Luis Enrique, um asturiano de 44 anos que criou polémica quando, enquanto jogador, se transferiu do Real Madrid para o Barcelona (1996), foi hoje apresentado como novo treinador dos catalães.Em baixo, deixamos as melhores frases do novo treinador blaugrana.

“Cumpre-se tudo o que um treinador pode sonhar. (…) Sei a responsabilidade que tenho neste projeto.”

“Já conheço [a pressão no banco]. Chegamos de uma época em que o Barcelona foi a referência mundial. O adepto está habituado a ver um futebol de outra galáxia. A exigência é máxima neste desafio. (…) Estou aqui para que o clube consiga títulos, serão eles quem vão determinar o tempo que estarei aqui.”

“Sou bonito, alto, simpático, asturiano… Um treinador deve olhar para muitos aspectos, não se limita a uma pessoa que que coloca onze jogadores em campo, é algo que vai muito além disso. Deve ser um líder, englobar tudo o que significa isso.” Sobre Messi: “Estou maravilhado por ter o melhor jogador do mundo, é um feito impossível de esquecer.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Jogaremos ao ataque, com o futebol que agarrou milhões de pessoas em todo o mundo. ”

“[A gestão do balneário] será como fiz no Barça B, Celta e Roma. Admiro-os como adepto e sócio que sou, mas como treinador o meu trabalho é que essa mentalidade seja global. Não acredito que seja necessário mão dura, mas sim comunicação. Serei muito exigente, mas é importante que a equipa desfrute dos treinos.”

“Acabei de aterrar. Vai haver mudanças e vamos reforçar-nos da melhor maneira possível. Faremos uma equipa o mais competitiva possível. Há que gerir isso e não é fácil.”

“Vamos pedir-lhes [à cantera] muitíssima fome e uma ambição desmedida. Tem de ser notório nos treinos.”