Uma equipa dos Serviços Arqueológicos da Universidade de Leicester descobriu os restos mortais de um casal que foi enterrado há mais de 700 anos com as mãos dadas. A descoberta foi feita no condado de Leicestershire, na zona leste da Inglaterra.

Através do recurso à datação por radiocarbono, um método de datação radiométrica utilizado para determinar a idade de material carbonáceo até cerca de 60.000 anos, os esqueletos foram datados como sendo do século XIV e, aparentemente, tinham a mesma idade quando foram enterrados. Os arqueólogos não conseguem determinar, porém, o porquê de terem sido enterrados ao lado da capela local e não no cemitério.

“Temos visto esqueletos semelhantes antes destes, aqui em Leicester, onde um casal foi enterrado num único túmulo”, explicou à Mashable Vicki Score, gestora de projetos da Universidade de Leicester. “A principal questão agora é saber por que razão foram enterrados aqui [na capela]. Isto leva-nos a pensar que a capela pode ter servido como uma espécie de lugar especial na altura do enterro”. É possível, segundo a equipa de arqueólogos, que tenham sido enterrados naquele local por serem criminosos, estrangeiros ou, porque na altura, estavam doentes.

Além destes dois esqueletos, foram encontrados vestígios do período romano, como azulejos e moedas de prata, e outros onze esqueletos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR