Media

Jornalismo

Entrevista a Miguel Sousa Tavares

João Miguel Tavares coloca jornalistas influentes na pele de entrevistados. E que nome de programa é este? É o artigo da Constituição dedicado à liberdade de imprensa.
Rádio Observador

Rosa Cullell. "A TVI não está à venda"

Era para ter vindo por quatro anos e vender a TVI. Acabou por ser presidente executiva da Media Capital durante oito e não vender a estação. Agora sai de Queluz, mas não de Portugal.
Media

Media Capital. Luís Cabral substitui Rosa Cullell

O presidente executivo das rádios da Media Capital é o escolhido para liderar a dona da TVI. Decisão foi comunicada à CMVM esta tarde. Pais do Amaral e Pires de Lima saem do Conselho de Administração.
Rádio Observador

José Manuel Pureza na Rádio Observador 

O deputado do Bloco de Esquerda é entrevistado no programa Manhãs 360 para falar do programa eleitoral do partido. A entrevista começa pode ser ouvida em direto aqui.
Moçambique

Moçambicanos querem formação sobre 'fake news'

A semanas do início da campanha para as eleições gerais, jornalistas moçambicanos consideram que deve haver formação para distinguir notícias falsas para criar consciência do impacto das 'fake news'.
Jornalismo

Portugueses estão atentos às fake news

Os portugueses são utilizadores de Internet conscientes do problema da desinformação, apontam investigadores com base em questionários internacionais.
Jornalismo

Trabalho do Observador vence prémio de fotografia

1.114
O fotojornalista Diogo Ventura, colaborador do Observador, venceu o Concurso Nacional de Fotografia Anacom na categoria jovem. A fotografia galardoada foi feita na manifestação dos coletes amarelos.
Comunicação Social

Global Media. Salários não foram pagos

Trabalhadores do grupo que detém o Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF, entre outros meios, disseram à Lusa que não tinham recebido o salário no último dia útil do mês.
Rádio Observador

"Jet Lag" em direto na Rádio Observador

As histórias mais surpreendentes noutros fusos horários. Contadas todas as manhãs pela Filomena Martins, às 7h50, na Rádio Observador.
Rádio Observador

"O primeiro de muitos dias" da Rádio Observador

Às 7h da manhã desta quinta-feira, a Rádio Observador dava o primeiro sinal de emissão. Foi o início de uma nova forma de comunicar, tal como será de agora em diante. Aconteça o que acontecer.
Rádio Observador

Fotos de bastidores. Nasceu a Rádio Observador

168
Às 6h57 desta quinta-feira foram abertos os microfones da Rádio Observador pela primeira vez. Será sempre assim, todos os dias, 24 horas por dia. Aconteça o que acontecer. Veja os bastidores.
Rádio

Imperdíveis. Laurinda Alves recebe Salvador Sobral

549
Laurinda Alves traz à rádio conversas intimistas com entrevistados inspiradores. Salvador Sobral é o primeiro convidado de "Imperdíveis". Para ouvir este domingo às 11h na Rádio Observador.
Jornalismo

É contra a direita? Então vale tudo /premium

651
A campanha do Guardian contra Boris Johnson mostra como o jornalismo de esquerda, perante os políticos de direita, recorre a todos os truques sujos de que normalmente acusa esses políticos.
Observador

João Miguel Tavares e Rui Ramos juntos na rádio

Um é jornalista, o outro é historiador. Para falar de história a propósito da actualidade, vão estar na Rádio Observador, todas as quartas depois das 13h, com "E o resto é História".
Acidentes e Desastres

Chernobyl. Regresso aos recortes de jornal de 1986 /premium

173
O desastre de 1986 chegou aos jornais portugueses com 3 dias de atraso. Ficou durante menos de um mês, em que Cavaco Silva admitiu uma central nuclear no País: o tema foi substituído por Saltillo.
Observador

Ana Filipa Rosa anima os fins de tarde da rádio

Foi locutora da RDP Internacional e da rádio infantil Zig-zag. Ana Filipa Rosa vai estar na Rádio Observador todas as tardes, das 17h00 às 20h15. Brevemente. Aconteça o que acontecer.
Observador

Ricardo Conceição edita os fins de tarde na rádio

É editor executivo do Observador e tem 20 anos de rádio no grupo Renascença. Ricardo Conceição vai estar na Rádio Observador todas as tardes, das 17h às 20h15. Brevemente. Aconteça o que acontecer.
Observador

Eduardo Sá vai desenvencilhar-nos a vida na rádio

304
Psicólogo e uma das vozes mais conceituadas para falar de pais e filhos, escolas, tribunais e amor. Vai estar na Rádio Observador todas as tardes, depois das 17h. Aconteça o que acontecer.
Observador

Filomena Martins traz "Jet Lag" à Rádio Observador

223
Esteve nas direções do DN, CM e Sábado e é diretora adjunta do Observador. Filomena Martins traz histórias surpreendentes com "Jet Lag" à Rádio Observador. Brevemente. Aconteça o que acontecer.
Observador

Miguel Pinheiro elege "O Bom, o Mau e o Vilão"

Dirigiu a revista Sábado durante 9 anos e é diretor-executivo do Observador. Todas as manhãs escolhe "O Bom, o Mau e o Vilão" nas manhãs da rádio. Brevemente. Aconteça o que acontecer.
Observador

Judite França nas manhãs da Rádio Observador

507
Dirigiu a Agência Financeira e foi grande repórter da TVI. A jornalista Judite França vai estar todas as manhãs na Rádio Observador, das 7h às 11h. Brevemente, em FM e online. Aconteça o que acontecer
Observador

Pedro Sousa comenta desporto na Rádio Observador

189
É comentador do Canal 11, esteve na Renascença e na TVI. Pedro Sousa vai estar todas as manhãs a comentar as notícias de desporto, depois das 8h00, na Rádio Observador.
Observador

Paulo Ferreira nas manhãs da Rádio Observador

274
Esteve nas direções da RTP, Público e Jornal de Negócios. Paulo Ferreira vai agora estar todas as manhãs na Rádio Observador. Brevemente, em FM e online. Aconteça o que acontecer.
Observador

Maria João Simões anima manhãs da Rádio Observador

417
Foi animadora das manhãs da RFM e da Comercial e apresentadora na RTP e na SIC. Vai estar todas as manhãs na Rádio Observador. Brevemente, em FM e online. Aconteça o que acontecer.
Observador

José Manuel Fernandes em Contra-Corrente na rádio

102
Foi um dos fundadores do Público e é publisher do Observador. José Manuel Fernandes vai estar todas as manhãs em "Contra-Corrente", na Rádio Observador. Em FM e online. Aconteça o que acontecer.
Observador

Rádio Observador está a chegar. Veja como vai ser

O Observador vai ser também uma rádio, FM em 98.7 na Grande Lisboa, brevemente também no Porto. E online, claro. Veja aqui algumas das figuras que o vão manter informado. Aconteça o que acontecer.
Observador

Rádio Observador. David Cristina vai fazer-nos rir

113
Foi investigador de genética, assessor do governo e diretor de investimentos. Agora vai dizer disparates e fazer-nos rir, na Rádio Observador. Brevemente, em FM e online. Aconteça o que acontecer
Observador

Carla Jorge de Carvalho nas manhãs da nossa Rádio

376
É um regresso à rádio depois de 18 anos pivô como na SIC Notícias. Carla Jorge de Carvalho vai estar todas as manhãs na Rádio Observador. Brevemente, em FM e online. Aconteça o que acontecer.
Observador

A Rádio Observador está a chegar. Espreite aqui

4.164
O Observador vai ser também uma rádio, FM em 98.7 na Grande Lisboa, brevemente também no Porto. E online, claro. Veja aqui algumas das figuras que o vão manter informado. Aconteça o que acontecer.
Cartoon

NY Times deixa de publicar cartoons após polémica

225
The New York Times vai deixar de publicar ‘cartoons’ na sua edição internacional, na sequência da polémica que envolveu um desenho do cartunista português António, considerado antissemita.
Cinema

Spielberg, terror e um novo serviço de streaming

Vai chamar-se "After Dark", terá entre 10 a 12 episódios disponíveis entre a meia noite e o nascer do sol. Vai passar no Quibi, plataforma de vídeos até 10 minutos para dispositivos móveis.
Macau

Macau. 3 anos de prisão para notícias tendenciosas

267
"O que significa este termo, notícias tendenciosas?", como é que a população pode "evitar cair na 'armadilha' e não ir parar dois anos à prisão?", perguntou o único deputado português.
Liberdade de Imprensa

Mundo. A liberdade de imprensa está em declínio

A organização norte-americana diz que o mundo registou acentuados recuos na informação. Os ataques de Trump à imprensa influenciaram declínio, que também se verifica na Europa.
Estados Unidos da América

EUA apontam dedo aos políticos pelas fake news

As pessoas que acedem a notícias através de redes sociais são as mais vulneráveis a lerem e partilharem desinformação, revela um estudo. O povo dos EUA acredita também que o problema se vai adensar.
Media

Observador ganha prémio Imprensa e Digital — Media

387
Os prémios Marketeer distinguem marcas em Portugal em 34 categorias. Outros vencedores na área da comunicação social foram a SIC e a Rádio Comercial.
Governo

Portugal é um "paraíso progressista"? Nem por isso

682
A avaliação é do jornal espanhol El Confidencial em Portugal, que fala do socialismo "contido" de Costa e as suas "ilusões de ótica". Porém, destaca o fracasso da extrema-direita — e atribui-o ao PCP.
Igreja Católica

Fake News. "Querem que o Papa dê passo em falso" /premium

277
Nello Scavo, autor de "Fake Pope", diz em entrevista que o Papa é atacado por motivos políticos, económicos e ideológicos e em todo o mundo. Desmontou 77 fake news sobre Francisco para o provar.
Observador

5 anos de Observador. A festa e a futura rádio

O Observador fez 5 anos e abriu as portas da redação, dia 22. A festa contou com visita do Presidente da República, concerto dos Capitão Fausto, uma nova revista e pistas sobre a rádio que vai nascer.
Observador

Observador celebra 5º aniversário com nova revista

Já começa a ser uma tradição do mês de maio, mas este ano vem com brinde especial: a revista de quinto aniversário do Observador oferece dois livros inéditos à escolha. Por apenas 5,90 euros.
RTP

Precários da RTP questionam Governo 

Numa carta aberta os 123 precários da RTP questionam "quando vão finalmente ser homologados os processos dos 51 trabalhadores precários que obtiveram parecer positivo" da CAB.
Jornalismo

As revelações de Marcelo nos 5 anos do Observador

1.073
Praticante de "ioga e meditação transcendental", o "otimista realista" esteve na festa dos cinco anos do Observador. Falou dos hábitos noctívagos, de um acidente de automóvel e do convívio com Costa.
Sindicatos

Sindicato condena agressão a equipa da CMTV

Segundo o sindicato, "um dos adeptos, que aparentava estar embriagado, começou por dizer ao repórter de imagem que não gostava da CMTV" tendo, de seguida, dado um soco ao operador de câmara.
Fotojornalismo

Exposição do fotojornalista Mário Cruz prolongada

Inaugurada em abril, a exposição recebeu um elevado interesse dos visitantes e foi premiada na categoria Ambiente do Prémio Estação Imagem. Em junho, o fotojornalista fará ainda duas visitas guiadas.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo apela a soluções para a crise nos media

Para Marcelo Rebelo de Sousa "comunicação social em crise é democracia em crise". O Presidente da República, em resposta ao estado do setor, apelou aos políticos "um programa de emergência".
Media

Grupo Media Capital com prejuízo de 1,4 milhões

O grupo de comunicação social defende que os dados são normais para o primeiro semestre do ano, devido à sazonalidade. No final do ano, o grupo espera que a performance volte a crescer.
Jornalismo

Direitos das mulheres. Jornalista morta a tiro

6.397
A ex-apresentadora televisiva Mena Mangal foi assassinada quando ia para o trabalho. Dois atacantes balearam a jornalista que trabalhava principalmente temas ligados aos direitos das mulheres.
António Costa

Obviamente, não se demitiu /premium

1.046
À semelhança dos cachorros da lenda os profissionais do comentário ouvem as campainhas e reagem em conformidade, no caso em auxílio do dono que ameaçava repetir o trágico resultado eleitoral de Seguro
Facebook

Cofundador quer dividir Facebook em várias partes

Chris Hughes, um dos fundadores do Facebook, escreveu um artigo de opinião no The New York Times a criticar o poder de Mark Zuckerberg e do monopólio da empresa que também tem o Instagram e WhatsApp.
Venezuela

Venezuela. Militares bloqueiam acesso à Assembleia

Discute-se esta terça-feira na Assembleia o regresso do país ao TIAR, pacto interamericano de defesa mútua. Os militares impediram o acesso da imprensa à sessão e apoiantes de Maduro protestam na rua.
Myanmar

Myanmar liberta jornalistas da agência Reuters

Os dois jornalistas foram detidos em dezembro de 2017, quando estavam a investigar o massacre de rohingyas. O "interesse nacional a longo prazo" pesou na decisão tomada pelo presidente Win Myint.
RTP

Lucro da RTP atingiu os 330 mil euros em 2018 

A transmissão do Festival da Eurovisão e do Mundial de Futebol permitiram uma crescimento do lucro de 153%. A empresa salienta ainda que a dívida está "num patamar historicamente baixo".
África

Três lusófonos nos 100 africanos mais influentes 

A revista África Report colocou a gestora natural de Lisboa na 32ª posição da lista. João Lourenço, presidente angolano, surge em 82º e o economista Carlos Lopes surge três lugares depois.
The New York Times

NY Times faz editorial sobre cartoon de António

281
Depois de ter pedido desculpa e retirado o desenho do autor português por acusações de antissemitismo, o jornal publicou agora um editorial onde alerta para o aumento dos ataques contra judeus.
Jornalismo

Jornalista do Observador recebe menção honrosa

A Liga Portuguesa Contra o Cancro atribuiu o Prémio de Jornalismo de Imprensa a Vânia Maia e Luís Barra, da Visão, e de Audiovisual a Miriam Alves, Rogério Esteves e Rui Berton, da SIC.
Fotojornalismo

Fotojornalista português distinguido em Espanha

O fotojornalista de Leiria foi distinguido com um trabalho onde Marcelo Rebelo de Sousa surge ao lado de um agricultor, vítima dos incêndios. O prémio foi entregue pelo rei Felipe VI.
Donald Trump

Trump terá feito mais de 10 mil afirmações falsas 

195
Um projeto do Washington Post contou o número de afirmações falsas produzidas pelo presidente norte-americano. 22% das afirmações ocorreram durante os comícios de campanha para a reeleição de 2020.
Prémios e Galardões

Editor de fotografia do Observador ganha prémio 

794
João Porfírio, editor e fotojornalista do Observador, foi premiado este sábado no concurso que fotografia que decorre em Coimbra. O fotojornalista Leonel de Castro levou as duas melhores distinções.
Imprensa

Global Media: "Vamos despedir algumas pessoas"

Kevin Ho, administrador da KNJ que detém 30% da Global Media, confirmou despedimentos e uma "reestruturação" no grupo que tem títulos como o JN, a TSF ou o Diário de Notícias.
Fotojornalismo

World Press Photo no Museu de História Natural

Nesta exposição do maior prémio internacional de fotojornalismo, estarão em exibição imagens captadas por 43 fotógrafos, oriundos de 25 países. Entre os premiados está o português Mário Cruz.
Coimbra

Coimbra. Festival recebe exposição sobre o Idai 

"Resistir ao Idai" é o nome da exposição que junta trabalhos de fotojornalistas sobre a passagem do ciclone Idai por Moçambique. O festival recebe ainda mais oito exposições.
Bill Clinton

Jornalista diz ter visto Clinton a ler Kama Sutra

1.758
Emily Maitlis, jornalista da BBC, revela em livro um momento em que apanhou Bill Clinton, antigo presidente dos EUA, a ler o Kama Sutra antes de uma entrevista.
Media

CEO do grupo Global Media demitiu-se

178
Victor Ribeiro, presidente executivo do grupo Global Media, demitiu-se numa altura em que a empresa enfrenta nova reestruturação. Em fevereiro foi noticiado que ia haver nova vaga de despedimentos.
Cultura

Maria Alberta Menéres. Velório é esta terça-feira

6.377
A jornalista, poetisa e escritora portuguesa morreu na segunda-feira, aos 88 anos. O velório tem lugar na Basílica da Estrela, em Lisboa, esta terça-feira.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)