Media

Nova Zelândia

Nova Zelândia. ERC pede fim de partilha de imagens

134
Entidade Reguladora da Comunicação Social emitiu um parecer em que apela ao órgãos de comunicação que adotem medidas para "impedir o acesso generalizado às imagens do massacre na Nova Zelândia".
Angola

Jornalistas consideram "fake news" acauteláveis

Os órgãos de comunicação social angolanos consideraram que a preocupação de verificar sempre a informação ao seu alcance deve ser constante e que "há sempre mecanismos" para o efeito.
Obituário

Um herói civil

460
Não tinha espada, nem pistola ou punhal. A única arma que esgrimia era o lápis ou a caneta de tinta da China. De mãos nuas, teve a serenidade e a fortaleza diante dos desafios, a rectidão de propósito
Televisão

O que é perverso nos programas da TV para casar? /premium

328
Menorização das mulheres, preconceitos, reprodução de fenómenos que podem levar à violência de género. Sociólogos e críticos apontam o que há de errado (e perigoso) nos reality shows da SIC e da TVI.
ERC

Nova Zelândia. ERC analisa cobertura jornalística

A ERC confirmou "a receção de participações referentes à cobertura jornalística do atentado na Nova Zelândia" que provocou 49 mortos. Não foram revelados os órgãos de comunicação social em questão.
Jornalismo

Fake news. Sistema de alerta lançado na 2.ª feira

A Comissão Europeia informou que, "será lançado o Sistema de Alerta Rápido, que é uma das principais medidas do plano de ação" contra a desinformação, criado a propósito das eleições europeias.
ERC

Mulheres Juristas queixam-se de programas de tv

1.979
"Quem quer namorar com o agricultor?", da SIC, e "Quem quer casar com o meu filho?", da TVI, continuam a gerar polémica. Associação das Mulheres Juristas avança com queixa.
Comunicação Social

Presidente da Lusa defende apoios aos media

Nicolau Santos defendeu que os "Estados têm de criar mecanismos inovadores para defender a comunicação social" privada, apesar dos riscos associados, assim como garantir condições aos media públicos.
Jornais

Lucro da Cofina sobe 31% em 2018 para 6,6 milhões 

O resultado líquido da Cofina subiu 31% em 2018. Receitas de circulação desceram, mas CMTV fez subir números.
Comunicação Social

Revista de aniversário do Observador é capa do ano

Prémios Meios & Publicidade distinguem capa ilustrada por Pedro Lourenço e atribuem menção honrosa ao projeto gráfico da revista Observador Lifestyle nº2, desenhado em parceria com a Silvadesigners
Espanha

Facebook lança programa para reduzir desinformação

Quando um dos verificadores classificar uma informação como falsa, esta será mostrada mais abaixo na secção de notícias, o que irá contribuir para reduzir a sua distribuição e propagação.
Televisão

Reality shows. As reações dos comediantes

5.042
Dois dias após a estreia dos reality shows da TVI e da SIC ("Quem quer casar com o meu filho?" e "Quem quer casar com o agricultor?"), os humoristas reagiram na rádio no habitual registo satírico.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo liga à Comercial e admite voltar à rádio

818
O Presidente ligou à Rádio Comercial por ocasião do 40.º aniversário da emissora e lembrou o programa que lá fez na década de 80. E não fechou a porta a voltar à antena quando deixar as funções.
Media

Director do Record vai para a comunicação da FPF

António Magalhães será director da divisão de pessoas e media, lugar que até aqui era da responsabilidade de Luís Sobral. Sobral sobe a director-geral adjunto executivo da Federação.
Comunicação Social

ERC recebe queixas dos reality shows da SIC e TVI

2.392
Os dois novos reality shows da SIC e da TVI motivaram queixas endereçadas à ERC. Os formatos estrearam no domingo e conquistaram mais de um milhão de espectadores cada. Mas são alvo de críticas.
Espanha

Lusa e Efe unidas sobre "Histórias ibéricas"

Histórias ibéricas de coesão europeia" é um projeto de cooperação informativa com o intuito de mostrar os resultados da política de coesão europeia e o impacto nas vidas dos portugueses e espanhóis.
Media

Leis contra fake news vão piorar o problema

Termo 'fake news' é demasiado amplo para descrever um "problema complexo". Repórteres Sem Fronteiras da Alemanha dizem que criar uma legislação contra "notícias falsas" só vai piorar o problema.
União Europeia

O que se esconde por trás do combate às fake news /premium

3.870
Não confiem, desconfiem. A campanha contra as “fake news” não é contra a desinformação, porque nessa os políticos são especialistas. É uma campanha para impor uma narrativa única e um pensamento único
Liberdades

Libertado jornalista detido em Caracas

O jornalista Cody Weddle encontra-se no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, onde aguarda um voo de regresso para os EUA. Número de casos de jornalistas presos por Maduro sobe para 36.
Moçambique

Jornalistas pedem libertação imediata de colega

A Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa pediu imediata libertação do jornalista Amade Abubacar. Jornalista foi detido em Cabo Delgado quando fotografava famílias que abandonavam a região.
Economia

Fernanda Amorim na lista dos mais ricos do mundo

166
A viúva de Américo Amorim é a única portuguesa na lista das pessoas mais ricas do mundo feita pela revista Forbes. A fortuna diminuiu mas a família subiu no ranking.
Parlamento

Audiovisual. Portugal transpõe diretiva europeia

Portugal vai transpor para a legislação nacional a diretiva europeia 1808 sobre serviços audiovisual. O PS reclamou medidas ao Governo para garantir a cibersegurança nas eleições deste ano.
Justiça

Presunção de inocência? /premium

Sou mensageira porque me quero o traço de união entre o que ocorre e quem quer saber o que ocorre; contadora porque aprendi com Virginia Woolf que “nada acontece até ser contado”.
Media

Os juízes, as questões de género e tudo o resto

382
Falar dos juízes, claro. Falar das questões de género, sem dúvida. Mas é importante convocar todas as outras falas, em especial as relativas à vida económica, social e cultural dos mais desfavorecidos
Egito

Fotojornalista egípcio sai da prisão 5 anos depois

Mahmoud Abu Zeid foi preso em 2013 enquanto cobria uma manifestação de apoio ao ex-presidente islamita Mohamed Morsi, reprimida violentamente. O fotojornalista chegou a arriscar pena de morte.
Altice

Fake News. Altice Portugal quer combater fenómeno

A Altice Portugal trabalha com os seus próprios mecanismos internos e ainda estabeleceu uma parceria com o site Polígrafo, que irá garantir "a credibilidade ou não das notícias que são veiculadas".
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco: "Nunca atendi o telefone a um jornalista"

3.451
"A comunicação social nunca gostou muito de mim, ou quase nada". O ex-Presidente da República diz à TSF que a "dignidade" dos cargos que desempenhou o obrigavam a um "distanciamento" dos media.
Estilo de Vida

Esta quinta-feira a livraria Tema fechou de vez

294
Por teima, houve quem lhe continuasse a chamar Tema. A livraria que trouxe títulos internacionais à Lisboa dos anos 90 fechou. Acompanhámos o último dia, de revista em banca a revista embalada.
Observador

Um esclarecimento necessário

232
José Manuel Fernandes, publisher do Observador, recorda e reafirma os princípios e os valores do Observador, expressos no Estatuto Editorial, a propósito da polémica suscitada por um texto de opinião.
PSD

PSD. Deputado desvaloriza 'fake news'

O deputado do PSD Miguel Morgado desvalorizou o problema das 'fake news' e do populismo nas eleições europeias e lembrou que "houve sempre forças extremistas nas comunidades".
Venezuela

Jornalistas que irritaram Maduro vão ser expulsos

786
Nicolás Maduro não terá gostado de uma pergunta sobre fraude eleitoral feita pelos jornalistas da Univision, nem de ver um vídeo com crianças a comer do lixo. Os repórteres vão ser deportados.
Jornalismo

Apenas 48% dos portugueses identificam "fake news"

