Rússia

Vladimir Putin

Putin garante não ter interferido nas eleições

Vladimir Putin e Mike Pence tiveram um encontro informal de cerca de dez minutos à margem da cimeira da Associação dos Países do Sudeste Asiático (ASEAN), em Singapura.
INTERPOL

Próximo diretor da Interpol deverá ser russo

Depois do chinês Meng Hongwei, investigado por suspeitas de corrupção, o presidente da Interpol deverá ser o russo Alexander Prokopchuk, que é atualmente vice daquela organização.
Rússia

Chechénia. Mulher faz-se explodir junto a esquadra

Uma mulher fez-se explodir este sábado junto a uma esquadra na capital da Chechénia, Grozny, sem fazer mais vítimas, afirmaram as autoridades locais citadas pelas agências russas.
Donald Trump

Trump responde a Mueller na próxima semana

O presidente dos Estados Unidos da América disse que responde na próxima semana, por escrito, às perguntas feitas pelo procurador que está a investigar a eventual interferência russa nas eleições.
Rússia

A CIA inventou a SIDA? As fake news do KGB /premium

499
Nos anos 80, o KGB convenceu meio mundo (inclusive gente nos EUA) que a SIDA tinha sido criada pela CIA para matar minorias. Como conseguiram? A resposta está nos Sete Mandamentos da Desinformação.
Voleibol

Rússia organiza Campeonato do Mundo de 2022

O campeonato do Mundo de voleibol em 2022 será o primeiro evento desportivo organizado em solo russo desde o caso de doping institucionalizado no país, revelado no final de 2015.
Ucrânia

Mais umas eleições falsas em Donbas

A Rússia não quis a paz em 2014 e não quer em 2018. A realização destas eleições fraudulentas é um sinal claro de que a Rússia optou por prolongar o conflito durante mais anos sob o mesmo cenário.
Rússia

Líder separatista quer "integração" com Rússia

O líder separatista ucraniano Denis Pushilin, eleito dirigente da região de Donetsk nas eleições de domingo, prometeu prosseguir a "integração" da sua autoproclamada república com a Rússia.
Rússia

Líder da oposição russa diz estar em liberdade

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos deve decidir na quinta-feira vários apelos de Alexei, que pede aos 17 juízes europeus que reconheçam as "motivações políticas" das suas repetidas prisões.
Reino Unido

Reação a ataque degrada serviços secretos russos

A reação dos países ocidentais ao envenenamento de um ex-espião "degradou profundamente" a capacidade dos serviços secretos da Rússia, acredita a primeira-ministra britânica, Theresa May.
Rússia

Porque apoia Putin as Forças Armadas Europeias? /premium

192
Moscovo espera que a ideia lançada por Emmanuel Macron conduza ao enfraquecimento das relações no campo da segurança e da defesa entre os Estados Unidos e a União Europeia.
Ginástica

Portugal é vice-campeão do mundo em trampolins

1.750
Portugal conquistou esta quinta-feira a medalha de prata no concurso completo dos campeonatos do mundo de trampolins, que decorrem em São Petersburgo, na Rússia.
Ginástica

Ginastas portugueses na final de trampolim 

O par masculino português formado por Diogo Ganchinho e Pedro Ferreira garantiu a presença na final de trampolim sincronizado, do Campeonato do Mundo da modalidade, que decorre na Rússia.
Crime

Russo procurado pela Interpol tem um visto gold 

Valeriy Panov é procurado por uma alegada conspiração para matar um político. Está há 3 anos refugiado na Alemanha, com medo de ser apanhado. Se vier a Portugal, onde tem casa, pode ser preso.
Rússia

Moscovo considera ilegais novas sanções dos EUA

A Rússia considerou esta quarta-feira ilegal o novo pacote de sanções norte-americanas contra a suposta utilização de armas químicas, após o ataque contra um ex-espião russo em Inglaterra.
Rússia

Rússia evitou ataques com 'drones' durante Mundial

O Governo russo afirmou esta quarta-feira que frustrou tentativas de ataques feitos através de 'drone' durante o Campeonato Mundial de Futebol deste ano.
Web Summit

