Rússia
Conflito na Ucrânia

Macron anuncia cimeira sobre conflito na Ucrânia

A cimeira sobre o conflito no leste da Ucrânia realizar-se-á em Paris em 9 de dezembro e contará com a presença dos presidentes francês, russo e ucraniano e ainda a chanceler alemã.
Rússia-Ucrânia

Novas provas do caso voo MH17

A equipa que investigou a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia revelou que novas provas apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas ucranianos.
Rússia

Dois mortos em tiroteio em universidade na Rússia

Duas pessoas morreram e pelo menos três ficaram feridas durante um tiroteio numa universidade na Rússia. Um desses mortos é o atirador, um estudante de 19 anos que usou uma arma de caça.
Vladimir Putin

O czar “omniinpotente” e o bobo realista /premium

114
“Na Rússia já toda uma geração nasceu, estudou e já tem filhos, tudo na era de Putin. 'Putin' é um cargo e 'Putin' só pode ser Putin. Está tudo certo. O povo sempre teve inclinação para ter um czar".
Rússia

Hillary Clinton condena governo britânico

Em causa está um relatório da Comissão Parlamentar de Informações e Segurança. O governo alegou necessitar de mais tempo para o analisar antes de o divulgar publicamente.
Rússia

Historiador tinha restos mortais de ex-aluna

Autoridades encontraram dois braços numa mochila, de que o historiador, com a Ordem da Legião de Honra francesa, tentava desfazer-se no rio quando caiu. Oleg Sokolov teria relação amorosa com vítima.
Bolívia

Rússia culpa oposição por renúncia de Morales

A Rússia denunciou a violência orquestrada pela oposição na Bolívia, assinalando que o governo "queria uma solução baseada no diálogo político", mas que os atos se assemelharam a um "golpe de Estado".
Rússia

Novo sistema de armas russo é único no mundo

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, garante que o novo sistema de armamento do país é único no mundo, pois não há equivalente no estrangeiro, mas insiste que não será usado para ameaçar ninguém.
Estados Unidos da América

Acordo de Paris: 4 países lamentam saída dos EUA

França, China, Alemanha e Rússia lamentaram a formalização da decisão anunciada por Trump em 2017. "O resto do mundo está unido na proteção do clima", disse num comunicado a ministra alemã.
Boris Johnson

UK. Governo esconde relatório da influência russa?

Boris Johnson está a ser acusado de esconder dos ingleses, até depois das eleições, as conclusões de um relatório sobre a influência russa no referendo de 2016.
Rússia

Três mortos em explosão em petroleiro russo

Fontes do Ministério Público indicaram que o navio não transportava carga de petróleo, tendo esta informação sido confirmada pela proprietária da embarcação, a companhia Nayada.
Mundial 2018

Mundial2018. Beckenbauer suspeito de corrupção

O voto do alemão para a escolha da sede do Mundial 2018 terá sido oferecido à Rússia em troca de uma “verba bastante generosa”: 3 milhões de euros mais 1,5 milhões, em caso de sucesso.
Doping

Atletas russas suspensas por doping

As atletas Yulia Gushchina e Anna Klyashtornayaforam condenadas a dois anos de suspensão por abuso de dopping. As duas não competem pelo menos desde 2016.
Rússia

Moscovo acusa administração Obama de "russofobia"

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia disse que Maria Butina, a agente russa condenada nos EUA que regressou hoje a Moscovo, foi vítima de uma "russofobia" norte-americana.
Rússia

Rússia. Tiroteio em base militar provoca 8 mortos

Um soldado terá começado a disparar sobre os colegas durante o render da guarda, matando oito militares e deixando outros dois feridos. O suspeito foi detido. O caso está a ser investigado.
Rússia

Rússia desloca mísseis para a Sérvia

Um dos mais avançados mísseis antiaéreos russos vai ser instalado na Sérvia, "numa mensagem política à NATO e ao Ocidente". A sérvia não pertence à NATO e prefere manter uma posição neutra.
Rússia

Russia vende armas a governos africanos em cimeira

É uma verdadeira feira onde empresários podem experimentar armamento russo e assinar protocolos nucleares milionários. Vladimir Putin esteve presente, tal como 43 chefes de estado e governo africanos.
Mundo

República Centro-Africana quer armas mais pesadas

A República Centro-Africana foi alvo de um embargo à importação de armas em 2013 quando era liderada por um governo ilegítimo. Agora o presidente pede à Rússia "armas mais pesadas".
Rússia

Putin abre primeira "Cimeira Rússia-África"

Vladimir Putin recebe esta quarta-feira em Sochi 30 líderes africanos, incluindo os de Angola, Moçambique e Cabo Verde. São Tomé e Príncipe faz-se representar pela ministra dos Negócios Estrangeiros.
Conflito na Síria

Russia e Síria partilham nordeste sírio

Erdogan e Putin chegaram a um "acordo histórico". As forças curdas têm 150 horas para recuar as suas linhas cerca de 30 quilómetros. As fortificações serão depois destruídas por patrulhas.
Síria

Síria: Putin e Erdogan iniciam negociações

"A situação na região é muito tensa. Todos o entendemos. Creio que o nosso encontro de hoje e as nossas consultas são necessárias", disse Putin ao receber o Presidente da Turquia.
Síria

