Esperam-se temperaturas elevadas no início de setembro: ainda há tempo para uns mergulhos na praia, para estender a toalha ao sol e fortalecer o bronze de verão. Mas é também nesta altura que as novas coleções de roupa para a estação vindoura começam a invadir as montras. Por esse motivo, fizemos um apanhado do que pode (e deve) usar no outono-inverno 2014/2015 — as tendências foram apresentadas ao mundo nas respetivas semanas da moda. São muitos os estilos em voga, mas há um conceito que se destaca. Sim, essa é a boa notícia: o “conforto” parece estar na ordem do dia.

 

<> on March 3, 2014 in Paris, France.

Desfile Saint Laurent na semana da moda de Paris; vestido curto e botas de cano alto, ao estilo dos anos 1960 – Vittorio Zunino Celotto

1. Anos 60
O estilo que dominou a década de 1960 regressa em peso nesta temporada. Falamos essencialmente de minissaias e de vestidos curtos que se fazem acompanhar por botas de cano alto. O site feminina.pt destaca ainda a presença de cores pastel e de padrões à época, artísticos e com tons vibrantes. A verdade é que foram muitas as marcas que optaram por trazer as influências de outros tempos para os seus desfiles — Saint Laurent, Gucci e Valentino incluídas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

 

<> on March 3, 2014 in Paris, France.

Desfile Stella McCartney, semana da moda de Paris – Francois Durand

2. Sobreposição de malhas
À partida poderá não ser o visual mais elegante que possamos imaginar. Mas foram os desfiles de Calvin Klein, Marc JacobsStella McCartney, diz o site Fashionista, que provaram que as malhas não têm de ser necessariamente volumosas. Aliás, são umas das tendências que prometem, ao mesmo tempo, estilo e conforto.

 

<> on February 28, 2014 in Paris, France.

Desfile da Issey Miyake Semana da moda de Paris – Kristy Sparow

3. Golas 
Decotes em “v” e outros redondos dão lugar a golas de grandes proporções, que envolvem a garganta — está na altura de recuperar as camisolas de gola alta do fundo do armário.

 

A model presents a creation for Miu Miu during the 2014/2015 Autumn/Winter ready-to-wear collection fashion show, on March 5, 2014 in Paris. AFP PHOTO / BERTRAND GUAY        (Photo credit should read BERTRAND GUAY/AFP/Getty Images)

Miu Miu – AFP/Getty Images

4. Tons pastel
Por norma são cores destinadas aos dias de maior calor, durante a primavera-verão. Mas, ao que tudo indica, os tons pastéis fizeram uma transição entre temporadas e prometem “ignorar” o termómetro.

 

A model walks the runway during the Chanel show as part of the Paris Fashion Week Womenswear Fall/Winter 2014-2015 on March 4, 2014 in Paris, France.

Semana da Moda em Paris: a modelo Cara Delevingne com o estilista Karl Lagerfeld – Francois Durand

5. Visuais desportivos 
Do ginásio para as ruas da cidade: ténis em vez de sapatos de salto alto, mochilas, tops e até roupas de essência desportiva que apostam em camuflados invadiram os desfiles de Karl Lagerfeld, Chanel e Miu Miu.

 

<> on March 3, 2014 in Paris, France.

Desfile Saint Laurent, semana da moda de Paris – Vittorio Zunino Celotto

6. Xadrez
O padrão está em voga e é considerado pelo El Mundo como um must-have na estação onde o frio é rei. Mas o padrão vai muito além da típica camisa de lenhador, estendendo-se a vestidos, calças, casacos e até acessórios.

 

<> on March 3, 2014 in Paris, France.

Desfile Elie Saab, Paris – Francois Durand

7. Veludo
O veludo nunca desaparece por completo das passarelas e, nesta temporada, está presente em vestidos e casacos, embora as cores e os cortes variem consoante os estilistas — e foram muitos os que optaram por este tipo de material, desde Jason Wu a Tom Ford e Elie Saab.

 

A model presents a creation by Alexis Mabille during the 2014/2015 Autumn/Winter ready-to-wear collection fashion show, on February 26, 2014 in Paris.  AFP PHOTO / BERTRAND GUAY        (Photo credit should read BERTRAND GUAY/AFP/Getty Images)

Alexis Mabille – AFP/Getty Images

8. Estilo Western
A Elle norte-americana dá destaque ao estilo Western, que poderá invadir as ruas das cidades um pouco por todo o globo. Há ponchos, chapéus e casacos que fazem lembrar um western spaghetti à maneira.

 

A model walks the runway during the Y-3 Menswear Fall/Winter 2014-2015 Show as part of Paris Fashion Week on January 19, 2014 in Paris, France.

Desfile Y-3 – Julien M. Hekimian

9. Encarnado
A Fashionista explica que, por norma, os azuis-escuros são uma opção de inverno por serem tratados como tons neutros. No entanto, os visuais encarnados parecerem prosperar e invadiram as passarelas de Nova Iorque, Londres, Milão e Paris, de Dolce & Gabbana a Prada.

 

A model walks the runway during the Valentino show as part of the Paris Fashion Week Womenswear Fall/Winter 2014-2015 on March 4, 2014 in Paris, France.

Valentino – Pascal Le Segretain

10. Asas e fantasia
Esperam-se animais impressos e até bordados em todo o tipo de vestuário. Por algum motivo, escreve a Fashionista, os pássaros tiveram especial destaque nas diferentes passarelas.