Dark Mode 98,3 kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Media

Pandemia

Os números da Covid e o colapso da compaixão  

Precisamos das histórias das pessoas. Sem sensacionalismos, mas provocando sensações. Porque as sensações fazem parte da história e porque precisamos delas para sairmos juntos desta crise pandémica.
TVI

Sérgio Figueiredo deixa TVI

509
O diretor de informação da TVI, Sérgio Figueiredo, vai deixar o canal. A Media Capital já emitiu entretanto um comunicado a confirmar a saída. Pedro Pinto vai assumir o cargo de forma interina.
Justiça

Saraiva condenado por devassa da vida privada

289
José António Saraiva foi esta quarta-feira condenado por um crime de devassa da vida privada, avança o Diário de Notícias. O antigo diretor do Expresso terá de indemnizar a jornalista Fernanda Câncio.
Hong Kong

Jornalistas advertidos pela cobertura de Hong Kong

Jornalistas estrangeiros que trabalham em Hong Kong podem ser expulsos caso "cruzem a linha" ao promover "apelos pela independência de Hong Kong.
Jornalismo

RSF exige "investigação imparcial" à ONU

Repórteres Sem Fronteiras afirmou que pediu a um grupo de trabalho da ONU a realização de uma "investigação independente e imparcial" ao desaparecimento do jornalista Ibraimo Mbaruco, em Moçambique.
Moda

Suzy Menkes está de saída da Vogue

É um nome incontornável do jornalismo de moda. Suzy Menkes tem saída anunciada da Vogue International, depois de seis anos como editora. A empresa sofre os efeitos da pandemia.
Coronavírus

Publicidade institucional em fase de contratação

A compra antecipada de publicidade institucional por parte do Estado foi anunciada a 17 de abril para ajudar os media a lidar com o impacto da pandemia, no montante global de 15 milhões de euros.
Comissão Europeia

Comissão Europeia. 9 milhões para 'fact-checkers'

A Comissão Europeia anunciou que vai destinar nove milhões de euros à criação de "centros de investigação nacionais e multinacionais" que apoiem os verificadores de notícias de âmbito digital.
Coronavírus

Media. Covid aumenta preocupação com rigor

Mais de metade (56,7%) dos cerca de 900 jornalistas inquiridos considerou haver questões importantes levantadas pela declaração do estado de emergência quanto à cobertura do jornalística.
Coronavírus

ERC: Emergência prevê o acesso à informação 

A ERC recordou que o direito de acesso à informação foi consagrado nos diplomas que estabeleceram o estado de emergência, face a algumas exposições que apontavam casos de restrições.
El País

"Totalmente falso". Governo desmente El País

580
El País escreveu que Portugal ordenou o confinamento de três milhões de lisboetas. Governo pediu correção urgente e pública da notícia. "É totalmente falso"
Emissão Especial

As principais rádios na nossa festa de aniversário

318
Se esta manhã ouviu Pedro Fernandes, Ana Markl, Joana Marques ou Pedro Ribeiro & companhia na Rádio Observador, não foi engano. É a nossa festa de anos. Ouça Aqui.
Google

Google passa a pagar por conteúdos a alguns media

A Google vai passar a pagar a alguns meios de comunicação social para partilhar os seus conteúdos nos serviços "News" e "Discover". A medida era exigida há vários anos pelos media.
ERC

ERC recebe queixas contra série infantil da RTP2

20700
Em causa está o episódio da serie de animação "Destemidas", que fala de mulheres importantes na história e passa no segmento infantil "Zig Zag", sobre a ativista francesa Thérèse Clerc.
RTP

ERC arquiva processo contra RTP

A ERC arquivou o processo contra a RTP e a ex-diretora de informação da televisão sobre o programa "Sexta às 9" por falta de provas que exibam a pressão política ou irregularidades daquela direção.
Fact Check

MEC disse frase sobre orgulho gay e corrupção?

Frase que compara manifestação pelo orgulho gay e manifestação contra a corrupção é há vários anos mal atribuída a Miguel Esteves Cardoso e voltou a circular novamente nas redes sociais. É falso.
Internet

Curso para formar cidadãos "ciberinformados"

Curso online de três horas pretende ajudar as pessoas a perceber os conceitos "fake news" e desinformação e a distinguir notícias fidedignas de opiniões.
Imprensa

O assassinato de Pedro Lima, segundo o CM

4738
O director do Correio da Manhã decidiu instrumentalizar o suicídio de Pedro Lima para servir os seus interesses de combate ao governo e à empresa que a Cofina, ainda há poucos meses, tentou comprar.
China

Covid-19. Jornalista denuncia censura na China

3332
Mavi Doñate, correspondente em Pequim da TVE , diz que está "farta, cansada e com raiva" por a polícia chinesa impedir que consiga noticiar o estado da Covid-19. "Fazem-nos apagar tudo", acusa.
Imprensa

Portugal é dos países que mais confia em notícias

137
Portugal, a par da Finlândia, ocupa o primeiro lugar entre os países onde mais se confia em notícias, numa altura em que a confiança média em notícias caiu, face a 2019, devido à pandemia.
Imprensa