Termina esta terça-feira cessar-fogo na Síria 

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos para permitir às milícias curdas a saída do nordeste da Síria termina esta terça-feira.
Moçambique

Moçambique. Estado Islâmico diz que fez baixas

O confronto no Norte de Moçambique provocou várias baixas e fez um prisioneiro, anunciou esta sexta-feira o grupo jihadista Estado Islâmico, que diz ter repelido um ataque militar.
Síria

Síria. Curdos exigem "corredor humanitário"

As autoridades curdas na Síria exigiram esta quinta-feira um "corredor humanitário" para retirar civis e "feridos" que se encontram cercados pelas força turcas na cidade de Ras al-Ayn.
Conflito na Síria

Turquia: Rússia prometeu retirar milícias curdas

"A Rússia prometeu que as Unidades de Proteção do Povo [YPG, as milícias curdas sírias] não estarão do outro lado da fronteira", referiu Mevlüt Çavusoglu o chefe da diplomacia turca.
Síria

Tropas russas patrulham território sírio

109
A Rússia anunciou esta terça-feira que as suas tropas estão a patrulhar o território sírio após a saída dos EUA. Vídeos a circular na internet mostram um homem a andar na antiga base militar dos EUA.
Rússia

Putin visita Arábia Saudita e Emirados

O Presidente russo visitará a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, nos dias 14 e 15 de outubro, para abordar questões como o conflito no Médio Oriente e a cooperação económica e comercial.
Síria

Turquia inicia ofensiva contra os curdos na Síria

301
A ofensiva da Síria avançou depois de os EUA terem retirado tropas do Norte da Síria e rompido a sua aliança com os curdos do YPG. Pelo menos 15 pessoas, incluindo 8 civis, morreram.
Rússia

Rússia diz que organização de opositor é espia

A Fundação de Combate à Corrupção foi nesta quarta-feira formalmente classificada como "agente no estrangeiro", um termo de conotação negativa na Rússia utilizado para assinalar espiões.
Conflito na Síria

Saída de tropas "pode pegar" fogo à Síria

Os curdos do noroeste da Síria, junto da fronteira com a Turquia, ficaram "muito inquietos" depois do anúncio norte-americano sobre a retirada das tropas dos Estados Unidos, disse Lavrov.
Rússia

Guerra síria. Rússia apela à "resolução pacífica"

Rússia apelou para que "não seja sabotada a resolução pacífica" do conflito na Síria, onde curdos estão sob ameaça de uma ofensiva da Turquia após anúncio da retirada militar norte-americana.
Rússia

Russos têm unidade de desestabilização na Europa

Chama-se Unidade 29155, está ativa há pelo menos dez anos mas só agora foi descoberta por diversos serviços de informações ocidentais. Unidade russa terá estado envolvida no envenenamento de Skripal.
Vladimir Putin

As fotos das férias de Putin na Sibéria

115
Putin escolheu a floresta e a montanha para celebrar o seu 67.º aniversário e o Kremlin divulgou fotos do Presidente embrenhado na natureza. Entre piqueniques e carros todo-o-terreno, eis as imagens.
Vladimir Putin

Greta? "Ninguém lhe explicou que mundo é complexo"

2089
Num fórum dedicado à energia, em Moscovo, o Presidente russo disse que não partilha "o entusiasmo geral em relação ao discurso de Greta Thunberg" e destaca que jovem está a ser usada por adultos.
Rússia

Rússia diz que Venezuela tem pago dívida

Vladimir Putin e Nicolás Maduro abordaram numa reunião a dívida da Venezuela à Rússia. O ministério russo das Finanças confirmou que a Venezuela tem cumprido o pagamento das parcelas em dívida.
Síria

8.289 civis foram mortos pela Rússia na Síria

Nos últimos dois anos, cerca de 19.018 pessoas morreram em ataques russos e, desse total, 43,6% eram civis: 1.997 destes foram menores de idade.
Moçambique

Que fazem militares russos em Moçambique? /premium

707
Putin quer voltar a África porque procura mercados alternativos que permitam suavizar o impacto das sanções ocidentais contra o seu país depois da anexação da Crimeia em 2014.
Venezuela

Rússia. Nicolás Maduro diz ter mapa de cooperação 

Maduro regressou esta quinta-feira a Caracas de uma viagem oficial à Rússia, na qual foi assinado um novo mapa de cooperação para o desenvolvimento económico entre os países.
Diplomacia

Putin reitera apoio a Maduro 

"A Rússia apoia consistentemente todos os órgãos de poder legítimo da Venezuela", afirmou Putin. Já Madurogarantiu que Moscovo e Caracas "mostraram que podem superar qualquer dificuldade juntos".
Diplomacia

Maduro reunido com Putin na Venezuela 

Kremlin informou que presidentes reúnem-se para "abordar assuntos regionais e a ingerência direta de países terceiros nos assuntos ibero-americanos". Maduro chama "amigo e camarada" a Putin.
Rússia

Rússia adere ao Acordo de Paris

O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, assinou esta segunda-feira uma resolução governamental sobre a adoção pela Rússia do Acordo de Paris sobre o clima.
Rússia

Rússia "excesso de confiança" dos EUA é perigoso

"Quando consideras, por inércia, que o equilíbrio de forças está a teu favor, podes tomar qualquer decisão, incluindo a mais irracional", disse o ministro da Defesa russo.
Rússia

Superstições de autocratas ou medo do castigo? /premium

253
O actor Pavel Ustinov foi condenado a cinco anos e meio de prisão por ter “deslocado o ombro a um polícia” quando nem sequer participava nos protestos, mas esperava um amigo à entrada do metropolitano
Rússia

Futebolistas russos saíram da prisão 

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento".
Guerra

Como seria uma guerra nuclear entre EUA e Rússia?

