A Rainha Isabel II visitou, esta terça-feira, o interior dos estúdios onde é filmada a série A Guerra dos Tronos, em Belfast, na Irlanda. O trono de ferro, feito a partir de espadas, foi mostrado à monarca. Segundo o Guardian, apesar de “fixar” o olhar no curioso assento, a rainha acabou por não se sentar, deixando o poder do reino de Westeros disponível para quem o quiser reclamar (concorrência não lhe iria faltar). Ainda assim, foi-lhe oferecida uma versão em miniatura por Dan Weiss, um dos produtores do drama da HBO que agarra milhões de telespetadores à televisão.

Na companhia do Duque de Edimburgo, a Rainha teve a oportunidade de ver de perto várias armas usadas no enredo que já gerou mais de 100 milhões de euros para a economia da Irlanda do Norte, desde que as filmagens começaram em 2009. Mas há mais números: a série criou mais de 900 trabalhos a tempo inteiro e 5.700 em part-time, isto numa região com menos de dois milhões de habitantes.

Her Majesty The Queen and Prince Philip meets some of the crew and views some of the props on the set of Game of Thrones in Belfasts Titanic Quarter. Photo by Aaron McCracken/Harrisons 07778373486

Handout / Getty Images

Seis membros do cast que compõe a história marcada por intensos conflitos e baseada nos romances de George R. R. Martin tiveram a possibilidade de privar com a rainha: Lena Headey (Cersei Lannister), Kit Harington (Jon Snow), Conleth Hill (Lorde Varys), Rose Leslie (Ygritte) e Maisie Williams (Arya Stark) e Sophie Turner (Sansa Stark), de 17 e 18 anos, respetivamente.