A notícia de que o ator português Diogo Morgado podia vir a participar na série norte-americana A Guerra dos Tronos é falsa. Trata-se de uma página autónoma que finge ser parte do site Breathe Cast, que já tinha escrito várias vezes sobre a participação do ator português na série A Bíblia.

Assim que a notícia começou a ser dada pelos vários órgãos de comunicação social nacionais e internacionais, incluindo pelo Observador, vários fãs foram congratular o ator na sua página oficial de Facebook. Mas não demorou muito para que, tanto no Facebook como no Twitter, outros começassem a manifestar dúvidas sobre a veracidade da fonte de informação e a questionar o próprio ator.

Uma pesquisa da origem do link onde foi produzida a notícia mostra que esta foi criada através do site shrturl.co, um site de notícias falsas cujo lema é “falsificar a web desde 1942”. E a alegada notícia da participação de Diogo Morgado na Guerra dos Tronos foi transmitida pelo endereço shrturl.co/HSk0p. Ou seja, disfarçadamente incorporada no site Breathe Cast – e com o mesmo desenho das páginas deste site.

Este endereço esteve disponível até por volta das 17h deste domingo, mas entretanto foi apagado, com a menção de que “a página expirou”.

url

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Se o endereço em questão for testado num site como o scamadviser, destinado a verificar a veracidade dos vários sites, é dito que “parece seguro, mas é um endereço novo”. Foi criado há 12 dias por Alexander Griffioen com o objetivo de “editar páginas web e partilhar criações maliciosas através de endereços encurtados”, lê-se na descrição.

O Observador está desde sábado a tentar confirmar a notícia junto de Diogo Morgado e da agente Cristina Paiva, mas sem sucesso. Ao Observador, a agente disse que “não confirmava nem desmentia”, remetendo todos os esclarecimentos para o ator através de email.

“Não comento nenhuma notícia sobre os meus agenciados, o nosso acordo é transmitir todos os pedidos para os próprios, que respondem por e-mail logo que possam”, disse. Dois dias depois de o Observador ter enviado o pedido de confirmação por email, ainda não obteve resposta, nomeadamente, sobre se o ator português já participou em algum casting para aquela série.

Na sexta-feira, o Observador escreveu que o ator português podia integrar o elenco da série para interpretar o príncipe Doran Martell, uma personagem hispânica que seria irmão de Oberyn Martell, já interpretado nesta temporada pelo chileno Pedro Pascal. A fonte da notícia era alegadamente o site Breathe Cast, um site cristão especializado em notícias de música e do mundo do espetáculo, que noutras alturas escreveu sobre a participação de Diogo Morgado na série A Bíblia.

Aliás, William Rameau, o alegado autor da notícia que agora se sabe ser falsa, é um colaborador do Breathe Cast, que assina outras peças sobre o trabalho do ator português que interpretou Jesus naquela série.

* Nota do diretor: o Observador foi alertado por vários leitores, nas últimas horas, para a origem duvidosa da notícia original, que dava conta da possível integração do ator português naquela série. A eles queremos agradecer a possibilidade de repormos a verdade neste caso. É um caso perfeito para mostrar que temos de ser mais cuidadosos com a confirmação das notícias – e também da atenção que os nossos leitores nos devem merecer (e merecem). Obrigado. E desculpem.