Media
Moçambique

Jornalistas ameaçados após denúncia em Moçambique

Vários jornalistas envolvidos na denúncia de mau funcionamento do Tribunal Administrativo de Nampula foram ameaçados por telefone depois de revelarem uma fonte interna ao tribunal.
Espanha

Espanha. Media internacionais destacam incerteza

"A Espanha mergulha numa nova incerteza", escreve o jornal Le Figaro. Já o New York Tomes escreve que a "extrema-direita espanhola ganha as eleições" e explica a duplicação dos assentos do Vox.
TSF

Trabalhadores questionam saída de Arsénio Reis

Depois de um plenário, os trabalhadores emitiram um comunicado interno onde "discordam e lamentam a decisão" da saída de Arsénio Reis da direção da TSF. E questionam situação da empresa.
Abusos na Igreja

"Uma geração de Papas foi cúmplice dos abusos"  /premium

175
Em entrevista ao Observador, Walter Robinson, o editor que liderou a equipa Spotlight e expôs os abusos sexuais na Igreja Católica dos EUA em 2002, deixa duras críticas à atuação do Papa Francisco.
Liberdade de Imprensa

Paulo Pena compara jornalismo português a "kebab"

"O modelo que existia de jornalismo está ameaçado de morte", diz Paulo Pena, afirmando que os jornais portugueses responderam às fake news da Google e do Facebook com uma "espécie de 'kebab'".
Comunicação Social

Arsénio Reis sai da direção da TSF

Arsénio Reis sai da direção da rádio do grupo Global Media, atualmente em processo de reestruturação. Pedro Pinheiro, atual subdiretor, fica como diretor interino. Reis assumiu a direção em 2016.
Condecorações

Rafael Marques condecorado por João Lourenço

124
Rafael Marques foi distinguido pelo seu empenho na luta contra a corrupção, pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço. Além do jornalista, foram também condecoradas outras 70 entidades.
Televisão

Judite Sousa. Conquistas, desgostos e polémicas /premium

Anunciou esta quarta-feira a saída da TVI. Os principais episódios da vida e da carreira de Judite Sousa, que chegou à RTP com 18 anos e se habituou a ser notícia, nem sempre pelos melhores motivos.
TVI

Concorrência já tem pareceres para decidir TVI

Depois da não oposição do regulador da comunicação, foi a Anacom a dar o parecer favorável. A Autoridade da Concorrência já tem os pareceres necessários para decidir compra da dona da TVI pela Cofina.
Judite Sousa

Judite Sousa sai da TVI: "Iniciativa foi minha"

639
A diretora-adjunta de informação da TVI e TVI24 anunciou nas redes sociais que vai abandonar a estação. Ao Observador, disse: "Era uma decisão que vinha a ponderar desde o início do ano".
Observador

Pneus espertos para automóveis inteligentes

Em semana de Web Summit, alguns exemplos de tecnologia que torna os carros cada vez mais inteligentes e capazes de "habilidades" inimagináveis.
Rádio

Crónica: António Sérgio e o elogio da diferença

662
Dez anos após a sua morte, um dos maiores nomes da rádio portuguesa é lembrado por Isilda Sanches: "Um exemplo de autonomia, a poderosa voz que falava pela música em que acreditava".
Sindicato dos Jornalistas

Apresentada queixa na ERC contra o Benfica

Em causa está o facto de o Benfica ter vedado o acesso a um jornalista do JN ao jogo com o Portimonense. Decisão deve-se a uma intervenção de um jornalista deste jornal numa conferência no Brasil.
Jornalismo

Carta de um Jovem Jornalista

104
Programas que desde há mil e uma noites fazem da grelha dos principais canais noticiosos uma homenagem a Goebbels e albergam como comentadores residentes inúmeros Josés Gaspares são o elefante na sala
Comunicação Social

ERC não se opõe a negócio TVI/Cofina

A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) diz que não se opõe à compra da Media Capital, detentora da TVI, pela Cofina. A Autoridade da Concorrência já foi informada.
Diana Castro e Luís Roquette
Música

Diana Castro canta no "Imperdíveis" desta semana

Diana Castro ficou em segundo lugar na última edição do “The Voice Portugal”. Esteve no “Imperdíveis” com Luís Roquette, na Rádio Observador, e cantou o seu primeiro single: “Volta para trás"
Mundo

Somália resolve menos crimes a jornalistas

A Somália é o país com mais homicídios a jornalistas por esclarecer, considerando população. Tendo em conta os 38 países do ranking, já morreram 318 jornalistas.
Angola

PR angolano exonera ministro da Comunicação

“Deixei de estar ministro. Vou ser o que de facto sou: jornalista, escritor e professor", escreveu João Melo, exonerado pelo Presidente da República esta segunda-feira, na sua conta do Twitter.
CMVM

Cofina/TVI. CMVM pede auditor independente

A decisão do regulador dos mercados resulta do facto de a Cofina ter apresentado à CMVM um requerimento visando a declaração de derrogação do dever de lançamento de uma OPA subsequente.
Música

Morrisey veste camisola contra o The Guardian

O músico inglês utilizou uma t-shirt ofensiva especificamente dirigida ao jornal inglês que acusa de estar numa campanha contra ele, depois de uma má crítica ao seu último álbum.
Jornalismo