Desafiámos Kasparov para um jogo-entrevista

110
Desafiámos Garry Kasparov, um dos melhores jogadores de xadrez de sempre, para um jogo-entrevista. A conversa foi das ameaças da tecnologia aos problemas com Putin. Naturalmente, houve xeque-mate.
Web Summit

Kasparov: "O ocidente não quer saber de Putin" /premium

Entrevistámos o ex-melhor jogador do mundo de xadrez, Garry Kasparov, durante um jogo. Da evolução da tecnologia aos problemas com Putin, a conversa acabou em xeque-mate.
Justiça

Realizador russo apresenta-se hoje em tribunal

A prisão do cineasta e encenador causou uma onda de contestação no meio artístico russo e internacional, que acusam a Rússia de ter detido o cineasta por motivos políticos.
passeio aleatório

Uma história do Bolshoi /premium

157
Sentei-me na cadeira de Shostakovich e fotografei o camarote de Stalin. Os tempos são outros, mas há dramas que ainda hoje nos fazem calafrios.
Estados Unidos da América

EUA e Rússia não se reúnem por questões de agenda

Os dois presidentes não vão estar presentes nas cerimónias que comemoram o fim da Primeira Guerra Mundial. O encontro entre ambos terá lugar na cimeira do G20, na Argentina, no final do mês.
Viagens

20 maravilhas demasiado perigosas para visitarmos

126
O The Telegraph fez uma lista de 20 lugares maravilhosos do mundo que não devem ser visitados por serem perigosos. Entre elas, estão locais no Afeganistão, na Síria, no Egito, na Rússia e no Congo.
Cuba

Diaz-Carnel convida Putin a visitar Cuba

O líder cubano Miguel Díaz-Canel convidou o Presidente russo Vladimir Putin a visitar a ilha caribenha em 2019, no decurso de um encontro oficial entre os dois chefes de Estado, em Moscovo.
Aviação

Avião da Air France impedido de entrar na Rússia

O avião fazia o voo Paris - Ho Chi Minh (Vietname) e não teve autorização de cruzar o espaço aéreo russo, uma situação que a Air France qualificou de "raríssima".
Alemanha

Merkel defende manutenção de sanções à Rússia

A chanceler alemã, Angela Merkel, em visita à Ucrânia, defendeu que as sanções impostas à Rússia devido às suas ações na Ucrânia devem manter-se.
Ginástica

Ginasta russo Dalaloyan é o novo campeão mundial

O russo Artur Dalaloyan conquistou em Doha o título de campeão do mundo no concurso geral de ginástica artística, superando por muito pouco o chinês Xiao Ruoteng, que era o detentor do título.
Rússia

Rússia quer testar mísseis ao largo da Noruega

A Rússia indicou que quer testar mísseis esta semana ao largo da Noruega, numa zona onde a NATO efetua gigantescas manobras militares, anunciou o secretário-geral da Aliança Atlântica.
Atualidade

Arsenal é a nova "arma" de Putin, em monovolume

Depois da berlina de luxo, o Aurus Senat, eis que surge o Arsenal, o monovolume destinado a transportar Putin e os seus membros da segurança. As vendas ao público arrancam em Janeiro.
Síria

Erdogan, Putin, Macron e Merkel discutem Síria

Os presidentes turco, russo, e francês e a chanceler alemã reúnem-se este sábado em Istambul com a situação em Idlib (noroeste da Síria) e a resolução política do conflito na agenda.
Estados Unidos da América

China e Rússia terão telemóvel de Trump sob escuta

Segundo o jornal The New York Times, Donald Trump tem até agora recusado entregar o telemóvel, que estará sob escuta pela Rússia e pela China, apesar dos avisos dos serviços de inteligência dos EUA.
Vladimir Putin

Rússia dá como garantida a saída dos EUA

Vladimir Putin, afirmou que já deu como garantida a saída dos Estados Unidos do tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermédio (INF), considerado a pedra angular da segurança europeia.
Armamento Nuclear

