Media

Jornalismo

Gana. Mataram jornalista que denunciou corrupção

Ahmed Hussein-Suale investigou corrupção que envolve a federação do Gana, árbitros e empresários. Um deputado do partido no poder chegou a oferecer uma recompensa na televisão a quem o espancasse.
Brexit

De "humilhação" a "esmagada". As capas do Brexit

A "derrota histórica" do acordo do Brexit, chumbado com 432 votos contra e 202 a favor, é destaque na imprensa internacional. "No, prime minister" ou "esmagada" são algumas das manchetes.
Cabo Verde

Portugal financia projeto de agência de notícias

O projeto da agência cabo-verdiana, Inforpress, com duração de 20 meses e custo de 59.386 euros, terá um financiamento de 32.579 euros por Portugal. A agência Lusa irá ministrar as formações.
Tecnologia

5G chega, TV desce, rádio mantém e China cresce 

148
A Deloitte prevê que o 5G vai arrancar em 2019, mas que em Portugal ainda vai demorar. Fala também da queda da televisão, do crescimento da China e da inteligência artificial.
Myanmar

Jornalistas da Reuters condenados a 7 anos de pena

Dois repórteres birmaneses da Reuters foram condenados em 2ª instância, a 7 anos de prisão. Em causa está a apropriação de documentos secretos enquanto investigavam massacre de rohingyas.
RTP

RTP recomenda "rejuvenescimento da rádio pública"

O Conselho de Opinião da RTP fez seis recomendações para este ano da rádio e televisão públicas, sendo uma delas o rejuvenescimento da rádio pública e a dinamização da missão de serviço público.
Marcelo Rebelo de Sousa

Conversas de taxista /premium

Saído da televisão para a presidência, Marcelo continuou à sua maneira na TV. Ninguém o tira de lá, o que lhe garante uma quase sobrenatural forma de ubiquidade e o caminho para o amor universal.
ERC

ERC. Entrevista de Mário Machado não indicia crime

738
A ERC considera que a polémica entrevista ao líder de um movimento de extrema-direita Mário Machado à TVI não indicia uma contra-ordenação ou a prática de um crime de violação da Constituição.
Nigéria

Jornalistas presos por reportagem sobre Boko Haram

Dois jornalistas nigerianos do Daily Trust foram detidos por militares por terem divulgado informações sobre conflitos com Boko Haram. Exército nega avanço do grupo terrorista a Norte da Nigéria.
Global Shapers

Janeiro é o mês dos divórcios /premium

176
Se é verdade que um país que não produz cultura não pensa sobre si mesmo, um país que assiste passivo a uma televisão - ou ouve inanimado uma rádio – também se demite de se sentar à mesa.
Religião

Vai nascer um jornal português dedicado à religião

1.296
Projeto editorial exclusivamente dedicado ao fenómeno religioso, à cultura e à espiritualidade é dirigido pelo jornalista António Marujo. Primeiro destaque é entrevista a Pedro Abrunhosa.
Media

ERC avalia presença de Mário Machado na TVI

2.319
O líder da Nova Ordem Social, Mário Machado, esteve no "Você na TV" num debate que tinha como tema "Precisamos de um novo Salazar?". ERC recebeu queixas e SOS Racismo condena atitude da TVI.
Fotojornalismo

O ano visto pelos fotojornalistas do Observador

154
Seleccionámos as melhores fotografias tiradas pelos fotojornalistas que colaboraram em 2018 com o Observador durante este ano que agora termina.
Media

94 jornalistas mortos em 2018

O número de jornalistas e outros trabalhadores dos media mortos em 2018 subiu para 94, mais 12 do que em 2017. O país onde a mortalidade foi mais elevada para os jornalistas este ano foi o Afeganistão
Estados Unidos da América

Ciberataque atrasa distribuição de jornais nos EUA

Um malware afetou os sistemas de distribuição de alguns jornais nos Estados Unidos. O problema já se arrasta desde a noite de quinta para sexta-feira. Ataque pode ter vindo de fora do país.
Media

As 20 notícias e pessoas mais seguidas em 2018

O Content Insights analisou um milhão de artigos em meios online em inglês, alemão e espanhol para descobrir os 20 temas que mais atenção despertaram em 2018. Saiba quais foram.
Prémios e Galardões

