A contagem decrescente começou para os fãs de iPhone. Diz a página da Apple que faltavam neste momento (às 9h22) precisamente 8 horas, 36 minutos e uns tantos segundos. Sustenham a respiração: o iPhone 6 é apresentado esta terça-feira, pondo fim a dias e dias de especulação. E de filas de espera, mas já lá vamos.

https://twitter.com/ajayst10/status/509231351074017280

A expectativa é muita, mas como oito horas ainda é muito tempo para esperar, foi publicado na internet um vídeo que, a ser fiável, revela as principais novidades do novo aparelho de Tim Cook.

São sete minutos de vídeo de um suposto blogger chinês, que testa o novo iPhone 6, ligado e com aquilo que parece ser o iOS 8 a correr, com um sistema de desbloqueio por TouchID – identificação por impressão digital -, à semelhança do que já tinha sido introduzido no modelo anterior e, principalmente (porque é o que salta mais à vista), com um ecrã significativamente maior do que o do 5s, os cantos mais arredondados e visivelmente mais fino do que o modelo anterior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://www.youtube.com/watch?v=eQopSbASO40

Apesar de ao longo do verão terem sido várias as tentativas pouco fidedignas de levantar o véu ao novo smartphone, esta é a primeira vez que um vídeo mostra o aparelho com o novo software a correr, reconhecido nomeadamente pelo temporizador que foi incluído na câmara para tirar selfies. E pela forma como o blogger aparece a manusear o aparelho, tudo indica que se trata de um iPhone fidedigno e não de mais uma cópia como as que têm sido fabricadas na China com versões Android em vez de iOS.

Devido ao tamanho da tela, que é significativamente maior do que a do iPhone 5s, nota-se ainda que o botão de on/off se localiza na lateral e não em cima, como até aqui, por ser mais difícil de agarrar o aparelho com uma só mão.

A minha sensação é de que é mais rápido do que o 5s. E mais leve, muito mais leve do que pensei quando vi as primeiras imagens online. Esta é a primeira impressão com que se fica do iPhone 6. O segundo pensamento vai para o tamanho do ecrã. Pode-se pensar que é grande de mais e precisa de mais do que uma mão para manusear, mas a mim parece-me tão confortável como usar o 5s. Na parte de trás, mantém o design do iPhone 5, numa graduação de 3 partes, e há uma novidade: a câmara é saliente. Algumas pessoas podem achar isso feio, mas eu acho que se for para ter mais qualidade, é uma coisa boa”, diz o autor do vídeo, numa possível tradução feita pela Quartz.

Talvez faça lembrar um modelo da Samsung, e isso possa magoar os fãs. Mas as novidades prometem não desiludir. Veremos.

A apresentação está marcada para as 10h da manhã, hora do Pacífico – 18h de Portugal continental, num evento em Cupertino, Califórnia, que contará com a presença do sucessor de Steve Jobs, Tim Cook. Mas nem nos EUA se poderá comprar o aparelho já hoje, sendo preciso esperar mais 10 dias para o fazer. Os preços ainda não são conhecidos.

Mas apesar de só se poder adquirir o dispositivo a partir do dia 19, já há, por incrível que pareça, pessoas na fila das lojas da Apple. No dia 3, quando ainda nem se conhecia a data oficial de venda do novo iPhone, já circulavam na internet fotografias e relatos de pessoas que eram pagas para estar à espera: 2500 dólares (quase 2 mil euros). São os chamados profissionais das filas dos lançamentos da Apple…