Rússia

Estados Unidos da América

EUA. Mueller conclui investigação Trump-Rússia

O documento foi enviado para o procurador-geral Willaim Barr, que vai agora rever as informações da equipa de Robert Mueller sobre uma alegada interferência russa nas eleições presidenciais de 2016.
Rússia

Caças russos intercetam bombardeiro dos EUA

230
"Limito-me a dizer que ações dos Estados Unidos como esta não levam ao fortalecimento de uma atmosfera de segurança e estabilidade na região", sublinhou Dmitry Peskov, ministro da Defesa da Rússia.
Lua

Rússia isola seis pessoas para testar viagem à Lua

Durante quatro meses, o grupo só poderá comunicar com a família uma ou duas vezes por semana. Os seis vão ensaiar a permanência na órbita lunar, a alunagem, as caminhadas lunares e o regresso à terra.
Cazaquistão

Presidente do Cazaquistão demite-se 30 anos depois

Nursultan Nazarbayev era chefe de Estado daquela antiga nação da URSS desde 1989. Em 2015 voltou a ser eleito com 98% dos votos. Esta terça-feira demitiu-se sem especificar a razão.
Crimeia

Putin inaugura centrais termoelétricas na Crimeia

Com a inauguração das duas centrais termoelétricas, a Crimeia passa de produzir pouco mais de 1.100 megawatts para uma produção de 2.070 megawatts. Putin admitiu que a atual produção era insuficiente.
Crimeia

UE e NATO condenam militares russos na Crimeia

A União Europeia e a NATO condenaram esta segunda-feira a crescente presença militar russa na Crimeia e em Sebastopol, sublinhando que este facto tem um "impacto negativo" na região do Mar Negro.
Rússia

O início do fim do reinado de Putin /premium

327
Segundo o Fundo da Opinião Pública, em 2015 67% dos russos consideraram útil a ocupação da Crimeia; hoje esse número desceu para 39%. Não é o fim do regime de Putin, mas o início da queda já começou.
Judo

Telma Monteiro e Joana Ramos em 5º no Gran Slam 

A judoca Joana Ramos perdeu contra a belga Charline Van Snick. Já Telma Monteiro foi afastada na meia-final, sendo relegada para o bronze, que também perdeu.
Aviação

Avião da Boeing faz aterragem de emergência 

206
O avião partiu de Mirny, a leste da Rússia, com destino a Moscovo. A aeronave aterrou em segurança e todos os ocupantes saíram ilesos. As autoridades russas já estão a investigar o incidente.
Rússia

Venezuela. Rússia recusa-se a não comprar petróleo

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, rejeitou a exigência do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, de que a Rússia deixe de comprar petróleo venezuelano.
Rússia

Rússia. Protestos a lei para desligar internet

112
O governo russo quer aprovar uma lei que permita desconectar a rede de internet do país no caso haver uma crise nacional. Milhares de manifestantes protestaram contra a lei em Moscovo.
Dia da Mulher

Nadezhda Krupskaya, a feminista mulher de Lenin

445
Apaixonada pela política, Nadezhda embarcou numa viagem revolucionária, escreveu o primeiro texto feminista russo e impulsionou a celebração do Dia Internacional da Mulher no seu país.
Rússia

Rússia. Lei condena comentários desrespeitosos

Foi aprovada uma lei na Rússia que condena todos os que façam comentários que desrespeitem o Governo, os seus oficiais ou Vladimir Putin. As multas podem ir até cerca de 1300 euros.
Vladimir Putin

Putin diz que desmascarou 600 espiões 

O Presidente russo afirma as agências de inteligência estrangeiras tentam obter informação sobre a Rússia. Foram detidos "129 funcionários e 465 agentes de serviços especiais estrangeiros".
Futebol

Rakitskiy fora da seleção ucranianiana

O defesa Yaroslav Rakitskiy ficou de fora da lista de convocados da seleção ucraniana de futebol para a qualificação para o Euro 2020. Tranferiu-se recentemente para os russos do FC Zenit.
Família Real Britânica

