Olá

831kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Media

Media

"Essencial" transparência dos titulares de media

Paulo Ribeiro, tesoureiro da API, destacou preocupação "com surgimento de novos meios de comunicação social que (...) não são transparentes, que não empregam verdadeiramente jornalistas".
Media

Proposta taxa sobre tarifários para apoiar media

Associação Portuguesa de Imprensa apresentou cinco medidas para apoiar os media. Um deles é a "criação de um fundo de apoio aos media resultante de uma taxa aplicada a tarifários móveis".
Media

Governo inquirido sobre atrasos na Global Media

O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a situação de 40 trabalhadores que estão a recibos verdes no grupo Global Media e decidiram suspender a colaboração com o grupo por falta de pagamento.
Conferência de Imprensa

Atentado a Trump? Já virou um "negócio”

Nos EUA, já há empresários a lucrar com o atentado a Trump ao venderem t-shirts com a frase: “Shooting makes me stronger”. E em tempo de férias, os hotéis preparam-se para os turistas “trapaceiros”.
Governo

Carlos Abreu Amorim com a pasta dos media

Ministro dos Assuntos Parlamentares delegou no secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares a pasta dos media. O despacho produz efeitos a 5 de abril de 2024.
Almada

Ruy Filho vence Grande Prémio Carlos Porto

Ruy Filho venceu o Grande Prémio Carlos Porto, que distingue autores dos melhores trabalhos jornalísticos feitos com base no Festival de Almada foi premiado pela compilação de textos do ano passado.
Euro 2024

Portugal-Eslovénia foi o jogo com mais audiência 

Este encontro, do qual a seleção portuguesa saiu vitoriosa, foi transmitido pela RTP1 no dia 1 de julho e obteve um share de 64,8%, tornando-se no programa mais visto em Portugal, este ano. 
Media

Global Media: jornalistas não recebem há 2 meses

Os jornalistas romperam a colaboração com o Jornal de Notícias, Notícias Magazine, TSF, O Jogo, Volta ao Mundo e Diário de Notícias por não receberem salários há 2 meses. GMG não justificou o atraso.
Conferência de Imprensa

Todos têm direito a férias, até a justiça

Até setembro, os grandes processos que marcaram a atualidade ficam em stand-by por causa das férias. E Barbara Humbert, a mulher mais velha a correr a Maratona de Paris, vai concretizar mais um sonho.
Conferência de Imprensa

O que falhou no comício de Donald Trump?

Como funciona a segurança num comício? O Observador revela alguns pormenores. E pela primeira vez, a Aldeia Olímpica vai ter um berçário para os atletas passarem tempo com os bebés ou filhos pequenos.
Rádio Observador

Nova frequência da Rádio Observador em Leiria 94.0

Já é possível ouvir a Rádio Observador entre Lisboa e Porto na A1. Entrou agora em funcionamento a frequência 94.0 FM em Leiria. Aumenta a cobertura no litoral centro.
Conferência de Imprensa

Casamento mais extravagante do ano? Temos!

O homem mais rico da Ásia não poupou cêntimos para casar o filho mais novo - a última grande festa nos próximos tempos. E a música faz-nos mexer? Estudos apontam que nos ajuda a prever como irá fluir.
Eleições EUA

É altura de a imprensa americana aprender a lição 

Seja qual for o candidato que os Democratas apresentem, fica sempre aquém das expetativas, enquanto para Trump, não existem expetativas.
Rádio Observador

Audiência nacional da Rádio Observador sobe 40%

Pela primeira vez Rádio Observador ultrapassa a Antena 1 em Lisboa e está a 0,1 pontos percentuais da TSF. A nível nacional a subida foi de 1,5% para 2,1%, um aumento de 40% na audiência face a abril.
Eleições EUA

New York Times pede substituição de Biden de novo

Biden "não deve tentar desempenhar dois dos trabalhos mais difíceis e exigentes do mundo ao mesmo tempo: servir como Presidente e fazer campanha", lê-se num editorial assinado por toda a direção.
Rádio

Morreu o radialista Armando Carvalhêda

Armando Carvalhêda começou a carreira na Rádio Clube de Alcácer do Sal, passando para a Antena 1, onde permaneceu por mais de 50 anos. Para o radialista, "fazer rádio não era profissão".
Media

Novos projetos de media para comunidade brasileira

Entre os projetos de media anunciados estão dois portugueses: o DN Brasil, que arrancou no início do mês de junho, e o Público Brasil, que começará a sua fase experimental a 12 de agosto.
Rádio

Brasil aposta em projetos de rádio e na internet 

A rádio Zuca Tuga era um projeto de doutoramento entre a Universidade de Coimbra e a Universidade de São Paulo que se tornou numa rádio comercial que será patrocinada por empresas do Brasil.
Jornalismo

Presidente da EFE defende jornalismo de agência

O presidente da agência de notícias EFE defendeu o jornalismo das agências de notícias em contextos de polarização política, por contribuir para fornecer informação rigorosa e pluralista.
Justiça

Como Luís Bernardo se tornou consultor do poder

Lidou com primeiros-ministros, dirigentes desportivos e empresários. Foi da política para os negócios da comunicação. Percurso e rede do consultor que não quer ser chamado de ex-assessor de Sócrates.
Óbito