Nuno Peixoto de Pinho premiado por "Agrypnia"  

1.390
O compositor Nuno Peixoto de Pinho venceu a segunda edição do prémio Francisco Martins com a obra "Agrypnia", que será editada pelas edições AVA e interpretada pela Orquestra Clássica do Centro.
Jornais

Edição em papel do DN passa a sair ao sábado

Depois de a administração da Global Media ter percebido que a venda ao domingo podia ser limitada, uma vez que vários estabelecimentos se encontram fechados, decidiu lançar o DN aos sábados.
Reino Unido

Gatwick. Casal pode ser indemnizado pelos jornais

105
Jornais que identificaram e culpabilizaram casal que acabaria por ser libertado sem qualquer acusação podem ter de indemnizar as duas pessoas em quase 150 mil euros.
Imprensa

Jornalistas Figuras do Ano recorrem ao Supremo

Jornalistas foram condenados no início de setembro, numa sentença de primeira instância, a sete anos de prisão, acusados de violarem segredos de Estado.
Imprensa

Der Spiegel apresenta queixa contra jornalista

A revista anunciou ter informações segundo as quais Relotius lançou uma campanha de crowdfunding para ajudar órfãos sírios que retratava numa reportagem, fornecendo os seus dados bancários.
Jornalismo

Jornalista estrela admite ter fabricado histórias

1.111
Aos 33 anos era um dos melhores jornalistas na Alemanha, com vários prémios no currículo. Esta semana confessou o inconfessável quando foi descoberto: fabricou histórias, personagens e diálogos.
Terrorismo

Detido mandante de ataque ao Charlie Hebdo

Peter Chérif, suspeito de ser o mandante do ataque ao Charlie Hebdo, que foi executado pelos irmãos Kouachi em 2015, terá sido detido em Djibuti, em África, no domingo.
Liberdade de Imprensa

Jornalistas mortos em retaliação quase duplicam

O país mais letal para jornalistas este ano foi o Afeganistão, onde 13 jornalistas foram mortos na sequência de atentados reivindicados pelo Estado Islâmico.
Moçambique

Detidos três jornalistas em Moçambique

Os jornalistas comunicaram a sua detenção às 10h36 horas de segunda-feira e informaram que foram detidos pelas Forças Armadas de Defesa de Moçambique.
Língua Portuguesa

Quais são as 24 palavras mais pesquisadas de 2018?

Eutanásia, desembargador, arguido, tiroteio, gentrificação e peculato são algumas das 24 palavras relativas a temas da atualidade política, económica e social mais pesquisadas no Priberam em 2018.
Livros

Judite Sousa publica livro sobre Bolsonaro

1.250
Chama-se "Político Esfaqueado ou é Morto ou é Eleito" e chega às livrarias a 3 de janeiro. Este será o décimo livro da jornalista, que esteve no Brasil a cobrir as campanhas presidenciais.
França

France 3 acusada de censura para favorecer Macron

120
O canal France 3 está a ser acusado de ter apagado uma palavra do cartaz que um membro dos "coletes amarelos" segurava numa das suas concentrações, que pedia a "retirada" do Presidente francês.
Myanmar

"Pessoa do ano". Há mais de 365 dias sem liberdade

Wa Lone e Kyaw Oo estão entre as pessoas do ano para a TIME, mas estão presos há um ano. Myanmar recusa-se a libertá-los. São dois entre 262 jornalistas detidos pelo seu trabalho.
Prisão

Número de jornalistas em prisão atinge recorde

Este é o número recorde desde que existe registo por parte do CPJ, organização sem fins lucrativos baseada em Nova Iorque, tendo sido contabilizados 251 no total.
Mariza

Revista inglesa coloca álbum de Mariza no top 10

354
A revista britânica salienta "a transparência e delicadeza da produção [do espanhol] Javier Limón", que tinha produzido já o álbum da fadista "Terra" (2008).
Imprensa

Time. Khashoggi e outros jornalistas Figura do Ano

163
A Time escolheu a "Figura do Ano" de 2018. "Os Guardiões e a Guerra pela Verdade" são o tema para a escolha dos jornalistas Jamal Khashoggi, Maria Ressa, o The Capital Gazette, Wa Lone e Kyaw Soe Oo.
Jornalismo