542
Simulação científica de Princeton mostra que conflito "convencional" escalaria para guerra nuclear e causaria mais de 90 milhões de vítimas em horas. Rússia seria primeira a avançar, com ogivas.
Rússia

Rússia anuncia missão exploratória a Cabo Verde

O ministro do Turismo e Transportes cabo-verdiano, José Gonçalves, disse que operadores turísticos querem começar a preparar o envio de turistas ao arquipélago ainda este ano.
Síria

Ataques de aviões russos na Síria após cessar-fogo

Os ataques aéreos visavam atingir os grupos "jihadistas" na região de Kabani, na Síria. Moscovo anunciou um cessar-fogo há dez dias, após quatro meses de bombardeamentos que mataram 960 civis.
Estados Unidos da América

Jornal russo avança nome de espião dos EUA

Oleg Smolenkov terá sido resgatado com a família durante umas férias em Montenegro e estará a viver nos Estados Unidos. Rússia desvaloriza e fala em "ficção".
Rússia

FB. Rússia queixa-se de interferência em eleições

Gigantes tecnológicas Facebook e Google terão permitido propaganda política durante eleições regionais deste fim-de-semana, acusa o governo russo.
Estados Unidos da América

EUA forçados a retirar infiltrado de governo russo

Depois de Trump ter discutido informação confidencial com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, os serviços secretos "recuperaram" um infiltrado que teria um acesso único ao Governo de Putin.
Moscovo

Na Rússia também há uma “geringonça” /premium

As eleições municipais em Moscovo, que se realizaram no passado Domingo, trouxeram surpresas: não obstante a forte de repressão, a oposição elegeu 20 dos 45 lugares na assembleia municipal.
Design

Moscovo. Livro português vence concurso de design

O livro "Club Med", escrito por João Pedro Mésseder, ilustrado por Ana Biscaia e desenhado por Joana Monteiro, venceu o concurso internacional de ilustração e design de livros, em Moscovo.
Rússia

ONU quer investigar uso abusivo da força policial

Alegado abuso policial ocorreu nas semanas que antecederam as eleições locais e regionais, onde o partido de Putin sofreu um grande revés. Investigação foi solicitada pela Alta Comissária da ONU.
Relações Internacionais

PM de Israel chama Boris Yeltsin a Boris Johnson

484
Durante conferência de imprensa semanal do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu confundiu-se e chamou o homólogo britânico de Boris Yeltsin, ex-presidente russo morto em 2007. Veja o vídeo.
Rússia

Oposição a Putin ganha lugares nas eleições

A oposição do partido do poder, Rússia Unida, conquistou em Moscovo 20 dos 45 lugares em disputa. Para aqueles lugares, foram a votos 225 candidatos de nove partidos.
França

Macron e Putin negoceiam cimeira sobre a Ucrânia

Os Presidentes da França e da Rússia consideraram que a "atual dinâmica" do conflito entre Moscovo e Kiev, após a troca de prisioneiros, permitirá organizar em Paris uma cimeira.
Rússia

Troca de prisioneiros é "decisiva", diz Macron

O Presidente da França saudou a libertação do cineasta ucraniano Oleg Sentsov no âmbito da troca de prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia, considerando-a um "passo decisivo" na retoma do diálogo.
Vladimir Putin

Rússia anuncia troca de prisioneiros com a Ucrânia

Vladimir Putin anunciou esta quinta-feira que uma troca "em grande massa" de prisioneiros será concluída em breve com a Ucrânia, uma medida que assinala um declínio nas tensões entre os dois países.
G7

G7. Polónia crítica convite de Putin para cimeira

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, opôs-se à proposta de Donald Trump de convidar o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, para a próxima cimeira do G7, recordando anexação russa da Crimeia.
Rússia

A falsificação da história como arma de arremesso /premium

1173
Quando o Exército Vermelho entrou na Polónia e noutros países do Leste Europeu para derrotar o nazismo alemão, não trouxe a libertação dos povos, mas a substituição de um regime repressivo por outro.
Síria

Civil foi morto horas após do cessar-fogo na Síria

Uma pessoa morreu num ataque militar na província síria de Idlib, tornando-se a primeira pessoa a perder a vida no primeiro dia de cessar-fogo unilateral por parte da Síria e dos aliados russos.
Manifestações

Milhares em manifestação não autorizada em Moscovo

"A Rússia será livre!", "Putin, ladrão!" ou "Liberdade para os presos políticos!" foram alguns dos "slogans" gritados. Manifestantes pediram eleições livres e libertação de ativistas.
Moscovo

Sá Pinto quer golos do Braga em Moscovo

Ricardo Sá Pinto garante que, para o Braga, "o resultado está 0-0" pelo que o objetivo é "não sofrer novamente e marcar". A passagem à fase de grupos garantirá ao clube quase 3 milhões de euros.
Futebol

Lokomotiv oficializa chegada de João Mário

O internacional português João Mário diz estar "muito feliz por chegar ao Lokomotiv". "Sei que este é um grande clube, que tem jogadores famosos e experientes", acrescentou.
Tecnologia

Sonda russa com robô humanoide chega ao Espaço

Fedor é o primeiro robô humanoide a ser enviado para o espaço pela Rússia e deverá ficar na Estação Espacial até 7 de setembro, para aprender a ajudar os astronautas na estação espacial.
Rússia

Regressar ao G8? "Não temos isso em mente"

A Rússia foi expulsa do formato G8 em 2014 pela anexação da Crimeia. Trump referiu que ia convidar Putin para a cimeira do G7, mas o chefe da diplomacia russa afirmou que regresso não é objetivo.
Espaço

Robô militar russo está a caminho do espaço

A Rússia lançou um foguetão rumo à Estação Espacial Internacional esta quinta-feira. O único passageiro é o robô FEDOR. Vai testar um novo sistema de resgate em ambientes de risco para os humanos.
Rússia

“A elite russa está cada vez mais nervosa” /premium

172
Aos protestos que duram há um mês, Moscovo reagiu com um número recorde de detidos e um ataque cerrado a Alexei Navalny. Com a popularidade de Putin a descer, a oposição ataca. Conseguirá mudanças?
Vladimir Putin

Míssil dos EUA. Putin anuncia "resposta simétrica"

O Presidente russo afirma que serão tomadas "medidas exaustivas no sentido da preparação de respostas simétricas". Putin diz que o ensaio de míssil "confirma as anteriores preocupações" da Rússia.
Rússia

Míssil dos EUA: "Vamos reagir da forma adequada"

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, respondeu ao lançamento de um míssil dos EUA apontando para a "emergência de novas ameaças", às quais garante que a Rússia vai "reagir de forma adequada".
Espaço

Espaço. Rússia lançou nave Soyuz MS-14

A nave partiu do Cazaquistão às 09h38 locais. A Soyuz MS-14 leva a bordo um robô, o FEDOR, que vai permanecer 17 dias no espaço. Trata-se de um voo de teste.
G7

Merkel e Johnson não querem Rússia no G7

A chanceler alemã e o primeiro-ministro britânico disseram em Berlim ser prematuro considerar o regresso da Rússia ao G7, uma ideia avançada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.
Moçambique

Moçambique promete facilitar investimento russo

Além da defesa e segurança, entre as principais áreas em que os dois países querem reforçar a cooperação, destaca-se o setor do gás e petróleo,
G7

G7: Trump volta a defender regresso da Rússia

O Presidente dos Estados Unidos voltou a defender o regresso da Rússia ao grupo das oito nações mais industrializadas, que afastaram a Rússia em 2014, no seguimento da anexação da Crimeia.
Rússia

Rússia acusa EUA de escalada das tensões militares

"Os Estados Unidos tomaram, de maneira flagrante, o caminho da escalada das tensões militares, mas nós não vamos ceder à provocação" disse vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros.
Diplomacia

Presidente de Moçambique faz visita à Rússia

Filipe Nyusi vai reunir com Putin, que o convidou, participar na abertura do Fórum Empresarial Moçambique-Rússia e reunir-se com a comunidade moçambicana no país. Visita termina na sexta-feira.
Conflitos

Macron: cessar-fogo em Idlib deve ser respeitado

Só nos últimos três meses, mais de 400 mil pessoas foram deslocadas da província. No encontro com Macron, Putin disse que Moscovo "apoia o exército sírio" no combate contra as "ameaças terroristas".
Rússia

Rússia cria comissão para "ingerência estrangeira"

Criação de uma comissão para investigar a "ingerência estrangeira" na política interna da Rússia acontece depois de várias manifestações contra Putin, que Moscovo diz mostrarem envolvimento ocidental.
História

Alasca. Descoberta mensagem em garrafa com 50 anos

113
O marinheiro russo Anatoliy Botsanenko tinha 36 anos quando, a bordo do Sulak, em plena Guerra Fria, mandou uma mensagem ao mar. Agora encontraram a garrafa na costa e o autor foi localizado.
Rússia

Avião colide com aves e aterra em campo de milho

503
Depois da colisão, os motores do avião começaram a falhar e o piloto fez uma aterragem de emergência num campo de milho perto de Moscovo. Avião tinha como destino Simferopol.
Rússia

A Cortina de Ferro volta a fechar-se? /premium

249
Os cientistas estrangeiros, quando de visitas a organizações científicas russas, só poderão utilizar gravadores e máquinas copiadoras “nos casos previstos nos acordos internacionais".
NATO

Encontro tenso entre caça espanhol e avião russo

185
Um caça espanhol tentou aproximar-se do avião onde viajava o ministro da Defesa da Rússia. Foi afastado por dois aviões de combate da frota russa do Báltico. O F-18 faz parte de uma missão da NATO.
Tesla

Arde após embate em camião. O que diz o condutor?

Um estranho acidente, ocorrido em Moscovo, resultou num Tesla Model 3 destruído, um condutor com uma perna partida e duas crianças ilesas. O mais curioso é o que diz o condutor sobre o embate.
Rússia

Rússia afasta caça de avião com ministro da Defesa

213
Aviões russos afastaram um aparelho espanhol que transportava o ministro da Defesa da Federação Russa. Ministério da Defesa de Espanha pede explicações à NATO.
Armamento Nuclear

Explodiu um míssil nuclear. Devemos preocupar-nos?

564
Um teste falhado com um míssil provocou uma explosão na Rússia. Tudo indica que o míssil seja nuclear. Aldeia próxima irá ser evacuada, mas Moscovo diz que as duas coisas não estão relacionadas.
Diplomacia

Putin reúne-se com Macron em França a 19 de agosto

Entre os temas a abordar estão as perspetivas de resolução da crise no leste da Ucrânia através do chamado grupo da Normandia, integrado pela Ucrânia, Rússia, França e Alemanha.
Rússia

Rússia diz que usa firmeza para anular distúrbios

O Kremlin justificou a firmeza da polícia nos protestos em Moscovo, que já duram há um mês, como forma de acabar com os distúrbios públicos e ainda refutou qualquer "crise política" na Rússia.
Rússia

Vítimas de explosão trabalhavam em "novas armas"

186
O acidente poderá estar ligado aos testes do míssil de cruzeiro "Burevestnik", uma das novas armas que Vladimir Putin, classificou de "invencíveis" no início do ano.
Rússia

40 mil contra exclusão de candidatos em Moscovo

Cerca de 40 mil pessoas reuniram-se em Moscovo para protestar contra exclusão de candidatos da oposição nas eleições locais de setembro. É a maior manifestação dos últimos anos.
Nações Unidas

Golfo. Rússia propõe criar sistema de segurança

A Rússia propôs à ONU a criação de um "sistema de segurança" para o Golfo Pérsico, para o qual sugere uma aliança única antiterrorista. Proposta já foi apresentada ao Conselho de Segurança da ONU.
Rússia

Rússia. Contas do opositor Navalny congeladas

Foi aberto um processo judicial por lavagem de dinheiro contra a organização de Alexei Navalny, acusado de receber ilegalmente cerca de mil milhões de rublos (13,6 milhões de euros).
Rússia

Um morto em explosões na Rússia

Pelo menos uma pessoa morreu depois de várias explosões num depósito de armas na Sibéria. Onze mil pessoas foram retiradas. Segunda maior empresa de alumínio do mundo suspendeu operações.
Futebol

Rússia, Malcom, racismo e um desfecho por conhecer

274
Depois de ser o golpe do verão passado, Malcom foi agora vítima de racismo por parte dos adeptos do Zenit, que criticaram o clube por não respeitar a "tradição" de não contratar jogadores negros.
Rússia

Chega de brincar à democracia! /premium

360
A polícia e os tribunais russos viram o que ninguém viu e vários manifestantes e candidatos a deputados foram acusados e serão julgados por "organização de desordens em massa", podendo ficar presos.
Rússia

São já 800 os detidos em Moscovo

A organização não-governamental OVD-Info disse que foram detidas, pelo menos, 800 pessoas, nas ruas de Moscovo, no protesto não autorizado deste sábado, avança o El Pais.
Estados Unidos da América

EUA querem enviar novos mísseis para a Ásia

O Tratado de Armas Nucleares de Médio Alcance assinado pelos EUA e pela Rússia chegou na sexta-feira ao fim. O objetivo dos EUA é conter o crescente poder da China na região.
Rússia

Oposição russa convoca nova manifestação não autor

Oposição russa convoca uma nova manifestação não autorizada em Moscovo, uma semana após os protestos na capital terem sido assinalados cerca de 1.400 pessoas.
Estados Unidos da América

EUA vão desenvolver novos mísseis antiaéreos

Mark Esper responsabiliza a Rússia pelo fim do tratado de desarmamento nuclear. O secretário da Defesa norte-americano diz que desenvolvimento dos mísseis é "resposta prudente às ações da Rússia".
Presidente Trump

Trump. Novas sanções no caso de espião envenenado

O decreto, relacionado com o envenenamento de um espião russo e de sua filha na Inglaterra, proíbe instituições financeiras de fornecerem empréstimos ou outros tipos de assistência ao governo russo.
NATO

NATO culpa Rússia por fim de tratado nuclear

Organização do Tratado do Atlântico Norte afirmou que a "Rússia é a única responsável" pelo fim do acordo nuclear entre o país e os EUA e prometeu resposta aos mísseis russos.
Acordo Nuclear

EUA fora do tratado de desarmamento com a Rússia

Washington tinha suspendido a sua participação no pacto no início de fevereiro. Foi aberto um período de transição de seis meses que leva à retirada total dos Estados Unidos e à morte do tratado.
Nações Unidas

Guterres contra fim de acordo entre EUA e Rússia

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, fez declaração sobre fim do acordo firmado em 1987, que contribuiu para o fim da Guerra Fria e controla a ameaça de mísseis balísticos.
Rússia