"Sempre mantive Sócrates à distância de um braço"

Clara Ferreira Alves: de "Soares New Look" à passagem pelo "Bando dos Quatro" à zanga com Pulido Valente mais um encontro com o antigo primeiro-ministro num elevador. A última entrevista do Artigo 38.
BCP

BCP vende ações na Global Media, dona do JN

O BCP vendeu a participação de 10,5% que detinha no capital da Global Media, a holding que detém o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF.
Facebook

Facebook lança serviço de notícias nos EUA

O Facebook News vai ser um feed de notícias alimentado por jornalistas e tem como objetivo a promoção do jornalismo e o combate da sua reputação de desinformação.
Forbes

Jeff Bezos já não é o homem mais rico do mundo

Lucros da Amazon caíram 26% no terceiro trimestre do ano e os acionistas não perdoaram. Segundo a Forbes, Bezos perdeu o título de pessoa mais rica do mundo para o fundador da Microsoft, Bill Gates.
Bebés

História de bebé sem rosto é notícia lá fora

O caso de Rodrigo, o bebé que nasceu sem rosto, está a ser notícia na imprensa internacional. Do amor da mãe à negligência do obstetra, não foi só em Portugal que a história causo espanto.
Obituário

Morreu antiga jornalista Vera Futscher Pereira

Jornalista nas agências noticiosas ANOP e NP. Nasceu em Léopoldville, cresceu em São Francisco e passou parte da adolescência em Madrid. Tinha 66 anos e foi vítima de doença prolongada.
Lifestyle

A telefonia ganhou pernas

À boleia dos novos auscultadores sem fios Samsung AKG Y500, juntámos Filomena e Francisco, avó e neto, para uma conversa que foi das radionovelas aos relatos de futebol.
Estado

Nuno Artur Silva vendeu empresa ao sobrinho

1216
Nuno Artur Silva e a mulher venderam as suas quotas das Produções Fictícias ao atual diretor geral da empresa, que é seu sobrinho, e à diretora financeira. Contrato tem data de 18 de outubro.
Media

Jornais sem manchetes em campanha pela liberdade

"O direito de Saber" é uma campanha organizada por vários meios de comunicação australianos contra a falta de liberdade de imprensa na Austrália. Esta segunda-feira, não houve manchetes.
Media

Sindicato opõe-se à compra da TVI pela Cofina

Sindicato diz que se constituiu parte interessada no negócio, "uma vez que é uma entidade que defende os interesses legalmente protegidos dos seus associados, que podem vir a ser afetados".
Facebook

Facebook paga para difundir notícias "confiáveis"

164
A rede social terá em breve uma secção de notícias "confiáveis", que funcionará como uma espécie de portal com destaques noticiosos. Há acordo com Wall Street e Washington Post, entre outros.
Jornalismo

"Chegará o dia em que ninguém quer falar comigo"

270
Felícia Cabrita fala sobre os inimigos que tem feito com o jornalismo de investigação, aponta o dedo aos “comentadores encartados” da tv e descreve Sócrates como “o maior impostor do século".
Media

"Perdi muitos amigos com responsabilidades no PS" /premium

1874
"Há-de chegar o dia em que ninguém quer falar comigo", admite Felícia Cabrita. "Mas se assim não fosse, não estaria a fazer um bom trabalho", afirma também. A entrevista ao Artigo 38.
Media

Sites de media são os mais visitados, diz estudo

Com uma média mensal de 117 visitas por internauta, os sites de media são os mais visitados pelos portugueses na internet, diz estudo. Cada internauta, "em média, faz 72 visitas na Internet por dia".
DocLisboa

DocLisboa. Saab mostrou um mundo viciado em guerra

Captou os ecos da revolução iraniana e viveu a guerra civil no Líbano. Jocelyne Saab é figura central do DocLisboa, a par de filmes que vão do Brexit ao Brasil, com passagem por Moçambique ou Berlim.
Mark Zuckerberg

"Tecnológicas não podem decidir o que é verdade"

Foi criticado por permitir que Trump fizesse um anúncio no Facebook com informação falsa. Numa palestra sobre liberdade de expressão, Zuckerberg disse: "Preocupo-me que haja uma erosão da verdade".
TVI

TVI. Venda à Cofina é positiva para trabalhadores 

Administração da Media Capital, a dona da TVI, diz que oferta da Cofina é oportuna e adequada e está confiante que terá um "impacto positivo para as estruturas dos trabalhadores".
Cabo Verde

Cabo-Verde. Inforpress e Lusa celebram parceria

O ministro da cultura e das indústrias criativas de Cabo Verde celebrou esta terça-feira o acordo com a Agência Lusa e disse que a Inforpress deve ser uma referência a nível africano.
Donald Trump

Vídeo violento de falso Trump causa polémica

Exibição do vídeo, ficcional e de caráter violento, aconteceu durante uma conferência no resort do Presidente. Trump garante que não o viu e a sua secretária de imprensa condenou-o "veementemente".
Correio da Manhã

Cofina pediu registo da OPA sobre a Media Capital

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários confirmou "ter recebido da Cofina SGPS na sexta-feira, dia 11 de outubro, o pedido de registo da Oferta Pública de Aquisição" sobre a Media Capital.
Jornalismo

