Rússia

Tratados Internacionais

Putin e Abe discutem tratado suspenso desde 1945

Putin referiu que a Declaração coloca como condição a assinatura do tratado, enquanto Shinzo Abe admitiu que não é fácil resolver problemas que permanecem há mais de 70 anos, mas que devem fazê-lo.
Rússia

Detido passageiro que desviou avião em Moscovo

109
O avião voava da Sibéria para a capital russa e acabou por aterrar na cidade de Khanty-Mansiisk, na Rússia. Suspeito já foi detido e estava alcoolizado.
Rússia

Rússia recusa libertar alegado espião americano

O recurso apresentado pela defesa de Paul Whelan para ser libertado foi recusado. O norte-americano está acusado de espionagem pela Rússia e pode enfrentar uma pena até 20 anos de prisão.
Acidentes e Desastres

Incêndio em dois navios faz 20 mortos

O incêndio em dois navios com bandeiras da Tanzânia declarou-se quando um dos navios transferia combustível para o outro, forçando os tripulantes a saltar para a água.
Negociações de Paz

Ilhas Curilas. Rússia e Japão discutem o "dono"

As ilhas do Pacífico são disputadas entre os dois países há mais de sete décadas e as negociações não se adivinham nada fáceis. O primeiro-ministro do Japão vai a Moscovo tentar solucionar o impasse.
Rússia

Alemanha: Rússia pode salvar o tratado nuclear

O presidente Donald Trump já anunciou a saída dos EUA do tratado nuclear com Rússia. O ministro dos negócios estrangeiros da Alemanha acredita "que a Rússia pode ainda salvar o tratado".
Bielorrússia

Detida modelo que diz ter provas da ligação russa 

A modelo e acompanhante de luxo Anastasia Vashukévich foi detida esta quinta-feira pelas autoridades russas por indução à prostituição. Anastasia tinha ordem de deportação para a Bielorrússia.
Facebook

Facebook encerra páginas e contas russas

Uma rede com 364 páginas estava ligada a funcionários do Sputnik, um site de notícias russo em língua inglesa. Esta é a mais recente de uma série de ações do Facebook no combate aos 'fake news'.
Relações Internacionais

Rússia-Japão: a II Guerra Mundial ainda não acabou /premium

112
Mesmo que Vladimir Putin quisesse ceder alguma ou algumas ilhas das Curilhas ao Japão, não o faria, porque a onda de protestos provocada no interior da Rússia levaria ao seu afastamento do poder.
Rússia

Rússia quer salvar o tratado de armas nucleares

"Espero que os países europeus tentem pressionar Washington a ter uma posição mais responsável", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov.
Presidente Trump

Trump escondeu detalhes de encontro com Putin

102
Os dois líderes encontraram-se várias vezes, mas não há registos detalhados das reuniões porque Trump o impediu. Numa das vezes, ficou com as notas tiradas pelo intérprete.
Estado Islâmico

Rússia acusa BBC de propagar ideias terroristas

A Rússia acusou a estação televisiva britânica de propagar as ideias do Estado Islâmico, após análise dos seus programas. A entidade russa reguladora dos media abriu um inquérito.
Exploração Espacial

Rússia quer mandar nave à Lua em 2021

Em entrevista, Dmitri Rogozin referiu que a agência russa continua a satisfazer pedidos da agência norte-americana, apesar de as relações entre as duas terem estado tensas.
Espionagem

Londres adverte Moscovo sobre Paul Whelan

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Jeremy Hunt, advertiu Moscovo contra um "jogo de xadrez diplomático" após a acusação por espionagem do ex-Marine Paul Whelan.
Rússia

Rússia acusa cidadão norte-americano de espionagem

O cidadão norte-americano acusado por espinagem na sexta-feira passada foi formalmente acusado pela justiça russa. Paul Whelan está em prisão preventiva, informou o seu advogado.
Rússia

Explosão na Rússia. Número de mortos sobe para 37

O número de mortos no desabamento parcial, na segunda-feira, de um edifício de habitação na Rússia, na região dos Montes Urais, subiu para 37, segundo um novo balanço feito pelas autoridades locais.
Rússia