Suspeitas de fraude envolvem Carlos e rede russa

258
O ex-chefe de um banco russo terá dado 1,5 milhões de libras ao príncipe Carlos da Inglaterra para financiar o resgate de uma habitação de luxo. Os fundos vinham de um grupo de empresários russos.
Moscovo

Moscovo acusa Londres de negar acesso a ex-espião

O vice-embaixador russo na ONU disse que Londres é obrigada a permitir o acesso ao ex-espião russo e à filha para determinar se estão vivos e querem ou precisam da ajuda de Moscovo.
Rússia

Rússia suspende tratado nuclear com os EUA

Putin anuncia que a participação de Moscovo é suspensa "até que os Estados Unidos cessem qualquer violação das suas obrigações nos termos do Tratado ou até à cessação da sua validade".
Venezuela

Duelo de Titãs

A presença de Rússia e China no tabuleiro caribenho endurece o jogo para os Estados Unidos e seus aliados, Brasil inclusive, que passaram a tratar a questão com maior cautela.
Armamento

Índia abre fábrica de espingardas Kalashnikov

O consórcio russo Rosoboronexport, o monopólio estatal de exportação de armamento, anunciou a abertura na Índia de uma fábrica de produção de espingardas de assalto 'Kalashnikov'.
Venezuela

Rússia pronta para falar com EUA sobre Venezuela

Num telefonema encabeçado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros russo e pelo homólogo norte-americano, a Rússia mostrou-se disponível para conversar sobre a crise política na Venezuela.
Rússia

Rússia desafia NATO ao violar tratado INF 

O secretário-geral da Aliança Atlântica afirma que a organização se deve preparar para "um mundo sem tratado INF e com mais mísseis russos".
Nações Unidas

Venezuela. Resoluções dos EUA e Rússia vetadas 

A resolução dos EUA pedia eleições "livres, justas e credíveis" na Venezuela e foi vetada pela China, Rússia e África do Sul. Já a da Rússia denunciava as ameaças de uso da força contra Caracas.
Conversas à Quinta

NATO: aos 70 anos será que o passado tem futuro?

A NATO nasceu para ter os americanos na Europa Ocidental e os soviéticos longe dela. Agora que perfaz 70 anos os russos voltam a estar por cá, os americanos não se sabe. O passado não garante o futuro
Rússia

Venezuela. Rússia vai vetar resolução dos EUA 

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo anunciou que o projeto dos EUA não apresenta nada de novo e que é "a mesma mistura de demagogia, acusações recorrentes e ultimatos".
Rússia

Filha de porta-voz de Putin no Parlamento Europeu

O estágio da filha do poderoso Dmitry Peskov no gabinete de um ex-radical francês está a ser inquietar eurodeputados. Tem acesso "às instalações, reuniões e base de dados" do Parlamento Europeu.
Venezuela

Venezuela. Rússia e China rejeitam ação militar

100
Contrariando a administração norte-americana, que já disse que não descarta nenhuma opção, a Rússia e a China opuseram-se esta quarta-feira a qualquer ação militar contra a Venezuela.
Cimeiras

Putin e Netanyahu discutem coordenação na Síria

No centro das conversações dos dois líderes estará a consolidação do Irão na Síria e o ataque às suas bases. Netanyahu promete que Israel "continuará a agir até que a Síria fique limpa de iranianos".
Armamento Nuclear

Televisão russa ficciona ataque nuclear aos EUA

138
O Pentágono e a base militar que serve de retiro ao presidente dos EUA seriam alguns dos alvos, segundo a peça ameaçadora. O Kremlin diz que "não interfere" na política editorial da televisão.
Festival Eurovisão da Canção

Escândalo em Kiev. Cantora deixa de ir à Eurovisão

174
Foi obrigada a assinar um contrato com cláusulas a que chamou "censura" e detalhou todo o contrato no Facebook. Já o Governo diz que a honra está reservada a "verdadeiros patriotas".
Europa

Onde fica a Moldávia? /premium

301
A União Europeia deveria prestar mais atenção a este e outros países do antigo espaço soviético, dando apoio aos que efectivamente lutam pela opção europeia e não pactuando com oligarcas e corruptos.
Rússia

EUA pedem conselho para lidar com Coreia do Norte

Rússia afirma que EUA pediram o seu conselho sobre possíveis cenários de como a cimeira entre Trump e Kim Jong-un, em Hanói, poderia evoluir. Os dois Presidentes reúnem-se esta quarta e quinta-feira.
Óscares

O escândalo do Kremlin que mereceu um Óscar

Em 2018 o Óscar para melhor documentário foi para Ícaro. A longa metragem conta a história do químico que montou o esquema de manipulação de testes anti-dopagem na Rússia, durante os Jogos Olímpicos.
Venezuela

EUA e NATO acusadas de querer dar armas à oposição

218
Maria Zakharova disse que os EUA têm planos para deslocar forças especiais para junto de território venezuelano, ao mesmo tempo que procuram introduzir armas no país para distribuir pela oposição.
Rússia

Rússia apela a Guaidó para negociar com Maduro

O chefe da diplomacia russa apelou esta quarta-feira a um "diálogo inclusivo e de compromissos" entre Guaidó e Nicolás Maduro e defende que "qualquer uso da força apenas vai agravar o problema".
Rússia

Rússia poderá desconectar-se da internet global

O Presidente russo defendeu que o país deve investir na área do digital. Vladimir Putin admitiu mesmo a possibilidade de a Rússia vir a deixar a internet global e criar o seu próprio sistema.
Microsoft

Microsoft alerta para ciberataques na Europa 

O vice-presidente da Microsoft disse que têm sido identificados ataques informáticos na Europa relacionados com um grupo responsável por alegadas interferências russas nas eleições dos EUA, em 2016.
Rússia

Putin ameaça EUA caso coloquem mísseis na Europa

382
"Sabemos como fazer isto e vamos implementar estes planos imediatamente, logo que as ameaças se tornem uma realidade", disse Putin face à possibilidade de os EUA implementarem mísseis na Europa.
Vladimir Putin

Putin promete melhorar nível de vida dos russos 

O Presidente russo anuncia que a Rússia precisa concentrar-se em elevar o padrão de vida e salienta que o Governo vai aumentar os pagamentos sociais para apoiar as famílias jovens.
Venezuela

Ajuda humanitária russa deverá chegar a Caracas

Rússia enviou 300 toneladas de ajuda humanitária para os venezuelanos. Contam-se medicamentos de alto custo, que Maduro diz já ter pago com a ajuda da Rússia, da Turquia, da China e da ONU.
União Europeia

União Europeia admite novas sanções à Rússia

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, admite que a UE pode impor novas sanções à Rússia "nas próximas duas semanas", devido à tensão entre Moscovo e a Ucrânia, no mar de Azov.
Rússia

Colapsa edifício universitário em São Petersburgo 

Inicialmente havia relatos de que 24 alunos tinham ficado presos nos destroços mas novas informações afirmam que já estão todos a salvo. Não há registos de vítimas mortais.
NATO

NATO insiste que Russia cumpre o tratado nuclear

O secretário-geral da NATO salienta que a Rússia terá que "destruir de forma verificável" os seus mísseis nucleares de alcance intermediário, proibidos pelo acordo INF.
Angela Merkel

"Rússia e extrema-direita dos EUA são inimigos"

1.224
A chanceler alemã diz que que a "Europa tem inimigos" e aponta nomes: a Rússia e a extrema direita norte-americana. Merkel falou para uma plateia em que se encontrava o vice de Trump, Mike Pence.
Nações Unidas

Rússia e China defendem governo de Maduro na ONU

110
O chefe da diplomacia venezuelana denuncia a violação dos princípios básicos da ONU, como o respeito pela soberania nacional, e criticou as sanções e ameaças vindas de Washington.
NATO

Portugal defende alternativas a tratado nuclear 

De modo a evitar o fim do tratado das armas nucleares de médio alcance, o Governo defende que se deve "encontrar um regime que permita evitar essa corrida aos armamentos", entre outros mecanismos.
Militares

Militares russos acusados de tortura na RCA

Segundo a investigação da Organização das Nações Unidas, os militares russos levaram um homem para a sua base em Bambari, onde o terão torturado durante cinco dias.
Moscovo

