Combustível

Economia

Combustíveis vão subir pela quinta vez consecutiva

1.441
O preço do litro da gasolina simples 95 octanas deverá aumentar em 0,5 cêntimos, o que coloca o preço médio nos 1,519 euros. a partir da próxima semana.
Moçambique

Moçambique vai importar menos 8% de combustíveis

A Imopetro vai comprar este semestre menos 8% de produtos petrolíferos refinados. Em 2017, Moçambique importou combustíveis líquidos no valor de 794 milhões de dólares.
CDS-PP

CDS alerta: em 10 € de gasolina, 6 são impostos

994
CDS quer acabar com o grande aumento do imposto petrolífero e repor princípio de neutralidade fiscal. Nos últimos dois anos, Estado cobrou mais 2,4 mil milhões nos combustíveis do que em 2015, dizem.
Combustível

Diesel. Impostos cobrados subiram 15% desde 2016

2.962
Combustíveis são um grande contribuinte para a redução do défice. Imposto sobre o gasóleo subiu todos os anos e o Estado está também a cobrar mais no IVA. Desde 2016, são mais 9 cêntimos por litro.
Angola

1.200 milhões para baixar preços de combustível

Em 2015, Angola gastou mais de 1.200 milhões de euros para manter os preços artificialmente baixos. Para isso, o Governo atribuía subsídios a todos tipos de combustíveis.
Mundo

Indonésia. Derrame de combustível faz cinco mortos

Cinco pessoas morreram devido a um derrame de combustível que começou no fim-de-semana na baía de Balikpapan, um porto na ilha indonésia de Bornéu, onde já foi declarado o estado de emergência.
Campanhas

Quebra de confiança no diesel raia o desespero?

130
Depois de fabricantes como a BMW procurarem reconquistar a confiança dos clientes nas motorizações a gasóleo, garantindo que aceitam de volta modelos diesel, o Grupo Volkswagen segue o mesmo caminho.
Ambiente

Você gasta mais 75% de combustível do que devia

101
Esta é uma constatação baseada nos mais recentes dados avançados pela Carly, cujo estudo mostra que a diferença mais gritante entre consumo real e consumo anunciado reside nos diesel a partir de 2016.
Gasóleo

Governo quer acabar com importações ilegais

178
O grupo de trabalho criado para a identificação de possíveis irregularidades na entrada de combustíveis no território nacional deverá propor medidas para combater estas importações ilegais até julho.
Ryanair

Ryanair exige indemnização à Galp

A Ryanair vai exigir uma indemnização à Galp devido à falha de combustível no aeroporto de Lisboa em maio de 2017. As companhias aéreas tiveram de compensar todos os passageiros.
Guiné-Bissau

Bissau sem energia elétrica há 24 horas

A capital da Guiné-Bissau está sem energia elétrica há 24 horas, devido à falta de gasóleo. Os depósitos de gasóleo na central elétrica estão totalmente secos.
Impostos

Fraude com gasóleo lesa Estado em 200 milhões

185
Associação do setor aponta esquema de importação de gasóleo à margem do circuito legal e que terá operado nos últimos cinco anos. Produto chega a Portugal vindo de Espanha.
Parlamento

"Transparência fiscal" nos combustíveis aprovada

O projeto de lei do CDS foi aprovado e pretende que os consumidores saibam, detalhadamente, quanto daquilo que pagam em gasóleo e gasolina é absorvido pelo imposto sobre os produtos petrolíferos.
ANAC

Companhias aéreas têm de indemnizar passageiros

Devido a falhas no abastecimento de combustível no aeroporto de Lisboa, em 2017, companhias aéreas são obrigadas a indemnizar os passageiros, diz regulador. Terão sido afetadas mais de 41 mil pessoas
Galp

Produção de petróleo da Galp cresceu quase 20%

A produção de ptróleo da Galp cresceu 19,9% no quarto trimestre de 2017. Na subida destaca-se o maior contributo do projeto Lula-Iracema, a sexta unidade de produção flutuante da empresa.
Angola

Sonangol convida empresas a fornecerem combustível

A petrolífera angolana anunciou que convidou empresas de 'trading' e refinação para participarem no concurso público para fornecimento de gasolina e gasóleo para abastecimento do mercado interno.
Combustível

Cinco gasolineiras não cumprem a lei

Cinco gasolineiras que importam gasóleo de Espanha não estão a incorporar a quantidade de biocombustível exigida por lei. O Estado poderá ter sido lesado em 48 milhões de euros.
Combustível

Aumento do combustível depende da taxa de câmbio

O reflexo do aumento do preço de petróleo na subida dos combustíveis vai depender da taxa de câmbio do euro. A valorização do euro e da libra face ao dólar tem mitigado os impactos.
Ambiente

Autoridades vigiam draga virada em Olhão

As autoridades marítimas concluíram a colocação de barreiras antipoluição para conter possíveis derrames de combustível junto à draga que virou em Olhão. A vigilância vai manter-se durante a noite.
Moçambique

Gás doméstico mais barato e gasolina mais cara

O preço do gás doméstico vai descer, mas o custo da gasolina vai aumentar na quarta-feira, em Moçambique, anunciou o Governo em comunicado esta terça-feira.
Açores

Navio encalhado tem 30 toneladas de combustível

O navio que no sábado encalhou nos Açores ainda terá 30 toneladas de combustível a bordo. O "Mestre Simão" transportava 61 passageiros na altura do acidente.
Petróleo

Barril de Brent abre em alta nos 69,19 dólares

O preço do barril de petróleo Brent abriu esta quarta-feira em alta e a valer 69,19 dólares. O valor é um novo máximo desde o final de 2014.
Petróleo

Barril de petróleo Brent valoriza 0,22%

O preço do barril de petróleo Brent valorizou 0,22%. O preço do petróleo tem sido impulsionado nos últimos dia devido às manifestações no Irão.
Combustível

Gás à venda nas bombas passa a ser obrigatório

A comercialização de garrafas de gás nas bombas de gasolina passou a ser obrigatória. O diploma permite que os consumidores troquem as garrafas em qualquer posto de venda.
Moçambique

Moçambique. Governo baixa preço de gás e gasolina

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia refere que os novos preços têm efeito a partir de quarta-feira e que a medida mantém os preços dos restantes combustíveis usados no país.
Energia

Governo quer botijas de gás em todas as bombas

133
Um projeto de decreto-lei, em consulta pública, prevê o alargamento da venda de botijas de gás a todos os postos de combustíveis. Governo que combater, assim, o elevado preço do gás engarrafado.
Trânsito

Reaberto ao trânsito acesso da A1 no Carregado

O trânsito na A1 está esta segunda-feira cortado nos dois sentidos na sequência de um acidente com dois camiões de transporte de combustível, junto ao nó do Carregado.
Venezuela

Venezuela. Aeroportos sem combustível

Os aeroportos venezuelanos estão sem combustível para aviões privados. O problema está relacionado com problemas no abastecimento e produção das fábricas em Cátia La Mar.
Suécia

A central elétrica que troca o carvão por roupa

247
A Malarenergi AB tem como objetivo largar os combustíveis fósseis até 2020. Até lá, a central elétrica está a queimar roupa inutilizável da H&M para substituir o carvão.
Angola

Angola: detenção por desvio de gasóleo

O diretor-adjunto do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Abel Wayaha, foi detido na província da Huíla, em causa está o desvio de 132 camiões cisterna de gasóleo.
Sonangol

Sonangol retoma abastecimento a cimenteiras

A Sonangol anunciou que estão ultrapassados os "constrangimentos" no abastecimento às cimenteiras angolanas. A falta de combustível fez disparar o preço do cimento.
Empresas

