20 slides em 20 segundos. Foi esta a proposta feita pelo ISCTE-Instituto Universtário de Lisboa (IUL) aos cerca de 90 alunos que completaram o doutoramento em 2013. 22 aceitaram o desafio e apresentam, esta terça e quarta-feira, os trabalhos que desenvolveram. O evento Ignite PhD, que adapta a metodologia Ignite de 20 slides em 15 segundos, está integrado na primeira Semana da Investigação desenvolvida pelo instituto e que decorre de 23 a 27 de junho.

Sendo o ISCTE-IUL um instituto dedicado ao ensino das ciências sociais, tecnologia e gestão, também os trabalhos de doutoramento apresentados esta terça-feira refletiram essa diversidade. Do financiamento das Instituições Particulares de Solidariedade Social aos serviços partilhados da Administração Pública, do ensino superior para adultos maiores de 23 à arte e arquitectura, um livro sobre a guerra ou uma aplicação estatística, são alguns dos exemplos.

No encerramento da Semana da Investigação, sexta-feira, serão entregues os prémios da quarta edição dos Prémios Científicos ISCTE-IUL, que distingue investigadores do instituto que tiveram os artigos científicos publicados em revistas científicas de referência. “São 60 artigos publicados em 2013 em revistas indexadas na Web of Science”, diz ao Observador Fernando Luis Machado, vice-reitor para a investigação.

As revistas são ordenadas num ranking segundo os critérios do Journal Citation Report. Serão premiados os artigos publicados em revistas que se mantiveram no primeiro e segundo quartil do ranking nos últimos cinco anos. Quatro mil euros para artigos das revistas no primeiro quartil e cerca de dois mil euros para os do segundo quartil. Um total de 200 mil euros que o ISCTE-IUL disponibiliza para os cientistas usarem no âmbito das investigações que desenvolvem.

Fernando Luis Machado destaca ainda outros eventos a acontecer pela primeira vez nesta semana, como a apresentação geral do programa Horizon 2020 e simulação da avaliação das candidaturas ou o workshop sobre bases de dados de revistas científicas. Ainda a conferência e workshop “Comunicação de ciência com os media”, com o jornalista e actual colaborador do instituto, Vasco Trigo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR