803kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Rússia

Guerra na Ucrânia

Marinha acompanha navio russo em águas nacionais

O navio científico russo entrou no limite sudoeste das águas sobre jurisdição nacional na manhã de 19 de maio, tendo efetuado todo o seu trânsito até ao limite norte, ao largo de Caminha.
Guerra na Ucrânia

EUA acusa Rússia de lançar arma espacial

Porta-voz do Pentágono acredita que arma pode "atacar outros satélites". "Não estamos a violar nada", contrapõe porta-voz do Kremlin. Ambas as potências trocam acusações há meses.
Guerra na Ucrânia

Angola declina convite da Ucrânia para cimeira

O chefe de Estado não marcará presença no evento que terá lugar na Suíça, no próximo mês de junho. Angola mantém uma cooperação estratégica com a Rússia desde a sua independência.
Gabinete de Guerra

"Reconhecimento da Palestina deixa Israel isolada"

Vítor Gabriel Oliveira diz que o facto de Espanha reconhecer a Palestina é uma derrota para Israel que está cada vez mais isolado. Sobre a Ucrânia, Zelensky "sonha" que os EUA lhe forneçam aviação.
A Guerra Traduzida

Rússia avança e ocupa mais uma região em Kherson

As tropas russas já tinham capturado Klishchiivka em janeiro de 2023 mas a Ucrânia recuperou-a em setembro, no final da contraofensiva. Agora cidade volta a estar nas mãos de Putin.
A Guerra Traduzida

Ataque russo deixa 500 mil ucranianos às escuras

Força Aérea Ucraniana afirma que abateu sete drones utilizados no ataque. Ainda, Rússia prepara-se para devolver crianças ucranianas "raptadas" às famílias. UE estima que há 300 mil na mesma situação.
Fact Check

J. K. Rowling comprou mansão em Moscovo?

Publicação diz que autora de Harry Potter comprou casa em Moscovo para fugir à "intimidação" por criticar as pessoas transgénero. Mas Rowling continua a viver em Edimburgo.
Gabinete de Guerra

Reconhecimento da Palestina? "Israel está isolado"

Tiago André Lopes garante que o reconhecimento do estado palestiniano está mais perto. Sublinha que é estranho que Portugal continue à espera da posição da UE e fala numa opção pouco corajosa.
Noticiário

4h. Madeira. Chega: "não vai haver acordo com PSD"

André Ventura realça que isso não significa que o partido vá ser uma força de bloqueio. E ainda, "uma facada na confiança” foi assim que a FENPROF descreveu a reunião com o Governo.
Noticiário

3h. Rússia tem plano para alterar fronteiras

Uma informação avançada pelo Moscow Times que teve acesso a um plano do Ministério de Defesa Russo. E ainda, As Nações Unidas registaram mais de 30 mil mortes de civis em conflitos armados em 2023.
Noticiário

2h. Sousa Real confirma acusação de Isabel Moreira

A deputada única do PAN diz que não é novidade o bullying feito pelo Chega. E ainda, a Rússia prepara-se para "unilateralmente" alterar as fronteiras marítimas com a Lituânia e a Finlândia.
Guerra na Ucrânia

Rússia começa exercício com armas nucleares

Em resposta a "provocações e ameaças de alguns dirigentes do Ocidente contra” Moscovo, a Rússia inicia exercícios nucleares no sul do país, incluindo em territórios ocupados na Ucrânia.
Rússia

Moscovo acusa Washington de querer armas no espaço

Porta-voz russa acusou Washington de querer transformar o espaço "numa arena de confrontos militares", depois de os Estados Unidos terem denunciado o lançamento de um satélite bélico russo.
A Guerra Traduzida

Zelensky cessa mandato. Putin: E a "legitimidade?"

Presidente ucraniano critica o receio de uma escalada por parte do Ocidente, que teme conflito direto com a Rússia: os aliados já "estão habituados às mortes ucranianas" e têm pouca vontade em ajudar.
A Guerra Traduzida

Zelensky: "Têm medo da Rússia. Somos um fardo"

Presidente ucraniano pode deixar de ter plenos poderes à frente da Ucrânia. Rússia pede que o Tribunal Constitucional clarifique a posição de Zelensky: "Há documentos para assinar em conjunto".
Rússia

ONU rejeitou proposta russa para armas no espaço 

Os Estados Unidos acusaram a Rússia de quererem colocar armas no espaço e disseram que, de acordo com informações confidenciais, Moscovo lançou na semana passada um satélite com capacidade bélica.
A Guerra Traduzida