CEPSA aumenta lucros em 49%

A multinacional petrolífera espanhola CEPSA teve um lucro de 680 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, um aumento de 49% em relação a 2016.
Sonangol

Sonangol nega fim do fornecimento de combustíveis

A Sonangol desmentiu ter cortado o fornecimento de combustíveis à Fábrica de Cimento do Kuanza Sul. Na quinta-feira, 900 trabalhadores da cimenteira foram despedidos por falta de combustível.
Moçambique

Moçambique. Utilização de gasóleo menos poluente

O Governo moçambicano eliminou a utilização no país do gasóleo com elevado teor de enxofre, substituindo-o por gasóleo menos poluente, anunciou o Ministério da Energia e Recursos Minerais.
Alterações Climáticas

Fim do diesel trará benefícios, mas não chega

114
O fim de carros a gasóleo trará benefícios para a saúde das cidades, mas só haverá ganhos em termos de alterações climáticas se o mundo se virar para as energias renováveis de vez.
Angola

Angola. Capital de província sem gasóleo

A cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, está sem gasóleo há seis dias devido a um atraso na distribuição. Angola é o segundo maior produtor africano de petróleo.
Luanda

"Não há gasolina", lê-se nas bombas de Luanda

125
Bombas sem gasolina e algumas com dezenas de carros em fila a tentar abastecer marcam hoje, pelo terceiro dia consecutivo, o cenário nos postos de combustíveis de Luanda.
Angola

Angola aumenta exportações de petróleo

As exportações angolanas aumentaram 8,6% entre abril e junho, muito graças ao crescimento da venda de petróleo. Angola é o segundo maior produtor africano de petróleo.
Combustível

Apetro defende redução de taxas sobre combustíveis

O secretário-geral da Apetro defende que seria positiva uma redução da carga fiscal sobre os combustíveis que voltasse a pôr os preços em Portugal ao nível da média da União Europeia.
Importações

Um quarto do gasóleo importado não é declarado

Um quarto das importações terrestres de gasóleo vindo de Espanha não é declarado, causando concorrência desleal. Nos últimos três anos, o Estado perdeu 48 milhões de euros.
Orçamento do Estado

Revisão da fiscalidade dos combustíveis em 2018

António Costa anunciou esta quarta-feira que o governo vai iniciar uma revisão da fiscalidade sobre os combustíveis em 2018. Um dos objetivos é minimizar os impactos ambientais.
Impostos

ANAREC quer menos impostos para gás engarrafado

"Estas medidas seriam muito bem-vindas e beneficiariam os cidadãos, as empresas e a economia em geral", diz o presidente da Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis, Francisco Albuquerque.
Vendas

UE. Vendas da gasolina já ultrapassam as do diesel

Pela primeira vez, desde 2009, as vendas de carros a gasolina, na Europa, superaram as dos automóveis a gasóleo, revelam os dados mais recentes da Associação Europeia de Fabricantes Automóveis.
Combustível

Bruxelas não vai investigar preços em Portugal

Bruxelas já respondeu à carta de Portugal a pedir avaliação ao mercado dos combustíveis. Divergência de preços entre países não chega para justificar abertura de investigação europeia.
Combustível

Concorrência nacional também investiga preços 

145
Autoridade da Concorrência está a "analisar" mercado de combustíveis desde o início do ano a pedido do Governo. O mesmo pedido foi feito a Bruxelas, dirigido aos índices Platts. Ainda sem resposta.
Combustível

Portugal pede à UE investigação aos combustíveis

139
O Governo pediu à União Europeia que investigue se há indícios de concertação no preço dos combustíveis em Portugal.
Alterações Climáticas

Carros a gasóleo são piores para o clima

427
Estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente conclui que carros a gasóleo não só poluem mais como também produzem mais gases com efeito de estufa.
China