Explosão na Rússia. Bebé resgatado dos escombros

Choro de bebé de 11 meses alertou as equipas de resgate que trabalhavam nos escombros do edifício habitacional que desabou na segunda-feira, na cidade russa de Magnitogorsk, na região dos Urais.
Espionagem

Espionagem: Russia detém cidadão norte-americano

Autoridades de Moscovo dizem que Paul Whelan foi detido quando "realizava atividades de espionagem", um delito que na Rússia é punido com penas até 20 anos de prisão
Rússia

Russia proíbe trigo, chocolate e cerveja 

As autoridades russas vão proibir a importação de dezenas de produtos da Ucrânia, tais como o trigo, chocolate ou a cerveja, em resposta às sanções económicas de Kiev contra a Rússia.
Conflito na Síria

Síria. Turquia e Rússia chegam a entendimento

Oficiais russos e turcos reuniram-se este sábado em Moscovo para discutir a coordenação conjunta das operações militares na Síria depois de Trump ter anunciado a retirada dos norte-americanos do país.
URSS

KGB e Ortodoxia: até onde pode ir o compromisso? /premium

121
Quase todos os dirigentes da Igreja Ortodoxa Russa colaboraram com os serviços secretos soviéticos, incluindo Alexis II, o antigo Patriarca, e Kirill, o actual, que tinha o pseudónimo de “Mikhailov”.
Rússia

O presente de Putin voa como uma bola de fogo

124
O novo sistema de mísseis da Rússia foi testado em público. Voa a uma velocidade 20 vezes superior à do som. Putin diz que é "invencível" e descreveu-o como um "excelente" presente de ano novo.
Rússia

Rússia. Divulgados dados de jornalistas da BBC

Uma lista com nomes e fotografias de repórteres que trabalham para a BBC na Rússia começou a circular. Os dados parecem vir de fonte oficial e reforçam a guerra mediática entre os dois países.
Crimeia

Presidente da Ucrânia decreta fim da lei marcial

A lei marcial tinha sido aplicada em novembro em 10 regiões costeiras, limítrofes da Rússia e da Moldávia, e no mar de Azov, zonas consideradas como as mais ameaçadas por uma possível agressão russa.
Armamento

Rússia testa novo sistema de mísseis hipersónicos

O Avangard é capaz de superar o escudo antimísseis norte-americano e foi lançado a partir da base de mísseis de Dombarovskiy. "Vai em direção ao alvo como um meteorito", disse Vladimir Putin.
Cimeiras

Rússia. Cimeira Putin/Trump é "muito necessária"

A Rússia considera "muito necessária" a realização em 2019 de uma reunião entre Putin e Trump, após o cancelamento das duas cimeiras previstas nos últimos meses.
Rússia

Putin enterrou o socialismo /premium

219
Restam cada vez menos razões ao PCP para apoiar a política de Putin, sobretudo depois de o dirigente russo “ter enfiado o socialismo na gaveta”, mas ainda algo importante os une: o anti-americanismo.
Vladimir Putin

Guerra nuclear: Putin alerta para risco crescente

Putin criticou os EUA por provocarem nova corrida às armas ao abandonarem os acordos de desnuclearização. Se os EUA colocarem mísseis de médio alcance na Europa, a Rússia será forçada a tomar medidas.
Ucrânia

Ucrânia volta a enviar forças navais para Azov

A Ucrânia vai enviar novamente forças navais para o mar de Azov, onde ocorreu o incidente com a Rússia. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia já reagiu e considera a decisão "uma provação".
União Soviética

Dois terços dos russos sentem nostalgia pela URSS

O Centro Analítico Levada, que conduziu em novembro o estudo de opinião que abrangeu 1.600 pessoas a nível nacional, referiu que os resultados refletem uma crescente nostalgia da população pela URSS.
Rússia

Rússia vai ter base militar na Venezuela

108
O local escolhido para a base russa será a ilha de La Orchila, a 200 quilómetros a nordeste de Caracas. O acordo resultará na cooperação entre as Forças Armadas dos dois países.
Casa Branca 2016

