Ébola

Rep Democrática do Congo

O ébola continua por controlar. Porquê? /premium

A vacina travou o aumento explosivo de casos, os tratamentos têm reduzido a mortalidade, mas a desconfiança e os ataques a médicos e clínicas comprometem a resposta. Já morreram mais de 2.000 pessoas.
Ébola

Ébola está a chegar ao marco de 2 mil mortos

A Organização Mundial de Saúde disse que o surto de Ébola na RDCongo está a aproximar-se do marco histórico de dois mil mortos na epidemia que dura há mais de um ano.
Ébola

Epidemia de Ébola chega a uma terceira província

Foram registados dois casos confirmados em Kivu Sul, tendo um dos pacientes morrido. A República Democrática do Congo registou 257 novas infeções pelo vírus do Ébola nas últimas três semanas.
Rep Democrática do Congo

Ébola. Dois medicamentos reduzem número de mortos

Dois dos quatro medicamentos em teste na República Democrática do Congo mostraram bons resultados no tratamento dos doentes. Vão poder seguir para uma nova fase de ensaios clínicos.
Ébola

Ébola. Número de mortos aumenta para 1.868

Entre 17 de julho e 6 de agosto foram registados 257 novos casos em 18 zonas de saúde, elevando para 2.787 o número de casos e para 1.868 as mortes ligadas à doença.
República do Congo

Congo e Ruanda restringem viagens devido a Ébola

As pessoas que pretendam viajar entre a RDCongo e Ruanda, por razões não essenciais, vão precisar de autorização dos dois governos. A Organização Mundial de Saúde desencoraja a medida.
Ébola

ONU pede resposta "urgente" para epidemia de ébola

O surto da doença na República Democrática do Congo cumpriu, esta quinta-feira, um ano que foi declarado e já causou 1.813 mortos entre 2.701 casos registados, continuando sem estar controlado.
Ébola

Inciados novo teste de vacinas contra o Ébola

O teste da vacina da Janssen Pharmaceuticals envolve até 800 pessoas e é apoiado pela organização Médicos Sem Fronteiras e pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres.
Ébola

Ruanda fecha fronteiras terrestres com a RD Congo

Já são mais de 1.700 mortes pelo vírus Ébola na RDCongo nesta última epidemia. Anúncio acontece depois de confirmado o terceiro caso da doença na cidade de Goma, situada a poucos metros de Ruanda.
Ébola

Missão enviada para combater Ébola na RDCongo

A União Africana quer ainda desenvolver, em conjunto com o Governo da RDCongo, autoridades locais e outros parceiros, uma campanha de consciencialização junto das comunidades afetadas.
República do Congo

DGS desaconselha viagens para a RDCongo

A Direção-Geral da Saúde aconselha quem tenha mesmo de viajar para aquele país a não contactar com doentes ou cadáveres infetados com Ébola e usar apenas água potável.
Ébola

Epidemia de Ébola declarada emergência global

390
Foi a quarta vez que a atribuição de emergência global foi discutida, tendo sido chumbada nas restantes três. Até segunda-feira, 2.512 pessoas estavam infetadas e 1.676 morreram de Ébola na RDCongo.
Rep Democrática do Congo

Detetado foco de ébola em cidade de 2 milhões

Há mais um foco de ébola naquela que é a segunda epidemia mais mortífera da história, apenas atrás da que atingiu a África Ocidental, em 2014. Mais de 1600 pessoas perderam a vida em menos de um ano.
Ébola

Descobertos dois tratamentos para vírus do Ébola

A investigação revelou que os tratamentos experimentais com base de 'Remdesivir' (antiviral) e 'ZMapp' (anticorpos) "bloquearam o crescimento de microrganismos do vírus".
Rep Democrática do Congo

Ébola na RDCongo não representa emergência global

O presidente do comité anunciou que o surto é "uma emergência sanitária na RDCongo", mas que a situação não cumpre os requisitos para ser considerada emergência à escala global.
Vacinas

Ébola: Merck vai produzir mais doses da sua vacina

O diretor-geral da OMS anunciou que a farmacêutica Merck vai produzir a sua vacina contra o Ébola na sua fábrica norte-americana, em complemento das suas instalações na Alemanha.
República do Congo

