Na noite de 5 para 6 de julho, Nuno M Cardoso vai estar no Teatro Nacional de São João (TNSJ), no Porto, não como ator e encenador, mas como animador de uma noite especial para crianças. Após os jogos, as aventuras, os enigmas e as histórias, o grupo vai poder dormir no palco do teatro, numa espécie de acampamento improvisado.

A aventura começa às 21h00, altura em que o teatro abre as suas portas a 20 crianças e jovens, entre os oito e os dezasseis anos. À sua espera estarão Nuno M Cardoso e Luísa Corte-Real (coordenadora dos projetos educativos do TNSJ) para uma série de atividades.

“Esta é uma noite que dá a conhecer o interior do teatro e os bastidores, mas também é uma oportunidade para as crianças dormirem num local insólito, o próprio palco do São João”, explicou Nuno M Cardoso ao Observador. Os jogos são lúdicos e começam logo nas apresentações, com brincadeiras que quebram o gelo entre as crianças que não se conhecem.

“Depois dividimos os participantes em dois grupos e cada um vai fazer um percurso pelo teatro, com vários enigmas para desvendar”, explica o encenador. O percurso passa pelo salão nobre, sala de ensaios, sala branca e camarins, e ambos os grupos têm de atingir alguns objetivos se querem sai vitoriosos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para além dos jogos há a construção de histórias, onde as crianças têm à sua disposição vários adereços para construírem a narrativa que a imaginação ditar.

Para repor as energias há o “assalto à despensa”, uma ceia no bar, que antecede a ida para a cama. À pergunta sobre a que horas as crianças vão dormir, Nuno M Cardoso ri-se. “É uma noite especial. A hora da dormida situa-se entre as 23h00 e as 24h00 porque a manhã começa cedo, mas para muitos é a primeira noite fora de casa e os mais velhos deitam-se um pouco mais tarde”, admite.

Participar desta noite especial custa três euros e a inscrição pode ser feita através do e-mail rp@tnsj.pt. Depressa, porque quase já não há lugares.