Portugal é dos que menos pagam por notícias online

Portugal continua a destacar-se como um dos países do mundo onde "menos se paga por notícias online", apesar de se verificar um aumento de três pontos percentuais entre 2019 e 2020.
Imprensa

Portugueses preocupados com conteúdos online

Portugal está entre os países mais preocupados com a legitimidade dos conteúdos na Internet, com três quartos dos portugueses a manifestarem-se preocupados com o que é real e falso.
Jornalismo

Associação destaca 30 "heróis da informação"

A associação lembra que, ao publicar informações fiáveis sobre a gravidade da pandemia ou denunciar disfunções na gestão pelas autoridades dos seus países, "contribuíram para resistir à censura".
Liberdade de Expressão

Ouçam Bari Weiss /premium

Ser a voz da sensatez num mundo de loucos requer a coragem de Weiss. A que todos, desde dos que escrevem nos jornais aos que os lêem, devemos ter porque dela depende o futuro da democracia.
Coronavírus

Governo vai apoiar comunicação social na diáspora

Cerca de 30 órgãos de comunicação social na diáspora que atravessam grandes dificuldades vão receber apoio do Governo para minimizar os impactos da pandemia de Covid-19.
Política

A indigestão da intolerância

Poderá existir alguma correlação entre o menor espaço mediático ocupado por vozes críticas da situação política e o crescimento do número de descontentes que são atraídos pelo populismo mais radical.
Comunicação Social

Aprender com os media em tempo de confinamento

Jogar é, também, uma forma de estimular o raciocínio, desde que o tempo de exposição não seja prolongado. Existem imensos jogos em que o conteúdo coincide com as matérias escolares.
Coronavírus

Meios vão recolher dados da pandemia no Brasil

Os meios de comunicação social informaram que a parceria é uma resposta à decisão de Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre o avanço da pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Comunicação Social

Acionistas da Lusa aprovam contas de 2019

A assembleia-geral de acionistas da Lusa aprovou "por unanimidade" quatro pontos na ordem de trabalhos, entre os quais os resultados do exercício de 2019 e aplicação de resultados.
Coronavírus

ERC arquiva processo contra TVI

A ERC arquivou um processo contra a TVI, motivado por várias participações contra o canal a propósito de uma reportagem sobre o impacto da pandemia de Covid-19 no Norte.
Afeganistão

Jornalista morre em bombardeamento no Afeganistão

Funcionários da estação de televisão afegã Khurshid TV, morreram este sábado num atentado bombista em Cabul. O Afeganistão é considerado um dos países mais mortíferos e perigosos para os jornalistas.
Coronavírus

Sindicato diz que Impala vai despedir 54 pessoas

O Sindicato dos Jornalistas diz que foi informado por trabalhadores da Impala de que o grupo vai avançar com o despedimento coletivo de 54 pessoas, desconhecendo quantos são jornalistas.
Coronavírus

Brasil. ONG exige segurança para jornalistas

A organização não-governamental Repórteres sem Fronteiras denunciou a escalada de ataques dos apoiantes do chefe de Estado à imprensa, exigindo garantias de segurança por parte das autoridades.
Coronavírus

5.300 media locais apoiados por fundo da Google

Mais de 5.300 pequenas e médias redações locais em todo mundo, entre os quais o Postal do Algarve, vão receber verbas do Fundo de Emergência para Jornalismo da Google News Initiative.
Coronavírus

ERC. 14 títulos pediram cancelamento de registo

Desde 1 de janeiro de 2020 e até à presente data foram solicitados à ERC 14 cancelamentos de registos de publicações periódicas por não estarem a editar. 18 passaram apenas a versão digital.
Coronavírus

Grupo Impala despede 54 trabalhadores

327
Grupo que detém várias revistas como a Nova Gente, a VIP e a TV7 Dias vai avançar com um despedimento coletivo, noticia a TVI24. 54 trabalhadores já foram despedidos.
Coronavírus

Media. Governo retifica apoio à publicidade

Na retificação publicada em Diário da República, o Governo baixa apoio aos media para aumentar valor atribuido ao Observador, montante que o jornal rejeitou.
Jornalismo

Media. Portugal e Timor estendem programa de apoio

A Embaixada de Portugal indicou que a prorrogação permite dar "continuidade à formação de língua portuguesa de jornalistas e de outros profissionais do governo ligados à comunicação social".
Coronavírus

Trump celebra despedimentos na The Atlantic

447
O Presidente considerou "ótimas notícias" o facto de uma das revistas mais conceituadas dos EUA ter precisado de despedir 68 funcionários para enfrentar a crise provocada pela pandemia.
Oficina da Liberdade

Fábulas intervencionistas na Comunicação Social

259
Quando alguém afirma que a lei da oferta e da procura não funciona está a dizer que não funciona da maneira como essa pessoa gostaria ou esperaria que funcionasse.
Comunicação Social

Uma imprensa plural e representativa

Apesar das redes sociais e do digital, a imprensa portuguesa precisa de muito mais pluralismo para que possa efectivamente representar as diferentes visões que coexistem na sociedade portuguesa.
Comunicação Social

Se não estamos no tempo de Sócrates, parece… /premium

639
É impossível depender financeiramente de apoios do Estado e conseguir manter a independência. Mesmo sem dinheiro público metido diretamente ao barulho, o legado de Sócrates provou isso mesmo.
Publicidade

Publicidade e media: por um desagravamento fiscal

Incentivar o investimento é apoiar toda a cadeia de valor da indústria da publicidade, seja nas áreas criativas ou comerciais, seja nos órgãos de comunicação social e em todos os setores relacionados.
Coronavírus

New York Times homenageia vítimas da Covid-19

1198
Jornal norte-americano encheu a primeira página deste domingo com uma lista de nomes de vítimas mortais, para sublinhar que não são números. No Brasil, o Globo já tinha feito uma página semelhante.
Coronavírus

Diário de Coimbra comemora os 90 anos com apelo

O jornal Diário de Coimbra comemora os seus 90 anos com apelos da direção aos leitores e aos anunciantes para o ajudarem a "sobreviver" à crise económica causada pela pandemia de Covid-19.
Comunicação Social

Não há dinheiro que pague a raiz deste pensamento /premium

579
Tal como acontece com a felicidade o dinheiro ajuda mas não chega para explicar que o socialismo, ou melhor dizendo o progressismo, sejam o pensamento quase único das redacções.
Segredo de Justiça

Vila Verde: jornalistas acusados de violarem lei

Segundo a acusação, "ficaram conhecedoras, por modo não apurado, do teor de despachos que determinaram a detenção de suspeitos e a realização de buscas" que estava sujeito a segredo de justiça.
Media

Governo assume erro no valor para o Observador

1366
O secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, enviou uma informação ao Observador onde assume o "erro": "Onde se lê 19.906,29 deve ler-se 90.568,98", escreve.
Comunicação Social

Sem transparência, não deve haver financiamento /premium

297
O governo está a subsidiar a comunicação social através de critérios que não são transparentes e fórmulas de cálculo que só foram conhecidas por alguns. Se isto não for inédito, é pelo menos insólito.
Media

Jornal Eco também recusa apoios do Governo

1368
Jornal da Swipe News decidiu recusar apoio – sob a forma de compra antecipada de publicidade institucional – que lhe tinha sido atribuído pelo Governo. Em causa está "a falta de transparência".
Coronavírus

Media. Observador rejeita apoio governamental

22049
Administração do jornal Observador e da Rádio Observador diz que "o programa não cumpre critérios mínimos de transparência". Despacho é omisso quanto aos critérios de atribuição de verbas.
Partido Chega

CMTV e Correio da Manhã rompem com André Ventura

6814
Decisão de dispensar o líder do Chega foi tomada há alguns dias por motivos editoriais, segundo avança fonte próxima da direção à revista Visão. Ventura diz que saída foi feita "a bem".
Coronavírus

SIC e TVI com mais de metade dos apoios aos media

11837
Impresa, a dona da SIC e do Expresso, e a Media Capital, que detém a TVI, ficam com quase 7 milhões dos 11,2 milhões de euros de apoio aos media. Observador poderá receber 19,9 mil euros.
Ensaios do Observador

Comunicação Social à deriva /premium

No sexto aniversário do Observador, um dos seus fundadores, António Carrapatoso, escreve um ensaio sobre os problemas e os desafios da Comunicação Social, que anda há muitos anos à deriva.
TVI

TVI. Motivos da Cofina para cancelar OPA recusados

Comissão de Mercado de Valores Mobiliários não aceita razões da Cofina para extinguir oferta sobre a Media Capital. E responsabiliza grupo dono do Correio da Manhã por fracasso do aumento de capital.
Coronavírus

EUA pedem respeito por jornalistas em Hong Kong

186
"Estes jornalistas fazem parte da imprensa livre, e não são agentes de propaganda", disse Mike Pompeo, pedindo à China que não interfira no trabalho dos jornalistas norte-americanos em Hong Kong.
Noticiário

7h. 2ª fase: cafés em modo "devagar, devagarinho"

Reportagem do Observador a norte e na capital, neste primeiro dia da segunda fase de desconfinamento. Tudo o que muda a partir de hoje, neste novo normal.
TVI

Jornalistas criticam cancelamento de "Ana Leal"

3790
Os jornalistas da TVI que integravam a equipa do programa "Ana Leal" dizem que a profissão "não está de quarentena" e criticam decisão da Direção de Informação de cancelar segmento de investigação.
Media

Cofina encerra revista Máxima

1880
A próxima Máxima, com capa de Junho, será a última. Grupo “continuará a apostar no segmento de moda e lifestyle, em moldes mais ajustados ao novo paradigma de mercado”.
Coronavírus

Dois media regionais portugueses recebem apoio 

O Fundo Europeu de Apoio Jornalismo Covid-19 vai apoiar 56 publicações, incluindo dois media regionais portugueses, mediotejo.net e Sul Informação, que vão receber 25 mil euros cada um.
Coronavírus

Literacia mediática justifica apoio aos media

Para o secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, literacia mediática é "a chave" para qualquer política de apoio aos media e é um fator "absolutamente essencial" para a força da democracia.
TVI

Mário Ferreira compra 30,22% da Media Capital

104
A operação vai custar ao empresário 10,5 milhões de euros, mas ainda está sujeita a validação pelos reguladores. "A Prisa reitera que considera a Pluris um investidor adequado para a Media Capital."
Beja

Beja. Declarado ilícito despedimento de jornalista

Em causa está o despedimento do ex-diretor do Diário do Alentejo, o jornalista Paulo Barriga. Tribunal de Beja condenou a dona do único jornal público em Portugal a pagar-lhe mais de 34 mil euros.
Coronavírus

1,7 milhões para compra de publicidade na rádio

No âmbito do impacto da Covid-19 nos media, o Governo decidiu proceder à aquisição, pelo preço máximo de 15 milhões de euros, de espaço para difusão de publicidade institucional.
Comunicação Social

Ex-diretor da TSF Arsénio Reis no Plataforma

Arsénio Reis, o ex-diretor da TSF, assume a direção do Plataforma, projeto com sede em Macau, numa altura em que o projeto passa a ser jurídica e financeiramente autónomo da Global Media.
ERC

ERC recebe participações contra TSF sobre Chega

O regulador dos media confirmou a receção de "participações contra a TSF - Rádio Notícias a respeito da edição do Fórum TSF a 7 de maio de 2020", quando se discutiu a proposta do Chega.
Coronavírus

Stress é maior para mulheres no jornalismo

Segundo um inquérito global da Federação Internacional de Jornalistas sobre o impacto da pandemia de Covid-19, entre os jornalistas os níveis de stress são mais elevados nas mulheres.
Coronavírus

Pinto Luz contraria posição de Rio sobre media 

Miguel Pinto Luz contrariou a posição de Rui Rio sobre as empresas de comunicação social, dizendo que "não são iguais" às de sapatos, e lamentou recentes demissões no Instituto Sá Carneiro.
Coronavírus

UE aceitou censura a artigo em jornal chinês

3424
A delegação da UE em Pequim reconheceu que aceitou que um artigo assinado pelos 27 embaixadores do bloco europeu fosse censurado. Em causa, está frase que dizia que o vírus teve origem na China.
Coronavírus

Apoio aos media entra em vigor na 5.ª feira

O apoio aos media com a compra de publicidade institucional entra em vigor na quinta-feira. O decreto-lei prevê uma verba de 11,2 milhões de euros para os órgãos de âmbito nacional.
Coronavírus

Imprensa está a "retardar" mentalidade digital

Imprensa portuguesa "está a retardar consideravelmente a criação de uma mentalidade digital entre os consumidores", considera o OberCom, referindo que isto afeta a sustentabilidade deste ecossistema.
TVI

Genro de Jerónimo: tribunal anula decisão da ERC

997
Em causa está a deliberação da ERC que considerava que a TVI tinha violado o rigor informativo numa reportagem sobre a contratação de serviços pela Câmara de Loures ao genro de Jerónimo de Sousa.
Coronavírus

Carrapatoso estranha empresas de media em layoff

O presidente do Conselho de Administração do Observador considera ser "um pouco estranho" haver órgãos de media em regime de layoff, quando "há tanta informação para tratar".
Prémios e Galardões

The New York Times vence três Pulitzer

Os Prémios Pulitzer, que distinguem o jornalismo, as artes e as letras nos Estados Unidos, foram anunciados esta segunda-feira. O The New York Times venceu três galardões.
Coronavírus

UE e Portugal apoiam jornalistas timorenses

Apoio para comunicações, oferta de máscaras e compra de publicidade institucional são algumas das ajudas que a UE e Portugal adotaram para apoiar os meios de comunicação social em Timor-Leste.
Redes Sociais

Apanhado na rede

130
Os cidadãos consumidores de notícias têm responsabilidade porque deixaram de assinar ou comprar os grandes jornais de referência para consumir as redes e o sensacionalismo de alguns canais televisivos
Coronavírus

Jornalistas têm "tarefa fundamental", diz Guterres

O secretário-geral da ONU defendeu a "tarefa fundamental" dos jornalistas no combate à pandemia e exigiu aos governos a garantia de que estes possam fazer o seu trabalho em plena liberdade.
Coronavírus

Líderes europeus destacam papel da imprensa

Os líderes da Comissão Europeia, do Conselho e do Parlamento destacaram, no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a importância do jornalismo no contexto da pandemia da covid-19.
Imprensa

Combater fake news é um dos grandes desafios 

459
A CGTP considera que o combate às notícias falsas é "um dos grandes desafios para a democracia" e disse que continuará a denunciar a precariedade no setor e a defender melhores condições de trabalho.
Media

"Importa apostar na literacia mediática"

Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media defende que além da "indispensabilidade" da luta pela salvaguarda da liberdade de expressão "importa apostar decisivamente na literacia mediática".
Coronavírus

Marcelo pressiona: "Estado deve apoiar os media" 

1499
Presidente inicia semana a ouvir patrões dos órgãos de comunicação social. Critica "discurso anti-mediático" e pressiona Governo a garantir apoios porque está em causa "democracia inteira e completa".
Coronavírus

Bruxelas preocupada com restrições ao jornalismo

A União Europeia expressou preocupação com as restrições à liberdade de imprensa impostas em alguns países durante a pandemia e destacou a importância do trabalho da comunicação social.
Noticiário

9h. Jogadores de futebol preocupados com seguros

Presidente do sindicato dos jogadores em direto nesta edição, onde falamos também dos atletas de alto rendimento com os Jogos Olímpicos em risco. A abrir, Rui Moreira com avisos sobre a TAP
Media

Fake News. Relatório alerta para censura dos média

As medidas de combate à desinformação, "por trás da capa de propósitos alegadamente legítimos e leis", poderão levar à "censura e à supressão do pensamento crítico", avançou o relatório.
Coronavírus

Número de mortes por Covid-19 pode ser maior

289
De acordo com uma análise do Financial Times, em 14 países há 45 mil mortes por esclarecer, entre março e abril deste ano. Para a publicação, as vítimas mortais da Covid-19 pode ultrapassar as 300 mil
ERC

ERC: Oferta nas Antenas 1, 2 e 3 não chegou a 1%

No relatório "Os Menores e a Rádio de Serviço Público", a ERC afirma que estes programas que visam entreter "são tendencialmente" de menor duração e incluem concursos/jogos, humor e diversos.
TVI

"Compra da TVI é feita com capitais próprios"

117
Empresário nortenho diz que apenas fez um acordo com a Prisa para a aquisição de uma posição minoriária de 30% da Media Capital, não estando prevista a compra do restante capital.
Coronavírus

PR "tem sido um aliado na defesa" dos media

A presidente do Sindicato dos Jornalistas, que reuniu esta sexta-feira com o Presidente da República, diz que este "tem sido um aliado na defesa" dos media e "está a par das fragilidades do setor".
Coronavírus

PCP propõe apoio para media locais, Lusa e RTP

112
O PCP propôs um programa de apoio às rádios locais, imprensa regional, agência Lusa e RTP devido à pandemia, defendendo que Estado não deve apoiar grupos económicos que o dominam.
Coronavírus

ONU alarmada com restrições à comunicação social

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos alertou para a aproveitamento da pandemia como "pretexto para restringir a informação e reprimir as críticas", lamentando ataques a jornais.
Comunicação Social

Mário Ferreira acordou ficar com 30% da TVI

118
Dono da Douro Azul fechou acordo com a Prisa para ficar com 30,22% da empresa que detém a TVI. Negociações com os espanhóis iniciaram-se após negócio falhado com a Cofina.
Comunicação Social

Anunciantes reclamam estímulos para publicidade

Associação Portuguesa de Anunciantes pede "um desagravamento fiscal de 30% para todos os investimentos realizados em 2020" na compra de espaço publicitário nos "media" nacionais.
Coronavírus

Marcelo chama comunicação social a Belém

237
Presidente começa a ouvir sexta-feira o sindicato, representantes do setor e administradores da comunicação social. Vários dias de audições para chamar a atenção para "pilar essencial" da democracia.
Media

Fidelidade compra 8 mil assinaturas de 8 jornais

427
Acordo inclui a compra de 1000 assinaturas do Observador. As assinaturas vão ser distribuídas por funcionários (para apoiar no teletrabalho) e parceiros da seguradora.
Coronavírus

Rio considera injusto apoio à comunicação social

1829
Através de uma publicação no Twitter, o presidente do PSD considerou injusto que o Governo dê 15 milhões às empresas de comunicação social "quando não o faz às outras".
Liberdade de Imprensa

Guiné com maior queda na liberdade de imprensa

De acordo com o índice que classifica a liberdade de imprensa no mundo e avalia 180 países, entre os países lusófonos, Guiné-Bissau, Brasil e Moçambique registaram piores resultados.
Coronavírus

28 jornalistas agredidos na Venezuela

Na primeira quinzena de abril, registaram-se 28 agressões a jornalistas na Venezuela, maioritariamente pelas forças de segurança. O número sobe para 62 quando contabilizado desde janeiro.
Coronavírus

Sindicato: lay off da Global Media é "indigno"

O Sindicato dos Jornalistas apela a que todos os profissionais abrangidos pelo lay-off na Global Media se apresentem ao trabalho, por considerar a decisão "particularmente grave e indigna".
Coronavírus

Cofina considera ajuda aos media insuficiente

360
Questionado sobre o pacote de ajuda à comunicação social anunciado pelo Governo na sexta-feira, o presidente da Cofina disse que é "absolutamente insuficiente".
Coronavírus

Global Media com lay-off de 538 trabalhadores

O lay-off da Global Media, grupo que detém títulos como Diário de Notícias (DN), Jornal de Notícias (JN) e a rádio TSF, entre outros, vai abranger 538 trabalhadores.
Comunicação Social

Áustrália quer Facebook a pagar notícias a jornais

Vai ser criado um código de conduta obrigatório, que deverá cobrir questões como a troca de dados, a classificação e a visualização das notícias, o pagamento e o intercâmbio das receitas geradas.
Coronavírus

Denunciadas violações da liberdade de imprensa 

A organização Repórteres Sem Fronteiras pediu à ONU e à OMS que façam um apelo aos Estados-membros que violem a liberdade de imprensa "para respeitarem esse direito fundamental".
História

Há 90 anos, BBC anunciava: "Hoje não há notícias"

263
A 18 de abril de 1930, a BBC abriu o noticiário da noite a dizer que não havia notícias naquele dia. O momento ficou para a história do jornalismo. Passados 90 anos, contrasta com os tempos de hoje.
Portugal 2020

Nação valente

301
Se numa face da moeda mediática temos a ignorância, na outra face torna-se cada vez mais clara a opção política por um poder central e administrativo que desconsidera a capacidade das gentes do Norte.
ERC

Transparência dos media em consulta pública

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) colocou esta sexta-feira em consulta pública o regulamento sobre transparência dos principais meios de financiamento dos media.
Comunicação Social

Diário de Notícias e TSF entram em layoff 

1143
Jornal e rádio vão aderir ao layoff com redução do horário de trabalho a partir de segunda-feira. No DN, os cortes nas horas trabalhadas serão superiores para os salários mais altos e para chefias.
Coronavírus

Governo apoia media com 15 milhões de euros

6096
Governo pretende começar os pagamentos já em abril. Dos 15 milhões, 75% serão para órgãos nacionais na componente "informação generalistas”. Os restantes 25% serão para a imprensa regional. 
Iniciativas Observador

SCML patrocina abertura de conteúdos premium

Numa parceria com o Observador, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai patrocinar a abertura de conteúdos premium para todos os leitores, mesmo que não sejam assinantes.
TVI

Guerra entre Cofina e Prisa em tribunal arbitral

A espanhola Prisa vai para tribunal arbitral para exigir caução de 10 milhões de euros entregue pela Cofina que depois desistiu de comprar a Media da Capital, dona da TVI.
Coronavírus

ERC: até agora nenhum título pediu a suspensão

Entidade Reguladora para a Comunicação Social anunciou que "até ao momento [...] não tem conhecimento de suspensão de publicação de títulos", mas existem já pedidos para alterar suporte para "online".
Coronavírus

Media. Medidas abrangem imprensa regional e local

A medida de emergência para o setor dos media, no âmbito do impacto do novo coronavírus, tem "em conta a imprensa regional e local", esclareceu o secretário de Estado Nuno Artur Silva.
Coronavírus

Imprensa regional enfrenta dificuldades

A imprensa regional está a atravessar dificuldades devido à pandemia de covid-19. Cerca de trinta publicações regionais deixaram de imprimir. Mais de metade corre o risco de fechar.
Imprensa

Demitiram-se os diretores do DN

303
Ferreira Fernandes e Catarina Carvalho pediram a demissão dos cargos que ocupavam na direção do jornal. Administração aceitou e nomeou Leonídio Paulo Ferreira como diretor interino
Noticiário

20h. Estado de emergência "deverá ser prorrogado"

Ministro da Administração Interna diz que Governo está "inteiramente em sintonia" com o Presidente da República no sentido de prolongar o estado de emergência a partir de 17 de abril.
Angola

Jornalista angolana agredida retira queixa

A jornalista angolana que acusou a escolta do governador do Namibe de a agredir na passada quinta-feira decidiu retirar a queixa. Em causa está um pedido de desculpas formal do governo provincial.
Jornais

Grupo Diário de Coimbra em 'lay-off' parcial

154
As quatro publicações jornalísticas do grupo Diário de Coimbra estão em 'lay-off' parcial desde sexta-feira, na sequência das dificuldades criadas pelo estado de emergência devido à covid-19.
Coronavírus

Revista alemã tenta explicar "o milagre português"

21608
Revista Der Spiegel tenta perceber porque é que Portugal tem números que "não são tão maus assim", em comparação com Espanha. Atuação rápida, vacinas contra a tuberculose ou... um milagre de Fátima?
Bloco de Esquerda

BE pede apoio "urgente" de 15 milhões para media

7204
Deputado Jorge Costa defende plano de emergência para acudir a comunicação social, que diz correr o risco de ser "silenciada", numa consequência indireta da pandemia. Pacote de apoio teria condições.
PS

PS faz queixa na ERC contra Correio da Manhã

882
Ana Catarina Mendes entregou uma queixa nesta sexta-feira contra um artigo do CM. Jornal noticia de forma errada que pedófilos e homicidas poderão ter perdão de pena neste período de exceção.
Google

França diz que Google tem de pagar por jornais

O regulador francês para a concorrência ordenou a Google a negociar "de boa fé" uma contrapartida pela utilização de conteúdos editoriais dos publishers daquele país.
Coronavírus

New York Times: "Portugal merece admiração"

7110
Um médico disse ao jornal norte-americano que Portugal agiu de "forma eficiente". Jornal norte-americano considera que a tarefa de António Costa foi facilitada pelo apoio da oposição.
Donald Trump

Trump hostiliza, processa e acusa os "media"

145
Um relatório sobre a liberdade de imprensa revela que "pela primeira vez na história" um Presidente norte-americano processou meios de comunicação por alegada difamação.
Coronavírus

Jornal Região de Leiria oferece máscaras 

Cada exemplar do Região de Leiria, na edição de quinta-feira, vai incluir a oferta de uma máscara de proteção. Tiragem conta com cerca de oito mil exemplares. Restantes serão dadas a instituições.
Coronavírus