Afro-americanos alvo dos propagandistas russos

141
Estudos confirmam que russos criaram uma estratégia de desinformação para afetar afro-americanos e influenciar campanha presidencial dos EUA em 2016. Os culpados são as redes sociais, sublinham.
Rússia

Rússia exige dissolução do exército do Kosovo

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo exigiu a dissolução do exército do Kosovo aprovado pelo parlamento de Pristina esta sexta-feira. Exército foi aprovado por unanimidade.
Igreja Católica

Patriarca russo pede proteção do clero ucraniano 

103
O líder da Igreja Ortodoxa russa enviou uma carta ao Papa Francisco, à ONU e a diversos líderes mundiais a pedir proteção para " o clero e os fiéis" da Igreja ucraniana leais a Moscovo.
Rússia

Kremlin acusa EUA de acusações infundadas

As acusações foram feitas contra a russa Maria Butina, que se declarou culpada de conspiração, nos EUA. Maria Butina incorre em seis meses de prisão e pode ser expulsa do território norte-americano.
Estados Unidos da América

Agente russa admite conspiração contra EUA

Depois de ter chegado a acordo judicial, Maria Butina admitiu que se tentou infiltrar nos círculos republicanos para satisfazer os interesses da Rússia. Pena pode ir até cinco anos de prisão.
Vladimir Putin

Documento sugere que Putin teria ligações à Stasi

102
Um documento que apresentava o atual presidente como "Major Putin" foi descoberto nos arquivos da RDA, ocupada à época pela União Soviética. O período de Putin ao serviço do KGB mantém-se oculto.
Robótica

Boris, o robô que afinal era um disfarce

Os seus comportamentos "demasiado humanos", suscitaram várias questões por entre alguns bloggers online, mesmo antes de surgirem imagens que comprovavam ser um disfarce.
Emmanuel Macron

A Rússia não serve para desresponsabilizar Macron  /premium

185
Estes acontecimentos são mais do que uma prenda natalícia para o regime de Putin, mas na sua origem está a incapacidade de os dirigentes dos países democráticos de dialogarem com a sociedade
Rússia

Putin despede-se de ativista dos direitos humanos

Vladimir Putin despediu-se de Lyudmila Alexeyeva, uma das fundadoras do movimento de direitos humanos na ex-URSS, crítica da "repressão política", mas defensora de um diálogo com o Kremlin.
Rússia

Lobisomem da Sibéria culpado por matar 78 mulheres

142
O "lobisomem da Sibéria" foi esta segunda-feira condenado pelo homicídio de 56 mulheres. O ex-polícia russo já tinha sido condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres.
Direitos Humanos

Morreu a ativista russa Lyudmila Alexeyeva

224
A mais antiga ativista dos direitos humanos russa e ex-dissidente soviética Lyudmila Alexeyeva morreu este sábado, num hospital em Moscovo, aos 91 anos.
Rússia

Portugal e Rússia assinaram roteiro económico

Pedro Siza Vieira, e o ministro do Desenvolvimento Económico da Federação Russa, Maxim Oreshkin, copresidiram à VII Comissão Mista de Cooperação Económica-Técnica, tendo assinado o roteiro.
Rússia

Portugal e Alemanha contra sanções à Rússia

O prolongamento das sanções à Rússia será analisado na cimeira do Conselho Europeu da próxima semana, mas ministros admitem não haver consenso na União Europeia para a aplicação de novas sanções.
Rússia

Ucrânia pede "resposta forte" a agressão russa

A 25 de novembro, a Rússia capturou três navios de guerra ucranianos que tentavam penetrar no mar Negro, em Azov, capturando os 24 marinheiros a bordo.
Venezuela

Venezuela e Rússia assinam novos acordos

Segundo Nicolás Maduro, estes acordos dão prioridade aos investimentos na área de produção de petróleo e minaria, assim como à assistência e reparação de armas na Venezuela.
Ucrânia

Ucrânia aprova fim de tratado com a Rússia

Kiev e os seus aliados no Ocidente acusam a Rússia de instigar o conflito, que já causou mais de 10 mil mortos, e de apoiar militarmente os separatistas.
Rússia