Surto de Ébola no Congo avaliado esta sexta-feira

O Comité de Emergência no âmbito do Regulamento Sanitário Internacional vai reunir para averiguar se o surto de Ébola na RDCongo constitui emergência de saúde internacional.
Organização Mundial de Saúde

Ébola. OMS pondera declarar emergência de saúde

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde convocou uma reunião de urgência para decidir se declara a epidemia do vírus do Ébola na RDCongo uma emergência de saúde global.
Ébola

Morreu no Uganda primeira vítima de Ébola 

Morreu uma criança de cinco anos vítima do vírus do Ébola no Uganda. A família da criança tinha ido aé à RDCongo para assistir a um funeral e a criança regressou ao Uganda já doente.
Ébola

Uganda declara primeiro caso de Ébola

O Governo do Uganda anunciou um caso de um paciente infetado naquele país com o vírus do Ébola, o primeiro caso no exterior do surto iniciado na RD Congo. Paciente é uma mulher congolesa.
Rep Democrática do Congo

RD Congo. Ébola mata 44 pessoas numa semana 

O número de mortes causadas pelo vírus ascende a 1.390 desde 2018. Mais de duas mil pessoas foram infetadas neste período. Os Médicos Sem Fronteiras temem que o número de mortos aumente.
Ébola

Ébola mata 1.346 na República Democrática do Congo

Ministério da Saúde da RDCongo confirma que número de mortos subiu para 1.346. Organização Médicos sem Fronteiras fala na possibilidade de o número de infetados ser superior aos números oficiais.
Ébola

Epidemia de Ébola já fez 1.223 mortos na RD Congo

Desde o início da epidemia, em agosto de 2018 na República Democrática do Congo, o número de infetados é de 1.847, dos quais 1.135 foram confirmados laboratorialmente e 88 são suspeitos.
Rep Democrática do Congo

26 mortes por Ébola num só dia na RD Congo

O controlo deste vírus, o mais letal na história da RDC, tem sido dificultado pela recusa de algumas comunidades em receber tratamento e pela insegurança na área, onde operam numerosos grupos armados.
Ébola

Ébola na RDCongo faz 865 mortos 

O Ministério da Saúde da RDCongo admite que a epidemia de Ébola, em algumas regiões do país, já é a maior da história do Congo. Desde o início da epidemia já foram registadas 865 mortes confirmadas.
República do Congo

RD Congo. Ébola mata 11 pessoas em 24 horas 

As mortes foram registadas em Katwa, Mabalanko e Butembo. Em zonas onde operam grupos armados, algumas povoações têm recusado receber tratamento.
República do Congo

1.089 pessoas infetadas com ébola na RDCongo

A epidemia de Ébola no nordeste da República Democrática do Congo provocou 690 mortos desde agosto do ano passado. O Ministério da Saúde já congolês já indicou que 1.100 pessoas foram contagiadas.
República do Congo

Ébola. Número de mortes subiu para 652

As vítimas mortais foram registadas nas províncias da República Democrática do Congo de Kivu Norte e Ituri. Das 652 mortes provocadas pelo vírus do Ébola, 23 aconteceram nos últimos três dias.
Rep Democrática do Congo

RD Congo. Ébola ultrapassou os mil casos

O último balaço indica que desde o início da epidemia foram registados 1.009 casos no país, dos quais 944 confirmados e 65 prováveis. No total, registaram-se 629 óbitos e 321 pessoas curaram-se.
Ébola

RD Congo. Ébola já matou mais de 600 pessoas

De acordo com os números oficiais, entre os 606 óbitos por ébola, 541 foram confirmados positivos em laboratório, enquanto nos casos de contágio, de entre os 968 registos, 903 foram laboratorialmente.
Ébola

Mais de 600 mortos por ébola na R.D. Congo

O número de mortes provocadas pelo vírus do ébola nas províncias congolesas de Kivu Norte e Ituri já ultrapassou as seis centenas desde 1 de agosto. Só 314 pessoas foram curadas.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. Resposta à ébola "está a falhar"