Ucrânia não consegue retirar acamados de Kharkiv

Cidade continua sob fortes ataques. Autoridades já retiraram mais de 10 mil pessoas mas operação abranda por falta de condições. Nas últimas horas já morreram seis pessoas e quase 30 ficaram feridas.
A Guerra Traduzida

Zelensky termina mandato. Há "usurpação de poder"

Putin diz que o presidente ucraniano já não tem legitimidade para continuar à frente do país. No terreno, Rússia ocupa mais uma localidade na região de Lughansk.
Noticiário

3h. Irão. Detetado foco de calor na zona da queda

As autoridades admitem que o ponto de calor possa corresponder à zona onde caiu a aeronave. E ainda, a partir de segunda-feira a A1 e A5 vão estar condicionadas devido a obras de manutenção.
Noticiário

2h. Irão. EUA: "não há indícios de sabotagem"

O líder do Senado norte-americano esclarece que as condições meteorológicas no local do acidente estavam muito más. E ainda, Miguel Albuquerque promete novas casas a custos controlados.
Noticiário

1h. Putin envia ajuda para as buscas no Irão

O anúncio foi feito pelo conselheiro do presidente russo, que esclarece que a ajuda vai ser enviada para a cidade de Tabriza. E ainda, o Benfica conquistou a Taça de Portugal feminina.
São Tomé e Príncipe

Acordo São Tomé-Rússia prevê cooperação em fóruns

O acordo militar com Rússia ameaça condicionar São Tomé em futuras tomadas de posição, nomeadamente na ONU, ao prever a cooperação com Moscovo no "quadro de organizações e fóruns internacionais".
Noticiário

5h. Meteorito. Buscas recomeçam de manhã

Buscas pelo meteorito que terá caído em Castro Daire recomeçam de manhã. Ainda, André Ventura vai discursar hoje na convenção da direita radical europeia, em Madrid.
Noticiário

4h. GNR encerra buscas pelo meteorito em Viseu

GNR garante que buscas pelo meteorito em Castro Daire terminaram. Ainda, as explicações da Proteção Civil sobre o meteorito que terá caído em Castro Daire.
Geórgia

Geórgia. Lei dos agentes estrangeiros vetada

Presidente da Geórgia vetou hoje a polémica lei sobre agentes estrangeiros aprovada pelo parlamento, afirmando que a mesma obstrui o processo de integração europeia, e exigiu a sua imediata revogação.
Noticiário

6h Direita Radical Europeia reunida em Madrid

Arranca hoje convenção de dois dias da Direita Radical Europeia com presença de André Ventura. Ainda, as criticas de Zelensky às restrições no armamento.
Noticiário

4h Zelensky mostra-se contra restrições bélicas

Zelensky critica restrições que a Ucrânia tem em relação ao armamento que tem vindo a receber. Ainda, Tribunal de Contas critica a falta de mecanismos que regulem as subvenções públicas municipais.
Noticiário

3h Zelensky rejeita tréguas durante JO de Paris

Zelensky garante que não vai aceitar qualquer tipo de tréguas que seja benéficas para a Rússia. Ainda, Pinto da Costa afastado do banco do FC Porto na Taça de Portugal.
Guerra na Ucrânia

Rússia diz que Ocidente está "a brincar com fogo"

Ministério dos Negócios Estrangeiros russo reagiu ao ataque ucraniano na península da Crimeia com mais de uma centena de drones, dizendo que "Washington, Bruxelas e Kiev estão a brincar com o fogo".
Noticiário

20h. Governo aceita demissão de Ana Vasques

O Governo já aceitou a demissão de Ana Vasques do cargo de presidente do Instituto da Segurança Social. Ainda neste jornal, explosão em São Petersburgo fez sete feridos.
A Guerra Traduzida

Rússia não pretende conquistar Kharkiv, diz Putin

A imprensa estatal russa dá muito destaque à ofensiva em Kharkiv e às declarações de Putin, que afasta "planos" para tomar a região. Ainda as negociações de paz com a Ucrânia.
A Guerra Traduzida

Ucrânia lança maior ofensiva de sempre com drones

É o que escreve a imprensa da Ucrânia, que dá muito destaque aos ataques da última noite. As tropas ucranianas atingiram vários alvos na Rússia. Ainda a nova app para ajudar militares. 
Fact Check

Entrevista a Putin leva a sanções a jornalista?

O nome de Tucker Carlson continua a ser associado a uma entrevista feita ao Presidente russo, nomeadamente pelo facto de estar, alegadamente, a ser sancionado na União Europeia.
Noticiário

14h. Presidente da Segurança Social demite-se

Ana Vasques diz que o novo Governo demonstrou “falta de confiança” depois da questão da retenção do IRS nas pensões. E ainda, Pinto Luz pede que habitação não seja usada como "arma de arremesso".
Rússia

Putin oferece energia barata a chineses 

Orgulhoso dos laços económicos com a China, Putin disse que oferecerá aos investidores chineses na Rússia "vantagens económicas", a utilização da tecnologia do país e "pessoal altamente qualificado".
Desporto

Spartak Moscovo contrata técnico Dejan Stankovic

Dejan Stankovic é o novo treinador do Spartak Moscovo, já na próxima época. O técnico termina ligação ao clube Ferencvaros, depois de ter sido campeão da liga húngara.
Noticiário

8h. França. Morto homem que queria atacar sinagoga

O governo francês já elogiou a coragem e a resposta das autoridades. O suspeito tentou atacar um agente, antes de ser alvejado. E ainda, há autarquias que ainda estão a pagar os estádios do Euro 2004.
Paleontologia

Descoberta nova espécie de dinossauro na Sibéria

Uma equipa de cientistas russos descobriu no ano passado vestígios de um novo género e espécies de dinossauros, na Sibéria. O artigo científico sobre a descoberta foi partilhado em maio.
Geórgia

A lei que pôs a Geórgia entre a Rússia e a UE

Aprovação da lei de agentes estrangeiros — conhecida como "lei russa" — preocupa Bruxelas e pode colocar em risco adesão da Geórgia à UE. País gira como um "pêndulo entre democracia e autoritarismo". 
Guerra na Ucrânia

Morte de embaixador russo: Maputo não investiga

O Ministério Público de Moçambique renunciou à abertura de uma investigação à morte do embaixador. Por "orientações vindas da Rússia" não foi feito "exame do corpo e muito menos autópsia".
A Guerra Traduzida

Rússia apanha e põe civis em porões em Kharkiv

Ucranianos que se recusem a cumprir as ordens russas são mortos ou capturados e escondidos em porões, dizem autoridades locais. Rússia capturou também um grupo de soldados: "Saíram a rastejar".
A Guerra Traduzida

Rússia avança com "operação de choque" em Kharkiv

Durante o próximo mês e meio, enquanto não chega ajuda militar à Ucrânia, o Kremlin quer aproveitar janela de oportunidade para secar recursos do exército ucraniano.
Guerra na Ucrânia

Kiev acusa Rússia de executar civis

O ministro do Interior ucraniano, Igor Klymenko, mencionou relatos dos "primeiros disparos contra civis" pelo exército russo, acrescentando que foi aberta uma investigação sobre "crimes de guerra".
Noticiário

12h. PS preocupado com pacote Habitação do Governo

O ministro das infraestruturas está hoje a ouvir os vários partidos sobre este tema. E ainda, Vladimir Putin esteve hoje reunido com Xi Jinping em Pequim.
Noticiário

9h. Putin e Xi Jinping destacam cooperação

Num encontro que decorreu esta manhã, Vladimir Putin destacou a cooperação bilateral entre a China e a Rússia. Já Xi Jinping afirma que os dois países "vão preservar a Justiça no mundo".
Eleições EUA

Organizações procuram influenciar eleições nos EUA

Avril Haines nomeia "a Rússia, a China e o Irão" como as potências mais importantes especificando que a Federação Russa "continua a constituir a ameaça estrangeira mais ativa".
Guerra na Ucrânia

China e Rússia vão "preservar a justiça no mundo"

O Presidente chinês diz que os países são "um bom exemplo para outras potências em termos de respeito e abertura" e que vão "continuar a consolidar a nossa amizade e a defender a justiça no mundo".
Gabinete de Guerra

"Se derrotarem Ucrânia o expansionismo continuará"

Uma guerra contra a UE que a Ucrânia não pode perder. Netanyahu não vai ceder à pressão de Gallant. O discurso de Gouveia e Melo e o "ato hediondo" contra Fico. A análise de Francisco Pereira Coutinho

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar
Junte-se ao Presidente da República e às personalidades do Clube dos 52 para uma celebração do 10º aniversário do Observador.
Receba um convite para este evento exclusivo, ao assinar um ano por 99€.
Limitado aos primeiros 100 lugares
Assinar agora Ver programa