"A comunicação social está ligada à máquina"

Em entrevista ao programa Artigo 38, de João Miguel Tavares, Octávio Ribeiro fala da compra da TVI, do seu futuro na Cofina, de Sócrates e dos media.
Comunicação Social

Octávio Ribeiro: "Os concorrentes cmtvizaram-se" /premium

Dias após a compra da TVI pela Cofina, Octávio Ribeiro comenta o negócio, acusa a concorrência de ter mimetizado a CMTV e fala de André Ventura e de Pedro Guerra em entrevista.
Jornalismo

Cofina/Media Capital: ERC terá de emitir parecer

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social terá de analisar a proposta de negócio e pronunciar-se sobre esta operação de concentração de meios de comunicação
Legislativas 2019

As legislativas nos jornais internacionais

Para o NYT, o PS recebeu "prémio" por trabalho bem feito. El Mundo sublinha que Portugal "já não é o único sem a extrema-direita". O Financial Times avisa para riscos de instabilidade.
Comunicação Social

Rádio Observador ganha prémio de Lançamento do ano

1953
O Observador foi eleito o jornal generalista do ano nos Prémios Meios & Publicidade pela segunda vez consecutiva. Rádio Observador eleita como o Lançamento do Ano na área de media.
Incêndios

Fogos. FT escreve sobre o "desconforto" de Costa

1891
Financial Times, que há semanas escrevia sobre as "perspetivas brilhantes" de Portugal, faz reportagem a recordar os incêndios que ainda hoje colocam o primeiro-ministro em "desconforto".
Comunicação Social

Cofina quer negócio concluído no início de 2020

A Cofina espera que a compra esteja concluída no 1.º trimestre do próximo ano. Ainda são necessárias a aprovação dos reguladores e a realização de um aumento de capital, estimado em 85 milhões.
Autoridade da Concorrência

AdC notificada da compra da Media Capital 

"A AdC já foi notificada da compra da Media Capital pela Cofina", afirmou à Lusa fonte oficial da entidade. Grupo anunciou que tinha chegado a acordo com a espanhola Prisa no dia 21 de setembro.
Media

Cofina quer captar 85 milhões para comprar TVI

Cofina vai propor um aumento de capital de 85 milhões de euros em assembleia geral. Operação visa financiar a compra da Media Capital à espanhola Prisa.
Jornalismo

Morreu Nélson Traquina, formador de jornalistas

510
Chegou a ser correspondente da agência de notícias United Press International, mas foi na Academia que se destacou como um dos mais importantes investigadores de jornalismo em Portugal. Tinha 71 anos.
Paulo Portas

"Com O Independente, a direita deixou de ser tabu" /premium

426
Paulo Portas relembra os "tempos efervescentes" d'O Independente "bastante anti-cavaquista". E comenta as quatro palavras associadas à sua reputação: Vichyssoise, Jaguar, irrevogável e submarinos.
Rádio Observador

Com "O Independente, a direita deixou de ser tabu"

Paulo Portas comenta as quatro palavras associadas à sua reputação: Vichyssoise, Jaguar, irrevogável e submarinos. Entrevista de José Miguel Tavares no Art 38º.
Cultura

Festa Literária Folha’19 leva escritores à Curia

A Festa, que vai na segunda edição, tem como objetivo divulgar "autores e obras literárias" portuguesas. Este ano será marcado pelos centenários de Jorge Sena e Sophia de Melo Breyner Andersen.
Comunicação Social

Cofina. Prazo de oferta termina a 11 de outubro

O prazo para a Cofina requerer à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários o registo da Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Media Capital termina no dia 11 de outubro.
António Costa

Der Spiegel compara Portugal a aldeia de Astérix

1544
A revista alemã Der Sipegel avaliou o mandato do “simpático Senhor Costa”, e a receita da governação do "socialista confiável" e não esquece Rio, que "prefere apresentar-se em salas fechadas".
Comunicação Social

Cofina. CMVM tira suspensão de negociação de ações

CMVM justifica com a "divulgação de informação relevante" a decisão de levantar a suspensão, decretada na semana passada, da negociação das ações tanto do Grupo Media Capital como da Cofina.
Eleições Legislativas

A sociedade fechada de Rui Rio /premium

531
Rio quer aproximar Portugal da Hungria de Orban com um ataque cerrado à liberdade de imprensa e o controle da Justiça. Tudo para construir um país de segredos e evitar o escrutínio ao poder político.
Entrevista

"Não falo de política com o meu irmão" /premium

1245
Em entrevista, o diretor geral de informação da Impresa lembra a fama de "menino rico" de Sócrates, conta o início da queda do GES e diz que não fala há anos sobre política com o irmão, António Costa.
Jornalismo

Ricardo Costa: "Não falo de política com o me...