Ativista russo condenado a 25 dias de prisão

As acusações contra Lev Ponomarev resultaram de uma mensagem colocada na rede social Facebook na qual apelou à participação num protesto em outubro.
Vladimir Putin

Rússia vai desenvolver mísseis se EUA o fizerem

Vladimir Putin faz anúncio um dia depois de o secretário de Estado dos EUA ter anunciado que as obrigações do país perante o Tratado de Forças Nucleares Intermediárias ficam suspensas em 60 dias.
NATO

NATO pede à Rússia para cumprir tratado

Os aliados reconheceram expressamente que Moscovo "desenvolveu e utilizou" o sistema de mísseis 9M729, que "viola o tratado INF e representa um risco significativo para a segurança euro-atlântica".
Atletismo

Doping. IAAF mantém suspensão da Rússia

A IAAF optou por manter a suspensão à federação, por considerar que ainda não existem condições para reintegrar o país nas competições internacionais. A Rússia está ausente das competições desde 2015.
Ucrânia

Ucrânia vai apresentar uma queixa contra a Rússia

A Ucrânia prepara-se para apresentar uma queixa-crime contra a Rússia no Tribunal Internacional de Justiça após o incidente entre os dois países, que resultou na captura de 3 navios ucranianos.
Estados Unidos da América

Donald Trump quer pôr fim à corrida às armas

O Presidente dos EUA está disposto a trabalhar com os homólogos chinês e russo, para por fim à corrida ao armamento. Na opinião de Trump, esta é uma situação que está "fora de controlo".
Vladimir Putin

Putin. Reunião com Trump é "mesmo necessária"

Putin lamentou que o presidente norte-americano tenha cancelado o encontro previsto à margem do G20. Trump justificou a alteração com a escalada de tensão desencadeada por Moscovo contra a Ucrânia.
G20

G20. O "high-five" de Putin ao príncipe saudita

Na abertura da cimeira do G20, em Buenos Aires, na Argentina, o presidente russo cumprimentou Mohammed bin Salman com entusiasmo. Vários líderes quiseram discutir o caso Khashoggi.
Conselho Europeu

Sanções da UE à Rússia podem ser renovadas

No seguimento do incidente do passado domingo entre a Rússia e a Ucrãnia, Donald Tusk deu como "certo" que as sanções da União Europeia à Rússia serão enovadas, em dezembro.
Rússia

Rússia esclarece cancelamento de reunião com EUA

Após o cancelamento da reunião do Presidente Donald Trump com o homólogo russo, Vladimir Putin, o Kremlin vem esclarecer que o cancelamento se deve à "situação política interna" nos Estados Unidos.
Ucrânia

Ucrânia veta entrada a homens russos 

O presidente da Ucrânia veta a entrada no país a russos, com idades entre os 16 e os 60 anos para evitar a formação de "exércitos privados". Medida surge no contexto de tensão entre os dois países.
Donald Trump

Houve planos para Trump dar "penthouse" a Putin

A empresa de Donald Trump teve planos para construir um arranha-céus no centro de Moscovo. Trump sempre disse que não tinha relações com Putin, mas houve planos para dar a "penthouse" a Putin.
Rússia

ONU preocupada com a tensão entre Kiev e Moscovo

Em conferência de imprensa disse ver "com muita preocupação" a escalada da tensão entre Kiev e Moscovo e defende que a integridade territorial da Ucrânia deve ser respeitada.
Presidente Trump

Crise na Ucrânia. Trump cancela reunião com Putin

Donald Trump cancelou a reunião que ia ter com Vladimir Putin em Buenos Aires, à margem da cimeira do G20. Crise na Ucrânia motiva a decisão do Presidente dos EUA.
Crimeia

Kremlin acusa Ucrânia de querer aumentar tensão

O governo russo acusou a Ucrânia de querer aumentar a tensão no conflito entre os dois países, ao pedir uma maior intervenção de forças militares da Nato, em particular da Alemanha, no Mar de Azov.
Turquia

Turquia pretende tensão entre a Ucrânia e a Rússia

O presidente da Turquia propôs mediar as tensões entre a Rússia e a Ucrânia, após falar ao telefone e em separado com Vladimir Putin e Petro Poroshenko, após os incidentes de domingo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)