Morreu o jornalista António Pacheco

António Pacheco teve uma carreira que se dividiu pela rádio, jornais e pela cooperação para a paz. Nascido em Moçambique em 1946, era especialista em política e história africanas.
Reino Unido

O "triunfo" dos trabalhistas nas capas dos jornais

Dos EUA à Europa, a vitória do Partido Trabalhista e de Keir Starmer, próximo primeiro-ministro britânico, foram destaque nas capas de jornais desta sexta-feira.
Desporto

Portugal - França com relato na Rádio Observador

Acompanhe a seleção nos "quartos" do Europeu 2024 com relato em direto na Rádio Observador de Diogo Varela e Miguel Cordeiro e com os comentários de Augusto Inácio, Gabriel Alves e Pedro Henriques.
Conferência de Imprensa

Apoio jovem à extrema-direita explode em França

Em França, um dos maiores crescimentos foi no número estimado de jovens de 18 a 24 anos que votaram no partido de Le Pen. E quem é Keir Starmer, o líder dos trabalhistas e novo PM do Reino Unido?
Venezuela

Sindicato exige segurança para jornalistas 

O Sindicato dos Trabalhadores da Imprensa venezuelano pede que as eleições presidenciais de 28 de julho sejam "segura, para os jornalistas e os meios de comunicação social".
A História do Dia

O poder de Luís Bernardo, ex-assessor de Sócrates

Trabalhou com o antigo primeiro-ministro e com o Benfica. Um dos grandes nomes no mercado da assessoria de comunicação, mas há suspeitas sobre a forma como conseguiu vários negócios. 
Jornalismo

Global Media: trabalhadores realizam protesto

Jornalistas e colaboradores do GMG concentraram-se esta quarta-feira, no Porto, para denunciar a situação dos trabalhadores independentes daquele grupo, com dois meses de salários em atraso.
Televisão

Grupo da TVI e CNN vai estrear canal generalista

O diretor da CNN confirmou que o grupo está a preparar o lançamento de um novo canal generalista, que vai tomar o lugar da TVI Ficção até ao fim de 2024. A direção será entregue a Hugo Andrade.
Emissão Especial

"Diogo". O relato dos penáltis na Rádio Observador

De "aguenta coração, agueta" a "São Diogo" na baliza. O relato das grandes penalidades do Portugal - Eslovénia pela voz de Diogo Varela e Miguel Cordeiro na Rádio Observador.
Observador 10 anos

Rádio Observador. O Algarve para além do sol e mar

Pode o turismo coexistir com a sustentabilidade e a vida harmoniosa das populações locais? A Rádio Observador esteve em Portimão para falar destes e outros desafios do Algarve.
Noticiário

3h. EUA. Três jornais pedem a Biden que desista

Em causa estão artigos de opinião publicados pelos respetivos conselhos editoriais. Questionam a capacidade que o presidente dos EUA tem para cumprir mais quatro anos de mandato.
Jornalismo

Observador vence prémio de Media Digital

O Observador foi o vencedor na categoria "Digital — Media" dos Prémios Marketeer 2024. Coube ao público decidir as marcas e empresas que levavam consigo o galardão.
Conferência de Imprensa

Desgosto do fim de séries é como perder alguém?

O desgosto sentido por alguns fãs após o final de séries de televisão é semelhante ao da perda de entes queridos. Ainda, a solidão do tenista de baixa patente: a vida no fundo do topo pode ser brutal?
Guerra na Ucrânia

Media bloqueados na Rússia repudiam decisão

Observador, Expresso, Público e RTP Internacional foram bloqueados na Rússia. Direções dos quatro órgãos de comunicação social consideram esta uma "decisão atentatória da liberdade de Informação".
Açores

Chega/Açores quer esclarecer apoios à comunicação 

Os deputados do Chega questionam que tipo de fiscalização é feita aos apoios que são dados à comunicação social privada e quantas irregularidades foram detetadas, desde 2020 até ao momento.
Rússia

Jornalista norte-americano julgado na Rússia

Se for considerado culpado, Gershkovich pode ser condenado a uma pena de até 20 anos. É acusado de espionagem por recolher informações secretas sobre uma empresa de defesa russa de armas e carros.
Democracia

A frágil democracia das sondagens 

A sondagem ausculta e transmite a opinião do momento. Esta é obviamente volúvel e passageira, mas é tirânica, obriga os eleitos a adaptar a sua actividade à realidade instantânea.
Primeiro-Ministro

Montenegro contra bloqueio russo a media nacionais

Em "contra-ataque" às restrições impostas à Rússia por Bruxelas, Putin proibiu os media que considera divulgarem "sistematicamente informações falsas". Montenegro defende liberdade de imprensa.
Noticiário

22h. PM repudia bloqueio russo aos 'media'

Numa publicação na rede social X, o primeiro-ministro português diz que deve ser defendida a liberdade de expressão e a solidariedade com o jornalismo livre. Ainda, primeiro debate em França.
Comunicação Social

Medialivre conclui compra da Rádio SBSR

A empresa enquadra a compra da rádio que emite na Grande Lisboa "na estratégia de crescimento do grupo" que passa a estar presente em todos os setores da comunicação social, incluindo a rádio.
Guerra na Ucrânia

Observador e outros jornais proibidos na Rússia

As restrições abrangem meios de comunicação social da UE, incluindo o Observador, que segundo Moscovo "divulgam sistematicamente informações falsas sobre o desenrolar" da guerra na Ucrânia.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada