266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Media

Fotojornalismo

Fotojornalista do Observador premiado em Coimbra

João Porfírio foi um dos vencedores na categoria Notícias do prémio Estação Imagem 2021 Coimbra, com a cobertura de manifestações contra o racismo nos Estados Unidos.
Jornais

Postos de venda de jornais preparam boicote 

Em causa está uma comunicação da distribuidora que informa que vai passar a cobrar, a partir de 4 de julho, uma taxa diária de entrega de 1,50 euros de segunda a sábado, e de 1 euro aos domingos.
Rússia

Rússia vai fornecer satélite sofisticado ao Irão

O satélite Kanopus-V, com uma câmara de alta resolução, permitirá ao Irão vigiar as instalações dos seus adversários em todo o Médio Oriente, explica o jornal, citando responsáveis em cargos nos EUA.
Censura

Carta dos Direitos Digitais é "regresso à censura"

174
Várias e entidades, como o Sindicato do Jornalistas. "É um texto que facilmente passava como lei em qualquer regime ditatorial", diz antigo líder da ERC.
Comunicação Social

Sócrates é um condutor da Uber num jornal do Dubai

160
O rosto de José Sócrates, antigo primeiro-ministro de Portugal, foi usado por um jornal do Dubai para descrever um condutor da Uber. A notícia era sobre emissões de carbono, mas tornou-se um insólito.
Jornalismo

Chefes de Redação da Lusa pediram demissão 

Os chefes de redação da Lusa pediram demissão por "sentirem que deixou de fazer sentido a sua continuação", depois da saída de duas pessoas da Direção com quem havia um estreito trabalho de equipa.
Media

Octávio Ribeiro deixa Cofina. Grupo reestrutura-se

149
O grupo Cofina vai deixar de ter uma direção editorial que coordena todas as publicações do grupo. Octávio Ribeiro deixa o grupo para se dedicar a "projetos pessoais fora dos media".
Internet

Internet. Vários sites estiveram em baixo  

Vários sites em todo o mundo estiveram em baixo durante uma hora. Quem tentou aceder viu o erro "503". Apagão está relacionado com a problemas na rede da Fastly. Empresa diz ter resolvido a falha.
Jair Bolsonaro

The Economist acusada de ser contra Bolsonaro

Para o governo do Brasil, a revista britânica "enterra a ética jornalística" e "extrapola todos os limites do debate público". A mais recente edição defende a urgência de derrotar Jair Bolsonaro.
Casa Branca

EUA. Registos de jornalistas deixam de ser usados

Joe Biden tinha declarado que esta prática era "simplesmente errada" e que a sua administração iria abandonar esta política. Era prática comum para identificar as responsáveis por fugas de informação.
Literatura

"Os que fazem literatura passam o teste do tempo" /premium

175
Novo livro de Maria do Rosário Pedreira reúne crónicas cáusticas sobre pessoas e costumes. Em entrevista, a também editora conta como descobre escritores e fala da aversão ao "politicamente correto".
Jornais

Pontos de venda preparam providência contra VASP

A 6 de maio, a distribuidora enviou uma nota aos clientes relativa à atualização das condições de fornecimento. A empresa vai cobrar, a partir de 4 de julho, uma taxa diária no valor de 1,5 euros.
Censura

Com a verdade me enganas! /premium

Com a rede de controlos amarrados em volta dos órgãos privados de comunicação, mais aquela que virá agora submetê-los, bem podemos dizer adeus à modesta liberdade que nos restava: «O rei vai nu»!
União Europeia

UE gastou quase 50 milhões contra "fake news"

A União Europeia mobilizou perto de 50 milhões de euros para o combate à desinformação entre 2015 e 2020, em contratação de pessoal, a realização de estudos de impacto e o reforço da investigação.
Educação

Coimbra com projetos de Literacia Mediática

Na segunda-feira começa nas escolas de Coimbra a Escolinha dos Media, projeto de Literacia Mediática promovido pelo Instituto Superior Miguel Torga, a importância da educação para os media.
Censura

Big Brother is watching You

291
A mentira existe, sem dúvida. As fake news, são uma realidade. Mas isso não justifica a nacionalização da verdade.
Jornalismo

Lusa com novos diretores-adjuntos

Os jornalistas Nuno Simas e Maria de Deus Rodrigues são os novos diretores-adjuntos da Lusa - equipa é liderada por Luísa Meireles - anunciou esta terça-feira a direção de informação da agência.
Imprensa

Global Media. Jornalistas falam em ingerência

Os Conselhos de Redação do DN, TSF e JN alertaram para a tentativa de ingerência da administração na escolha de colunistas (função da direção). Diretoras do DN e JN saem da administração do grupo.
SIC

Impresa processa Nascer do Sol  

1083
Na página online do jornal Nascer do Sol foi avançada a notícia da alegada "falência técnica" e dívidas de milhões da Impresa. Grupo de Balsemão anunciou que iria processar o jornal.
Media

"Cidadão Ciberinformado" combate desinformação

A segunda edição do Curso Cidadão Ciberinformado convida os formandos a participarem na construção de uma ferramenta de combate à desinformação, avaliando a credibilidade de notícias.
Governo Regional da Madeira

Madeira: apoio à imprensa não envolve intromissões

O diploma visa criar condições para que "possamos continuar a ter na região órgãos de informação que possam desempenhar cabalmente as suas funções", diz secretário da Educação, Ciência e Tecnologia.
China

Magnata condenado a mais 14 meses de prisão

O fundador do jornal Apple Daily já tinha sido condenado em 16 de abril a 14 meses de prisão, pelo envolvimento em mais duas manifestações em 2019. Ao todo, deverá cumprir 20 meses de prisão.
Bielorrússia

UE promete esforços para libertar jornalista

O secretário-geral da NATO diz ainda que todos os aliados condenam veementemente o desvio do avião, acrescentando que se trata de um ato “inaceitável” e que “terá consequências”.
Media

Grupo Bel comprou dívida da dona do DN, JN e TSF

124
Este grupo perdeu 230 milhões de euros em 11 anos e agora "é um dos grupos mais bem preparados do país que deve praticamente zero à banca". A Global Media está agora preparada "para crescer".
Comunicação Social

Joaquim Carreira nomeado presidente da Lusa 

Joaquim Carreira é o próximo presidente do Conselho de Administração da Lusa e a sua nomeação "vai ser formalizada na próxima assembleia-geral de acionistas", explica o Governo.
Óbito

Morreu o jornalista Carlos Santos Pereira

Carlos Santos Pereira morreu aos 70 anos em casa. Passou por jornais como o Expresso, Público e Diário de Notícias e pela RTP. Foi também professor.
Media

TVI24 vai passar a ser a CNN Portugal

1273
O acordo entre a Media Capital e a CNN prevê criar a CNN Portugal, segundo o comunicado enviado esta segunda-feira pela Media Capital. O Observador apurou que a CNN vai substituir a TVI24.
Bielorrússia

Bielorrússia. Lukashenko acusado de desviar avião

177
O regime de Alexander Lukashenko foi acusado de ter desviado um avião para prender um jornalista que enfrenta pena de morte na Bielorrússia. Von der Leyen diz que é "totalmente inaceitável".
Oficina da Liberdade

À sombra da morte

119
Esperava-se que a liberdade de expressão estivesse mais consolidada em sociedades que se dizem abertas. Não está. E a imprensa não é uma vítima da conjuntura: é algoz.
CNN

Trump acedeu a emails e dados de jornalista da CNN

Registos de telefonemas, e-mails pessoais e de trabalho de uma correspondente da CNN no Pentágono, são alguns dos dados a que a administração de Trump terá acedido.
Açores

Açores a favor de publicidade da RTP

O contrato de concessão da RTP, que está em consulta pública até final deste mês, prevê a criação de novos serviços e o fim da publicidade em todos os canais, com exceção da RTP1.
Ranking Escolas

Fenprof considera rankings uma "farsa"

A Fenprof defende que as listas ordenadas de estabelecimentos de ensino são "de uma enorme injustiça para o trabalho desenvolvido em cada uma delas por docentes, não docentes e alunos."
McDonald's

McDonald's. 8,1 mil milhões por discriminação

374
O processo foi instaurado pelas empresas Entertainment Studios Networks e Weather Group, do empresário afro-americano Byron Allen. A cadeia terá gasto 0,31% para media detidos por afro-americanos.
Livros

Gloria Steinem vence Prémio Princesa das Astúrias

A jornalista e escritora norte-americana Gloria Steinem foi distinguida em Oviedo, Espanha, com o Prémio Princesa das Astúrias para a Comunicação e Humanidades 2021.
Morte

Morreu Emanuel Correia, jornalista da Lusa

130
A Direção de Informação manifestou o seu profundo pesar e destacou "a bondade e o companheirismo" do jornalista, sublinhando que os 29 anos dedicados à agência se confundem com a história da empresa.
BBC

BBC. Jornalista da polémica entrevista a Diana sai

A saída de Martin Bashir dá-se antes de ser tornado público o resultado da investigação que avalia se houve ou não coação à princesa para dar a entrevista.
Racismo

Deputada Romualda Fernandes: "Não foi um erro"

1221
Deputada socialista Romualda Fernandes reagiu este sábado à notícia na qual foi discriminada pela cor da pele. “O que me define são os meus valores, as minhas atitudes, as minhas virtudes", diz.
Presidente da República

PR condena "lamentável notícia" da Lusa

484
A Direção de Informação da Lusa disse que "lamenta profundamente" notícia em que a deputada do PS Romualda Fernandes foi identificada "de modo inaceitável". Ferro Rodrigues expressou "repúdio".
Açores

Há um novo serviço de apoio aos jornalistas

A reação do executivo açoriano, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, surge após o PS/Açores ter questionado que funções e meios terá o Centro de Multimeios criado pelo Governo Regional.
PS

Romualda Fernandes: PS repudia notícia da Lusa 

312
Editor de Política apresentou a demissão do cargo por ter sido ele a editar a notícia. O jornalista que assina vai ser alvo de um processo de averiguações. PS e Comissão de Trabalhadores repudiam.
Moçambique

Moçambique. PR pede respeito por dignidade humana 

"Se é compreensível a procura de notícias sobre a violência terrorista, o jornalista e o órgão de comunicação devem sentir obrigação moral de reportar respeitando a dignidade humana", pede Presidente.
Sporting campeão

Imprensa estrangeira destaca fim de "longo jejum"

Rúben Amorim, a "estrelinha" de campeão, os compatriotas Adán e Porro, a competência nos jogos com os rivais e o facto de não ter tido jogos das competições europeias são destacados lá fora.
João Galamba

CDS quer Galamba a explicar "ódio ao jornalismo"

O CDS desafiou João Galamba "a sair de onde está escondido" e explicar o seu ódio ao jornalismo. Para o partido, o secretário de Estado é "um cowboy do teclado, que destila ódio contra tudo e todos".
Liberdade de Expressão

PE quer leis para proteger jornalistas e ativistas

"A Europa tem de estar ao lado daqueles que procuram a verdade, e os nossos valores devem ser protegidos pelas nossas leis", disse a eurodeputada Roberta Metsola.
Inteligência Artificial

Inteligência artificial deve "servir" o jornalismo

"As tecnologias devem servir as pessoas e não o contrário", disse vice-presidente da Comissão Europeia apontando que é isso que deve ser feito com a Inteligência Artificial e o jornalismo.
Governo

João Galamba e o ódio ao jornalismo /premium

673
Galamba é um discípulo de Sócrates no discurso de ódio e na tática de descredibilizar a informação. Pior do que isso: ignora, como qualquer populista, que atacar o jornalismo, é censurar a democracia.
João Galamba

Galamba diz que 'Sexta às 9' é "estrume" e apaga /premium

9615
"Estrume só mesmo essa coisa asquerosa que quer ser considerada 'um programa de informação', escreveu Galamba no Twitter. Depois apagou. RTP repudia e Marques Mendes diz que se deve retratar.
Justiça

Acusados jornalistas e coordenador da PJ vigiados

Carlos Rodrigues Lima, da Sábado, foi acusado de três crimes de violação do segredo de justiça e Henrique Machado, da TVI, foi acusado de um. O coordenador da PJ terá de responder por três.
União Europeia

Fundo financia ensino do jornalismo com 1 milhão

A política de coesão desenvolvida pela União Europeia procura aumentar o número de jornalistas especializados em assuntos da UE e contribuir para a cobertura informada das políticas europeias.
Comunicação Social

Diário de Noticias da madeira com quebras de 40%

Devido à pandemia de Covid-19, o Diário de Notícias da Madeira teve 40% de quebras nas receitas. Apesar das dificuldades, a empresa "não fez nenhum lay-off" a ainda organizou eventos e atividades.
Comunicação Social

Global Media trava plano de apoio à retoma 

A decisão foi anunciada às redações dos vários títulos do grupo Global Media. Esta semana, o Sindicato dos Jornalistas denunciou que o grupo não está a pagar a alguns trabalhadores.
Rádio Observador

Melhores momentos da emissão especial no Porto

De 3 a 5 de maio, a Rádio Observador esteve em emissão especial no Porto — e adicionou Júlio Magalhães à equipa. Dezenas de entrevistados passaram pelo estúdio que aterrou no meio do NorteShopping.
Auto

O volante é “delas”

116
Há muitas mulheres a vingar no universo automóvel, da comunicação a cargos executivos de topo. Simone Carvalho, editora da secção Auto do Observador, é um dos exemplos, e dá-nos a sua perspetiva.
Sindicatos

Global Media não cumpre pagamentos a trabalhadores

O SJ denunciou a Global Media por não cumprir com pagamentos a alguns trabalhadores alvo de despedimento coletivo. "Não foi dada justificação aos lesados para a falta de pagamento", alega sindicato.
Política

Um problema que Pacheco Pereira tem com ele mesmo /premium

195
Sete anos de silêncio é muito tempo e por isso abro hoje uma excepção. O que basta, basta. Há limites para tanto delírio, tanta teoria da conspiração, tanto umbiguismo. Até porque há muito mais mundo.
Estados Unidos da América

"Trump falhou completamente em proteger o povo" /premium

Bob Woodward diz que legado de Trump é "uma catástrofe e uma tragédia" que deixou o "país dividido". Acredita que é preciso tirar lições dos últimos quatro anos e defende a importância do jornalismo.
Tecnologia

UE. Inteligência artificial e jornalismo em debate

A conferência tem como objetivo obter um melhor entendimento e uma sensibilização alargada sobre a adoção e o impacto da inteligência artificial na produção, distribuição e consumo de notícias.
Jornalismo

Fake News. Consórcio ibérico obtém financiamento

O objetivo do consórcio é reunir conhecimentos sobre desinformação "online" e intercâmbio de resultados de investigação científica, bem como monitorizar as políticas das plataformas "online".
Media

Governo acompanha "com preocupação" Global Media

A questão dos jornalistas e jornais da Global Media está a ser acompanhada “com preocupação” pelo Governo. O secretário de Estado disse que “não está prevista qualquer alteração” na situação da Lusa.
Emissão Especial

Júlio Magalhães: "É com gosto que volto à rádio"

Antigo diretor de informação da TVI e Porto Canal vai estar todos os dias com a Maria João Simões, Carla Jorge de Carvalho e Paulo Ferreira. Semanalmente entrevista personalidades ligadas ao norte.
Comunicação Social

RTP. Tribunal aceita providência cautelar

O Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa aceitou a providência cautelar sobre a escolha da nova administração da RTP, que agora tem dez dias para ser deduzida oposição.
Viana do Castelo

Viana compra espólio do 2º jornal mais antigo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo adquiriu, por 170 mil euros, o espólio do jornal Aurora do Lima. Autarquia diz também "estar a negociar a aquisição da sede do jornal".
Comunicação Social

BE quer audição urgente de SJ e Marco Galinha

A Global Media Group anunciou que vai avançar com o plano de apoio à retoma progressiva. Já o Sindicado dos Jornalistas denunciou atrasos no pagamento aos colaboradores do grupo.
Justiça

Selminho. MP pede que Rui Moreira vá a julgamento

O Ministério Publico pediu que Rui Moreia vá a julgamento no processo Selminho, reiterando que o autarca agiu em seu benefício e da família.
União Europeia

Para europeus desinformação é ameaça à democracia

De acordo com os dados apresentados, cerca de 70% dos europeus encontra frequentemente notícias que distorcem a realidade ou que consideram falsas, mas 65% admitem que é fácil detetar este conteúdo.
Jornalismo

Liberdade de imprensa: ameaças aumentam 40%

As ameaças à liberdade de informação aumentaram 40% em 2020, nos 47 países do Conselho da Europa, com 201 casos graves, de acordo com um relatório agora revelado.
UNESCO

UNESCO promove literacia mediática

A UNESCO atualizou o guia educativo de Literacia Mediática e Informação, cuja última edição já tinha 10 anos, com o objetivo de combater a desinformação sobre a pandemia nas plataformas da Internet.
Burkina Faso

Jornalistas espanhóis assassinados no Burkina Faso

531
David Beriain e Roberto Fraile, dois jornalistas espanhóis que estavam desaparecidos desde segunda-feira, foram assassinados no Burkina Faso.
RTP

CGI indigita nova administração da RTP

A nova administração é constituída por Nicolau Santos, jornalista e presidente cessante da Lusa, a que se juntam Hugo Graça Figueiredo e Ana Isabel dos Santos Dias.
Educação

Desvantagem competitiva /premium

“É preciso aprendermos a contar histórias. Não se trata de ficção nem temos que inventar histórias para contar a investidores e cientistas. As minhas histórias assentam em sonhos”
Coronavírus

Média. Costa recebe carta por ausência de medidas

A carta enviada ao primeiro-ministro expressa a "preocupação" porque Conselho de Ministros para a Cultura "não tratou de questões relevantes para o setor dos media".
Guiné-Bissau

Jornalista guineense espancado ouvido no MP

O jornalista afirmou que foi "brutal e selvaticamente agredido por Iaia Camará numa manifesta demonstração de força bruta", enquanto fazia uma reportagem.
Ciência

Desinformação. É urgente sensibilizar para truques

Investigadores têm estudado formas de proteger as pessoas de informações falsas e uma das ideias é a lógica da vacina, em que no confronto com doses de desinformação o cidadão ganha resistência.
Conferências

Bob Woodward orador na conferência digital da APED

O jornalista, distinguido com dois prémios Pulitzer e editor associado do The Washington Post, fará uma intervenção sobre liderança em tempos de profundas alterações políticas e sociais.
Sindicato dos Jornalistas

Global Media preocupa Sindicato dos Jonalistas

O Sindicato dos Jornalistas salienta o impacto que a decisão da Global Media Group vai ter na vida pessoal dos trabalhadores, "aos quais se vai pedir maior esforço pelo mesmo ou menor salário".
Media

DN. Corte nos horários e salários do grupo

A empresa que detém o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF vai reduzir o horário de trabalho e vencimentos aos trabalhadores entre maio e setembro.
Liberdade de Imprensa

Portugal é 9º país com mais liberdade de imprensa

O índice mostra que houve uma "deterioração" da liberdade de imprensa desde que a pandemia atingiu o planeta e que os países a utilizaram "para bloquear o acesso de jornalistas à informação".
Sindicato dos Jornalistas

Sindicato critica "total ausência de medidas"

O Sindicato dos Jornalistas considera que o Plano de Recuperação e Resiliência não tem em consideração o setor e já enviou propostas, que “espera ver acrescentadas ao plano inicial”.
Angola

Governo de Angola suspende TV Record

A empresa tem como diretor-executivo um cidadão não nacional e os quadros estrangeiros não se encontram acreditados nem credenciados no Centro de Imprensa Aníbal de Melo.
Resposta Pronta

Novo. "Lançar um jornal agora é revolucionário"

130
O "Novo" é um novo semanário. Octávio Lousada Oliveira, diretor do jornal, garante: "As nossas capas vão incomodar". "Lançar o projeto agora é a prova de que somos irreverentes", remata.  
Media

Media não perderam importância nos últimos anos

Os meios de comunicação lidaram "razoavelmente" com o digital e encontraram forma de manter um "bom nível" de desempenho, apesar dos desafios económicos, políticos e tecnológicos.
Turquia

Tribunal turco ordena libertação de jornalista 

O jornalista e escritor Ahmet Altan foi detido pela ligação com a tentativa de golpe de 2016, justificação que tem sido fortemente criticada. O Tribunal de Cassação ordenou a sua libertação.
Comissão Europeia

CE ajuda professores a combater a desinformação

A Comissão Europeia disponibilizou um material pedagógico nas várias línguas da UE, para que os professores do ensino secundário possam ajudar os alunos a identificar e combater a desinformação.
ERC

Notícias tendenciosas sobre Covid-19 sem denúncias

O presidente do regulador dos media diz que a ERC não recebeu "até agora" qualquer queixa relativa à existência de anúncios à procura de jornalistas para escreverem notícias tendenciosas sobre a Covid
Despedimentos

Sindicato dos Jornalistas pede reunião com Cofina

"O Sindicato manifesta solidariedade com os trabalhadores, estando já a prestar apoio jurídico aos associados", comunicou recordando que há apenas 4 anos o grupo fez um despedimento de 65 pessoas.
Comunicação Social

Lusa e RTP. Trabalhadores defendem autonomia

Em comunicado conjunto, as comissões de trabalhadores da Lusa e da RTP defendem que a autonomia editorial da agência noticiosa deve estar acima de qualquer reorganização de instalações.
Comunicação Social

Cofina avança com despedimento de 26 trabalhadores

O grupo Cofina Media vai avançar com o despedimento coletivo de 26 trabalhadores. A empresa, que detém publicações como o Correio da Manhã ou o Record, fundamenta-se em motivos de mercado.
Redes Sociais

Comunicar na era da desinformação participativa

O modo como a comunicação é utilizada para moldar as perceções sobre a realidade ganha uma importância acrescida no presente, também em sequência do florescimento dos populismos.
Resposta Pronta

"Mediatizar justiça tem impacto na opinião"

Paula Fernando, investigadora do CES e do Observatório Permanente da Justiça, apresenta o estudo que indica que a mediatização de casos judiciais tem efeitos adversos, sobretudo, na opinião pública.
Macau

Macau. Deputados pedem mudanças na imprensa

Dois deputados pediram na Assembleia Legislativa de Macau para o governo retificar as diretivas patrióticas impostas aos jornalistas de língua portuguesa e inglesa a trabalhar na Teledifusão de Macau.
Jornais

Jornal "João Semana" suspende edição após 107 anos

O Jornal do concelho de Ovar está suspenso por tempo indeterminado devido a dificuldades financeiras e falta de apoios locais. Inicialmente era semanal e nos últimos anos passou a sair quinzenalmente.
Empresas

Lusa mantém administração até nova eleição

Não vai haver alterações no Conselho de Administração da Lusa até à eleição dos novos órgãos sociais e à aprovação do plano de atividades, afirma o presidente cessante Nicolau Santos.
Macau

Manifestação pela liberdade de imprensa em Macau

Uma associação vai promover uma manifestação de apoio à liberdade de imprensa junto à sede da Teledifusão de Macau, depois de uma diretiva exigir uma linha patriótica aos jornalistas portugueses.
RTP

RTP quer "explorar sinergias" com Lusa

Alguns dos objetivos da nova administração são "explorar sinergias" com a Lusa, combater as fake news, investir na tecnologia e no rigor da informação, reforçar a rádio e apostar também nos jovens.
Media

Google doa 25 milhões para combate à desinformação

A Google anunciou que vai apoiar, com 25 milhões de euros, o novo Fundo Europeu para os media e informação criado pela Fundação Gulbenkian e pelo Instituto Universitário de Florença.
Comunismo

O Dr. Louçã /premium

3065
O Dr. Louçã prefere ser um negacionista do Holodomor, um dos maiores genocídios da História. Está no seu direito. A SICN também. A estupidez, a mentira, a conivência com o Mal ainda não pagam impostos
Macau

Macau. Jornalistas pedem ação ao Parlamento 

Jornalistas denunciam a existência de um "ataque à liberdade de imprensa em Macau" e exigem que o "Estado português exerça os seus deveres" no cumprimento da Declaração Conjunta Luso-Chinesa.
The New York Times

Colunista do New York Times vende coluna no jornal

Operação foi realizada numa plataforma da "internet" e saldou-se no montante de 350 unidades da criptomoeda Ethereum, que equivalem no câmbio atual a mais de meio milhão de dólares.
Forbes

Emerald Group compra Forbes Portugal

A Emerald detém agora "os direitos da Forbes para Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, e São Tomé e Príncipe, perspetivando uma forte aposta no mercado lusófono".
Coronavírus

A redacção do Observador e a epidemia

1181
A redacção do Observador tinha a obrigação moral de se manter solidamente ancorada aos princípios base do jornalismo, em vez de se convencer de que tem o papel social que se atribui ao poder.
Myanmar

Myanmar. Jornalista da Associated Press libertado 

Thein Zaw foi libertado depois de ter sido ouvido pela segunda vez em tribunal. Associated Press disse estar "profundamente aliviada" mas pede à junta militar para libertar os restantes jornalistas.
Macau

Portugal quer que China cumpra Lei Básica de Macau

O ministro dos Negócios Estrangeiros espera que a China cumpra a Lei Básica de Macau, na sequência de uma diretiva que exige uma linha editorial patriótica aos jornalistas da Teledifusão de Macau.
Macau

Patriotismo. Demissões portuguesas na TDM

Na sequência das diretivas da emissora pública macaense a exigir "amor a Macau" e "patriotismo" aos serviços em língua portuguesa e inglesa, cinco jornalistas portuguesas apresentaram a demissão.
Despedimentos

Sindicato repudia despedimento na TSF/Madeira

"Como é que se pode manter uma rádio de informação, sem jornalistas no seu quadro de pessoal", questiona a Direção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas.
Fact Check

Médicos alertam contra vacina em manchete?

Imagem partilhada no Facebook mostra uma manchete do jornal The Times que afirma que há médicos e especialistas que aconselham a que a população não tome vacina experimental. É falso.
Rádio

O relato de futebol

Na rádio, todos os jogadores são bestiais e bestas. Na televisão, o fenómeno também ocorre, mas com muito menos intensidade. O relato de rádio é um sonho de criança, onde tudo é possível.
Rádio Observador

Rádio Observador agora também em 93.7 fm em Lisboa

204
Há mais Rádio Observador no ar na Grande Lisboa. Já está a funcionar a nova frequência em fm para quem vive, trabalha ou passa pela zona da capital.
Angola

Regulador dos media preocupado com políticos

Regulador pede respeito pelo princípio da responsabilidade editorial efetiva e acusa jornalistas de "destratarem" os políticos angolanos, "violando gravemente os seus direitos de personalidade".
Resposta Pronta

Biden vs. Putin. "É estratégia de contenção"

Em entrevista, Joe Biden diz que Vladimir Putin é um "assassino". Para Diana Soller, especialista em Assuntos Internacionais, o Presidente dos EUA quer "incomodar autocracias através de alianças".
Macau

Macau: "Jornalistas não são agentes de propaganda"

A associação reitera "que a liberdade de imprensa e de expressão de Macau não deve ser restringida" e que "os jornalistas não são meros instrumentos de propaganda de meios políticos".
Ministério Público

Jornalistas vigiados. CSMP arquiva averiguação

109
O Conselho Superior do Ministério Público arquivou o processo aberto a duas procuradoras do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa que mandaram a PSP vigiar jornalistas.
Jornalismo

Governo está "mobilizado" para importância da Lusa

A agência Noticiosa faz parte de "um jornalismo absolutamente não refém de qualquer tipo de interesses" e lembra o “papel importante de referência” que tem no combate às Fake News.
Guiné-Bissau

Ordem dos Jornalistas da Guiné acusa Presidente

Ordem queixa-se de que os "jornalistas têm sido alvo de intimidação, ameaças e discriminação por parte do Presidente da República" da Guiné-Bissau e pede respeito pelos que lutam para informar.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PM condena agressões a jornalistas

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau ainda não tem "informações profundas" sobre os casos de agressão a jornalistas, mas afirma que não é o governo ou as autoridades "que estão por detrás disso".
Comentário

Eutanásia. "Juízes abrem a porta a alterações"

Tribunal Constitucional chumba lei da eutanásia. Rita Tavares, jornalista de Política do Observador, sublinha que os juízes do Palácio Ratton não revelam uma "posição de princípio contra" o texto.
Macau

Emissora pública de Macau mantém política patriota

Diretiva que proibia os jornalistas de português e inglês de divulgarem informações e opiniões contrárias às políticas da China veio a público ser contrariada pela TDM.
ERC

ERC deduz acusação contra Prisa e Pluris 

A ERC aceitaou a acusação deduzida contra a Promotora de Informaciones (Prisa), Vertix e Pluris Investments e vai notificar estas duas últimas a promoverem a regularização da situação.
Guiné-Bissau

Guiné. Presidente nega envolvimento em violência

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, nega qualquer envolvimento no espancamento do jornalista e bloguista e diz lamentar "o que aconteceu com Aly Silva".
Macau

Deputado de Macau critica diretiva de censura 

Diretiva da Teledifusão de Macau proíbe os jornalistas de português e inglês de divulgarem informações e opiniões contrárias às políticas da China. Sulu Sou defende autonomia dos meios de comunicação.
Comunicação Social

Pluris "está tranquila" sobre a compra da TVI

Em outubro, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social deliberou uma contraordenação contra a Prisa e a Pluris por "fortes indícios" de alteração não autorizada de domínio na Media Capital.
Sociedade

A grande alcova sentimental /premium

A mínima dúvida sobre a excelência das vítimas, a mínima reserva quanto à abissal profundidade do seu sofrimento, podem, de um só golpe, condenar-nos ao estatuto de vis serventuários das trevas.
Fotografia

Nuno André Ferreira nomeado para World Press Photo

314
O fotojornalista Nuno André Ferreira está nomeado para o prémio internacional de fotografia World Press Photo, com trabalho sobre incêndios em Oliveira de Frades. Veja outros nomeados na fotogaleria.
Coronavírus

Estudo aponta comunicação ziguezagueante de Costa 

Marcelo esteve discreto devido à campanha pré-eleitoral e o espaço deixado foi aproveitado pelo executivo de Costa, que centrou a comunicação na gestão da pandemia durante os períodos de maior crise.
Sequestro

Jornalista e bloguer guineense sequestrado

151
A Liga Guineense dos Direitos Humanos informou que está a acompanhar as informações que indicam que o jornalista Aly Silva foi sequestrado, espancando e abandonado em Bissau.
ERC

Telejornais. Homens predominam no horário nobre

A avaliação mostra que são os homens que prevalecem em posições como fontes de informação e comentadores/especialistas nos telejornais em horário nobre.
Jornalismo

Sindicato exige auditorias salariais nos media

"O Sindicato dos Jornalistas apoia a campanha #PayMeEqual" da Federação Internacional de Jornalistas que exige auditorias salariais e o combate à desigualdade de género nos media.
Observador

Editor de fotografia do Observador premiado

A fotografia o "Primeiro Abraço”, da autoria de João Porfírio, editor de Fotografia do Observador, ficou em segundo lugar na terceira edição do concurso de fotografia Somos – Imagens da Lusofonia.
Media

Media Capital. Cofina não abdica de preço proposto

A Cofina informou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que não renuncia ao valor de 0,415 euros para a oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Media Capital.
Partido Chega

Chega. Comissão de Jornalistas é "manietada" 

2252
Chega condena a "negação do apedrejamento ocorrido em Setúbal" e acusam a CCPJ de "atingir o Chega e o seu líder" após a divulgação de um relatório por parte da Comissão de Jornalistas.
Presidenciais 2021

CCPJ queixa-se da candidatura de Ventura

689
A Comissão da Carteira Profissional de Jornalista decidiu enviar aos órgãos de soberania um documento onde condena a campanha presidencial de André Ventura, considerando-a uma ameaça à liberdade.
Sociedade

Vocação para a servidão

É tudo demasiado desolador e preocupante. Bem, quiçá poderemos ser os melhores do mundo a praticar o servilismo.
Jornalismo

Alerta para a situação de jornalistas mulheres 

A "One Free Press Coalition" compilou uma lista de mulheres jornalistas detidas ou sob ameaça em vários países: na Síria, Egipto, Bielorrússia, México, Vietname, Filipinas, Turquia, Índia e China.
Comunicação Social

Incentivos aos media. Candidaturas até abril

Está aberto, até 30 de abril, o novo concurso para apresentação de candidaturas aos incentivos do Estado à comunicação social. Estas devem ser entregues em formato digital ou via postal.
Media

Media das comunidades portuguesas exige PUB

O Conselho das Comunidades Portuguesas escreveu ao poder político para exigir que a publicidade institucional do Estado passe a ser obrigatória nos media das comunidades portuguesas.
Óbito

Morreu Bernardo Bairrão, ex-administrador da TVI

1068
Bernando Bairrão tinha 54 anos. Entrou para a TVI em 1994, estação televisiva onde desempenhou diferentes papéis, de subdiretor financeiro a administrador.
Rádio

Rádio. Quota de música portuguesa sobe para 30%

1453
A quota mínima obrigatória de música portuguesa na programação musical das rádios passa a ser de 30% a partir deste sábado, com a entrada em vigor da portaria publicada em 29 de janeiro.
Comunicação Social

Governo aprova resolução sobre despesas da Lusa

O Conselho de Ministros aprovou resolução que autoriza a realização de despesa pela prestação de serviços de interesse público a cargo da Lusa, pelo cumprimento das obrigações do serviço noticioso.
ERC

ERC abre processo contra dona do Porto Canal

A ERC ordenou "a notificação da regulada sobre a abertura do processo de contraordenação" contra a Avenida dos Aliados - Sociedade de Comunicação SA por incumprimento da lei da Transparência.
Microsoft

Europa também quer redes sociais a pagar notícias

117
A Microsoft aliou-se aos orgãos de comunicação social europeus para garantir que os conteúdos jornalísticos divulgados por plataformas online são pagos, à semelhança da lei que a Austrália aprovou.
ERC

ERC abre processo contra Avenida dos Aliados 

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social "concede um prazo adicional de 10 dias para suprir os elementos em falta" e se forem "integralmente regularizados" o processo pode ser arquivado.
Austrália

Facebook obrigado a pagar noticias 

254
A nova lei (e a primeira no mundo) da Austrália obriga o Facebook e a Google a pagar aos órgãos de comunicação social pela publicação dos seus conteúdos jornalísticos.
Facebook

Facebook vai investir mil milhões em jornais /premium

Com o título "a verdadeira história do que aconteceu com as notícias do Facebook na Austrália", a rede social defende-se: "Há um mal-entendido" e promete mil milhões de dólares para jornais.
Angola

Angola. Consulta pública para a comunicação social

Trata-se da proposta de Lei das Rádios Comunitárias e da proposta de Lei das Sondagens e Inquéritos de Opinião. O objetivo é adequar o pacote legislativo do setor ao contexto atual.
Media

Lusa e Estado dos Media: audições aprovadas

O requerimento para audição do presidente da Lusa e do secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media proposto pelo grupo parlamentar do PSD foi aprovado esta terça-feira.
Comunicação Social

Jornalismo precisa-se /premium

148
É preciso que os meios de comunicação social façam um trabalho muito mais sério do que aquele que está a ser feito. O jornalismo não existe para bons títulos e muitos cliques.
Facebook

Facebook vs. Austrália. Bloqueio chega a Portugal? /premium

1222
Os australianos não podem partilhar nem ver notícias no Facebook. Tudo porque a empresa de Mark Zuckerberg é contra uma nova lei. Os impactos estão já a ser sentidos até no outro lado do mundo.
Venezuela

Emmy para reportagem sobre corrupção na Venezuela

"O Ouro de Sangue de Maduro" contou com dois jornalistas portugueses e denunciou o esquema de Maduro de troca de ouro por divisas. O recurso é extraído em violação dos direitos humanos e ambientais.
Facebook

Facebook criticado por bloqueio na Austrália

A proibição de partilhar notícias no Facebook na Austrália levou a empresa a receber duras críticas de políticos britânicos e norte-americanos. "Foi um ato de um bully", acusam.
Facebook

Facebook proíbe partilha de notícias na Austrália

102
Em resposta à lei australiana para obrigar o Facebook a pagar por hiperligações, a rede social proibiu a partilha de notícias no país. O primeiro-ministro australiano fala em "intimidação".
Obituário

EUA. Morreu o radialista Rush Limbaugh

Famoso pelo programa de rádio, influente no seio do Partido Republicano e controverso pelas visões e declarações falsas ou negacionistas. Morreu aos 70 anos com cancro do pulmão.
Óbito

Jornalista António Soares Rebelo morre aos 77 anos

António Soares Rebelo morreu esta quarta-feira aos 77 anos em Coimbra. O jornalista liderou a redação de Coimbra do Diário de Notícias e foi um dos fundadores do agora diário As Beiras.
ERC

ERC autoriza atividade da Zap Viva Internacional 

O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social autorizou a atividade de televisão da Zap Viva Internacional requerido pela Upstar.
ERC

ERC notifica RTP: faltam programas em português

Entidade Reguladora para a Comunicação Social verificou irregularidades na RTP2 desde 2017, que tem que dedicar pelo menos 50% da sua programação em emissões em português.
Media

"Lusa só tem tesouraria para um mês e meio"

1534
Situação financeira da Lusa é preocupante. Administração diz-se preocupada, revelando que a agência "só tem tesouraria para mês e meio". Estado transferiu cerca de 600 mil euros, mas é insuficiente.
Angola

Noticia de Cafunfo: UNITA quer ouvir Governo 

A UNITA pediu uma audição por estar em causa a igualdade de tratamento pela imprensa e oposição democrática face à posição e aos comunicados da força da oposição sobre o massacre de Cafunfo.
Oficina da Liberdade

Os cúmplices também morrem

488
A denúncia é uma peça importantíssima nas engrenagens fascista e comunista. A viabilidade de um regime iliberal aumenta com a cumplicidade silenciosa de uma parcela expressiva da população.
ERC

ERC recomenda ao CM adoção de mecanismos internos

Entidade Reguladora para a Comunicação Social recomenda ao Correio da Manhã a "adoção de mecanismos internos de controlo do trabalho jornalístico", na sequência de queixa da Pluris, de Mário Ferreira.
ERC

Lusa. Segundo Póvoas posição da ERC "é inequívoca"

A posição da ERC relativamente à compra de participação na Lusa pelo grupo Bel "é inequívoca e consta do parecer que a comissão já tem consigo", garante o presidente da ERC.
ERC

ERC "não tem grande margem de manobra"

Vice-presidente do regulador dos média considera grave a compra da participação da Lusa pelo grupo Bel. Mário Mesquita diz, no entanto, que a ERC não tem grande margem de manobra" na matéria.
Greve

Greve de 24 horas no canal Euronews 

Os jornalistas da Euronews iniciaram uma greve inédita, a primeira intersindical, contra os despedimentos do canal televisivo europeu. Sindicatos denunciam falta de cooperação e sobrecarga horária.
Hong Kong

Hong Kong nega libertação de empresário dos media 

Hong Kong manteve, sob forte pressão da China, a prisão de um dos mais destacados críticos da nova lei de segurança nacional. Segundo este diploma legal, Jimmy Lai poderá enfrentar prisão perpétua.
A página está a demorar muito tempo.