162
Em entrevista, o diretor geral de informação da Impresa lembra a fama de "menino rico" de Sócrates, conta o início da queda do GES e diz que não fala há anos sobre política com o irmão, António Costa.  
Media

Cofina vai pagar 181 milhões por dona da TVI

109
Dona do Correio da Manhã vai pagar 181 milhões para comprar a dona da TVI e assume dívida. Negócio de 255 milhões leva a lançamento de OPA sobre a Media Capital. Novo grupo terá 1800 colaboradores.
Media

Fake News: Entre 50 a 80 casos russos por semana

Alguns dos exemplos de recente desinformação russa denunciados pelo East StratCom referem-se à área das alterações climáticas, com os russos a afirmarem que esta "é uma invenção do ocidente".
Financial Times

Português escreve ao FT contra o texto sobre Costa

9451
Pedro Caetano, há anos a viver fora, colaborou com o PS de António José Seguro e não gostou de ler o famoso editorial do Financial Times sobre Portugal. O jornal publicou a sua "carta ao diretor".
Eleições

PS, PSD, BE, CDS, CDU e PAN debatem nas rádios

António Costa, Rui Rio, Catarina Martins, Assunção Cristas, Jerónimo Martins e André Silva irão debater em simultâneo na Antena 1, na TSF e na Rádio Renascença, durante cerca de uma hora e 45 minutos.
Comunicação Social

Fake news. Eurodeputados querem UE a "fazer mais"

Eurodeputados do PSD, PS, BE, CDS, PCP e PAN defenderam que a UE tem de "fazer mais" para combater as notícias falsas, com regras mais apertadas e sanções, e com mais apoios à imprensa.
Comunicação Social

Media Capital. Altice cita perda de "200 milhões"

O presidente da Altice disse que o grupo não irá "estorvar" compra da Media Capital pela Cofina, mas que "como português" está "triste" por Portugal "perder 200 milhões de euros num ano".
Jornalismo

Entrevista a Vicente Jorge Silva

João Miguel Tavares coloca jornalistas influentes na pele de entrevistados. E que nome de programa é este? É o artigo da Constituição dedicado à liberdade de imprensa.
Media

Cofina compra TVI com Mário Ferreira e Abanca

126
Cofina deve comprar dona da TVI por 255 milhões de euros, um valor muito abaixo dos 440 milhões oferecidos pela Altice. Mário Ferreira e Abanca entram. Empresa diz que negócio não está fechado.
Observador

Observador inova e introduz Subscreva com o Google

Trata-se de uma aplicação de vanguarda, com o Observador a ser o primeiro em Portugal, juntando-se a títulos prestigiosos como The Washington Post, The New York Times, Financial Times e The Telegraph.
União Europeia

Políticos que espalham desinformação são ameaça

As medidas que a UE adotou para combater as notícias falsas, como a autorregulação, são "insuficientes" numa altura em que alguns líderes políticos espalham desinformação, dizem especialistas.
Violência Doméstica

Violência doméstica. Governo lança guia dos media

Entre as recomendações está a não utilização do termo "crime passional", afim de evitar a romantização, e a adição dos números de apoio nas notas de rodapé de qualquer notícia que seja deste tema.
Comunicação Social

Jornais. Marcelo "há 3 anos a pregar no deserto"

1013
O Presidente da República defendeu este domingo incentivos do Estado aos ‘media’ para fazer face à crise no setor, considerando que sem uma comunicação social forte não há democracia.
Espanha

Luis Enrique. Jornais sabiam, mas não escreveram

13450
Imprensa espanhola firmou uma espécie de pacto com a federação de futebol, comprometendo-se a não noticiar a doença de Xana, de apenas 9 anos. Menina morreu na quinta-feira de cancro.
FC Porto

Benfica com emblema do FC Porto no L'Équipe

2115
O jornal francês de desporto trocou, na capa da edição em papel desta sexta-feira, o emblema do Benfica pelo do FC Porto, numa grelha sobre o sorteio de equipas na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Financial Times

Como ler o editorial do FT (guia para socialistas) /premium

326
Ignore, por favor, a referência a “ainda haver muito por fazer”. António Costa não tem de fazer nada. As coisas, como estes quatro anos provaram, acontecem sozinhas.
Eleições Legislativas

Conheça o calendário dos debates das legislativas

A cinco semanas das eleições legislativas e a cinco dias do primeiro debate entre os partidos candidatos à Assembleia da República, o Observador explica-lhe onde e quando pode assistir aos debates.
Aliança

Santana e militantes do Aliança ocuparam a ERC

1779
O partido liderado por Pedro Santana Lopes pede garantias de que a sua campanha política terá a devida cobertura mediática o que, garantem, não terá acontecido no passado.
Donald Trump

Trump. Aliados minam credibilidade de jornalistas

297
Informações pejorativas sobre jornalistas que escreveram notícias negativas sobre Trump farão parte de operação para descredibilizar os media nos EUA e garantir reeleição em 2020, diz New York Times.
Financial Times

Financial Times: Portugal dá "esperança à Europa"

2278
O diário económico britânico publicou um editorial onde afirma que a esperança para a Europa vem de um país insuspeito: Portugal. Mas deixou alertas para mudanças necessárias na próxima legislatura.
Jornalismo

Entrevista a Sérgio Figueiredo

185
João Miguel Tavares coloca jornalistas influentes na pele de entrevistados. E que nome de programa é este? É o artigo da Constituição dedicado à liberdade de imprensa.
Política

A visão “tudo faz sentido” da realidade /premium

Ao ver os noticiários televisivos, com a sua infalível superioridade moral, já não ligo muito ao que sai da boca dos adeptos da visão “tudo faz sentido” da realidade.
Comunicação Social