China. Diesel e gasolina banidos no futuro próximo

A produção e a venda de carros movidos a gasóleo e gasolina pode ser proibida "no futuro próximo", adiantou um responsável do governo chinês.
Combustível

Rede de 600 oleões para recolher óleos alimentares

293
Prio quer lançar rede nacional de recolha de óleos usados. A meta é instalar 600 oleões até 2020, nos postos de combustíveis e não só, e recolher matéria-prima nacional para produzir biodiesel.
Combustível

Férias? Saiba em que bombas de gasolina mais poupa

Descubra os postos de abastecimento de gasóleo, gasolina e GPL mais económicos no litoral de Portugal continental. Nem sempre compensa ir a Espanha encher o depósito.
Angola

Sonangol. Rumores estão a dificultar vendas

A petrolífera Sonangol garantiu esta quinta-feira que não há falta de combustíveis nas províncias angolanas, mas admite constrangimentos pontuais nas vendas de combustíveis no país.
Coreia do Norte

Preço da gasolina dispara na Coreia do Norte

A alegada restrição da China à Coreia do Norte levou a um aumento do preço da gasolina no país. A Coreia do Norte depende quase exclusivamente da China para importar crude e derivados.
Angola

Consumo de combustíveis caiu 15% em Angola

Angola vendeu menos 15% de gasóleo e gasolina em 2016. A queda é justificada pela crise que o país atravessa e pelo aumento dos preços, segundo a petrolífera Sonangol.
Ambiente

França. Fim de carros a diesel e gasolina até 2040

365
O ministro da Transição Ecológica francês quer o fim da venda de carros a diesel e gasolina até 2040. Nicolas Hulot apresentou mais de duas dezenas de medidas de proteção ambiental.
Aviação

As primeiras fotos do maior avião do mundo

229
O maior avião do mundo já começa a dar os primeiros sinais. Os primeiros testes vão ser feitos nos próximos meses e vão testar o abastecimento de combustível. Veja a fotogaleria.
Petróleo

Brent sobe 0,19% e fecha sessão nos 52,25 dólares

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em julho, encerrou esta segunda-feira no mercado de futuros de Londres nos 52,25 dólares, um aumento de 0,19% face à sessão de sexta-feira.
Ministério Público

Ministério Público investiga falha no aeroporto

O Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa está a investigar a falha no abastecimento de combustível ocorrida em 10 de maio no aeroporto de Lisboa.
Vendas

Gasóleo já não é o combustível preferido

241
Demorou, mas aconteceu: o diesel já não é o combustível dominante na Europa. A conclusão é da JATO Dynamics, salientando que, só em Abril, venderam-se menos 15% de carros diesel.
Aeroporto de Lisboa

41.681 pessoas afetadas pela falha no aeroporto

A falha no sistema de abastecimento de combustível ocorrida em 10 de maio no aeroporto de Lisboa afetou 41.681 pessoas.
Crime

Sines. Quatro acusados do derrame de combustível

O Ministério Público deduziu acusação contra o armador, o comandante, o chefe de máquinas e o imediato do navio "MSC Patrícia" pelo derrame de combustível no mar, em outubro de 2016.
Assaltos

Bomba de gasolina assaltada à mão armada na Maia

Uma bomba de gasolina na A41, na Maia, no distrito do Porto, foi esta quarta-feira assaltada à mão armada por cinco homens, que levaram a caixa registadora, disse uma fonte da GNR.
Elétricos

Nissan é líder nos eléctricos… também nos táxis

Existem táxis eléctricos da Nissan em 113 cidades de 26 países dos cinco continentes. Uma frota que permitiu poupar quase 100 mil toneladas de emissões de CO2. E 28,5 milhões de euros em combustível.
Investimento

45 países exigiram fim dos combustíveis fósseis

Milhares de pessoas participaram em mais de 260 eventos em 45 países para pressionar os governos e instituições a deixarem de investir em empresas que explorem combustíveis fósseis.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site