Rússia acusa EUA de encobrir ação na Venezuela

Rússia recusa proposta dos Estados Unidos acusando-os de encobrir provocações com o envio de ajuda humanitária como meio de desestabilizar a situação no país, em crise política, financeira e social.
Nações Unidas

EUA e Rússia preparam resoluções sobre Venezuela

Os americanos apoiam a oposição e os russos apoiam Maduro, considerando que a situação na Venezuela representa um assunto interno e criticam qualquer interesse em intervir.
Rússia

Ursos polares perseguem pessoas numa ilha russa

347
Dezenas de ursos polares famintos acabam de chegar ao arquipélago russo de Nova Zembla. Entram nos prédios, vasculham no lixo e assustam os residentes. As autoridades já admitem abatê-los.
Moscovo

Moscovo. Milhares defendem os presos políticos

Milhares de pessoas participaram numa marcha em Moscovo para exigir a libertação de presos políticos, contrariando a decisão das autoridades da capital russa que não autorizaram a iniciativa.
Ucrânia

Ucrânia tem de aderir à UE e NATO, diz Poroshenko

199
O Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, defende que o país precisa de aderir à União Europeia e à NATO para se proteger das ações expansionistas da Rússia.
Doping

Comité Paralímpico Internacional retira suspensão 

Em causa estavam “fortes provas de doping institucionalizado” na Rússia, que envolveram mais de mil atletas russos de 30 modalidades, no período compreendido entre 2011 e 2015.
José Mourinho

Traído pelo tapete, Mourinho cai em jogo de hóquei

137
Era convidado especial num jogo de hóquei na Rússia. O treinador português tinha a missão de lançar o disco e dar início ao jogo. Não estava de patins, mas o piso atraiçoou-o.
Rússia

Tratado Nuclear. Moscovo descarta nova Guerra Fria

O MNE russo afirma que Moscovo não pretende participar numa corrida armamentista, "que caracterizou a Guerra Fria", mas "reagirá às ameaças" que poderão surgir da saída dos EUA do tratado nuclear.
Rússia

Desarmamento nuclear. Rússia abandona tratado

Anúncio foi feito pelo presidente russo, Vladimir Putin. A decisão de suspender a participação no tratado de desarmamento nuclear surge em resposta à medida similar já adotada pelos EUA.
Armamento Nuclear

Mísseis. EUA retiram-se por violação da Rússia

Decisão dos EUA era aguardada desde outubro de 2018, quando Trump ameaçou romper o tratado de controlo de mísseis de médio alcance, se a Rússia não destruísse o míssil Novator.
Venezuela

Duas ilusões sobre a Venezuela /premium

714
A tirania chavista na Venezuela não é socialista? Quer dizer que nacionalizar, condicionar e subsidiar já não é socialismo? E nesse caso, porque é que tantos líderes da esquerda apoiaram Chávez?
Rússia

Rússia quer renegociar tratado nuclear com EUA

O MNE russo disse que não é a primeira vez que Moscovo propõe a Washington o retomar das negociações do tratado, que foi assinado em 1987 e que os EUA ameaçam abandonar.
Moscovo

Rússia. Detido suspeito de roubar quadro de museu

Uma pintura do século XIX, na Galeria Tretyakov, foi encontrada pela polícia escondida num estaleiro. O homem acusado de estar por trás do roubo foi preso numa vila nos arredores de Moscovo.
Genocídio

As datas que devem pôr a Humanidade de guarda /premium

480
27 de Janeiro é o dia das vítimas do Holocausto e também o do fim do Bloqueio de Leninegrado, duas matanças que deveriam ter servido de vacina para sempre, mas cujo prazo de validade está a terminar.
NATO

NATO e Rússia "em desacordo" sobre mísseis

Os Aliados e Rússia continuam em desacordo sobre a Ucrânia e o tratado de Forças Nucleares. O secretário-geral da Aliança Atlântica expressa que "é importante dialogarmos".
Síria

Erdogan e Putin vão debater conflito da Síria

O objetivo do encontro será encontrar possíveis soluções após a retirada de dois mil soldados norte-americanos do território sírio. Moscovo e Ancara apoiam grupos opositores no país.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)