Interesse na TVI faz ações da Cofina subirem 5%

No início da sessão, a Cofina chegou a valorizar mais de 6%, seguindo cerca das 9h10 a ganhar 5,62% para 0,47 euros. Subida surge depois de na semana passada grupo confirmar negociações com a Prisa.
Jornalismo

Entrevista a Camilo Lourenço

256
João Miguel Tavares coloca jornalistas influentes na pele de entrevistados. E que nome de programa é este? É o artigo da Constituição dedicado à liberdade de imprensa.
Media

4 respostas sobre a compra da TVI pela Cofina /premium

As negociações para a compra da TVI pela Cofina (dona do Correio da Manhã) estão em curso. No final, a Autoridade da Concorrência terá de avaliar os riscos para os portugueses e para o mercado.
Comunicação Social

Cofina. CMVM levanta suspensão da negociação

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários decidiu esta sexta-feira levantar a suspensão da negociação das ações da Cofina e do grupo Media Capital.
Media

Compra da TVI. Negociações devem durar 30 dias

Comunicado enviado pela Cofina (dona do Correio da Manhã) à CMVM confirma que as negociações durarão 30 dias e que à compra se seguirá uma OPA sobre as ações restantes da Media Capital.
Comunicação Social

TVI quer contratar Fernando Mendes à RTP

104
"É verdade que me contactaram" confirmou Fernando Mendes. A contratação é a "principal aposta" da direção de programas da estação de Queluz de Baixo.
Media

TVI. Prisa também confirma negociações com Cofina

Os espanhóis do grupo que detém a TVI confirmaram a informação através de um comunicado enviado à CMVM, que entretanto suspendeu a negociação das ações de ambas as empresas.
Comunicação Social

Cofina confirma à CMVM negociações pela TVI

349
Paulo Fernandes, o dono do grupo de média Cofina, terá assinado um memorando com a Prisa que lhe garantiu exclusividade nas negociações.
Comunicação Social

Governo mantém corte de 462 mil euros à Lusa

O Governo vai manter corte de 462 mil euros à Lusa. Cerca de 124 mil euros são aplicáveis à rubrica de Fornecimentos e Serviços Externos e o restante é distribuído por outras áreas do orçamento.
Política

Os idiotas úteis da esquerda /premium

1425
Pacheco Pereira e Marques Lopes querem fazer carreira na comunicação social como os cronistas de direita que atacam a direita. Eles querem ser a “direita” que a esquerda gosta.
Jornalismo

Moniz e a Ongoing: "Estava ceguinho? Estava"

355
As pressões de Soares, Santana, Sócrates. A ingenuidade da saída para a Ongoing. E o papel no Benfica. Pontos altos da entrevista de João Miguel Tavares a José Eduardo Moniz na Rádio Observador.
Jornalismo

Entrevista a José Eduardo Moniz

João Miguel Tavares coloca jornalistas influentes na pele de entrevistados. E que nome de programa é este? É o artigo da Constituição dedicado à liberdade de imprensa.
Líbano

Jornal libanês publica edição em branco 

Na primeira página do jornal Daily Star pode ler-se "Líbano" escrito em branco sobre um fundo preto. O país é um dos mais endividados do mundo, com um rácio da dívida em relação ao PIB maior que 150%.
Economia

Portugal atrai imigrantes por ser "anti-populista"

400
O Financial Times diz que Portugal atrai imigrantes por ser um país pacífico onde os estrangeiros têm isenção de impostos. E afirma que ganha com isso para fazer frente à baixa natalidade.
World Press Photo

World Press Photo patente em Macau em setembro

No total vão ser exibidas na Casa Garden 157 fotografias. O grande destaque é o trabalho que venceu o concurso, da autoria de John Moore. Entre os premiados deste ano está o português Mário Cruz.
México

México. 3.º jornalista morto numa semana

Só este ano já oito jornalistas foram assassinados no México, sendo que em maio registou-se uma média de dois ataques a jornalistas por dia. Jorge Celestino Ruiz foi morto na noite de sexta-feira.
Jornalismo

Entrevista a Joaquim Vieira

João Miguel Tavares coloca jornalistas influentes na pele de entrevistados. E que nome de programa é este? É o artigo da Constituição dedicado à liberdade de imprensa.
Comunicação Social

Joaquim Vieira: "Marcelo inventava notícias" /premium

2151
"Mário Soares ameaçou processar-me, Balsemão processou-me e Saramago não processou porque estava morto". Joaquim Vieira em entrevista a João Miguel Tavares: a prisão, os despedimentos e a perseguição.
México

México: 2 jornalistas mortos em menos de 1 semana

Um jornalista mexicano foi assassinado na sexta-feira no estado de Guerrero, sul do México, três dias depois de outro repórter ter sido encontrado morto no centro do país.
Comunicação Social

João Marcelino. "Nunca precisei de padrinhos" /premium

344
João Miguel Tavares entrevista João Marcelino neste segundo "Artigo 38". O antigo diretor do Record, CM e DN falou do caso Casa Pia, das escutas a Cavaco, de Sócrates e até de Afonso Camões.
Media

Língua gestual. ERC abre processo contra SIC

Processo teve origem numa queixa do PAN, por causa da ausência de intérprete de língua gestual no debate de pré-campanha às eleições europeias. Multa pode chegar aos 150 mil euros.
Jornalismo

Entrevista a João Marcelino

João Miguel Tavares coloca jornalistas influentes na pele de entrevistados. E que nome de programa é este? É o artigo da Constituição dedicado à liberdade de imprensa.
Tecnologia

Mais de 70% dos cabo-verdianos têm telemóvel 

Número é o menor desde 2016. O inquérito também estima que 81,8% dos agregados familiares cabo-verdianos têm pelo menos um aparelho de televisão, enquanto o uso de telefone fixo e rádio cai.
Jornalismo

Entrevista a Miguel Sousa Tavares

João Miguel Tavares coloca jornalistas influentes na pele de entrevistados. E que nome de programa é este? É o artigo da Constituição dedicado à liberdade de imprensa.
Rádio Observador

Rosa Cullell. "A TVI não está à venda"

Era para ter vindo por quatro anos e vender a TVI. Acabou por ser presidente executiva da Media Capital durante oito e não vender a estação. Agora sai de Queluz, mas não de Portugal.
Media

Media Capital. Luís Cabral substitui Rosa Cullell

O presidente executivo das rádios da Media Capital é o escolhido para liderar a dona da TVI. Decisão foi comunicada à CMVM esta tarde. Pais do Amaral e Pires de Lima saem do Conselho de Administração.
Rádio Observador

José Manuel Pureza na Rádio Observador 

O deputado do Bloco de Esquerda é entrevistado no programa Manhãs 360 para falar do programa eleitoral do partido. A entrevista começa pode ser ouvida em direto aqui.
Moçambique

Moçambicanos querem formação sobre 'fake news'

A semanas do início da campanha para as eleições gerais, jornalistas moçambicanos consideram que deve haver formação para distinguir notícias falsas para criar consciência do impacto das 'fake news'.
Jornalismo

Portugueses estão atentos às fake news

Os portugueses são utilizadores de Internet conscientes do problema da desinformação, apontam investigadores com base em questionários internacionais.
Jornalismo

Trabalho do Observador vence prémio de fotografia

1114
O fotojornalista Diogo Ventura, colaborador do Observador, venceu o Concurso Nacional de Fotografia Anacom na categoria jovem. A fotografia galardoada foi feita na manifestação dos coletes amarelos.
Comunicação Social

Global Media. Salários não foram pagos

Trabalhadores do grupo que detém o Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF, entre outros meios, disseram à Lusa que não tinham recebido o salário no último dia útil do mês.
Rádio Observador

"Jet Lag" em direto na Rádio Observador

As histórias mais surpreendentes noutros fusos horários. Contadas todas as manhãs pela Filomena Martins, às 7h50, na Rádio Observador.
Rádio Observador

"O primeiro de muitos dias" da Rádio Observador

Às 7h da manhã desta quinta-feira, a Rádio Observador dava o primeiro sinal de emissão. Foi o início de uma nova forma de comunicar, tal como será de agora em diante. Aconteça o que acontecer.
Rádio Observador

Fotos de bastidores. Nasceu a Rádio Observador

168
Às 6h57 desta quinta-feira foram abertos os microfones da Rádio Observador pela primeira vez. Será sempre assim, todos os dias, 24 horas por dia. Aconteça o que acontecer. Veja os bastidores.
Rádio

Imperdíveis. Laurinda Alves recebe Salvador Sobral

549
Laurinda Alves traz à rádio conversas intimistas com entrevistados inspiradores. Salvador Sobral é o primeiro convidado de "Imperdíveis". Para ouvir este domingo às 11h na Rádio Observador.
Jornalismo

É contra a direita? Então vale tudo /premium

651
A campanha do Guardian contra Boris Johnson mostra como o jornalismo de esquerda, perante os políticos de direita, recorre a todos os truques sujos de que normalmente acusa esses políticos.
Observador

João Miguel Tavares e Rui Ramos juntos na rádio

Um é jornalista, o outro é historiador. Para falar de história a propósito da actualidade, vão estar na Rádio Observador, todas as quartas depois das 13h, com "E o resto é História".
Acidentes e Desastres

Chernobyl. Regresso aos recortes de jornal de 1986 /premium

173
O desastre de 1986 chegou aos jornais portugueses com 3 dias de atraso. Ficou durante menos de um mês, em que Cavaco Silva admitiu uma central nuclear no País: o tema foi substituído por Saltillo.
Observador

Ana Filipa Rosa anima os fins de tarde da rádio

Foi locutora da RDP Internacional e da rádio infantil Zig-zag. Ana Filipa Rosa vai estar na Rádio Observador todas as tardes, das 17h00 às 20h15. Brevemente. Aconteça o que acontecer.
Observador

Ricardo Conceição edita os fins de tarde na rádio

É editor executivo do Observador e tem 20 anos de rádio no grupo Renascença. Ricardo Conceição vai estar na Rádio Observador todas as tardes, das 17h às 20h15. Brevemente. Aconteça o que acontecer.
Observador

Eduardo Sá vai desenvencilhar-nos a vida na rádio

304
Psicólogo e uma das vozes mais conceituadas para falar de pais e filhos, escolas, tribunais e amor. Vai estar na Rádio Observador todas as tardes, depois das 17h. Aconteça o que acontecer.
Observador

