Os resultados do teste de diagnóstico de inglês Key for Schools, para os alunos do 9.º ano, vão ser conhecidos esta sexta-feira, segundo o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), que adiou duas vezes a data de divulgação.
Mais de 121 mil alunos realizaram, no final de abril, o teste de diagnóstico concebido pelo Cambridge English Language Assessment, organismo que pertence à Universidade de Cambridge.
Este teste era obrigatório para todos os alunos do 9.º ano e opcional para os estudantes com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos.
A divulgação dos resultados começou por estar marcada para 04 de julho, tendo sido adiada para uma semana mais tarde e, novamente, reagendada para o dia de hoje, segundo o IAVE, a entidade que atualmente gere o processo de realização de exames em Portugal.
Os resultados serão divulgados na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, no mesmo dia em que serão também conhecidas as médias dos exames nacionais realizados pelos alunos do ensino secundário.
Já os resultados por aluno serão comunicados aos estabelecimentos de ensino apenas na próxima semana – a 15 de julho, data a partir da qual os pais e encarregados de educação poderão solicitar o respetivo relatório individual, no estabelecimento de ensino onde o seu filho realizou a prova.
Já os pais dos alunos que pediram o certificado do exame vão poder consultar os resultados numa plataforma eletrónica, a que vão poder aceder com as credenciais recebidas por email.
“Os certificados estarão disponíveis a partir do dia 29 de setembro de 2014. O seu levantamento deve, igualmente, efetuar-se no estabelecimento de ensino de realização do teste”, informou o IAVE.
Para o IAVE, o adiamento da divulgação dos resultados deveu-se à falta de docentes disponíveis para corrigir as provas, mas os professores de inglês e diretores escolares acusaram o IAVE de ter uma má estratégia.
Para o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) Filinto Lima, o IAVE devia ter evitado a culpabilização dos docentes e acautelado, desde o início, a possibilidade de não se voluntariarem professores em número suficiente para cumprir os prazos.
Apesar de ser apenas uma prova de diagnóstico, e concebida por uma entidade externa, fora da alçada do Ministério da Educação, foi dada a possibilidade de os resultados do teste dos alunos do 9.º ano serem utilizados na ponderação da nota de final de ano, com um peso de 25%, se os professores assim entendessem e se houvesse aprovação por parte do Conselho Pedagógico das escolas.
O teste “Key for Schools” foi concebido pelo Cambridge English Language Assessment, da Universidade de Cambridge, consiste numa componente escrita e numa componente oral e foi introduzido no sistema educativo português este ano, tendo sido realizado por cerca de 121 mil alunos.