – Paris (França)
  25. Salónica (Grécia) – Varsóvia (Polónia)
  26. Trápani (Itália) – Baden-Baden (Alemanha)
  27. Trápani (Itália) – Frankfurt (Alemanha)
  28. Trápani (Itália) – Génova (Itália)
  29. Trápani (Itália) – Cracóvia (Polónia)
  30. Trápani (Itália) – Parma (Itália)
  31. Trápani (Itália) – Roma (Itália)
  32. Trápani (Itália) – Trieste (Itália)
  33. Breslávia (Polónia) – Varsóvia (Polónia)
  34. Gdańsk (Polónia) – Varsóvia (Polónia)