Se se perguntou várias vezes como seriam algumas estrelas da música na adolescência, continue a ler. Desde Elvis Presley a Madonna, selecionámos, a partir do site Oddee, um conjunto de imagens de sessões fotográficas de outros tempos, como a primeira de cariz profissional dos The Beatles à amadora de Stefani Germanotta — perdão, Lady Gaga.

Elvis Presley

a99100_4557

Retrato tirado por William Speer – D.R.

Em meados da década de 1950, um jovem Elvis Presley deixou-se fotografar por William Speer, num estúdio em Memphis. Ainda não era conhecido do grande público, mas para lá caminhava. Mais tarde, Speer admitiu num documentário que o jovem Elvis era dono de “carisma” invulgar e que, talvez por isso, se tenha arrependido de nunca ter tirado uma fotografia de perfil da estrela de rock. O retrato em causa faz parte de um conjunto de imagens registadas a preto e branco que até ao final de 2013 podiam ser visitadas no International Photography Hall of Fame.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nirvana

a99100_88nirvana_bainbridgeisland1988

Charles Peterson – D.R.

A imagem é do aclamado fotógrafo Charles Peterson e mostra o grupo Nirvana em 1989 ainda com o baterista Chad Channing, mais tarde substituído por Dave Grohl (dos Foo Fighters). A sessão fotográfica, feita em contacto com a natureza, teve como objetivo promover o vinil Bleach mas não foi propriamente bem recebida pela banda, tal como contou Peterson à Billboard.

 

Lady Gaga

a99100_lady-gaga-before-famemain (1)

Malgorzata Saniewska – D.R.

É mundialmente conhecida como Lady Gaga, mas nasceu Stefani Germanotta. Aos 19 anos da idade a futura estrela da música pop foi fotografada pela polaca Malgorzata Saniewska, de 24. Ambas trabalhavam num restaurante em West Village enquanto empregadas de mesa, ambas tinham um sonho. Stefani ambionava o mundo do espetáculo e Malgorzata uma vida atrás da lente fotográfica. A imagem faz parte da sessão fotográfica realizada em 2005 na casa dos pais de Gaga: “A casa estava vazia, éramos só nós as duas. Eu sabia que ela era uma cantora, então o nosso foco foi nela e no seu primeiro piano. (…) Ela é uma boa modelo, obviamente”, disse Saniewska citada pela norte-americana CNN. Todas as imagens podem ser consultadas aqui.

 

The Beatles

a99100_611217_01

Albert Marrion – D.R.

Os quatro elementos do grupo — John Lennon, George Harrison, Paul McCartney e Pete Best — posam para a lente do fotógrafo de casamentos Albert Marrion em Wallasey, perto de Liverpool, em dezembro de 1961. Foi a primeira sessão fotográfica de cariz profissional.

 

Kanye West

a99100_article-2397472-1B5EB4C0000005DC-66_634x473

D.R.

Kanye West soube desde muito cedo o rumo profissional que queria tomar. Aos cinco anos já escrevia poesia e, passados três anos, era fascinado pelo rap. A fotografia mostra o cantor aos 21 anos e faz parte de um conjunto de imagens que surgiram após a morte do avô de West, Portwood Williams, em agosto do ano passado. Diz o Daily Mail que o rapper acumula atualmente uma fortuna no valor de 100 milhões de dólares (perto de 80 milhões de euros), apesar da modesta educação que recebeu nos subúrbios de Illinois.

Elton John

a99100_Bluesology

D.R.

 

Antes de ser um mundialmente famoso artista a solo, Elton John tocava piano ao fim de semana num pub no hotel The Northwood Hills, além de se ter juntado às bandas The Corvettes e Bluesology. Entre 1965 e 1967, Elton esteve ao comando das teclas no segundo grupo, o qual deu diversos concertos no Reino Unido. O nome Elton tornou-se legal apenas em 1967, antes era simplesmente Reginald Dwight.

 

Madonna

a99100_madonna6

Richard Corman – D.R.

O icónico fotógrafo Richard Corman conheceu Madonna no verão de 1982 no apartamento da cantora, em Nova Iorque. As fotografias tiradas na rua resultaram de uma sessão espontânea cujas imagens eram desconhecidas até 2012, momento em que foram reveladas no W Hotel Mexico City como parte de uma exibição de viagens patrocinada pelo grupo hoteleiro e pela marca Vitaminwater. O fotógrafo recordou nesse mesmo ano a respetiva sessão à Roling Stone.