Dark Mode 95,4 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Rússia

Aquecimento Global

Junho foi o mês mais quente do ano em todo o mundo

O mês de junho foi o mais quente do mundo mas as atenções estão centradas na Sibéria que registou valores anormais: mais 10º centígrados.
Rússia

Rússia promete retaliar a sanções de Londres

Rússia ameaçou esta responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas e, considera tais sanções como uma tentativa de "pressionar estados soberanos".
Rússia

Rússia exige 1,8 mil milhões a empresa mineira

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização milionária ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico. A empresa é controlada pelo homem mais rico da Rússia
Direitos Humanos

Londres sanciona sauditas por morte de jornalista

Governo britânico anuncia regime de sanções a 49 entidades e indivíduos, incluindo 25 cidadãos russos envolvidos na morte de Sergei Magnitsky e 20 sauditas envolvidos na morte de Jamal Khashoggi. 
Vladimir Putin

Votação nacional: uma farsa em vários actos /premium

119
A organização de lotarias entre os eleitores foi um dos métodos "inovadores" utilizados para angariar votos. E Putin considera-se agora legitimado para se recandidatar e manter no poder até 2036.
Rússia

Rússia. Reforma constitucional em vigor no sábado

As emendas constitucionais aprovadas por quase 78% dos eleitores em referendo, que eventualmente permitem a Putin permanecer no poder até 2036, entram em vigor no sábado, dia 4 de julho.
Rússia

Esquerda radical russa: país a ir para a ditadura

Serguei Udaltsov, um líder da esquerda radical russa considera que o país está a caminha para uma ditadura, "na qual apenas governará uma pessoa, um czar, e não haverá liberdades".
Rússia

Putin agradece aos russos pelo apoio e confiança

O Presidente Vladimir Putin agradeceu o "apoio e confiança" dos russos após a validação da revisão constitucional que permite a sua permanência no poder até 2036.
Rússia

Rússia nega fornecimento de armas aos Talibã

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo afirmou que Moscovo nunca forneceu armas aos Talibã no Afeganistão, contrariando as acusações de Mike Pompeo.
Rússia

Oposição russa contra "presidência vitalícia"

Referendo constitucional que possibilita, se aprovado, a extensão do mandato de Putin até 2036, motiva protestos em Moscovo, São Petersburgo e Sibéria. Oposição fala em "farsa eleitoral".
Rússia

Mais do que nunca, Putin será sinónimo de Rússia /premium

220
Em plena pandemia, a Rússia aprovou em referendo que Putin governe um total de 37 anos — mais do que Estaline. Não é certo que o faça, mas a possibilidade agrada-lhe: "É clássico de Putin".
Rússia

Russos vão permitir que Putin governe até 2036

762
A maioria das urnas já fechou, contam-se votos mas já se percebe o resultado: os russos votaram "sim" a uma revisão ampla, mas que abre portas a que Putin governe mais tempo do que Estaline.
G7

Pompeo não exclui Putin de cimeira do G7

"É a ele [Donald Trump] que compete tomar essa decisão" disse Pompeo, acrescentando: "Mas estou convencido que é absolutamente importante que tenhamos contactos mais frequentes com os russos".
Coronavírus

Jogo do FC Orenburg proibido devido a surto

Foi cancelado o segundo jogo do FC Orenburg, após terem sido contabilizadas 10 pessoas infetadas com o vírus. O aumento de casos pode colocar em causa a continuidade da Liga russa.
Estados Unidos da América

Trump nega ter sido informado sobre prémios russos

O NY Times noticiou sexta-feira que os serviços de informações norte-americanos concluíram que responsáveis russos ofereceram recompensas por ataques bem-sucedidos a militares norte-americanos.
Rússia

Derrame provoca poluição sem precedentes no Ártico

370
O Comité de Investigação russo confirmou, em comunicado, que ocorreu uma "descarga não autorizada de resíduos líquidos na área da tundra" perto de Talnakh e anunciou a abertura de uma investigação.
Afeganistão

Rússia pagou a extremistas para matar militares

727
De acordo com uma investigação levada a cabo pelos serviços secretos norte-americanos, extremistas ligados aos Talibã receberam quantias monetárias para assassinar militares da NATO no Afeganistão.
Pirataria informática

Hackers russos atacam americanos em teletrabalho

O The New York Times revela que um grupo de piratas informáticos russos autointitulado de "Evil Corp." está a aproveitar as mudanças no trabalho para atacar empresas e funcionários nos EUA.
Rússia

Rússia. Consulta popular começa esta quinta-feira

A data formal da consulta popular é o dia 1 de julho, mas as autoridades abriram as assembleias de voto esta quinta-feira de manhã para evitar ajuntamentos que podem provocar a propagação da pandemia.
Rússia

Putin pede novo sistema de segurança mundial

O Presidente russo defendeu a criação de um sistema de segurança mundial para novas ameaças, afirmando estar aberto ao diálogo e à cooperação nas questões mais atuais da agenda internacional.
Coronavírus

Russos prometem imunidade antes de testarem vacina

O Ministério da Defesa russo está a testar uma vacina contra o SARS-CoV-2. Por agora testam segurança. Para avaliar a eficácia e a imunidade vai ser preciso mais tempo.
Vladimir Putin

Putin admite concorrer a novo mandato presidencial

145
Alterações constitucionais aprovadas pelo parlamento russo e enviadas ao Tribunal Constitucional permitem a Putin concorrer à reeleição, independentemente do número mandatos que já exerceu.
Rússia

A Rússia e a Segunda Guerra, segundo Putin /premium

129
Há muito que o artigo de Vladimir Putin sobre a Segunda Guerra Mundial era esperado. Mas o raciocínio do Presidente da Rússia pouco evoluiu para além da propaganda soviética da era pós-estalinista.
Coronavírus

Brasil e Rússia aliam-se no combate à pandemia

Bolsonaro e Putin acordaram cooperar no combate à pandemia de Covid-19 nos seus países, dois dos mais afetados em todo o mundo. O anúncio foi feito pelo Presidente brasileiro na plataforma Twitter.
Rússia

Kosovo. Putin essencial na ocupação do aeroporto

Numa entrevista, Putin disse que, enquanto chefe do conselho de segurança do país na altura, foi abordado acerca do plano. "E eu disse-lhe: se o considera apropriado, então faça-o", relatou.
Rússia

Putin: protestos nos EUA revelam "crises internas"

265
Os protestos contra o racismo são, para Vladimir Putin, são um reflexo "profundas crises internas" do país. O Presidente considerou também que a Rússia está a lidar melhor com a pandemia.
Rússia

Putin diz que russos apoiam reforma constitucional

O Presidente da Rússia afirma que uma "maioria absoluta" apoia o seu plano de reforma constitucional, que potencialmente dá a Putin o direito de permanecer no poder até 2036.
Coronavírus

Ministro russo adia visita a Moçambique

As visitas de trabalho a Moçambique do ministro da Indústria e Comércio da Rússia e do presidente da República de Tartaristão foram adiadas para data a definir devido à pandemia da Covid-19.
Liberdades

O calcanhar da Democracia

414
Os problemas começam porque a maioria das pessoas não precisa do que a Democracia garante, a Liberdade – precisa de um certo desafogo, de um SNS e de segurança. Um ensaio de Maria de Fátima Bonifácio.
Comunismo

O que une Trump, Bolsonaro, Putin e Jerónimo? /premium

1744
Se a Câmara do Seixal se empenhasse tanto no desaparecimento de bairros clandestinos como o PCP se aplica na “Festa do Avante”, o Bairro da Jamaica já poderia ter as condições de vida humanas.
Rússia

Incêndio em hospital provoca um morto na Rússia

Um doente morreu durante um incêndio no hospital Botkine, em São Petersburgo, que terá sido iniciado pelo próprio, que fumava na cama e provavelmente adormeceu com o cigarro aceso.
Rússia

Derrame de 20 mil toneladas em rio russo

As autoridades declararam uma situação de "emergência" após terem sido acidentalmente derramadas quase 20 mil toneladas de combustível num rio no extremo norte da Rússia.
Rússia

Putin aprova doutrina de dissuasão nuclear

O Presidente russo Vladimir Putin aprovou a nova doutrina de dissuasão nuclear do país, com caráter defensivo, apesar de o Kremlin admitir um ataque com armamento nuclear em caso de agressão externa.
Coronavírus

Rússia vai iniciar ensaios clínicos de uma vacina

50 militares, incluindo cinco mulheres, voluntariaram-se para participar nos ensaios clínicos da vacina, que serão concluídos antes do final de julho, avançou o ministério da Defesa da Rússia.
Rússia

Kremlin intrigado com convite de EUA para G7

Donald Trump anunciou no sábado que vai adiar a cimeira de junho nos Estados Unidos, sem especificar a nova data, e que vai convidar outros países para participar da reunião, incluindo a Rússia.
Coronavírus

Rússia planeia exportar medicamento antiviral

226
A 11 de junho, o medicamento, desenvolvido na Rússia com base num antiviral japonês, será enviado para os hospitais russos. Depois para outros países. Russos dizem ser eficaz em 90% dos casos.
Ditadura

Putin e Xi: irmãos na repressão das liberdades /premium

529
Tanto os dirigentes da China e da Rússia tentam sair desta crise como vencedores, como salvadores do seu e de outros povos. E o chamado Ocidente não parece ter dirigentes capazes de lhes fazer frente.
Coronavírus

"Número de mortes na Rússia será muito superior"

As autoridades sanitárias de Moscovo atualizaram o número de mortes associadas ao novo coronavírus, o que parece dissipar as dúvidas sobre um total de óbitos relativamente baixo.
Estados Unidos da América

Rússia acusa EUA de decisões "perigosas"

A Rússia considera o comportamento dos Estados Unidos "cada vez mais perigoso", no caso do programa nuclear iraniano e da retirada do tratado militar Céus Abertos.
Coronavírus

Moscovo alivia contenção a partir de dia 1

Moscovo vai iniciar o levantamento, a 1 de junho, de restrições impostas no final de março para travar a pandemia da Covid-19. Será permitida a reabertura de empresas e de zonas de passeio pedonais.
Relações Internacionais

UE lamenta saída dos EUA do tratado Céus Abertos

Onze países europeus, incluindo Portugal, lamentaram a retirada dos Estados Unidos do tratado internacional Céus Abertos, mas admitem partilhar as mesmas preocupações em relação à Rússia.
NATO

NATO reúne de emergência após anúncio dos EUA

131
A NATO convocou uma reunião de emergência para sexta-feira após o anúncio da retirada dos EUA do Tratado de Céus Abertos, por causa da violação dos termos do acordo pela Rússia.
Coronavírus

Após Moscovo, o vírus chegou ao resto da Rússia

Mais de metade dos casos confirmados são em Moscovo mas o vírus está a alastrar para o resto do país, que já o segundo mais afetado pela pandemia no mundo – descrito pela OMS como "clusters de casos".
Coronavírus

Rússia. Taxa de infeções no país estabilizou

A taxa de infeções na Rússia pelo novo coronavírus estabilizou, indicando que o planalto da pandemia foi atingido em todo o país, informou a diretora da Agência Federal Médico-Biológica do país.
Alemanha

Rússia rejeita acusações da Alemanha de pirataria

Em causa estão as acusações da Alemanha de que piratas informáticos russos teriam visado Angela Merkel em 2015. A chanceler alemã afirmou na quarta-feira possuir "provas" de tentativas "escandalosas".
Coronavírus

Rússia com discrepância entre infetados e mortos

Observadores questionam números na Rússia, uma vez que é o 2º país com mais infetados, mas desce para 18º em relação às mortes. Departamento de Saúde de Moscovo nega ter adulterado as contagens.
Coronavírus

Rússia acusa jornais ocidentais de "desinformação"

Em causa estão o Financial Times e o The New York Times, que escreveram que o número de casos e de mortes de Covid-19 na Rússia é bastante superior. Governo russo exigiu a correção dos artigos.
Venezuela

Secretas russas analisam golpe contra Maduro

Rússia não descarta a possibilidade de ajudar a Venezuela nas investigações ao ataque contra o regime de Maduro no início de maio. Presidente venezuelano colocou a hipótese do envolvimento dos EUA.
Coronavírus

Rússia. 5 mortos em unidade de cuidados intensivos

Pelo menos cinco doentes com Covid-19 morreram numa unidade de cuidados intensivos devido a um incêndio que deflagrou esta terça-feira num hospital de São Petersburgo, na Rússia.
Coronavírus

Covid-19. Rússia ultrapassa Reino Unido e Itália

As autoridades russas afirmam que o aumento no número de casos é explicado pela multiplicação dos testes realizados (5,6 milhões) e não por uma aceleração da propagação.
Síria

Amnistia acusa Bashar al-Assad de crimes de guerra

A operação, com ataques aéreos quase diários, causou quase um milhão de deslocados e quase 500 mortes entre civis. A Amnistia alega ter documentado 18 ataques a instalações médicas e escolas.
Moscovo

Moscovo é um dos epicentros mundiais do Covid-19

191
A capital russa ultrapassou 100.000 casos de infeções com o novo coronavírus, fazendo de Moscovo um dos epicentros da pandemia de covid-19 em todo o mundo.
PCP

Afinal, quem venceu na Segunda Guerra Mundial? /premium

414
Há uma diferença fundamental que o PCP esquece entre o Acordo de Munique e o Pacto Molotov-Ribbentrop: o primeiro não tinha protocolos secretos nem previa a partilha de territórios entre os assinantes
Coronavírus

Moscovo prolonga confinamento até 31 de maio

A câmara de Moscovo ordenou o prolongamento das medidas de confinamento da população da capital russa até 31 de maio. A Rússia atingiu esta quinta-feira um recorde de infeções diárias por Covid-19.
Coronavírus

EUA preocupados com desinformação vinda da China

Washington acredita que Moscovo e Pequim querem criar uma narrativa segundo a qual os países do Ocidente, especialmente os EUA, estão a perder a batalha contra a Covid-19.
Coreia do Norte

Rússia condecora líder da Coreia do Norte

110
O Presidente russo condecorou o líder norte-coreano com a medalha de guerra que assinala os 75 anos da vitória sobre a Alemanha nazi, em 1945. Em causa está a preservação dos soldados soviéticos.
Coronavírus

Três médicos russos caíram de janelas de hospitais

5952
Em oito dias, três médicos na linha da frente do combate à Covid-19 na Rússia caíram das janelas dos hospitais onde trabalhavam. Dois morreram.
Doping

AMA conclui investigação de 298 processos russos 

A investigação de 298 processos de atletas russos, suspeitos de terem beneficiado de doping entre 2011 e 2015, foi concluída e dada a conhecer às federações internacionais envolvidas.
Coronavírus

Rússia. Primeiro-ministro contaminado com Covid-19

494
Mishustin recebeu o resultado do teste esta manhã, enquanto estava a trabalhar. O primeiro-ministro russo entregou provisoriamente o cargo ao vice-primeiro-ministro, Andrei Belousov.
Vladimir Putin

Isolado, Putin impõe testes a todos que o visitam

Não é a primeira vez em 20 anos que Putin não gere pessoalmente uma grande crise nacional, aponta o The Moscow Times: líder russo encontra-se isolado na sua residência em Novo-Ogaryovo.
Coronavírus

Rússia. Putin pondera desconfinamento em maio

A Rússia ainda não atingiu o pico da pandemia motivada pelo novo coronavírus, mas Vladimir Putin admitiu uma redução progressiva das medidas de confinamento a partir de 12 de maio.
II Guerra Mundial