Segundo a organização Médicos Sem Fronteiras, a atual resposta ao surto está "a ser tóxica". O ébola infetou até agora 907 pessoas na RDCongo e matou 569.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. Número de mortos por Ébola sobe para 565

Foram contabilizados 900 contágios. Contudo, o ministro da Saúde congolês afirma que a epidemia encontra-se sob "relativo controlo" na maioria das áreas afetadas.
Ébola

RD Congo e OMS gerem centro de tratamento de ébola

Depois de ter sido alvo de um ataque, um dos centros de tratamento do ébola voltou a abrir. Doze pacientes que tinham sido transferidos para uma unidade provisória já voltaram para o centro principal.
Ébola

Ébola. Mortos na RDCongo sobe para 546

O valor de mortes pelo vírus Ébola na República Democrática do Congo subiu para 546. O número total de pessoas afetadas pelo vírus desde que a epidemia foi declarada já vai nos 869.
Ébola

Confirmado caso de Ébola em zona da RDCongo

Na cidade de Beni, um dos maiores centros urbanos da área afetada pela epidemia, há já três semanas que não eram detetados novos casos.
Rep Democrática do Congo

OMS autoriza experimentação de vacina contra ébola

A medida tomada "reverte uma decisão anterior que impedia que mulheres grávidas recebessem a vacina" "por não haver evidências suficientes sobre sua segurança", refere a OMS em comunicado.
Ébola

RD Congo. Mortos pelo ébola sobem para 517

Segundo a OMS, a epidemia continua a manter-se com "intensidade moderada". Nos últimos 21 dias, foram reportados 97 novos casos distribuídos por 13 zonas, sendo que Katwa é a zona mais afetada.
Ébola

RD Congo. Ébola já fez 488 mortos

Segundo os dados mais recentes da OMS, até 5 de fevereiro foram registados 789 casos de infeção com o vírus ébola (735 confirmados e 54 prováveis). O índice de mortalidade global atingiu os 62%.
Ébola

RD Congo. Sobe número de mortos por ébola

A RD Congo foi atingida nove vezes pelo Ébola e já ocorreram mais 25 mortes. As equipas do Ministério da Saúde e organizações não-governamentais diagnosticaram 45 novos casos de contaminação.
Rep Democrática do Congo

Ébola. Número de mortos por contágio sobe para 465

Beni, Katwa, Mabalako e Kalunguta continuam a ser as localidades da província de Kivu Norte com maior mortalidade devido ao contágio do ébola, desde que a epidemia foi declarada a 1 de agosto de 2018.
Organização Mundial de Saúde

Anti-vacinação entre as 10 maiores ameaças à saúde

559
Na lista da Organização Mundial de Saúde contam-se também bactérias resistentes a antibióticos, poluição e alterações climáticas ou doenças como ébola, dengue e VIH.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. 374 mortos e 623 contaminações de ébola

Desde que o último surto foi decretado, a 1 de agosto, o vírus do ébola matou 374 pessoas e há já 623 casos de contaminação. A maioria das mortes deu-se em Beni, na província de Kivu Norte.
Ébola

Caso suspeito de ébola identificado na Suécia

113
As autoridades adiantam que, para já, a eventualidade de se tratar do vírus é apenas uma hipótese, estando o diagnóstico em aberto. O paciente terá viajado há três semanas para o Burundi.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. Média de duas mortes/dia por ébola

A Organização Mundial de Saúde registou uma média de duas mortes por dia desde que foi declarado o surto de epidemia de ébola, a 1 de agosto. A maioria das mortos ocorreu em Kivu Norte.
Rep Democrática do Congo

Ébola. Número de mortos sobe para 354 na RDCongo

O número de mortes causadas pelo ébola em Kivu do Norte e Ituri subiu para 354 pessoas. A epidemia é já a maior da história na República Democrática do Congo relativamente aos contágios.
Ébola

Uganda. OMS doa 3 mil vacinas contra o Ébola

A OMS doou mais de 3 mil doses de vacinação contra o Ébola ao Uganda. As vacinas vão servir para imunizar os profissionais de saúde ao vírus. Em novembro foram doadas 2.100 doses experimentais.
Rep Democrática do Congo

Surto de ébola é o mais mortífero com 283 mortos

Na República Democrática do Congo, 235 mortes foram confirmadas em testes de laboratório e as restantes 48 "são prováveis", tendo sido contabilizados 494 casos, dos quais 446 estão confirmados.
Rep Democrática do Congo

Ébola causa 271 mortos e 458 casos de contágio

O número de casos de ébola em Kivu do Norte e Ituri subiu para 458 pessoas infetadas e 271 mortos. A epidemia é já a maior da história na República Democrática do Congo relativamente aos contágios.
Rep Democrática do Congo

RDCongo regista 46 novos casos de ébola

O Ministério da Saúde congolês registou 46 novos casos de ébola na República Democrática do Congo. Esta é considerada a maior epidemia de ébola na história do país e tem 372 casos confirmados.
Rep Democrática do Congo

Ébola provoca 219 mortes e 386 casos de contágio

A epidemia deste ano já ultrapassou em casos de contágio e mortos a primeira no país, registada em 1976. Dados da OMS indicam que 10 pessoas morreram entre 13 e 20 de novembro.
Rep Democrática do Congo

Ébola. Sobe para 209 mortos na RD Congo

O número de mortos por contaminação de ébola nas províncias de Kivu Norte e Ituri, no leste da República Democrática do Congo, aumentou para 209 desde 1 de agosto, de acordo com a OMS.
Rep Democrática do Congo

Maior surto de ébola da história da RDCongo

A epidemia de ébola, declarada a 1 de agosto nas províncias de Ituri e Kivu do Norte, na República Democrática do Congo, já é o maior da história do país relativamente ao número de contágios.
Organização Mundial de Saúde

Contágio por ébola subiu 41,2% em menos de um mês

Mais de 300 pessoas foram contagiadas pelo ébola na República Democrática do Congo até 5 de novembro, um aumento de 41,2% desde 15 de outubro, segundo dados da OMS sobre a epidemia.
Ébola

Ébola já matou 181 pessoas na RDCongo desde agosto

A epidemia de ébola no leste da República Democrática do Congo (RDCongo) provocou 181 mortos desde que foi declarada, em agosto, segundo registos da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Ébola

Ébola. Sobe para 170 mortos na RD Congo

O número de mortos por contágio do vírus ébola na República Democrática do Congo aumentou para 170 desde a declaração da epidemia, a 1 de agosto, indicou esta segunda-feira o Ministério da Saúde.
Ébola

RD Congo. Ataques rebeldes aumentam casos de ébola

Ataques rebeldes na República Democrática do Congo aumentaram o números de casos de ébola no país. Em três meses foram registadas 157 mortes, 122 das quais de ébola.
Ébola

Ataque rebelde no RD Congo provoca um morto

Um novo ataque do grupo de rebeldes Mai Mai a uma posição das Forças Armadas da República Democrática do Congo na periferia de Beni, na província de Nord-Kivu, no leste, provocou um morto.
Rep Democrática do Congo

RD Congo: um morto entre as milícias

Um novo ataque do grupo de rebeldes Mai Mai a uma posição das Forças Armadas da República Democrática do Congo na periferia de Beni, na província de Nord-Kivu, no leste, provocou um morto.
Rep Democrática do Congo

RD Congo. Rebeldes matam dois agentes de saúde

O ministro da Saúde da República Democrática do Congo, onde um surto de ébola ainda está ativo, disse que tem havido numerosas agressões contra elementos da área da saúde na província de Nord-Kivu.
Ébola

OMS alerta para a epidemia de ébola na RD Congo

O Comité de Emergência da OMS reúne-se esta quarta-feira com urgência para abordar a epidemia de ébola na República Democrática do Congo, onde morreram 139 pessoas desde agosto até domingo passado.
Ébola

Ébola. Sobre para 135 mortos na RD Congo

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde da Republica Democrática do Congo, o número de mortes no país subiu para 135, sendo que, do número total, 100 casos ocorreram devido ao vírus ébola.
Ébola

Ébola. Já morreram 125 dos 200 infetados no Congo

Segundo a OMS, a febre hemorrágica já matou 125 pessoas. O surto de Ébola foi declarado no dia 1 de agosto nas províncias de Kivu do Norte e de Ituri, no norte da República Democrática do Congo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)