Rússia acusa EUA de reforço das armas nucleares

Segundo o diretor do departamento de Controlo de Armas russo, os EUA estão a desenvolver uma defesa global contra mísseis balísticos, o que provocará um desequilíbrio das armas convencionais no mundo.
Nações Unidas

Guterres quer divergências nucleares resolvidas

O secretário-geral da ONU espera que os EUA e a Federação Russa possam resolver as suas diferenças e manter em vigor o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermédio.
Rússia

Rússia condena legalização da canábis no Canadá

A Rússia considerou que a legalização do canábis no Canadá é "inaceitável e hipócrita", referindo que esta decisão "certamente vai causar um aumento significativo do tráfico para outros Estados".
Futebol

Spartak de Moscovo despede treinador Carrera

O Spartak de Moscovo despediu o treinador italiano, devido aos resultados "insatisfatórios" obtidos nesta época e na anterior, anunciou esta segunda-feira o clube em comunicado.
França

Macron enfatiza importância de tratado nuclear

O chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, enfatizou a importância do tratado sobre armas nucleares ao Presidente dos Estados Unidos, durante um telefonema, revela um comunicado do Palácio do Eliseu.
Estados Unidos da América

Os detalhes da ida de Trump a Moscovo em 2013 /premium

"Roleta Russa", de Michael Isikoff, descreve as ligações entre a Rússia de Putin e os Estados Unidos de Trump. O Observador pré-publica um dos capítulos, sobre a ida de Trump a Moscovo em 2013.
Armamento Nuclear

Gorbachev critica "falta de sabedoria" de Trump

138
O último dirigente soviético criticou a "falta de sabedoria" de Donald Trump, por ter decidido a retirada dos Estados Unidos do tratado nuclear, assinado com a Rússia, em 1987.
Rússia

Saída dos EUA do acordo de armas é "perigosa"

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia classificou como "um passo perigoso" a retirada dos EUA do tratado sobre armas nucleares, anunciada no sábado pelo Presidente norte-americano.
Estados Unidos da América

EUA acusam russos de interferir nas intercalares

O Departamento de Justiça norte-americano acusou uma mulher russa de estar a preparar um plano para "desacreditar" candidatos nas intercalares nos Estados Unidos.
Vladimir Putin

Putin: EUA têm responsabilidade no caso Khashoggi

O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que os Estados Unidos têm "alguma responsabilidade" no desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi.
Rússia

Rússia. Armas nucleares só como retaliação

O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou esta quinta-feira que a Rússia só utilizaria as suas armas nucleares em resposta a um ataque com mísseis.
Crimeia

Crimeia. A devastação que o atirador deixou

135
Vladislav prometeu vingar-se dos professores. Nesta quarta-feira, na Crimeia, entrou na escola a disparar, detonou uma bomba e matou pelo menos 17 pessoas. No edifício, deixou um cenário de destruição
Cristianismo

Igreja Ortodoxa Russa rompe com Constantinopla

O Patriarcado de Moscovo, o mais numeroso da comunhão ortodoxa, deixa de estar sob autoridade moral do patriarca de Constantinopla depois de este reconhecer independência à Igreja Ortodoxa Ucraniana.
Ucrânia

Guerras religiosas voltam ao mundo cristão /premium

170
Na Ucrânia, presentemente, existentes três igrejas ortodoxas (a do Patriarcado de Kiev, a Autocéfala e a do Patriarcado de Moscovo) e ninguém sabe como irão elas repartir os templos ortodoxos do país.
Donald Trump

Trump diz que Putin está envolvido em assassínios

A afirmação do presidente dos EUA vem no seguimento do envenenamento de Sergei Skripal e a filha Yulia, seguido do da britânica Dawn Sturgess, em julho, devido aos efeitos da mesma substância química.
Rússia

Preventiva para futebolistas Kokorin e Mamaev

Mamáev, médio do Krasnodar, e Kokorin, avançado do Zenit, foram vistos, através de um vídeo nas redes sociais, a agredir, num café, dois altos funcionários do Ministério do Comércio e Indústria.
Espaço