Agência Lusa assina protocolo de formação

O memorando terça-feira assinado em Lisboa prevê que a Lusa dê às Edições Novembro "apoio na formação dos seus técnicos, na área de jornalismo".
Doodle

Doodle do dia celebra Clarice Lispector

129
Nascida na Ucrânia em 1920 no seio de uma família judaica, a escritora e jornalista naturalizada brasileira foi uma das figuras mais emblemáticas da cultura do país do século XX.
Media

Crise no jornalismo pode ter "cura"

Vítor Tomé defende que os jornalistas poderiam ter um papel importante na formação dos leitores e essa seria uma forma de o Estado os financiar por esse serviço prestado à sociedade.
Política

Deus nos ajude (em 11 pontos) /premium

Em França, a nostalgia da guilhotina. Em Portugal, a opção económica pela ditadura. Na Aliança, eurocalmos misturados com eurofuriosos. Nos media, o Estado. No PSD e na JS, o pântano. Deus nos ajude.
Comunicação Social

Nova imagem da Lusa engloba o combate às fake news

Falando depois da apresentação do novo logótipo, na sede da agência, Nicolau Santos reconheceu que "a marca não é suficientemente conhecida, apesar do importantíssimo trabalho que desenvolve
RTP

RTP. ERC aprova nova direção de informação

A ERC aprovou a nova direção de informação da estação pública escolhida pela administração, composta por Maria Flor Pedroso, Cândida Pinto, Helena Garrido, Hugo Gilberto e António José Teixeira.
YouTube

O youtuber de 7 anos que já ganha milhões de euros

Ryan lidera o top da lista das estrelas de YouTube mais bem pagas de 2018 elaborada pela Forbes. A criança já tem mais de 17 milhões de seguidores e ganha cerca de 19,2 milhões de euros.
Arábia Saudita

Khashoggi. Mensagens de WhatsApp revelam "medo"

Nas mensagens trocadas entre o jornalista e Omar Abdulaziz, um ativista saudita, a que a CNN teve acesso exclusivo, Khashoggi atacava o caráter "opressor" do príncipe Mohammad bin Salman.
Jornalismo

Sócrates e a intervenção do Estado nos media /premium

235
A construção de um novo modelo económico para os media só pode passar pelo mercado e pelos privados. O lucro é a melhor defesa da independência obrigatória do jornalismo. Não há outra solução.
Comunicação Social

O Estado não é solução /premium

120
Não há nada que o Estado possa ou deva fazer para salvar grupos de comunicação social que não souberam adaptar-se aos tempos, se penduraram no poder político, perderam leitores e se tornaram obsoletos
Jornais

Vamos pagar jornais que ninguém quer ler? /premium

673
Há, na ideia de uma comunicação social estatizada ou ajudada pelo governo, uma contradição incontornável: como pode a imprensa depender da entidade que mais se queixa da imprensa?
Media

Marcelo: Estado deve intervir nos media?

981
"É o risco — nós temos essa memória, os mais velhinhos — de, ao intervir, pôr a mão e ter a tentação de abusar", justificou Marcelo. Presidente defende que também se deve estudar o que se faz lá fora.
Media

Dono do DN e JN admite problemas de tesouraria

136
Em reunião com o Sindicato dos Jornalistas, o administrador e director-geral da Global Media Group confirmou que o subsídio de Natal será pago só dia 7.
Imprensa

Carta à Senhora Ministra da Cultura

1.251
Queria apenas avisá-la de que, quando regressar de Guadalajara, a tourada que desencadeou ainda estará na praça pública. E, já agora, nos jornais nacionais. A liberdade, felizmente, tem destas coisas.
Governo

Costa: "OE sem cativações é carro sem travões" - como aconteceu

1.026
Primeiro-ministro, que falou mais de uma hora e meia, reforçou que não quer Bloco e PCP no Governo, defendeu as cativações e disse que Governo não vai a Borba para "não atrapalhar" operações.
RTP

