A Assembleia Municipal do Porto discute na segunda-feira uma proposta da câmara para a atribuição da medalha de ouro da cidade ao realizador americano Oliver Stone, que estará na Invicta no dia 26 para a receber.

Fonte camarária disse à agência Lusa que Oliver Stone receberá a medalha durante “uma sessão solene” que terá lugar nos paços do concelho, em hora ainda desconhecida.

O cineasta americano – autor de filmes como Platoon, Nascido a 4 de Julho, JFK ou Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme -, desloca-se a Portugal no âmbito da sexta edição do Douro Film Harvest, afirmou também à Lusa o diretor deste festival, Manuel Vaz.

O diretor confirmou que “Oliver Stone será homenageado e estará no Porto e no Douro”, reservando informações com mais detalhe para segunda-feira, dia em que deverá ser conhecida a programação do Douro Film Harvest deste ano.

“A Câmara do Porto apoia este festival”, que é visto como um veículo de “promoção internacional da marca Porto”, referiu ainda a mesma fonte, observando que “é a primeira vez que Oliver Stone vem a Portugal”.

O realizador manifestou “curiosidade em conhecer a cidade”, acrescentou.

A Câmara entendeu por isso propor que fosse atribuída a medalha de ouro a Oliver Stone, mesmo não tendo o assunto sido discutido em reunião do executivo.