"Mordaça". Sánchez deixa cair seleção de perguntas

467
Após acusações de censura, os jornalistas vão poder fazer perguntas diretamente ao primeiro-ministro. Até agora, questões eram enviadas por WhatsApp e pré-selecionadas por secretário de Estado.
País

Observamos em Casa, com leitores e marcas 

269
Em março, o Observador continuou a dar informação de qualidade. Bateu recordes, adaptou-se e encontrou a solução para ir ao encontro dos portugueses enquanto estão em casa, sem esquecer as marcas.
Observador

Observador duplica audiência em Março

1524
A procura de informação sobre a pandemia gerou o maior tráfego de sempre da história do Observador. Artigos de fundo e explicadores entre os mais lidos. Número de assinantes também teve grande aumento
Facebook

Facebook. 100 milhões para apoiar jornalismo

286
O Facebook prometeu investir 100 milhões de dólares para ajudar a indústria do jornalismo "numa altura em que a publicidade está a descer".
Coronavírus

EDP e CMTV dão equipamentos de proteção a lares

A iniciativa, denominada "Heróis de Máscaras", arranca com uma dotação inicial de 500 mil euros e passa por entregar máscaras, luvas, óculos de proteção e batas descartáveis em lares de idosos.
Coronavírus

Uma carta da Polónia, com orgulho nos portugueses

629
Ter opiniões diferentes é óptimo e vai ajudar-nos muito a sairmos da crise económica que já se está a formar muito rapidamente, mas espalhar notícias falsas é uma traição que ajuda os nossos inimigos.
Coronavírus

Media tradicionais perdem 40 a 50% da publicidade

Surto de Covid-19 provoca dificuldades acrescidas a mercado publicitário dos media tradicionais que estavam a braços com um problema criado pelas grandes plataformas digitais.
Noticiário

18h: Misericórdias desconhecem situações de abuso

Nesta edição, o Observador falou com o presidente da União das Misericórdias. Manuel Lemos desconhece qualquer indicação, ou, imposição de internato para os trabalhadores dos lares.
Coronavírus

Eco e Marketeer subscrevem plano do Observador

O jornal Eco e o Multipublicações Media Group, detentor da revista Marketeer, subscreveram esta quarta-feira o plano para a Comunicação Social elaborado pelo Observador e já proposto ao Governo.
Coronavírus

Observador propõe plano para a Comunicação Social

557
O Observador fez chegar ao Governo um plano de apoio à comunicação social para este período em que o sector perdeu grande parte das receitas. O valor do empréstimo depende do número de trabalhadores.
Coronavírus

Brasil. Jornais unificam capas em combate ao vírus

Pela primeira vez na história, os principais jornais do Brasil publicaram a mesma capa. Em causa está a uma campanha de apoio ao combate à Covid-19 e à desinformação
Óbito

Morreu o ex-jornalista Paulo Silva

254
Paulo Silva era vice-presidente da Casa da Imprensa e assessor de comunicação da Câmara de Gondomar. Morreu no IPO do Porto, onde estava internado. Tinha 59 anos.
Coronavírus

Media privados exigem apoio ao Governo

A Plataforma de Media Privados (PMP) expressou a sua "preocupação face à ausência de um programa de ação dirigido aos media" entre as medidas de choque económico anunciadas pelo Governo.
Coronavírus

Jornalistas pedem jornais em zonas interditas

Após ter tido a informação de que os títulos de imprensa "não chegaram às bancas de Ovar", o Sindicato dos Jornalistas pediu ao Governo que garanta que toda a população tenha acesso à informação.
TVI

Negócio de compra da TVI ainda não morreu 

Cofina propôs resolução de contrato de compra da Media Capital, mas só se a Prisa não aceitar mudar termos (preço) da operação. Se espanhóis não aceitarem, o negócio cai e Cofina vai revelar motivos.
Cultura

Jornal de Letras celebra 40 anos

O diretor afirmou que só foi possível publicar o jornal "depois do 25 de Abril", tendo contribuído para "um espírito de tolerância, de diálogo [e] de sentido crítico" na cultura.
TVI

Tudo o que correu mal no negócio Cofina/TVI /premium

Dificilmente haveria semana pior para fechar o aumento de capital na bolsa, mas a operação falhou por menos de 3 milhões de euros. Há outras razões para a Cofina desistir de comprar a Media Capital.
TVI

Venda da TVI. Prisa vai agir contra Cofina

434
Cofina anunciou que não estão reunidas as condições para concretizar a compra da Media Capital, que tem a TVI. Os espanhóis da Prisa vão iniciar ações contra a Cofina para cumprir contrato de venda.
Morte

Morreu Rafael Correia, autor de Lugar ao Sul

1589
Rafael Correia, antigo realizador da RDP/Antena 1 e autor do programa Lugar ao Sul, no qual percorria Portugal, morreu esta sexta-feira aos 82 anos. O jornalista reformou-se em 2008.
Coronavírus

Imprensa escondeu informação sobre o coronavírus?

Artigo amplamente partilhado no Facebook diz que a comunicação social esconde dados importantes sobre o novo coronavírus para manter a população “ignorante no assunto”. É falso.
Operação Marquês

Sócrates. CM absolvido por divulgar interrogatório

562
Para a juíza, a divulgação dos interrogatórios, "para além de informar, permitiam verificar a credibilidade da informação". Os responsáveis editoriais acusados de desobediência foram absolvidos.
RTP

BE quer ouvir presidente da RTP e Nuno Artur Silva

O Bloco de Esquerda apresentou um requerimento onde pede audições, com caráter de urgência, do presidente do Conselho de Administração da RTP e do secretário de Estado da Comunicação Social.
RTP

RTP. ERC não deteta "razões de natureza política"

Entidade Reguladora para a Comunicação Social não detetou "razões de natureza política" no processo de mudanças da direção de informação da RTP, garantindo que "eram questões de opções editoriais".
ERC

Desinformação. ERC defende registo de "sites"

Para o vice-presidente da ERC, "a estratégia de quem quer combater notícias falsas, desinformação, tem de passar por incentivar o registo" de "sites" para que o regulador tenha controlo sobre estes.
China

Aumenta assédio chinês sobre jornalistas em 2019

O inquérito revelou os "esforços sistemáticos" do Estado chinês para "abafar reportagens factuais da imprensa estrangeira que não se encaixam na imagem global que o regime chinês quer cultivar".
Jornais

‘Notícias Viriato’: um novo caso ‘República’? /premium

1297
O "Notícias Viriato" é verdadeiramente livre e independente, o que se paga caro num país que ainda é, na mentalidade de muitos, corporativista.
PREC

Naquele tempo /premium

O importante é que naquele tempo tinha havido bons chefes, o combate fora de vida ou de morte e ganhara a vida e tínhamos colectivamente acreditado. Naquele tempo foi assim. E hoje? 
Presidente Trump

Campanha de Trump processa The New York Times

Em causa está um artigo publicado em março de 2019 que contém, no ponto de vista da equipa de Trump, afirmações "100% falsas e difamatórias" relativas à interferência russa na eleição de 2016.
TVI

Dona da TVI perdeu 55 milhões em 2019

No ano em que foi anunciada a venda à Cofina, a Media Capital passou dos lucros aos prejuízos. Evolução traduz a perda da liderança das audiências na televisão para a SIC.
Media

Locutora portuguesa expulsa de rádio suíça

262
Cristina Rodrigues dirigia o programa "Portugalidades" na rádio suíça Citè Genève e foi afastada sob acusação de ter favorecido em antena um candidato à câmara de Genebra.
Comunicação Social

Mais um passo dado para a Cofina comprar a TVI 

O período de exercício dos direitos de subscrição das novas ações decorrerá entre as 08h30 do dia 25 de fevereiro e as 15h00 do dia 10 de março de 2020, inclusive", diz o aviso.
Óbito

O homem mais livre que existia em Portugal /premium

128
Vasco Pulido Valente escrevia e dizia sempre o que pensava, e sempre sem qualquer medo e sem calculismos. Nada nem ninguém o condicionava.
Imprensa

A minha experiência com Vasco Pulido Valente

208
Até agora não li quem o lembrasse como jornalista, que também o foi. Surpreendeu-me a abertura, a alegria e a energia para trabalhar com os mais novos. A porta do seu gabinete estava sempre aberta.
Media

Governo aprova para a Lusa 12,8 milhões

228
Para Nicolau Santos, trata-se de "um valor expectável", muito embora aguarde o "reforço das verbas que foram aprovadas na Assembleia da República" para a Lusa "poder fazer face aos compromissos".
Jornalismo

Portugal não disposto a pagar por notícias online

Em Portugal apenas 7% das pessoas pagam por notícias disponíveis na internet, refere um estudo da OberCom. No mesmo patamar figuram países como a Grécia, Hungria, Chile ou República Checa.
ERC

Titularidade da Media Capital é agora da Cofina

A ERC aprovou a passagem de titularidade da Media Capita para a Cofina. A dona do Correio da Manhã compromete-se a ser "uma plataforma mais competitiva", capaz de assegurar "diversidade de conteúdos".
Rádio

Comunidade brasileira em Portugal cria nova rádio

O projeto vai dinamizar entrevistas com personalidades com relações fortes com o Brasil e Portugal e vai ter um espaço de aconselhamento jurídico com um doutorando brasileiro na Faculdade de Direito.
ERC

ERC obriga TVI a transmitir resposta da IURD

Deliberação da ERC resulta de um recurso apresentado pela IURD, na sequência de uma reportagem transmitida em 2019 sobre um alegado esquema de adoções ilegais.
IURD

ERC: TVI transmite direito de resposta da IURD

TVI tem de transmitir no Jornal das 8 desta sexta-feira um texto de resposta da Igreja Universal do Reino de Deus. Em causa está uma reportagem sobre um alegado esquema de adoções ilegais.
Rádio

Ouça aqui em direto a Rádio Observador

Em direto 24 horas por dia. Notícias atualizadas, música e programas de informação, debates, entrevistas e comentário.
A página está a demorar muito tempo.