Detido suspeito de matar influencer russa

Autoridades não revelaram a identidade da vítima, mas os meios de comunicação avançam que se trata de Yekaterina Semochkina, uma influencer russa. Foi encontrada dentro de uma mala no seu apartamento.
Estação Espacial Internacional

Nave russa partiu para abaster Estação Espacial 

A Progess 73 está a transportar cerca de três toneladas de alimentos e combustível. Vai abastecer a ISS, que tem seis astronautas a bordo, depois de completar duas órbitas.
Rússia

Rússia não assiste a conferência sobre Venezuela

Moscovo diz que "não é acertado" discutir sobre a Venezuela sem a presença dos "venezuelanos, representantes do Governo e outras forças políticas". Santos Silva afirma que Portugal vai participar.
Rússia

Rússia constrói armada com "capacidades únicas"

Vladimir Putin diz que a marinha russa continuará desenvolver-se, para ser uma frota própria de uma potência soberana e forte. Este ano receberá 15 novos navios e canhoneiras.
Rússia

Opositor de Putin sofre "reação alérgica grave"

492
Alexei Navalny foi detido esta semana por ter apelado à participação na manifestação de sábado. Este domingo foi transferido para um hospital, com a cara inchada e vermelhidão na pele.
Rússia

UE censura Rússia por minar liberdades civis

A União Europeia critica a Rússia por minar as liberdades civis depois de terem sido detidas de mais de mil pessoas numa manifestação da oposição em Moscovo em que eram pedidas eleições locais livres.
Rússia

Mais de mil detidos em manifestação da oposição

103
Mais de mil pessoas foram detidas hoje em Moscovo durante uma manifestação da oposição para exigir eleições livres, anunciou a polícia.
Diplomacia

Macron recebe Putin a 19 agosto

O Presidente francês anunciou que receberá o seu homólogo russo, Vladimir Putin, a 19 de agosto, na sua residência de férias, alguns dias antes da cimeira do G7.
Rússia

Moscovo. Mais de 500 pessoas detidas pela polícia

Mais de 500 pessoas que participaram na manifestação não autorizada da oposição russa contra a exclusão de candidatos nas eleições locais de 8 setembro foram detidas pela polícia moscovita.
Rússia

Moscovo. 200 detidos em protesto não autorizado

Manifestantes da oposição russa protestam contra a exclusão de candidatos nas eleições locais de 8 setembro. Polícia de choque criou barreiras e cortou os acessos para impedir que outros se juntem.
Donald Trump

Mueller esquivou-se sobre Trump e atacou os russos

Esquivou-se a perguntas mais de 150 vezes. Tinha avisado que iria ao Congresso defender o relatório e assim fez. No final, alertou: russos já têm presidenciais americanas de 2020 na mira.
Donald Trump

Mueller: interferência russa continua e continuará - como aconteceu

O antigo procurador-especial que investigou a interferência russa na eleição de 2016 e a alegada obstrução de Trump à justiça está no Congresso. Alerta que não foi "caso único", longe disso.
Música

Blind Zero convidados a atuar na Rússia

Conduzidos pelo maestro Mikhail Golikov, a Orquestra de Leningrado e os Blind Zero estão a preparar dois concertos para "cerca de 30 mil pessoas que vão marcar presença junto ao Largo Vermelho"
Rússia

Rússia. Alexei Navalny novamente preso

O opositor russo Alexei Navalny anunciou, na sua conta de Instagram, que foi preso quando estava a sair de casa. Apelou a uma manifestação contra à exclusão de candidatos da oposição.
Conflitos

Coreia do Sul dispara contra avião russo

210
Um avião russo sobrevoou os rochedos de Liancourt, território disputado pelo Japão e pela Coreia do Sul. Apesar dos tiros de advertência, o jato terá entrado no espaço duas vezes. Rússia nega invasão.
Espaço

Nave russa ruma à Estação Espacial Internacional

A Soyuz MS-13 descolou hoje de Baikonur, Cazaquistão, com três tripulantes a bordo, rumo à Estação Espacial Internacional (EEI), no dia em que se comemoram 50 anos da chegada do homem à lua.
Apps

FaceApp responde, mas FBI pode investigar

"Não vendemos dados ou enviamo-los para a Rússia", defende-se a FaceApp, a app das caras de velhinhos. Justificação não foi suficiente para senador dos EUA, que pediu uma investigação às autoridades.
Acordo Nuclear

Rússia e França tentam salvar acordo nuclear

O acordo de 2015, concluído após vários anos de esforços diplomáticos, prevê uma limitação do programa nuclear iraniano em troca do levantamento das sanções internacionais contra o país.
Rússia

A síndrome de Istambul chegou a Moscovo /premium

123
O Kremlin teria um sério teste à sua popularidade se permitisse a realização de eleições municipais em Moscovo e do governador de São Petersburgo limpas e transparentes. Mas isso não deverá acontecer.
Comissão Europeia

Putin felicita Ursula Von der Leyen pela eleição

Putin manifestou a sua confiança de que "a vasta experiência política" de Von der Leyen ajudará o restabelecimento da cooperação em igualdade e em benefício mútuo entre a Rússia e a União Europeia.
Conselho de Segurança

Países da UE pedem retirada russa da Crimeia

A Alemanha, França, Reino Unido, Polónia e Bélgica, e ainda a Estónia condenaram esta terça-feira a "anexação ilegal" da península da Crimeia pela Rússia.
Rússia