RTP. ERC chumba demissão de adjuntos de Dentinho

183
ERC chumba decisão de demitir adjuntos de Paulo Dentinho, afastado do cargo após polémica nas redes sociais. Nova direção fica congelada. Informação assegurada por António J. Teixeira e Hugo Gilberto.
Bangladesh

Fotojornalista Shahidul Alam libertado 

O fotojornalista e ativista do Bangladesh Shahidul Alam foi libertado na terça-feira. Em mais de 40 anos de carreira, trabalhou para grandes títulos estrangeiros como o New York Times e a Time.
RTP

RTP vai integrar 130 precários nos quadros

209
O Conselho de Administração da empresa pública emitiu um comunicado onde anuncia "a integração extraordinária de 130 colaboradores" precários, que receberam parecer favorável da Prevpav.
Casa Branca

Casa Branca ameaça retirar credencial à CNN

Logo que a decisão do juiz federal caduque, o jornalista será de novo afastado da cobertura informativa da Casa Branca. Jim Acosta ficou sem credencial há nove dias, numa conferência de Imprensa.
Rússia

A CIA inventou a SIDA? As fake news do KGB /premium

516
Nos anos 80, o KGB convenceu meio mundo (inclusive gente nos EUA) que a SIDA tinha sido criada pela CIA para matar minorias. Como conseguiram? A resposta está nos Sete Mandamentos da Desinformação.
Estados Unidos da América

Fox News apoia rival CNN em processo contra Trump

128
A Fox News, apoiante declarada de Donald Trump, vai juntar-se à ação legal movida pela rival CNN contra o Presidente dos EUA, para recuperar a credenciação de um dos seus jornalistas.
Moçambique

Moçambique. Justiça avalia taxas sobre media

A reunião desta quarta-feira visa a harmonização de propostas de revisão da Lei de Imprensa e da nova Lei da Radiodifusão, bem como do Estatuto do Jornalista e da Carteira Profissional.
Moçambique

Ministro defende mais liberdade de imprensa

O primeiro-ministro moçambicano defende que liberdade de imprensa constitui um dos pilares do sistema democrático e do exercício da boa governação, porque favorece a livre transmissão de opiniões.
The New York Times

O surf da Nazaré em destaque no NY Times

1.727
O jornal The New York Times publicou este domingo uma reportagem onde dá a conhecer a vila piscatória da Nazaré. Com relatos de surfistas e locais apresenta uma visão encantadora do local.
Jornalismo

Jornalista do Observador vence prémio de ciência

335
Vera Novais recebeu o prémio da Comunidade Cética Portuguesa pelo jornalismo "de alta qualidade" na área da ciência. A cerimónia aconteceu este sábado no Museu de Leiria.
Media

Canal televisivo da FPF na Altice, NOS e Vodafone

"O '11' estará a partir do próximo ano em casa dos portugueses e será um importante instrumento de divulgação e promoção do futebol português", explicou o presidente da FPF, Fernando Gomes.
Politicamente Correto

Nascidos numa civilização, morreremos numa tribo? /premium

1.450
A histeria em torno das fake news, da imprensa de direita, das notícias reaccionárias… procura legitimar a censura e diabolizar qualquer análise à tribalização das sociedades ocidentais.
Media

Paulo Rego deixa de ser vice da empresa dona do DN

Rego sai depois de há um ano ter sido o rosto do accionista JKJ de Macau, que investiu 30% na Global Media Group. E-mail aos trabalhadores atrasa subsídio de Natal por problemas de tesouraria.
Papa Francisco

Papa elogia jornalismo de "pessoas para pessoas"

O papa Francisco elogiou os jornalistas que chamam de "injustiça à injustiça" e que realizam um jornalismo de "pessoas para pessoas" durante uma audiência.
Instituto Camões

Timor. Instituto Camões dá formação a jornalistas

O instituto Camões, em parceria com a União Europeia (UE), realiza uma formação sobre "literacia orçamental" no âmbito de um projeto de apoio à melhoria do setor das finanças públicas do país.
Comunicação Social

Jornalistas da SIC acusados por divulgação ilícita

O Ministério Público acusou jornalistas e o diretor de informação da SIC pelo crime de desobediência pela "reprodução ilícita de peças processuais" da Operação Marquês, em abril.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)