O momento em que algo correu mal no Soyuz

Astronautas da Roscosmos e da NASA partiram de uma base no Cazaquistão, mas algo falhou. As imagens mostram como foram agitados pela nave e como acabaram por regressar em segurança.
Desporto

Khabib, a máquina que aos nove lutava com um urso /premium

104
Nurmagomedov derrotou McGregor mas foi notícia pela batalha campal sem precedentes na UFC que rodou mundo. Perfil do lutador que só tem medo do pai, antigo militar conhecido como "Sargento de Ferro".
Rússia

Skripal. Segundo suspeito condecorado por Putin

Serviços prestados na Crimeira ou Ucrânia pelo médico militar russo, possível suspeito de envenenar Skripal, levaram a uma condecoração atribuída por Vladimir Putin.
Rússia

Skripal. Identificado segundo suspeito do ataque

Segundo o mesmo site de investigação que identificou o primeiro suspeito, Alexandre Petrov será na verdade Alexandre Yevgenievish Mishkin, um médico dos serviços secretos militares da Rússia.
Crime Informático

Kremlin nega provas de acusação de ciber-ataque

Kremlin disse que a Holanda não apresentou qualquer prova sobre as acusações de que espiões russos promoveram, um ataque informático à Organização para a Proibição das Armas Químicas, em Haia.
Diplomacia

Netanyahu diz que vai encontrar-se com Putin

Presidente israelita disse ter conversado com Putin e que ambos concordaram em "encontrar-se em breve a fim de prosseguirem com a importante coordenação" entre os dois exércitos.
Rússia

Multipolaridade? Caos nas relações internacionais? /premium

É difícil que possamos assistir, a curto ou médio prazo, a uma aproximação da Rússia e da UE: se Vladimir Putin sair, e isso é inevitável, não significa que o seu sucessor seja mais aberto ou maleável
NATO

NATO. Manobras no Báltico visam dissuadir Rússia 

"Trident Juncture", a maior mobilização da Aliança nos últimos 20 anos, realiza-se entre 25 de outubro e 07 de novembro em torno do Mar Báltico.
Estados Unidos da América

EUA acusa russos de pirataria ligada a doping

Entre os objetivos da conspiração estaria a divulgação de informação roubada, como parte de uma campanha de influência desenhada para anular e deslegitimar os esforços das organizações antidoping.
Crime Informático

Holanda travou ataque informático russo à OPAQ

Quatro espiões russos foram expulsos da Holanda em abril depois de inteligência holandesa ter travado ataque informático à Organização para a Proibição das Armas Químicas.
Crime Informático

Austrália condena atividade cibernética da Rússia

A Austrália apoiou as acusações do Reino Unido sobre o "padrão de atividade cibernética maliciosa" da Rússia contra instituições políticas, comerciais, mediáticas e desportivas em todo o mundo.
Vladimir Putin

Putin visita Índia e assina contrato para mísseis

Vladimir Putin, inicia uma visita oficial de dois dias à Índia, no âmbito da qual assinará com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, um contrato para o fornecimento de mísseis antiaéreos S-400.
Vladimir Putin

Putin sobre Skripal: "Um traidor da pátria"

O presidente da Rússia disse que o ex-espião era "simplesmente um estupor" e acusou ainda a imprensa ocidental de "promover a teoria de que o Skripal era quase como um ativista dos direitos humanos".
NATO

Rússia acusada de violar o tratado nuclear de 1987

O secretário-geral da NATO acusou a Rússia de "violar o tratado nuclear" de 1987 sobre a eliminação de mísseis e considerou que Moscovo não forneceu explicações credíveis sobre o novo sistema, 9M729.
Rússia

Skripal. Um dos suspeitos é um coronel condecorado

Segundo um site de investigação, Ruslan Boshirov será na verdade o coronel Anatoliy Chepig, um agente dos serviços militares que foi condecorado como "Herói da Federação Russa".
Rússia

Russa usa lixívia contra homens de pernas abertas

695
Há homens que ocupam um espaço exagerado nos transportes públicos. Uma ativista russa quis acabar com o "manspreading" - com água e lixívia. O resultado é um vídeo controverso.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)