Putin e Trump pedem cooperação nos 75 anos de Elba

Os dois presidentes assinaram uma declaração conjunta assinalando o encontro dos exércitos aliados junto ao Rio Elba, na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, e desejaram mais cooperação.
Coronavírus

Museu do Hermitage mostra os seus tesouros online

2842
O Museu do Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia, colocou online os maiores tesouros da sua coleção. "Não tem gente, mas o museu continua vivo", disse o diretor do museu.
Coronavírus

Futebol.Russos esperam recomeçar em junho ou julho

Faltam 8 jornadas para o final e até 31 de maio, por causa da pandemia, a liga russa está suspensa. Num comunicado divulgado este domingo, responsáveis pela prova esperam retomá-la em junho ou julho.
Coronavírus

Putin. Situação na Rússia "sob controlo total"

185
Rússia registou este domingo 6.060 novos casos de covid-19, um crescimento sem precedentes no país que tem agora quase 43.000 pessoas infetadas.
Coronavírus

Número de infetados na Rússia continua a aumentar

200
Nos últimos três dias, três recordes no que diz respeito ao número de infetados em 24 horas. Plano de rastreamento digital parece não funcionar e as próximas semanas serão decisivas, diz Putin.
Coronavírus

Rússia: decisão dos EUA sobre OMS é "egoísta"

O vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Riabkov, reforçou que "este golpe" dos EUA "é uma abordagem que merece ser denunciada e condenada".
Espionagem

Moscovo começa a julgar presumível espião dos EUA 

O Tribunal de Moscovo iniciou o julgamento à porta fechada do cidadão norte-americano Paul Whelan, um ex-fuzileiro que está a ser acusado de espionagem. Sessão "foi adiada para 20 de abril".
Coronavírus

Moscovo lança novas autorizações para circulação

Se os habitante se quiserem deslocar de automóvel ou transportes públicos para trabalho, consultas médicas e deslocações a casas de campo, terão de obter uma autorização na página oficial da autarquia
Petróleo

Petróleo: Putin, Trump e rei saudita saúdam corte

200
Os três chefes de Estado tiveram uma conversa telefónica sobre o acordo alcançado pelo cartel da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que deverá estabilizar o mercado.
Petróleo

Fim da "guerra". Russos e sauditas fecham acordo

619
A Rússia e a OPEP (cartel informalmente liderado pela Arábia Saudita) chegaram, finalmente, a um acordo para um corte da produção que irá ajudar a estabilizar os mercados energéticos.
BMW

A mais espectacular das BMW R nineT vem da Rússia

718
A gama de motos BMW com motor boxer pode não ser a mais potente da marca, ou a mais leve, mas é certamente a mais emblemática. Nunca o seu design foi tão apetecível quanto este, que vem da Rússia.
Coronavírus

Putin não quer repetir erros de outros países

113
Putin aleta que "o pico da epidemia ainda não foi superado", mas garante que segue "muito atentamente a situação", tendo "em consideração as experiências positivas e negativas de outros países".
Mundial 2018

Rússia nega subornos na atribuição do Mundial2018

A Rússia "organizou o melhor Mundial de futebol da história" e nega "categoricamente" a existência de qualquer tipo de suborno na atribuição da organização do campeonato em 2018.
Coronavírus

Propaganda e loucura em tempos de pandemia /premium

236
Uma particularidade dos regimes autoritários é empregar eufemismos. Por exemplo, as autoridades russas não empregam a palavra “quarentena”, preferindo utilizar “regime de auto-isolamento em casa”.
Moscovo

Kremlin desmente mensagens de Trump 

O inquilino da Casa Banca surpreendeu os investidores ao dizer, na Twitter, que "esperava" que a Arábia Saudita e a Federação Russa reduzissem a sua produção "em cerca de 10 milhões de barris".
Coronavírus

Russos ficam em casa até ao fim de abril

433
Depois de ter decretado uma semana de confinamento, Putin estendeu-o até ao final do mês. Salários continuam a ser pagos, autoridades locais definem as exceções e incumprimento pode dar prisão.
Coronavírus

Rússia envia avião com ajuda humanitária para EUA

215
Um Antonov-124 da força aérea russa "com máscaras e equipamento médico partiu para os Estados Unidos", anunciou o Ministério da Defesa russo. Ajuda foi referida num telefonema entre Trump e Putin.
Coronavírus

Rússia admite alargar quarentena a todo o país

Moscovo decretou inicialmente o confinamento obrigatório às pessoas com mais de 65 anos de idade e aos doentes crónicos mas, no domingo, passou a abranger toda a população da cidade.
Doping

Dois campeões olímpicos russos acusados de doping

Campeões olímpicos do salto em altura em Pequim-2008, Andrei Silnov, e dos 400 metros barreiras em Londres-2012, Natalya Antyukh, foram 2 dos 4 russos acusados de doping. Acusação segue para o TAD.
Coronavírus

Rússia não tem a certeza sobre número de infetados

177
"O problema é que o volume de testes é muito baixo e ninguém tem uma imagem clara" da realidade na Rússia como se tem no resto do mundo", lamentou o presidente da câmara de Moscovo.
Coronavírus

Atenção às soluções totalitárias /premium

155
Esta crise é o maior desafio de sempre à existência da UE. Os seus líderes foram pouco competentes e, sem políticos capazes de enfrentar os desafios futuros, a unidade europeia pode passar à história.
Coronavírus

O novo coronavírus ainda não chegou à Rússia?

Publicação no Facebook diz que "o vírus ainda não entrou na Rússia", mesmo que o país faça fronteira com a China. É mentira. A 19 de março, a Rússia já registava 199 casos de infeção e 1 morto.
Coronavírus

Rússia tem o surto "sob controlo". Terá mesmo?

1134
Apesar de ter fronteira com a China, a Rússia só tem 199 casos confirmados. Vladimir Putin diz que a situação está "sob controlo", mas há quem ache que os dados são falsos: "É Chernóbil outra vez".
Coronavírus

Será que a demagogia e a mentira não têm limites? /premium

803
Há quem diga qud desde meados de Janeiro já morreram devido ao coronavírus mais de 1 600 pessoas na Rússia mas que nas certidões de óbito as causas da morte são apenas “pneumonias extra-hospitalares”
Rússia

Tribunal Constitucional aprova reforma de Putin

228
Putin assinou uma reforma constitucional que poderá permitir ao Presidente russo manter-se no poder até 2036, fazendo voltar a zeros a contagem dos seus mandatos presidenciais.
Vladimir Putin

Putin assina lei que lhe permite ficar até 2024

531
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou lei sobre as emendas constitucionais que permite que se mantenha no poder após 2024, ao conceder-lhe o direito de concorrer à reeleição.
Rússia

Aprovada continuidade de Putin no poder após 2024

149
Esta é a primeira revisão da Constituição desde a sua adoção, em 1993, e permitirá que o presidente Vladimir Putin se mantenha no poder após 2024, data em que termina o segundo mandato presidencial.
Síria

Síria. Erdogan diz que cessar-fogo foi violado

Depois de, na semana passada, Erdogan e Putin terem chegado um acordo de cessar-fogo, o líder turco afirmou que o acordo foi violado com "pequenos incidentes aqui e ali".
Rússia

Afinal “a montanha voltou a parir um rato” /premium

167
As emendas à Constituição já faziam prever um cenário de reforço do poder autoritário e ditatorial na Rússia. E para que tudo fique “perfeito” elas incluem a proclamação da “fé em Deus” do povo russo.
Vladimir Putin

Putin apoia lei que o deixa no poder até 2036

621
A mudança constitucional põe fim à lei que limita a dois os mandatos presidenciais na Rússia, permitindo que Putin permaneça no cargo até 2036, se assim o desejar e se for o preferido dos eleitores.
Rússia

Moscovo não "fecha porta" a aliança com OPEP

O ministro da Energia afirmou que o facto de o acordo de redução da produção não ter sido prolongado além de abril "não significa que no futuro não possa haver mais cooperação entre países OPEP".
Síria

Síria. ONU espera fim "duradouro" de hostilidades

Secretário-geral da ONU espera que cessar-fogo entre a Turquia e a Rússia leve ao fim "imediato e duradouro" das hostilidades e pede um regresso ao processo político para acabar com a guerra na Síria.
Síria

Síria. Moscovo e Ancara anunciam cessar-fogo

"Esta noite a partir da meia-noite [21h em Lisboa], o cessar-fogo vai entrar em vigor", declarou o Presidente turco. Ancara poderá agora replicar "qualquer ataque do regime" de Damasco, acrescentou.
Rússia

Que Deus vai estar na nova Constituição da Rússia? /premium

121
A emenda poderia ter algum sentido se fosse proposta nalgum Estado teocrático ou uns séculos antes, mas deixa de o ter num país onde vivem mais de cem povos e com religiões muito distintas.
Palestina

Palestina. Ministro quer unidade entre fações

Ministro dos Negócios Estrangeiros russo e líder do movimento radical palestiniano Hamas reuniram-se para "restaurar a unidade nacional palestiniana" e resolver conflito israelo-palestiniano.
Desporto

Adelina Sotnikova anuncia fim da carreira

A campeã olímpica de patinagem artística anunciou a sua retirada num canal público na Rússia, consequência de problemas de saúde, após ter sido operada à coluna vertebral.
Conflito na Síria

Rússia e Turquia pedem redução de tensões na Síria

147
A Rússia e a Turquia acordaram a necessidade de "reduzir a tensão" na Síria após reuniões entre altos funcionários dos dois países realizadas nos últimos dias.
Conflito na Síria

Kremlin admite novo encontro entre Putin e Erdogan

O encontro vai decorrer a propósito da crise entre Moscovo e Ancara, que se intensificou devido ao avanço das forças de Bashar al-Assad em Idlib, último bastião rebelde e "jihadista" na Síria.
Vladimir Putin

Putin recusou duplos em eventos perigosos

O Presidente russo confirmou que durante os "momentos mais difíceis da luta contra o terrorismo" lhe foi proposto a utilização de duplos em eventos potencialmente perigosos, adiantando que recusou.
Estados Unidos da América

Russos estarão a tentar ajudar Bernie Sanders

335
A Rússia estará a tentar interferir com as eleições americanas, ajudando a impulsionar a campanha de Sanders. Segundo o Washington Post, citando fontes próximas, Trump terá sido informado da situação.
Rússia

Rússia retrocede à Idade Média /premium

354
O processo de revisão constitucional atualmente em curso na Rússia revela uma vontade de fazer regredir a sociedade a épocas sombrias.
Rússia

Milhares protestam contra revisão constitucional

Milhares de pessoas saíram à rua em várias cidades russas para protestar contra a revisão constitucional proposta pelo Presidente Vladimir Putin, que alimenta especulações sobre o seu futuro político.
Síria

NATO exorta Assad e Moscovo a pararem ataques

Secretário-geral da NATO manifestou preocupação em relação à situação em Idlib, na Síria, lamentando os "ataques indiscriminados que incluem também alvos civis".
Doenças

Rússia quer deportar estrangeiros com 16 doenças

458
A propósito do coronavírus, a Rússia prepara lei para deportar estrangeiros com infeções como cólera, tuberculose e VIH por exemplo. No total, estão contempladas 16 doenças.
Tesla

Quer um iPhone por 90.000€ parecido à Cybertruck?

O iPhone já é um telemóvel muito desejado. A Caviar decidiu produzir uma versão ainda mais sofisticada e cara, com uma estética que faz lembrar a Cybertruck da Tesla. Vende-o por 90.000€.
Recep Tayyip Erdogan

Presidente turco diz que Rússia não cumpre acordos

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou Moscovo de não respeitar os acordos feitos com Ancara no noroeste da Síria, onde aviões sírios e russos aumentaram os bombardeamentos.
Angola

Luta contra a corrupção ou cabala contra a Rússia? /premium

165
É bom não esquecer que Vladimir Putin convidou para a Cimeira Rússia-África, realizada no ano passado, não só João Lourenço mas também Isabel dos Santos. E esta foi alvo das atenções da imprensa russa
Reino Unido

Caso Skripal. Boris Johnson avisa Putin

O primeiro-ministro britânico alertou o Presidente russo de que a "posição do Reino Unido" sobre o caso Skripal não se alterou, avisando-o para "não repetir tal ataque" em solo britânico.
Vladimir Putin

Putin diz que se opõe a mandatos ilimitados

129
O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que se opõe à ideia de um mandato ilimitado para o líder do país, como existia na União Soviética.
Rússia

Mishustin é o novo primeiro-ministro da Rússia

O parlamento russo confirmou, com 383 votos favoráveis, Mikhail Mishustin como novo primeiro-ministro da Rússia. Mishustin quer concentrar-se nas questões sociais e na melhoria dos padrões de vida.
Rússia

A dança de cadeiras continua? /premium

134
Uma coisa parece ser certa: todas estas mudanças visam eternizar o putinismo na Rússia. A não ser que as coisas continuem a não correr bem a Vladimir Putin.
Rússia

Putin quer Mikhail Mishustin para chefe de governo

991
Governo da Rússia demitiu-se em bloco, incluindo o primeiro-ministro Dimitri Medvedev. Putin já propôs Mikhail Mishustin como substituto, o diretor-geral da Autoridade Tributária Federal russa.
Rússia

Irão. Rússia critica decisão de europeus

A Rússia denunciou as "ações irrefletidas" e a decisão "profundamente dececionante" dos europeus. Em causa está a decisão de acionar o processo de resolução de disputas previsto no acordo de 2015.
Líbia

Líbia decreta cessar-fogo

O Governo de Acordo Nacional líbio aceitou o apelo para um cessar-fogo no país algumas horas depois do rival, marechal Khalifa Haftar, ter anunciado o fim das hostilidades.
Jogos Olímpicos

Atletas russos insurgem-se contra federação 

Três russos campeões do mundo de atletismo insurgiram-se, esta sexta-feira, contra a federação do seu país, considerando que a presidência põe em causa o deporto nacional ao ser permissiva com doping.
Estados Unidos da América

Justiça pede 6 meses de prisão para Michael Flynn

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos recuou na anterior decisão e considerou que Michael Flynn deve ser condenado a seis meses de prisão, mesmo tendo colaborado com as autoridades.
Polónia

Polónia pode boicotar cerimónia em Auschwitz

O presidente polaco foi impedido de discursar na cerimónia que celebra a libertação do campo de concentração. Em causa estão as recentes acusações russas ao país. Putin será o principal orador.
Estados Unidos da América

EUA criticam Rússia e China pelo silêncio 

Os Estados Unidos lamentaram, em comunicado, "o silêncio do Conselho de Segurança da ONU", nomeadamente da Rússia e da China. Em causa está o ataque à embaixada norte-americana em Bagdade.
Política

Merkel e Putin debatem tensão entre Irão e EUA

Angela Merkel, vai visitar Vladimir Putin para debater as tensões no Médio Oriente e analisar o cumprimento dos acordos de Minsk de 2015, que visam pôr termo à guerra no leste da Ucrânia.
Porta dos Fundos

Porta dos Fundos. Suspeito fugiu para a Rússia

O suspeito era o único que não usava capuz na altura do ataque. Fugiu para Moscovo, onde tem família, pouco antes de a justiça emitir um mandado de detenção. É empresário e considerado violento.
Vladimir Putin

Polónia está preparada para guerra informativa

São declarações do governo polaco que têm como alvo as recentes acusações de Putin. A Rússia acusou a Polónia de assinar um pacto secreto com a Alemanha antes da II Guerra Mundial.
Ucrânia

Ucrânia e separatistas trocam 200 prisioneiros

É a primeira troca de prisioneiros entre ucranianos e separatistas pró-russos do leste desde 2017. Operação já foi saudada por Vladimir Putin e Angela Merkel.
Conflito na Ucrânia

Troca de prisioneiros entre Ucrânia e pró-russos

A Ucrânia e os separatistas pró-russos realizam no domingo a primeira troca de prisioneiros de guerra desde 2017, em consonância com o que foi acordado em dezembro na cimeira de Paris.
Rússia

Rússia recorre de suspensão por doping

A Agência Antidopagem russa apresentou um protesto formal contra as sanções que impedem o país de participar em competições internacionais. O recurso será apresentado no Tribunal Arbitral do Desporto.
Rússia

Rússia testa rede própria de internet 

550
A Rússia segue o exemplo de países como a China e o Irão. Especialistas estão preocupados com o desmantelamento da rede global da internet.
Morte

Morreu a atriz russa Galina Volchek aos 86 anos

A atriz russa e diretora artística do Teatro Sovremennik de Moscovo morreu aos 86 anos, não sendo conhecida a causa da morte. Volchek tinha sido hospitalizada há alguns dias devido a uma pneumonia.
Rússia

Oposicionista russo foi detido em Moscovo

O dirigente da oposição russa Alexei Navalny foi detido. O líder do Fundo de Luta Contra a Corrupção tem denunciado atos de corrupção que envolve a elite da Rússia, ao longo dos últimos anos.
Rússia

Opositor de Putin enviado para o Ártico

143
Alexei Navalny, opositor do presidente russo, revelou que um aliado seu foi recrutado apesar de ter problemas médicos que o impedem de cumprir os 12 meses de recruta. Moscovo recusa irregularidades
Sanções

Rússia admite agravamento de sanções dos EUA

Vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Seguéi Riabkov, admite agravamento das sanções dos Estados Unidos contra a Rússia durante 2020.
Síria

Síria. Ataque russo mata 8 civis, 5 deles crianças

227
Pelo menos 8 civis, entre os quais 5 crianças, morreram na sequência de raides aéreos russos numa aldeia no noroeste da Síria, abrigo de deslocados, disse o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Rússia

Rússia acusa EUA de "diplomacia de intimidação"

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo acusou os Estados Unidos de praticarem uma diplomacia de "intimidação", referindo-se às sanções norte-americanas contra o gasoduto Nord Stream 2.
Presidente Trump

Moscovo denuncia sanções contra gasoduto

Trump promulgou lei que impõe sanções aos investidores de um gasoduto para transportar gás natural da Rússia para Alemanha. Sanções impedem desenvolvimento de economias de outros países, acusa Rússia.
Comunismo

Vale a pena lamentar o fim da União Soviética? /premium

172
Para o Kremlin de Putin, a “vitimização dos russos” continua a ser uma das mais importantes componentes da sua propaganda. Felizmente a Rússia é muito, mas mesmo muito mais do que o autocrata demagogo
Rússia

Morreu outro agente russo num tiroteio em Moscovo

Morreu um agente secreto russo, na sequência de um tiroteio em Moscovo. Na quinta-feira, um outro agente dos serviços secretos russos já tinha morrido e várias pessoas tinham ficado feridas.
Jogos Olímpicos

Campeão olímpico suspenso por doping

O halterofilista ucraniano Oleksiy Torokhtiy foi suspenso por doping depois de um teste a uma amostra sua dos Jogos Olímpicos de Londres2012. O teste levantou suspeitas. A suspensão é provisória.
Futebol

Treinador Vladan Milojevic deixa Estrela Vermelha

O treinador Vladan Milojevic abandonou o comando do Estrela Vermelha, atual bicampeão da Sérvia e líder destacado da Liga de futebol daquele país, anunciou o técnico, em conferência de imprensa.
Moscovo

Tiroteio faz um morto em Moscovo

Um tiroteio junto à sede dos serviços secretos russos em Moscovo fez um morto e pelo menos um ferido. Ainda não se sabe a razão dos disparos. As autoridades já estão no local.
NATO

Rússia: NATO está a preparar-se para conflito

O chefe militar russo pensa não haver razão para um conflito militar, mas manifestou preocupação relativamente aos exercícios militares que a NATO tem vindo a desenvolver na fronteira do seu país.
Rússia

Porta-aviões russo. Uma morte confirmada

O incêndio que começou na quinta-feira a bordo do único porta-aviões russo, ancorado num porto no Ártico foi extinto. As autoridades russas confirmam que um homem, membro das forças armadas, morreu.
Rússia

Incêndio no único porta-aviões russo: 10 feridos

Estavam 400 membros da tripulação no navio. Pelo menos um trabalhador está desaparecido e dez pessoas ficaram feridas, estando sete nos cuidados intensivos dos hospitais.
Rússia

Rússia pode organizar Jogos próprios

230
Depois de o país ter sido foi excluído das competições internacionais por quatro anos, por causa de um esquema de doping, o presidente do parlamento russo diz que a Rússia pode ter Jogos próprios.
Doping

Kremlin ainda não domina tudo /premium

132
Pelo menos no caso do campo do doping, pode-se afirmar que não é o chamado Ocidente que tenta isolar a Rússia, mas ela isola-se com uma política que não olha a meios para atingir os fins.
Jogos Olímpicos

Putin: exclusão da Rússia tem "motivação política"

O país foi excluído dos Jogos Olímpicos e de competições mundiais, devido a um sistema de dopagem realizado com apoio estatal. Presidente Russo contesta a decisão tomada por unanimidade.
Guerra

Rússia e Ucrânia chegam a acordo para cessar-fogo

131
Reunidos em Paris com a mediação de Emmanuel Macron e de Angela Merkel, os líderes da Ucrânia e da Rússia chegaram a um acordo de cessar-fogo e querer trocar prisioneiros de guerra.
Jogos Olímpicos

Rússia banida dos Jogos Olímpicos por doping

256
A Agência Antidoping proibiu a Rússia de participar em eventos desportivos globais durante 4 anos. País não será representado nos Jogos Olímpicos nem no Mundial. Mas os atletas poderão participar.
Conflito na Ucrânia

Rússia e Ucrânia. Presidentes reúnem-se em Paris

O Presidente ucraniano e o Presidente russo reúnem-se esta segunda-feira pela primeira vez. O encontro será mediado pela França e pela Alemanha e visa encontrar uma solução para o conflito ucraniano.
Papa Francisco

Papa encoraja diálogo do Quarteto da Normandia

A reunião do Quarteto da Normandia vai ser a primeira desse nível desde 2016, da qual se espera um novo impulso para uma solução de diálogo para o conflito no leste da Ucrânia.
Acordo Nuclear

Putin quer prolongar pacto nuclear com EUA

O presidente Vladimir Putin diz que já se mostrou disponível para prolongar o tratado START, que limita o número de ogivas nucleares entre os dois países, mas que ainda não obteve resposta.
Irão

Russia suspende projeto de investigação com o Irão

Um projeto de investigação mantido entre a Rússia e o Irão é incompatível com a decisão de Teerão de retomar o enriquecimento de urânio. Por isso mesmo, aTVEL suspendeu a colaboração.
NATO

NATO. Aliados acordaram manter unidade

O secretário-geral da NATO afirmou que as divergências atraem sempre mais atenções, mas ainda assim houve decisões. Na cimeira falou-se da contribuição para a defesa, da ameaça russa e da Síria.
Alterações Climáticas

Rússia. Urso polar grafitado gera preocupação

432
Um vídeo partilhado no Facebook mostra um urso polar marcado com o nome de um tanque soviético na Rússia. Especialistas dizem que o pode pôr em risco já que fica com dificuldades em se camuflar.
Gás Natural

Rússia e China: irmãos para sempre? /premium

150
A construção do novo gasoduto reforça as relações entre a China e a Rússia, mas é difícil imaginar que se volte a gritar a palavra de ordem de Estaline e Mao: “Russos e chineses, irmãos para sempre!”
Apps

FBI confirma: FaceApp "é uma potencial ameaça"

317
O FBI diz que "qualquer app ou produto desenvolvido na Rússia, como a FaceApp [que se tornou viral por envelhecer rostos], é uma potencial ameaça de contrainteligência". O Kremlin já reagiu.
Vladimir Putin

Russia está pronta para cooperar com a NATO

Quem o diz é Vladimir Putin em declarações relativas ao aniversário dos 70 anos da organização. Apesar disso, o líder russo diz que a NATO tem sido incorreta "ou até rude".
Rússia

Acidente com autocarro na Rússia faz 19 mortos

O acidente terá sido causado pelo rebentamento de um pneu. No autocarro, que partiu de Sretensk em direção a Chite, seguiam 44 passageiros. Entre as vítimas mortais contam-se dois menores.
Ambiente

Ucrânia alerta para repercussões de gasoduto russo

"Preveem-se consequências ambientais irreversíveis", alertou a Embaixada da Ucrânia em Portugal. O gasoduto Nord Stream-2 permitirá a Moscovo duplicar as entregas de gás natural russo na Europa.
Apple

Apple coloca Crimeia como parte da Rússia

Território ocupado em 2014 é agora reconhecido como pertencendo a Moscovo. Situação aplica-se apenas em iPhones que estejam em território russo. "Conseguimos tudo o que queríamos", diz deputado.
Estados Unidos da América

Pompeo: Testes da Turquia são "inquietantes"

Mike Pompeo considerou "inquietante" que a Turquia tenha iniciado testes dos sistemas russos de defesa antiaérea, apesar dos apelos em sentido contrário e da ameaça de sanções.
Investimento

Rússia investe 10 mil milhões de dólares em Angola

Investidores russos vão disponibilizar cerca de dez mil milhões de dólares (nove mil milhões de euros) para financiar projetos com impacto socioeconómico em Angola.
Turquia

Turquia ignora EUA e testa sistema de defesa

A Turquia comprou mais de 100 dispositivos antiaéreos S-400 à Rússia. País arrisca sanções por parte dos Estados Unidos da América caso decida ativar a tecnologia. Ankara já disse que é para avançar.
A página está a demorar muito tempo.