Rússia. Fogo deflagra em central elétrica

Fogo começou na sequência de uma explosão. Central é alimentada a gás natural e uma fuga num tubo de alta pressão estará na origem do acidente.
Itália

Rússia: revelado alegado financiamento de Salvini

350
Investigação revela o conteúdo de um encontro onde italianos e russos negoceiam financiamento de milhões. Estas conversas colam a Rússia ainda mais aos movimentos populistas europeus.
Vladimir Putin

O Presidente Putin foi a Roma ver o Papa? /premium

283
O principal objectivo da visita do senhor do Kremlin a Roma não foi o encontro com o Papa, mas sim com os dirigentes italianos que, com a sua política, visam minar a já fraca unidade europeia.
Vaticano

Papa e Putin debatem conflitos internacionais

O Papa recebeu o Presidente russo com um sorriso e um aperto de mão. Ambos afirmam que reunião reforçou relações bilaterais. Encontro durou uma hora e o Papa pediu a Putin que rezasse por ele.
Vladimir Putin

Submarino russo que ardeu era de propulsão nuclear

O submarino acidentado era um AS-12, de propulsão nuclear. Comunicação de Putin vem confirmar relatos que tinham sido divulgados por meios de comunicação social russos.
Roma

Putin vai reunir com o Papa em Roma

Numa visita onde se procura reforçar as relações políticas e económicas entre a Rússia e a Itália, Putin vai também discutir a situação na Síria e o conflito na Ucrânia com o Papa Francisco.
Relações Internacionais

Ordem internacional soberanista /premium

O liberalismo político sempre conviveu harmoniosamente com a soberania quando não a tentou transformar. E este tem de ser o princípio orientador das nossas políticas internacionais.
Submarinos

Rússia. 14 mortos em incêndio num submarino

153
O incêndio começou na segunda-feira enquanto o submarino fazia testes em águas russas. Marinheiros morreram devido a inalação de fumo. Ainda não é conhecida a causa do fogo.
Rússia

Rússia responsabiliza EUA por forçar Irão a quebra

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo disse que este desenvolvimento é o "resultado natural" da campanha de máxima pressão desencadeada pelos Estado Unidos contra o Irão.
Desastres Naturais

Inundações causam sete mortos na Rússia

As chuvas torrenciais inundaram cerca de 300 habitações onde viviam quase 10.000 pessoas. Pelo menos sete pessoas morreram e nove estão desaparecidas, entre elas uma criança.
Acordo Nuclear

EUA e Rússia vão sentar-se à mesa sobre nuclear  

O Presidente da Rússia disse que Moscovo e Washington "instruíram" os respetivos chefes da Diplomacia a "iniciarem consultas" sobre uma extensão do tratado de não proliferação de armas nucleares.
G20

May não quer "atos de desestabilização" de Putin

May diz-se receptiva a melhorar a relação com a Rússia. Mas para isso, disse ao Presidente russo que ele terá de acabar com atos que "ameaçam o Reino Unido e os seus aliados".
Estados Unidos da América

Putin convidou Trump para ir à Rússia em 2020

Donald Trump, que se encontrou com Vladimir Putin à margem da cimeira do G20 em Osaka, no Japão, reagiu de "modo muito positivo" ao convite, afirmou.
Vladimir Putin

Putin: O liberalismo tornou-se uma teoria obsoleta

957
O líder russo diz que as democracias liberais estão ultrapassadas devido ao multiculturalismo e à política de fronteiras abertas. Sobre o caso Skripal é duro: "os traidores têm de ser punidos."
NATO

NATO aprova medidas contra mísseis russos

O secretário-geral da NATO salientou que a reação da organização será “defensiva, calculada e coordenada” e frisou que exige que a Rússia destrua o seu novo sistema de mísseis até 2 de agosto.
G20

G20. Trump e Putin encontram-se no dia 28

Os dois presidentes encontram-se num momento de alta tensão entre EUA e Irão. Na agenda estará discussão sobre armamento e conflitos mundiais. Melhoria de relação Rússia-EUA também pode ser objetivo.
Rússia

A hipocrisia da política de sanções /premium

403
A Europa perdoou à Rússia a agressão à Ucrânia, a invasão da Geórgia em 2018 e dá mais uma prova de “misericórdia” em 2019. A que se deverá este acto que traz à memória o famigerado Acordo de Munique?
Vladimir Putin

Rússia prolonga embargo alimentar até 2020

Putin decretou a proibição de importar para a Rússia produtos sobretudo provenientes da UE até ao fim de 2020. Esta medida remonta a 2014, quando a Rússia anexou a península da Crimeia.
Acidentes e Desastres

Chernobyl. Regresso aos recortes de jornal de 1986 /premium

173
O desastre de 1986 chegou aos jornais portugueses com 3 dias de atraso. Ficou durante menos de um mês, em que Cavaco Silva admitiu uma central nuclear no País: o tema foi substituído por Saltillo.
Conflitos

Presidente do parlamento da Georgia demite-se

Presidente do parlamento anunciou a demissão na sequência de violentos confrontos entre polícia e manifestantes que protestavam contra a intervenção de um deputado russo no hemiciclo.
Vladimir Putin

