Media

Casa Branca

Casa Branca ameaça retirar credencial à CNN

Logo que a decisão do juiz federal caduque, o jornalista será de novo afastado da cobertura informativa da Casa Branca. Jim Acosta ficou sem credencial há nove dias, numa conferência de Imprensa.
Rússia

A CIA inventou a SIDA? As fake news do KGB /premium

505
Nos anos 80, o KGB convenceu meio mundo (inclusive gente nos EUA) que a SIDA tinha sido criada pela CIA para matar minorias. Como conseguiram? A resposta está nos Sete Mandamentos da Desinformação.
Estados Unidos da América

Fox News apoia rival CNN em processo contra Trump

128
A Fox News, apoiante declarada de Donald Trump, vai juntar-se à ação legal movida pela rival CNN contra o Presidente dos EUA, para recuperar a credenciação de um dos seus jornalistas.
Moçambique

Moçambique. Justiça avalia taxas sobre media

A reunião desta quarta-feira visa a harmonização de propostas de revisão da Lei de Imprensa e da nova Lei da Radiodifusão, bem como do Estatuto do Jornalista e da Carteira Profissional.
Moçambique

Ministro defende mais liberdade de imprensa

O primeiro-ministro moçambicano defende que liberdade de imprensa constitui um dos pilares do sistema democrático e do exercício da boa governação, porque favorece a livre transmissão de opiniões.
The New York Times

O surf da Nazaré em destaque no NY Times

1.727
O jornal The New York Times publicou este domingo uma reportagem onde dá a conhecer a vila piscatória da Nazaré. Com relatos de surfistas e locais apresenta uma visão encantadora do local.
Jornalismo

Jornalista do Observador vence prémio de ciência

335
Vera Novais recebeu o prémio da Comunidade Cética Portuguesa pelo jornalismo "de alta qualidade" na área da ciência. A cerimónia aconteceu este sábado no Museu de Leiria.
Media

Canal televisivo da FPF na Altice, NOS e Vodafone

"O '11' estará a partir do próximo ano em casa dos portugueses e será um importante instrumento de divulgação e promoção do futebol português", explicou o presidente da FPF, Fernando Gomes.
Politicamente Correto

Nascidos numa civilização, morreremos numa tribo? /premium

1.450
A histeria em torno das fake news, da imprensa de direita, das notícias reaccionárias… procura legitimar a censura e diabolizar qualquer análise à tribalização das sociedades ocidentais.
Media

Paulo Rego deixa de ser vice da empresa dona do DN

Rego sai depois de há um ano ter sido o rosto do accionista JKJ de Macau, que investiu 30% na Global Media Group. E-mail aos trabalhadores atrasa subsídio de Natal por problemas de tesouraria.
Papa Francisco

Papa elogia jornalismo de "pessoas para pessoas"

O papa Francisco elogiou os jornalistas que chamam de "injustiça à injustiça" e que realizam um jornalismo de "pessoas para pessoas" durante uma audiência.
Instituto Camões

Timor. Instituto Camões dá formação a jornalistas

O instituto Camões, em parceria com a União Europeia (UE), realiza uma formação sobre "literacia orçamental" no âmbito de um projeto de apoio à melhoria do setor das finanças públicas do país.
Comunicação Social

Jornalistas da SIC acusados por divulgação ilícita

O Ministério Público acusou jornalistas e o diretor de informação da SIC pelo crime de desobediência pela "reprodução ilícita de peças processuais" da Operação Marquês, em abril.
Nicarágua

Mais de 420 ataques à imprensa na Nicarágua

A imprensa e os jornalistas foram alvo de mais de 420 agressões, atos de censura ou ameaças de forças policiais ou de paramilitares em seis meses de crise política na Nicarágua.
RTP

Precários da RTP devem integrar quadros 

A ministra da Cultura garantiu esta terça-feira que os trabalhadores precários da RTP que já têm parecer positivo, no âmbito do programa de regularização laboral "terão de ser integrados nos quadros".
Media

Mentira, censura, subsídio... 

1.110
A esquerda política e jornalística sim, quer calar as vozes que a critiquem ou contrariem, nos media e nas redes sociais. A esquerda política e jornalística quer a censura em nome da «democracia».
Jornalismo

Jornalistas em grave risco na América Latina

Jornalistas latino-americanos advertiram para os graves riscos que enfrentam os profissionais da região, desde as perseguições judiciais e as campanhas de descrédito até à prisão.
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan afirma que rei Salman não matou Khashoggi

O presidente turco escreveu um artigo de opinião no Washigton Post a afirmar que não acredita que a ordem para matar o jornalista Jamal Khashoggi tenha vindo do rei da Arábia Saudita.
Angola

Angola. PR mexe nas administrações dos jornais

O Presidente angolano, João Lourenço, decretou mudanças nas administrações da Televisão Pública de Angola e da agência noticiosa ANGOP, bem como do grupo editorial que controla o Jornal de Angola.
Impresa

Grupo Impresa com lucro de 1,4 milhões de euros

A Impresa registou lucros de 1,4 milhões de euros até setembro, contra prejuízos de 165 mil euros um ano antes. Já a Media Capital subiu 25% nos primeiros nove meses do ano, para 12,1 milhões.
Moçambique

Televisão de Moçambique alarga acesso à informação

O canal público Televisão de Moçambique passa a emitir noticiários em cadeia nacional nas 15 línguas moçambicanas, permitindo a difusão de notícias para todo o país.
Eleições no Brasil

Denunciada intimidação a jornalistas no Brasil

124
A Human Rights Watch denunciou ameaças contra jornalistas que cobrem a campanha eleitoral brasileira, relatando perseguições e ataques físicos contra os profissionais de comunicação
Arábia Saudita

Khashoggi. CIA terá ouvido gravação da morte

Numa visita secreta, Gina Haspel terá tido acesso à gravação que revela o interrogatório e tortura a que foi sujeito o jornalista antes de ser morto, noticiou o jornal The Washington Post.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo defende a importância do jornalismo

122
Marcelo Rebelo de Sousa, e o jornalista José Alberto Carvalho, da TVI, defenderam perante alunos do ensino secundário de Mação, de Lisboa e do Porto a importância do jornalismo para a democracia.
Estados Unidos da América

Twitter remove contas de apresentador de rádio

O Twitter removeu esta terça-feira mais contas associadas ao apresentador de rádio de extrema-direita Alex Jones, pelo excesso de comportamentos abusivos que violam a política da rede social.
Liberdade de Imprensa

Trump aceita explicações sobre morte do jornalista

Esta sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos aceitou as explicações dadas pela Riade. No dia anterior disse que teriam de existir consequências graves.
Liberdade de Imprensa

Guterres preocupado com morte de Khashoggi

112
De a acordo com um comunicado divulgado pela ONU, António Guterres aponta para a "necessidade de uma investigação rápida, completa e transparente sobre as circunstâncias da morte" de Jamal Khashoggi.
Imprensa

Milionário quer entrar no capital do Le Monde

Esta transação permitiria a Daniel Kretinsky, checo que fez fortuna na energia e que se diversificou para a comunicação social, de garantir presença, indiretamente, no capital do diário francês.
Geopolítica

Londres, Paris, Berlim pedem investigação credível

Os chefes das diplomacias do Reino Unido, França e Alemanha publicaram uma declaração comum dirigida às autoridades sauditas em que exigem uma "investigação credível" ao desaparecimento do jornalista.
Geopolítica

Arábia Saudita recusa sanções e "acusações falsas"

A Arábia Saudita recusou que lhe venham a ser impostas sanções, depois da ameaça dos Estados Unidos de um "castigo severo", no âmbito do caso do desaparecimento de Jamal Khashoggi.
Presidente Trump

Khashoggi. Trump promete "castigo severo"

O presidente Donald Trump, admitiu que a Arábia Saudita possa estar por detrás do desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi e advertiu que, se for o caso, haverá um "castigo severo".
Arábia Saudita

Apple Watch de jornalista pode resolver mistério

Jamal Khashoggi, jornalista crítico do governo saudita, está desaparecido desde dia 2 de outubro. Acredita-se que foi assassinado e o Apple Watch que usava pode ser a chave para o caso.
Jornalismo

Observador ganha prémio de jornalismo

A reportagem "A Enxaqueca é muito mais do que uma dor de Cabeça", da jornalista Vera Novais, ganhou o 2º lugar da 7ª edição do Prémio de Jornalismo na área da Dor, da Fundação Grünenthal e da APED.
Arábia Saudita

Gravações provam tortura e morte de jornalista

407
"Washington Post" avança que autoridades turcas informaram os EUA de que existem gravações – imagem e som – que mostram que Jamal Khashoggi foi torturado e o seu corpo desmembrado.
Arábia Saudita

Príncipe herdeiro ordenou captura de jornalista

Segundo o Washington Post, foi o príncipe herdeiro da Arábia Saudita a ordenar a captura de Jamal Khashoggi, jornalista saudita desaparecido. Começam a surgir as identidades dos 15 homens envolvidos.
Fotojornalismo

Fotojornalista da Lusa vence prémio internacional 

126
Uma fotografia do fotojornalista José Sena Goulão, da Agência Lusa, vence prémio internacional de melhor foto de 2018 da Aliança de Agências de Notícias do Mediterrâneo (AMAN).
Hong Kong

Hong Kong. Londres pede explicações sobre visto

Jornalista do Financial Times teve visto recusado na sequência de uma palestra que organizou com um líder pró-independência de Hong Kong. Britânicos querem "explicação urgente".
Fortunas

Bezos destrona Gates e é o americano mais rico

Fundador da Amazon foi o primeiro a ultrapassar os 100 milhões de dólares de fortuna. Pela primeira vez desde 1994, Bill Gates não é o mais rico, deixando esse lugar para Jeff Bezos.
Parlamento Europeu

Europa. Novas regras para Netflix e Youtube

O Parlamento Europeu aprovou esta terça-feira a revisão da diretiva sobre serviços de comunicação social audiovisual, que passa a abranger as plataformas de partilhas de vídeos e serviços a pedido.
Estados Unidos da América

EUA e Canadá alinhados no novo acordo comercial

EUA e Canadá chegaram a acordo sobre a revisão do Acordo de Livre Comércio da América do Norte na noite de domingo. Documento do novo acordo tem 34 capítulos e está previsto para os próximos 16 anos.
Media

Fundador da CNN revela que sofre de demência

O magnata dos 'media' norte-americano Ted Turner, fundador do canal de informação CNN, revelou sofrer de demência de Corpos de Lewy, uma doença neurodegenerativa.
Imprensa

Afonso Camões deixa direção do Jornal de Notícias

O Conselho de Administração do Global Media Group atribuiu o cargo de Director Geral de Conteúdos ao jornalista Afonso Camões, que até agora ocupou o cargo de director do Jornal de Notícias.
Comunicação Social

Presidente do canal ABC demite-se após polémica

O presidente da cadeia australiana ABC, Justin Milne, demitiu-se hoje no seguimento de uma polémica sobre interferência política e independência dos meios de comunicação públicos.
Comunicação Social

Lusa reforça aposta nos países lusófonos

A Lusa vai reforçar a aposta nos países lusófonos, estando a negociar com órgãos de comunicação social de Angola e de Moçambique as divisas e o modelo de pagamento.
Jornalismo

Portugueses duvidam do que leem na Internet

Portugal é um dos países do mundo onde a população mais acredita nas notícias, começando também a existir preocupação sobre artigos falsos divulgados através das redes sociais.
Arábia Saudita

Mulher apresenta pela 1ª vez noticiário saudita

231
Weam Al Dakheel tornou-se, na quinta-feira, a primeira mulher a apresentar o jornal da noite na televisão estatal da Arábia Saudita.
ERC

ERC aprova mudanças na direção da Lusa

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) deu parecer favorável às mudanças na Direção de Informação da Lusa.
Televisão

África sempre

122
Este canal é um conceito próprio da RTP, sem paralelo no panorama internacional, oportunamente estabelecido no final dos anos noventa, quando ainda era possível lançar projetos desta envergadura.
Angola

Media angolanos tem excesso de trabalhadores

O ministro da Comunicação Social de Angola disse que encontrou vários problemas no setor que tutela, destacando o número excessivo de funcionários, entre eles "alguns trabalhadores-fantasma".
Media

Observador eleito jornal generalista de 2018

2.593
Depois de cinco vitórias consecutivas do Expresso, o Observador foi este ano eleito o jornal generalista de 2018 na 20.ª Edição dos Prémios Meios & Publicidade.
Media

Lusa assina protocolos com Angola

A agência Lusa assinou na terça-feira, em Luanda, três protocolos de cooperação com a televisão e rádio públicas de Angola, devendo, ainda esta semana, ser rubricados mais dois.
Comunicação Social

Revista Time vendida por 163 milhões de euros

A revista norte-americana foi comprada por Marc Benioff, diretor da Salesforce. O empresário garantiu que se trata de uma aquisição de família e que não se vai envolver nas decisões jornalísticas.
Liberalismo

The Economist: Os primeiros 175 anos /premium

Os 175 anos de The Economist e os 190 anos de The Spectator ajudam a perceber por que motivo não houve revoluções em Inglaterra nos últimos 329 anos.
Jornalismo

Luísa Meireles é a nova diretora da agência Lusa

121
A redatora principal do jornal Expresso vai assumir o cargo da direção da agência Lusa, antes ocupado por Pedro Camacho. Vítor Costa também foi integrado na direção editorial.
Ensino Superior

Três mestrados portugueses no ranking mundial

322
A Universidade Católica, a Nova SBE e a o ISCTE voltam a integrar o ranking mundial de mestrados em gestão do Financial Times. A Nova está ainda no top 10 mundial de mestrados em Gestão Internacional.
Presidente Trump

Trump quer investigação ao autor do editorial

Donald Trump pediu, esta sexta-feira, ao Departamento de Justiça norte-americano que apure a identidade do autor do editorial anónimo do The New York Times. Presidente alega segurança nacional.
Óbito

Morreu a locutora Maria José Mauperrin

114
Maria José Mauperrin foi a primeira realizadora de rádio em Portugal e uma das primeiras locutoras, tendo dado voz e criado programas na Emissora Nacional, Rádio Clube Português e Rádio Comercial.
Presidente Trump

Trump diz que novo livro de Woodward é uma fraude

Donald Trump classificou como uma fraude o livro do jornalista de investigação Bob Woodward sobre a sua presidência e acusou o autor de inventar as citações que surgem no texto.
The New York Times

Quem é o "garganta funda" da Casa Branca de Trump?

Um artigo de opinião lançou a discussão. Anónimo, com revelações sobre uma "resistência" dentro da Casa Branca, o artigo lançou os EUA numa discussão ao estilo das melhores conspirações.
Presidente Trump

Trump ataca artigo "cobarde" do New York Times

Donald Trump aproveitou um evento com xerifes de todo o país para classificar o artigo de opinião anónimo do The New York Times como "cobarde".
Presidente Trump

Opinião anónima no New York Times ataca Trump

O The New York Times publicou um artigo de opinião anónimo da autoria de um funcionário de um alto cargo da administração Trump, que afirma ser parte da "resistência silenciosa".
Estados Unidos da América

New Yorker desconvida Bannon para festival

Poucas horas depois de ter sido confirmado como convidado, o ex-conselheiro de Trump viu o convite ser retirado e chamou cobarde ao editor da New Yorker, que iria ser o entrevistador.
Adolescentes

Como convenci o jovem selvagem a ler jornais

265
Sempre castrador e intrusivo, o inimigo imperialista parental dignou-se a conceder algum do seu tempo ao jovem selvagem, tirou-lhe os "headphones" de jogo da secretária, e impôs-lhe algum guiamento.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)