Foram precisamente 4,93 milhões de contas de Gmail, Google+, assim como do Mail.ru e Yandex (dois dos portais visitados da Rússia), as publicadas online por hackers russos na quarta-feira. Trata-se de milhões de contas de utilizadores de língua inglesa, espanhol e russa, que os hackers dizem estar na maioria ativas. A Google, no entanto, afirma que o “sistema não foi comprometido”.

A página especializada em segurança na Internet, divulgou um print screen da base de dados infiltrada, afirmando que 60% das contas (senhas e nomes de utilizador) eram válidos e estavam ativos, apesar de a delegação da Google na Rússia ter afirmado aos media locais que a maioria dos dados revelados era “velha e provavelmente desatualizada”.

“A segurança dos dados dos nossos utilizadores é uma prioridade para nós”, disse a gigante informática em comunicado, garantindo que “não há indícios de que o sistema tenha sido comprometido”. Também a empresa russa Yandez afirmou que a segurança do seu sistema não tinha sido comprometida, mas apenas a dos indivíduos que foram pirateados, em atos isolados.

Segundo o blog de tecnologia Habrahabr, o mais provável é que os passwords de Gmail, que tem cerca de 500 milhões de contas alojadas, tenham sido obtidas através de falhas de segurança mais comuns como o uso de palavras-passe fracas, e não como resultado de um ataque informático ao servidor da Google. Além disso, mesmo sendo contas verdadeiras, muitas deles podem estar já inutilizadas há vários anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pelo sim pelo não, será melhor não aceder às passwords antigas – e criar uma nova, de preferência acrescentando o sistema de verificação em dois passos. E mesmo que ache que não se inclui no leque de utilizadores russos, espanhóis e ingleses que foram alvo do golpe, pode confirmar aqui se a sua conta é uma das que foi divulgada.

De acordo com a agência de notícias russa RIA Novosti, a divulgação desta semana surge depois de uma outra publicação recente de vários milhões de contas de serviços de e-mail russos no mesmo fórum.