139
Segundo o Eurobarómetro divulgado esta segunda-feira, só 48% dos inquiridos portugueses disse ter facilidade em identificar notícias falsas, percentagem que fica abaixo da média da UE, de 58%.
Estados Unidos da América

Jornal que pediu a volta do KKK tem diretora negra

248
Na semana passada, um jornal do Alabama, nos Estados Unidos, pedia o regresso do movimento racista Ku Klux Klan no seu editorial. Agora tem uma nova diretora: uma mulher negra.
Empresas

Lucro da Media Capital subiu 9% em 2018

Grupo Media Capital afirma que manteve a liderança e rentabilidade, fortalecendo a sua posição no competitivo setor dos "media" nacionais. Resultados estão 9% acima do resultado líquido de 2017.
Angola

Jornalistas angolanos ameaçam fazer greve

A decisão foi tomada por 50 pofissionais. Entre as reivindicações está um aumento salarial condigno e a imposição de um salário mínimo para a classe jornalística de 180 mil kwanzas (quase 500 euros).
Rádio

Rádio Universidade de Coimbra volta emitir 

Devido aos estragos provocados pela tropical Leslie, a emissão da RUC tem estado a ser feita apenas na Internet, mas volta a emitir na frequência em março.
Liberdade de Imprensa

Milhares de eslovacos homenageiam jornalista morto

Protesto quis reclamar uma investigação imparcial sobre o assassinato e denunciar que ninguém foi acusado pelo crime. Kuciak investigava assuntos de corrupção, tendo provocado a demissão do governo.
Fotojornalismo

As 130 fotos nomeadas para o World Press Photo

368
Há uma nova categoria e um português nomeado para a maior distinção de fotojornalismo do mundo. Os vencedores do World Press Photo só são conhecidos em abril. Mas aqui pode ver todos os nomeados.
Media

Bruxelas esperava mais contra fake news

Chefe da Unidade de Comunicação Estratégica da Comissão Europeia admitiu que "esperava mais" dos primeiros relatórios das plataformas que aderiram ao código de conduta contra a desinformação.
Parlamento

Os "media" na era digital em debate em abril

Ferro Rodrigues diz que debate agendado para abril visa promover um diálogo amplo e alargado sobre as questões que estão associadas à desinformação, que atualmente ameaça a democracia.
Jornalismo

Lusa quer ser plataforma contra a desinformação

Na conferência organizada pela Lusa no âmbito do combate às fake news, Luísa Meireles propõe criar plataformas de entendimento entre portugueses para melhor combate o fenómeno.
Jornalismo

Lusa vai desenvolver projeto de "fact-checking"

Projeto surge no âmbito do combate à desinformação, proporcionada pelas "fake news". Graça Fonseca encontra na inteligência artificial um meio de combater a escolha de notícias feita por algoritmos.
Forbes

Hotel Ritz premiado pela revista Forbes

2.293
A publicação norte-americana recomenda ainda sete unidades hoteleiras e um spa em Lisboa. A lista integra 1964 espaços, entre hotéis, spas e restaurantes.
Guiné-Bissau

Comunicação Social sem meios para cobrir eleições

Os órgãos de comunicação social estão com "imensas dificuldades" para fazer a cobertura das legislativas. Além da falta de material, queixam-se da falta de meios financeiros para chegar aos locais.
Observador

Observador envia newsletters através do WhatsApp

122
Já pode receber o Observador pelo WhatsApp: de manhã e à tarde são enviadas as newsletters 360º e Hora de Fecho, com o resumo das últimas notícias. Saiba o que fazer, passo a passo.
Fotojornalismo

Mário Cruz premiado no World Press Photo 2019

192
O fotojornalista português desenvolveu o projeto sobre comunidades de Manila que vivem sem saneamento, junto ao rio, rodeadas de lixo.
Jornalismo

O mundo clandestino das fake news em Portugal

Há diferenças entre as 'fake news' em Portugal e noutros países, inclusive europeus. A política é menos presente nas páginas portuguesas.
Media

Controlinveste foi declarada insolvente

426
A Controlinveste SGPS, holding de Joaquim de Oliveira, foi declarada insolvente esta segunda-feira. Pedido veio da empresa e faz parte de acordo com bancos para reestruturar a dívida.
Tecnologia

Risco de informações falsas "só vai aumentar"

Os especialistas consideram que as "eleições europeias são um grande desafio" e que o risco de "fake news" só vai aumentar, já que as tecnologias tornam o processo de filtragem cada vez mais difícil.
Comissão Europeia

Fake News: Bruxelas acusa Hungria 

A Hungria está a distorcer informações sobre a distribuição dos migrantes na União Europeia, diz a Comissão avisando que não vai tolerar a desinformação: "Os húngaros merecem factos e não ficção".
ERC

ERC. Nomeação investigada pelo MP

Pedro Correia Gonçalves, ex-assessor do PSD, terá sido nomeado para o alto cargo num concurso irregular e sem ter qualquer experiência na área da comunicação social.
Jornalismo

Informar na Líbia "é quase impossível"

A declaração foi proferida pela associação Repórteres Sem Fronteiras no dia em que se celebra o oitavo aniversário da revolta que acabou com o regime de Mouammar Kadhafi.
Jornalismo

Morreu José Queirós, fundador do jornal Público

Estagiário no Primeiro de Janeiro, responsável pelo Expresso no Porto, fundador e provedor do leitor no Público. José Queirós morreu esta sexta-feira. Dedicou 30 anos ao jornalismo português.
Filipinas

Jornalista detida por difamação sai em liberdade

A jornalista Maria Ressa, distinguida como uma das "personalidades do ano" da Times, acusou o Governo Rodrigo Duterte de abusar do seu poder e de usar a lei como arma para amordaçar os críticos.
Filipinas

Jornalista premiada pela Time detida por difamação

Maria Ressa encontrava-se nas instalações do Rappler, um portal de notícias online que adotou uma linha crítica da guerra contra as drogas liderada pelo Presidente Rodrigo Duterte.
Redes Sociais

Facebook no combate às "fake news" na África

O Facebook pretende diminuir a capacidade de distribuição de notícias e factos que sejam falso. WhatsApp, também, lançou uma campanha 'Partilha Factos, não Rumores' na Nigéria.
Família Real Britânica

Clooney: Meghan vai pelo mesmo caminho de Diana

George Clooney apontou o dedo à forma como a imprensa está a escrutinar Meghan Markle, a mulher do príncipe Harry. Ator está preocupado com a vida da ex-colega e deixou um aviso aos jornalistas.
Estados Unidos da América

Esquire criticada por fazer capa com rapaz branco

203
Ryan Morgan, um adolescente branco de classe média, é a cara da revista norte-americana. As críticas somam-se por ser o mês da História Negra da América.
Imprensa

Liberdade de imprensa "piorou significativamente"

Atos de intimidação, homicídios impunes e detenções arbitrárias são alguns dos ataques mais frequentes presentes no relatório divulgado esta terça-feira pelo Conselho da Europa.
Forbes

Dois portugueses entre os "30 Under 30" da Forbes

192
Ricardo Sequerra, na categoria de finanças, e Tiago Sá, como empreendedor social, foram escolhidos para a lista europeia do Forbes' 30 Under 30. É o quarto ano consecutivo com portugueses na lista.
Estados Unidos da América

Washington garante que não abafa caso Khashoggi

O secretário de estado de EUA, Mike Pompeo, afirma que a administração "trabalha com diligência" e "continuará a pedir contas a todos os responsáveis".
Media

Fake news. Eleições portuguesas podem ser afetadas

228
A AP Exata identifica como é que as pessoas agem nas redes sociais e o sentimento dos cidadãos em relação a determinados temas. O diretor da agência diz que os jovens são os mais vulneráveis.
Venezuela

Maduro acusado de querer "calar" imprensa

A organização alerta que as equipas de imprensa trabalham num clima muito tenso. Os jornalistas da agência noticiosa espanhola EFE e uma equipa da estação de televisão SIC foram detidos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)