Dark Mode 49,5 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Media

Coronavírus

"Mordaça". Sánchez deixa cair seleção de perguntas

448
Após acusações de censura, os jornalistas vão poder fazer perguntas diretamente ao primeiro-ministro. Até agora, questões eram enviadas por WhatsApp e pré-selecionadas por secretário de Estado.
País

Observamos em Casa, com leitores e marcas 

269
Em março, o Observador continuou a dar informação de qualidade. Bateu recordes, adaptou-se e encontrou a solução para ir ao encontro dos portugueses enquanto estão em casa, sem esquecer as marcas.
Observador

Observador duplica audiência em Março

1524
A procura de informação sobre a pandemia gerou o maior tráfego de sempre da história do Observador. Artigos de fundo e explicadores entre os mais lidos. Número de assinantes também teve grande aumento
Facebook

Facebook. 100 milhões para apoiar jornalismo

286
O Facebook prometeu investir 100 milhões de dólares para ajudar a indústria do jornalismo "numa altura em que a publicidade está a descer".
Coronavírus

EDP e CMTV dão equipamentos de proteção a lares

A iniciativa, denominada "Heróis de Máscaras", arranca com uma dotação inicial de 500 mil euros e passa por entregar máscaras, luvas, óculos de proteção e batas descartáveis em lares de idosos.
Coronavírus

Uma carta da Polónia, com orgulho nos portugueses

629
Ter opiniões diferentes é óptimo e vai ajudar-nos muito a sairmos da crise económica que já se está a formar muito rapidamente, mas espalhar notícias falsas é uma traição que ajuda os nossos inimigos.
Coronavírus

Media tradicionais perdem 40 a 50% da publicidade

Surto de Covid-19 provoca dificuldades acrescidas a mercado publicitário dos media tradicionais que estavam a braços com um problema criado pelas grandes plataformas digitais.
Observador

18h: Misericórdias desconhecem situações de abuso

Nesta edição, o Observador falou com o presidente da União das Misericórdias. Manuel Lemos desconhece qualquer indicação, ou, imposição de internato para os trabalhadores dos lares.
Coronavírus

Eco e Marketeer subscrevem plano do Observador

O jornal Eco e o Multipublicações Media Group, detentor da revista Marketeer, subscreveram esta quarta-feira o plano para a Comunicação Social elaborado pelo Observador e já proposto ao Governo.
Coronavírus

Observador propõe plano para a Comunicação Social

557
O Observador fez chegar ao Governo um plano de apoio à comunicação social para este período em que o sector perdeu grande parte das receitas. O valor do empréstimo depende do número de trabalhadores.
Coronavírus

Brasil. Jornais unificam capas em combate ao vírus

Pela primeira vez na história, os principais jornais do Brasil publicaram a mesma capa. Em causa está a uma campanha de apoio ao combate à Covid-19 e à desinformação
Óbito

Morreu o ex-jornalista Paulo Silva

254
Paulo Silva era vice-presidente da Casa da Imprensa e assessor de comunicação da Câmara de Gondomar. Morreu no IPO do Porto, onde estava internado. Tinha 59 anos.
Coronavírus

Media privados exigem apoio ao Governo

A Plataforma de Media Privados (PMP) expressou a sua "preocupação face à ausência de um programa de ação dirigido aos media" entre as medidas de choque económico anunciadas pelo Governo.
Coronavírus

Jornalistas pedem jornais em zonas interditas

Após ter tido a informação de que os títulos de imprensa "não chegaram às bancas de Ovar", o Sindicato dos Jornalistas pediu ao Governo que garanta que toda a população tenha acesso à informação.
TVI

Negócio de compra da TVI ainda não morreu 

Cofina propôs resolução de contrato de compra da Media Capital, mas só se a Prisa não aceitar mudar termos (preço) da operação. Se espanhóis não aceitarem, o negócio cai e Cofina vai revelar motivos.
Cultura

Jornal de Letras celebra 40 anos

O diretor afirmou que só foi possível publicar o jornal "depois do 25 de Abril", tendo contribuído para "um espírito de tolerância, de diálogo [e] de sentido crítico" na cultura.
TVI

Tudo o que correu mal no negócio Cofina/TVI /premium

Dificilmente haveria semana pior para fechar o aumento de capital na bolsa, mas a operação falhou por menos de 3 milhões de euros. Há outras razões para a Cofina desistir de comprar a Media Capital.
TVI

Venda da TVI. Prisa vai agir contra Cofina

434
Cofina anunciou que não estão reunidas as condições para concretizar a compra da Media Capital, que tem a TVI. Os espanhóis da Prisa vão iniciar ações contra a Cofina para cumprir contrato de venda.
Morte

Morreu Rafael Correia, autor de Lugar ao Sul

1589
Rafael Correia, antigo realizador da RDP/Antena 1 e autor do programa Lugar ao Sul, no qual percorria Portugal, morreu esta sexta-feira aos 82 anos. O jornalista reformou-se em 2008.
Coronavírus

Imprensa escondeu informação sobre o coronavírus?

Artigo amplamente partilhado no Facebook diz que a comunicação social esconde dados importantes sobre o novo coronavírus para manter a população “ignorante no assunto”. É falso.
Operação Marquês

Sócrates. CM absolvido por divulgar interrogatório

562
Para a juíza, a divulgação dos interrogatórios, "para além de informar, permitiam verificar a credibilidade da informação". Os responsáveis editoriais acusados de desobediência foram absolvidos.
RTP

BE quer ouvir presidente da RTP e Nuno Artur Silva

O Bloco de Esquerda apresentou um requerimento onde pede audições, com caráter de urgência, do presidente do Conselho de Administração da RTP e do secretário de Estado da Comunicação Social.
RTP

RTP. ERC não deteta "razões de natureza política"

Entidade Reguladora para a Comunicação Social não detetou "razões de natureza política" no processo de mudanças da direção de informação da RTP, garantindo que "eram questões de opções editoriais".
ERC

Desinformação. ERC defende registo de "sites"

Para o vice-presidente da ERC, "a estratégia de quem quer combater notícias falsas, desinformação, tem de passar por incentivar o registo" de "sites" para que o regulador tenha controlo sobre estes.
China

Aumenta assédio chinês sobre jornalistas em 2019

O inquérito revelou os "esforços sistemáticos" do Estado chinês para "abafar reportagens factuais da imprensa estrangeira que não se encaixam na imagem global que o regime chinês quer cultivar".
Jornais

‘Notícias Viriato’: um novo caso ‘República’? /premium

1297
O "Notícias Viriato" é verdadeiramente livre e independente, o que se paga caro num país que ainda é, na mentalidade de muitos, corporativista.
PREC

Naquele tempo /premium

O importante é que naquele tempo tinha havido bons chefes, o combate fora de vida ou de morte e ganhara a vida e tínhamos colectivamente acreditado. Naquele tempo foi assim. E hoje? 
Presidente Trump

Campanha de Trump processa The New York Times

Em causa está um artigo publicado em março de 2019 que contém, no ponto de vista da equipa de Trump, afirmações "100% falsas e difamatórias" relativas à interferência russa na eleição de 2016.
TVI

Dona da TVI perdeu 55 milhões em 2019

No ano em que foi anunciada a venda à Cofina, a Media Capital passou dos lucros aos prejuízos. Evolução traduz a perda da liderança das audiências na televisão para a SIC.
Media

Locutora portuguesa expulsa de rádio suíça

262
Cristina Rodrigues dirigia o programa "Portugalidades" na rádio suíça Citè Genève e foi afastada sob acusação de ter favorecido em antena um candidato à câmara de Genebra.
Comunicação Social

Mais um passo dado para a Cofina comprar a TVI 

O período de exercício dos direitos de subscrição das novas ações decorrerá entre as 08h30 do dia 25 de fevereiro e as 15h00 do dia 10 de março de 2020, inclusive", diz o aviso.
Óbito

O homem mais livre que existia em Portugal /premium

128
Vasco Pulido Valente escrevia e dizia sempre o que pensava, e sempre sem qualquer medo e sem calculismos. Nada nem ninguém o condicionava.
Imprensa

A minha experiência com Vasco Pulido Valente

208
Até agora não li quem o lembrasse como jornalista, que também o foi. Surpreendeu-me a abertura, a alegria e a energia para trabalhar com os mais novos. A porta do seu gabinete estava sempre aberta.
Media

Governo aprova para a Lusa 12,8 milhões

228
Para Nicolau Santos, trata-se de "um valor expectável", muito embora aguarde o "reforço das verbas que foram aprovadas na Assembleia da República" para a Lusa "poder fazer face aos compromissos".
Jornalismo

Portugal não disposto a pagar por notícias online

Em Portugal apenas 7% das pessoas pagam por notícias disponíveis na internet, refere um estudo da OberCom. No mesmo patamar figuram países como a Grécia, Hungria, Chile ou República Checa.
ERC

Titularidade da Media Capital é agora da Cofina

A ERC aprovou a passagem de titularidade da Media Capita para a Cofina. A dona do Correio da Manhã compromete-se a ser "uma plataforma mais competitiva", capaz de assegurar "diversidade de conteúdos".
Rádio

Comunidade brasileira em Portugal cria nova rádio

O projeto vai dinamizar entrevistas com personalidades com relações fortes com o Brasil e Portugal e vai ter um espaço de aconselhamento jurídico com um doutorando brasileiro na Faculdade de Direito.
ERC

ERC obriga TVI a transmitir resposta da IURD

Deliberação da ERC resulta de um recurso apresentado pela IURD, na sequência de uma reportagem transmitida em 2019 sobre um alegado esquema de adoções ilegais.
IURD

ERC: TVI transmite direito de resposta da IURD

TVI tem de transmitir no Jornal das 8 desta sexta-feira um texto de resposta da Igreja Universal do Reino de Deus. Em causa está uma reportagem sobre um alegado esquema de adoções ilegais.
Rádio

Ouça aqui em direto a Rádio Observador

Em direto 24 horas por dia. Notícias atualizadas, música e programas de informação, debates, entrevistas e comentário.
Angola

Jornalista angolano apresenta queixa por agressão

José Kiabolo diz ter sido agredido juntamente com um repórter de imagem enquanto entrevistava manifestantes junto ao parlamento angolano durante a posse do novo presidente da CNE.
Universidade de Coimbra

Mulheres representam 14% das notícias desportivas

Um estudo da Universidade de Coimbra verificou que não houve qualquer crescimento ou redução do número de notícias sobre mulheres no desporto, "quando a expectativa seria um aumento da cobertura".
Impresa

Acionistas angolanos? "Perguntem à Newshold"

Francisco Pedro Balsemão, presidente da Impresa, diz que não quer "especular" sobre porque é que a Newshold, de Álvaro Sobrinho, continua a ser acionista. "Espero que seja pelo nosso sucesso", atira
Angola

Sindicato contra impedimento de trabalhar sem fato

Em causa está a atitude dos funcionários do governo da Província da Lunda Norte que impediram os jornalistas de fazer a cobertura de uma tomada de posse "por não se apresentarem de fato e gravata".
Jornalismo

Jornalista portuguesa premiada em Espanha

O Prémio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha reconhece o trabalho informativo de jornalistas em língua espanhola e portuguesa dos países que constituem a comunidade ibero-americana.
Museus

Vai nascer o Museu da Rádio e da Comunicação

1054
A novidade foi dada por António Sala: "É um museu que vai contar a história da rádio" e de "todas as estações" nacionais. Não nascerá no próximo ano e meio. Deverá ficar junto à estação da Parede.
Humor

Vídeo. Os bastidores da nossa radionovela

184
No dia da Rádio, o Observador estreia uma radionovela, com a participação especial de António Sala: foi apanhado a dizer mal dos nossos podcasts e alegadamente assassinaram-no. Veja os bastidores.
Correio da Manhã

Cofina aprova aumento de capital até 85 milhões

O aumento de capital até 85 milhões de euros para o financiamento da compra da TVI foi aprovado pelos acionistas da Cofina. Também esta quarta-feira os acionistas da Prisa aprovaram a venda da Vertix.
Jornais

The Guardian limita proveniência da publicidade 

O jornal britânico vai deixar de aceitar mais anúncios "de companhias de extração de combustíveis fósseis", depois de em 2019 ter anunciado a sua intenção de reduzir a zero as suas emissões.
Media

Prisa aprova venda da Media Capital à Cofina

Assembleia geral extraordinária de acionistas da Prisa, em Madrid, aprovou esta quarta-feira a operação de venda da Media Capital à Cofina. A empresa espanhola vai receber 123 milhões de euros.
Kobe Bryant

Kobe. Jornalista suspensa após tweet sobre abuso 

Uma jornalista do Washington Post foi suspensa depois de ter feito um tweet sobre o caso de uma alegada violação que envolveu Kobe Bryant, o basquetebolista que morreu este domingo.
RTP

ERC dá parecer favorável à nova direção da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação anunciou que deu "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada.
ERC

ERC certifica como jornalismo site de propaganda 

416
Entidade Reguladora para a Comunicação Social registou o site Notícias Viriato como "publicação de informação", mas lista de vigilância do ISCTE diz que se trata de um "site de propaganda".
The Washington Post

Telemóvel de Bezos hackeado? ONU pede investigação

Especialistas da ONU pediram que a alegada pirataria por parte do príncipe Mohammed bin Salman ao telefone do dono do Washington Post, Jeff Bezos, fosse investigada pelos Estados Unidos.
Jornalismo

Brasil. Ministério Público denuncia jornalista

O jornalista Glenn Greenwald, responsável pela investigação jornalística "Vaza Jato", foi denunciado pela invasão de telemóveis de autoridades. O norte-americano não foi investigado nem indiciado.
Futebol

Jornal de Almeirim quer explicações sobre agressão

Em causa está a agressão a um repórter que estava a filmar "uma briga" entre adeptos e terá sido abordado pelos apoiantes do Amiense, que terão tentado apoderar-se do telemóvel para apagar imagens.
Jornalismo

Assassinados 56 jornalistas em 2019

O número de jornalistas assassinados em 2019 baixou para 56, quase metade dos 99 registados em 2018. Em causa estão investigações políticas, de corrupção e de crimes, geralmente no local de origem.
Família Real Britânica

Meghan alvo de tratamento crítico nos jornais

887
Análise do jornal The Guardian mostra que Meghan pode ter mesmo razão quando diz que foi alvo de cobertura noticiosa tendenciosa e desfavorável, sobretudo quando comparada com a de Kate Middleton.
Jair Bolsonaro

Bolsonaro responsável por ataques à imprensa

Jair Bolsonaro é o responsável por 58% dos 208 ataques ocorridos contra jornalistas e órgãos de comunicação no Brasil. Quem o diz é a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) do Brasil.
Egito

Detidos 4 funcionários de agência noticiosa turca

A polícia egípcia deteve três egípcios e um turco contratados pela agência de notícias estatal turca Anadolu, após revistar as instalações da agência de noite. Paradeiro dos detidos não é conhecido.
Supremo Tribunal de Justiça

Supremo anuncia sala de imprensa provisória

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça disponibilizou uma sala de imprensa provisória, após reconhecer as condições deficientes a que os jornalistas têm sido sujeitos no Tribunal de Monsanto.
França

Macron reconhece "violência instalada na rua"

O Presidente da República francês reconheceu que a violência se instalou nas ruas do país, anunciando novas medidas para garantir segurança dos jornalistas, cujo trabalho tem sido dificultado.
Nissan

Nissan planeia eventual separação de Renault

A empresa automóvel japonesa Nissan quer separar os departamentos de engenharia e produção e fazer mudanças no Conselho de Administração. A possível rutura acelerou-se após a fuga de Ghosn.
Malta

Malta tem novo primeiro-ministro

Robert Abela é o novo líder do Partido Trabalhista e, consequentemente, o novo primeiro-ministro de Malta. O advogado vai substituir Joseph Muscat, acusado de envolvimento na morte de uma jornalista.
Austrália

Fogos. Diretora do grupo de media demite-se

106
A diretora comercial da News Corp acusou o grupo media de estar a fazer uma “campanha de desinformação” em relação aos fogos na Austrália. Responsável do grupo já reagiu, negando as acusações.
The New York Times

Como o New York Times verificou o vídeo do avião

O som da explosão, o flash e os vários prédios em redor foram alguns dos elementos que permitiram ao New York Times confirmar a veracidade do vídeo onde se vê o avião ucraniano que caiu no Irão.
RTP

António José Teixeira diretor de informação da RTP

348
O até agora diretor adjunto da RTP e ex-diretor da SIC Notícias é escolhido depois da polémica saída de Maria Flor Pedroso e de José Fragoso ter sido chumbado pela ERC, de que a RTP se defende.
Charlie Hebdo

Charlie Hebdo. 5 anos depois "há novas censuras"

Cartoonistas do Charlie Hebdo relembram o ataque de 7 de janeiro de 2015, quando 12 pessoas morreram num ataque terrorista. Cinco anos depois, o que resta do "Je suis Charlie"?
Rádio

Grupo Renascença vai fechar Rádio Sim

493
A rádio destinada ao público sénior vai fechar "em breve". O Grupo Renascença Multimédia alega "motivos de sustentabilidade económica", que nunca foi atingida ao longo de 11 anos.
Fotojornalismo

As melhores fotos do ano do Observador

180
Pelos fotojornalistas que colaboram com o Observador resultaram fotografias que marcaram 2019. Veja a seleção das melhores imagens do ano.
Turquia

Turquia condena seis jornalistas a prisão

Em causa estão alegadas ligações à tentativa falhada do golpe de estado na Turquia em 2016. Os jornalistas estão condenados a dois anos e um mês e a três anos e seis meses.
Comunicação Social

Acionistas compram dívidas da Global Media  

134
Os dois acionistas de referência da Global Media compraram as dívidas do grupo ao BCP e ao Novo Banco. A operação terá tido descontos que ascenderam aos 85%. Não se conhece o valor da transação.
Rádio

Comunidade lusófona em França cria petição 

Após a France Medias Monde ter anunciado o novo plano estratégico, foi criada a petição "Não à Morte da RFI em português", que conta já com mais de 200 assinaturas.
Prémios e Galardões

Hamilton desportista europeu do ano para agências 

As agências noticiosas destacaram o piloto de Formula 1, Lewis Hamilton, como desportista europeu do ano pela segunda vez. Cristiano Ronaldo não foi além do 18.º lugar.
Fact Check

Empresa está a oferecer iPhones gratuitos?

Publicação que circulou no Facebook anunciou que empresa estava a distribuir iPhones grátis após incêndio em fábrica. É uma mentira que utilizou abusivamente uma imagem do Jornal de Notícias.
Jornalismo

Lusa com orçamento de "altíssimo risco" em 2020

116
A Agência vai preterir o investimento digital para não afetar a área editorial. O orçamento para 2020 é "de altíssimo risco" e a agência está "a trabalhar nos seus limites".
Media

Media Capital vai custar menos 50 milhões à Cofina

118
"As partes acordaram na redução do preço de aquisição previsto no Contrato de Compra e Venda", lê-se num comunicado enviado pela Cofina à CMVM.
RTP

ERC chumba nova Direção de Informação da RTP

228
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social deu um parecer negativo à nova Direção de Informação da RTP. A ERC veta a acumulação de cargos previstas para o novo diretor, José Fragoso.
RTP

José Fragoso é o novo diretor de Informação da RTP

José Fragoso vai acumular os cargos de diretor de Informação e Programas na RTP. Sucede assim a Maria Flor Pedroso, que se demitiu na segunda-feira.
Media

Parlamento e clima eleitos acontecimentos do ano

A nova configuração do parlamento, com um recorde de 10 partidos e três deputados únicos, foi eleita acontecimento nacional do ano. Já as alterações do clima foram eleitas acontecimento internacional.
Media

Rui Pinto e Greta eleitos figuras do ano pela Lusa

O "whistleblower" do Football Leaks foi eleito como figura nacional de 2019. Já a estudante sueca que se tornou num símbolo pela defesa do clima foi eleita como personalidade internacional do ano.
Jornalismo

Quarenta e nove jornalistas mortos em 2019

O número é "historicamente baixo", comparado com a média de 80 mortes nas últimas duas décadas. Razão? A diminuição de jornalistas mortos nos conflitos armados no Iémen, Síria e Afeganistão.
Jornalismo

"No El Mundo, não sabia de onde vinham as balas" /premium

136
David Jimenez dirigiu por um ano um dos mais influentes jornais espanhóis e desvendou o lado negro do jornalismo num livro. Foi um best-seller. Políticos e empresários adoraram. Os jornalistas não.
Macau

Macau. Lusa espera ficar "séculos" na região

O presidente do Conselho de Administração da Lusa espera "ficar séculos em Macau, uma vez que este constitui "a plataforma chinesa para a ligação aos países de língua oficial portuguesa".
Comunicação Social

Portugal é o 2º onde mais se confia em notícias

120
"Portugal destaca-se em 2019, mais uma vez, como o segundo país onde mais se confia em notícias", acompanhando, no entanto, a tendência geral de decréscimo na confiança nas mesmas.
Comunicação Social

Lusa alerta para impactos da redução de cobertura

Na carta entregue ao secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, os editores da LUSA alertam para consequências do eventual "colapso ou redução do volume de trabalho realizado pela" agência.
Ucrânia

Ucrânia. Detidos suspeitos de matar jornalista

Três anos depois da morte do crítico do Kremlin e das autoridades ucranianas, morto por uma bomba no centro de Kiev em 2016, o ministro do Interior anunciou a detenção de diversas pessoas suspeitas.
Forbes

Poderosas. Merkel em 1.º lugar, Greta em 100.º

Pelo nono ano (não consecutivo), a chanceler alemã é considerada pela Forbes a mulher mais poderosa do mundo. Lagarde cai do 1.º para o 2.º lugar e Greta ocupa o último lugar. Veja aqui a lista.
Media

Concorrência aprova compra da TVI pela Cofina

345
O projeto de decisão está agora sujeito "a audiência prévia de contra-interessados por um período de 10 dias", disse ao Observador uma fonte oficial do regulador.
Sociedade

Pelo menos 250 jornalistas presos em todo o mundo 

Pelo menos 250 jornalistas estão presos em todo o mundo, diz ONG. China, Turquia, Arábia Saudita, Eritreia, Vietname e Irão são países onde exercer jornalismo é um ato particularmente arriscado.
Alterações Climáticas

Greta Thunberg é personalidade do ano para a Time

3465
A revista norte-americana Time elegeu a ativista climática sueca Greta Thunberg como personalidade do ano.
Media

Lusa pode diminuir cobertura noticiosa

Nicolau Santos, presidente da Lusa, afirmou que a agência é essencial para o suporte dos media de Portugal e de língua portuguesa. A cobertura noticiosa da agência pode, contudo, vir a ser reduzida.
TSF

TSF. Jornalistas exigem dados financeiros do grupo

Os trabalhadores da TSF admitem vir a avançar para a greve, mas não já. Exigem esclarecimentos à administração sobre reestruturação do grupo e pedem à ERC que divulgue os dados financeiros da empresa.
Jornalismo

Governo vai fazer campanha pelo jornalismo "sério"

448
Vai ser lançada uma campanha de sensibilização que visa incentivar a leitura e a consciencialização da população para a distinção entre "jornalismo profissional" e o "que não é informação".
Financial Times

Quatro universidades portuguesas entre as melhores

449
Ranking das melhores 100 universidades feito pelo Financial Times tem por base 14 indicadores de avaliação. A Nova School of Business & Economics está na 30.ª posição.
Jornais

Corriere dello Sport é "inimigo do racismo"

Corriere dello Sport defendeu-se das críticas motivadas por uma manchete com o título “Black Friday” e ilustrada com Romelu Lukaku e Chris Smalling. Jornal garante ser inimigo do racismo.
Arte

Homenagem à obra de Helena Almeida

156
Um livro que percorre os 50 anos da obra artística de Helena Almeida vai ser lançado em 10 de dezembro, pela Imprensa Nacional. A artista representou Portugal na Bienal de Veneza por duas ocasiões.
Timor-Leste

Santa Cruz. Jornalista poderá tornar-se timorense

A atribuição da "cidadania especial" ao jornalista britânico Max Stahl em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste vai ser debatida na terça-feira em plenário.
Macau

Lusa inaugura exposição fotográfica sobre Macau

A exposição é alusiva à transferência de administração da região de Portugal para a China. Na altura, a Agência Lusa foi responsável por montar o centro de imprensa internacional de Macau.
Media

Marcelo sugere apoio à comunicação social

O chefe de Estado deu como exemplos medidas aplicadas noutros países europeus, como a "supressão ou redução de IVA" ou a "redução de custos de serviços postais".
Irão

Irão. Televisão estatal admite mortes

A televisão estatal iraniana admitiu esta terça-feira que as forças de segurança mataram manifestantes em várias cidades do país, atribuindo quatro categorias aos homicídios.
Comunicação Social

Partidos concordam com apoio aos media

Os cinco principais partidos com representação parlamentar concordam no apoio estatal aos media, mas com medidas de incentivo e não com subsidiação direta que cause dependência do Estado.
Jornalismo

IURD: processo disciplinar a jornalistas da TVI

215
A Comissão da Carteira Profissional de Jornalista abriu um processo disciplinar à jornalista Alexandra Borges e ao diretor de informação da TVI, Sérgio Figueiredo, por uma reportagem sobre a IURD.
Comunicação Social

Financiamento da RTP e Lusa sem alterações

"Não há alterações ao que tem sido o financiamento. Os modelos que estão em vigor continuam", adiantou o secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media em relação aos dois órgãos públicos.
Media

Lusa quer reforço orçamental para serviço gratuito

A Agência Lusa quer um reforço orçamental de 20 milhões de euros para disponibilizar um pacote informativo gratuito e contribuir para uma comunicação social livre.
Sindicato dos Jornalistas

Sindicato: sobrevivência dos media está em risco

"As políticas públicas não podem ignorar as dificuldades de sobrevivência das empresas de comunicação, nem o crescente desemprego entre os jornalistas", defendeu a presidente do Sindicato.
Península Ibérica

Clima. Notícias favorecem discurso político

De um modo geral, as notícias nos dois países “dão destaque aos discursos políticos ou técnicos", descurando "os dos comportamentos dos indivíduos”, conclui uma investigação.
Jornalismo

Dificuldades na Lusa podem comprometer notícias

768
A agência Lusa pode vir a não ter capacidade de cobertura de viagens do Presidente da República e do primeiro-ministro, devido à instabilidade orçamental, alertou a comissão de trabalhadores.
Forbes

As 10 portuguesas mais poderosas nos negócios

118
Conheça a lista das 10 mulheres mais poderosas do universo empresarial português. Paula Amorim lidera a listagem feita pela revista Forbes, com um império de 4 mil milhões de euros.
Música

Oxigénio: 20 "battles" para celebrar 20 anos

Da próxima segunda-feira, 2, a quarta-feira, 6, a rádio terá djs profissionais e outras figuras da música (de promotores a representantes de editoras e lojas de discos) a fazer "battles" musicais.
Imprensa

ERC condena Benfica por negar entrada ao JN

447
Benfica impediu jornalistas do JN de entrar na Luz depois de um repórter daquele jornal se ter afirmado como sportinguista e ter considerado que campeonato 2015/16 foi "roubado" ao Sporting.
Sport TV

Euro2020: Sport TV acredita em acordo

"As negociações ainda não chegaram a bom porto", afirmou o presidente executivo, que acredita ser possível chegar a acordo sobre os direitos de transmissão do Campeonato Europeu em sinal aberto.
Jornalismo

Prémios Gazeta. Jornalistas criticam imediatismo

124
Jornalistas distinguidos com os Prémios Gazeta 2018 criticaram as condições atuais para o exercício da profissão e a prevalência do imediatismo. E Marcelo voltou a pedir medidas para o setor.
ERC

ERC: independência dos OCS deve ser defendida

"Compete aos poderes públicos e ao Governo o dever de defender a independência e a imparcialidade dos órgãos de comunicação social públicos", defendeu esta quinta-feira a vogal da ERC.
Jornalismo

Morreu o jornalista António Tavares-Teles

543
Jornalista desportivo, destacou-se pela coluna "O Pato" no jornal O Jogo e pelas intervenções na TSF. Foi ainda autor de textos do famoso "Estebes", de Herman José. Morreu aos 77 anos.
Jornalismo

Centromarca premeia jornalista do Observador

449
Edgar Caetano recebeu o prémio "Jornalismo que marca" pelo seu trabalho ‘O futuro do retalho, como será ir às compras num shopping em 2028?’, publicado há um ano no Observador.
Jornalismo

Crise nos media põe em xeque o jornalismo

A diretora da Agência Lusa destacou que o jornalista deveria estar imune à desinformação, mas que ninguém vive em "estado puro", mas sim imerso no seu contexto condicionado pelo empregador.
Morte

Morreu o jornalista Luís de Barros

O jornalista Luís de Barros, que dirigiu o Diário de Notícias durante o tempo do PREC, morreu esta quarta-feira aos 78 anos. O funeral parte da Igreja de São João de Deus na tarde de quinta-feira.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo não está preocupado com manif da PSP

133
O Presidente da República garantiu esta quarta-feira não estar preocupado com a manifestação conjunta da PSP e da GNR marcada para quinta-feira. lamentando a deterioração do estatuto destes.
RTP

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas

As audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9" foram esta terça-feira aprovadas "por unanimidade". Comissão irá agendar um dia para que sejam ouvidos.
Malta

Malta oferece perdão em troca de provas

O primeiro-ministro de Malta assinou uma carta em que concede perdão a um suspeito de lavagem de dinheiro caso este consiga identificar o assassino da jornalista Daphne Galizia.
Trabalho

Dois terços dos trabalhadores não escolhe horário

O horário de 64,7% dos portugueses é decidido pelo empregador, mas a mesma proporção diz poder ausentar-se por curtos períodos, por motivos pessoais. São dados do INE.
Comunicação Social

Trabalhadores da TSF ameaçam com greve

Os trabalhadores da rádio TSF ameaçaram recorrer à greve se a administração da Global Media não esclarecer dentro de dez dias questões relacionadas com a anunciada restruturação do grupo.
Rádio

Ouça aqui em direto a Rádio Observador

Em direto 24 horas por dia. Notícias atualizadas, música e programas de informação, debates, entrevistas e comentário.
Moçambique

Jornalistas ameaçados após denúncia em Moçambique

Vários jornalistas envolvidos na denúncia de mau funcionamento do Tribunal Administrativo de Nampula foram ameaçados por telefone depois de revelarem uma fonte interna ao tribunal.
Espanha

Espanha. Media internacionais destacam incerteza

"A Espanha mergulha numa nova incerteza", escreve o jornal Le Figaro. Já o New York Tomes escreve que a "extrema-direita espanhola ganha as eleições" e explica a duplicação dos assentos do Vox.
TSF

Trabalhadores questionam saída de Arsénio Reis

Depois de um plenário, os trabalhadores emitiram um comunicado interno onde "discordam e lamentam a decisão" da saída de Arsénio Reis da direção da TSF. E questionam situação da empresa.
Abusos na Igreja

"Uma geração de Papas foi cúmplice dos abusos"  /premium

175
Em entrevista ao Observador, Walter Robinson, o editor que liderou a equipa Spotlight e expôs os abusos sexuais na Igreja Católica dos EUA em 2002, deixa duras críticas à atuação do Papa Francisco.
Liberdade de Imprensa

Paulo Pena compara jornalismo português a "kebab"

"O modelo que existia de jornalismo está ameaçado de morte", diz Paulo Pena, afirmando que os jornais portugueses responderam às fake news da Google e do Facebook com uma "espécie de 'kebab'".
Comunicação Social

Arsénio Reis sai da direção da TSF

Arsénio Reis sai da direção da rádio do grupo Global Media, atualmente em processo de reestruturação. Pedro Pinheiro, atual subdiretor, fica como diretor interino. Reis assumiu a direção em 2016.
Condecorações

Rafael Marques condecorado por João Lourenço

124
Rafael Marques foi distinguido pelo seu empenho na luta contra a corrupção, pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço. Além do jornalista, foram também condecoradas outras 70 entidades.
Televisão

Judite Sousa. Conquistas, desgostos e polémicas /premium

Anunciou esta quarta-feira a saída da TVI. Os principais episódios da vida e da carreira de Judite Sousa, que chegou à RTP com 18 anos e se habituou a ser notícia, nem sempre pelos melhores motivos.
TVI

Concorrência já tem pareceres para decidir TVI

Depois da não oposição do regulador da comunicação, foi a Anacom a dar o parecer favorável. A Autoridade da Concorrência já tem os pareceres necessários para decidir compra da dona da TVI pela Cofina.
Judite Sousa

Judite Sousa sai da TVI: "Iniciativa foi minha"

639
A diretora-adjunta de informação da TVI e TVI24 anunciou nas redes sociais que vai abandonar a estação. Ao Observador, disse: "Era uma decisão que vinha a ponderar desde o início do ano".
Observador

Pneus espertos para automóveis inteligentes

Em semana de Web Summit, alguns exemplos de tecnologia que torna os carros cada vez mais inteligentes e capazes de "habilidades" inimagináveis.
Rádio

Crónica: António Sérgio e o elogio da diferença

662
Dez anos após a sua morte, um dos maiores nomes da rádio portuguesa é lembrado por Isilda Sanches: "Um exemplo de autonomia, a poderosa voz que falava pela música em que acreditava".
Sindicato dos Jornalistas

Apresentada queixa na ERC contra o Benfica

Em causa está o facto de o Benfica ter vedado o acesso a um jornalista do JN ao jogo com o Portimonense. Decisão deve-se a uma intervenção de um jornalista deste jornal numa conferência no Brasil.
Jornalismo

Carta de um Jovem Jornalista

104
Programas que desde há mil e uma noites fazem da grelha dos principais canais noticiosos uma homenagem a Goebbels e albergam como comentadores residentes inúmeros Josés Gaspares são o elefante na sala
Comunicação Social

ERC não se opõe a negócio TVI/Cofina

A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) diz que não se opõe à compra da Media Capital, detentora da TVI, pela Cofina. A Autoridade da Concorrência já foi informada.
Diana Castro e Luís Roquette
Música

Diana Castro canta no "Imperdíveis" desta semana

Diana Castro ficou em segundo lugar na última edição do “The Voice Portugal”. Esteve no “Imperdíveis” com Luís Roquette, na Rádio Observador, e cantou o seu primeiro single: “Volta para trás"
Mundo

Somália resolve menos crimes a jornalistas

A Somália é o país com mais homicídios a jornalistas por esclarecer, considerando população. Tendo em conta os 38 países do ranking, já morreram 318 jornalistas.
Angola

PR angolano exonera ministro da Comunicação

“Deixei de estar ministro. Vou ser o que de facto sou: jornalista, escritor e professor", escreveu João Melo, exonerado pelo Presidente da República esta segunda-feira, na sua conta do Twitter.
CMVM

Cofina/TVI. CMVM pede auditor independente

A decisão do regulador dos mercados resulta do facto de a Cofina ter apresentado à CMVM um requerimento visando a declaração de derrogação do dever de lançamento de uma OPA subsequente.
Música

Morrisey veste camisola contra o The Guardian

O músico inglês utilizou uma t-shirt ofensiva especificamente dirigida ao jornal inglês que acusa de estar numa campanha contra ele, depois de uma má crítica ao seu último álbum.
Jornalismo

"Sempre mantive Sócrates à distância de um braço"

Clara Ferreira Alves: de "Soares New Look" à passagem pelo "Bando dos Quatro" à zanga com Pulido Valente mais um encontro com o antigo primeiro-ministro num elevador. A última entrevista do Artigo 38.
BCP

BCP vende ações na Global Media, dona do JN

O BCP vendeu a participação de 10,5% que detinha no capital da Global Media, a holding que detém o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF.
Facebook

Facebook lança serviço de notícias nos EUA

O Facebook News vai ser um feed de notícias alimentado por jornalistas e tem como objetivo a promoção do jornalismo e o combate da sua reputação de desinformação.
Forbes

Jeff Bezos já não é o homem mais rico do mundo

Lucros da Amazon caíram 26% no terceiro trimestre do ano e os acionistas não perdoaram. Segundo a Forbes, Bezos perdeu o título de pessoa mais rica do mundo para o fundador da Microsoft, Bill Gates.
Bebés

História de bebé sem rosto é notícia lá fora

O caso de Rodrigo, o bebé que nasceu sem rosto, está a ser notícia na imprensa internacional. Do amor da mãe à negligência do obstetra, não foi só em Portugal que a história causo espanto.
Obituário

Morreu antiga jornalista Vera Futscher Pereira

Jornalista nas agências noticiosas ANOP e NP. Nasceu em Léopoldville, cresceu em São Francisco e passou parte da adolescência em Madrid. Tinha 66 anos e foi vítima de doença prolongada.
Lifestyle

A telefonia ganhou pernas

À boleia dos novos auscultadores sem fios Samsung AKG Y500, juntámos Filomena e Francisco, avó e neto, para uma conversa que foi das radionovelas aos relatos de futebol.
Estado

Nuno Artur Silva vendeu empresa ao sobrinho

1216
Nuno Artur Silva e a mulher venderam as suas quotas das Produções Fictícias ao atual diretor geral da empresa, que é seu sobrinho, e à diretora financeira. Contrato tem data de 18 de outubro.
Media

Jornais sem manchetes em campanha pela liberdade

"O direito de Saber" é uma campanha organizada por vários meios de comunicação australianos contra a falta de liberdade de imprensa na Austrália. Esta segunda-feira, não houve manchetes.
Media

Sindicato opõe-se à compra da TVI pela Cofina

Sindicato diz que se constituiu parte interessada no negócio, "uma vez que é uma entidade que defende os interesses legalmente protegidos dos seus associados, que podem vir a ser afetados".
Facebook

Facebook paga para difundir notícias "confiáveis"

164
A rede social terá em breve uma secção de notícias "confiáveis", que funcionará como uma espécie de portal com destaques noticiosos. Há acordo com Wall Street e Washington Post, entre outros.
Jornalismo

"Chegará o dia em que ninguém quer falar comigo"

270
Felícia Cabrita fala sobre os inimigos que tem feito com o jornalismo de investigação, aponta o dedo aos “comentadores encartados” da tv e descreve Sócrates como “o maior impostor do século".
Media

"Perdi muitos amigos com responsabilidades no PS" /premium

1874
"Há-de chegar o dia em que ninguém quer falar comigo", admite Felícia Cabrita. "Mas se assim não fosse, não estaria a fazer um bom trabalho", afirma também. A entrevista ao Artigo 38.
Media

Sites de media são os mais visitados, diz estudo

Com uma média mensal de 117 visitas por internauta, os sites de media são os mais visitados pelos portugueses na internet, diz estudo. Cada internauta, "em média, faz 72 visitas na Internet por dia".
DocLisboa

DocLisboa. Saab mostrou um mundo viciado em guerra

Captou os ecos da revolução iraniana e viveu a guerra civil no Líbano. Jocelyne Saab é figura central do DocLisboa, a par de filmes que vão do Brexit ao Brasil, com passagem por Moçambique ou Berlim.
Mark Zuckerberg

"Tecnológicas não podem decidir o que é verdade"

Foi criticado por permitir que Trump fizesse um anúncio no Facebook com informação falsa. Numa palestra sobre liberdade de expressão, Zuckerberg disse: "Preocupo-me que haja uma erosão da verdade".
TVI

TVI. Venda à Cofina é positiva para trabalhadores 

Administração da Media Capital, a dona da TVI, diz que oferta da Cofina é oportuna e adequada e está confiante que terá um "impacto positivo para as estruturas dos trabalhadores".
A página está a demorar muito tempo.