Filomena Martins traz "Jet Lag" à Rádio Observador

223
Esteve nas direções do DN, CM e Sábado e é diretora adjunta do Observador. Filomena Martins traz histórias surpreendentes com "Jet Lag" à Rádio Observador. Brevemente. Aconteça o que acontecer.
Observador

Miguel Pinheiro elege "O Bom, o Mau e o Vilão"

Dirigiu a revista Sábado durante 9 anos e é diretor-executivo do Observador. Todas as manhãs escolhe "O Bom, o Mau e o Vilão" nas manhãs da rádio. Brevemente. Aconteça o que acontecer.
Observador

Judite França nas manhãs da Rádio Observador

507
Dirigiu a Agência Financeira e foi grande repórter da TVI. A jornalista Judite França vai estar todas as manhãs na Rádio Observador, das 7h às 11h. Brevemente, em FM e online. Aconteça o que acontecer
Observador

Pedro Sousa comenta desporto na Rádio Observador

189
É comentador do Canal 11, esteve na Renascença e na TVI. Pedro Sousa vai estar todas as manhãs a comentar as notícias de desporto, depois das 8h00, na Rádio Observador.
Observador

Paulo Ferreira nas manhãs da Rádio Observador

274
Esteve nas direções da RTP, Público e Jornal de Negócios. Paulo Ferreira vai agora estar todas as manhãs na Rádio Observador. Brevemente, em FM e online. Aconteça o que acontecer.
Observador

Maria João Simões anima manhãs da Rádio Observador

417
Foi animadora das manhãs da RFM e da Comercial e apresentadora na RTP e na SIC. Vai estar todas as manhãs na Rádio Observador. Brevemente, em FM e online. Aconteça o que acontecer.
Observador

José Manuel Fernandes em Contra-Corrente na rádio

102
Foi um dos fundadores do Público e é publisher do Observador. José Manuel Fernandes vai estar todas as manhãs em "Contra-Corrente", na Rádio Observador. Em FM e online. Aconteça o que acontecer.
Observador

Rádio Observador está a chegar. Veja como vai ser

O Observador vai ser também uma rádio, FM em 98.7 na Grande Lisboa, brevemente também no Porto. E online, claro. Veja aqui algumas das figuras que o vão manter informado. Aconteça o que acontecer.
Observador

Rádio Observador. David Cristina vai fazer-nos rir

113
Foi investigador de genética, assessor do governo e diretor de investimentos. Agora vai dizer disparates e fazer-nos rir, na Rádio Observador. Brevemente, em FM e online. Aconteça o que acontecer
Observador

Carla Jorge de Carvalho nas manhãs da nossa Rádio

376
É um regresso à rádio depois de 18 anos pivô como na SIC Notícias. Carla Jorge de Carvalho vai estar todas as manhãs na Rádio Observador. Brevemente, em FM e online. Aconteça o que acontecer.
Observador

A Rádio Observador está a chegar. Espreite aqui

4164
O Observador vai ser também uma rádio, FM em 98.7 na Grande Lisboa, brevemente também no Porto. E online, claro. Veja aqui algumas das figuras que o vão manter informado. Aconteça o que acontecer.
Cartoon

NY Times deixa de publicar cartoons após polémica

225
The New York Times vai deixar de publicar ‘cartoons’ na sua edição internacional, na sequência da polémica que envolveu um desenho do cartunista português António, considerado antissemita.
Cinema

Spielberg, terror e um novo serviço de streaming

Vai chamar-se "After Dark", terá entre 10 a 12 episódios disponíveis entre a meia noite e o nascer do sol. Vai passar no Quibi, plataforma de vídeos até 10 minutos para dispositivos móveis.
Macau

Macau. 3 anos de prisão para notícias tendenciosas

267
"O que significa este termo, notícias tendenciosas?", como é que a população pode "evitar cair na 'armadilha' e não ir parar dois anos à prisão?", perguntou o único deputado português.
Liberdade de Imprensa

Mundo. A liberdade de imprensa está em declínio

A organização norte-americana diz que o mundo registou acentuados recuos na informação. Os ataques de Trump à imprensa influenciaram declínio, que também se verifica na Europa.
Estados Unidos da América

EUA apontam dedo aos políticos pelas fake news

As pessoas que acedem a notícias através de redes sociais são as mais vulneráveis a lerem e partilharem desinformação, revela um estudo. O povo dos EUA acredita também que o problema se vai adensar.
Media

Observador ganha prémio Imprensa e Digital — Media

387
Os prémios Marketeer distinguem marcas em Portugal em 34 categorias. Outros vencedores na área da comunicação social foram a SIC e a Rádio Comercial.
Governo

Portugal é um "paraíso progressista"? Nem por isso

682
A avaliação é do jornal espanhol El Confidencial em Portugal, que fala do socialismo "contido" de Costa e as suas "ilusões de ótica". Porém, destaca o fracasso da extrema-direita — e atribui-o ao PCP.
Igreja Católica

Fake News. "Querem que o Papa dê passo em falso" /premium

277
Nello Scavo, autor de "Fake Pope", diz em entrevista que o Papa é atacado por motivos políticos, económicos e ideológicos e em todo o mundo. Desmontou 77 fake news sobre Francisco para o provar.
Observador