Milagres e curas através da televisão /premium

As conversas de Putin com o povo fazem lembrar as sessões de Kaspirovski nos anos de 1990, quando o curandeiro tratava de todas as doenças possíveis através dos ecrãs. Não havia maleita que resistisse
Acidentes e Desastres

Queda de avião. Não há prova de envolvimento russo

Vladimir Putin, afirmou que "não há provas" sobre a implicação da Rússia na queda do voo MH17 em 2014 no leste ucraniano, em reação à identificação de três suspeitos russos por comité internacional.
Poluição

Russos pedem asilo ao Canadá devido a neve negra

368
As minas de carvão pintam de negro algumas zonas da Sibéria e libertam metais nocivos para a saúde. Habitantes de Kiseliovsk pediram asilo ao Canadá e enviaram pedidos de ajuda a António Guterres.
Segurança

Só russos: por favor, não tente fazer esta manobra

Todos os polícias treinam a inversão rápida de marcha, mas as forças da ordem russas elevam a parada de uma forma que até arrepia. Este vídeo mostra que nem sempre os treinos dão bom resultado...
Crime Informático

Rússia acusa EUA de ciberataques ao longo dos anos

Dmitri Peskov admitiu ter conhecimento de operações de ataque cibernético por parte dos EUA à Rússia, divulgadas no sábado pelo diário The New York Times.
Geopolítica

Quem atacou petroleiros? Rússia pede contenção

O Kremlin pediu contenção na atribuição de acusações "sem fundamento" sobre a autoria dos recentes ataques a dois petroleiros no golfo de Omã. As bases da economia mundial podem ficar em risco.
Eleições Europeias

Europeias sofreram desinformação russa, diz CE

A Comissão Europeia aponta para "comportamentos coordenados" que disseminaram informações falsas ainda antes das eleições. Relatório mostra que Rússia tentou influenciar preferência dos eleitores.
Rússia

Ataques no mar de Omã. Rússia pede "moderação"

Donald Trump disse que os ataques "têm a assinatura" do Irão e a Rússia considerou "inaceitável acusar quem quer que seja antes da conclusão de uma investigação internacional detalhada e imparcial".
Pré-Publicação

Pré-publicação. As novas revelações sobre Trump /premium

"Trump Debaixo de Fogo", a sequela de “Fogo e Fúria”, é editada esta quinta-feira. O Observador pré-publica um dos capítulos, sobre o encontro do presidente norte-americano com Vladimir Putin.
Rússia

Deixem os jornalistas trabalhar /premium

322
A polícia russa deteve e espancou Ivan Golunov, jornalista do Meduza, conhecido pelas investigações sobre corrupção. É mais um sinal de que o Kremlin receia cada vez mais perder as rédeas do poder.
Angola

Isabel dos Santos chama Rússia para África

125
No Fórum Económico Internacional de São Petersburgo, a empresária angolana pediu mais investimento dos russos. E destacou os setores da Energia e das Infraestruturas.
Dólar

Papel do dólar tem de ser repensado, diz Putin

Putin diz que "a confiança no dólar está a cair" e que a moeda é utilizada pelos EUA para pressionar todo o mundo. Declarações do presidente surgem numa altura de grande tensão entre EUA e Rússia.
Rússia

Rússia. Suspeita de roubo de ponte de 56 toneladas

3404
Destroços de uma ponte na Rússia desapareceram durante o mês de maio. As autoridades suspeitam de roubo, mas para já não têm qualquer pista do seu paradeiro.
Vladimir Putin

Eleições nos EUA? "Nunca nos intrometemos"

O relatório Mueller acusa a Rússia de interferir nas eleições de 2016. Vladimir Putin garante que Rússia “nunca se intrometeu, não se intromete e nunca se intrometerá em nenhuma eleição”.
Huawei

Huawei. China vai desenvolver 5G na Rússia

210
A Huawei vai desenvolver a rede 5G na Rússia em 2020 pela operadora MTS. Acordo foi celebrado na quarta-feira entre Putin e Xi Jinping depois de os EUA colocarem a empresa chinesa numa lista negra.
Venezuela

Putin a apoiantes de Guaidó: "São malucos ou quê?"

851
Numa reunião com diretores de agências noticiosas russas, Putin criticou Guaidó e aos seus apoiantes. "Um homem chega a uma praça, olha para o céu e declara-se Presidente", disse. "Isto é normal?"
Vladimir Putin

Venezuela. Putin não vai aumentar preseça militar 

Putin disse que os especialistas russos estão na Venezuela em cooperação técnica devido às armas de fabrico russo compradas por Caracas e que não tem intenção de aumentar presença militar.
Armamento Nuclear

Putin ameaça cessar acordo sobre armas nucleares

Vladimir Putin, admitiu esta quinta-feira que a Rússia está "prestes a não prolongar o tratado nuclear START com os Estados Unidos". A data de aplicação do acordo termina em 2021.
Papa Francisco

Papa Francisco recebe Putin em julho no Vaticano

Este será o terceiro encontro entre Putin e o Papa Francisco. O primeiro foi a 25 de Novembro de 2013 e durou apenas 35 minutos. A segunda reunião foi em 2015, e durou 50.
A página está a demorar muito tempo.