5 anos de Observador. A festa e a futura rádio

O Observador fez 5 anos e abriu as portas da redação, dia 22. A festa contou com visita do Presidente da República, concerto dos Capitão Fausto, uma nova revista e pistas sobre a rádio que vai nascer.
Observador

Observador celebra 5º aniversário com nova revista

Já começa a ser uma tradição do mês de maio, mas este ano vem com brinde especial: a revista de quinto aniversário do Observador oferece dois livros inéditos à escolha. Por apenas 5,90 euros.
RTP

Precários da RTP questionam Governo 

Numa carta aberta os 123 precários da RTP questionam "quando vão finalmente ser homologados os processos dos 51 trabalhadores precários que obtiveram parecer positivo" da CAB.
Jornalismo

As revelações de Marcelo nos 5 anos do Observador

1073
Praticante de "ioga e meditação transcendental", o "otimista realista" esteve na festa dos cinco anos do Observador. Falou dos hábitos noctívagos, de um acidente de automóvel e do convívio com Costa.
Sindicatos

Sindicato condena agressão a equipa da CMTV

Segundo o sindicato, "um dos adeptos, que aparentava estar embriagado, começou por dizer ao repórter de imagem que não gostava da CMTV" tendo, de seguida, dado um soco ao operador de câmara.
Fotojornalismo

Exposição do fotojornalista Mário Cruz prolongada

Inaugurada em abril, a exposição recebeu um elevado interesse dos visitantes e foi premiada na categoria Ambiente do Prémio Estação Imagem. Em junho, o fotojornalista fará ainda duas visitas guiadas.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo apela a soluções para a crise nos media

Para Marcelo Rebelo de Sousa "comunicação social em crise é democracia em crise". O Presidente da República, em resposta ao estado do setor, apelou aos políticos "um programa de emergência".
Media

Grupo Media Capital com prejuízo de 1,4 milhões

O grupo de comunicação social defende que os dados são normais para o primeiro semestre do ano, devido à sazonalidade. No final do ano, o grupo espera que a performance volte a crescer.
Jornalismo

Direitos das mulheres. Jornalista morta a tiro

6397
A ex-apresentadora televisiva Mena Mangal foi assassinada quando ia para o trabalho. Dois atacantes balearam a jornalista que trabalhava principalmente temas ligados aos direitos das mulheres.
António Costa

Obviamente, não se demitiu /premium

1046
À semelhança dos cachorros da lenda os profissionais do comentário ouvem as campainhas e reagem em conformidade, no caso em auxílio do dono que ameaçava repetir o trágico resultado eleitoral de Seguro
Facebook

Cofundador quer dividir Facebook em várias partes

Chris Hughes, um dos fundadores do Facebook, escreveu um artigo de opinião no The New York Times a criticar o poder de Mark Zuckerberg e do monopólio da empresa que também tem o Instagram e WhatsApp.
Venezuela

Venezuela. Militares bloqueiam acesso à Assembleia

Discute-se esta terça-feira na Assembleia o regresso do país ao TIAR, pacto interamericano de defesa mútua. Os militares impediram o acesso da imprensa à sessão e apoiantes de Maduro protestam na rua.
Myanmar

Myanmar liberta jornalistas da agência Reuters

Os dois jornalistas foram detidos em dezembro de 2017, quando estavam a investigar o massacre de rohingyas. O "interesse nacional a longo prazo" pesou na decisão tomada pelo presidente Win Myint.
RTP

Lucro da RTP atingiu os 330 mil euros em 2018 

A transmissão do Festival da Eurovisão e do Mundial de Futebol permitiram uma crescimento do lucro de 153%. A empresa salienta ainda que a dívida está "num patamar historicamente baixo".
África

Três lusófonos nos 100 africanos mais influentes 

A revista África Report colocou a gestora natural de Lisboa na 32ª posição da lista. João Lourenço, presidente angolano, surge em 82º e o economista Carlos Lopes surge três lugares depois.
The New York Times

NY Times faz editorial sobre cartoon de António

281
Depois de ter pedido desculpa e retirado o desenho do autor português por acusações de antissemitismo, o jornal publicou agora um editorial onde alerta para o aumento dos ataques contra judeus.
Jornalismo

Jornalista do Observador recebe menção honrosa

A Liga Portuguesa Contra o Cancro atribuiu o Prémio de Jornalismo de Imprensa a Vânia Maia e Luís Barra, da Visão, e de Audiovisual a Miriam Alves, Rogério Esteves e Rui Berton, da SIC.
Fotojornalismo

Fotojornalista português distinguido em Espanha

O fotojornalista de Leiria foi distinguido com um trabalho onde Marcelo Rebelo de Sousa surge ao lado de um agricultor, vítima dos incêndios. O prémio foi entregue pelo rei Felipe VI.
Donald Trump

Trump terá feito mais de 10 mil afirmações falsas 

195
Um projeto do Washington Post contou o número de afirmações falsas produzidas pelo presidente norte-americano. 22% das afirmações ocorreram durante os comícios de campanha para a reeleição de 2020.
Prémios e Galardões

Editor de fotografia do Observador ganha prémio 

794
João Porfírio, editor e fotojornalista do Observador, foi premiado este sábado no concurso que fotografia que decorre em Coimbra. O fotojornalista Leonel de Castro levou as duas melhores distinções.
A página está a demorar muito tempo.